Américo de Deus fala sobre a PL que trata sobre o exercício da profissão de Guia Turismo de Aracaju

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 06/11/2017 01h00, última modificação 06/11/2017 13h46

Assessoria do parlamentar

O Programa “Pra Discutir” da TV Câmara Aracaju, apresentado pelo jornalista Bruno Almeida, trará na próxima quarta-feira, 8, um bate-papo com o vereador Américo de Deus (Rede Sustentabilidade), a respeito do Projeto de Lei que trata sobre o exercício da Profissão de Guia de Turismo em Aracaju.

O parlamentar em sua explanação comenta que o turismo é o setor terciário da economia, tornando-se umas das atividades que mais proporciona empregabilidade. O turismo também possibilita a propagação a nível nacional, das riquezas e belezas do Estado, além da divulgação das raízes históricas e dos aspectos culturais de Sergipe.

A Lei Federal 8.623, de 28 de janeiro de 1993, define a profissão de Guia de Turismo no Brasil, mas o município necessita fazer a sua regulamentação para que o profissional tenha o reconhecimento necessário. “Em Aracaju a Lei Federal não é respeitada, a profissão não é reconhecida e por conta disso, as condições de trabalho e os serviços tornam-se precários”, afirmou Américo.

Durante a entrevista, Américo de Deus salientou a necessidade destes profissionais para a cidade. “O objetivo é valorizar esta classe profissional imprescindível ao turismo e promover uma cidade cada vez melhor, além de definir procedimentos que visem tornar mais segura à atividade turística em nossa capital. Existem inclusive, artigos científicos que tratam sobre a importância dessa discussão, que apontam para o fato de que além de informar o turista sobre os atrativos, o Guia, detém ainda outras funções voltadas para sustentabilidade local, sendo agente responsável pela valorização da cultura, respeitador da identidade e preservador do meio ambiente. Nessa linha, aponta-se a profissionalização da atividade de guia de turismo como uma necessidade, além de requisitos para que se possa exercer a profissão”, frisou.

O vereador Américo de Deus afirmou ainda que a regulamentação desta profissão trará benefícios para todos os seguimentos ligados ao turismo, pois, Aracaju terá divulgação positiva em outros Municípios e Estados. “Esse é um momento para colocarmos em prática o turismo e fazer a divulgação da nossa cidade com profissionalismo, para prospectar melhoramento da economia local como também para o Estado”, comentou o parlamentar.