Américo de Deus cobra licitação do transporte coletivo

por Danilo Cardoso — publicado 26/10/2017 04h00, última modificação 26/10/2017 13h38
Américo de Deus cobra licitação do transporte coletivo

Gilton Rosas

A licitação do transporte coletivo foi tema abordado pelo vereador Américo de Deus (Rede) durante o Grande Expediente desta quinta-feira, 26, da 85º Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Para ilustrar seu discurso, o parlamentar apresentou no painel da Casa Legislativa a matéria publicada pelo Jornal da Cidade.

A matéria traz uma entrevista com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, detalhando os custos das empresas. De acordo com dados exibidos na publicação, as despesas são divididas em mão de obra (47,08%); diesel (19,59%); impostos e taxas (6%); rodagem e peças (22,43%); óleos, lubrificantes, despesas administrativas e gratuidades (4,9%).

Sobre os dados do Jornal da Cidade, o vereador destacou que os investimento não são realizados pelas empresas por má vontade. “Os investimentos não estão sendo realizados pelas empresas porque elas não têm a segurança de continuar realizando o transporte coletivo. Os dados apresentados mostram que as empresas estão navegando em céu de brigadeiro e para melhorar ainda mais, no ano de 2011, Edvaldo baixou o imposto”, finalizou Américo de Deus.

Em aparte ao discurso, o vereador Cabo Amintas (PTB) solicitou que a Mesa Diretora da Câmara coloque em votação o projeto de meia passagem aos domingos. “Existe o projeto importante do vereador Seu Marcos, de meia passagem aos domingos, que precisa ser votado. O prefeito ainda ajudou os empresários reduzindo o imposto. Quero fazer um alerta a DEOTAP para olhar para estas empresas. O transporte está um caos e a população sofrendo”.

O vereador Seu Marcos (PHS), em aparte, alertou que para piorar a situação, as empresa de ônibus fazem o licenciamento em outros Estados e o imposto não fica aqui.

SMTT

Outro tema abordado pelo vereador foi a falta de atenção do gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Transito de Aracaju (SMTT) em atender as reivindicações dos parlamentares. “Algum vereador já teve suas solicitações atendidas pelo superintendente da SMTT Aristóteles Almeida?” indagou Américo de Deus.

Américo revelou que protocolou uma convocação para que o gestor da SMTT compareça à CMA para prestar contas dos primeiros meses de administração. “Fiz um requerimento para que o senhor preste contas de onde está indo o dinheiro das multas. Nos somos representantes do povo de Aracaju e necessitamos ter respostas. Cabo Amintas e eu já enviamos convocação e até agora nada de Aristóteles comparecer”, finalizou.