Américo de Deus defende que greve dos professores não é ilegal

por Fernanda Sales — publicado 27/09/2017 10h00, última modificação 27/09/2017 13h05

Na manhã desta quarta-feira, 27, o vereador Américo de Deus (Rede) ocupou o espaço do Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para defender a luta dos professores do município de Aracaju e destacar que a greve não é ilegal.

O parlamentar destacou que a secretária municipal de Educação vai entrar com uma ação para tornar a greve dos professores ilegal. “Acho isso errado, porque eles estão pedindo nada mais do que seus direitos. Isso é lei e lei tem que ser cumprida. Os professores já recebem um piso ínfimo e ainda não querem pagar o que é direito deles. É uma vergonha colocar a greve como uma ilegalidade. Precisamos valorizar esses profissionais e peço para que a prefeitura reveja essa situação e resolva a situação do piso salarial dos professores”, afirmou.

Reserva Nacional

Outro assunto debatido por Américo de Deus foi a respeito da revogação do decreto que liberava mineração em reserva da Amazônia. “O presidente Michel Temer revogou ontem o projeto de extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). Que bom que este projeto foi revogado, mas não foi por vontade do presidente, e sim pela mobilização, pelos artistas, pelos deputados que são contra esse projeto, por nós que não queremos o fim da Amazônia. Se não fosse essa pressão o projeto teria dado continuidade. É na mobilização mesmo e na luta que se consegue a vitória. Que bom que a população está acordando e brigando por seus direitos. Temos que ficar de olho nesses projetos”, ressaltou.

Saúde

O parlamentar ainda apresentou uma emenda de sua autoria que visa enviar solicitação à Secretaria da Saúde de Aracaju para a criação de uma Unidade Móvel do Programa de Saúde da Família. “O objetivo desta Unidade Móvel é levar saúde para aqueles que mais precisam, que estão em situação de rua, não porque querem, mas por falta de opção. É preciso dá assistência de saúde a todos”, finalizou o parlamentar.