Américo de Deus entrega Título de Cidadão Aracajuano a João Batista dos Santos
Na quarta-feira, 18, foi realizada Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Aracajuano ao jogador de futebol, João Batista dos Santos. A homenagem de autoria do vereador Américo de Deus (Rede), ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O homenageado tem 47 anos e é natural de Riachuelo, cidade do interior de Sergipe. Na oportunidade, estiveram presentes autoridades, familiares, amigos e o vice-prefeito de Riachuelo, Daniel Rezende, bem como o vereador do município, Peterson Dantas.
De acordo com o vereador Américo de Deus, João Batista levou o nome de Sergipe por onde passou. "Este homem contribuiu muito para o desenvolvimento do esporte no nosso Estado, além de ter prestado relevantes serviços na capital sergipana com seus ensinamentos. João Batista é um homem honesto e trabalhador, cresceu através do esporte, se destacou no Confiança e em diversas equipes em todo o Brasil, tem uma carreira de sucesso, sempre honrando nosso Estado. Um homem que entende o esporte como um instrumento de transformação, portanto, tenho imensa satisfação em ser o autor dessa propositura e entregar pessoalmente o Título de Cidadão Aracajuano," comentou o parlamentar.
Histórico
João Batista dos Santos nasceu na cidade de Riachuelo, em 24 de junho de 1970. Desde muito cedo precisou ajudar no sustento da família. Seus pais, José Rufino dos Santos e Dona Antônia Olga dos Santos, casal humilde, que sempre ensinou aos filhos sobre a importância da honestidade, do trabalho e da responsabilidade, perceberam logo cedo, o talento de seu filho para o esporte, principalmente o futebol. Entretanto, para alcançar o sucesso profissional, Batista precisou trabalhar duro e ser muito persistente. Começou sua história no futebol ainda em sua cidade natal, a partir das 'peladas' no campinho de 'chão batido'.
Em 1990 foi contratado pela Associação Desportiva Confiança, mostrando talento, habilidade no gramado e muita disciplina, sendo entendido como profissional de futuro, assim, chamando a atenção de diversos clubes do Brasil.
Em 1993 foi contratado pelo Santos Futebol Clube, do Estado de São Paulo, onde passou três temporadas e foi muito bem visto, construindo uma carreira de sucesso. Durante esse período trabalhou por diversos clubes do Brasil, como por exemplo, o Náutico, o Anápolis de Goiás, o 13 da Paraíba, dentre outros.
Como bom sergipano, escolheu o Clube Desportivo Confiança para concluir sua carreira de sucesso, pois, acredita que nenhum local onde viveu poderia ser palco de tal momento de sua vida, senão Sergipe.
Após aposentado, foi convidado pelo Confiança a fazer parte do quadro de profissionais que preparam as futuras gerações no esporte, aceitou o desafio em função do seu anseio em contribuir com a realização dos sonhos de vários garotos, contribuindo para a mudança da história de vida de diversas famílias.
Enquanto técnico das categorias de base, Batista conseguiu alguns feitos históricos, como a passagem para segunda fase da Copinha no Estado de São Paulo no ano 2015, o maior campeonato de categorias de base do país, feito esse que não ocorria com times sergipanos à cerca de uma década.
Ajudou na formação técnica de jovens que hoje despontam como grandes nomes do futebol nacional como os jovens Matheus e Pedrinho atualmente no Atlético mineiro, além do atleta Thiago, que atualmente encontra-se jogando no Náutico.