Alta do preço do gás de cozinha tem elevado o número de queimados no Huse, alerta Kitty

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/11/2018 09h11, última modificação 21/11/2018 09h11

Foto: César de Oliveira

O crescimento do número de queimados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foi tema do discurso da vereadora Kitty Lima (Rede) nesta terça-feira, 20, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A parlamentar chamou a atenção para a relação entre o aumento do preço do gás de cozinhas com o crescimento de acidentes domésticos envolvendo o uso do álcool inflamável no preparo de refeições.

De acordo com a vereadora, a política de reajuste do preço do gás de cozinha da Petrobras é o grande vilão por trás desses acidentes. “O que acontece é que os preços praticados hoje têm limitado a população a ter acesso ao botijão de cozinha, e com isso muitos utilizam o álcool em fogareiros para preparar suas refeições. O problema é que essa é uma opção bastante arriscada, já que a iminência de um acidente é muito grande. Prova disso é o número de pacientes queimados atendidos pelo Huse, foram 599 de janeiro a outubro deste ano, um número alarmante”, explicou.

Kitty cobrou dos demais parlamentares um posicionamento frente a este problema junto à Petrobras. “A gente precisa, enquanto parlamentar, fazer pressão junto à Petrobras para que a estatal promova uma redução no preço do gás de cozinha porque estamos vendo o aumento no número de casos de pessoas que estão arriscando a própria vida ao substituir o botijão de gás por álcool na hora de preparar o alimento. As pessoas estão sem condições de pagar suas contas e vivendo em um período em que a falta de dinheiro tem sido um problema constante na família, e a Petrobras precisa entender a realidade da população”, pontuou.

Paralelamente à cobrança, a vereadora sugeriu que o município realize um trabalho de conscientização com a população expondo os riscos à saúde e à vida com o uso da substância inflamável. “Precisamos antes de tudo fazer um trabalho educativo e de conscientização para que as pessoas tenham maior cuidado na hora de manusear o álcool porque estamos vendo que o número de pacientes queimados no Huse tem aumentado significativamente, e a gente só pode atribuir a ocorrência desses casos à alta do preço, principalmente, do gás de cozinha”, finalizou Kitty.