"A Escola do Legislativo me proporcionou um dia de aprendizado fora da sala de aula”, diz Luiz Fernandes, estudante do 9º Ano

por Lucas Oliver- Assessor da Escola do Legislativo — publicado 30/10/2023 11h24, última modificação 30/10/2023 11h24

Foto: Gilton Rosas

Na última quinta-feira, 26, aconteceu mais uma edição do projeto Conhecendo o Parlamento, por meio da Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), reunindo cerca de 30 estudantes do Centro Educacional Construir, localizado no bairro 17 de Março, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, Vander Costa, o projeto pioneiro no Brasil Conhecendo o Parlamento estimula os jovens a aprenderem sobre representatividade política. “Falar sobre o poder legislativo para os estudantes é disseminar a política e formar cidadãos inteligentes e críticos, além de ser um momento de vivenciar o cotidiano de um vereador na CMA, pois dividimos o projeto em duas etapas, sendo a primeira aqui, na Escola do Legislativo de Aracaju, com a parte teórica e a prática com a simulação de uma eleição, quando elegermos o Vereador do Futuro junto com o TRE e na segunda etapa os estudantes vão à CMA para conhecer o prédio e assistir a uma sessão”, destaca.

Ainda de acordo com Vander Costa, a participação do TRE é fundamental. “Este projeto só acontece por causa de parcerias tanto com a CMA e com o TRE, pois eles gentilmente trazem a urna eletrônica para que os alunos possam conhecê-la e compreender que ela é segura e é através dela que votamos nos candidatos ao cargo Vereador do Futuro. Hoje o estudante do 9º Ano, Luiz Fernandes, foi eleito pelos colegas como o representante do legislativo”, conclui.

“Fiquei impressionado com a aula que o professor Vander ministrou, pois aprendi muita coisa sobre história e política. A Escola do Legislativo me proporcionou um dia diferente com muito conhecimento fora do colégio. Eu pude participar de uma disputa eleitoral entre meus amigos e fui eleito pelo povo como vereador do futuro”, diz o estudante do 9º ano entusiasmado pela participação na campanha, Luiz Fernandes.

A representante do TRE, a analista judiciária Roberta Feitosa, comenta que participar desse projeto é gratificante. “Ficamos felizes em participar desde o início desse projeto, pois impacta diretamente cerca de 30 jovens que vão chegar  às suas casas e falar para os pais, coleguinhas e parentes sobre a responsabilidade política de que cada eleitor deve ter, além da segurança da urna eletrônica nas eleições. É mágico falar com estudantes do ensino fundamental, pois estamos contribuindo com a formação e responsabilidade que eles têm na mão na hora de eleger candidatos que vão nos representar no período de quatro anos. A Escola do Legislativo pode contar com o apoio do TRE sempre, pois sabemos da importância desse projeto”, diz.

Já a professora de história Caroline Ramos afirma que a Escola do Legislativo de Aracaju cumpre o papel de informar e educar sobre o poder legislativo. “Existem alunos de faixa etária diferente, mas a política faz parte do dia a dia deles e hoje essa atividade faz com que os estudantes possam compreender sobre representatividade política, além de participarem da simulação de uma eleição junto com a urna eletrônica trazida pelo TRE. A Escola do Legislativo está de parabéns pelo trabalho desenvolvido sobre o legislativo”.

Para a surpresa de todos, o estudante do 4º Ano, Samuel Roberto, durante a vivência na CMA, mostrou o seu talento cantando um louvor na Tribuna do Plenário Abrahão Crispim. “Eu quis mostrar um pouco do que precisamos com essa música, afinal, cantar traz paz e alegria a todos”, finaliza.