Américo de Deus realiza na CMA Sessão Especial em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/05/2019 15h49, última modificação 31/05/2019 15h49

Foto: China Tom

Diante de tantas crises ambientais que elevam o aquecimento global, geram conflitos sociais, poluem a biota aquática e causam o desmatamento da flora, o vereador Américo de Deus (Rede) realizou na manhã desta sexta-feira, 31, uma Sessão Especial em Comemoração ao Dia do Meio Ambiente, datado em 5 de junho. A sessão reuniu parlamentares, ambientalistas, estudantes, representantes de associações, professores e representantes de órgãos públicos ligados ao meio ambiente.

“É um assunto que nós devemos abordar que é de suma importância porque hoje vivemos um momento critico diante de tantos danos ambientais. Nós, enquanto, parlamentares, devemos alertar as pessoas em todos os aspectos para o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, pois se não zelarmos hoje não haverá amanhã. O meio ambiente depende de todos nós e é preciso que a população se conscientize porque se não preservarmos o meio ambiente estaremos destruindo a nós mesmos. Por isso, a importância dessa sessão e de socializarmos as informações sobre o tema”, afirmou o vereador Américo de Deus.

A mesa diretiva foi composta pelo autor da sessão especial, vereador Américo de Deus, o vereador Lucas Aribé, que secretariou a ocasião, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Alan Alexander Mendes Lemos, o representante da Ong Ciclo Urbano, José Waldson Costa Andrade, o secretário Geral da Comissão de Direito Socioambiental da OAB-SE e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Gildo Cravo Batinga Neto, o professor de Educação Ambiental, representando o Colégio Amadeus, José Bezerra Neto, o representante do Governo de Sergipe, o superintendente Especial de Recursos Hidricos e Meio Ambiente da Sedurbs, Ailton Rocha e a representante do presidente da OAB-SE, Robéria Silva.

Para os palestrantes a sessão acrescenta as discussões sobre o tema meio ambiente e cria um espaço de compartilhamento de conhecimentos, além de unir os poderes executivo e legislativo. “A Câmara de vereadores é onde a gente faz uma parte fundamental da política ambiental que é a regulamentação. A legislação passa por aqui e os ajustes levam em conta isso. Os vereadores têm esse compromisso e trazem as demandas da população. É importante que o poder executivo e legislativo possam claramente traçar os caminhos mais viáveis e ações como esta possibilita isso”, disse o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Alexander.

O secretário Geral da Comissão de Direito Socioambiental da OAB-SE e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Gildo Cravo Batinga Neto, chamou atenção sobre a desertificação e a necessidade da criação do plano diretor para as bacias hidrográficas do Estado.

“Esse evento é de fundamental importância porque nos serve para lembrar que o meio ambiente não pode ser deixado de lado. Estamos vivendo a crise hídrica então a escassez de água é um tema. Existe a seca, o desmatamento, e os recordes que o Brasil tem batido são negativos e Sergipe não pode ser esquecido. Sergipe tem cidades sujeitas à desertificação e tem escassez hídrica. Outro ponto a ser levantado é o descarte de resíduos sólidos e a logística reversa deveria ser implantada”, alertou Gildo Cravo.

Também palestrante, o professor José Bezerra Neto usou a tribuna para falar do seu amor pelo meio ambiente, através de sua experiência com o tema, tanto na infância, como também professor nas salas de aula incentivando seus alunos sobre mudanças de atitudes para um planeta mais sustentável. Outro que enriqueceu a sessão, através do conhecimento foi o representante do Ciclo Urbano, José Waldson Costa Andrade, que abordou a questão da mobilidade urbana e as realizações do Conselho Municipal do Meio Ambiente, focando o ambiente urbano. Segundo ele tem crescido o número de frotas de automóveis e o congestionamento causa problemas ambientais e de saúde pública.

A sessão especial em comemoração ao Dia do Meio Ambiente sem dúvida ficará marcada, pois transformou o plenário da Câmara Municipal de Aracaju em uma arena de debates que gerou impacto positivo no meio ambiente. Por isso, a preletora Robéria Silva, que representou o presidente da OAB-SE, reafirmou o compromisso que a instituição possui com o tema, já que vem fazendo um papel diferenciado na sociedade, trazendo luz da constituição na questão ambiental.

O Governo do Estado de Sergipe não se furtou de se fazer presente na ocasião em que a comunidade se juntou para discutir o futuro do planeta.  O superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Sedurbs, Ailton Rocha, falou sobre as ações fundamentais que o governo vem atuando para minimizar os impactos negativos gerados no meio ambiente.

A fala final veio com o parlamentar Américo de Deus que mostrou sua indignação com o descaso quanto à Área de Preservação Ambiental (APA), Morro do Urubu, que não possui estrutura e está em processo de desmatamento, prejudicando a comunidade do Bairro Porto Dantas. O parlamentar levantou também o tema da Bacia Hidrográfica do Rio Poxim, Rio Sergipe e Rio São Francisco. “Hoje o Rio São Francisco está perdendo sua força. Devemos rever o processo de revitalização, pois dependemos dele”, frisou.

Américo de Deus defendeu também mais investimentos para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que ela continue atuante e cumprindo sua missão e ainda o PL 54/2017 da cooperativa de catadores de resíduos sólidos recicláveis no município de Aracaju que vai gerar emprego e renda, pois movimentará o mercado das cooperativas.