Américo de Deus fala sobre reunião na OAB/SE para tratar sobre taxa de esgoto
O vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 18, para informar que esteve na Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE) para tratar sobre o valor da taxa de esgoto cobrado pela Deso.
Para Américo de Deus, a taxa cobrada pela Companhia de Saneamento é “abusiva e extorsiva”. “Imagine você que a conta de água de um morador da periferia dê R$ 50, mas, com a taxa de 80% a conta fica muito cara e a pessoa tem dificuldade de pagar. Essa situação não pode continuar”, opinou.
Américo disse ainda que o esgotamento sanitário deveria ser motivo de alegria e não de abuso. “Antes a pessoa comemorava porque tem esgotamento sanitário na sua rua, agora a pessoa lamenta pela alta taxa de esgoto”, disse. Sobre o assunto, o parlamentar informou que na Câmara federal tramita um Projeto de Lei (PL) que pretende reduzir a taxa de esgoto para 60%.
OAB/SE-
Américo de Deus avisou aos colegas de parlamento que a ordem dos advogados passará acompanhar de perto as discussões e votações da Câmara Municipal de Aracaju.
Carro fumacê-
Américo de Deus solicitou da secretaria municipal de saúde que o carro fumacê passe em todos os bairros de Aracaju como forma de prevenção a mosquitos que causam doenças como: dengue, zika e chikungunya.
Festas juninas-
O discurso do vereador foi também para lamentar o valor que será investido nas festividades juninas. Para o parlamentar, os gestores públicos deveriam valorizar financeiramente os músicos da terra também. “Se ao invés de pagar um alto cachê para um artista nacional, pegasse esse dinheiro e dividisse para os artistas da terra daria para aumentar os dias da programação do Forró Caju e ainda valorizar a prata da casa”, analisou.
Américo lamentou ainda o fato de a programação da festa ter sido divulgada em cima da hora. “É ano atrás de ano a programação sendo divulgada em cima da data. Isso é ruim para o setor turístico se programar e atrair turistas para as festas da cidade”, opinou. Sobre as festividades da centenária Rua São João, Américo questionou o baixo valor investido na programação da área.
O vereador pediu também que os gestores públicos não deixem as quadrilhas juninas se acabarem. “Não vamos deixar a nossa tradição morrer. Se elas acabarem é toda uma cadeia produtiva que será prejudicada”, reforçou.
Ônibus-
Américo de Deus mais uma vez pediu da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju ônibus adaptados para cadeirantes. “É inadmissível os ônibus não serem adaptados”, lamentou.
Vigilantes-
A galeria da CMA recebeu nesta terça-feira representantes da Associação dos profissionais de vigilância, segurança privada e similares do estado de Sergipe (APVSPS-SE) que vieram solicitar através de um ofício para transformar o dia 20 de junho em Aracaju como o Dia Nacional do Vigilante. Para o vereador, o Projeto de Lei vai proteger e reconhecer os serviços em grau de excelência nos profissionais de Sergipe.
Marinha-
Por fim, Américo de Deus ressaltou a receptividade da Capitania do Portos de Sergipe e agradeceu ao capitão de Fragata da Marinha, Alexandre Black por um café da manhã durante uma visita de cortesia nesta terça-feira.