Agentes Comunitários de Saúde e Endemias decretam greve em ato na CMA

por Danilo Cardoso — publicado 24/05/2018 15h15, última modificação 24/05/2018 15h15
Agentes Comunitários de Saúde e Endemias decretam greve em ato na CMA

Foto: César de Oliveira

O presidente do Sindicato dos Agentes comunitário de Saúde e agentes de Comunitários de Endemias de Aracaju, Vinicius Ribeiro, ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para declarar greve geral da categoria por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira, 24. A manifestação iniciou na porta da Casa Legislativa onde a categoria marchou até a porta da Secretaria Municipal de Finanças.

Durante seu pronunciamento, o presidente do sindicato manifestou o motivo maior para que a categoria tomasse esta medida extrema. “Estão decretando greve geral por tempo indeterminado a partir de hoje. A greve é quando todos os caminhos para solucionar os problemas foram esgotados e partimos para esta decisão extrema”, declarou Vinicius Ribeiro.

Segundo Vinicius Ribeiro, a categoria está há três anos sem receber o auxilio fardamento e há dois sem reajuste salarial. “Desde 2015 não é paga o auxilio fardamento, remuneração que é para ser paga anualmente. Não temos roupas e bolsas para trabalho, muitos estão remendando bolsas para poderem trabalhar. Nosso último reajuste foi em 2016, ainda na gestão de João Alves Filho”.

Com quase dez anos sem concurso público para agentes comunitários de saúde e endemias, o presidente foi enfático. “Quero falar da necessidade para concurso público para a categoria, o ultimo foi realizado em 2008, ainda na outra gestão de Edvaldo Nogueira. Vale lembrar que esta atual gestão de Edvaldo Nogueira não se assemelha em nada com a administração anterior”, declarou Vinicius.