Américo de Deus fala sobre o Forró Caju e CPI da Saúde
Durante a 24º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) da manhã desta quarta-feira, 18, o vereador Américo de Deus (Rede) abordou diversos temas em sua fala no Pequeno Expediente, dentre os assuntos estão: o anúncio dos dias de festa do Forró Caju, a CPI da Saúde, o fechamento da Fafen e a terceirização.
De acordo com o parlamentar, o anúncio das datas para a realização do Forró Caju foi realizado num momento desapropriado. “O Forró Caju valoriza a nossa tradição, mantém acessa a nossa cultura. Mas só acho um problema, é lamentável que o dinheiro só apareceu na época do período eleitoral. Deixaram para anunciar nesse momento para se favorecem. Não sou contra a festa, apoio totalmente essa festa porque valoriza a cultura e movimenta a economia da nossa cidade, mas achei um momento desapropriado”, destacou.
Com relação a CPI da Saúde, o parlamentar parabenizou o Tribunal de Contas e o Ministério Público por contribuir com a CPI disponibilizando apoio jurídico e uma auditoria. “A gente estava faltando esse apoio para que a Câmara pudesse fazer uma investigação mais aprofundada e agora o Tribunal de Contas e o Ministério Público vai nos dar todo apoio para essa CPI funcionar com transferência e eficácia. A CPI do Lixo também precisa fazer essa solicitação”, explicou.
Fafen
Américo de Deus também falou sobre o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). “Continua ainda o processo da Fafen, que é muito importante para o povo de Aracaju e da Bahia. Esse fechamento vai gerar um grande desemprego ao nosso Estado. É importante continuar fortalecendo essa luta. Não podemos entregar um patrimônio nosso dessa forma”.
Terceirização
Outro assunto debatido pelo parlamentar foi a Lei da terceirização. “Já tem um ano dessa lei. A promessa era gerar mais emprego, mas continua a mesma coisa. Continua tendo muitos desempregados no nosso país. É lamentável ver tantos pais e mães de família sem conseguir trabalhar”, enfatizou.