Américo de Deus denuncia no Ministério Público o abandono da Orla do Porto Dantas
Na tarde da última terça-feira, 22, o vereador Américo de Deus (Rede) protocolou ofício no Ministério Público de Sergipe denunciando o abandono da nova orla do bairro Porto Dantas. Desde os últimos meses de 2018 o parlamentar vem tentando identificar qual órgão da Administração Pública é responsável pela manutenção da orla, para que seja possível requisitar a cessão administrativa do campo de futebol, passando a responsabilidade para a Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro Porto Dantas, conforme solicitação da comunidade, que reclama da falta de manutenção do local.
“Já estivemos reunidos com o secretário do esporte e lazer de Sergipe, Antônio Hora Filho, além disso, havíamos conversado com o secretário da Casa Civil do Estado de Sergipe, José Carlos Felizola, fomos à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), à Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), à Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEELJE), à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e também à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e nenhuma delas soube informar qual órgão é responsável pela gestão do local”, relatou o vereador.
“A obra foi entregue inacabada e em seguida foi abandonada, isso é uma falta de respeito com erário público, fazer uma Orla daquela importância e abandoná-la, solicitamos retorno sobre a questão, inclusive, já enviei vídeo ao secretário, o qual denunciava que pessoas estão usando caçambas para descartar entulhos na Orla, além disso, verifiquei que alguns locais já estão sendo demarcados para invasão, já podemos ver diversos bancos quebrados, além do gramado do campo de futebol e de todo o paisagismo que circunda a orla que está morrendo por falta de irrigação e de manutenção”, comentou o parlamentar.
Diante da situação, Américo enviou imagens e vídeos para Casa Civil para que providências fossem tomadas. “Após todo esse tempo sem resposta, entrei com uma ação no Ministério Público, anexei todos os protocolos e imagens que servirão como material de apoio para denúncia. Essa situação já beira o absurdo, diante dos fatos, solicitamos uma resposta o mais urgente possível, pois, já são quatro meses de espera por uma resposta dos órgãos públicos estaduais e municipais, é um descaso com o volume de recursos financeiros investidos, para que em seguida o patrimônio seja dilapidado pela ação do tempo e dos vândalos. Buscamos resolver a situação com todos os órgãos, sem sucesso. Uma obra de grande magnitude social e esportiva, que foi inaugurada para promover lazer, entretenimento, diversão e qualidade de vida, não poderia jamais ser abandonada pelos órgãos públicos”, finalizou o parlamentar.