Américo de Deus pede apoio do senador Alessandro Vieira na luta contra fechamento da Fafen

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/01/2019 10h09, última modificação 28/01/2019 10h09

Foto: Gilton Rosas

Tema de incontáveis discursos do vereador Américo de Deus (Rede) na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a defesa do não fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), localizada em Laranjeiras, continua sendo pauta principal do parlamentar, mesmo durante o recesso das atividades no parlamento municipal.

De acordo com seus pronunciamentos no Plenário da Casa Legislativa, o fechamento da fábrica terá um impacto social negativo para o município de Laranjeiras e para o Estado de Sergipe. “O desemprego ainda é o grande problema do país. Estão destruindo o nosso maior patrimônio que é a Petrobras, mesmo assim ela sobrevive. Fechar a Fafen vai prejudicar muita gente, vai desempregar muitos trabalhadores. Não podemos ficar de braços cruzados, todos nós políticos sergipanos e toda a população sergipana tem que se unir para não deixar a Fafen fechar. Esse é um dever de todos nós, pois vai trazer muita desigualdade social e sofrimento”, defendeu Américo.

O parlamentar ressaltou que a Fafen é patrimônio do povo sergipano, e que os parlamentares do Estado devem unir-se para uma grande luta, independente de partido político. “O que está em jogo é a nossa soberania, portanto, entrei em contato com o Senador Alessandro Vieira para pedir a sua interferência no fortalecimento da luta em torno da Fafen e da não privatização. Alessandro ressaltou que essa luta também é dele, e informou que nesta sexta feira, 25, ele terá uma reunião com o Ministro da Casa Civil, e a pauta inclui os problemas da Petrobras e da Fafen. Desejo boa sorte ao nobre Senador, Sergipe tem orgulho do seu posicionamento”, comentou o vereador.

Américo mantém-se fiel aos seus posicionamentos na CMA durante todo o período legislativo, em defesa da estatal. “Reafirmo todos os meus discursos nos Expedientes da CMA, inclusive, que a Fafen está sucateada e não recebe nenhum investimento. Que devemos buscar uma alternativa viável e urgente, pois, se a Fafen encerrar suas atividades, com certeza haverá consequências danosas para o nosso povo. Não tenho dúvidas de que este sucateamento foi proposital, ao longo do tempo não houve investimentos, tudo isso, para que fosse possível justificar o seu fechamento. Esta é mais uma consequência desse processo neoliberal que está em curso, em que empresas estrangeiras se apoderam das nossas riquezas diante da nossa ineficiência em administrá-las. Esse fechamento vai gerar um grande desemprego ao nosso Estado. É importante continuar fortalecendo essa luta. Não podemos entregar nosso patrimônio dessa forma”, comentou Américo.