Alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela visitam a Câmara de Aracaju
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na manhã desta quinta-feira, 31, a visita dos alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela, no bairro Luzia. A visita dos alunos do ensino médio faz parte do Projeto da Escola do Legislativo Municipal de Aracaju “Conhecendo o Parlamento – Vereador do Futuro”, no qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer como funciona o legislativo municipal.
O diretor da Escola do Legislativo Profa. Neuzice Barreto de Lima da CMA, Vander Costa, inicialmente ministrou uma palestra na Escola do Legislativo para os alunos, com o objetivo de falar sobre as Divisões dos Poderes do Estado e a Representatividade Política. “Nesse segundo momento trazemos os alunos para vivenciar in loco, na prática, a atividade dos vereadores na Câmara Municipal. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar a sessão na galeria do Plenário. É a oportunidade que os alunos têm de conhecer a respeito da função dos vereadores, resgatando a questão da cidadania, da vivência com o sistema democrático, para que os alunos possam conhecer e crescer com essa consciência do que é a função do vereador”, explicou o diretor Vander Costa.
O aluno da turma do 3º B, Lázaro Santos Nogueira, foi eleito o ‘Vereador do futuro’ durante a atividade na Escola do Legislativo. “Essa experiência foi muito boa porque não só possibilitou a mim como a meus colegas conhecer mais sobre a vida política. Isso de certa forma é importante, pois a população tem uma carência desse conhecimento. Precisamos conhecer mais o parlamento e a vida política, pois nos colocam mais a parte de como funciona o legislativo. Essa experiência me fez atentar mais nas ações dos políticos do nosso município”, frisou o estudante.
Para a aluna Vanessa Oliveira dos Santos, participar desta vivência é importante para conhecer melhor o parlamento municipal. “Geralmente a sociedade tende a julgar o que não conhece, são os preconceitos. Então hoje podemos ter uma visão mais ampla e conhecer como funciona, para avaliar melhor nossas escolhas políticas. Durante a seleção do vereador do futuro, percebi o quanto é difícil criar leis e projetos, além de aprender a lidar com as opiniões diferentes das pessoas. A criação de um projeto agrada um e a outros não, por diversos fatores e foi muito boa essa experiência”, afirmou.