Alunas do Projeto Jovem Senador expõem ideias na CMA

por Fernanda Sales — publicado 08/11/2017 10h15, última modificação 08/11/2017 15h29
Alunas do Projeto Jovem Senador expõem ideias na CMA

Gilton Rosas

Durante a 89ª Sessão Ordinária desta quarta-feira, 8, as alunas classificadas para o Projeto Jovem Senador explanaram no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apresentar o tema que será defendido nas comissões do Senado Federal. A intenção da explanação foi que os vereadores pudessem argui-las sobre o tema para que estejam preparadas nas comissões do Senado nas defesas de seus pontos de vista e responder aos questionamentos que serão feitos sobre os mesmos.

O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. As alunas colocadas foram: Letícia Soares Ramalho, do Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza, de Japoatã, em primeiro lugar; Beatriz Lima Barreto, do Colégio Atheneu, de Aracaju, em segundo lugar; e Aline Barbosa da Silva, do Colégio Gonçalo Rollemberg Leite, de Aracaju, em terceiro lugar.

A estudante Aline Barbosa da Silva, 19 anos, apresentou a sua intenção legislativa aos vereadores e agradeceu a oportunidade. “A minha defesa está relacionada a preservação dos patrimônios e bens públicos, pois o cuidado de todo patrimônio público deve ser responsabilidade de todo cidadão, mas infelizmente ainda há muita pichação, depredação e poluição de prédios públicos, praças, ruas e áreas de lazer. Estes espaços fazem parte da cultura de um povo, mas a falta de educação por parte de algumas pessoas faz com que esses locais acabem se tornando áreas de risco, violência e degradações”, enfatizou.

De acordo com Aline, a educação da população é a principal forma para a preservação dos espaços públicos. “Há tantas alternativas tecnológicas ao nosso alcance, mas o que falta é que a população brasileira se responsabilize. Só através da educação que se pode preparar o cidadão, não apenas educação nas escolas, mas também por meio de campanhas educativas dos órgãos públicos por meio de veículos de comunicação. Também é necessário implementar multas para pessoas, órgãos e empresas que depredarem patrimônios públicos. Já existem cidades brasileiras que multam pessoas que poluem as ruas”, defendeu.

A primeira colocada, Letícia Soares, irá representar Sergipe no Senado defendendo a sua intenção legislativa em prol da saúde pública, com foco na saúde preventiva. “A saúde preventiva tem o objetivo de realizar ações antecipadas e os resultados são excepcionais. O modelo ainda é mais eficiente que a medicina curativa. Meu objetivo é criar um programa permanente de ações preventivas, e no meu projeto de intenção legislativa, foquei no professor, que tem o uso intermitente da voz e decorrente de esforços excessivos da voz, os mesmos se afastam da sala de aula para realizar procedimentos de saúde nas pregas vocais, por isso destaco a importância dessas ações preventivas que precisam serem previstas em lei”, explanou a aluna, que afirmou que, segundo dados do Sindipema, cerca de 300 professores se afastam por mês das salas de aula para cuidar da voz.

Vereadores

Durante a explanação, o vereador Américo de Deus (Rede) destacou que os patrimônios públicos precisam ser preservados para preservar a história, identidade e cultura da população e questionou a aluna Aline sobre como criar mecanismos de preservação e como implementar a comunidade na prevenção. Sobre o tema de Letícia, o vereador afirmou que a prevenção é o melhor caminho para prevenir doenças. “Sabemos que saúde é o nosso maior patrimônio, mas infelizmente não está sendo levada sério, é preciso mais investimentos”.

Kitty Lima (Rede) parabenizou as estudantes e destacou seu orgulho por saber que alunas sergipanas estarão representando Sergipe com temas essenciais para a comunidade. Iran Barbosa (PT) também destacou a importância da educação e dos professores para qualificar os alunos, parabenizando o desempenho das estudantes e a escolha dos temas debatidos.

Professor Bittencourt (PCdoB) também parabenizou os professores e as alunas pelo desempenho e qualidade do tema escolhido. “A postura e segurança das alunas na defesa dos temas foram fundamentais e ambas trouxeram temáticas importantes para a sociedade”, disse. Vinícius Porto (DEM) também elogiou a desenvoltura das estudantes na explanação de suas defesas. Assim como o parlamentar Elber Batalha (PSB) que também elogiou a abordagem dos temas e frisou ainda o tema das alunas na redação de classificação: intolerância.

De acordo com Lucas Aribé (PSB), é preciso que os jovens tenham interesses na política, boas ideias e propostas como as das alunas, para trazer esperança e fazer a diferença na política do país. Emília Corrêa (PEN) destacou que é preciso de jovens com mentalidades de boa política e estimulou que as alunas continuem na política para mostrar a força da mulher nesse meio. E o presidente da CMA, Nitinho, desejou sucesso as alunas participantes afirmando para que elas acreditem nos projetos que sonham.

Dr. Gonzaga (PMDB), Jason Neto (PDT), Thiaguinho Batalha (PMB), Isac (PCdoB), Fábio Meireles (PPS) e Carlito Alves (PRB) também parabenizaram as alunas e os professores e enfatizaram a importância do tema para a sociedade e a importância de novas iniciativas de jovens para melhorar a política e os problemas sociais.