Américo de Deus protocola PL que inclui catadores de resíduos sólidos na coleta seletiva de Aracaju
Reafirmando o que fora discutido no mês de Janeiro, no primeiro encontro com o presidente da Central de Cooperativas de Reciclagem de Sergipe (Central Recicle) Adriano Santos, e mantendo o compromisso de utilizar o mandato legislativo para contribuir para uma sociedade melhor, o vereador Américo de Deus protocola hoje 08 de março 2017, o Projeto Coleta Seletiva de sua autoria e subscrito pela Vereadora Kitty Lima.
As cooperativas de reciclagem são organizações de catadores que saíram do trabalho no lixão de Aracaju depois do seu fechamento e vieram se mantendo dentro do processo de coleta seletiva há alguns anos com o apoio do Ministério Público e de algumas empresas.
O nosso objetivo é fazer do mandato um canal direto entre as cooperativas e a Prefeitura Municipal, e fazê-la enxergar que ela tem suas as suas responsabilidades com a coleta seletiva na cidade e precisa assumi-las, infelizmente, a única forma existente de Coleta Seletiva no Município é basicamente mantida pelas cooperativas.
“A ideia, é o fortalecimento das cooperativas para absorver os catadores não organizados. O caminho é a organização das cooperativas, a nossa capacidade hoje é de 120 catadores estamos com 56, justamente por conta do custo e também pela quantidade de material que recebemos se a gente consegue melhorar as condições de trabalho principalmente dos que já estão nas cooperativas a gente abre caminho para mais cooperados e mais catadores se associarem a CARE, diminuindo ainda mais o número de catadores não organizados” diz Adriano Santos.
Engajamo-nos na luta para que os catadores sejam reconhecidos como profissionais, que estão lutando pela garantia dos seus direitos e pela regulamentação da profissão, desta forma, além de trazer mais direitos para as pessoas envolvidas no sistema da reciclagem, o custo com a destinação do lixo na cidade vai diminuir sensivelmente.
A sociedade precisa entender que é necessário reciclar o material que se produz, futuramente não teremos matéria primitiva, então devemos inserir esses produtos no ciclo de vida novamente, e não existe outro caminho senão a partir da coleta seletiva, portanto, REDUZA – REUTILIZE – RECICLE!!!