Alunas do Projeto Jovem Senador visitam a CMA

por Fernanda Sales — publicado 06/11/2017 06h05, última modificação 06/11/2017 14h10
Alunas do Projeto Jovem Senador visitam a CMA

Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 6, duas jovens sergipanas que tiveram suas redações classificadas para o Projeto Jovem Senador, visitaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com o objetivo de conhecer e entender como funciona a Casa Legislativa. Além da visita técnica, as estudantes participarão da Sessão Ordinária na CMA nesta quarta-feira, 8. Durante a visita, as jovens foram acompanhadas e recepcionadas pelo presidente da CMA, Nitinho (PSD), pelo assessor dos Trabalhos Legislativos, Elias Aureliano, pela diretora de Comunicação, Alexandra Brito e pelo Chefe de Cerimonial, Lupércio Santos.

A proposta é que, como numa Audiência Pública, elas façam a explanação para o Plenário da CMA, do tema que será defendido nas comissões do Senado. O objetivo é que os vereadores possam argui-las sobre o tema. As adolescentes precisam estar preparadas para, nas comissões do Senado, defender seus pontos de vista e responder aos questionamentos que serão feitos sobre os mesmos. O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, é importante que essas jovens escolhidas para representar o Estado de Sergipe no Projeto Jovem Senador tenham essa experiência de como funciona uma Casa Legislativa. “Com a experiência de hoje e de quarta-feira, tenho certeza que as estudantes estarão mais preparadas para defenderam as suas ideias no Senado Federal. É um momento importante para nós e para elas que estão tendo a oportunidade de conhecer o parlamento municipal”, explicou.

As alunas colocadas foram: Letícia Soares Ramalho, do Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza, de Japoatã, em primeiro lugar; Beatriz Lima Barreto, do Colégio Atheneu, de Aracaju, em segundo lugar; e Aline Barbosa da Silva, do Colégio Gonçalo Rollemberg Leite, de Aracaju, em terceiro lugar. Para a coordenadora Estadual do Projeto Jovem Senador, Nadia Cardoso, quem participará será a primeira colocada, mas que é preciso preparar também as demais, pois são suplentes. “Hoje apenas duas das colocadas puderam visitar a CMA. Tenho certeza que essa experiência irá enriquecer ainda mais o conhecimento delas. Essa visita fará um diferencial muito grande para elas durante suas defesas de intenções legislativas e faz com que elas conheçam como é o trabalho dos parlamentares, como funcionam as comissões e como elas podem argumentar melhor a defesa de suas ideias”, destacou a coordenadora acrescentando que o objetivo do Projeto é fazer com que os jovens estudantes conheçam o papel legislativo do Senado Federal.

A aluna Letícia Soares Ramalho afirmou que a visita foi essencial para se sentir segura ao defender sua ideia no Senado Federal. “Está sendo uma experiência maravilhosa, pois entendemos melhor como funciona a Casa Legislativa. O tema que defenderei em Brasília tem a ver com saúde pública. O foco são ações preventivas, e o público alvo são os professores, minha ideia é defender um Programa que previna a saúde vocal dos professores, que muitas vezes são afastados da sala de aula por problemas vocais”, explanou.

Já a estudante Aline Barbosa da Silva destacou a importância dos jovens acompanharem os trabalhos dos políticos. “É a primeira vez que visito a Câmara e hoje saio daqui com uma visão melhor de como funciona dos trabalhos desta Casa. O meu projeto é sobre a preservação dos patrimônios públicos, enfatizando a importância de cuidar e conservar os bens públicos que constituem a nossa cidade”, finalizou.