Alto índice de desemprego em Aracaju preocupa Fábio Meireles

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2018 15h20, última modificação 23/05/2018 16h44
Alto índice de desemprego em Aracaju preocupa Fábio Meireles

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS) manifestou preocupação com o avanço do desemprego em Aracaju. Apesar da melhora recente de indicadores econômicos, na sessão desta quarta-feira, 23, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o político defendeu que a situação não está melhor, de acordo com dados do IBGE. “Infelizmente, a capital sergipana tem a terceira maior taxa de desemprego do Nordeste que, atualmente, atinge 17,3% da força de trabalho total do município”, apontou Fábio, ao sinalizar que o percentual corresponde a 57 mil desempregados.

O parlamentar destacou o ingresso de 12 mil pessoas na fila do desemprego de janeiro a março deste ano em Aracaju. Segundo Fábio, o indicador reflete que “o Brasil ainda passa por um momento difícil que tem penalizado, sobretudo, a população mais carente das regiões metropolitanas”. Ele ainda acrescentou que os setores mais afetados são o comércio e a agropecuária. "Muitas lojas fecharam nos últimos anos e algumas empresas médias continuam enxugando gastos, fazendo crescer a demanda reprimida”, comentou.

A retomada da empregabilidade, ponderou Fábio Meireles, depende também de uma política de incentivo ao micro e pequeno empreendedor, considerando que, “abrir o próprio negócio tem sido a alternativa encontrada por muitos trabalhadores, mas que permanecem na informalidade”. O vereador ainda defendeu a necessidade de "requalificar as forças de trabalho" e destacou a relevância da atuação da Fundat nesse processo que, segundo observou, será determinante para melhora da conjuntura econômica local.