Abril Verde traz conscientização sobre a importância da Segurança do Trabalho
Neste domingo, 28, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O mês de abril é conhecido como “verde”, sendo marcado por diversas ações que visam à conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho, assim como a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
Esse dia ficou marcado, já que, em 28 de abril de 1969, houve a explosão de uma mina nos Estados Unidos, com várias vítimas no ambiente de trabalho. Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data em memória às vítimas de acidentes e com a finalidade de prevenir outros problemas dentro do ambiente de trabalho.
A Câmara de Aracaju conta com o setor da Segurança do Trabalho. Uma das integrantes da equipe é Ana Paula Santana, que é técnica na área. Ela explica que “o nosso principal objetivo na Câmara é promover a saúde e o bem-estar do trabalhador. Realizamos a solicitação de equipamentos de proteção, analisamos os riscos, fazemos a inspeção de extintores e do local de trabalho. Há também a realização de cursos para brigadistas, assim como ginástica laboral”, explica.
Ana Paula também explicou que a segurança começa desde o deslocamento do funcionário de casa até o trabalho. Por isso, há diversas ações preventivas ligadas à redução dos acidentes de trânsito.
“A segurança do trabalho começa desde quando a gente sai de casa. Então, no processo de casa para o trabalho, nós também temos que ter essa atenção no trânsito, tanto se você é motorista, quanto se você é pedestre.” Além disso, a técnica em segurança do trabalho comentou que existem outras ações importantes para facilitar o dia a dia do trabalho. Um deles é o cuidado com a postura, visando reduzir as chances de desenvolver problemas na coluna e articulações.
“Dentro do trabalho, nós precisamos cuidar, por exemplo, da nossa postura. Muitas vezes, ficamos na mesma posição por muito tempo e, com o passar dos anos, nós sentimos dores na coluna. As relações no ambiente de trabalho também são importantes, pois, quando a gente trabalha com colegas de trabalho dispostos a nos ajudar, somos motivados.”
Além dessas atividades, há tarefas administrativas que são realizadas pela analista administrativa Fernanda Mara. Ela comentou que é responsável “pela produção de relatórios sobre o tema, solicitação de compras dos equipamentos de proteção individual, acompanhamento da clínica que faz os exames admissionais e de retorno ao trabalho, dentre outros”.
Se o servidor da CMA sentir sua segurança afetada, é possível buscar o setor que fica localizado no Anexo I, na Rua Itabaiana, nº 174.
Setores da CMA são beneficiados com atividades ligadas à segurança no trabalho
Letícia Barros, que é chefe de divisão da taquigrafia e revisão, comentou sobre os benefícios proporcionados pelo acompanhamento com o setor de segurança do trabalho.
“Desde que o setor de segurança começou a trabalhar aqui , já aconteceram mudanças bem importantes em relação ao nosso trabalho. Primeiro, conseguimos fones de ouvido, que abafam mais o som e conseguimos ter uma atenção e um foco maior em relação aos fones anteriores. Depois, foram as cadeiras, que são reguláveis, a partir da altura da pessoa, do peso. Dessa forma, conseguimos mais conforto e a pessoa consegue regular de forma personalizada”, pontuou Letícia.
Vale ressaltar que o setor de Taquigrafia é responsável pelo registro taquigráfico das atividades legislativas, como as coberturas das sessões ordinárias e extraordinárias.
Em homenagem ao Abril Verde, CMA realiza palestra para os servidores nesta segunda-feira (29/04)
Nesta segunda-feira (29/04), às 09h, a CMA promove a palestra “Abril verde” para os servidores da CMA, com a nutricionista Naytiara Louise e o agente de trânsito, Reinato Ferreira. O evento será realizado na Escola do Legislativo, localizada na Avenida Desembargador Maynard, 621, nas Salas 4 e 5.