Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 28/10/2024 10h02
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Nitinho comemora aprovação do PL em Sessão Ordinária

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Nitinho comemora aprovação do PL em Sessão Ordinária

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje, 22, o vereador Nitinho Vitale (PSD) comemorou a aprovação do Projeto de Lei (PL) de N° 255/2019. O PL, de autoria do parlamentar, foi aprovado em 1° votação na 85ª Sessão Ordinária e revalida o reconhecimento de utilidade pública da Unidade Espírita e dá providências correlatas.

Nitinho Vitale fala que “Eu preciso destacar que todos os projetos de utilidade pública passam por uma triagem de validação até chegar a pauta na Câmara Municipal de Aracaju. Eu fico muito feliz pela aprovação em primeira votação do meu projeto de lei que reconhece a Unidade Espírita como utilidade pública e agradeço o apoio dos meus colegas parlamentares”.

Projeto de Sheyla Galba que reconhece utilidade pública da Associação Mulheres de Peito é aprovado na Câmara

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Projeto de Sheyla Galba que reconhece utilidade pública da Associação Mulheres de Peito é aprovado na Câmara

Foto: Assessoria da parlamentar

Por unanimidade, foi aprovado nesta quarta-feira, 22, em primeira discussão na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei da vereadora Sheyla Galba que reconhece a utilidade pública da Associação Mulheres de Peito, que proporciona apoio e amparo social, emocional, psicológico e educativo às mulheres pacientes oncológicas da capital e do interior do nosso estado.

Ao justificar a propositura, a parlamentar relembrou a origem da instituição em 2014 a partir de um grupo de WhatsApp formado inicialmente por quatro mulheres em tratamento oncológico. “Com a proposta apenas de manterem contatos umas com as outras. O grupo foi crescendo gradativamente à medida em que novas integrantes iam surgindo e com isso foi formando uma rede de autoajuda por meio do aplicativo de mensagens”, detalhou.

Sheyla Galba destacou que diante do descaso por parte do poder público aos pacientes oncológicos, elas se tornaram militantes por um tratamento digno. “Foi então que nasceu a Associação Mulheres de Peito, que realiza suas tarefas de apoio emocional, psicológico e social, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por especialistas voluntários e é mantida por doações voluntárias”, enfatizou.

“E é justamente por todo esse histórico e trabalho de apoio e amparo às pacientes oncológicas que estamos buscando esse reconhecimento de utilidade pública à Associação Mulheres de Peito, instituição que tornou-se uma referência para a sociedade na defesa dos direitos das pessoas com câncer”, complementou.

Nitinho elogia desenvoltura de colegas de parlamento

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Nitinho elogia desenvoltura de colegas de parlamento

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 23, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), elogiou a desenvoltura dos colegas de parlamento da atual legislatura. “Eu estou muito orgulhoso de trabalhar com essa nova Câmara com ideias jovens e que pensa no coletivo”, ressaltou.

De acordo com Nitinho, os vereadores precisam lembrar que são representantes da população e não trabalhar apenas num projeto pessoal. “Estamos representando o povo de Aracaju, infelizmente algumas pessoas vestem a capa da vaidade e esquecem que o povo é muito maior que a gente. Humildade saber andar no meio do povo”, disse.

Nitinho completou que outra coisa que os parlamentares não podem fazer é prometer a população o que não podem cumprir. “Aqui temos muitos vereadores que tem bom coração e tem diversos trabalhos sociais voltados para a população aracajuana”, afirmou.

Paquito convoca população para participar de audiência de revisão do Plano Diretor

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Paquito convoca população para participar de audiência de revisão do Plano Diretor

Agência Câmara Aracaju

O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) convocou durante a sessão desta quinta-feira, 23, toda a população aracajuana para participar das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Aracaju. “Estamos num momento importante para a cidade, o nosso plano está há mais de 20 anos sem revisão. Aracaju terá um crescimento com a participação das pessoas. Leve seu amigo, vizinho e parente levem suas críticas, participe”, disse.

De acordo com Paquito, a próxima audiência sobre o Plano Diretor será hoje no bairro Santo Antônio, na Emef Dom José Távora, às 18h30. O vereador disse ainda que o objetivo das reuniões objetivo mobilizar a população em torno das discussões a respeito da cidade que se deseja construir.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a limpeza do campo de futebol no Residencial Senador Eduardo Dutra, no Porto Dantas. “Em recente visita, encontrei o campo de forma precária e a Emurb prontamente atendeu nosso pedido. Obrigado, mais um ato feito em prol da comunidade”, finalizou.

Nitinho se reúne com presidente regional de odontologia para tratar de demandas da classe

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Nitinho se reúne com presidente regional de odontologia para tratar de demandas da classe

Foto: César de Oliveira.

O presidente municipal da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), se reuniu com o presidente estadual de odontologia do estado de Sergipe, Anderson Lessa, para tratar de demandas da classe. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, no gabinete presidencial da Câmara.

Nitinho afirmou que o Poder Legislativo está aberto para receber demandas da população. “Hoje recebi o presidente regional de odontologia e nosso papel é recebê-los para ouvir, debater, discutir e apreciar as solicitações quando possíveis pelo poder legislativo. Vamos providenciar uma audiência pública com a presença de todos os vereadores para atendê-los da melhor forma”, explicou Nitinho.

O presidente regional de odontologia relatou que na saúde pública do município de Aracaju há uma carência de profissionais de odontologia, por isso procurou a Câmara para buscar solução. “É importante ter esses laços estreitados com entidades públicas em benefício da sociedade, apoiando e sendo apoiado por pessoas que têm extrema relevância na sociedade. Trouxe para Nitinho algumas questões sobre taxas de vigilância sanitária e a possibilidade de um concurso público”, finalizou Anderson Lessa.


“Edvaldo assumiu esse compromisso na campanha. Estou aqui para cobrar”, diz Sargento Byron sobre acessibilidade

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
“Edvaldo assumiu esse compromisso na campanha. Estou aqui para cobrar”, diz Sargento Byron sobre acessibilidade

Foto: Assessoria de Imprensa

Na semana do dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), aproveitou para lembrar do compromisso firmado pelo prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira (PDT), durante a campanha, que garantiu que a atual gestão estaria comprometida em tornar a cidade ainda mais inclusiva e acessível para as pessoas com deficiência.

Durante toda a semana, o parlamentar participou de eventos alusivos à data com o objetivo de se somar e reforçar o seu compromisso com os quase 150 mil cidadãos aracajuanos que, segundo o Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju, possuem ao menos um tipo de deficiência. “É uma luta diária. Esta semana vem para reforçar todas as bandeiras do movimento. E, sem dúvida, toda a sociedade deve ser considerada responsável por assegurar esses direitos aos cidadãos com deficiência e contribuir com o fortalecimento dessa agenda que visa debater os desafios, avanços e retrocessos da execução daquilo que a política pública de inclusão nacional determina”, destacou.

Instalação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras; entrega do Troféu Pipiri; ato público realizado pelo Movimento Livre e a XIII Semana da Acessibilidade promovida pelo Conselho Municipal foram alguns dos atos e movimentos que contaram com a participação do parlamentar. “É muito importante que a Câmara se faça presente nesses espaços que trazem para o debate aquilo que os aracajuanos têm diante das dificuldades enfrentadas por quem realmente sente na pele. Precisamos ouvir, levar para a Casa Legislativa e reivindicar que esses direitos sejam assegurados. Afinal, estamos na Câmara para representar todos os cidadãos, principalmente aqueles que mais precisam e dependem das nossas vozes para que as suas lutas sejam pautadas e ouvidas”, avaliou.

Em um dos eventos da Semana da Acessibilidade, na última terça-feira, 21, o vereador lembrou da promessa feita pelo prefeito. “O prefeito, durante a campanha, assumiu o compromisso de tornar Aracaju mais inclusiva e acessível. Esses cidadãos esperam avanços significativos na promoção das políticas públicas e nas questões que envolvem a estrutura. O movimento pode contar com o apoio do meu mandato para que possamos sensibilizar o prefeito, que assumiu esse compromisso em prol da causa da pessoa com deficiência. Edvaldo assumiu esse compromisso na campanha. Estou aqui para cobrar”, garantiu.

Joaquim da Janelinha apela em sessão ajuda para morador do conjunto Augusto Franco

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Joaquim da Janelinha apela em sessão ajuda para morador do conjunto Augusto Franco

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS), utilizou do pequeno expediente do dia de hoje, 23, para que todos os aracajuanos se somem a uma corrente do bem em prol do senhor Altamiro, 79 anos. Ele que é vendedor de geladinho há mais de 30 anos no conjunto Augusto Franco, e que nesse momento, passa por dificuldades financeiras, até que o seu apartamento está indo à leilão.

O parlamentar relatou que André, o administrador de uma página no Instagram @melhordafarolandia, muito propagada e que mobiliza situações como essa no bairro, está à frente dessa campanha em prol do Sr. Altamiro, e que não seria justo ele também não se somar a essa causa tão nobre.


Já estão sendo realizadas doações on-line e via pix. Essa arrecadação já está no 4º balancete com o valor total de R$ 27.321,70, faltando ainda R$ 30.978,30 para que seja quitada a sua dívida habitacional, garantindo a moradia desse senhor que, segundo Joaquim, inspira a todos na vontade de trabalhar, simpatia e carisma.


“Deixando de lado questões políticas e aguçando ainda mais o nosso lado humano, venho aqui de fato colocar em público a atual necessidade do Sr. Altamiro. Sei que não só o bairro Farolândia, mas toda Aracaju já está se mobilizando. Desde já, gratidão a todos, e aos que puderem se somar, sejam muito bem-vindos. Entrem na página @melhordafarolandia para maiores informações”, finalizou Joaquim.

Eduardo Lima parabeniza o trabalho de seus colegas vereadores

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Eduardo Lima parabeniza o trabalho de seus colegas vereadores

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 23, o vereador Eduardo Lima (Republicanos), usou o seu tempo de fala na octogésima sexta Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Aracaju para parabenizar o trabalho dos seus colegas parlamentares.
Enfatizou que esta legislatura vem trabalhando com excelência pela cidade e que o fato de caminharem juntos ainda que alguns sejam de oposição, não tem impedido que os aracajuanos parabenizem o trabalho que os mesmos vêm realizando.
Em seguida Eduardo Lima destacou que esteve no dia de ontem, 22, no loteamento Jardim Recreio, localizado no bairro Santa Maria, visitando o Projeto Caminho do Bem. Idealizado por Thiago Amarantes, projeto realizado com apoio de moradores da região que se uniram de forma voluntária para dedicar-se ao trabalhar com crianças, adolescentes e idosos, levando um pouco de alegria para aquelas pessoas carentes de acesso a entretenimento, lazer e tantas outras coisas que só o poder público pode proporcionar.
O vereador deu a entender aos seus colegas que por mais que o trabalho esteja sendo considerado excelente, ainda há muito o que se fazer e ressaltou que outras localidades como, imediações da Av. Alexandre Alcino, Horto, Aquários, Paraíso do Sul, entre outras, necessitam de um olhar diferenciado e mais humano por parte das autoridades.
"Ouvindo os voluntários pude perceber o quanto a comunidade, carece de atenção, em especial as crianças, que sofrem com a falta de praças públicas e brinquedos para que elas possam curtir a sua idade. Coloquei o meu mandato ao dipor dos responsáveis do projeto para buscarmos condições de crescimento do mesmo e assim ajudar a trazer mais qualidade de vida para região" afirmou o vereador.

Sheyla Galba cobra mais estrutura para os Conselhos Tutelares de Aracaju

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sheyla Galba cobra mais estrutura para os Conselhos Tutelares de Aracaju

Foto: Assessoria da parlamentar

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) levou à Câmara Municipal de Aracaju, em discurso nesta quinta-feira, 23, a necessidade de mais atenção aos conselhos tutelares que atuam na capital. A parlamentar relatou a visita realizada a um dos distritos após solicitação dos próprios conselheiros aos parlamentares, onde constatou problemas e demandas.

“Iniciei essa série de visitas pelo 6º Distrito, no Santa Maria, que abrange uma área gigantesca, incluindo o Santa Maria, o 17 de Março, o Aeroporto e toda a Zona de Expansão. Ou seja, um amplo espaço, consequentemente muitas demandas para poucos conselheiros. Por isso a importância da gente visitar para saber o que essas pessoas passam”, afirmou a vereadora.

Sheyla Galba ressaltou que ainda dentro deste mês pretende visitar os demais distritos, para verificar as necessidades de cada um deles. “Eu não conhecia esse lado, as dificuldades enfrentadas pelos conselhos. O 6º Distrito, por exemplo, funciona numa pequena casa alugada, que foi adaptada para ser a sede. Os quartos que foram transformados em escritórios são pequenos e abafados, sem nenhum tipo de ventilação, inclusive o ventilador há muito tempo está quebrado e, mesmo com pedido, não é feito o conserto”, detalhou..

“Quando é necessário atender uma demanda onde a pessoa precise de mais privacidade para que ninguém escute o diálogo, infelizmente tem que ficar do lado de fora porque ninguém aguenta o calor. Infelizmente, não há estrutura para atender a quantidade de pessoas que buscam atendimento, não tem nem segurança”, complementou a parlamentar.

A vereadora destacou a necessidade de mais recursos e estrutura para os conselhos tutelares. “Até mesmo para tirar uma xérox de documentos é uma dificuldade porque há uma limitação de mil impressões e cópias por mês. É preciso mais recursos para que os conselheiros realizem seu trabalho”, frisou.

Por fim, a vereadora Sheyla Galba comprometeu-se em apresentar projetos com o intuito de contribuir com o trabalho dos conselhos. “Precisamos olhar mais e atuar pelos conselheiros tutelares de Aracaju. Eles atuam diuturnamente e não recebem hora extra, nem os 20% pelos plantões e finais de semana que é direito deles estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”, concluiu.

Sargento Byron apresenta projeto ao Comando Geral da PM

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sargento Byron apresenta projeto ao Comando Geral da PM

Foto: Assessoria do parlamentar

Ontem, 23, o vereador da capital da capital sergipana, Sargento Byron (Republicanos), visitou o Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe, onde foi recebido pelo coronel Marcony Cabral, comandante geral, para apresentar uma proposta de ampliação do projeto “Treinamento Físico Militar Stand Up Paddle”, que é realizado, na Orla Pôr do Sol, em Aracaju, destinado aos policiais do GETAM. A sugestão do parlamentar é que o projeto seja promovido, também, na Orlinha da Coroa do Meio, próximo à Associação de Pescadores.

A ideia é que Aracaju tenha mais um ponto para a execução do projeto, que visa promover atividades físicas voltadas ao condicionamento físico dos profissionais da segurança, bem como mais uma oportunidade de lazer. Além de ser uma ampliação do projeto, a proposta tem como perspectiva garantir mais um atrativo turístico à Orlinha da Coroa do Meio.

“Esse é um projeto que visa promover atividades esportivas, além de competições, com o intuito de gerar uma cultura e preparação de atletas locais, condicionando-os e motivando-os a participação de eventos estaduais, nacionais e mundiais. O propósito, também, é de contribuir com a ampliação dos atrativos e potenciais turísticos da Orlinha da Coroa do Meio e colaborar com a conscientização permanente junto aos praticantes locais, pescadores, barqueiros e turistas de uma cultura de desenvolvimento sustentável e proteção do meio ambiente. Queremos tornar o espaço cada vez mais frequentado pelos turistas e moradores e fortalecer o pertencimento dos cidadãos aracajuanos no que se refere ao uso daquele local que é muito bonito e acessível à comunidade em geral”, explicou Byron.

Outra proposta do projeto é estabelecer uma aproximação entre a comunidade e a polícia. “A polícia é amiga dos cidadãos aracajuanos. Essa relação entre a corporação e os aracajuanos é muito importante para que se tenha um entendimento saudável da missão social desses homens e mulheres que, diariamente, atuam com o objetivo de prevenir situações de risco aos cidadãos e ao patrimônio. Aposto muito neste projeto e sei da sua potencialidade para melhorar a saúde dos praticantes e estabelecer essa conexão com a população aracajuana”, reforçou o vereador, que estava acompanhado do instrutor de Stand Up Paddle, André Nascimento.

Isac participa de Audiência Pública para discussão do Plano Diretor

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Isac participa de Audiência Pública para discussão do Plano Diretor

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite de ontem, 24, o vereador Isac (PDT) esteve presente na discussão do Plano Diretor que ocorreu no Emef Dom José Vicente Távora, Manoel Preto, localizado no Bairro Industrial.

O objetivo da Audiência foi de aproximar a população do debate público e somar contribuições da sociedade civil para o planejamento e revisão do Plano Diretor. Embora a Audiência tenha sido muito participativa, os bairros esperados não estiveram presentes de forma plena.

Para Isac, é necessário que novas Audiências Públicas sejam realizadas nos bairros que se ausentaram no debate de ontem. De acordo com o vereador, as pautas levantas acerca do Bairro Industrial já são demandas sendo trabalhadas por seu mandato.

“É importante que no Plano Diretor haja a previsão de resolutividade de diversos problemas, sabendo que a revisão do plano tem que alcançar as diferentes áreas de uma cidade, como o meio ambiente, a mobilidade urbana, o uso inteligente do sol e do espaço público para, dessa forma, construir uma Aracaju melhor”, acrescenta Isac.

Sargento Byron prestigia 10º Congresso do Sindifisco

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sargento Byron prestigia 10º Congresso do Sindifisco

Foto: César de Oliveira

Na noite de ontem, 24, ocorreu, em Aracaju, a 10ª edição do Congresso do Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe. Representando à Câmara Municipal da capital sergipana, o vereador Sargento Byron (Republicanos) prestigiou o evento, que conta com representantes da política de todo o estado, além de personalidade brasileiras importantes, que até esta sexta-feira, 24, estarão reunidos para discutir os desafios do fisco e a sua importância para o desenvolvimento do Estado.

Com o tema “Fisco Valorizado, Estado Desenvolvido”, o evento pretende estabelecer um debate amplo sobre a Administração Tributária no Estado Social e Democrático e os reflexos das desonerações de tributo tão empregadas pelos gestores públicos. Byron avaliou a realização do Congresso como muito pertinente para fortalecer as discussões sobre o atual cenário social do país, além de estabelecer um diálogo com muita qualidade a respeito da importância do desenvolvimento das atividades dos fiscos em Sergipe.

“Este é um evento muito pertinente para discutirmos o atual cenário social e político do país, sobretudo de Sergipe, analisando alternativas para o fortalecimento da luta por conquistas de direitos, bem assim pelo crescimento e desenvolvimento do ente federativo e reconhecermos o quanto que o trabalho dos fiscos é necessário para o desenvolvimento saudável do Estado. Nosso respeito aos auditores fiscais sergipanos que, mesmo trabalhando em condições adversas, mantêm o mesmo nível de profissionalismo e empenho, combatendo a sonegação de tributos no estado e contribuindo para elevar a arrecadação. Eu que já trabalhei na companhia fazendária da PM/SE, acompanhei de perto essa realidade.”, disse o vereador.

Plano Diretor: Ricardo Marques participa de mais uma audiência e reforça necessidade de envolvimento da população

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Plano Diretor: Ricardo Marques participa de mais uma audiência e reforça necessidade de envolvimento da população

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) participou de mais uma audiência púbica sobre a revisão do Plano Diretor do Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) que ocorreu na noite da quinta-feira, 23 de setembro, na Escola Dom José Vicente Távora, no Bairro Industrial, e reforça a necessidade do envolvimento da população.

“Estou participando de todas as audiências públicas e convido que todos se envolvam e participem também, afinal o futuro de Aracaju está sendo debatido e essa revisão é do interesse de todos nós. É muito importante que a população se faça presente e opine também. É discutindo que a gente avança, ainda faltam seis audiências”, explica.

O parlamentar firmou o compromisso de comparecer em todas as audiências públicas e lamenta a pouca participação popular. “Infelizmente o processo de revisão está sendo atropelado e pouco participativo. A pressa é inimiga da perfeição e não podemos permitir que tudo seja feito com tanta velocidade levando em consideração que estamos há mais de 20 anos sem Plano Diretor e aprovar um novo plano em menos de seis meses é muito precoce”, defende.

“A quem interessa esse Plano Diretor? Por qual razão a Prefeitura de Aracaju está fazendo tudo com tanta pressa? Qual a participação efetiva da população nesse novo Plano que irá construir a cidade dos nossos filhos e netos?”, questiona Ricardo.

Plano Diretor: vereador Sávio participa de Audiência Pública no bairro Industrial

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Plano Diretor: vereador Sávio participa de Audiência Pública no bairro Industrial

Foto: Assessoria do parlamentar

Para revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, a prefeitura municipal iniciou nesta semana as Audiências Públicas que objetivam ouvir a população dos vários bairros da capital sobre os seus anseios frente às necessidades futuras da cidade. A segunda Audiência, que aconteceu no bairro Industrial, contou com a presença do vereador Sávio Neto de Vardo.

Para o parlamentar, o evento representa um momento histórico. “Venho com grande alegria e esperança de uma cidade mais evoluída e organizada. Esse é um momento que ficará marcado na vida de muitas pessoas, pois há mais de 20 anos que tivemos uma revisão de Plano Diretor”, recordou Sávio.

O Plano Diretor tem como função estabelecer as diretrizes para o ordenamento futuro do município, a partir de diagnósticos urbanos, protegendo o meio ambiente e assegurando o direito à cidade. E para Sávio, ouvir as comunidades é questão de obrigação.

“Sem dúvidas, com o apoio e os desejos da população teremos aquela ‘cidade que queremos’, respeitando e acolhendo as opiniões e debatendo, conforme nos manda a democracia e a lei”, expressou.

Anderson de Tuca comemora iniciativa da prefeitura

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Anderson de Tuca comemora iniciativa da prefeitura

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Anderson de Tuca (PDT) comemora a iniciativa da prefeitura de tornar gratuita a emissão da carteira de identidade para os aracajuanos, em acordo com a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A identidade poderá ser emitida em três pontos: sede da Fundat, Unidade de Qualificação Profissional Santa Maria e na Unidade de Qualificação Profissional Maria Emília dos Santos.

O anúncio foi feito na tarde da última sexta-feira, 24, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e o vereador concorda que o projeto facilitará a vida dos aracajuanos por tornar mais acessível esse serviço essencial. “Fico feliz que a gestão esteja preocupada com os aracajuanos e façam o possível para facilitar a vida da população”, disse Anderson.

Linda Brasil e Ângela Melo realizam debate sobre Estado Laico e Democracia

por Assessoria de Imprensa das parlamentares — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Linda Brasil e Ângela Melo realizam debate sobre Estado Laico e Democracia

Foto: Assessoria das parlamentares

As parlamentares Linda Brasil (PSOL) e Ângela Melo (PT) realizaram na última sexta-feira, 24, um importante espaço de debate sobre Estado Laico e Democracia, em especial no município de Aracaju, onde trouxeram para contribuir na discussão professor Doutor Alexandre de Jesus e a professora socióloga, pesquisadora e Yalorixá Martha Sales. O espaço foi provocado pelos movimentos sociais e instituições após estar tramitando um PL que propõe a regulamentação do município em relação à liberdade religiosa da população.

A vereadora e educadora Linda Brasil ressaltou a importância do momento frente ao período de um desgoverno genocida, e que cotidianamente tem desrespeitado a população, em especial, os grupos mais vulneráveis da sociedade. “esse momento é importante, principalmente nesse momento que estamos atravessando, nesse desgoverno genocida, negacionista e obscurantista”, destacou.

O professor Doutor Alexandre de Jesus, do departamento de Ciências da Religião, colocou que o momento vivido no país exige trazer esses temas para a discussão, Estado Laico e Democracia, e a relação entre essas duas questões.

“A democracia não é só a partir do voto, o voto é o início, representa a iniciativa popular na eleição de representantes, mas se esses representantes eleitos não cumprem os papéis que lhes são destinados no ordenamento jurídico, nas instituições para as quais eles foram eleitas, essa democracia se encontra fragilizada. Por exemplo, o executivo não está ali para governar sem que haja limites para o exercício do seu governo, os limites foram estabelecidos pela carta magna, pela constituição do país, pelo ordenamento jurídico do país. O mesmo ocorre com o poder legislativo, tando as federais, as estaduais e as municipais, aí cabe ao STF averiguar se as leis elaboradas são constitucionais”, explicou o professor.

O professor esclareceu como foi importante a separação entre religião e Estado para que os religiosos pudessem exercer com liberdade e segurança a sua prática religiosa. “O princípio de laicidade presente nas constrituições dos Estados modernos, ele protege o religioso, porque ao mesmo tempo que impede que o Estado venha a patrocinar determinadas religiões, ele também impede a interferência do Estado em questões que são próprias de cada religião”, complementa.

Para a Yalorixá e pesquisadora Martha Sales ressaltou como o Poder Legislativo funciona na proporcionalidade, e representa o todo, é o regime de todos. “Então essa inversão de valores, essa inversão que temos visto, um entendimento de como essa democracia ela deve ser exercida no país, porque a nossa constituição, que é essa Carta Magna, e que nos direciona, ela está sendo fragilizada, está sendo rasgada na verdade. Eu gostaria de dizer que eu continuo acreditando na democracia e no Estado Laico. Esse Estado Laico e essa democracia que nós temos, estão fragilizados”, observou Martha.

As/os debatedores avaliaram os perigos das manobras institucionais, como por exemplo, colocar para o município a responsabilidade de tutelar as liberdades religiosas, como sendo tentativas de fragilizar o Estado Laico. “Imagino o quanto é duro para as parlamentares, uma luta diária, é um passo daqui e um retrocesso dali, mas é necessário estarmos atentas/os, e não deixar que as manobras prossigam”, afirmou.

Linda Brasil, parlamentar e educadora, falou sobre a urgência de se discutir esses temas em sala de aula, a exemplo de quando saiu a discussão da Escola Sem Partido, e como tentaram manipular os jovens e a população com as fake news.

“O Estado Laico está na constituição mas ele próprio age como se não houvesse o Estado Laico. Essas ações e movimentos anti-democráticos, comportamento intolerantes, que usam de bandeiras da liberdade, liberdade da expressão como esse governo bolsonaro gosta de usar, da liberdade religiosa, para muitas vezes abrir brechas para que pessoas usem discursos de ódio, textos que são usados de forma literal e distorcida, da bíblia, quando são convenientes para projetos de dominação e de poder”, alertou a vereadora.

Por fim, as e os debatedores alertaram que o processo de amadurecimento e discussão dessas questões precisa ser permanente e de constante vigilância e participação popular. Linda salienta que um dos maiores problemas é que o Projeto de Lei que trata de estabelecer diretrizes de proteção e liberdade aos religiosos, não convida ao diálogo as religiões que mais precisam dessa proteção do Estado.

“Sabemos que as religiões hegemônicas cristãs no Brasil não são atacadas, ao contrário, o que vemos são pessoas usando erroneamente o nome de Deus para atacar pessoas como eu e outras LGBT'S, como foi feito comigo quando fui eleita, para deslegitmar minha vitória, deslegitmar minha condição de mulher na sociedade.”, refletiu a parlamentar.

Ao final, o professor Alexandre de Jesus informou sobre a realização dos Seminários Interreligiosos realizados na Universidade Federal de Sergipe, e como as organizações e instituições tem se posicionado contrárias ao PL da forma que está sendo colocado, e a importância de se ampliar e pluralizar o debate a respeito da laicidade e democracia no âmbito do município de Aracaju.

Joaquim da Janelinha é o convidado da Live do Parlamento Digital

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Joaquim da Janelinha é o convidado da Live do Parlamento Digital

Arte: Vanessa Passos

A importância da Educação no processo de desenvolvimento social do cidadão será o tema da Live do Parlamento Digital no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju) na quarta-feira, 28, com o vereador Joaquim da Janelinha (Pros).

A conversa será conduzida pelas jornalistas Martha Mendonça e Leilane Coelho. Durante a live, os mediadores aprofundarão o assunto de uma forma leve, explicativa e com muitas informações. Participe enviando suas perguntas, dúvidas ou questionamentos por meio das redes sociais da Casa Legislativa Municipal.

Professora Ângela Melo participa de Audiências do PDDU, critica método da Prefeitura e apresenta propostas

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Professora Ângela Melo participa de Audiências do PDDU, critica método da Prefeitura e apresenta propostas

Foto: Assessoria da parlamentar

“Quem aqui é do Porto Dantas? Quem aqui é da Palestina? Quem aqui é do 18 do Forte? Quem aqui é do Centro?” Para cada pergunta feita, poucos braços levantados. Em alguns casos, nenhum braço, demonstrando que alguns bairros não tinham ali sequer um único morador como representante.

Esta cena, que aconteceu na segunda Audiência Pública de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, confirma o que a vereadora Professora Ângela Melo (PT) tem reafirmado: o método definido pela Prefeitura de Aracaju foi para a realização de revisão do PDDU sem participação social.

Presente tanto à primeira quanto à segunda Audiências, que aconteceram respectivamente nos bairros Santos Dumont e Santo Antônio, nos dias 21/09 e 23/09, Professora Ângela Melo é enfática na crítica à opção da Prefeitura em não garantir o protagonismo da população aracajuana.

“Além da pequena quantidade de audiências, apenas oito para uma cidade como Aracaju, eu quero lamentar o método definido pela Prefeitura. Primeiro, que o tempo para as contribuições tem sido muito pouco e sem resposta do poder público no momento da própria Audiência. Segundo, que a linguagem utilizada pela equipe técnica usa termos e expressões que mais afastam do que convidam as pessoas a se sentirem parte”, ressalta.

Ângela lamenta também o fato da Prefeitura não ter “ações suficientes de comunicação e divulgação para que a participação seja uma marca desta revisão do PDDU”.

Para reverter esta situação, Professora Ângela Melo apresentou uma série de propostas à Prefeitura, como: veiculação de propagandas diárias em carros de som, televisão, rádio e outdoor por toda a cidade; divulgação das audiências nos murais dos postos de saúde, escolas e CRAS; realização de reuniões com as associações de moradores, igrejas, terreiros, sindicatos, grupos de jovens, dentre outros.

“Só assim, chamando cada cidadão e cidadã a participar, poderemos ter um processo de revisão do Plano Diretor que seja verdadeiramente democrático”, disse Ângela.

Anderson de Tuca se reúne com prefeito para tratar de melhorias na cidade

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Anderson de Tuca se reúne com prefeito para tratar de melhorias na cidade

Foto: Assessoria do parlamentar

Na sexta-feira, 24, o vereador Anderson de Tuca (PDT) se reuniu com o prefeito Edvaldo Nogueira para discutir melhorias para Aracaju. O vereador apresentou um ofício com reivindicações nos bairros Siqueira Campos, Novo Paraíso, América, Santa Maria, no Loteamento Cajueiro.

“Levamos vários problemas da Zona Norte, solicitamos a revitalização da Praça do Siqueira Campos, o recapeamento de toda a rua Pernambuco, fechamento da canal na rua Guaporé, solicitamos também a continuidade asfáltica da rua Bahia, após a av. Desembargador Maynard, pedimos atenção especial na rua Quintino Marques. Também falamos sobre o loteamento Recanto dos Cajueiros, no Bairro Santa Maria, e o prefeito fará um estudo para que ele busque a melhor forma de resolver os problemas da comunidade, que vimos durante o Projeto Vereador nos Bairros”, disse o vereador.

Outro tópico da reunião foi sobre a sucessão do governo. Anderson, como membro do PDT, sugeriu que Edvaldo estaria qualificado para assumir o cargo, por estar desempenhando um ótimo mandato na cidade de Aracaju. “É possível perceber, nitidamente, que temos obras da zona norte à zona sul. E ele está sempre buscando inovar. Na minha opinião, Edvaldo Nogueira é um bom nome para o governo!”, acrescentou.

Parlamentares contemplam posse do novo secretário da Indústria, Comércio e Turismo

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Parlamentares contemplam posse do novo secretário da Indústria, Comércio e Turismo

Foto: Gilton Rosas.

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) contemplaram o ato de posse do novo titular da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Fraga, realizado na manhã desta segunda-feira, dia 27. A ação aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Representando a Câmara no ato, estiveram presentes os parlamentares Vinícius Porto (PDT), Pastor Eduardo Lima (Republicanos), Professor Bittencourt (PCdoB) e Ricardo Vasconcelos (Rede).

Os vereadores Vinícius Porto e Bittencourt relataram que diante da capacidade técnica de Jorge, ele fará o melhor para alavancar o turismo de Aracaju. “É um desafio muito grande que ele terá neste período pós pandemia de melhorar a economia e desenvolver o turismo. Mas o currículo e capacidade técnica que ele possui, a secretária está em mãos excelentes”, disseram.

Seguindo da mesma ideia, os parlamentares Eduardo Lima e Ricardo Vasconcelos pontuaram que Aracaju precisa de pessoas como Jorge Fraga, com conhecimento para fazer as coisas melhorarem. “Ele é um advogado militante, possui um currículo invejável. O turismo de Aracaju precisa de uma pessoa desta envergadura e fará um trabalho brilhante para alavancar o nosso turismo em Aracaju”, destacou Ricardo.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), em discurso destacou que Jorge é dos mais indicados para fazer a capital ser divulgada em todo o país. “Vivemos um momento importante de retomada econômica e a chegada de Jorge é mais um indicativo da nossa disposição em atuar junto ao setor. Recentemente, anunciamos investimentos para divulgar Aracaju para o Brasil e tenho certeza que conseguiremos alavancar ainda mais o turismo em nossa cidade”, finalizou.

Binho pede a Edvaldo que leve obras e serviços para a zona norte

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Binho pede a Edvaldo que leve obras e serviços para a zona norte

Foto: Assessoria Parlamentar

A persistência do vereador Binho (PMN-SE) em se aproximar, administrativamente, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT-SE), está trazendo bons frutos para a população. O parlamentar se reuniu com Edvaldo, mais uma vez, para reivindicar obras de infraestrutura na zona norte da capital.


Binho tem sido atendido em seus pedidos e já conseguiu levar serviços para a periferia. Na praça do conjunto Almirante Tamandaré, Olaria e Jardim Centenário já foram contemplados com serviços de podagem, limpeza de canais e pavimentação de ruas. “Edvaldo está realizando uma gestão moderna e tem cumprido o que prometeu para os moradores da zona norte”.


A parceria do mandato popular de Binho com a Prefeitura de Aracaju está mantida. O vereador tem correspondido na Câmara com as expectativas do prefeito Edvaldo Nogueira. “A boa política é uma via de mão dupla. Em contrapartida às obras que estão sendo feitas, nós estamos apoiando à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, no que tange a aprovação de projetos do executivo que vão mudar a vida dos aracajuanos”, disse o vereador do PMN.

Binho salientou que tem orgulho de ser vereador por Aracaju e realizar um grande sonho de sua vida. Trabalhar incansavelmente pelo povo mais carente. “Sinto-me na obrigação de servir à população e para promover mudanças nas vidas dessas pessoas mais necessitadas, conto com a colaboração do prefeito Edvaldo Nogueira”, concluiu.

Vice-líder questiona silêncio da oposição sobre obras em Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Vice-líder questiona silêncio da oposição sobre obras em Aracaju

Foto: Agência Câmara.

Em discurso, o vereador Fábio Meireles (PSC), vice-líder da situação,  questionou o silêncio da oposição sobre a realização das obras executadas pelo Poder Executivo. A reação aconteceu na manhã desta terça-feira, 28, durante o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Fábio Meireles argumentou que somente os parlamentares da situação destacam as obras realizadas pela prefeitura, enquanto a oposição fica em silêncio. “O silêncio ensurdecedor da oposição sobre as obras que tem buscado mudar para melhor a vida dos aracajuanos, mas infelizmente só a base aliada do prefeito reconhece o trabalho executado”, disse.

O vice-líder entende que o parlamentar da base do prefeito busca trabalhar pelo povo e menos para a política. “A cada dia que passa quero trabalhar mais para o povo e menos para o político, foi para isto que a população me elegeu vereador e não somente para discurso eleitoral pensando em eleições futuras”, finalizou.


Paquito de Todos homenageia cantor e compositor José Augusto Sergipano

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Paquito de Todos homenageia cantor e compositor José Augusto Sergipano

Foto: Agência Câmara.

O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) usou o Pequeno Expediente para homenagear o cantor e compositor José Augusto Sergipano que completaria 85 anos neste ano e o 1º torneio de futebol solidário. O discurso aconteceu na manhã desta terça-feira, 28, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Paquito destacou em discurso a contribuição do cantor e compositor José Augusto Sergipano. “Ele contribuiu muito com a sua arte para a cultura sergipana, com grandes musica. Um mito que no dia 03 de outubro faria 85 anos, jamais o esqueceremos e ele será lembrado por décadas”, homenageou.

O parlamentar também falou sobre o 1º torneio de futebol amador solidário que aconteceu nos campos de futebol do parque da cidade. “Esse torneio é muito importante, pois contou com a participação de oito times de Aracaju e teve o intuito de arrecadar alimentos para as famílias necessitadas da nossa cidade, além da grande diversão para os envolvidos”, concluiu.

Escola do Legislativo retoma Projeto Conhecendo o Parlamento

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Escola do Legislativo retoma Projeto Conhecendo o Parlamento

Foto: Gilton Rosas

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima retomou nesta terça-feira, 28, de forma presencial o Projeto Conhecendo o Parlamento. Cerca de 30 alunos da Escola Gonçalo Rollemberg estiveram na escola para acompanhar uma palestra sobre representatividade política, sistema democrático e das três vertentes dos três poderes do estado.

De acordo com o Diretor da Escola, Vander Costa, a Escola do Legislativo criou o projeto para proporcionar aos jovens interação com a Câmara Municipal, principalmente das comunidades carentes das escolas públicas. “A nossa intenção é trazer a comunidade aracajuana para a Câmara, uma vez que a gente oferece palestras teóricas e depois a parte prática”, explicou. Sobre a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Vander disse que o órgão observou a seriedade do projeto e se inseriu nesse cenário. “O TRE trouxe urna eletrônica para que fizesse parte da dinâmica da escolha do vereador e prefeito do futuro”, pontuou.

Ao fazer a abertura do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho, agradeceu a parceria do TRE com a Escola do Legislativo e parabenizou a continuação do projeto. “É um trabalho que vem sendo realizado ao longo de cinco anos e é concentrado nas escolas do município para conhecer um pouco do Poder Legislativo”, disse.

Também presente nesse retorno, o superintendente de Relações Institucionais, Jorginho Araujo, ressaltou que é mais uma ação importante da Escola do Legislativo. “Com o arrefecimento da pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança retomam o projeto Conhecendo o Parlamento recebendo alunos de uma escola pública estadual, aproximando os alunos do parlamento municipal fazendo com o que conheçam um pouco mais de forma superficial o funcionamento do Poder legislativo municipal e trazendo noções da democracia e da cidadania com a parceria do TRE”, ressaltou.

TRE

Segundo o assessor de comunicação do TRE, André Frossard, a iniciativa da Escola do Legislativo vem ao encontro da iniciativa do órgão. “Nós temos um projeto Eleitor do Futuro que ensina aos jovens, futuros eleitores noções básicas de cidadania, democracia e tratando da importância do voto e com certeza essa relação trará bons frutos”, disse.

Alunos

Representando os alunos da escola, Luna Monteiro considerou importante esse tipo de conhecimento sobre os poderes e a democracia. “Acho importante ter essa pequena aula sobre como funciona e como funciona o começo de tudo e de como se transformou”, afirmou.

 

Nitinho recebe Associação de Transportes Escolares

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Nitinho recebe Associação de Transportes Escolares

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 28, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), recebeu representantes da Associação de Transportes Escolares do Estado de Sergipe (Astransp) para tratar de demandas da categoria.

“A categoria dos transportes escolares é muito importante para o município de Aracaju e está passando por diversas dificuldades como diversas categorias por causa da pandemia e vieram reivindicar algumas coisa que acho pertinente já que os taxistas têm isenção de ISS e o pessoal dos transportes escolares não têm”, explicou Nitinho.

O presidente da Astransp, Altran Cruz, explicou que objetivo da reunião com o gestor da CMA é para ver a viabilidade de o transporte escolar ter o mesmo benefício do táxi. “Atualmente o transporte escolar passa por uma situação difícil por causa da pandemia, retornamos a trabalhar agora e disputamos espaços com outras categorias e está complicado para pagarmos o ISS”, explicou. A categoria pede que a Prefeitura Municipal de Aracaju abone o imposto 2020,2021 e buscando uma isenção junto com os táxis.

Diante do exposto, Nitinho disse que irá encaminhar a demanda da categoria e marcar uma reunião com o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos para ver se há possibilidade já que a Câmara Municipal de Aracaju não pode fazer essa isenção. “Nós vamos reivindicar e conversar com o secretário para ver se conseguimos realizar esse sonho antigo”, disse.  

Ricardo Marques critica falta de geração de empregos em Aracaju e defende liberdade econômica e desburocratização

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Ricardo Marques critica falta de geração de empregos em Aracaju e defende liberdade econômica e desburocratização

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) participou do Jornal da Rio na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, e foi entrevistado pelos jornalistas André Barros e Priscila Andrade na Rio FM. O parlamentar lamentou o a situação econômica que ficou ainda mais delicada durante a pandemia. Atualmente, de acordo com o DIEESE, mais de 203 mil sergipanos estão desempregados.

"Para melhorar essa situação precisamos mudar o ambiente de negócios. Nesse sentido protocolei no primeiro semestre dois projetos de lei, um defendendo a liberdade econômica e o outro sobre o estatuto da desburocratização para facilitar a abertura de novas empresas e manter as existentes que passam por dificuldades. Precisamos avançar na geração de empregos", defende.

A taxa de desocupação em Sergipe atingiu 20,9% no primeiro trimestre de 2021, com um acréscimo de 2,9 pontos percentuais em comparação ao trimestre anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe. O resultado ficou acima dos registrados pelo Brasil (14,7%) e Nordeste (18,6%). Em Aracaju cerca de 150 mil pessoas estão buscando oportunidades de emprego.

“O aracajuano está sofrendo muito, em especial a geração de empregos está muito abaixo do esperado. Sergipe é o estado que menos gerou empregos no último trimestre e Aracaju é a penúltima capital do Nordeste, precisamos tornar nossa cidade mais atraente aos empresários", alerta.

Os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED) indicam que em Sergipe apenas 1496 novos postos de trabalho foram gerados no último trimestre e em Aracaju apenas 611 novos empregos gerados.

Durante a entrevista, Ricardo Marques ainda comentou sobre o projeto que deve ser votado nos próximos dias que pretende implantar a bilhetagem eletrônica de forma total no transporte público de Aracaju.

"Não sou contra a bilhetagem eletrônica, mas precisamos aperfeiçoar o sistema e cuidar dos motoristas e cobradores que poderão perder sua única fonte de renda. O projeto precisa ser discutido com todos os agentes envolvidos, ouvindo todos os lados possíveis", finaliza.

Eduardo Lima participou de reunião na SEFAZ-SE com empresários do ramo da Indústria

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Eduardo Lima participou de reunião na SEFAZ-SE com empresários do ramo da Indústria

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) esteve reunido na manhã desta terça-feira, 28, com a auditora de tributos da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-SE), Silvana Maria Liboa, e representantes da empresa PLASFORT, situada no município de Aracaju.

O principal tema da reunião foi sobre a busca de incentivos fiscais, ajustes nas leis tributárias e a criação de novos projetos que decretem o incentivo para diminuição dos custos de matérias-primas. Dessa forma seria possível alavancar o desenvolvimento econômico do estado e assim permitir que novas indústrias químicas procurem instalar suas atividades na capital ou interior.

O estado de Sergipe vem perdendo espaço para Alagoas que já possui políticas que diminuem o custo de matérias-primas para indústrias que trabalham com derivados do plástico por exemplo. Os representantes da PLASFORT, os empresários Marcos Andrade, Dr. André Felipe, o engenheiro Elvis Araújo e o consultor tributário, Dr. Sergio Mota, sinalizaram na reunião que aqui em Sergipe deveria ocorrer o mesmo, garantindo assim a vinda de novas indústrias para alavancar a economia e consequentemente geração de novos empregos.

"Apesar de este assunto fazer parte da esfera estadual, como vereador de Aracaju, eu disponibilizo o meu mandato para buscar soluções para o setor da indústria a fim de resolver o problema da falta de emprego para os aracajuanos e alavancar o setor economicamente, principalmente nesse período pós pandemia" afirmou o parlamentar.

Linda Brasil parabeniza a juventude pela vacinação e faz alerta sobre movimento anti-vacina

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Linda Brasil parabeniza a juventude pela vacinação e faz alerta sobre movimento anti-vacina

Foto: Assessoria Parlamentar

Na sessão desta terça-feira, 28, a vereadora Linda Brasil (PSOL), foi ao pequeno e expressou alegria pela vacinação da população jovem em Aracaju. No entanto, mostrou preocupação por faltarem cerca de 40% para a vacinação.

“Hoje, eu quero me dirigir para a população jovem de Aracaju. Fiquei muito feliz com o dado que vi ontem no Jornal. Já são cerca de 60% dos jovens vacinados em Aracaju. Mas, depois me questionei sobre o motivo de ainda faltarem cerca de 40% dos jovens sem se vacinar e fiquei preocupada”, ressaltou.

A parlamentar compartilhou iniciativas de professores que vem estimulando a vacinação entre alunos e alunas, através de pontuação em sala de aula e ao trazer a importância da vacina para a saúde pública e coletiva. Na contramão do que os professores tem feito, alguns jovens tem relatado que tem pais e familiares que não permitem a vacina, são pais anti-vacina.

“Existe um movimento nacional anti-vacina que, segundo especialistas, promove disseminação de informações falsas sobre a vacina que vem ganhando força no país. Uma prova disso é que 75% das pessoas afirmaram na última pesquisa Datafolha, de outubro, que queriam se vacinar contra a covid-19. Em agosto, o percentual que apontou que queria tomar vacina era de 89%, felizmente”, informou.

Linda colocou que o movimento anti-vacina vem crescendo e utiliza canais da internet para difundir informações falsas e que nesse momento de pandemia representam um perigo. Pesquisas recentes desenvolvidas por pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Universidade da Califórnia apontaram três argumentos que se destacam nessas desinformações, que as vacinas contêm ingredientes perigosos (presente em 53% da amostra), de defesa da liberdade de escolha (48%) e de promoção de serviços de saúde alternativa (em 42%).

A vereadora trouxe exemplos como nos EUA onde os profissionais de saúde que se recusam a tomar a vacina estão sendo afastados das unidades de saúde, e os bares e restaurantes estão exigindo a comprovação da vacina para aqueles que querem utilizar os serviços.

“São medidas simples que podem garantir um retorno à normalidade econômica e social de forma mais segura. Nós devemos ser exemplo positivo e lutar efetivamente contra esse movimento negacionista, anti-vacina. A ciência é um avanço civilizatório, que produziu diversas vacinas que salvam vida”, reforçou.


Congresso do Psol

No fim da Sessão, a parlamentar aproveitou para informar que ocorreu o 7° Congresso Nacional do PSOL que reconduziu o jovem Juliano Medeiros para a presidência do partido. “Quero aqui parabenizar Juliano pela importante tarefa que assumiu em 2017 e que agora dará continuidade à frente do PSOL. No congresso, o partido tomou a importante decisão de ainda não apresentar uma pré-candidatura do partido à Presidência da República para centrar esforços na construção de uma frente eleitoral das esquerdas unitária no plano nacional”, explicou.

A vereadora colocou que as eleições de 2022 são parte decisiva do processo de superação da extrema-direita do país. “É preciso reunir forças sociais e políticas para, em primeiro lugar derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo nas ruas e nas urnas, e a partir de 2023 lutar pela superação da profunda crise social, política, econômica, sanitária e ambiental que vivemos”, asseverou.

Sargento Byron cobra atendimento pediátrico na UBS João Bezerra

por Pábulo Henrique, Assessor de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sargento Byron cobra atendimento pediátrico na UBS João Bezerra

Foto: Assessoria Parlamentar

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 28, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), fez uma série de reivindicações vindas das comunidades. Uma delas foi enviada por moradores do novo bairro Areia Branca referente à falta de pediatra na Unidade Básica de Saúde João Bezerra, instalado na comunidade, e que atende à população dos bairros referentes à antiga zona de expansão da capital sergipana. Byron chamou a atenção da secretária da Saúde, Waneska Barboza, para que viabilize a oferta de atendimentos pediátricos no local.

“Estamos falando de uma UBS que atende milhares de famílias que precisam muito e que, muitas vezes, não têm condições de pagar uma consulta ou de fazer o deslocamento para outros pontos da cidade que ofertam o serviço. Que a secretária tome conhecimento da situação e resolva esse problema que chegou até mim através de denúncias vindas da própria comunidade. Não podemos, de forma alguma, deixar que um serviço tão importante para a saúde das nossas crianças seja paralisado, suspenso, principalmente em uma área tão carente da presença dos serviços públicos”, disse Byron.

Pavimentação das ruas e avenidas

Na ocasião, Byron aproveitou para exibir imagens das condições precárias de algumas ruas e avenidas do bairro, reforçando a necessidade urgente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) priorizar a pavimentação das ruas dos novos bairros. “Existe um planejamento semanal, muito organizado, mas que precisa englobar aquelas comunidades. Os novos bairros precisam da chegada da infraestrutura. Peço que Ferrari coloque aquelas áreas, principalmente as ruas do Areia Branca, no próximo cronograma. Não é de hoje que aqueles cidadãos suplicam pela estruturação daquelas ruas”, pontuou o vereador.

Eduardo Lima visitou EMEF José Conrado de Araújo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Eduardo Lima visitou EMEF José Conrado de Araújo

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Eduardo Lima do (Republicanos) esteve na manhã desta terça-feira, 28, visitando a Escola Municipal José Conrado de Araújo, no bairro São Conrado.

A escola que retomou as atividades presenciais a pouco tempo, continua ofertando as aulas on-line e ainda conta com aulas semi presenciais. Recebe estudantes dos bairros vizinhos ao São Conrado a exemplo do Santa Maria e Inácio Barbosa. Além disso é a única da região que oferta o ensino do 1° ao 9° ano e ensino especializado para alunos portadores de deficiências.

Atendendo a pedidos da comunidade o parlamentar que já conhecia a escola, por já ter realizado eventos sociais na mesma, foi conferir de perto os problemas que o estabelecimento de ensino vem enfrentando em sua estrutura física, os quais vêm se encaminhando para necessidade de uma reforma urgente.

Com mais de 1.041 estudantes matriculados, o José Conrado precisa solucionar problemas de reestruturação como um todo, incluindo parte elétrica, acessibilidade e implantação de laboratório para aulas de informática. Segundo a diretora Carla Tavares, já existe um ofício protocolado na Empresa de Obras e Urbanização (EMURB), que solicita a presença de um engenheiro no local para fazer o levantamento de Planos Urbanísticos, reforma e reestruturação.

"Entendo perfeitamente a necessidade desse paracer técnico para resolução dos proplemas apresentados no estabelecimento de ensino, por isso vou me debruçar neste projeto e colocar meu mandato a disposição da educação e dos aracajuanos", afirmou o vereador.

Linda Brasil alerta para terceirização e privatização da saúde por meio das Organizações Sociais

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Linda Brasil alerta para terceirização e privatização da saúde por meio das Organizações Sociais

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 29, a vereadora Linda Brasil expressou preocupação com a proposta de alteração da Lei nº4.383, que dispõe sobre a qualificação de entidades como Organização Social e sua vinculação contratual com o Poder Público Municipal, isso porque a proposta flexibiliza o processo das entidades se tornarem Organizações Sociais.

“Na esfera política, considerando o que foi trazido, acredito que as propostas de alteração abrem brechas para a privatização da saúde, mas também retiram a autonomia das OSS. A mudança no inciso V do artigo 2º que corresponde ao inciso VI do artigo 2º da lei originária permite que os Conselhos de Administração decidam os rumos da Associação que se tornou organização social de interesse público. O texto de lei original previa que o Conselho de Administração podia indicar à Assembleia Geral os diretores, agora o Conselho de Administração pode designar diretamente diretores e administradores.”, explicou.

A parlamentar destaca que essa alteração abre brecha para que o Conselho de Administração decida sobre os rumos de uma associação que quer se tornar Organização Social, violando a autonomia da Organização Social.

A vereadora chama atenção para o artigo 5º, que torna possível a ampliação da privatização na saúde, uma vez que introduz um inciso que fala sobre a possibilidade de OS de Saúde fazer atendimento de usuários do SUS. “Com efeito, estamos diante da ampliação da terceirização da Saúde, que como tem demonstrado a pandemia e o incêndio do Nestor Piva, não é a solução. Aliás, a dispensa para que as OS de Saúde, conforme portaria do Ministério da Saúde (1034/2010) e entendimento jurisprudencial, só pode ser efetuado desde que, obrigatoriamente, se comprove a impossibilidade de ampliação dos serviços públicos existentes, através da apresentação do Plano Operativo e isso a prefeitura jamais fez”, colocou.

Linda ressaltou os problemas em decorrência das contratações feitas pelas OS´s sem concurso público e as compras sem licitação. “Até os servidores estaduais podem ser cedidos para a empresa privada. E o atendimento dos pacientes fica a critério da OS, podendo atender convênios privados e particulares. Isso tudo infringe uma série de leis, por isso é que em todos os estados, várias OS´s estão sendo proibidas. Em Santa Catarina o Conselho Estadual de Saúde possui uma resolução contrária ao regime das OS´s. O Conselho Estadual de Saúde também deve realizar um seminário ampliado para discutir a forma de gestão do SUS em Santa Catarina. Nós do PSOL somos contra terceirização dos serviços de saúde por meio das OS, por isso, voto contra esse projeto”, enfatizou.

Em Live Parlamento Digital, Joaquim destaca importância da educação e projetos sociais nas comunidades

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Em Live Parlamento Digital, Joaquim destaca importância da educação e projetos sociais nas comunidades

Arte: Vanessa Passos

A importância da Educação enquanto objeto de transformação social do cidadão foi tema da Live Parlamento Digital com o vereador Joaquim da Janelinha (Pros) por meio do Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju). O encontro virtual aconteceu na noite desta terça-feira, 29, conduzido pelas jornalistas Martha Mendonça e Leilane Coelho.

Conhecido como Joaquim do Saber, o vereador é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Sobre o assunto, ele explicou a importância da comissão temática. “Todo projeto de lei antes de entrar em votação passa pelas comissões, então diante deste contexto da pandemia, tivemos como missão beneficiar os professores com suporte técnico para execução das aulas virtuais como internet e computadores, aprovado em na comissão, assim como também o projeto Florir do Poder Executivo”, explicou.

Idealizador do projeto Mais Saúde, Joaquim  falou sobre o início do projeto. Segundo o vereador, a iniciativa tem o objetivo de promover saúde.

“Comecei o Projeto Mais Saúde no bairro Paraíso do Sul há cerca de 3 anos, onde o pessoal abraçou toda a atuação e diante disto vamos expandir para outros locais. Sempre promovendo palestras sobre cuidados da saúde, atividades físicas, alfabetização para pessoas de terceira idade e aos poucos com a melhoria da covid-19 estamos retornando as atividades” disse.

Seguindo a entrevista, o parlamentar também falou sobre a segurança pública e sugeriu monitoramento por câmeras como forma de garantir seguridade.

“Uma das demandas que mais recebo do Augusto Franco é a questão da segurança pública, então tive uma conversa com Catarina Feitosa e Maria do Carmo sobre a instalação de um posto de segurança e aumentar os agentes na região para transformar o bairro como modelo padrão de monitoramento da segurança por câmeras”, finalizou.

Câmara aprova em Redação Final duas proposituras do Executivo

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Câmara aprova em Redação Final duas proposituras do Executivo

Agência Câmara Aracaju

Na manhã desta quarta-feira, 29, o Plenário da  Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou duas proposituras de autoria do Executivo Municipal em uma Sessão Ordinária e mais três Sessões Extraordinárias consecutivas. A primeira é o Projeto de Lei complementar nº 3/2021 que incorpora ao ordenamento jurídico tributário do município de Aracaju o que dispõe a Lei complementar (nacional) n° 175, de 23 de setembro de 2020. Além disso, altera, revoga e acrescenta dispositivos à Lei n° 1.547, de 20 de dezembro de 1989, e alterações posteriores, que institui o código tributário municipal e normas do procedimento administrativo fiscal.

“Esse nada mais é que um movimento no sentido de justiça fiscal e tributária. O que acontecia é que uma série de serviços prestados em Aracaju, como bancos, consórcios e planos de saúde recolhiam os impostos e não ficava na cidade e sim, no local do tomador de serviço. Foi um pleito de todos os municípios e agora, Aracaju faz uma adequação à legislação federal“, explicou o líder da bancada de situação, Professor Bittencourt (PCdoB).

Já a segunda, trata-se do Projeto de Lei nº 232/2021 que altera e acrescenta dispositivos da Lei n° 4.383, de 22 de maio de 2013, que dispõe sobre a qualificação de entidades com o poder público municipal. De acordo com Professor Bittencourt, é uma alteração da Lei de 2013 e visa adequar a referida lei eliminando antinomias e trâmites administrativos meramente burocráticos e também fortalecendo os aspectos fiscalizatórios quando da execução do contrato de gestão. A propositura foi aprovada pelo Plenário da Casa com quatro emendas. 

De acordo com a líder da bancada da oposição, Emília Corrêa (Patriota) o projeto não tem nenhum problema de ordem jurídica, mas demonstra preocupação com relação ao conteúdo da propositura. A vereadora Professora Ângela (PT) também comentou sobre o PL. “É exclusivamente de ordem política o estado tem o papel de ingressar serviços públicos e tem que ser através de concurso público. A propositura tende a privatizar serviços públicos”, disse.

Legislativo

Além da pauta do Executivo, o Plenário da Casa aprovou 18 proposituras de iniciativa do Legislativo, sendo elas sete Projetos de Lei, seis Projeto de Decreto Legislativo, um Requerimento e quatro Moções.

Sheyla Galba presidirá Sessão Especial da Câmara alusiva ao Outubro Rosa

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sheyla Galba presidirá Sessão Especial da Câmara alusiva ao Outubro Rosa

Foto: Assessoria de Imprensa.

Em alusão ao Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realiza nesta sexta-feira ,1, a partir das 9h, uma Sessão Especial, na modalidade virtual, sobre os “Desafios do Tratamento do Câncer de Mama”. A iniciativa é da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), que vai presidir a Mesa.

A Sessão contará com a participação da presidente da Associação Mulheres de Peito, Aline Souza; da médica mastologista Dra. Paula Saab; da patologista Dra. Cristiane Nimir; do radiologista Dr. André Gentil; da enfermeira Rute Andrade; além da assistida pela Associação Mulheres de Peito, Lara Oliveira.

“Tivemos a iniciativa de promover essa Sessão Especial com a participação para destacar mais um Outubro Rosa e chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, em especial o de mama, tipo que mais acomete as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Para fortalecer este debate, contaremos com as presenças especiais de profissionais, pacientes e instituição ligada à oncologia”, ressalta Sheyla Galba.

Como Assistir

Em virtude da Covid-19, respeitando as restrições impostas pelos Decretos Estaduais e Municipais, a Sessão poderá acompanhada pelos canais oficias: TV Câmara Aracaju Canal aberto 5.3, Sky 305.3, Net 8 Pelo YouTube, Câmara Municipal de Aracaju Pelo site www.aracaju.se.leg.br – no link TV Câmara ao vivo Pelo aplicativo Ascom CMAJU (sistemas los e Android).

Requerimento do Vereador Bittencourt sobre a Criação de Políticas Públicas para animais é aprovado na CMA

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Requerimento do Vereador Bittencourt sobre a Criação de Políticas Públicas para animais é aprovado na CMA

Foto: Assessoria Parlamentar

Na sessão desta terça-feira, 29, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o requerimento nº459/2021 de autoria do vereador Professor Bittencourt (PCdoB) para a realização de Audiência Pública sobre a Criação de Políticas Públicas para animais em Aracaju - Rede de Atendimento Animal.

A audiência está marcada para a próxima segunda-feira, 04, a partir das 9h, e terá transmissão pelo youtube da Câmara Municipal de Aracaju.

O vereador comemorou a aprovação do requerimento e convidou a sociedade para participar do evento.

“É uma aprovação muito importante, porque ela viabilizou a realização de Audiência Pública. Nesta Audiência, vamos ouvir pessoas que se interessam pelo tema e, inclusive, vamos apresentar algumas sugestões, de autoria do mandato, que estão sendo tramitadas na Câmara de Vereadores para que possamos aperfeiçoar as políticas públicas sobre essa temática. Espero contar com a participação de todos”, destacou.

“Tenho certeza que Jorge Fraga vem para alavancar ainda mais o nosso turismo”, comenta Fabiano Oliveira

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
“Tenho certeza que Jorge Fraga vem para alavancar ainda mais o nosso turismo”, comenta Fabiano Oliveira

Foto: Assessoria Parlamentar

Durante sessão na última terça-feira, 28, o presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Fabiano Oliveira (PP), parabenizou a posse do novo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Luís Almeida Fraga. O parlamentar aproveitou para desejar uma boa gestão e se colocar à disposição para as demandas do setor.


“Que Deus abençoe a condução de Jorge Fraga nessa pasta tão importante! Sabemos da sua competência, transparência e compromisso. Desejo uma boa sorte e quero externar que a Frente de Turismo está ao lado do novo secretário para apoiar a sua gestão no que for preciso”, comentou.


Fabiano fez questão de falar da força do turismo e importância da retomada.


“Tenho certeza que o novo secretário vem com a missão de alavancar ainda mais o nosso setor, principalmente neste momento em que estamos falando e vivendo uma retomada. O Turismo é uma indústria que não polui, que gera emprego e renda para nossa cidade. Com o potencial que Aracaju tem, eu não tenho dúvidas que seremos evidência nacionalmente!”, reforçou o parlamentar.

Ricardo Marques participa de mais uma audiência da revisão do Plano Diretor e ouve as necessidades da população

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Ricardo Marques participa de mais uma audiência da revisão do Plano Diretor e ouve as necessidades da população

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) participou da terceira audiência pública de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital, realizada na noite da terça-feira, 28 de setembro, na Emef Teixeira Lott, no bairro América, na Zona Oeste, e ficou atento às necessidades da população. Muitos moradores estão participando e reclamando da falta de espaço para falar sobre as suas dificuldades enfrentadas diariamente.

“Antes de votar é necessário ouvir todos os lados e tenho feito isso em relação a revisão do Plano Diretor de Aracaju”, afirma Ricardo Marques.

A população está indignada pela forma que as audiências públicas estão sendo realizadas nos bairros, o clima esquentou nesta terceira reunião com a participação da população.

“É necessário abrir espaço para que a população possa falar a realidade que vive. Afinal a revisão do Plano Diretor discute a vida comunitária e todos estão envolvidos. A população passa por dificuldades todos os dias e tudo faz parte do Plano Diretor como: a qualidade de moradia, a saúde, o trabalho, a educação e a locomoção. E aqui estão falando sobre a área de alagamento e drenagem. A sensação é que o plano já está pronto e eles estão apenas passando informações. O plano está defasado há 21 anos e agora querem pressa para aprovar por qual motivo? É hora de a gente falar sobre nossas dificuldades enfrentadas diariamente para depois a prefeitura buscar a solução de cada problema e incluir no novo Plano Diretor. Queremos uma vida digna”, disse Heloísa Diniz, presidente do CAU.

Ademir Costa também entrou na discussão e pediu espaço para ser ouvido. “Precisamos ser ouvidos. Vocês precisam saber o que estamos sentindo no dia a dia. Democraticamente é ouvir cada morador antes de fazer a revisão deste Plano Diretor”, desabafa.

Muito atento, Ricardo Marques, observou tudo, ouviu os moradores e bateu um papo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, responsável por conduzir as audiências.

O parlamentar perguntou como Ferrari avalia as primeiras três, das oito audiências pública e questionou os próximos passos.

“Considero que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos com a presença significativa do público. Estamos ouvindo a população e usando como um termômetro para identificar as necessidades de cada região. Após a finalização das audiências e consultas públicas, a Prefeitura de Aracaju vai recolher todas as pontuações e buscar soluções, o que for pertinente será incluído no Plano Diretor e depois tem a fase da votação no Conselho do Diretor do Município e após a sua aprovação, o Plano Diretor vai ser finalizado e enviado para os vereadores avaliarem na Câmara Municipal”, detalha.

Vereador Cícero receberá título de Cidadão Aracajuano

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Vereador Cícero receberá título de Cidadão Aracajuano

Foto: Assessoria Parlamentar

Durante a sessão de hoje (29), na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Manoel Marcos (PSD) fez uma indicação para que o vereador Cícero do Santa Maria (PODEMOS) recebesse o Título de Cidadão Aracajuano, devido a sua história de luta social e política na capital sergipana.

Cícero é natural de Porto da Folha/SE, mas vive em Aracaju desde a sua adolescência, aqui construiu sua família e sua indignação pela desigualdade das classes sociais e trabalhistas, o fez um defensor dos menos favorecidos, atuando sempre em busca de direitos e melhorias para todos os que o rodeavam durante a sua vida profissional e pessoal.

Em 2020 foi eleito vereador de Aracaju recebendo um presente dos aracajuanos, como ele mesmo diz. E agora utiliza o seu mandato para influenciar na melhoria da vida de todos. Durante a sessão, a grande maioria dos seus colegas vereadores utilizaram os espaços de fala para parabenizar o vereador Cícero, e dizer que o título é muito mais que merecido. 

O vereador se emocionou e agradeceu por essa homenagem e gesto de carinho " Fico muito feliz e honrado por ter sido lembrado pelo nobre amigo Dr. Manoel Marcos para receber essa indicação. Isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade como parlamentar e representante de todos os Aracajuanos", afirmou.

Pastor Diego pede prioridade no agendamento de consultas psicológica e psiquiátrica

por Moema Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Pastor Diego pede prioridade no agendamento de consultas psicológica e psiquiátrica

Foto: Assessoria Parlamentar

A fim de entender a dificuldade que a população está enfrentando no agendamento de consultas psicológica e psiquiátrica na rede municipal de Aracaju, o vereador Pastor Diego (PP) realizou uma visita à secretária Municipal da Saúde, Waneska Barbosa, na tarde desta última terça-feira, 28/9.

Na oportunidade, eles discutiram algumas soluções para acabar com as longas filas de espera para este atendimento. Segundo o vereador, ele foi procurado em seu gabinete por diversos usuários do Sistema Público de Saúde (SUS), que fizeram a reclamação.

“A pandemia afetou direta e indiretamente a vida das pessoas. Muitos ainda estão sem trabalhar e sem ter como sustentar a família. Outros perderam entes queridos para a covid-19 e precisam desse amparo psicológico para conseguirem se reerguer. E, como pastor evangélico, também tenho atendido muitas pessoas, passando por todos os tipos de aflições e não posso cruzar meus braços diante dessa situação”, declarou.

O vereador Pastor Diego visitou a secretária Waneska Barbosa acompanhado do psicólogo e doutorando em Psicologia, Israel Jairo. “Além da pandemia já existia uma necessidade de atendimento que não era ofertada de maneira satisfatória para a demanda da população aracajuana”, ressaltou ele.

Nas escolas
O vereador, já preocupado com a saúde emocional das pessoas, é autor de um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de Programa Permanente de Desenvolvimento da Saúde Mental e Habilidades Socioemocionais, a ser desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Aracaju. O PL tramita na Câmara Municipal de Aracaju.

Anderson de Tuca participa da terceira audiência pública

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Anderson de Tuca participa da terceira audiência pública

Foto: Assessoria Parlamentar

Na noite desta terça-feira (29) aconteceu a terceira audiência pública a respeito da revisão do Plano Diretor da Cidade de Aracaju na Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, no Bairro América. A audiência foi para tratar dos bairros Siqueira Campos, Cirurgia, Suíça, Pereira Lobo, Novo Paraíso, América.

 

O vereador Anderson de Tuca (PDT) esteve presente e compôs a mesa da audiência. A arquiteta e urbanista Valéria Duarte fez uma apresentação para explicar à população a importância do Plano Diretor e do que se trata, e que define o que pode ou não ser feito em Aracaju.

 

O Plano Diretor deve ser revisto a cada 10 anos, porém o último feito foi no ano 2000, por conta disso está acontecendo as audiências para que a população e quem estiver presente seja ouvido. “Antes de ser vereador, sou cidadão, morador do bairro Siqueira Campos, meu gabinete é na rua Bahia, e eu vim aqui trazer uma sugestão ao nosso Secretário, para que possa colocar nesse plano algo que realmente venha suprir a necessidade da população”, disse o vereador.

 

Anderson falou da Avenida São Paulo, da ciclovia e da arborização no local, do mercado do bairro América, a Praça do Siqueira Campos. “É necessário que façamos um estudo minucioso. Faço esse apelo aqui participando, não apenas como representante, mas também como cidadão, e lutaremos exaustivamente na Câmara para sempre fazer o melhor por Aracaju. Quero parabenizar os autores, pela organização, e dizer que a participação da população é importante, inclusive nas redes sociais, e saibam que a Câmara também é a casa de vocês”, finalizou.

Em reunião com o governador, Fabiano Oliveira destaca potencial turístico de Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Em reunião com o governador, Fabiano Oliveira destaca potencial turístico de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última quarta-feira, 29, o vereador Fabiano Oliveira (PP) finalizou sua agenda se reunindo com o governador Belivaldo Chagas. Na oportunidade, eles lembraram do período em que dividiram a bancada enquanto deputados, conversaram sobre política, cenário da pandemia e futuro.

O vereador, que também é presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara, aproveitou para destacar o potencial turístico da capital. “Conversamos muito sobre passado, presente e futuro. E não dá para falar de futuro sem reforçar a força que é o nosso turismo. Aracaju é uma cidade linda e que será referência em todo Brasil nessa retomada. Vamos trabalhar para levar nossa capital ao mais alto escalão do turismo nacional. Belivaldo reconhece a potência do setor e está do nosso lado! Mais um encontro super positivo com o governador!”, destacou.

Sheyla Galba chama atenção para a importância da biópsia

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sheyla Galba chama atenção para a importância da biópsia

Foto: Assessoria de Imprensa

A campanha Outubro Rosa foi o tema da vereadora Sheyla Galba na Sessão desta quinta-feira, 30, da Câmara Municipal de Aracaju. A parlamentar chamou atenção para o foco que a Associação Mulheres de Peito, instituição que presta assistência e luta pelos direitos dos pacientes oncológicos, que vem destacando a importância da biópsia.

“Anualmente, sempre falamos da conscientização, do auto exame, da prevenção, que são importantes. Mas neste ano, a Associação Mulheres de Peito, voltará sua campanha do Outubro Rosa para enaltecer a importância da realização das biópsias, essenciais no diagnóstico do câncer de mama. Agradecemos à Dra. Paula Saab, médica mastologista, que teve a iniciativa de abrir nossos olhos e nossa mente para a importância da biópsia”, salientou.

Segundo Sheyla Galba, é extremamente importante o acesso rápido à biópsia de lesões suspeitas. “Esse é o coração da linha de cuidado da paciente com câncer de mama e o passaporte para o tratamento. Infelizmente, para que as mulheres tenham acesso à biópsia, um longo caminho tem que ser percorrido desde a coleta do material até a entrega do resultado. Então, nesse Outubro Rosa, nosso objetivo é mostrar a importância de todos os processos para que o tratamento seja o mais breve possível”, detalhou.

O exame consiste na retirada de uma amostra de tecido vivo para avaliar a presença e a gravidade de doenças. De acordo com a Lei dos 30 dias, o procedimento deve ser agendado e realizado em até 30 dias pelo SUS. Em relação aos planos de saúde, a biópsia deve ser realizada em até 10 dias úteis, podendo variar de acordo com o procedimento.

“Mas essa não é a realidade encontrada no dia a dia da paciente com câncer. Por isso, a Associação Mulheres de Peito continuará fazendo suas ações de conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, mas daremos este foco especial para a biópsia, que é de extrema importância para o diagnóstico”, friso, ressaltando que quem tiver interesse em agendar uma palestra das mulheres de peito pode entrar em contato pelos telefones 3024-2009 ou 99651-7562 (WhatsApp).

Sessão Especial

Por fim, a vereadora Sheyla Galba reforçou o convite aos parlamentares e à população para acompanharem a Sessão Especial que será realizada nesta sexta-feira, 1º, a partir das 9h, para tratar do câncer de mama e as dificuldades no tratamento. A transmissão será pelos canais oficias: TV Câmara Aracaju Canal aberto 5.3, Sky 305.3, Net 8 Pelo YouTube, Câmara Municipal de Aracaju Pelo site www.aracaju.se.leg.br – no link TV Câmara ao vivo Pelo aplicativo Ascom CMAJU (sistemas IOS e Android).

Obra da UBS Niceu Dantas continua parada e Ricardo Marques questiona a prefeitura

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Obra da UBS Niceu Dantas continua parada e Ricardo Marques questiona a prefeitura

Foto: Assessoria de Imprensa

A obra da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Niceu Dantas, localizada no povoado Mosqueiro, Zona de Expansão, continua paralisada desde março, sendo que o prazo de entrega estava previsto para agosto. Os moradores estão revoltados com a falta de informação da administração municipal.

O trabalho começou em dezembro de 2020 e foi interrompido em março sem justificativa da Prefeitura de Aracaju. A obra recebeu um investimento de cerca de R$ 700 mil. O local tem uma área total de 322, 06 m² com dois pavimentos. “A primeira vez que estive no local foi mês de abril quando a obra já estava parada. Até então já retornei várias vezes. Busquei informação do Ministério da saúde, da construtora e da prefeitura. Em ofício, fui informado que no dia 23 de julho o governo federal depositou todo dinheiro para finalizar a obra. Porém até agora nada mudou, parece até que passou um tsunami no local de tão abandonado”, questiona o vereador Ricardo Marques.

A comunidade de Mosqueiro é atendida num pequeno prédio alugado, sem infraestrutura adequada e aguarda ansiosa a construção da nova unidade.

Ricardo levou mais uma vez o assunto para a sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta quinta-feira, 30 de setembro e lamentou a situação. “Em julho, a prefeitura disse que já tinha recebido a verba do Ministério da Saúde e que 15% da obra já havia sido feito. Garantiu ainda que o trabalho voltaria em seguida mas até agora nada aconteceu. Os moradores estão ainda mais indignados porque recentemente a empresa que está responsável pela obra, recolheu do local os materiais como cimento, areia, blocos e ferros e levaram para outro lugar. A população sofre com esse tsunami de obras paradas em Aracaju. Dinheiro tem, vários empréstimos sendo feitos, mas porque a obra ainda não foi concluída, prefeito?”, questiona o parlamentar.

Em discurso, Fábio Meireles fala sobre contribuição de André Moura para Sergipe

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Em discurso, Fábio Meireles fala sobre contribuição de André Moura para Sergipe

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 30, o vereador Fábio Meireles (PSC) utilizou o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar a contribuição do seu colega de partido e ex-senador, André Moura (PSC), ao estado de Sergipe.
 
De acordo com Fábio Meireles, André Moura tem um olhar solidário para o povo. “Eu conheço o André que estendeu a mão para os mais pobres de Aracaju, fez com que o meu filho e outras crianças não pisassem na lama, é o André do abraço e amigo”, argumentou.

Seguindo o discurso, ele pontuou que é grato à André Moura. “Muitos neste momento não queriam tratar deste assunto, mas quero dizer que votei nele na eleição de 2018 e em 2022 continuarei a votar por ser um André que ouve a população e os mais simples”, concluiu.

Dr. Manuel Marcos se preocupa com falta de cirurgia ortopédica

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Dr. Manuel Marcos se preocupa com falta de cirurgia ortopédica

Foto: Gilton Rosas

O discurso do vereador Dr. Manuel Marcos na sessão desta quinta-feira, 30, foi para chamar a atenção sobre a dificuldade que pacientes enfrentam para realizarem cirurgias ortopédicas no estado. De acordo com o parlamentar, as pessoas que sofrem acidente vão até o Hospital João Alves Filho e não conseguem fazer a cirurgia reparadora. “Muitos pacientes acabam complicando seu estado de saúde pela falta de cirurgia”, completou.

Outra situação abordada pelo parlamentar é a falta de droga imunossupressora para dar continuidade ao tratamento de pacientes que fizeram transplante renal.  Em aparte, Sheyla Galba (Cidadania) confirmou a condição e fez um apelo para que a situação seja resolvida o quanto antes. “Além disso, temos pacientes oncológicos há mais de trinta dias esperando para fazer radioterapia e não conseguem fazer”, alertou.

Emília Corrêa  (Patriota) parabenizou a abordagem dos colegas e pediu atenção do poder público para que a situação seja resolvida o quanto antes. “Temos a preocupação e queremos a solução para essa situação”, disse.

Nossa Senhora da Glória

Dr. Manuel Marcos parabenizou a população de Nossa Senhora da Glória por mais uma comemoração de emancipação política. “É um município pujante que cresce tanto demograficamente quanto economicamente. “Parabéns, povo de Nossa Senhora da Glória”, enfatizou.

Isac propõe Consórcio entre prefeitos da Grande Aracaju

por Dienis Celestino, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Isac propõe Consórcio entre prefeitos da Grande Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa

Durante a 89ª Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Isac (PDT) levantou um debate acerca da saúde pública no estado de Sergipe.

Após visita no Hospital Nestor Piva, Isac averiguou dados dos pacientes e constatou uma demasiada quantidade de pessoas residentes da Grande Aracaju que procuram a capital para realizar tratamentos na rede pública hospitalar.

Tendo em vista as despesas realizadas pelo município, o vereador entende que “é preciso buscar um novo caminho para que possamos organizar a saúde, visto que Aracaju tem um limite financeiro”.

Nesse sentido, e demonstrando a preocupação pelo dano que a população aracajuana possa sentir, Isac propõe que o governador do estado, Belivaldo Chagas (PSD) realize uma reunião em que seja discutida a viabilidade de um Consórcio entre prefeitos da Grande Aracaju.

Com isso, o vereador visa um acordo onde essa questão seja equacionada. Dessa forma, garantindo que todos os pacientes sejam prontamente atendidos sem causar qualquer interferência financeira maléfica para a capital.

Sargento Byron quer participação ativa do parlamento nas discussões do Plano Diretor de Aracaju

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sargento Byron quer participação ativa do parlamento nas discussões do Plano Diretor de Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

Acompanhando as discussões envolvendo o Plano Diretor de Aracaju, o vereador Sargento Byron (Republicanos) usou o pequeno expediente da Sessão Ordinária desta quinta-feira, 30, para reforçar a necessidade do parlamento se fazer presente ao longo de todo o processo referente à discussão e elaboração do novo projeto, que visa atualizar a lei municipal que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade.

“Esta Casa é a representação do povo. Precisamos fiscalizar todo o processo para não deixarmos que as demandas vindas da população, principalmente daqueles que mais precisam, sejam desconsideradas. Peço que a Câmara esteja presente nas audiências, conversando com o povo e ajudando e levando essas demandas aos responsáveis pela elaboração do projeto”, disse Sargento Byron.

Em sua fala, Byron enalteceu a iniciativa da gestão municipal em tratar do tema com a sociedade. Para o parlamentar, essa atualização é urgente e ajudará a minimizar problemas sérios na cidade, a exemplo da falta de acessibilidade em estruturas de ruas e avenidas importantes da capital sergipana. “Um dos problemas gerados por um plano diretor desatualizado é a falta de acessibilidade nas ruas da nossa cidade. Olhando para as leis brasileiras de acessibilidade e inclusão, muita coisa já avançou. E um plano diretor que não está atualizado legitima ações que não seguem as novas leis, as novas recomendações dos órgãos de classes. Sugiro uma audiência pública apenas com pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, para que eles tenham a oportunidade de expor as suas dificuldades diárias em nossa cidade, que é repleta de problemas relacionados à acessibilidade, principalmente nas regiões centrais e novas áreas em crescimento”, destacou.

Participação Popular

Uma das etapas para o processo de construção ou atualização de um Plano Diretor é participação popular nas discussões, o que tem ocorrido em Aracaju através das audiências públicas. Byron reconheceu a importância de ouvir a comunidade, mas reforçou que não basta ouvir. “Temos que ouvir, mas colocar as demandas no projeto. O que vem da população é algo que deve ser levado em consideração, junto com a experiência de técnicos, para que o Plano Diretor seja democrático, atual e que vise solucionar e prevenir problemas que, muitas vezes, violam direitos de cidadãos”, finalizou o vereador.

Fabiano Oliveira comemora avanço no decreto do Governo do Estado

por Hivy Rafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Fabiano Oliveira comemora avanço no decreto do Governo do Estado

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 30, após reunião do Governo do Estado com o Comitê Técnico Científico, o vereador Fabiano Oliveira (PP) comemorou o fim da obrigatoriedade do toque de recolher em todo o estado de Sergipe.

O parlamentar, que também ocupa uma cadeira no Comitê, comentou a importância de avançar no decreto nesse momento de retomada.

“Tudo está favorável para nossa retomada da economia. Estamos com baixa no número de casos e graças a Deus temos avançado na imunização. O novo decreto além de liberar os sábados do toque de recolher, também permite a partir do mês de outubro o limite de ocupação em eventos sociais e de lazer coletivo para 600 pessoas em ambientes fechados e 900 em ambientes abertos. Quanto aos eventos esportivos, a ocupação permitida para os estádios passa a ser de 30% da capacidade total. Estamos voltando de forma responsável!”, pontuou.

Fabiano também falou sobre as restrições que deixam de existir a partir de novembro.

“A partir de novembro os eventos passam a não ter restrições de pessoas, mediante a apresentação do comprovante de aplicação da 1º e 2º dose das vacinas, como também dose única, ou de um teste para Covid-19 com resultado negativo, realizado com até 72 horas de antecedência. Temos muitos motivos para comemorar!”, finalizou.

Sávio leva Coopertalse à SMTT e busca melhorias para o trânsito de Aracaju

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sávio leva Coopertalse à SMTT e busca melhorias para o trânsito de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa

A tarde da última quarta-feira, 29, foi marcada por mais uma importante pauta no mandato do vereador Sávio Neto de Vardo (PSC). Com a participação da presidente da Coopertalse, Karina Barbosa, o vereador esteve em reunião com o superintendente da SMTT e cobrou soluções para problemas em vias da capital.

Para Sávio, a mobilidade urbana em Aracaju tomou outras proporções, melhorando o fluxo em vias. “A gente percebe como as vias de Aracaju, não apenas com melhoramento da malha viária, mas na iluminação e na reformulação do trânsito estão muito ótimas. Porém, sempre podemos melhorar. Entreguei uma pauta de pedidos a Renato. Dentre elas, a melhoria na sinalização em pontos da cidade”, explicou.

Já a presidente da Coopertalse, Karina Barbosa, aproveitou a oportunidade para agradecer ao vereador pela porta aberta no diálogo com a SMTT. “Sávio, desde sempre, é comprometido com a classe dos rodoviários. Está sempre em busca de parceria com o objetivo de garantir a qualidade para os cooperados e colaboradores. Nossa vinda aqui hoje tem dois principais objetivos: um melhor serviço para a população e um mais segurança aos colaboradores”, disse.

Por fim, Sávio agradeceu a abertura do superintendente em sempre acolher as pautas e firmar compromisso.

Vereadores se reúnem com representantes do CAU para discutir revisão do Plano Diretor

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Vereadores se reúnem com representantes do CAU para discutir revisão do Plano Diretor

Foto: César de Oliveira

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se reuniram com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) para discutir demandas da atualização do Plano Diretor de Aracaju. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30, na sede da Casa legislativa.

Estiveram presentes o presidente da Casa, Nitinho (PSD), e os vereadores Breno Garibalde (DEM) e Professor Bittencourt (PCdoB), além dos representantes do CAU e assessores.

Sobre o assunto, Nitinho falou da importância do debate sobre o Plano. “Este é um momento para ouvirmos as demandas da população, pois vem acontecendo audiências públicas com discussões sobre o plano diretor e acredito que até dezembro será votado pela Câmara”, argumentou Nitinho.

Para Bittencourt, ações como estas servem para adquirir conhecimento e estreitar laços com o povo. “Vamos lidar diretamente do cotidiano, portanto estamos conversando com a população em reuniões e audiências públicas, para que no momento da votação, tenhamos conhecimento técnico”, pontuou.

De acordo com Breno, o Plano Diretor deve ser participativo e sustentável. “Venho cobrando sobre esta atualização desde o meu primeiro dia de mandato e estamos assistindo audiências para ampliar os instrumentos de participação, ouvir a comunidade e fazer com que o Plano Diretor seja participativo e sustentável”, disse.

A presidente do CAU, Heloísa Diniz, destacou o desempenho da Câmara em abrir portas para ouvir a população. “Este encontro serve para questionar e perguntar sobre o processo participativo, para que seja mais amplo e mais participativo da população, pois no Poder Executivo isto não ocorreu” indagou.

O que é Plano Diretor?

O Plano Diretor tem como intuito oferecer qualidade de vida para todos, e assim o ideal é que uma cidade cresça de maneira equilibrada, com definições prévias acerca das prioridades do município e das destinações de uso de seu território.

Vereador Sávio receberá Título de Cidadão Aracajuano

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Vereador Sávio receberá Título de Cidadão Aracajuano

Foto: Assessoria de Imprensa

Morador há mais de 20 anos da capital sergipana, o vereador Sávio Neto de Vardo (PSC) vai receber o Título de Cidadão Aracajuano. Na última Sessão Ordinária, realizada no dia 29, após votação favorável dos parlamentares, na Câmara Municipal, o projeto do vereador Nitinho foi aprovado.

Itabaianense, Sávio Góis recorda sua chegada a Aracaju e como a cidade é importante para a sua vida. “Aqui, vivi e vivo momentos de grande importância para a minha construção e crescimento pessoal. Desde quando trabalhava ali na rodoviária, no centro, até aqui, onde represento o povo, Aracaju é meu lar. Sei que essa honraria vem para me oportunizar mais um momento de alegria nesta terra tão amada, a minha cidade que tanto trabalho para vê-la cada vez melhor”, ressaltou.

O Projeto foi do presidente da Câmara, Josenito Vitale. “Agradeço ao vereador Nitinho pela grande homenagem e reconhecimento. Inclusive, devo dizer que muito me espelho nele. É um grande parlamentar”, enalteceu Sávio, que também agradeceu o voto favorável dos demais colegas.

“Fico muito emocionado e feliz com as felicitações dos colegas parlamentares. Agradeço, também, por terem aprovado um projeto que, na verdade, me impulsiona a continuar trabalhando ainda mais pelo povo”, destacou.

Ainda não há uma data definida para a entrega do Título, por conta da agenda da Casa.

Sargento Byron leva demandas da população à vice-prefeita Katarina Feitoza

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Sargento Byron leva demandas da população à vice-prefeita Katarina Feitoza

Foto: Assessoria do parlamentar

Dando prioridade às demandas vindas da população, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), visitou, nesta quinta-feira, 30, a vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza, para apresentar uma série de demandas vindas da comunidade, de servidores públicos e até das instituições da sociedade civil. O parlamentar reconheceu a sensibilidade da vice-prefeita às causas sociais e o seu esforço para contribuir no processo de transformação da capital sergipana.

Um dos pontos colocados durante a reunião foi a atual situação de algumas instituições da sociedade civil, que oferecem serviços socioassistenciais às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Temos muitas entidades passando por situações muito difíceis, principalmente financeiramente. Às vezes, elas não conseguem os repasses vindos do governo federal devido à falta burocratização do processo, inclusive, alguns profissionais não são capacitados para compreenderem esses processos. Gostaria de pedir que a gestão se faça mais presente junto a essas instituições. Que a Prefeitura ofereça cursos de capacitação, aporte financeiro, apoio nas realizações de projetos e ações”, solicitou.

O parlamentar sugeriu que a gestão crie editais de financiamento de projetos com recursos dos fundos municipais da Criança, Adolescente e Idoso. “Eu já conversei com a Assistência sobre essa possibilidade e sei que a senhora tem muito interesse em ajudar essas instituições. Uma forma é através dos editais. Tenho certeza que a senhora vai atrás de informações e dialogar para viabilizar isso”, reforçou.

Ciras

O vereador destacou a eficiência na prestação de serviço e organização do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), localizado no bairro Santa Maria, e aproveitou para falar sobre a situação da Rua Rosa Azul, onde fica instalada a instituição. “O local precisa de pavimentação. A rua está numa situação difícil, e aqueles profissionais e até os cidadãos precisam muito desse trabalho da prefeitura. Estou deixando essa demanda para que a senhora leve para os gestores das pastas e dialogue para entender a situação e avaliar como podemos resolver. Sei que a senhora vai fazer isso”.

Guarda Municipal

Byron também destacou a necessidade de melhorar o vale-refeição dos profissionais da Guarda Municipal, bem como garantir melhores condições de trabalho à classe.

Reconhecimento

A vice-prefeita agradeceu a visita do vereador e reforçou a importância da representação de Byron no parlamento. “Fico muito feliz em saber que a Câmara conta com um parlamentar como o senhor. Continue com foco e com o seu compromisso, principalmente em defender os direitos dos que mais precisam, a exemplo das pessoas com deficiência. Vou fazer um diagnóstico de cada demanda e vou conversar com o prefeito, com os secretários para avaliarmos cada uma delas”, assegurou.

Breno Garibalde: “A revisão Plano Diretor é necessária e demanda união de todas as partes”

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Breno Garibalde: “A revisão Plano Diretor é necessária e demanda união de todas as partes”

Foto: César de Oliveira

Nesta quinta-feira, 30, o vereador Breno Garibalde esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal, Nitinho Vitale e representantes de entidades da arquitetura e urbanismo. A reunião teve como objetivo debater os trâmites do processo do Plano Diretor de Aracaju, assim que a minuta chegar na casa legislativa.

Para Breno, que também é arquiteto e urbanista, além de presidente da Comissão de Obras da CMA, o momento é de união para dar continuidade ao Plano, fazendo as adequações necessárias.

“Cada um tem que fazer suas contribuições para que a gente consiga construir um Plano Diretor que realmente funcione. E isso não vale somente para os técnicos, mas principalmente para a população em geral, que será a mais impactada por ele”, declarou.

A lei, que é uma das mais importantes do município, está desatualizada há mais de 20 anos. “É o Plano Diretor que diz como a cidade vai crescer e de que forma isso vai acontecer. Ele também vai regulamentar a oferta de habitação, emprego, transporte público, calçadas, preservação de áreas de interesse ambiental, e por ai vai. Por isso que é muito importante darmos continuidade a essa revisão, com a consciência de que todos deverão ceder um pouco, em prol de um bem comum”, disse Breno.

Ainda de acordo com o parlamentar, a reunião foi muito positiva e uma equipe de trabalho será designada para acompanhar toda a tramitação do processo, garantido que ele ocorra de forma transparente e participativa.

“Tivemos um diálogo bem interessante, onde todos colocaram suas preocupações e sugestões, para que a gente possa caminhar de forma harmônica e rumo ao interesse maior: o bem-estar da cidade e das pessoas”, finalizou.

Participaram da reunião: o presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho Vitale; o líder da situação na casa, Professor Bittencourt; o superintendente de Relações Institucionais, Jorginho Araújo; a presidenta do Conselho de Arquietura e Urbanismo de Sergipe, Heloísa Diniz; os representantes dos mandatos das vereadoras Ângela Melo e Linda Brasil, e o representante do movimento social ‘Tudo para Todos’, Vinícius Oliveira.

Eduardo Lima se reúne com a Vice- prefeita Katarina Feitoza.

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15

Na tarde desta quinta-feira, 30, o vereador Eduardo Lima (Republicanos), se reuniu com a vice-prefeita Katarina Feitoza.
O parlamentar que já vem há um certo tempo legislando pela criação de políticas públicas voltadas para instituições que defendem a criança e o adolescente, procurou a vice Katarina Feitoza para compartilhar suas ideias e na oportunidade pleiteou uma maior atenção da gestão em relação a estrutura dos Conselhos Tutelares, como também um olhar diferenciado para os CRAS.

Essas instituições são de suma importância para população e merecem esta atenção. Há poucos dias o vereador esteve reunido com os representantes dos Conselhos e ouviu suas reivindicações, no que diz respeito às melhorias das condições de trabalho e execução de suas funções.

Eduardo Lima ainda explicou para Katarina Feitoza sobre a importância da criação do Sétimo Distrito, haja vista que a demanda destes serviços têm crescido significativamente e ressaltou a necessidade de realocação das unidades, tanto das sedes dos Conselhos quanto das dos CRAS, uma vez que existem bairros que são atendidos por um distrito ou CRAS que ficam mais próximos de uma região do que de outra, o que vem se tornando um problema. Fazer essa realocação traria mais comodidade para os aracajuanos que fazem uso dos serviços dessas instituições.

"Eu disponibilizo o meu mandato como um elo entre a prefeitura e os Conselhos Tutelares, CRAS e toda e qualquer instituição que atenda a população aracajuana em busca de soluções para possibilitar uma melhor qualidade de vida para os nossos munícipes" afirmou o vereador.

Joaquim alerta: A 4º edição da Feirinha ‘Elas Empreendem’ já acontece amanhã

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Joaquim alerta: A 4º edição da Feirinha ‘Elas Empreendem’ já acontece amanhã

Foto: Agência Câmara.

Já será amanhã, 2 de outubro, a 4º edição da ‘Feirinha Elas Empreendem’, desta vez, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. O vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS) convidou a todos para prestigiarem esse evento, que para ele será mega, já que estarão participando 34 empreendedores, expondo seus produtos em seus respectivos estandes.

“Recebi no mês passado, em nosso escritório, algumas empreendedoras que já haviam participado das edições anteriores,e que agora estavam em busca da implantação do projeto aqui para o nosso bairro/conjunto. E assim será, graças a Deus, amanhã, dia 2 de outubro, a partir das 14h até às 20h, ao lado da praça do Francão, esse grande evento em prol do nosso povo, sejam eles comerciantes, artesãos, ou consumidor”, disse Joaquim, que ainda complementou.

“O evento contará também com área kids; momento de incentivo à leitura com contações de histórias, já que o objetivo é levar a família; além, é claro, e não poderia faltar, a apresentação de uma atração musical, o artista local, nosso querido Xande Valido”, pontuou.

A organização também deixou claro sobre todos os protocolos de biossegurança que serão seguidos, assim como o parlamentar aproveitou a oportunidade para agradecer, desde já, o apoio da Emsurb, através do presidente, Luiz Roberto; à SMTT e à Guarda Municipal pelos apoios para a realização do evento.

Vereador Soneca prestigia audiência do Plano Diretor de Aracaju e destaca participação popular

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Vereador Soneca prestigia audiência do Plano Diretor de Aracaju e destaca participação popular

Foto: Assessoria do parlamentar

No último dia de setembro, a Prefeitura de Aracaju realizou mais uma audiência para revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano com a participação dos moradores da capital. A reunião aconteceu na sede da Emurb, no bairro Ponto Novo e contou com a presença do vereador Soneca (PSD), membro da Comissão de Obra, Serviços Públicos, Transportes e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Aracaju.

O Plano Diretor tem como função estabelecer as diretrizes para o ordenamento futuro do município, a partir de diagnósticos urbanos, protegendo o meio ambiente e assegurando o direito à cidade.

De acordo com Soneca, as audiências do Plano Diretor de Aracaju tem a finalidade de ouvir, de ver as contribuições, de interagir com as pessoas, para que o produto final reflita parte das demandas da sociedade.

Soneca destacou a realização da audiência pública com a presença de moradores e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em promover a discussão de forma democrática.

Como membro da Comissão de Obras da CMA, o vereador Soneca afirmou que é importante a presença dos parlamentares pois é quando se conhece de perto todos os detalhes sobre o Plano Diretor do seu município.

Segundo Soneca, a revisão do PDDU é uma das prioridades da gestão de Edvaldo Nogueira e foi retomada em 2018, sob a coordenação da Emurb. O trabalho passou por etapas complexas de estudo, discussões, relatórios e visitas técnicas até chegar na atual versão. “Preocupada em mobilizar a sociedade, são disponíveis carros de som, circulando nos bairros, com o intuito de aumentar a participação dos moradores, uma vez que a participação popular é muito importante neste assunto”, declarou o vereador.

Nitinho fala sobre retorno das Sessões presenciais durante entrevista

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Nitinho fala sobre retorno das Sessões presenciais durante entrevista

Foto: César de Oliveira

O retorno das Sessões presenciais na Câmara Municipal de Aracaju foi um dos assuntos abordados pelo presidente do Poder Legislativo, Nitinho (PSD), durante entrevista na Rádio Cultura, na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro. "A previsão é que, com toda certeza, será em meados de outubro. Os funcionários já retornaram os trabalhos e a Casa Legislativa está em pleno funcionamento, faltando apenas o Plenário, que está sendo finalizado. Devido à pandemia, algumas restrições serão implantadas para acesso do público externo, para que possamos ter total segurança".

O concurso público foi outro assunto abordado pelo apresentador Rozendo Aragão. Sobre o tema, o parlamentar lembrou que a data está marcada para o dia 5 de dezembro. "A data foi adiada duas vezes devido ao avanço da pandemia, mas agora, graças ao avanço da vacinação, marcamos a data. Desde a Constituição de 1988 que a Câmara não tinha um concurso público, isto é um motivo de muito orgulho para mim e para todos os vereadores. Agradeço a Deus por fazer parte deste momento histórico", falou Nitinho.

O vereador Nitinho ainda continuou. "Após a prova, nosso cronograma segue com a fase de recursos, apresentação dos documentos e a convocação dos aprovados. O concursados devem assumir seus postos a partir do mês de março, se tudo ocorrer dentro do previsto. Com fé em Deus dará tudo certo".

Sobre a construção da nova sede do parlamento municipal, o presidente da CMA foi enfático. "Tínhamos um terreno na região do Centro Administrativo, só que precisava de aterro, conseguimos trocar por um novo terreno na mesma região, que foi uma doação do Governo de Sergipe e aprovado pela Assembleia Legislativa. Já temos um projeto maravilhoso, que inclui toda questão ambiental, e uma arquitetura moderna. O custo para a construção é muito alto e a Câmara Municipal de Aracaju não dispõe de todo esse recurso. Estamos a procura de uma PPP e com fé em Deus vamos dar o ponta pé inicial com a assinatura desta parceria".

A revisão do Plano Diretor foi outro tema abordado. Nesta semana, Nitinho, junto com vereadores, receberam representantes do Conselho Regional de Arquitetura. "Este é um momento para ouvirmos as demandas da população e o conselho visitou a Câmara para está inserido no processo de pensar Aracaju pelas próximas décadas. Vamos criar uma comissão temática para atender todos os interesses possíveis da população. Neste momento estão acontecendo audiências públicas com discussões sobre o plano diretor e acredito que até dezembro será votado pela Câmara”, argumentou Nitinho.

Linda Brasil participa de eventos sobre saúde e políticas públicas para mulheres

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Linda Brasil participa de eventos sobre saúde e políticas públicas para mulheres

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 01, a vereadora Linda Brasil (PSOL) participou da audiência pública “desafios do tratamento do câncer de mama”, a iniciativa foi da vereadora Sheyla Galba (Cidadania). A atividade marca o início do Outubro Rosa, mês de conscientização acerca do câncer de mama, campanha que tem alcance mundial, iniciada em 1990, e que tem como objetivo informar e pleitear um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença, contribuindo para a redução da mortalidade.

A Drª Paula Saab, mastologista pelo Hospital Síro Libanês, especialista em gestão de atenção à saúde pela FDC/University of Cambridge, falou sobre os principais desafios que as mulheres vivenciam do diagnóstico ao tratamento. A médica alertou que o tempo entre as consultas e exames que chegam ao diagnóstico podem levar em média 6 meses, o que agrava a situação na maioria dos casos.

Aqui em Sergipe, e esse é um dado que temos da Universidade Federal de Sergipe, há uma demora de cerca de 60 dias para o agendamento da biopsia, e depois desse agendamento uma demora de cerca de 90 dias para a entrega do resultado, isso é muito destoante, tem pacientes que conseguem através de regulações de cidades do interior que conseguem marcar a biopsia muito rápido e em Nossa Senhora do Socorro, que é a segunda maior cidade do estado a gente não consegue marcar biopsia, é preciso rever urgente o sistema de regulação”, alertou a especialista.

A parlamentar Linda Brasil parabenizou a vereadora Sheyla Galba pela iniciativa, e a mastologista Drª Paula Saab pelo esclarecimento acerca do tema tão pertinente à saúde das mulheres.

Quero parabenizar Sheyla pela iniciativa da realização dessa sessão especial tão importante nesse mês do outubro rosa, estou feliz de ouvir a Drª Paula Saab, eu já acompanhava sua luta, e poder estar aqui e ter acesso a essas informações é muito importante. Me coloco à disposição como parlamentar para articular esse movimento, me somar. Fiquei alarmada em saber que somente 20% das mulheres que precisam fazer a mamografia são cobertas. Então essas atividades são muito importantes, parabenizo novamente pela iniciativa e luta tão necessária para o município de Aracaju e pelo estado”, colocou.

A vereadora ainda participou como uma das painelistas da mesa “Respeito à diversidade e concretização de direitos fundamentais” do 1º Encontro das Mulheres Municipalistas Sergipanas, organizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – Fames -, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios - CNM. A atividade objetiva discutir acerca das políticas públicas e direitos das mulheres em diversas áreas, além do fortalecimento da atuação da mulher e protagonismo.

Comemorando o ‘Dia do Vereador’, Ricardo Marques conversa com estudantes sobre a importância do parlamento

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h15
Comemorando o ‘Dia do Vereador’, Ricardo Marques conversa com estudantes sobre a importância do parlamento

Foto: Assessoria do parlamentar

Hoje, 1º de outubro, é comemorado o ‘Dia do Vereador’ e para celebrar a data, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) aceitou o convite da Escola Adventista e participou de uma roda de conversa com estudantes do ensino fundamental. O parlamentar bateu um papo com alunos, respondeu as perguntas e explicou as funções do vereador.

“Foi um momento muito especial. Conversamos muito e eu expliquei que eles são o futuro da nossa cidade e que tudo tem a ver com política. Falei também sobre a importância da renovação e eles ficaram muito atentos. Os estudantes foram muito participativos e isso é muito bacana É preciso despertar desde cedo sobre a importância de exercer um cargo público”, explica.

Após trabalhar como comunicador durante mais de 25 anos e ser reconhecido pelos sergipanos, em 2020, Ricardo Marques decidiu se afastar das atividades e aceitar o convite do Cidadania para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju.

Em pouco tempo de campanha, Ricardo percorreu os bairros de Aracaju, conheceu de perto os problemas do povo, se comprometeu em ajudar a solucioná-los e foi eleito vereador pela primeiro vez. Em janeiro de 2021, estreou com a missão de fiscalizar as obras e também o investimento dos recursos públicos em prol da população aracajuana.

Em pouco mais de um mês, o vereador já protocolou 13 projetos de leis, a exemplo do PL de Liberdade Econômica e da Desburocratização que visam melhorar o ambiente de negócios em nossa cidade. O parlamentar já enviou para casa dos vereadores alguns requerimentos que respondidos serviram como um apreço aos anseios da população aracajuana, em especial a audiência pública sobre o transporte público, paralisação na construção da UBS Niceu Dantas, corredor da Hermes Fontes e algumas praças que estavam paralisadas e foram concluídas após a intervenção do vereador.

Assim como através de ofícios, o vereador tem se destacado na busca por repostas mais efetivas por parte do poder público, trabalho esse que pode ser acompanhado através de suas redes sociais. Um desses trouxe a tona a denúncia do servidor da secretária de saúde supostamente acusado de desviar mais de 200 mil reais da conta do Fundo Municipal de Saúde, investigação essa que continua em curso, agora sobre a tutela do Ministério Público Federal.

Ricardo tem 52 anos, é jornalista, casado com a publicitária Cecília Marques, pai de Milena Marques e Sofia Marques. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas, Marques iniciou sua carreira em Sergipe atuando como editor de texto da TV Sergipe, logo passou a ser apresentador e editor-executivo do SETV, chegando ao cargo de diretor de Jornalismo. Na TV Atalaia foi apresentador do Balanço Geral. Ricardo tem especialização em Comunicação e Marketing e também é coach.

Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras promove primeira reunião

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras promove primeira reunião

Foto: Assessoria de Imprensa

O encontro dos vereadores que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras, da Câmara Municipal de Aracaju, ocorreu nessa quinta-feira, 30, no gabinete do vereador Sargento Byron (Republicanos), que é presidente da Frente. A reunião, que contou com a participação da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), além dos vereadores Breno Garibalde (Democratas) e Cícero do Santa Maria (Podemos), teve como objetivo discutir as primeiras ações que serão o ponto de partida da associação suprapartidária.

“Aracaju precisa ser acessível, inclusiva e enxergar as pessoas com deficiência”. Segundo o vereador Byron, esse será o foco inicial das ações da Frente Parlamentar. “Vamos organizar um planejamento com o objetivo de discutir com os movimentos, os órgãos representativos e a população para inserirmos as suas lutas nas nossas pautas. Vamos levar essa temática para o debate e pensarmos em alternativas, sejam elas através do poder público ou iniciativa privada, para que possamos solucionar problemas históricos da nossa cidade. Tenho certeza de que será uma Frente muito atuante, principalmente porque sei da capacidade e compromisso de cada integrante deste importante instrumento”, assegurou o presidente.

O vereador Cícero avaliou o primeiro encontro como uma oportunidade de reafirmação do compromisso de todos os integrantes com a causa. “Tive a honra de ser convidado para ser vice-presidente da Frente Parlamentar. Sei que não vamos medir esforços para desenvolver um trabalho brilhante. Deu para perceber a preocupação, o cuidado que o vereador Byron tem com a causa. Vamos juntos trabalhar pelo bem dessa comunidade. E parabéns a todos os vereadores e a vereadora que fazem parte desta relevante Frente”, destacou o vereador Cícero do Santa Maria.

O vereador Breno Garibalde está com muitas expectativas em relação à atuação da Frente. “Fico muito feliz com essa iniciativa que vai focar no desenvolvimento de ações em prol das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras. Parabenizo mais uma vez o colega Byron, que preside à Frente, e espero, enquanto técnico, poder contribuir da melhor forma possível na construção de uma cidade para todas as pessoas”, disse.

Sheyla Galba, que foi convidada para participar da Frente devido à sua importante luta na área da saúde, reconheceu a relevância da Frente para garantia dos direitos dos cidadãos aracajuanos com deficiência e doenças raras. "Estou muito feliz em poder fazer parte da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras. Acredito que a Câmara de Vereadores tem papel fundamental para garantir os direitos da pessoa com deficiência, bem como de elaborar projetos que possam garantir uma melhor qualidade de vida para os aracajuanos. Fiquei muito feliz de participar da primeira reunião da frente e acredito que teremos muitas ações para desenvolver", frisou a parlamentar.

O vereador Fábio Meireles (PSC), que também é integrante da Frente, justificou a ausência.

Dia Nacional do vereador: conheça a história do parlamento

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Dia Nacional do vereador: conheça a história do parlamento

Arte: Vanessa Passos

No primeiro dia de outubro é comemorado o Dia do Vereador, data instituída pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984, de autoria do então deputado federal por Sergipe, Passos Porto, e sancionada pelo presidente da República, José Sarney. Mas, nem sempre o Poder Legislativo teve a formação que conhecemos hoje. No tempo da colonização do Brasil, era papel das Câmaras Municipais administrar e cuidar das Vilas.

Cada Vila possuía uma Câmara Municipal que era formada por cinco 'homens bons', que equivalia ao papel dos atuais vereadores, e que também eram eleitos pelos moradores. O primeiro município do Brasil, a Vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, em teve sua primeira eleição para composição da Câmara no ano de 1532.

Em Sergipe, a Câmara Municipal de Aracaju, considerada o Poder Público em funcionamento mais antigo do Estado, foi fundada no ano de 1855, sendo composta por oito vereadores, tendo como primeiro presidente Tobias de Mendonça Galvão, o secretário Padre Agostinho Rodrigues Braga, e demais membros: Dionizio José Ferreira Mello, João José Alves dos Santos, Joaquim Marques Pereira, Manoel Ferreira dos Santos e Pedro Francisco Ludivice.

De acordo com o professor de história Igor Jurubeba, a nomenclatura de homens bons era dada devido aos benefícios que eles concediam aos moradores. "O chamado Homens bons era porque eles ajudavam a população da região dando remédios , dinheiro , comida e em troca, exigiam que no dia da eleição a população que ele ajudou votasse nele", revelou.

História

Com 166 anos de funcionamento, a Câmara Municipal de Aracaju começou a funcionar 13 dias depois da mundança da capital de São Cristóvão para Aracaju. Os primeiros registros de funcionamento da Casa parlamentar está datado do dia 30 de março.

Quem pode ser vereador

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registram que, em 2008, foram eleitos 59.514 vereadores em todo o país.

Segundo o art. 14 da Constituição Federal, pode se candidatar a vereador, quem: for alfabetizado; tiver nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estiver listado eleitoralmente; tiver domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; for filiado há mais de um ano a um partido político e tiver no mínimo 18 anos (no dia da eleição)

Atribuições do vereador

Esses políticos são os mais próximos das comunidades. Eles são representantes da população das cidades ou municípios, e, são encarregados das funções legislativas ou executivas, dentro da Câmara dos Vereadores.

O que faz o vereador?

As atribuições do vereador são: exercer o poder de administrar ,fiscalizar, julgar e legislar buscando o bem-estar da população, como também fiscalizar as ações do prefeito. Assim como os deputados, o vereador tem imunidade parlamentar e o número de eleitos para esse cargo é proporcional ao número de habitantes da cidade, que no caso de Aracaju são 24.

A função de legislar foca na elaboração, redação, alteração e consolidação projetos em prol da população do município ou cidade

Fiscalizar consiste na apreciação das contas da administração pública, bem como investigar as contas dos que guardam, arrecadam, gerenciam e utilizam recursos públicos.

A função de julgar é caracterizada pelo exercício nos casos em que vereadores, agentes políticos e públicos como prefeitos e secretários municipais pratiquem atos que caracterizem infração político-administrativa.

E a função de administrar compreende buscar conservar e manter as atividades legislativas que precisam de recursos humanos e materiais, daquele órgão legislativo municipal.

E os vereadores trabalham para a construção de leis com impacto social positivo, atendendo aos princípios da legalidade. São espécies legislativas: Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal; Projeto de Lei Complementar; Projeto de Lei Ordinária; Projeto de Decreto Legislativo; Projeto de Resolução; Requerimento; Emenda; Indicação; Moção; e Recurso.

Outubro Rosa: Sheyla Galba é a convidada da Live do Parlamento Digital

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Outubro Rosa: Sheyla Galba é a convidada da Live do Parlamento Digital

Foto: Vanessa Passos.

O cuidado da saúde da mulher em alusão à campanha do Outubro Rosa será o tema da Live do Parlamento Digital no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju) nesta terça-feira, 05, às 19h30, com a vereadora Sheyla Galba (Cidadania).

A conversa será conduzida pelas jornalistas Martha Mendonça e Leilane Coelho. Durante a live, as mediadoras aprofundarão o assunto de uma forma leve, explicativa e com muitas informações. Participe enviando suas perguntas, dúvidas ou questionamentos por meio das redes sociais da Casa Legislativa Municipal.

No mês do vereador, conheça um pouco mais sobre a trajetória de Breno Garibalde

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
No mês do vereador, conheça um pouco mais sobre a trajetória de Breno Garibalde

Foto: Assessoria do parlamentar

Em seu primeiro mandato como vereador da capital, Breno Garibalde foi eleito como o 5º parlamentar mais votado da cidade. Neste 1º de outubro, ele comemora o seu primeiro Dia do Vereador. Aos 33 anos, Breno é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Belas Artes de São Paulo, mestre em urbanismo e apaixonado por Aracaju. Um parlamentar engajado e atento aos principais problemas da capital sergipana e que possui como missão transformar a cidade em um lugar mais humano e sustentável.

Breno possui mais de 10 anos de atuação profissional, já trabalhou no setor público e privado e se especializou em processos de participação cidadã e gestão do espaço urbano. É com toda essa experiência, que ele agora está representando a população e buscando formas para que, junto com as pessoas, seja possível planejar, construir e reinventar uma Aracaju melhor para todos, sempre de forma sustentável.

Para o vereador, a política é instrumento de transformação e os políticos são reflexos da sociedade, então é necessário ser melhor e começar esta mudança no poder legislativo fazendo com que a política seja usada verdadeiramente para a melhoria da vida das pessoas e que seja mais participativa em todos os processos.

Imparável, Breno já possui mais de 100 proposituras entre indicações, moções, requerimentos e projetos de lei. Além disso, o trabalho se estende pelas ruas de Aracaju onde o parlamentar colhe as demandas das comunidades e se reúne com diversos órgãos e entidades todas as semanas, para ajudar a encontrar soluções para os problemas de diversas classes.

“Obras estruturantes são bem-vindas, mas saneamento básico, é dignidade”, afirma Emília

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
“Obras estruturantes são bem-vindas, mas saneamento básico, é dignidade”, afirma Emília

Foto: César de Oliveira

Realizando fiscalizações semanalmente, em diversos bairros da capital, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), tem visto e, ouvido, os principais anseios dos aracajuanos (as). Uma das visitas mais recentes, feita ao bairro Aloque, foi o assunto abordado em discurso no Legislativo Municipal.

“Se diz cidade Humana e Inteligente, mas não cuida do básico. É cuidando do básico, que isso seria consequência. Essas obras de encher os olhos, estruturantes como eles falam, não vai interferir diretamente na vida daqueles moradores do Aloque, por exemplo, que estão sem saneamento básico. Isso não sou eu quem digo, é a própria população, fui apenas constatar ”, criticou Emília.

Através de imagens e relatos de moradores da comunidade, a vereadora mostrou uma das queixas, com relação ao Posto de Saúde Irmã Caridade.
“O posto só tem um Clínico Geral, que atende uma vez por semana e pronto. Está praticamente abandonado. Se os moradores precisarem de qualquer outro atendimento, devem se deslocar. Além do transtorno, precisam de recursos. O prédio do posto é bem espaçoso, poderia perfeitamente ter outras opções de atendimentos, ou, no mínimo, ser melhor utilizado de maneira educativa, com oferta de cursos para as mulheres, mães, idosos ou até para os adolescentes que se tornam pais cedo. Isso é básico. É dignidade. Mas o que tem tido prioridade mesmo são as obras intermináveis e seus aditivos”, declarou.

Pastor Diego pede melhorias na infraestrutura do Residencial Celuta Porto

por Moema Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Pastor Diego pede melhorias na infraestrutura do Residencial Celuta Porto

Foto: Assessoria Parlamentar

Atendendo ao pedido dos moradores do Conjunto Residencial Celuta Porto, localizado no Bairro Jabotiana, o vereador Pastor Diego (PP) os acompanhou na terça-feira, 28/9, em uma visita à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), onde foram recebidos pelo presidente da Casa, Sérgio Ferrari.

A visita, segundo o parlamentar, foi muito proveitosa. “Tivemos uma reunião com Ferrari e, na oportunidade, apresentamos a ele algumas reivindicações em prol das famílias que moram neste conjunto”, afirmou. O Pastor Diego informou, ainda, que está sempre atento às necessidades das comunidades do Bairro Jabotiana, região que ele também representa como morador.

“Não meço esforços para atender aos pleitos da população, sejam de qualquer comunidade de Aracaju. Pois entendo que o principal papel de um vereador é ser representante do povo em busca de melhorias para a cidade e para as famílias que nela residem. Estou apenas prestando meu serviço, enquanto parlamentar. E, dessa forma, eu e minha equipe seguimos firmes, trabalhando pelo nosso povo”, declarou.

Entre as reivindicações dos moradores do Residencial Celuta Porto estão melhorias na iluminação pública; recapeamento asfáltico de algumas ruas; sinalização horizontal de todo conjunto; colocação de quebra-molas nas ruas de maior movimento e requalificação da entrada do Conjunto, transformando a Rua João Geniton da Costa em mão dupla com canteiro e iluminação central até o condomínio Porto Alvorada.


Além da interligação do Conjunto Celuta Porto com o Largo da Aparecida, proporcionando acesso aos conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia; e da construção de três praças públicas.


Paquito de Todos fala sobre aniversário de 68 anos da Petrobras

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Paquito de Todos fala sobre aniversário de 68 anos da Petrobras

Foto: Agência Câmara

O aniversário de 68 anos da Petrobras foi tema do discurso do vereador Paquito de Todos (Solidariedade) na manhã desta terça-feira, 5, no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). 

“No último dia três de outubro a Petrobras completou 68 anos. Ela foi criada na gestão do presidente Getúlio Vargas que tanto fez pelo nosso Brasil”. 

O parlamentar utilizou o discurso para afirmar que o fechamento das bases da Petrobras em Sergipe trouxe consequências econômicas para o estado. “Apesar de ser aniversário não temos nada a comemorar. é com tristeza que afirmo que ´perdemos a maior operadora de petróleo no nosso estado. É com tristeza que nós vemos aquela Tecarmo fechada. É lamentável que nossos deputados e governadores não fizeram nada para que a Petrobras permanecesse em Sergipe e continuasse gerando emprego”. 


Linda Brasil participa de audiência pública sobre Plano Diretor realizada pela OAB

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Linda Brasil participa de audiência pública sobre Plano Diretor realizada pela OAB

Foto: Assessoria da parlamentar

Nesta segunda-feira, 4, a vereadora Linda Brasil (PSOL) participou, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), onde foi realizada uma audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PPDU) de Aracaju, a parlamentar compôs a mesa juntamente com outras/os parlamentares, membros da OAB e representantes das organizações. De acordo com a parlamentar, a realização das audiências é fundamental como espaço de escuta da população para a PPDU.

O Plano Diretor tem como objetivo o ordenamento da ocupação dos espaços públicos na cidade, então, através dele é adotado parâmetros para planejamento, fiscalização e participação do desenvolvimento da cidade, inclusive, devendo ser respeitada áreas ambientais, considerar impactos nas comunidades, moradias populares e outras questões.

“A realização dessa audiência pública foi muito importante para que possamos garantir a participação da população, fiquei muito feliz com a abertura da OAB aos movimentos sociais, a sociedade civil organizada, para que esse projeto, o PPDU seja revisto já que ele já está sendo executado de uma forma que não garante a efetiva participação da sociedade”, declarou Linda.

Diante disso, é necessário que o Poder Público considere a participação popular na formulação de um PPDU, e possa oferecer espaços para essa construção. O processo de revisão é liderado pela EMURB.

Estiveram presentes na audiência parlamentares, entidades, movimentos sociais, órgãos públicos e a sociedade civil organizada. As organizações sociais pleiteiam um Plano que possa contribuir para a solução de conflitos urbanos, principalmente relacionados às desigualdades sociais.

Em discurso, Fábio Meireles destaca ações da prefeitura na zona norte de Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Em discurso, Fábio Meireles destaca ações da prefeitura na zona norte de Aracaju

Foto: Agência Câmara.

O parlamentar Fábio Meireles (PSC) utilizou o espaço do Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 05, para falar das ações feitas pela administração municipal na zona norte de Aracaju.

O vereador ressaltou as obras realizadas pela prefeitura nas periferias da zona norte de Aracaju. “Sabemos das dificuldades da população principalmente das periferias. É muito satisfatório quando vejo a vida das pessoas mudando para melhor e devemos reconhecer o compromisso da prefeitura com o povo”, destacou.

Seguindo o discurso, ele reconheceu a intermediação da população em solicitar as demandas a serem levadas para o executivo. “Sigo em busca de melhorias para a nossa comunidade e fico muito feliz quando as necessidades do povo chegam até mim e à prefeitura e são atendidas. Todo o meu reconhecimento pelo esforço dos gestores”, argumentou.

O parlamentar finalizou o Grande Expediente parabenizando autoridades e gestores, como o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, o presidente da Emurb, Sergio Ferrari, a vice-prefeita, Catharina Feitoza e o cerimonialista, Amauri. “Eles têm ajudado a construir uma Aracaju melhor”.


Eduardo Lima visita Indústria de Embalagens e Descartáveis Plásticos-PLASFORT

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Eduardo Lima visita Indústria de Embalagens e Descartáveis Plásticos-PLASFORT

Foto: Assessoria da parlamentar

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) aproveitou a tarde da segunda-feira, 4, para conhecer as instalações da Indústria de Embalagens e Descartáveis Plásticos-PLASFORT. A empresa localizada no Distrito Industrial de Aracaju, bairro Inácio Barbosa, concentra sua produção em embalagens plásticas flexíveis, (bobinas, filme técnico, sacos, sacolas), etc. Está presente no estado desde 2004.
O empresário Felipe Andrade e o engenheiro e também gerente Elvis Araújo, fizeram as honras da casa e apresentaram ao vereador as instalações da fábrica. Na oportunidade os mesmos conversaram sobre a necessidade de mais incentivos fiscais, ajustes nas leis tributárias e a criação de novos projetos que decretem o incentivo para diminuição dos custos de matérias-primas, para as empresas que trabalham com derivados do plástico, permitindo dessa forma que o desenvolvimento do setor venha alavancar no estado.
"O setor da Indústria ocupa mais de 30% da composição do PIB sergipano, a maior concentração do setor está em nosso município, então vamos trabalhar junto aos órgãos responsáveis para criar incentivos que fomentem o desenvolvimento econômico em Aracaju", afirmou o parlamentar.

“Enquanto a CMA vive uma realidade paralela, alguém tem que tocar na ferida”, afirma Emília

por Andréa Lima, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
“Enquanto a CMA vive uma realidade paralela, alguém tem que tocar na ferida”, afirma Emília

Foto: CMA

A vereadora Emília Corrêa (Patriota), constantemente, em seus discursos, têm feito questionamentos e cobrado respostas sobre assuntos graves e, que, ainda estão sem solução. Desta vez, a parlamentar relembrou o silêncio envolvendo o ‘Consórcio Nordeste’, na compra de 300 respiradores hospitalares, resultando um prejuízo de R$ 48 milhões aos cofres públicos e, até hoje, os equipamentos não foram entregues à população dos estados.

Os respiradores iriam compor leitos de UTI e CTI destinados unicamente a pacientes com a Covid-19. As suspeitas de fraude surgiram após diversas tentativas de reaver o dinheiro através da empresa responsável, HempCare Pharma, e atrasos contínuos na entrega dos equipamentos.

“A impressão que eu tenho diante de tanto silêncio, enquanto tantas coisas acontecem e necessitam de respostas, é que essa casa vive uma realidade paralela. De encantamento. Não pode ser assim, alguém tem que falar. As pessoas merecem respeito e respostas”, declarou Emília.

Ainda em sua fala, a oposicionista falou que as cobranças se dão para que as coisas verdadeiramente aconteçam, por envolver vidas e recursos públicos. “Eu me preocupo. E muito. São vidas, são milhões desviados envolvidos. Quantas pessoas não poderiam ter sido salvas se esses respiradores tivessem sido entregues? Esse dinheiro não vai ser devolvido aos cofres públicos? Ninguém vai ser responsabilizado por isso?, indagou.

Incêndio Nestor Piva

Outro pauta grave que segue sem respostas e está sempre sendo lembrada pela parlamentar é com relação ao suporte que está sendo dado às famílias das vítimas do incêndio na ala Covid-19, do Hospital Nestor Piva. “Já falei uma vez aqui, não deixarei esse assunto, assim como tantos outros importantes, cair no esquecimento ou acabar em pizza. Por mais que essa Casa viva uma realidade paralela, de ‘encantamento’, tocarei, sempre, na ferida. Alguém tem que falar”, concluiu

Parlamentar cobra ampliação dos prazos e participação popular na construção do Plano Diretor de Aracaju

por Laila Batista, Assessoria da Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Parlamentar cobra ampliação dos prazos e participação popular na construção do Plano Diretor de Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã desta terça-feira, 5, a vereadora Linda Brasil (PSOL), foi ao pequeno expediente explanar sobre o processo de revisão e participação popular do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), em que diversas entidades vem solicitando ampliação dos prazos do processo e garantia de participação, para que seja construído de forma democrática. Na ocasião, informou sobre a audiência pública realizada na OAB em parceria com o CREA e o CAU, e falou da resposta da prefeitura pela carta aberta enviada por mais de 40 entidades solicitando a ampliação do prazo de audiências e discussão.


“Todos são unânimes na crítica, que desde o início foi apresentada uma minuta pela prefeitura, sem realizar um estudo, um diagnóstico, sem um levantamento atualizado dos dados que foram apresentados, bem como a questão da realização de poucas audiências”, relatou.


O ofício conjunto foi encaminhado pelo CAU, CREA e OAB, enviado no dia 28 de setembro, solicita que, “em face de todos os vícios já expostos, e por se avizinhar a data limite imposta pela municipalidade como prazo final para as colaborações da sociedade, requerem a Vossa Excelência, a imediata suspensão de todo e qualquer prazo para discussões e colaborações acerca do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, tendo em vista o flagrante impedimento da efetiva participação popular, em uma discussão que se iniciou de forma assoada e sem a observância de requisitos legais”.



A gestão municipal no entanto, se mantém sem reconhecer as falhas na minuta do PDDU e a falta efetiva de participação popular nas audiências. A vereadora informou que haverá nesta terça-feira, audiência pública no Bairro Atalaia, é de suma importância as moradoras/es das regiões Aeroporto, São Conrado, Santa Maria, Coroa do Meio, Atalaia, Aruana, 17 de Março e Farolândia, para participarem de mais uma audiência pública para discutir o plano diretor. “A audiência acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, localizada na Av. Monteiro Lobato, 381. Bairro Atalaia, a partir das 18:30. A participação da população é fundamental para a gente construir uma cidade verdadeira do povo, de todas, todos e todes”, declarou.

Câmara realizará Audiência Pública com secretária Municipal de Saúde

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Câmara realizará Audiência Pública com secretária Municipal de Saúde

Arte: Vanessa Passos

A Câmara Municipal de Aracaju realizará na próxima quinta-feira, 7, a partir das 10h, a Audiência Pública com a presença da secretária Municipal da Saúde, Waneska Barboza, para apresentação do relatório do segundo quadrimestre de 2021.

A Audiência Pública vai acontecer de maneira virtual, com transmissão ao vivo da Tv Câmara Aracaju e do site do Poder Legislativo Municipal. A reunião tem o objetivo apresentar aos parlamentares dados indicativos para acompanhamento, controle e avaliação das ações da saúde do município de Aracaju.

Outubro Rosa é tema de Live no Parlamento Digital

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Outubro Rosa é tema de Live no Parlamento Digital

Arte: Vanessa Passos

O autoexame, os cuidados preventivos e o diagnóstico precoce podem salvar vidas, conforme mostra a campanha do Outubro Rosa, tema da Live do Parlamento Digital desta terça-feira, 5, com a vereadora Sheyla Galba (Cidadania). As jornalistas da Câmara Municipal de Aracaju, Leilane Coelho e Martha Mendonça intermediaram o debate em alusão ao combate ao câncer de mama.

O bate-papo iniciou com a parlamentar falando sobre a baque quando foi diagnosticada com a doença e sobre a batalha até vencer o câncer. "Em 2014, enquanto estava deitada na cama identifiquei três nódulos na minha mama, de imediato mostrei ao meu marido na época e ele achou estranho e orientou que procurasse um médico. Mas, como estava em processo de desmame, achei que era leite empedrado", relatou Sheyla.

A vereadora revelou que só tomou a iniciativa de procurar um médico depois seis meses. "Após todo esse período, enquanto assistia uma matéria com doutor Dráuzio Varella, no Fantástico, sobre o câncer de mama, foi que tomei a coragem de procurar um médico. Fiz a pulsão, mais demorei a pegar o resultado com medo do resultado. Depois de um mês, meu marido estava passando pelo Siqueira Campos e resolveu pegar o resultado, que deu um falso negativo", revelou Galba, que recomendou que as mulheres busquem os resultados o quanto antes.

A batalhadora e símbolo do combate à doença continuou. "Levei o resultado para o médico que achou estranho e mandou refazer o exame que deu positivo. A partir daí iniciou minha luta. Fiz a cirurgia para retirada da mama e na minha primeira quimioterapia a máquina quebrou. Procurei as mulheres do Grupo Mulheres de Peito e iniciamos uma campanha. Meu ex-marido procurou a TV Atalaia e uma amiga a TV Sergipe, que pediu para reunir mais mulheres. Para minha surpresa, apareceram dezenas de mulheres e homens lutando pelo mesmo objetivo", disse Sheyla.

A apresentadora Martha Mendonça contou a luta de sua mãe para vencer um câncer e a batalha para o tratamento. "Quando Sheyla apareceu na televisão pela primeira vez minha mãe estava no final do tratamento e também sofreu com as quebras da máquina de quimioterapia. Para não interromper o tratamento, necessitou ir para outro Estado". 

A vereadora também falou da quebra do tabu para a busca do diagnóstico precoce. "Na minha família não tinha ninguém que tivesse câncer de mama e mesmo assim eu tive. Acredito que a mudança nas vidas, com muitas comidas processadas, estresses, sedentarismo e má alimentação podem ocasionar o surgimento desta doença", frisou.

A mudança de comportamento, para ter saúde física e mental, foi uma das orientações do oncologista. “O médico falou que a partir daquele momento era para ser egoísta, pensar apenas em mim. A atividade física é essencial neste momento, ele libera a endorfina”. Sheyla ainda comentou sobre a autoestima. “Durante todo este momento chorei apenas uma vez, quando olhei no espelho e vi que minha sobrancelha estava pela metade. Meus cabelos já estavam crescendo e isso me abalou muito. Liguei para meu ex-marido na hora e pedi para não voltar para casa porque estava feia. Uma amiga tentou refazer, mas odiei”, comentou.

Política

“Lugar de mulher é onde ela quer estar. Sai de paciente oncológica para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju. Na minha família nunca teve um político e isso não me abalou, nem me intimidou. Quando recebi o convite para entrar na política conversei com meu marido e ele disse que já fazia política, sem concorrer a um cargo público. Isso me encorajou e fui candidata a deputada estadual”, revelou a parlamentar.

Câmara

O trabalho desenvolvido na Câmara Municipal de Aracaju também foi destacado pela parlamentar. “Sou integrante de duas Frentes Parlamentares, a Frente Parlamentar de Turismo e Frente da Pessoas com Deficiência. Além disso, fui eleita para defender os pacientes oncológicos, mais também fui eleita para lutar por mais dignidade de toda a população aracajuana. Estamos lutando para que o prefeito reveja a mudança de sentido na Nestor Sampaio e pelo combate a Covid. Também, toda semana visito um Conselho Tutelar, que são pessoas esquecidas e prestam um relevante serviço”, finalizou Sheyla Galba.

Ricardo Vasconcelos participa de Audiência Pública na OAB/SE sobre Plano Diretor Aracaju

por Werden Tavares, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Ricardo Vasconcelos participa de Audiência Pública na OAB/SE sobre Plano Diretor Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do parlamentar

O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede Sustentabilidade) na última segunda-feira, 4, na sede Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) participando de audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PPDU) de Aracaju.

Na ocasião, Ricardo esteve acompanhado de parlamentares, representantes de movimentos sociais e entidades de classe como a própria OAB e repetentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE) e do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE).

O parlamentar deixou claro sei ponto de vista sobre o processo de discussão do plano e ressaltou a participação dos parlamentares nas audiências realizadas pela Prefeitura de Aracaju.

“Nós (vereadores e vereadoras) temos ido a todas as audiências públicas e observado os apontamentos feitos pela população. Sabemos que em uma época ainda com pandemia essa adesão das pessoas é em um número reduzido e que isso pode complicar as discussões. Mas, quem tem ido tem feito sugestões importantes e eu já conversei com o presidente Nitinho que me garantiu que a Câmara ira realizar, no momento certo, sua própria escuta da população”.

Professor Bittencourt protocola Requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Idosas

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Professor Bittencourt protocola Requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Idosas

Foto: Agência Câmara Aracaju

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) protocolou na manhã da última segunda-feira, 4, o Requerimento nº10/2021 que propõe a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas idosas. De caráter suprapartidário, a Frente irá reunir os vereadores que se preocupam com a questão da defesa das pessoas idosas no município de Aracaju e que atuam, em conjunto com a sociedade civil, na defesa de propostas, políticas, projetos, programas e ações governamentais e não governamentais.

A criação da Frente se faz necessária para que seja identificada e, posteriormente, encontre soluções para os problemas que afligem as pessoas idosas, servindo como porta-voz deste grupo e que também possam debater sobre a importância da valorização e respeito aos cidadãos com mais de 60 anos.

“A Frente irá reunir vereadores e a sociedade civil, de modo que esse universo auxilie a Câmara para apresentar demandas, possíveis adequações nas legislações, apresentar possíveis projetos. Acredito que assim que for para a pauta será aprovada e tenho certeza que contarei com a participação de diversos vereadores. Quero agradecer a dona Maria José, que representa o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da cidade de Aracaju, pois foi através de uma reunião com ela que essa ideia veio à tona para que possamos potencializar as ações nessa temática na nossa cidade”, destacou.


Meio Ambiente: vereadores aprovam PL que restringe uso de plástico

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Meio Ambiente: vereadores aprovam PL que restringe uso de plástico

Foto: Agência Câmara Aracaju

Em prol da preservação do Meio Ambiente, vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram em 1ª votação o Projeto de Lei (PL) que proíbe a utilização de sacos plásticos para acondicionar faturas serviços públicos, além de mais 9 PLs e 9 Requerimentos. A ação aconteceu na 91ª Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira, 6.

Os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 58/2021 que proíbe no âmbito do município de Aracaju a utilização de sacos plásticos para acondicionar faturas das concessionárias de serviços públicos, autoria do parlamentar Ricardo Vasconcelos (Rede).

Como justificativa Ricardo ressaltou a importância da busca em reduzir a produção de plástico na capital. “O impacto ambiental diante da produção desenfreada de plástico causa grandes danos à natureza. A fauna marinha tem tido atingida com sérios riscos de morte em função do plástico e nós temos que trabalhar no sentido de reduzir esses impactos”, argumentou o vereador.

Proposituras

Ainda em sessão plenária realizada de modo virtual foram aprovados mais nove Projetos de Lei e nove Requerimentos.

Aprovada indicação de Eduardo Lima que criar Frente Parlamentar Direitos da Criança e do Adolescente

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Aprovada indicação de Eduardo Lima que criar Frente Parlamentar Direitos da Criança e do Adolescente

Foto: Assessoria de Imprensa

Eduardo Lima (Republicanos), recebeu na manhã desta quarta-feira, 6, a aprovação da Indicação protocolada na Câmara de Aracaju no dia 28/09, que pleiteava a criação da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O parlamentar levou esta Indicação até a casa legislativa por considerar altamente necessário envolver um olhar com mais afinco nas questões que dizem respeito ao Sistema de Garantias dos Direitos (SGD) da criança e do adolescente, como também por entender que existe uma proeminência no que diz respeito a apresentação de projetos de leis na casa, voltados para estes temas.

Eduardo Lima compreende que urge a necessidade de aprovar projetos de leis que não venham contrariar os direitos adquiridos e nem os que já estão nesta iminência, considera ainda que tais direitos não podem nem devem ser desrespeitados ou isolados quanto a sua aplicabilidade no Município de Aracaju.

Binho apela para às pessoas tomarem a 2a. dose da vacina e praticarem esporte

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Binho apela para às pessoas tomarem a 2a. dose da vacina e praticarem esporte

Foto: Assessoria de Imprensa

A saúde pública foi o tema central do discurso do vereador Binho, ao usar a tribuna da Câmara para destacar dois pontos: fundamental. O primeiro, é que a Prefeitura de Aracaju já vacinou quase 90 por cento da população adulta. O segundo é relacionado à constatação da OMS. A Organização Mundial de Saúde afirmou que metade das mortes de Covid-19 poderia ser evitada se as pessoas infectadas tivessem praticando esporte.

Sobre o avanço na vacinação, Binho advertiu que, a pessoa que tomou a 1a. dose precisa voltar para tomar a 2a. dose, senão a imunidade não se completa. No Brasil, um grande número de pessoas ainda não completou o ciclo vacinal. Aracaju também precisa dar esse bom exemplo de completar a vacinação, para evitar a infecção com o coronavírus, principalmente com a variante delta.

Quanto à importância de se praticar exercícios físicos, visando aumentar a imunidade, Binho que é professor de Educação Física falou com propriedade: "temos um projeto - Eu e Meu Bairro Somos Um Só - e levamos para às comunidades de Aracaju diversas práticas esportivas e atividades físicas como; aula de dança, zumba, funcional e jiu-jítsu. O esporte é bom para o corpo e também para a mente, acrescentou o parlamentar.

Binho ressaltou que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira na área da saúde é nota 10 e revelou que a vacinação em Aracaju está servindo de parâmetro para outras capitais. Por fim, o vereador do PMN elogiou a condução dos trabalhos da Secretaria Municipal da Saúde durante o setembro amarelo. "a prevenção é a forma mais eficaz de se combater o suicídio".

Breno Garibalde alerta sobre a inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Plano Diretor

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Breno Garibalde alerta sobre a inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Plano Diretor

Foto: Assessoria Parlamentar

As audiências públicas para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) continuam a todo vapor. Presença confirmada em todas elas, o vereador Breno Garibalde fez uma observação sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram propostos pela Organização das Nações Unidas-ONU, para que, até 2030, os países membros se comprometam em erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, sempre de forma sustentável.

"Estamos passando agora pela revisão do Plano Diretor de Aracaju, que também precisa incorporar os aspectos propostos pela ONU como habitação de qualidade, desenvolvimento sustentável, erradicação da fome, e por aí vai. Temos, por exemplo, o objetivo de número 11 que fala sobre cidades e comunidades sustentáveis e tem tudo a ver com o nosso mandato. É extremamente necessário que a gente se atente a estas questões e que os ODS sejam considerados na revisão do Plano Diretor", destacou Breno.

O parlamentar ressaltou ainda que os objetivos estão expostos no site odsbrasil.gov.br e que seria muito importante que a população aracajuana ficasse por dentro deste assunto.

"É extremamente importante que todo mundo se envolva nesse debate. Só de forma sustentável, digna, e com garantia de direito para todos, é que a gente constrói uma sociedade melhor", explicou o vereador.

Aprovado projeto de Ricardo Vasconcelos (Rede) que reduz a utilização de embalagens plásticas em Aracaju

por Werden Tavares, Assessoria de Imprensa do Paralamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
 Aprovado projeto de Ricardo Vasconcelos (Rede) que reduz a utilização de embalagens plásticas em Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou em primeira votação nesta quarta-feira, 6 de outubro, por unanimidade o projeto de lei do vereador Ricardo Vasconcelos (Rede Sustentabilidade) que proíbe, no âmbito do município de Aracaju, a utilização de sacos plásticos para acondicionar faturas das concessionárias de serviços públicos e dá outras providências.

O projeto do vereador pretende reduzir o impacto ambiental provocado pelo envio, todos os meses, de embalagens plásticas junto com as faturas de água e de luz.

Desde o início da produção em massa do material plástico na década de 1950, até hoje, já foram produzidas e descartadas mais de 6,3 bilhões de toneladas, deste material apenas 600 milhões de toneladas foram recicladas. 4,9 bilhões de toneladas foram enviadas para aterros sanitários. O resto foi descartado no meio ambiente. Milhares de animais, sobretudo dos biomas marinhos, são vitimas deste tipo de material.

O projeto agora irá para a segunda votação e, possivelmente, contará com a contribuição dos demais parlamentares que, através de emendas, poderão melhorar a propositura.

Para o vereador Ricardo Vasconcelos a aprovação desse projeto será um grande ganho para o meio-ambiente de Aracaju: “Esse projeto parece uma pequena iniciativa, mas acreditamos que ele há de ser o início da criação de uma cultura de redução do consumo de plástico em nossa cidade. Minorando assim os impactos que o plástico causa ao nosso meio-ambiente e, por extensão, às nossas vidas.”.

Complementa o parlamentar “Estamos construindo um oceano de plástico, espalhado por 70% da superfície do planeta. Precisamos, de formar urgente, diminuir a quantidade de lixo que jogamos na natureza.”.

Eduardo Lima discute temas relevantes em Sessão Ordinária da Câmara

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Eduardo Lima discute temas relevantes em Sessão Ordinária da Câmara

Foto: Assessoria Parlamentar

Eduardo Lima (Republicanos), aproveitou seu momento de fala na Sessão Ordinária da última terça-feira, 5, para tratar de temas como, Atendimento do Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS) Terezinha Meira, Dedetização da unidade do Primeiro Distrito do Conselho Tutelar e Desenvolvimento Econômico do município.

O parlamentar destacou e parabenizou em seu momento de fala a atuação da coordenação e equipe técnica do CRAS situado no bairro Veneza I, na oportunidade chamou a atenção para o atendimento a uma moradora do Veneza II, que teve suas necessidades atendidas após o mesmo entrar em contato com a secretária Simone Passos que prontamente recorreu ao CRAS solucionando os problemas.

Em seguida Eduardo Lima falou sobre a visita que realizou na sede do primeiro Distrito do Conselho Tutelar que fica no Conj. Orlando Dantas, bairro São Conrado. Ele informou que a prefeitura de Aracaju realizou o serviço de dedetização cuidando com primor do local de trabalho dos conselheiros. Enfatizou ainda sobre a necessidade de um olhar mais efetivo para os Conselhos no que diz respeito em relação a estrutura de trabalho, segurança e logística.

A respeito do Desenvolvimento Econômico do município, o vereador contou aos colegas que visitou uma indústria situada na capital e ouviu os pedidos de seus representantes que desejam ter o apoio dos legisladores para buscar políticas públicas que trabalhem os incentivos fiscais, que criem novos projetos e decretos que incentivem a diminuição dos custos de matérias-primas. voltadas para o setor com o objetivo de fomentar a instalação e produção de novas indústrias.

No mês do vereador, conheça um pouco mais sobre a trajetória de Sheyla Galba

por Fábio Viana, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
No mês do vereador, conheça um pouco mais sobre a trajetória de Sheyla Galba

Foto: Assessoria da parlamentar

Foi com a defesa por um tratamento oncológico digno que Sheyla Galba (Cidadania) foi eleita pelos aracajuanos vereadora, passando a ocupar uma das 24 cadeiras da Câmara Municipal de Aracaju. Professora de História, ela traz na sua própria história de vida a luta e vitória contra um câncer de mama. Uma pauta que vem sendo tratada constantemente pela parlamentar na Câmara Municipal.

"As batalhas foram imensas, incluindo a retirada de uma das mamas e as inúmeras vezes em que tive o tratamento interrompido por conta da máquina de radioterapia do Hospital João Alves que quebrava constantemente. Um sofrimento enfrentado não só por mim, mas por outros pacientes oncológicos", destaca.

E foi justamente diante disso que Sheyla Galba iniciou, junto com outras pacientes, um movimento de luta por um tratamento digno, tornando-se uma das mulheres de peito. "Sempre lutei pela melhoria das ações voltadas ao câncer em Sergipe e sigo com esse compromisso com todos os pacientes com câncer em Sergipe.

A vereadora ressalta que desde que assumiu o mandato a bandeira da oncologia passou a ter mais força. "Seguirei fiscalizando e cobrando um tratamento oncológico digno, inclusive trazendo essa responsabilidade para o Município de Aracaju, seja por meio dos discursos, projetos ou outras medidas possíveis. Mas, além disso, continuo cumprindo meu papel fiscalizador do Executivo Municipal e estarei atenta também às demandas que envolvam as demais áreas, cobrando soluções efetivas", finaliza.

Requerimento de Ricardo Marques pede mais informações sobre suposto desvio de dinheiro da Secretaria da Saúde

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Requerimento de Ricardo Marques pede mais informações sobre suposto desvio de dinheiro da Secretaria da Saúde

Foto: Assessoria do parlamentar

Foi aprovado por 12 a 10 votos na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 6 de outubro, o requerimento do vereador Ricardo Marques (Cidadania) que pede a Prefeitura de Aracaju que se manifeste a respeito da destituição de um servidor público, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, por supostamente ter desviado dinheiro do Fundo Municipal de Saúde durante cerca de 6 meses. A suspeita é que ele tenha desviado aproximadamente R$ 200 mil da conta da Secretaria da Saúde para a sua própria conta.

Ricardo Marques disse que não quer acusar ninguém mas pediu mais informações sobre o caso. “Outros ilícitos penais, civis e administrativos podem ter sido praticados pelo servidor e, eventualmente, por terceiros, servidores ou não, que de algum modo tenham contribuído com o cometimento das ilegalidades. O que demanda uma apuração rápida e eficaz pelos órgãos de controle a acerca da situação ora apresentada, principalmente diante da possibilidade de desvio de verba pública federal, oriunda do Fundo Nacional de Saúde”.

Já existem representações junto ao Ministério Público Federal solicitando que uma investigação minuciosa apure como o servidor em referência teve acesso às contas bancárias do Fundo Municipal de Saúde e se também houve o desvio de verba pública federal; se é permitido legalmente que um servidor comissionado acesse as citadas contas bancárias ou se esse acesso somente seria possível a servidores efetivos; qual o valor total transferido de eventuais contas e qual o destino final da quantia?;

“É importante, ainda, que o Município de Aracaju forneça cópia integral do Processo Administrativo Disciplinar correlato, para que outras informações possam aportar nos órgão de controle e possibilitar uma melhor apuração dos fatos.”, alerta o vereador que já marcou uma reunião para falar sobre o assunto com o promotor do Ministério Público Raymundo Ximenez.

Ricardo defendeu seu argumento e o requerimento foi aprovado. “Respeito o voto contra dos meus colegas e agradeço aos colegas que entenderam o meu posicionamento e votaram a favor do requerimento que foi aprovado. É nosso papel como vereador de fiscalizar e pedir transparência de todas as ações para que a população acompanhe tudo o que é feito. Agora vamos aguardar que a Prefeitura de Aracaju se manifeste e esclareça tudo o que ocorreu”.

O mesmo requerimento de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania) também foi aprovado na CPI da Covid, pedindo esclarecimento do Ministério Público de Sergipe e Prefeitura de Aracaju.

Linda Brasil incentiva a criação de Hortas Comunitárias nos bairros

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Linda Brasil incentiva a criação de Hortas Comunitárias nos bairros

Foto: Assessoria da parlamentar

Diante do contexto de crise econômica e social que o país vem enfrentando, pequenas ações e projetos podem causar impactos positivos e garantir alimento e renda para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social. É nesse sentido que a vereadora Linda Brasil (PSOL) colocou na última quarta-feira, 6, a importância de ampliar a criação de hortas comunitárias.

“É urgente repensarmos a produção e distribuição de alimentos, sobretudo em áreas urbanas. É estratégico para combater a fome, melhorar a qualidade da alimentação das pessoas, incentivarmos a criação e manutenção das hortas comunitárias. Este tipo de iniciativa pode gerar impactos positivos nas comunidades fortalecendo a agricultura familiar, e até mesmo escoar esta produção comunitária para, por exemplo, a alimentação escolar”, afirmou.

A vereadora acrescentou que as hortas comunitárias são opções que precisam ser consideradas e expandidas pelo Executivo, até mesmo com incentivo fiscal, pois esse tipo de iniciativa é importante para fortalecer e encorajar os espaços de cultivo coletivo.

“Por isso, é muito importante o requerimento que tivemos aprovado hoje na Câmara Municipal de Aracaju, de nº 406/2021, onde solicitamos à Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju – SEMFAS, informações acerca do funcionamento do Projeto Cultivando Cidadania: Hortas Comunitárias. Soubemos que no último no dia 4 a prefeitura retomou o cultivo de uma destas hortas no Jardim Esperança que estava parada na pandemia. Temos contatos com movimentos e comunidades que tem interesse em implantar a iniciativa em outros bairros. Por isso queremos saber o que a prefeitura planeja neste projeto para que além de dar certo ele atinja o maior número de bairros e comunidades”, pontuou Linda.

PL contra o machismo

Também foi aprovado em 3ª discussão o importante PL nº 52/2021, de autoria de Linda Brasil, que versa sobre ações de formação de combate ao machismo nas escolas de Aracaju.

Nitinho anuncia retorno do trabalho 100% presencial a partir de 26 outubro

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Nitinho anuncia retorno do trabalho 100% presencial a partir de 26 outubro

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju se prepara para o retorno 100% presencial dos trabalhos legislativos a partir do  próximo dia 26 de outubro. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD), na manhã desta quinta-feira, 07, durante sessão legislativa.

O retorno do trabalho presencial acontece depois da vacinação em massa de servidores e parlamentares, seguindo a flexibilização dos protocolos de segurança adotados e divulgados pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Aracaju, com embasamento nos estudos sanitários de controle da pandemia do Comitê Técnico Científico.

Nitinho explicou que a equipe administrativa e jurídica da Câmara finaliza a elaboração de um protocolo de conduta e segurança que irá orientar o funcionamento do parlamento municipal. "Ao longo dos próximos dias iremos preparar um protocolo de segurança sanitárias, seguindo os decretos estadual e municipal, para dar total tranquilidade aos vereadores, assessores, imprensa e público. No decorrer da semana, cada vereador receberá o documento com as orientações", frisou.

Em prestação de contas a vereadores, secretária de Saúde revela queda de casos de Covid-19

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Em prestação de contas a vereadores, secretária de Saúde revela queda de casos de Covid-19

Foto: Agência Câmara

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) receberam a secretária Municipal da Saúde (SMS), Waneska Barboza, para apresentação do relatório e prestação de contas do segundo quadrimestre de 2021. A Audiência Pública aconteceu após a sessão desta quinta-feira, 7, e tem a finalidade apresentar aos parlamentares dados indicativos para acompanhamento, controle e avaliação das ações da saúde do município de Aracaju.

Analisando dados da SMS, Waneska ressaltou queda do número de casos de Covid, redução de 31% em relação há 7 dias e apresentando queda de 68,7% comparado há 15 dias. “Esses números foram baseados com relação a positividade dos exames. O que demonstra, então, que as pessoas têm adoecido, mas não de Covid. Na maioria dos casos por causa de transição de estação  e possíveis casos de gripe”, disse.

Já com relação às internações por causa de Covid, Waneska falou que tem tido redução progressiva. “É o melhor cenário já visto desde o início da pandemia. Hoje, temos 66% de pessoas acima de 18 anos vacinadas com 1ª e 2ª dose”, ressaltou. Waneska revelou que a secretaria deu continuidade ao Teste Aju, para a identificação rápida de contaminação por Covi-19, além disso, o quantitativo de vacinados em 1ª e 2ª dose em Aracaju.

Waneska fez também, um apanhado geral das causas de mortes em 2021 no município. “As principais causas de mortes entre os aracajuanos foram as doenças infecciosas e parasitárias e as neoplasias”, informou. Já fazendo a prestação de contas com relação às ações da SMS, a secretária falou sobre implantação de teleconsulta, linhas de cuidados de algumas patologias como obesidade e prevenção de câncer de boca. Além disso, foram feitos dois mutirões do controle do Aedes Aegypti e atendimentos remotos a doenças mentais.

Apartes

Após as explanações da secretária, o vice-presidente da CMA, Vinicius Porto (PDT) vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Fábio Meireles (PSC), Ricardo Vasconcelos (Rede), Pastor Diego (PP), Sargento Byron (Republicanos), Fabiano Oliveira (PP) e Isac (PDT) parabenizaram o trabalho que vem sendo realizado pela secretária e tiraram algumas dúvidas com relação a demandas da população na área da Saúde. “Muito obrigado, secretária por todo empenho e por colocar em primeiro plano o espírito público”, afirmou Vinicius Porto.

Bittencourt ressaltou a conduta técnica e séria que a secretária e equipe que tratam as demandas da pasta.  Além disso, pontuou sobre a necessidade do passaporte vacinal no município. Já Fábio Meireles (PSC), tratou sobre problemáticas de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.  

A bancada da oposição, Emília Corrêa (Patriota), Professora Ângela (PT), Linda Brasil (Psol) e Ricardo Marques, também se pronunciou. Emília questionou sobre o maquinário do hospital de campanha que foi utilizado no hospital de campanha se está sendo usado em outro lugar.

Emília cobra abrigos na Zona de Expansão

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Emília cobra abrigos na Zona de Expansão

Foto: César de Oliveira

“Enquanto na Hermes Fontes cada abrigo de ônibus custou a bagatela de R$ 31.648,06, no Mosqueiro, a população que depende do transporte público não tem nem a dignidade de aguardar em um local coberto”, foi com essa fala que a vereadora Emília Corrêa (Patriota) iniciou sua fala no Legislativo Municipal ao abordar a necessidade dos moradores da zona de expansão de Aracaju.

A oposicionista, que sempre faz questão de discursar mostrando imagens/vídeos comprovando os fatos, afirmou, que, problemas como esse são antigos, desde a legislatura passada, antepassada e existem em vários bairros da cidade. “São problemas primários. Há anos esse comunidade sofre com isso. Estou mostrando, especificamente, no Mosqueiro, mas não precisa ir muito longe para comprovar outras realidades como essa. É por isso que eu falo: fazendo o básico, já torna uma ‘Cidade Humana e Inteligente’, não precisa fazer somente obras estruturantes e esquecer que as pessoas necessitam do mínimo para ter dignidade”, afirmou.

Ainda segundo a parlamentar, há outros exemplos de problemas recorrentes, mencionados em sua fala, mas, que, por falta de tempo, não teve oportunidade de se aprofundar. “Obras com qualidade péssima, falta de mobilidade, acessibilidade, poderia citar, aqui muitos outros, isso já têm anos. Se eu estou cansada de bater sempre na mesma tecla, imagine como não está os aracajuanos (as) que lidam com isso diariamente. É lamentável”, declarou.

Eduardo Lima visitou Sede do Primeiro Distrito do Conselho Tutelar e CRAS do Veneza

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Eduardo Lima visitou Sede do Primeiro Distrito do Conselho Tutelar e CRAS do Veneza

Foto: Assessoria de Imprensa

Eduardo Lima (Republicanos), realizou na manhã da segunda-feira, 04, duas importantes visitas, a entidades sociais da capital. A primeira foi à sede do Primeiro Distrito do Conselho Tutelar situado no Conj. Augusto Franco, bairro Farolândia e a segunda ao Centro de Referência de Assistência Social
(CRAS), Terezinha Meira, situado no bairro Veneza.

O principal propósito dos conselhos tutelares é garantir a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, contra quaisquer formas de violências cometidas contra eles. As conselheiras Iolanda Coelho Nascimento e Kedja Ferreira de Santana, acompanharam o parlamentar durante a visitação, o que proporcionou ao mesmo conhecer a estrutura do local, conversar com os conselheiros e receber as demandas, as quais ele comprometeu-se em encaminhar até a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

Já o propósito do CRAS é promover o direcionamento das famílias na participação de planos assistenciais, sua aptidão é atender as famílias e pessoas em situação de desproteção social.
A coordenadora da unidade, Elze Angélica Melo Barreto, recebeu Eduardo Lima e apresentou as estruturas de trabalho e do local, na oportunidade ele pôde ouvir alguns usuários do CRAS, como também observar as dificuldades existentes. O parlamentar parabenizou os servidores pelo trabalho bem sucedido naquela comunidade.

"Eu fico muito satisfeito de poder realizar essas visitas e ver de perto o funcionamento e as necessidades dessas duas entidades. Por isso coloco meu mandato à disposição do trabalho para crianças e adolescentes, como também para o trabalho com essas famílias em situação de desproteção social", destacou o vereador.

Câmara decreta ponto facultativo na segunda-feira, 11

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Câmara decreta ponto facultativo na segunda-feira, 11

Foto: César de Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira, 11, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O documento foi assinado nesta quinta-feira, 7.

O Ato 18/2021 suspende todas as atividades do Poder Legislativo Municipal, tanto da Sede, do Anexo administrativo, do Arquivo e da Escola do Legislativo. Os trabalhos retornam normalmente na quarta-feira, 13.

Ricardo Marques busca soluções para falta de atendimento dos pacientes fissurados labiopalatais

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Ricardo Marques busca soluções para falta de atendimento dos pacientes fissurados labiopalatais

Foto: Assessoria Parlamentar

Após participar da manifestação, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) protocolou nesta quinta-feira, 7 de outubro, um ofício e requerimento pedindo mais explicações a Prefeitura de Aracaju sobre a falta de assistência aos pacientes fissurados labiopalatais. De acordo com a Sociedade Especializada no Atendimento de Fissurados do Estado de Sergipe (SEAFESE), a falta de repasse do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju tem causado transtornos aos assistidos.

“Eles informaram que o Estado contribui com R$ 60 mil e a Prefeitura de Aracaju com R$ 30 mil mensal, mas o dinheiro não está sendo repassado para a Sociedade. Protocolei um ofício e requerimento pedindo explicações porque até agora eles não receberam nenhuma resposta e estão sendo prejudicados com a falta de consultas, exames e cirurgias”, disse o parlamentar.

Ricardo foi o único vereador que acompanhou a manifestação e ouviu as dificuldades das famílias que passam por dificuldades. Membros e assistidos da Sociedade Especializada no Atendimento de Fissurados do Estado de Sergipe realizaram um ato de protesto em frente ao Ministério Público pedindo ajuda para que o problema seja solucionado.

Devido a pandemia, foi solicitado que a SEAFESE não realizasse cirurgias e ficou acordado que até dezembro seria repassado o valor de R$ 90 mil. Mas desde de janeiro que o pagamento não tem sido feito conforme o acordo.
O município pagou até o mês de junho e o estado até maio, e com valores bem abaixo do acordado. Hoje a dívida está em torno de R$ 340 mil e para os assistidos o preço dessa falta de pagamento é imensurável

A SEAFESE faz em média 200 atendimentos mensais e estava retornando os procedimentos cirúrgicos após a flexibilização da pandemia e os transtornos são gerais: pacientes aguardando cirurgias; exames clínicos estão vencidos; interrompidos atendimentos psicólogo, fonoaudiólogo, pediátrico, ortodôntico e odontológico.

Eduardo Lima participou de reunião na SEMED

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Eduardo Lima participou de reunião na SEMED

Foto: Assessoria do parlamentar

Eduardo Lima (Republicanos) cumpriu sua agenda de trabalho na manhã desta quinta-feira, 7, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O parlamentar esteve reunido com a secretária Maria Cecília Tavares Leite, para atender ao pedido da comunidade do bairro São Conrado, onde esteve no dia 28 de setembro, visitando a Escola Municipal José Conrado de Araújo. Na visitação Eduardo Lima foi acompanhado pela diretora Carla Tavares que apresentou as necessidades de reformas pelas quais o estabelecimento de ensino vem passando.

Maria Cecília demonstrou que está atenta aos problemas da escola e confirmou que existe um planejamento direcionado para que as reformas ocorram o mais breve possível, realização que trará um grande êxito não só para os estudantes como também para o corpo docente.

Aproveitando o ensejo, o vereador apresentou para secretária dois projetos voltados para as escolas municipais. O primeiro chamado de "Projeto Help- Uma Palavra Pode Salvar"!, trata-se da aplicação de Palestras que cuidam do psicológico e do emocional, os voluntários também disponibilizam um serviço de escuta, para as pessoas que tenham esta necessidade sintam-se tocadas a falar sobre seus problemas.

O segundo é o "Divertindo a Mente", que é de autoria de Eduardo, está em tramitação na Câmara e possui o objetivo de inserir o serviço de Psicólogos e Assistentes Sociais permanentemente nas instituições municipais de ensino.

Soneca comemora retorno do trabalho presencial na Câmara de Vereadores

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Soneca comemora retorno do trabalho presencial na Câmara de Vereadores

Foto: Assessoria do parlamentar

O anúncio da volta do trabalho 100% presencial na Câmara Municipal de Aracaju foi comemorado pelo vereador Soneca (PSD). O retorno acontecerá após 1 ano e 8 meses de interrupção do serviço presencial na Casa Legislativa devido a pandemia do coronavirus. “Desde março de 2020, as sessões ocorrem de forma virtual, porém a partir do próximo dia 26 de outubro tudo volta ao normal", comemora o vereador.

De acordo com Soneca, a volta para o imóvel situado no centro de Aracaju acontece depois da vacinação em massa de servidores e parlamentares, seguindo a flexibilização dos protocolos de segurança adotados e divulgados pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Aracaju, com embasamento nos estudos sanitários de controle da pandemia do Comitê Técnico Científico.

O presidente da CMA, vereador Nitinho (PSD) explicou que a equipe administrativa e jurídica da Câmara finaliza a elaboração de um protocolo de conduta e segurança que irá orientar o funcionamento do parlamento municipal. 

Para Soneca, independentemente das sessões presenciais, o trabalho que ele executa nos bairros de Aracaju nunca parou. “É claro que depois de todos vacinados a gente pode realizar ações de forma mais segura. Portanto, vamos intensificar nossos programas sociais e voltar em breve para casa do povo”, destacou.


Anderson de Tuca solicita tampa de bueiro na Av. Camilo Calazans

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Anderson de Tuca solicita tampa de bueiro na Av. Camilo Calazans

Foto: Assessoria do parlamentar

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 7, o vereador Anderson de Tuca (PDT) falou sobre as solicitações feitas ao presidente da Emsurb, Luiz Roberto, como limpeza de praças e da Av. Camilo Calazans, no bairro Novo Paraíso. Além disso, abordou também os pedidos feitos a Sérgio Ferrari, presidente da Emurb e Secretário de Infraestrutura de Aracaju.

“Peço que tenha uma atenção especial, porque existe uma tampa, onde pessoas passam no local e há o risco de queda. Cinco ou seis pessoas já caíram nesse local. Fizemos a indicação para regulamentação e cobramos ativamente, por entender que ali há um risco e pode causar maiores acidentes”, disse Anderson.

Em audiência pública, Byron pede informações sobre serviços de saúde destinados às pessoas com doenças raras

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Em audiência pública, Byron pede informações sobre serviços de saúde destinados às pessoas com doenças raras

Foto: Assessoria de imprensa

Entendendo a importância da Atenção Básica de Saúde enquanto porta de entrada das pessoas com doenças raras às políticas públicas de saúde, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), que é presidente da Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras, buscou informações, através da secretária da Saúde da capital sergipana, Waneska Barboza, durante Audiência Pública, realizada na Câmara de Aracaju, ontem, 7, sobre a execução de serviços ofertados ao grupo.

O Ministério da Saúde considera rara quando ela afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Estima-se que existam entre seis e oito mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo. Sendo 80% delas decorrente de fatores genéticos, enquanto os outros 20% advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa. Geralmente, as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo ser degenerativas e, até mesmo levar à morte do paciente. Apesar de ainda não possuírem cura, o acompanhamento multidisciplinar e tratamento adequado são capazes de reduzir as complicações e sintomas, assim como impedir o agravamento e evolução da doença.

Ao ser questionada sobre as ações desenvolvidas pelo Município, a secretária explicou que a responsabilidade dos atendimentos é do Governo do Estado, mas que a secretaria tem acompanhado os avanços e tem buscado garantir o suporte ao serviço. “Devido à complexidade, esse é um serviço ofertado pelo Estado e não pela gestão porque é de interesse de todo o território estadual. Porém, temos tido diálogos com movimentos, mas esse é um serviço de responsabilidade do Estado”, pontuou Waneska.

O vereador explicou o motivo da sua pergunta. “Na verdade, a Atenção Básica é a porta de entrada das pessoas com doenças raras que vivem em situação de vulnerabilidade social. Então, o meu questionamento sobre as ações é mais no sentido de compreender como a gestão municipal tem tratado do tema no âmbito da saúde. Porque, tudo bem, a gente sabe que o serviço é ofertado pelo o Estado, mas a Saúde do Município precisa realizar ações contes para capacitar os profissionais que vão receber as pessoas que fazem parte desse grupo e, também, contribuir, por meio da conscientização e informação, com as pautas, que precisam de mais visibilidade, pois essas pessoas existem, são detentoras de direitos e o poder público precisa assegurá-los”, destacou Byron.

"Mobilidade só vai se resolver quando tiver equilíbrio e integração", destaca Breno Garibalde

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
"Mobilidade só vai se resolver quando tiver equilíbrio e integração", destaca Breno Garibalde

Foto: Assessoria do parlamentar

Na sessão parlamentar da última quinta-feira, 7, o vereador Breno Garibalde utilizou o Pequeno Expediente para falar sobre os problemas de mobilidade do bairro São Conrado, como a falta de ciclovia em sua principal avenida, a José Carlos Silva. Para ele, os problemas de mobilidade urbana só irão se resolver quando tiver equilíbrio e integração entre todos os modais de transporte.

"É um bairro que eu tenho um carinho muito grande e parece que está ilhado na carência de infraestrutura. Queria chamar a atenção do poder público para esse local, que é de pessoas trabalhadoras, humildes e guerreiras e que precisam de um olhar mais atento. A retirada da ciclovia da Avenida José Carlos Silva é um grande problema, já que a maioria da comunidade utiliza a bicicleta para trabalhar. Claro que o acréscimo da faixa exclusiva de ônibus foi um bônus, mas a ciclovia deveria ter continuado", destacou Breno.

O vereador também falou sobre as mudanças que vêm ocorrendo na comunidade do São Conrado, através de importantes trabalhos sociais.

"Por lá tem um grupo evangélico, do pastor Wadson, que faz um trabalho muito legal de retirar pessoas da criminalidade. Antigamente existiam vários pontos perigosos e hoje a situação melhorou. É um trabalho muito bonito, que vale ser destacado e reconhecido", afirmou o parlamentar.


Linda Brasil cobra melhorias estruturais e de atendimento nas unidades públicas de saúde do município

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Linda Brasil cobra melhorias estruturais e de atendimento nas unidades públicas de saúde do município

Foto: Assessoria da parlamentar

A vereadora Linda Brasil (PSOL) participou da Audiência Pública virtual na sessão da última quinta-feira, 7, para a apresentação do relatório da saúde do 2º quadrimestre de 2021, na Câmara de Aracaju, que contou com a presença da Secretária de Saúde de Aracaju, Vaneska Barbosa.

Na ocasião, houve diversos questionamentos da população aracajuana, como problemas na marcação de exames nas unidades de saúde, a importância de um passaporte vacinal, da busca ativa por quem ainda não se vacinou e informações sobre a situação das variantes Delta e Mu na capital.

A parlamentar colocou a importância de um retorno do poder público sobre os encaminhamentos após o trágico incêndio no Nestor Piva, onde 5 pessoas morreram e, de acordo com o laudo do Corpo de Bombeiros, ocorreu em decorrência de negligência, uma vez que o incêndio deu início no circuito do ar-condicionado e o hospital não possuía atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, e nem brigada de incêndio, que é obrigatória nesses espaços de grande circulação. Linda destacou a gravidade de que segundo o Corpo de Bombeiros relatou para a Comissão de Saúde da CMA, nenhum hospital público do município possui esse atestado.

“Estamos recebendo diversas reclamações sobre a demora para a marcação de exames como o ecocardiograma, biópsias, colonoscopia, endoscopia, além de exames em bebês, como o BERA ou Potencial Evocado Auditivo, que é um exame que avalia a integridade das vias auditivas, ou seja, ele identifica as ondas elétricas geradas a partir de um estímulo sonoro”, indagou.

Linda reflete que apesar da preocupação com o não comparecimento da população para a realização de exames, sem desmarcar, é preciso considerar outros fatores, como a demora de meses para a realização, fazendo com que a população busque realizar em outros espaços, inclusive privados.

Sobre as variantes, segundo a secretária, a Delta ficou restrita aos poucos casos de pacientes em Aracaju, sem mais casos detectados até o momento, e a Mu não teve nenhum caso registrado. “Seguiremos nos posicionando para uma fiscalização mais efetiva nas unidades de saúde, para cobrar que as pessoas sejam atendidas, que a fila de atendimentos e realização de exames seja escoada e novas tragédias sejam evitadas nos hospitais da cidade”, destacou.

Ricardo Marques doa brinquedos para crianças acolhidas por instituições

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Ricardo Marques doa brinquedos para crianças acolhidas por instituições

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) recebeu pedidos de dezenas pessoas e de instituições de Sergipe para festinhas do dia das Crianças realizadas em alguns bairros. Com ajuda de parceiros e de amigos foram arrecadados brinquedos e doces. 

"Como jornalista eu sempre recebi esses pedidos mas agora como vereador fiquei surpreso com a quantidade que foi muito maior. Fiquei feliz e me reuni com a minha equipe do gabinete, procurei amigos e parceiros e arrecadamos brinquedos e doces. 

Infelizmente não conseguimos atender a todos os pedidos, nem a todas as instituições", por isso fizemos uma seleção interna”, explica o vereador. 

Ricardo parabenizou o trabalho individual realizado por algumas pessoas e também das instituições e deixou um recado para as crianças. "As instituições que fazem um trabalho lindo com as crianças estão de parabéns. As crianças são o nosso futuro e merecem uma educação de qualidade, praticar esporte e brincar muito. Obedeçam seus pais e foquem nos estudos pensando no amanhã. Feliz Dia das Crianças", parabeniza.

Pastor Diego é eleito Coordenador-Geral da Frente Parlamentar Evangélica

por Moema Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Pastor Diego é eleito Coordenador-Geral da Frente Parlamentar Evangélica

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Pastor Diego (PP) foi eleito Coordenador Geral da Frente Parlamentar Evangélica (FPE). A escolha do parlamentar se deu em uma reunião ocorrida no dia 28 de setembro na Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), sediada em Aracaju.

Na oportunidade, também foi formada a mesa diretora da FPE, que além do Coordenador-Geral, é composta pelo Vice-Coordenador, o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA); 1º Secretário, o vereador por Nossa Senhora do Socorro, Pastor Joanan Menezes (AVANTE); 2º Secretário, o vereador Eduardo Lima (REPUBLICANOS); e Tesoureiro, o vereador por Nossa Senhora do Socorro, Leo Rocha (REPUBLICANOS).

“Fui escolhido pelos meus colegas como coordenador-geral da FPE com o propósito de fazermos um trabalho muito especial em defesa dos princípios e valores cristãos em nosso Estado. Desde já, agradeço pela confiança e seguimos firmes trabalhando pelo Reino!”, afirmou o vereador Pastor Diego.

A importância de o Estado de Sergipe ter uma Frente Parlamentar Evangélica é, sobretudo, a possibilidade de trazer sob uma mesma bandeira, parlamentares que comungam e compartilham de princípios inerentes a todo e qualquer cristão evangélico, independentemente da denominação a que pertence.

A atuação da defesa dos princípios e valores cristãos é a principal razão da existência da FPE. Ou seja, a Frente os une por uma razão principiológica que deriva do próprio Cristo. “Por isso, a importância desse grupo que se une pela fé, também estar unido em sua atuação política”, destacou o presidente da ANAJURE, Uziel Santana.

De acordo com ele, saber que o vereador Pastor Diego é um parlamentar atuante na causa da defesa dos princípios e valores cristãos foi o que pesou na escolha dele como Coordenador-Geral da Frente.

“O vereador Pastor Diego desde o início das tratativas para a formação da FPE sempre esteve presente, na maioria das reuniões, ou se não em todas, opinando e sugerindo os princípios que embasam a FPE e trazendo sugestões para o seu desenvolvimento e construção. Sabemos que ele desempenhará um excelente trabalho nessa coordenação-geral”, frisou Uziel Santana.

Audiência Pública

Com o objetivo de promover um maior debate para o desenvolvimento do Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Pastor Diego que trata sobre a Defesa da Liberdade de Crença e Liberdade Religiosa, o parlamentar promoverá no próximo dia 15/10 uma audiência pública, que contará com a participação de pastores evangélicos, padres e representantes de outros seguimentos religiosos de Sergipe.

O PL da Defesa da Liberdade de Crença e Liberdade Religiosa foi aprovado no dia 31/8 na Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Agora, o Projeto segue em tramitação para votação em plenário. “Nós estamos bastante confiantes na aprovação dessa Lei que será muito importante para a nossa cidade, resguardando os nossos direitos e liberdades. Continue orando por esse projeto que com fé em Deus sairemos vitoriosos. Deus abençoe”, afirmou o Pastor Diego. A audiência será remota e aberta para quem quiser participar.

Emília Corrêa promove Sessão Especial sobre Reforma Protestante

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Emília Corrêa promove Sessão Especial sobre Reforma Protestante

Foto: Gilton Rosas

Em alusão ao dia da Reforma Protestante, comemorado, anualmente, em 31 de outubro, será realizada, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma Sessão Especial. A solenidade, que, em virtude da pandemia, seguirá as recomendações sanitárias e acontecerá de maneira remota, a parir das 9h, do próximo dia 22, foi de iniciativa da vereadora Emília Corrêa (Patriota).

Para Emília, além da importância do movimento no contexto da história ocidental e das religiões, os feitos de Martinho Lutero, como seu trabalho e comprometimento social, deveriam ser usados para promover mudanças em nossa sociedade. “Lutero foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Muitos são pastores, mas o que faz a diferença é o Espírito Santo que está dentro de nós.
Para ele, era muito importante que meninos e meninas tivessem acesso à escola, um desafio semelhante aos que temos ainda hoje em uma sociedade patriarcal. Precisamos imitá-lo. Somente desse jeito, a gente verá a reforma que hoje chamamos de mudança”, afirmou.

História

A Reforma Protestante foi um movimento que teve início em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, quando o monge Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, protestando contra doutrinas e práticas da igreja dominante. Marinho Lutero conclamou o povo e os eruditos a repensar o modo como interpretavam o cristianismo.

A reforma iniciada por Lutero em pouco tempo se espalhou para muitos outros países através de homens que levaram adiante a ‘redescoberta’ do Cristianismo Bíblico ao mundo. Assim, a liberdade pregada por Lutero incentivou o surgimento de várias correntes religiosas. Voltando ao que se entendia serem as origens do cristianismo, surgiram as igrejas luteranas, presbiterianas e muitas outras denominações, que mais tarde chegariam também ao Brasil.

A Sessão será transmitida pela TV Câmara, canal aberto 5.3, YouTube e site da Câmara: www.aracaju.se.leg.br

Secretário da Fazenda fará balanço de último quadrimestre

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h39
Secretário da Fazenda fará balanço de último quadrimestre

Arte: Vanessa Passos

Na quinta-feira, 14, a partir das 10h, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) receberá o secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, para apresentar o balanço do último quadrimestre de 2021. Em cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o secretário irá demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, detalhar as receitas e a evolução das despesas do município.