Américo de Deus critica situação na praça da feira do Augusto Franco

por Fernanda Sales — publicado 21/11/2017 09h10, última modificação 21/11/2017 14h07
Américo de Deus critica situação na praça da feira do Augusto Franco

César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 21, o vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna durante o Grande Expediente, para criticar a situação na praça da feira do Augusto Franco, localizada na Av. Canal 4. O vereador destacou que a feira acontece na quarta-feira, mas durante toda a semana as instalações ficam no local, impedindo que a população usufrua da praça.

“Não sou contra a feira na praça do Augusto Franco, defendo que a feira continue, mas o que está acontecendo na praça não é correto. O novo mercado está belíssimo, à disposição da população, mas a feira que fica vizinho a igreja católica continuou funcionando no dia de quarta-feira, nada contra a feira, mas a estrutura está sendo mantida permanentemente durante toda a semana e isso prejudica a população que usufrui da praça”, enfatizou Américo de Deus.

Outro problema destacado pelo parlamentar, ainda com relação a mesma praça, foi sobre a retirada de árvores. “Ontem foram cortar as árvores dessa praça para colocar mais estruturas para a feira. Isso é crime ambiental, porque estão cortando as árvores para fins lucrativos e vão acabar com o lazer das crianças e das pessoas que frequentam a praça. É preciso ter cuidado com isso, não pode deixar essa situação assim, a população não merece isso. Sou a favor da feira na quarta-feira, mas que a estrutura seja retirada após a feira acabar. E que esse crime ambiental de retirada das árvores seja proibido”, acrescentou Américo, que durante sua fala exibiu imagens da praça e vídeo da derrubada das árvores.

Em aparte, Carlito Alves (PRB) parabenizou Américo por trazer este problema para a Casa Legislativa. “Este não é um simples problema. Esse ex-vereador que passou por essa casa, Bertunilo Menezes, está fazendo uma coisa errada com a retirada das árvores para beneficiar a feira. Estão esquecendo do principal, que é o lazer da população”.

Kitty Lima (Rede) destacou que a retirada das árvores é crime ambiental e dei seu total apoio a Américo de Deus em defesa desta causa. Emília Corrêa (PEN) também reforçou que quem fez esse crime tem que ser responsabilizado de alguma forma. “Aracaju é uma cidade quente, que carece de arborização, além de ter poucas árvores retiram as que já existem. Se ficar impune vai passar essa ousadia para outras pessoas causar esse crime de meio ambiente em outros locais da cidade. Árvore é vida, árvore é saúde”, disse.

Isac Silveira (PCdoB) destacou que a feira dessa praça é diferente da feira do Mercado Augusto Franco. “Essa feira é mais popular, é bem frequentada e tem um preço mais acessível para a população e muitas pessoas daquela região são beneficiadas. A única questão que se precisa discutir é sobre essa problemática sobre a questão da estrutura ficar fixa durante a semana e sobre a derrubada das árvores”, finalizou em aparte.