Américo de Deus fala sobre aumento da violência em Aracaju

por Danilo Cardoso — publicado 01/11/2017 07h10, última modificação 01/11/2017 14h33
Américo de Deus fala sobre aumento da violência em Aracaju

Gilton Rosas

Durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 1º, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Américo de Deus (Rede) destacou o aumento da violência em Aracaju que foi debatido no fórum promovido pela Guarda Municipal, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no Bairro Siqueira Campos.

De acordo com dados publicados pela revista Exame nesta semana, Aracaju ocupa a quinta colocação no ranking das Capitais brasileiras com maior índice de violência. Para o parlamentar, a evasão escolar é uma das principais causas. “Segundo estudos apresentados por Marcos Rolim, palestrante do fórum, o ser humano é violento por natureza e só a educação e o trabalho preventivo da polícia para mudar este cenário”, destacou Américo.

Sobre o tema, o vereador ainda revelou os dados apresentados durante o encontro. “95% da população já cometeu algum tipo de violência, sendo que 5% esquecem o que fez. As principais causas para a promoção da violência são a evasão escolar, a autoafirmação nas drogas e o aumento do desemprego. Somente a educação e um policiamento preventivo para mudar este quadro”, finalizou.

Em aparte, o vereador Zezinho do Bugio (PTB), que é sargento da reserva da Polícia Militar, fez algumas ressalvas ao discurso de Américo de Deus. “Em 1987, Aracaju possui menos de um milhão de habitantes e seis mil policiais militares. Hoje temos mais de dois milhões de habitantes e pouco mais de cinco mil militares”.

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) destacou que é preciso que as crianças e adolescentes fiquem mais tempo nas escolas. “Estes tipos de cobranças que estamos fazemos exaustivamente aqui na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju é para que seja construído escolas e creches para tentar diminuir estes índices”.

Parabenizando o Américo de Deus pelo discurso, o vereador Fábio Meireles (PPS) lembrou que a falta do incentivo ao esporte contribui para a evasão escolar. “Lembro que em outros tempos as escolas se preocupavam com a prática do esporte e promovendo competições. A falta deste estímulo esportivo é que contribui com a evasão escolar. Os alunos não tratam mais os professores como membros da família”.

Banese

Outro tema abordado por Américo de Deus na Tribuna da Casa Legislativa foi a importância do Banese para o desenvolvimento de Sergipe. “Declaro-me banesiano de corpo, alma e coração. O Banese tem uma lucratividade que supera os 4 bilhões, tendo 500 milhões emprestados para as empresas e indústrias e um lucro em 2016 que superou os 60 milhões. Só no primeiro semestre de 2017 o Banese investiu mais de 100 milhões”.