Américo de Deus critica o fechamento da Fafen
Na manhã desta quarta-feira, 21, durante o Grande Expediente da 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna para defender o não fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), localizada em Laranjeiras.
De acordo cm o parlamentar, o fechamento da fábrica terá um impacto social negativo para o município de Laranjeiras e para o estado de Sergipe. “O desemprego ainda é o grande problema do país. Estão destruindo o nosso maior patrimônio que é a Petrobrás, mesmo assim ela sobrevive. O PIB está em 72% na área de serviço, 22% na área da indústria e apenas 5% na agricultura e isso deveria ser ao contrário, pois o investimento em Agricultura tinha que ser prioridade. Fechar a Fafen vai prejudicar muita gente, vai desempregar muitos trabalhadores. Não podemos ficar de braços cruzados, todos nós políticos sergipanos e toda a população sergipana tem que se unir para não deixar a Fafen fechar. Esse é um dever de todos nós, pois vai trazer muita desigualdade social e sofrimento”, defendeu Américo, destacando ainda que é preciso fazer uma mobilização geral em Sergipe para lutar pelos direitos dos trabalhadores.
Em aparte o vereador Isac Silveira (PCdoB) criticou o governo de Michel Temer. “Ouvi uma entrevista de Fábio Mitidieri dizendo que Temer deu sinais de que será candidato. Quero ver os políticos que estão do lado de Temer pedindo voto para esse golpista e destruidor do patrimônio brasileiro. Não sei o que ele falta fazer com o nosso país. Em Sergipe, ele está a todo o vapor para buscar destruir. Todos os recursos que André Moura trouxe para esse estado não valeriam em troca nenhuma pelo fechamento da Fafen”, afirmou.
Carlito Alves (PRB) também falou em aparte sobre o Governo Temer, mas explicou que ele recebeu uma herança maldita. “Temer é tido como um golpista, mas eu não entendo esta posição de golpe. Não estou defendendo ele não, mas ele é herdeiro de uma herança maldita de Lula, Dilma e outros políticos que ajudaram o Brasil a se afundar. A Petrobrás está com todos esses problemas por conta dos roubos”, opinou.
Para Cabo Amintas (PTB), Temer foi o vice de uma presidente que saqueou este país, e assumiu com o barco andando. “Temer pegou esse barco andando e quem saqueou a Petrobrás agora vem defender a Fafen. Não adianta defender o que foi destruído. Temer está ali porque foi votado na chapa de Dilma. Não voto em nenhum deles, mas essa situação existe há muito tempo”.
Já o parlamentar Iran Barbosa (PT) destacou que independente dos governos e dos partidos que estão no poder, o seu lado é ao lado dos trabalhadores. “Estou sempre a favor da população e da classe trabalhadora. Não vejo vantagem alguma com o fechamento da Fafen”, disse.
Operação Lava Jato
Durante seu discurso, Américo de Deus também falou sobre a importância da continuidade das investigações da Operação Lava Jato e elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). “Temos uma ministra que nos orgulha e está sempre a favor do povo brasileiro. Estão tentando retirar essa pessoa e não podemos aceitar isso. Vai o meu apoio para ela continuar, pois a Operação Lava Jato precisa desmascarar os políticos que só fazem roubar e sucatear nosso país. Eu e o partido Rede apoiamos ela”.
Máquina de Radioterapia
O parlamentar também destacou sobre a sua solicitação ao Banese para doar uma nova máquina de radioterapia ao Estado, para ser repassada ao Hospital de Cirurgia. “Fiz a solicitação ao Banese mas estou pensando em mudar o meu pedido, pois fiquei sabendo por Sales Neto, em um programa de rádio, que o Hospital Cirurgia tem uma máquina guardada. Então não podemos deixar a população à míngua. O povo não pode sofrer desse jeito. O que falta é boa vontade, responsabilidade e respeito com as pessoas. Vou investigar isso e procurar saber porque essa máquina está guardada enquanto o povo sofre”, finalizou.