Abril Marrom: Seu Marcos destaca lei de sua autoria

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/04/2020 11h50, última modificação 08/04/2020 14h13
Abril Marrom: Seu Marcos destaca lei de sua autoria

Foto: Gilton Rosas

O vereador Seu Marcos ( PDT) destacou nesta quarta-feira, 8, a lei n° 5.225/2019, que cria a campanha oficial de prevenção de doenças relacionadas à cegueira, o “Abril Marrom”, em Aracaju. Sancionada em 10 de julho de 2019 , a norma tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção da doença.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1.2 milhões de brasileiros cegos. No entanto, aproximadamente 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, pois resultam de causas previsíveis ou tratáveis.
“Essa lei acompanha um movimento do país inteiro. A maioria dos casos de cegueira existentes no Brasil poderiam ser evitados. Por exemplo, quando é causado por patologias que podem ser tratadas, como glaucoma, retinopatia diabética e a toxoplasmose congênita”, disse o parlamentar .
Seu Marcos destacou ainda: “a ideia era alinhar este ano uma série de ações no mês de abril com diversas entidades ligadas à causa da prevenção da cegueira. Infelizmente, atravessamos um período difícil por conta do Coronavírus, após a normalização, conversaremos com a Secretaria Municipal de Saúde para efetivar a nova legislação”, destacou.