Ação social do vereador Pastor Diego acolhe moradores do bairro Olaria e adjacências

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/10/2023 15h30, última modificação 02/10/2023 15h30

Foto: Matheus Andrade

O “Servindo no seu bairro”, do vereador Pastor Diego (PP), chegou ao bairro Olaria. No último sábado, 30, o projeto social proporcionou diversos serviços essenciais à população e conseguiu abranger ainda mais o alcance das ações. Comunidades dos conjuntos São Carlos, Jardim Centenário e Veneza também foram contemplados pela ação. A medida é uma das principais marcas do mandato, fruto da parceria entre líderes da comunidade evangélica e profissionais engajados em promover o bem-estar social.

A iniciativa, que se tornou um marco na região, reuniu uma equipe dedicada de voluntários, incluindo advogados, psicólogos, cabeleireiros, instrutores de automaquiagem, enfermeiros e profissionais dedicados a fazer o agendamento para a emissão da primeira via do RG. Essa gama de serviços foi projetada para atender às diversas necessidades da comunidade local. “Seguimos empenhados na missão de servir com verdade. Esta é a oportunidade de ouvir demandas, conhecer os problemas da sociedade e manter a conexão com o cidadão. Empatia e colaboração são essenciais na continuidade do projeto”, disse o parlamentar.

Em cooperação, o pastor Vilson Teixeira, que é titular da igreja Assembleia de Deus Ministério Melquisedeque (ADMEL), abriu as portas do templo religioso e contou o que o motivou a somar esforços nesse trabalho coletivo. "Esta ação exemplifica como podemos fazer a diferença quando nos unimos em prol do bem comum. As comunidades, principalmente as mais vulneráveis, merecem esses serviços e apoio. Estamos comprometidos em continuar trabalhando juntos para melhorar a vida de todos", enfatizou.

Um dos aspectos mais notáveis foi a disponibilidade de consultoria jurídica gratuita. Moradores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas legais e receber orientações sobre questões jurídicas que afetam suas vidas diárias. “Nunca vi ninguém se mobilizar desse jeito para ajudar as pessoas. Estou precisando resolver uma causa na Justiça, mas sequer tinha noção de como conduzir. Ter um direcionamento me deu muita clareza de como posso resolver minha situação, essa orientação não tem preço”, relatou o agente de limpeza, Erivaldo dos Santos.

Outro destaque da ação social foi o agendamento eficiente para a emissão da primeira via do RG, que muitas vezes pode ser um processo burocrático. Isso permitiu que muitos membros da comunidade obtivessem um documento de identificação fundamental. “Eu queria muito e não estava conseguindo o agendamento para emitir a identidade do meu filho. Muitas vezes não conseguimos nos deslocar até o local, através desse projeto, próximo da minha casa, consegui fazer o que precisava sem precisar enfrentar filas de agendamento. Espero que o vereador, cada vez mais, leve essa ação a outros bairros porque a comunidade precisa”, contou a dona de casa, Maria da Conceição.

O evento também promoveu a autoestima e o bem-estar, oferecendo serviços de corte de cabelo e cursos de automaquiagem, permitindo que os participantes se sintam melhor consigo mesmos. “Gostei de aprender como é que a gente pode elevar nossa autoestima com técnicas aprimoradas de maquiagem. Já é um aprendizado para mim, posso incorporar no meu trabalho, aprimorar minha imagem pessoal e até ofertar um novo serviço”, falou a manicure Amanda Oliveira.

Já a enfermagem desempenhou um papel vital, oferecendo verificação de pressão arterial, glicemia e cuidados básicos de saúde, garantindo que os moradores tenham acesso a serviços médicos preventivos. Além disso, a presença de psicólogos ofereceu um espaço seguro para discussões emocionais e aconselhamento psicológico, contribuindo para a saúde mental da comunidade.

A ação social “Servindo no seu Bairro” em Olaria foi uma demonstração inspiradora de como a colaboração entre a comunidade e o poder público pode ter um impacto positivo e tangível na vida das pessoas. Com serviços oferecidos de maneira acessível, essa iniciativa demonstrou que com integração e boa vontade é possível fazer a diferença e melhorar a qualidade de vida das pessoas. No total, 158 atendimentos foram prestados e a próxima edição já está sendo organizada.