Américo de Deus prestigia abertura do Congresso dos Bancários

por Abrahão Crispim — publicado 20/07/2019 00h00, última modificação 22/07/2019 08h59
Américo de Deus prestigia abertura do Congresso dos Bancários

Foto: China Tom

Com a presença de autoridades bancárias, o vereador Américo de Deus (Rede) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na abertura do I Congresso dos Bancários e Bancárias de Sergipe. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira, 19, na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

De acordo com o vereador, o evento fortalece o sindicato. “A luta travada pela categoria é sobretudo pedagógica e na economia privada este é um grupo de trabalhadores com a maior capacidade de resistência das classes. O bancário é a chama viva para os trabalhadores do setor privado no Brasil”, afirmou.

Américo também lembrou do ex-líder sindical bancário Abrahão Crispim, presidente do SEEB/SE por três mandatos consecutivos, no período de 1983 a 1992: “Assim como em todo o país, em Sergipe o movimento sindical voltou a se rearticular na segunda metade da década de 70, sobretudo, com representatividade regional e nacional. Por aqui os bancários tiveram participação importante na luta contra a repressão. Nessa época, Crispim teve um papel importante na história”.

A presidente do Sindicato dos bancários, Ivânia Pereira, enalteceu a história da entidade. “Em 14 de julho de 1934 foi fundado o Sindicato dos Bancários de Sergipe, inspirado um pouco pelos ideais da Revolução Francesa e por tudo que estava acontecendo no Brasil. Foi a época da formação dos sindicatos e confederações nacionais dos trabalhadores que foram criados nesse mesmo período, inspirando um grupo de bancários em Sergipe, a criar o seu sindicato. E a partir daí esse sindicato passou a protagonizar todas as lutas juntas com os demais sindicatos já existentes no estado de Sergipe”, lembrou.

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) também reforçou a força do sindicato. “É uma entidade que é um marco na luta sindical do estado de Sergipe, sendo uma referência de organização dos trabalhadores. Já teve e continua tendo uma força representativa muito grande. Então vir aqui parabenizar os bancários, a entidade, a direção, é na verdade fazer um reconhecimento com toda a contribuição que os bancários de Sergipe e do Brasil deram para a classe trabalhadora”, acrescentou Iran.

Programação

O Congresso teve como palestrantes o advogado Cezar Britto; o secretário do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia, Davidson Magalhães; o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos; e o economista do Dieese/SE, Luis Moura.

A programação do evento se estendeu no sábado, 20, com palestras e Grupos de Trabalhos temáticos da categoria das instituições financeiras públicas federais (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal), privadas (Bradesco, Itaú, Santander e Mercantil) e o Banco do Estado de Sergipe (Banese).