Ação Cidadã: Carreta do Câncer realizou exames preventivos ao câncer de mama
Um dos serviços mais procurados durante o Ação Cidadão realizado sábado, 12, promovido pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB), foi a Carreta do Câncer. Equipada com um mamógrafo, a unidade móvel realizou o exame preventivo ao câncer de mama. O diagnóstico precoce faz com que as chances de cura sejam aumentadas.
Destacando a dificuldade que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem para a realização deste exame, a técnica em radiologia Jaqueline lembra que esta é uma oportunidade única. “Tem mulheres que ainda tem resistência em fazer a mamografia, em sair de casa, em procurar o exame pelo fato de muitas questionarem que dói, que aperta, outras com medo até do resultado do exame. Com o exame na porta de casa, não tem desculpa”, disse.
O serviço recebeu muitos elogios. A professora aposentada Maria Antônia disse que a distância do posto de saúde afasta as mulheres. “Esse tipo de iniciativa é muito necessário porque nós temos o posto de saúde que é um pouco distante, fica difícil para as mulheres irem lá e marcar. E quando você tem o exame próximo, não tem como não ir, a gente preenche as fichas em casa, é tudo muito prático. Realmente foi uma oportunidade de ouro”, comentou.
A técnica de enfermagem Daniela Cardoso lembra que muita gente não tem acesso ao exame. “Muitos postos de saúde não disponibilizam e a depender do resultado, estamos aqui para orientar como proceder. Se der uma glicemia muito alta, nós aconselhamos o paciente a procurar um médico para dar um diagnóstico mais preciso. Orientamos também questão de alimentação”, frisou.
Noélia Santos parabenizou o vereador de Thiaguinho Batalha pela iniciativa, destacando a oportunidade para as mães realizarem o exame. “Eu achei ótimo porque é uma oportunidade para todas as mães e mulheres realizarem essa mamografia, que é muito cara. Portanto, é uma ação muito gratificante porque todas as mulheres aqui necessitam desse exame”, afirmou.
Testes de glicemia
A realização do Ação Cidadã conta com o apoio de instituições privadas. Para a realização dos exames rápidos de saúde, mais uma vez o projeto contou com o apoio da clínica Unicat, parceria desde a primeira edição. Duas profissionais realizaram mais de 80 testes de glicemia.
Umas das pessoas que fez o exame foi o servidor público Gilton Andrade. Para ele, ainiciativa do vereador já era esperada. “Quando decidimos apostar em Thiaguinho Batalha, tivemos a certeza que ele iria trabalhar pela comunidade. A individualidade no que é servir ao próximo, ela é pessoal. Mas no coletivo, se faz para as pessoas de bem. Então, a estrutura, muito boa e a forma do trabalho do vereador excepcional. É isso que a comunidade precisa”, pontuou.
O repositor de supermercado, Edmilson Almeida, que é baiano, aproveitou a passagem pelo bairro, onde está hospedado na casa de amigos, para realizar o teste de glicemia. “Achei bastante legal e produtivo. Fiz um testezinho que é muito importante, como no meu caso, a minha glicemia é baixa. Hoje, eu vim conferir e está um pouco alterada. Então, precisamos desse cuidado, não podemos vacilar”, disse.