Américo de Deus faz apelo ao INSS pelo pagamento do Seguro Defeso dos pescadores

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 25/09/2018 15h02, última modificação 25/09/2018 15h02

Foto: César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o Pequeno Expediente da manhã desta quinta-feira, 25. O parlamentar falou sobre a situação dos pescadores da capital, que estão aguardando o pagamento do Seguro Defeso desde abril, e pediu ao INSS que se organize e resolva a situação o mais rápido possível.

“O INSS entrou do lado desorganizado, uns receberam e outros não. Os pescadores da Coroa do Meio, do Bairro Industrial, do Mercado Municipal, todos estão aguardando e até agora nada.”, disse Américo.

O vereador destacou que os pescadores já estão se organizando para protestar sobre a falta destes pagamentos e lembrou que o Seguro Defeso é um direito previsto por lei. “Os pescadores são organizados e já estão se preparando para uma manifestação amanhã no INSS. Eles não estão à toa e vão cobrar um Seguro garantido por lei. Quero cobrar as autoridades e chamar a atenção para que o INSS faça esse pagamento o mais urgente possível e amenize o sofrimento destes trabalhadores que desenvolvem relevantes serviços à nossa comunidade”, acrescentou.

Greve dos Médicos

Américo de Deus também comentou sobre a greve dos médicos em Aracaju, que já dura 68 dias. Ele criticou o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) pela falta de diálogo com a classe e pediu que a administração da capital não jogue os médicos contra a população, atendendo suas reivindicações.

“Já está na hora, com essa queda de braço quem perde são as pessoas que estão sem atendimento. Chega um momento que a gente tem que sentar. A justiça decretou a greve legal, e o gestor do PCdoB, partido que historicamente defende o trabalhador, faz esta prática? É inadmissível. O aumento pedido, como dito aqui, foi de 2,94%. Não tem nada de 40%. Quer jogar a população contra os médicos? Não faça isso, não é direito e não é de um gestor responsável. Faço aqui o apelo e o pedido: vamos acabar com essa greve. Os médicos querem apenas ser recebidos, e se por acaso você não puder, diga cara a cara, olho no olho. Mas não pode se furtar diante de uma categoria que desenvolve um relevante serviço à vida. Depois de Deus, vem os médicos”, complementou o vereador.