Américo de Deus faz cobrança por apoio aos motoristas multados em radares irregulares

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 09/10/2019 10h41, última modificação 09/10/2019 10h41

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a Tribuna durante o Pequeno Expediente da 80ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 9. Ele pediu que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) dê o devido suporte aos motoristas prejudicados por radares irregulares.

A cobrança se deu após o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) divulgar os laudos das fiscalizações de radares, concluindo que três deles em Aracaju foram reprovados. Por isso, vários motoristas multados nos locais tem reclamado e pedido ressarcimento dos valores e dos pontos gerados pelas infrações.

“O ITPS aferiu e registrou que essas multas estavam erradas. Os veículos transitavam e os motoristas foram multados de forma injusta. Agora o dever é a devolução do dinheiro a quem pagou as multas, punição à empresa responsável pelo serviço, exclusão das multas e inserção de um processo de lisura mensal, para ter certeza que a cobrança é devida. Vamos fazer um ofício à SMTT, pedindo que a empresa contratada venha a aferir mensalmente os radares, para não trazer prejuízos”, declarou Américo.

“O valor que se arrecada com as multas é altíssimo, e não podemos prejudicar ainda mais as pessoas que estão transitando. Nosso mandato esta à disposição das pessoas que receberam as multas. A justiça tem que ser feita e a SMTT e o prefeito de Aracaju precisam fazer com que essa situação seja resolvida”, acrescentou.

O parlamentar continuou seu discurso fazendo uma cobrança à Emurb. Segundo ele, os moradores da região do Jabutiana pedem há dois meses uma reunião para discutir ações após o período de chuvas, mas nada foi feito.

“Estamos em outubro e ainda não foi iniciado o projeto para amenizar o sofrimento daquelas pessoas com as chuvas. A associação de moradores do Jabutiana, Sol Nascente, Santa Lúcia e JK solicitou uma reunião para o dia 9 de agosto na Emurb, e até agora não foi realizada. É importante que chamem essas pessoas para sentar e explicar quais medidas vão ser tomadas”, encerrou.