Américo de Deus recebe presidente do Sindipema para discutir PL do Executivo

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/12/2019 12h05, última modificação 12/12/2019 12h03
Américo de Deus recebe presidente do Sindipema para discutir PL do Executivo

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de ontem, 11, o vereador Américo de Deus (Rede) recebeu, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Adelmo Meneses Santos, que levou uma análise da categoria em um relatório referente ao Projeto de Lei do Executivo nº 432/2019 que seria votado na Ordem do Dia, que em seus termos faria mudanças na quantidade de alunos em sala de aula e outras disposições, o que segundo a categoria iria prejudicar o ensino no município, visto que o projeto também não foi discutido junto a comunidade escolar.

O PL do Executivo nº 432/19 que entrou na pauta da CMA para ser votado estabelecia parâmetros para organização das turmas da educação infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos nas Unidades de Ensino mantidas pelo poder público municipal de Aracaju. Para a discussão o presidente do Sindipema, Adelmo Meneses, teve a oportunidade de expor a análise do projeto pela categoria e logo após, o vereador Américo de Deus manifestou sua posição contrária ao PL visto que deveria ser discutido mais amplamente.

“Nós que queremos um ensino de qualidade devemos prestar muita atenção ao que colocou o senhor Adelmo Meneses, presidente do Sindipema, pois ele é um professor e sabe as demandas de uma sala de aula. Queremos um ensino público de qualidade e não o que está sendo proposto que é maximizar a quantidade de alunos em sala dificultando o aprendizado. O PL em sua justificativa fala em prezar o ensino de qualidade, no entanto, da forma como está apresentado vai causar superlotação, valorizando a quantidade e não a qualidade. Outra questão é que o PL não foi discutido no magistério municipal, no Conselho Municipal e, por isso, não tem legitimidade. Colocarei uma emenda ao artigo 5º para trazer a responsabilidade também para o Conselho e não somente a Secretaria Municipal de Educação”, pronunciou o parlamentar.

O PL nº 432/2019 diante das discussões foi retirado de votação pelo líder do governo na CMA.