Américo de Deus se reúne com representantes de pescadores de Sergipe
O defeso é uma paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies e foi sobre este assunto que o vereador Américo de Deus (REDE) dialogou nesta terça-feira, 19, com representantes de pescadores como a sra. Zilda Marina da Associação das Mulheres Pescadoras do Baixo São Francisco, sra. Rosângela da Costa Lopes da Associação dos Pescadores do Mercado e o sr. José Carlos dos Santos Barbosa da Colônia de Pescadores de Laranjeiras. O objetivo do encontro foi pedir apoio do vereador para a questão da falta de pagamento do defeso; entrega do entre posto de pesca; adiamento da implantação das câmaras para acondicionamento dos pescados devido a Semana Santa e apoio para os representantes participarem de uma reunião em Brasília com as Federações para tratar de demandas pertinentes à classe.
“Sou um vereador independente, não sou nem oposição e nem situação, por isso, encontro barreiras para conseguir apoio junto à gestão, mas acho justa a causa dos pescadores, sendo louvável que saia uma representação de Sergipe para defender esses direitos. Me solidarizo com a causa e tentarei intermediar as negociações”, disse o parlamentar Américo de Deus.
O defeso se limita a um período fixo anual visando proteger a época de reprodução ou de recrutamento. Para quem for flagrado desrespeitando o defeso pagará multa e pode até ser detido, além de ter apreendido seu material de pesca conforme diz a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.