Américo de Deus aproveita Campanha da Fraternidade e pede a construção de um restaurante popular

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 05/03/2020 12h47, última modificação 05/03/2020 12h47

Foto: César de Oliveira

O vereador Américo de Deus discursou no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 5, na 7ª Sessão Ordinária. O parlamentar aproveitou seu espaço na Tribuna para destacar o tema da Campanha da Fraternidade 2020: “Viu, teve compaixão e cuidou dele”.

Américo lembrou que tal tema tem relação com um projeto de sua autoria, trazido em 2017, que propunha a construção de um novo restaurante popular em Aracaju, chamado ‘Irmã Dulce dos Pobres’ – antes de sua canonização. “Esse ano, a Campanha da Fraternidade traz um tema bastante atual, e que eu faço uma correlação com um projeto de nossa autoria, colocado aqui em 2017. O projeto diz sobre a construção de um restaurante popular, e na época eu o denominei de restaurante popular “Irmã Dulce dos Pobres”, antes dela ser a Santa Irmã Dulce dos Pobres. Mais do que nunca, é preciso que a gente pense nas pessoas pobres. O tema é ‘Viu, teve compaixão e cuidou dele’. Mais do que justo um projeto como esse hoje, nesse momento atual de desaquecimento da nossa economia, com mais de 12 milhões de desempregados no Brasil, sendo 170 mil em Sergipe”, disse Américo.

O vereador continuou destacando que muitas pessoas passam fome, não tem condições para a alimentação básica, e tal construção (que estaria no plano de governo do prefeito Edvaldo Nogueira) é necessária para cuidar dos mais pobres. “Muitas pessoas estão passando fome nas periferias, alguns perto da gente e a gente não sabe, pelo desemprego. Penso que esse projeto que dou entrada aqui, a construção do restaurante popular, vem para amenizar o sofrimento dessas pessoas. Com o desemprego elas não têm condições, passam fome e necessidades, e sofre toda a família. Temos que ver, ter compaixão e cuidar dele. Não podemos ter discurso vazio. Como vamos cuidar deles? Votando em proposituras que tragam benefícios, cidadania e dignidade. Esse projeto faz parte inclusive do plano do prefeito de Aracaju, que tem entre os projetos a construção de um restaurante popular. Ele diz ser o prefeito número 1 no cumprimento de promessas, então não trago nada demais”, acrescentou.

Ele complementou pedindo aos vereadores que tenham atenção ao projeto e que não esqueçam do povo, que é quem faz o mandato. “Este momento é especial. Quando se fala em beneficiar o povo, tem vereador até que esquece que ele é o povo. Nós somos o povo! Se o povo nos delegou esse poder, temos que respeitá-lo com dignidade. Espero que aquele vereador que faz aqueles discursos dizendo que passou fome e já teve dificuldades, não recuse o projeto por conta do Executivo e cumpra seu papel importante aqui. Com esse tema da Campanha da Fraternidade, não podemos deixar isso passar”, pontuou.

Encerrando o discurso, Américo de Deus saudou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. “No próximo domingo, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, e quero saudar a todas com essa flor como simbologia. Desejo respeito, cumplicidade e harmonia para todas. Dia da mulher é todo dia, desde que haja respeito para todas”.