Américo de Deus faz avaliação do primeiro semestre enquanto parlamentar na CMA
Com o fim do primeiro semestre de atuação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e um mandato parlamentar focado na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital, o vereador Américo de Deus (REDE) fez avaliação e comemorou os resultados de sua missão no parlamento municipal nos primeiros seis meses de 2017. Américo, que está exercendo o seu primeiro mandato na CMA, tem direcionado seu trabalho em prol das comunidades mais carentes.
O Parlamentar vem baseando seu trabalho nas diretrizes da Rede Sustentabilidade, onde o mandato torna-se um instrumento de mobilização popular, de transformação social, de defesa dos direitos da população pautado na ética, na honestidade, na defesa dos princípios democráticos, e acima de tudo na lisura do trato com a coisa pública. Como representante dos cidadãos, vem buscando a redução das desigualdades, trabalhando pela melhoria dos serviços de saúde, melhoria da qualidade de vida, melhoria do saneamento básico e redução da violência, por isso, se mantém conectado com os interesses coletivos do povo que representa.
Demandas: O vereador esteve presente e trabalhando nos bairros, como também, recebendo centenas de munícipes no gabinete, e de acordo com o parlamentar, todos os cidadãos que apresentaram problemas de interesse público foram atendidos e tiveram suas demandas direcionadas ao Poder Executivo, Américo ressalta que, é de responsabilidade do vereador identificar e direcionar as demandas das comunidades aos órgãos competentes através dos projetos, no entanto, cabe ao Poder Executivo a resolução das solicitações, ao vereador cabe o acompanhamento dessas proposituras.
Participações: O vereador que se mostrou assíduo nas sessões plenárias da CMA com 100% de presença, manteve a agenda sempre movimentada, o parlamentar participou de inúmeras reuniões com as comunidades e com os órgãos do Poder Executivo Municipal, prestigiou diversas audiências públicas além das vistorias da prestação de serviços públicos que completaram as ações iniciais do seu primeiro mandato.
Posicionamentos: Sempre utilizando a tribuna para abordar assuntos de interesse da população, Américo de Deus adotou posições firmes, com discursos fortes e ações transparentes, apresentando as demandas e cobrando resolução através do Executivo, para as questões de infraestrutura, segurança pública, saúde, meio ambiente, lazer, saneamento, valorização da cultura, entre outros.
Votações: Os votos de Américo de Deus foram sempre independentes e direcionados aos interesses da população, a exemplo da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, momento em que o vereador deu seu voto favorável para todas as emendas apresentadas por outros parlamentares, Américo considerou a importância do conteúdo em cada uma delas, no entanto, do total de 34 emendas, apenas 17 tiveram aprovação pelo plenário. Ao tempo em que se posicionou contrário à votação da emenda a Lei Orgânica Municipal 1/2017, parágrafo 3º do art. 239, que passa a responsabilidade de reajuste da tarifa de ônibus para o poder Executivo.
Fiscalização: Américo diz que continuará a fiscalizar a forma como os recursos estão sendo aplicados pelo Poder Executivo Municipal, além da avaliação do cumprimento dos contratos públicos.
Comissão: O trabalho desenvolvido na Comissão de Finanças da Câmara Municipal resultou em inúmeras reuniões onde foram analisados grande parte dos projetos apresentados na CMA. Reuniões baseadas na maioria das vezes em debates longos, mas, necessários.
Emendas: Em diversos projetos apresentados na CMA, Américo de Deus apresentou emendas que visavam à melhoria da qualidade de vida da população.
Projetos: Como um dos parlamentares mais atuantes da Capital Sergipana, Américo apresentou Projetos de Lei que poderão beneficiar a população, como por exemplo, o estímulo à prática da reciclagem de resíduos sólidos, além da obrigatoriedade da utilização da Literatura de Cordel na grade extracurricular no Ensino Fundamental do Município de Aracaju, que, assim como os demais, se encontram em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju.
O trabalho em números: O vereador Redista apresentou 252 matérias, dentre as quais, estão 13 Projetos de Leis, 217 projetos de indicações, 5 moções, 14 requerimentos, 1 Recurso, 1 Projeto de Resolução, 1 Projeto de Decreto Legislativo, além de emendas, e também 4Sessões Especiais Temáticas realizadas até Junho de 2017, tornando-se o 2º vereador com o maior número de proposituras apresentadas na Câmara Municipal de Aracaju.
Projetos Independentes: A “Arena Multiuso Valdete de Deus” é um projeto que está sendo desenvolvido pelo vereador no Bairro Porto Dantas, obra possui 270 m², o local será destinado para beneficiar a população com lazer, entretenimento, cultura e serviços, onde serão disponibilizados cursos profissionalizantes, atividades físicas, palco para atividades lúdicas, consultório médico, sala para advogado, espaço de lazer, cantina e sala onde funcionará a sede do Porto Esporte Clube. Todos os recursos utilizados são oriundos do salário do vereador, a previsão para término da obra é até Setembro desse ano. Após conclusão desse projeto, Américo iniciará construção de uma escola de agricultura familiar no Bairro Santa Maria, esse será mais um projeto desenvolvido com recursos próprios.
O vereador afirma que o mandato é do povo aracajuano e sua maior função é representar os interesses da população. “Nossa obrigação é fazer política com decência, toda essa corrupção faz com que as políticas públicas não cheguem às comunidades mais carentes, e isso, nos faz ter maior responsabilidade, o nosso mandato é participativo, disponibilizamos nas redes sociais e no site todas as ações realizadas, além da possibilidade de que as pessoas entrem em contato e coloquem as necessidades de interesse coletivo, para que juntos possamos buscar alternativas para resolução dos problemas”, comentou o vereador. Américo salienta que outra função do vereador é a fiscalização da prestação de contas dos gastos públicos pelo Executivo. Eleito com 2.000 votos, trabalhando para mais de 640.000 aracajuanos, por todas as ações que se tem visto e documentado, é certo dizer: O trabalho não para.