Notícias
Carlito fala da sua indignação por manifestação artística em SP
Na sessão desta quarta-feira, 11, o vereador Carlito Alves (PRB) voltou a se pronunciar sobre a performance de um artista nu no Museu de Arte Moderna (MAM), no Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. “Continuo indignado com o que aconteceu e mais ainda com os pais, mães das crianças presentes e organizadores do evento por defenderem a cena. Que Deus proteja nossas crianças desse mal”, afirmou.
Carlito Alves citou ainda o Projeto de Lei de Identidade (PL) de gênero irá voltar a pauta de votação em breve nas Câmaras Municipais do país. “Biologicamente nascemos ou homem ou mulher. Se nasci homem, vou morrer homem”, falou destacando que é contra a esse projeto.
Em aparte, Fábio Meireles (PPS) elogiou o discurso de Carlito Alves e também se posicionou contra ao PL. Dr. Manuel Marcos (PMDB) acha que esse assunto deve ser discutido de maneira individual e não em parlamentos.
Já a vereadora Emília Corrêa, disse que as crianças estão confusas sem saber que gênero nasceu.
Intolerância LGBT é tema de discurso de Elber
Elber Batalha quer celeridade nas investigações da Operação Babel
Elber lamenta acidente na Odonto Fantasy
Fábio Meireles pede compreensão da Emsurb às demandas da Zona Norte
O vereador Fábio Meireles (PP) rebateu na manhã desta quarta-feira, 11, as declarações do presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, que afirmou nunca ter sido procurado pelo parlamentar para discutir as demandas de infraestrutura da população da zona Norte de Aracaju.
Da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Meireles apresentou uma foto de um dos diversos encontros que já teve com o gestor municipal desde o início de seu mandato, nos quais apresentou as reivindicações que lhes são feitas pelos moradores da região. “As demandas levadas por cada vereador, da situação ou oposição, emanam do povo e devem ser respeitadas. O senhor Luiz Roberto dizer que nunca atendeu ao vereador Fábio Meireles é um equívoco”, afirmou.
Em seu discurso, Fábio Meireles também ratificou não haver qualquer interesse em depreciar ou atrapalhar o trabalho da gestão municipal, mas lembrou de seu dever enquanto representante do povo, legitimado através do voto. “Não tenho nada contra o diretor da Emsurb, mas ele parece que tem algo de pessoal com a minha comunidade. Porém, eu só peço compreensão com o povo que merecem ter uma condição de vida digna”, concluiu o vereador.
Zezinho do Bugio parabeniza os Guardas Municipais de Aracaju
O vereador Zezinho do Bugio (PTB) parabenizou os Guardas Municipais de Aracaju, pelo excelente trabalho prestado a sociedade aracajuana e, pelo Dia da Guarda Municipal que foi comemorado na terça-feira, 10, durante a 78º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Na oportunidade o vereador salientou a importância da reativação do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal de Aracaju, que vinha prestando sem precedentes um suporte às policias Militar e Civil.
Zezinho também parabenizou o comandante da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, e a todos os integrantes da categoria, pela importância das operações desenvolvidas e prestadas a sociedade aracajuana.
Iran debate ‘Lei da Mordaça’ com estudantes de Pedagogia
O Vereador e Professor Iran Barbosa participou, na noite da terça-feira, 10, de um debate com estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade Jardins sobre o cenário educacional brasileiro e, especialmente, sobre a proposta da “Escola Sem Partido”, também conhecida como “Lei da Mordaça”.
Abordando o tema sugerido para a palestra – A Escola Sem Partido e o Papel do Professor –, Iran lembrou que as reflexões sobre esse tema são de extrema relevância, pelos impactos negativos dessa proposta para a Educação e para a sociedade e, também, por lançar, para os futuros professores, os desafios que estão sendo postos para a profissão. “Estou dialogando com colegas e discutir esse tema, próximo da data em que comemoramos o Dia do Professor, 15, é de suma importância porque ele tem interferência direta na nossa profissão e na educação que será ofertada à população”, disse.
Iran destacou que não há como discutir formação para a área da educação de forma desconectada do debate sobre Direitos Humanos, lembrando que há, inclusive, Diretrizes Curriculares sobre o tema. Para ele, um bom Profissional da Educação não pode prescindir de se aprofundar nas questões dos Direitos Humanos, até pra enfrentar, entre tantas outras coisas, o que está sendo posto pelos defensores da “Escola Sem Partido”.
Ainda de acordo com Iran, essa proposta, oriunda de movimentos e de políticos conservadores que vêm ganhando força nos últimos dois anos, é pautada num momento em que o Governo Federal golpista articula uma nova Base Nacional Comum Curricular e um projeto de Reforma do Ensino Médio que tem graves retrocessos para a Educação nacional. “O debate da 'Escola Sem Partido' está inserido nesse contexto de retrocesso político e de reformulação autoritária da Educação em nosso País. Então, como professores e futuros professores, temos que procurar entender tudo o que está em jogo. E o que está em jogo são os avanços que conquistamos desde a redemocratização brasileira e que construímos nos últimos anos, tanto na área da Educação como na área dos Direitos Humanos. São retrocessos que precisam ser enfrentados e derrotados”, apontou.
Radicalização
Iran Barbosa destacou, ainda, que o avanço do conservadorismo e de ideias neofascistas têm ganhado corpo no mundo e também no Brasil, dentro e fora da política, o que tem influído no avanço de propostas conservadoras que restringem a construção da cidadania e do livre pensamento. “Há uma onda de radicalização crescente à Direita. Vemos pessoas e grupos muito à vontade para disseminar ideias nazifascistas e até clamar pelo retorno da ditadura. Isso é muito preocupante”, avalia.
“E o que é a 'Escola Sem Partido'? É uma proposta dessas forças conservadoras para, através de mudanças na legislação, imporem aos professores do nosso país regras sobre o que podemos e não podemos fazer em sala de aula e o que devemos ou não ensinar, inclusive, com previsão de punições. Então, trata-se mesmo de uma Lei da Mordaça, uma vez que viola os princípios constitucionais que garantem liberdade de aprender e de ensinar e o pluralismo de ideias no exercício do trabalho docente”, enfatizou.
Iran lembrou que iniciativas legais visando implantar a proposta da “Escola Sem Partido” já foram, através de Decisão Liminar do Supremo Tribunal Federal, consideradas inconstitucionais, por ferirem, frontalmente, tanto a Constituição Federal quanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. A proposta fere, também, acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. “Ninguém aprende a ser livre sem viver em uma sociedade livre e sem ter professores livres lhe ensinando. A proposta da 'Escola Sem Partido', com a desculpa de uma falsa neutralidade, quer impedir o professor de expor as várias linhas de pensamentos, as várias matrizes ideológicas e as variadas formas de se enxergar o mundo. Não há como o professor ser neutro. Seria desonesto com os meus alunos e com a instituição em que leciono não deixar evidentes as concepções ideológicas e de mundo com as quais concordo e também sobre as quais discordo”, enfatizou.
Para o parlamentar e professor, a “Escola Sem Partido”, em si, já é uma proposta que está, ela mesma, a serviço da ideologia da dominação, que visa impor o projeto conservador sobre a sociedade brasileira. “E quando a proposta prega a neutralidade e o apartidarismo, prega a negação da Política e, portanto, defende o individualismo. Onde falta a Politica, que é o instrumento de busca de solução para os problemas coletivos, sobra o individualismo, que é filho da 'idiotização' que se tenta impor nos nossos tempos. Tomar partido é tomar parte. Somos seres políticos, é da nossa natureza assumirmos posições, por isso, a escola e o trabalho dos professores têm que estar a serviço da politização dos nossos estudantes. Sendo assim, a escola tem que ter partido, não no sentido de legenda partidária, mas na acepção de tomar partido, ter posição sobre as questões que estão em debate na sociedade. Afinal, a Escola tem a tarefa constitucional de formar para o pleno exercício da cidadania. E como se faz isso sem debater e tomar partido sobre as questões em debate? Propor que se negue isso e que sejamos neutros é não compreender que a escola cumpre um papel fundamental nessa formação para a cidadania”, externou Iran Barbosa.
"Prefeitura prioriza salário do servidor”, afirma Bittencourt
O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) destaca que a Prefeitura Municipal vem honrando os compromissos e, por mais um mês consecutivo, paga em dia o salário dos servidores ativos e inativos. O pagamento do mês de agosto estará na conta nesta quinta-feira, dia 31.
“São 10 salários pagos em oito meses de gestão. Mesmo com todas as dificuldades financeiras e com muito esforço e organização, a Administração regularizou as finanças, mostrando que é possível manter o pagamento do funcionalismo público municipal em dia”, afirma o líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju.
De acordo com Bittencourt, o pagamento do servidor é um ganho para a economia como um todo. “Pagar o salário é uma obrigação do Poder Executivo e a Prefeitura cumpre seu papel. Receber o salário é importante tanto para o servidor quanto para o município. Ele não pega o dinheiro e coloca embaixo do colchão: ele aplica na cidade. Ao longo desses oito meses, já foram R$ 750 milhões injetados na economia, algo fundamental para o pequeno e médio comerciante/empresário”, ressalta.
Bittencourt enaltece, ainda, que todo avanço é fruto do comprometimento de Edvaldo Nogueira e da equipe capitaneada pelo secretário Municipal das Finanças, Jéferson Passos. “Priorizar o salário é zelar por toda a população. Isso é o resultado do cuidado, da atenção, da austeridade e do respeito que o prefeito tem com os aracajuanos e com as questões financeiras. O salário pago em dia reflete especialmente na prestação dos serviços de quem busca as atividades ofertadas pelo Município. É uma grande alegria ver que a Administração dá essa tranquilidade ao servidor que já teve um grande atraso no pagamento na gestão passada”, aponta Bittencourt.
Vereador Dr. Gonzaga visita creche na Soledade
Na véspera do Dia das Crianças, 11, o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) visitou a escola Municipal de Educação Infantil Profa. Maria Givalda Santos, localizada no bairro Soledade, Zona Norte de Aracaju. Os alunos, na faixa etária de zero a cinco anos, receberam o vereador com muita alegria e muito carinho. Durante toda essa semana a escola preparou atividades especiais para comemorar a data especial.
Vale lembrar que a escola é uma das mais conceituadas da região, pois possui um projeto educacional participativo de formação escolar para as crianças. Para celebrar o Dia das Crianças, várias atividades recreativas foram feitas envolvendo alunos e professores.
Dr. Gonzaga parabenizou a equipe da Emei Maria Givalda pelo trabalho desenvolvido e lembrou a importância de se oferecer educação de qualidade para as crianças. "O acesso à educação é um direto de todas as crianças e devemos cuidar para que elas tenham escolas bem estruturadas e com bons profissionais como essa", afirmou o vereador.
Projeto de Kitty prevê tratamento digno às gestantes e parturientes.
Pensando no bem estar das gestantes e parturientes em Aracaju, a vereadora Kitty Lima (Rede) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para implementação de medidas de informação e proteção à essas mulheres contra a violência obstétrica. O texto prevê a elaboração de cartilhas e cartazes com informações sobre o assunto por meio da divulgação da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal, que deverão ser fixados em postos de saúde e maternidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, violência obstétrica é todo o ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou no período puerpério. “Não são raros os casos onde a parturiente pede ajuda durante o parto e algum membro da equipe médica faz algum tipo de deboche. Quem nunca escutou um relato de que o médico realizou uma episiotomia sem que a parturiente soubesse, e enquanto dava os pontos, ele ia explicando sobre os procedimentos a alunos, fazendo com que aquela mulher em situação de vulnerabilidade se sentia uma cobaia? É uma situação constrangedora”, disse Kitty.
Ao todo, existem mais de 20 condutas que são caracterizadas violência. Segundo a vereadora, os cartazes deverão informar os órgãos e trâmites para que a vítima possa realizar a denúncia nos casos de violência. “Foi após ouvir relatos como esse e tantos outros que percebi que precisamos falar sobre esse assunto. Por isso, tive o maior cuidado nesse projeto de deixar expressamente claro que será considerada agressão contra a gestante e parturiente as condutas agressivas ou zombeteiras, de forma a fazê-la sentir-se mal pelo tratamento; fazer graça ou recriminá-la por qualquer comportamento como gritar, chorar, ter medo ou vergonha. É normal que a mulher sinta tudo isso no momento do parto, e é preciso que os profissionais e familiares entendam tudo isso”, pontuou a vereadora.
Ainda de acordo com o projeto, a Secretaria Municipal da Saúde ficará responsável por elaborar a Cartilha dos Direitos da Gestante e da Parturiente, propiciando a todas as mulheres as informações e esclarecimentos necessários para um entendimento hospitalar digno e humanizado, visando a erradicação da violência obstétrica.
‘Aulão Cidadão’ terá o apoio do vereador Thiaguinho Batalha
Sessão Especial em homenagem aos ‘donos de bares e restaurantes da Orla de Atalaia’
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará na próxima segunda-feira, 16, uma Sessão Especial em homenagem aos ‘donos de bares e restaurantes da Orla de Atalaia’.
A sessão é de autoria do vereador Américo de Deus (Rede) e terá início às 9h, no Plenário do Poder Municipal.
Sessão Especial em homenagem aos ‘donos de bares e restaurantes da Orla de Atalaia’
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará na próxima segunda-feira, 16, uma Sessão Especial em homenagem aos ‘donos de bares e restaurantes da Orla de Atalaia’.
A sessão é de autoria do vereador Américo de Deus (Rede) e terá início às 9h, no Plenário do Poder Municipal.
Jeferson Passos fará um balanço do último quadrimestre
Nesta segunda-feira, 16, às 8h, o secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, irá à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apresentar o balanço do último quadrimestre de 2017, em cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele irá demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, detalhar as receitas e a evolução das despesas, bem como o controle da dívida do município de Aracaju.
Kitty leva projeto de criação de espaço pet na Sementeira à Emsurb
A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve reunida com o diretor-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, para tratar sobre a instalação de um espaço pet no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O objetivo da vereadora é disponibilizar uma área do local - muito frequentado por famílias, jovens, idosos e praticantes de esportes – para o lazer de animais com seus tutores.
A reunião também foi acompanhada de representantes de um grupo de criadores de cachorros que já frequentam rotineiramente o Parque da Sementeira com os seus animais. Durante o encontro, Luiz Roberto se mostrou bastante receptivo com o projeto apresentado por Kitty que, inclusive, poderá contar com a participação da iniciativa privada. “O Parque da Sementeira é um local excelente para o convívio e a prática esportiva, e porque não reservar um espaço para que os animais também possam usufruir desse lugar? Nessa parceria a Emsurb entraria com alguma contribuição para a construção desse espaço, que já possui um projeto pronto onde foi levada em consideração a necessidade de baixo custo da obra. Nele, por exemplo, as invés de utilizarmos muros de alvenaria para delimitar o espaço, usaríamos cercas”, explicou a vereadora.
Kitty ressaltou, entretanto, que a participação de empresários nesse projeto não acontecerá por meio de concessão do espaço, mas sim como uma parceria. “O melhor de tudo é que podemos transformar esse projeto em realidade por meio da iniciativa privada, sem onerar os cofres do município. Os empresários participariam, por exemplo, com a doação de brinquedos e equipamentos”, disse.
Luiz Roberto pediu cautela à vereadora quanto ao andamento do projeto, uma vez que neste momento ainda não pode dar um aval definitivo sobre essa proposta. “Ele prometeu que irá analisar com bastante cuidado e carinho para ver as reais possibilidades para a concretização desse espaço pet. Porém, ele adiantou que existe na Emsurb um projeto de melhorias para o Parque da Sementeira e que nele já contempla um espaço pré-determinado para pets”, disse.
Apesar de não ter dado um posicionamento quanto à solicitação de Kitty, o presidente da Emsurb revelou que caso o projeto apresentado pela parlamentar só seja possível por meio de uma parceria com a iniciativa privada, alguns empresários do setor pet já se mostraram interessados em contribuir com a criação de uma espaço pet no Parque da Sementeira. "Seria a realização de mais um sonho tanto para mim, quanto para a população que ama os animais. Um espaço dedicado para o lazer e bem-estar deles. Isso sem contar que esse espaço pet estaria totalmente integrado a um parque bastante frequentado por toda a sociedade e, dessa forma, a gente pode promover uma educação para os cuidados com os animais, sua saúde, a importância de práticas esportivas para uma maior qualidade de vida e ainda mostrar que essa interação é extremamente saudável para o animal e para quem cuida deles. Vamos torcer para que esse projeto saia do papel o mais rápido possível, estou bastante esperançosa", afirmou Kitty.
“O transporte público, na minha opinião, é caso de CPI”, diz Lucas Aribé
Durante discurso na manhã de quarta-feira, 11, o vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou o espaço do Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para comentar as constantes reclamações da população sobre a má qualidade do transporte público de Aracaju.
O parlamentar tem recebido reclamações dos cidadãos que estão ficando mais de uma hora nos pontos de ônibus constantemente. “Questiono sobre a prática política em Aracaju com relação à tarifa de ônibus e o transporte coletivo simplesmente contempla o interesse do setor empresarial aumentando a tarifa. O que tem de melhoria no serviço para o povo? O que melhorou? Faço essa reflexão porque é muito fácil atribuir ao contribuinte a responsabilidade de bancar o transporte coletivo porque numa canetada o prefeito decreta o valor acordado e a qualidade do serviço é a mesa, ou seja, péssima”, critica.
Segundo Lucas, recebe também reclamações de pessoas que utilizam ônibus que se dizem acessíveis e que estão com equipamentos quebrados, sem manutenção e a devida fiscalização antes dos veículos saírem do pátio. “Os cadeirantes vão ter acesso ao ônibus como? Sendo pegos no colo? Os cidadãos reclamam ainda que os motoristas andam em alta velocidade, fazendo do ônibus uma montanha russa. O que mais incomoda é a falta de respeito no transporte público”, explica.
Aribé continua comentando que o Código de Mobilidade Urbana, através da Lei Federal 12.587, determina que o transporte público seja licitado. “Esse problema não é somente culpa de Edvaldo que não tem coragem de fazer a licitação porque vai tirar do sistema empresários que fazem o transporte público de faz de conta. Esses empresários não estão nem aí para o bem estar do público porque eles andam de carro novo do ano e com ar condicionado e o povo pobre e trabalhador que ganha um salário mínimo utiliza esse transporte de péssima qualidade”, enfatiza.
“Faço uma cobrança para os nossos poderes e peço que eles tenham coragem de fazer cumprir a Lei por parte do Poder Executivo. Retiraram da Câmara a obrigação de analisar essas planilhas e agora vem com um decreto do prefeito para fazer a vontade dos empresários e sem pensar no povo. O transporte público de Aracaju, na minha opinião, é caso de CPI”, completa.
Emília cobra o plano de acessibilidade de shopping em expansão na capital
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), está cobrando o plano de acessibilidade do Shopping Riomar, na capital sergipana. Segundo ela, o Riomar está ampliando e é preciso promover a inclusão social.
De acordo com Emília, o plano de acessibilidade garante aos consumidores o direito de ir e vir com segurança e rapidez, o qual deve ser resguardado através da viabilização de rotas acessíveis. “As pessoas têm me procurado demonstrando preocupação quanto aos caminhos e eventuais obstáculos para os acessos ao shopping, inclusive as portadoras de necessidades especiais e, portando, com mobilidade reduzida”, pontuou.
Para Emília, o projeto de ampliação não pode esquecer de garantir o acesso das pessoas as instalações reformadas do Shopping, em todos os sentidos, seja via de transporte público, calçadas continuas, sinalização, entre outros. “O plano de acessibilidade é fundamental e acredito que a administração do Shopping Riomar estará atenta, sobretudo na adequação dos espaços com particularidades específicas para esse tipo de público consumidores”, destacou.
Por fim, a parlamentar manifesta a sua expectativa para as medidas que devem ser adotadas para a adequação do espaço físico do shopping, considerando a responsabilidade privada pelo espaço de compras e entretenimento. “Os agentes envolvidos devem assegurar o respeito a dignidade dos consumidores, o que deve acontecer através de uma profunda análise do plano de acessibilidade, contemplando todas as as exigências legais, única forma de, efetivamente, deixar os consumidores satisfeitos”, concluiu.
Dr. Gonzaga elogia ações da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca
Começa, hoje, 16, a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, campanha que acontece todo mês de outubro em cumprimento a Lei Municipal 3.764, de autoria do vereador Dr. Gonzaga. Até a próxima sexta-feira, 20, serão realizadas ações educativas e mutirões de orientação, prevenção e diagnóstico do câncer de boca na população de Aracaju.
O câncer de boca pode afetar os lábios e o interior da cavidade oral. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 15.490 casos foram registrados no país em 2016, tendo atingido 11.140 homens e 4.350 mulheres. “O Brasil é o terceiro país com mais casos de câncer bucal do mundo, ficando atrás somente da Índia e da antiga Tchecoslováquia. São números alarmantes que precisam de atenção especial”, alertou o parlamentar.
As atividades preventivas são realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE) que, neste ano, promoveram a capacitação de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, que trabalham nas Unidades de Saúde da Família, com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de boca.
Dr. Gonzaga explica que são muitos os fatores que podem levar à doença, como o cigarro e o álcool, a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais. “É importante lembrar que a exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio”, informou o vereador.
O vereador lembra, ainda, que o objetivo do programa é conscientizar e orientar a população aracajuana sobre os perigos da doença. “A informação é o primeiro passo para que as pessoas conheçam os modos de prevenção e de diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura”, comentou o vereador, parabenizando a Prefeitura de Aracaju pelo trabalho realizado todos os anos em prol dessa causa.
Sessão Especial debate realização do Réveillon 2018
A Sessão Especial desta segunda-feira, 16, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) de autoria do vereador Américo de Deus (Rede) tratou da possibilidade da não realização do Réveillon por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
O autor da sessão e os convidados relataram a preocupação com a possibilidade de não haver festa de Réveillon na cidade mais uma vez. De acordo com Américo, caso a PMA não realize, é necessário pensar o quanto antes numa solução para que a festa aconteça. Américo de Deus falou ainda da importância do planejamento de uma festa grande como o Réveillon de pelo menos seis meses antes. “A prefeitura precisa se manifestar sobre o assunto para que os donos de bares, por exemplo, saberem como vão se organizar”, disse.
O vereador Lucas Aribé (PSB) também esteve presente na sessão e disse que ao longo do ano propôs na Câmara algumas alternativas à prefeitura para realizar a festa de fim de ano. “Eu fico triste quando fico sabendo que se paga R$ 500 mil a um artista nacional e inviabiliza o pagamento de um artista local”, exemplificou. Para o parlamentar, há soluções para que a prefeitura realize a festa de Réveillon.
O presidente do Sindicato dos músicos de Sergipe (Sindmuse), Tonico Saraiva, constatou em seu discurso a falta de apoio por parte dos empresários de Sergipe com relação a organização da festa de Réveillon. “No ano passado com a notícia que a prefeitura que não iria realizar a festa, o sindicato tentou viabilizar o evento. Mas, por falta de apoio, desistimos”, ressaltou. Na visão do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor), Paulo Souza, desprezar a realização do Réveillon é desprezar a cultura local. “Será que só podemos realizar o evento com artistas locais? Temos muitos artistas bons no estado e que merecem ser valorizados”, questionou.
Por considerar o Réveillon uma festa relevante e uma confraternização mundial, o vice-presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Elton Ricarte, lamentou que precise discutir esse assunto. “É uma das festas mais esperadas por toda sociedade sergipana”, lembrou. Elton é também secretário de Comunicação da prefeitura da Barra dos Coqueiros e informou que por causa da ausência de festa na capital, a demanda no município vizinho aumentou consideravelmente.
Já o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Breno Barreto, disse que diante dessa situação não tem como pensar em geração de emprego e renda para o estado. “No nosso estado temos três grandes datas: carnaval, festas juninas e o réveillon que devem ser comemoradas”, opinou. O precisente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Marcos Aurélio Tarquíno também participou da sessão para dizer que a entidade está a disposição para intermediar essa situação.
O vereador Fábio Meireles (PPS) é favor da realização do Réveillon pois, fomenta o comércio na capital sergipana. Com relação a atração de turistas a Aracaju, o vereador Fábio afirmou que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) tem buscado meios para melhorar o turismo aracajuano.
Jeferson Passos expõe balanço do 2ª quadrimestre na Câmara
A saúde financeira do município de Aracaju foi debatida pelos vereadores Thiaguinho (PMB), Isac (PCdoB), Seu Marcos (PHS) e Fábio Meireles (PPS) durante reunião na Comissão de Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta segunda-feira, 16, que teve como convidado o secretário Municipal de Finanças, Jeferson Passos, que apresentou o relatório do 2ª quadrimestre da gestão.
Entre os dados apresentados no relatório estavam os detalhes do orçamento, receitas, despesas, resultados, dívidas, arrecadações e projeções. Após a apresentação das informações detalhadas, os parlamentares questionaram o gestor das finanças da Prefeitura de Aracaju sobre alguns pontos importantes.
O presidente da Comissão, vereador Thiaguinho Batalha, agradeceu ao secretário por cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O secretário está cumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde tem que vir apresentar os balancetes dos quadrimestres ao fim do período. A Comissão de Finanças tem este papel participativo de colaborar com o engrandecimento da gestão”.
O vereador Fábio Meireles destacou que a Prefeitura de Aracaju ainda sofre financeiramente com a antiga gestão. “Aracaju ainda sofre de acordo com os dados apresentados por Jeferson Passos, tendo mais gastos que receita. Independente da qual gestão usou mal os recursos, quem mais sofre com isto é a população”.
Ressaltando a importância da presença do secretário Jeferson Passos na CMA, o vereador Seu Marcos afirmou que mesmo em crise, a Prefeitura teve alguns avanços. “Desde quando assumiu a gestão, o prefeito Edvaldo Nogueira vem pagando o salário dos servidores em dia, que já é um grande avanço que fomenta a economia”.
Apresentando o comporta das receitas e despesas da Prefeitura de Aracaju na reunião, o secretário Jeferson Passos detalhou. “Mostramos o cumprimento das metas fiscais, o endividamento e resultado primário. O ano de 2017 está sendo bastante difícil, o comportamento da atividade econômica ele ainda não é forte e as transferências do Governo Federal tem caído”.
Marinha do Brasil em defesa da Amazônia Azul será tema de Tribuna Livre
Nesta terça-feira, 17, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), será realizada a Tribuna Livre com o tema: ‘A Marinha do Brasil em defesa da Amazônia Azul’, e contará com a presença do Capitão de Fragata João Batista Barbosa, Capitão dos Portos de Sergipe.
A Tribuna Livre acontecerá logo após o encerramento do pequeno expediente da CMA, por volta das 10h.
Seu Marcos questiona a Jeferson Passos sobre o atraso no repasse das verbas para Saúde
Membro da Comissão de Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Seu Marcos (PHS) participou na manhã de hoje, 16, da reunião que tratou sobre a situação financeira do município de Aracaju, que teve como convidado o secretário Municipal de Finanças, Jeferson Passos. Durante a explanação do secretário sobre o relatório de despesas e receitas da gestão municipal do 2º quadrimestre deste ano, Seu Marcos fez indagações acerca das melhorias que se fazem necessárias na área de saúde.
Entre os dados apresentados por Jeferson Passos estavam os detalhes do orçamento, receitas, despesas, resultados, dívidas, arrecadações e projeções. Para Seu Marcos, a situação que a antiga gestão deixou o município de Aracaju foi caótica. “É preciso tempo para organizar a casa. Sabemos da difícil situação que a gestão anterior deixou a cidade. Desde quando assumiu a administração, o prefeito Edvaldo Nogueira vem pagando o salário dos servidores em dia e já é um grande avanço, porque isso ajuda a fortalecer a economia”, destacou.
Ainda segundo Seu Marcos, embora haja um esforço de todos para normalizar o financeiro de Aracaju, a população pobre sofre com a ineficácia dos serviços públicos municipais, a exemplo da paralização do Hospital Cirurgia, do Santa Isabel e do São José. “Precisamos criar mecanismos que diminuam as consequências para a população, que sempre paga a conta no final. Anda e vira os hospitais Cirurgia, São José e Santa Isabel acusam a prefeitura de não honrar com o pagamento dos serviços prestados ao município. Porque a saúde é a área que mais sofre?” , questionou.
Em resposta ao vereador, Jeferson Passos afirmou que o atraso no repasse das verbas se dá quando o município deixa de receber em dia dos demais governos( federal e estadual). E que muitas vezes, o pagamento da verba não é feita na sua totalidade, por isso que a prefeitura, automaticamente, tem dificuldade de quitar integralmente suas dívidas, principalmente na área da saúde”, afirmou o secretário.
Também participaram da discussão os vereadores Thiaguinho Batalha (PMB), Isac Silveira (PCdoB), Seu Marcos (PHS) e Fábio Meireles (PPS).
Projeto “Criança Feliz” reúne três mil pessoas no São Carlos
As crianças do bairro São Carlos tiveram uma tarde de alegria no último domingo, 15. Brincaram no pula-pula, comeram cachorro quente, beberam refrigerante, ganharam presentes e voltaram para casa felizes da vida. Os pais também se divertiram muito, afinal de contas o projeto “Criança Feliz” terminou com sucesso mais uma vez.
Idealizado pelo vereador Palhaço Soneca (PPS) em 2013, o evento acontece todos os anos na semana da criança e oferece diversão gratuita aos pequenos que moram nos bairros São Carlos, Olaria e Maria do Carmo.
A quinta edição do projeto reuniu este ano cerca de três mil pessoas. Voluntários ajudaram na organização do evento, distribuindo presentes, comida e bebida. Foi uma dia de muita alegria para as famílias da região. “Trouxe meus quatro filhos e outros dois sobrinhos. Todos receberam lanche e brincaram a tarde inteira. Eles nunca vão esquecer desse dia”, comentou a moradora Maria José dos Santos.
A presença do Palhaço Soneca deixou a tarde ainda mais divertida. Contando as velhas e boas piadas, ele arrancou o sorriso de meninos e meninas. “Não sou a Xuxa, mas sempre me dei bem com os baixinhos. Fazer palhaçada está no meu sangue e jamais vou abandonar minhas origens”, disse.
A festa em 2017 contou com dezenas de colaboradores. Empresários e amigos do vereador doaram presentes e ajudaram nas despesas do evento. A prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado também apoiaram o projeto. Esta foi a primeira vez que Palhaço Soneca organizou a festa na condição de vereador. “Nosso programa cresceu. Hoje são mais famílias beneficiadas do que nas edições passadas. Ver o sorriso em cada criança do bairro que nasci e fui criado não têm preço. Ano que vem tem mais”, promete Soneca.
Vereador Américo de Deus promove homenagem ao Dia das Crianças
Na tarde do último domingo, 15, a alegria tomou conta da criançada do Bairro Porto Danta e Conjunto Coqueiral, devido à belíssima festa cheia de música e diversão proporcionada pelo vereador Américo de Deus (Rede), em homenagem ao Dia das Crianças comemorado no dia 12 de Outubro, o evento foi realizado na Praça da Rua Antônio dos Santos, próximo ao Posto de Saúde do Porto Danta.
A comemoração teve início com a animação do cantor Maikon que disponibilizou o seu show gratuitamente e colocou toda a criançada para dançar com enredos infantis, contagiando a todos. A garotada também assistiu a apresentação dos palhaços Patati e Patatá, além do Xaropinho que provocou muita risada, participando das brincadeiras.
O evento foi direcionado para todas as crianças do bairro, onde foi realizada uma maratona de atividades, apresentações, brincadeiras entre outras atividades também foi disponibilizado um pula-pula para divertir os pequenos que brincavam satisfeitos com a iniciativa do vereador em elaborar uma tarde de muita alegria.
Durante a programação foram disponibilizadas sacolinhas, refrigerantes e lanches para os pequenos. Entre uma música e outra, foram entregues mais de 400 presentes para a garotada, como por exemplo, bolas, bonecas, carrinhos e kits de cozinha infantil para as meninas.
Para a dona Maria dos Santos, o dia foi uma bênção, por ver seus filhos felizes em brincar e ganhar brinquedos. “Não tive condição de dar presentes aos meus filhos no Dia das Crianças, então trouxe eles aqui para passar uma tarde diferente e fiquei muito feliz quando eles ganharam esses presentes”, comentou.
Para o vereador Américo a sua felicidade está completa, “Proporcionar um dia de felicidade a essas crianças que fazem parte da minha vida, me deixa extremamente feliz e agradecido a Deus, pois, eu nasci aqui nesse bairro e conheço de perto a necessidade e as dificuldades dessas famílias”, frisou Américo.
Américo de Deus participa do lançamento da “Campanha Ficha Limpa Municipal” da Rede
Na tarde do último sábado, 14, a Rede Sustentabilidade lançou em Aracaju a campanha “Ficha Limpa Municipal” que tem como meta a coleta de cerca de 25 mil assinaturas, para que seja retirado o Projeto de Lei protocolado pela bancada da Rede Aracaju na Câmara de Vereadores da Capital, e protocolado novo projeto como sendo de iniciativa popular. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), e contou com a participação do vereador Américo de Deus, do ex-vereador Dr. Emerson, simpatizantes, voluntários, além de filiados de Aracaju e do interior do Estado que abraçaram a iniciativa do partido.
Os Redistas objetivam protocolar o novo projeto após o recolhimento das assinaturas dos eleitores aracajuanos, em seguida, após o decorrer de todo o Processo Legislativo, aguardarão que o mesmo seja enviado ao Plenário da Câmara Municipal de Aracaju para ser votado pelos vereadores.
Durante o evento vários membros do Elo Municipal da Rede Sustentabilidade fizeram explanações, desde a apresentação e finalidade da Campanha até a forma como serão iniciadas as ações para coleta de assinaturas, que inclui a presença dos filiados, coordenadores e parlamentares nas ruas de Aracaju.
De acordo com o Ex-vereador Dr. Emerson, coordenador de formação política da Rede, “A Constituição nos permite realizar a transição da Democracia Representativa para a Democracia Participativa, portanto, devemos encontrar instrumentos que nos possibilitem esse exercício, ao tempo em que ela só existirá se houver a participação dos cidadãos, e esse é o papel pedagógico de uma Lei de Iniciativa Popular, a Rede Sustentabilidade promove com essa ação, o empoderamento da população”, comentou.
Para o vereador Américo de Deus, é urgente e necessário que haja grande mudança no cenário político. “Esse projeto veda a nomeação de pessoas que forem condenadas judicialmente em 2ª instância, para os cargos em comissão e também cargos de confiança, dos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo e Legislativo de Aracaju. A Rede está promovendo através da possibilidade de que o Projeto de Lei da Ficha Limpa Municipal se torne de iniciativa popular, a oportunidade de exercício da cidadania, portanto, requererá o esforço e dedicação de todos nós, se queremos um país melhor, temos uma oportunidade de contribuir nesse momento, pois, a mudança começa agora”, frisou Américo.
Bittencourt fortalece diálogo com moradores do Mosqueiro e artistas locais no Santos Dumont
O feriado prolongado foi de muito trabalho, diálogo e ações. O vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), visitou os moradores do povoado Mosqueiro e do bairro Santos Dumont, na capital.
A primeira parada foi com os membros da Associação e Moradores do Povoado Mosqueiro. O parlamentar ouviu pedidos e reivindicações sobre a situação da comunidade, a exemplo de melhorias na infraestrutura, saúde e segurança. “Conversei bastante, conheci histórias de vida e pude saber um pouco mais da realidade da comunidade. Me comprometi a levar todas as reivindicações aos setores responsáveis da Prefeitura de Aracaju e marquei um novo encontro para que possamos prestar contas das demanda encaminhadas”, destacou Bittencourt.
Para o vereador, o mandato representa estar lado a lado com os aracajuanos para que, juntos, encontrem alternativas para atender aos interesses da população. “Esse é o mais gratificante papel de um vereador: ouvir a comunidade e ajudar a resolver seus problemas. É sempre uma grande oportunidade de aprender muito sobre a realidade das pessoas, interagir e cada vez mais ampliar o compromisso com a melhoria de vida e com a reconstrução da nossa querida Aracaju”, pontuou.
Já na tarde do último sábado, dia 14, Bittencourt esteve no bairro Santos Dumont, onde reuniu-se com o Movimento de Artistas Periféricos e representantes de 11 grupos de diversos segmentos: reggae, capoeira, dança, teatro, música, sertanejo, forró, hip hop, street dance, entre outros. Na roda de conversa estavam presentes 70 pessoas, entre artistas e inovadores da cultura local. “Foi uma tarde de amplo debate onde pude conhecer ainda mais as histórias de luta para o fortalecimento da cultura e das manifestações artísticas. Sempre é bom ouvi-los e atendê-los. Este universo é muito importante da produção cultural da nossa cidade, que representa uma parcela muito grande de jovens, especialmente os da periferia, que se dedicam diuturnamente na produção artística nas mais diversas representações”, afirmou.
Ainda segundo Bittencourt, essa foi a primeira de outras tantas reuniões que acontecerão. “Nos reuniremos mais vezes para que eu possa dar o feedback e ajudar ainda mais no que for preciso. Continuarei sendo um instrumento de interlocução com a Prefeitura para dar mais espaço e valorização para que os artistas da periferia possam cada vez mais cumprir o seu papel na cena cultural da sociedade”, destacou o vereador.
Após cobrança de Kitty, Castramóvel pode ganhar as ruas ainda este mês
A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve reunida na segunda-feira, 16, com a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Taíse Ferreira Cavalcante, para cobrar o funcionamento do Castramóvel, equipamento que contribuirá com o cumprimento da Lei da Castração na esterilização de cães e gatos em Aracaju.
No encontro, Kitty foi informada pela diretora da SMS que o veículo estará pronto para ser utilizado ainda neste mês. “Estou bastante ansiosa para que o Castramóvel comece a ser utilizado para o fim que tanto foi almejado. Infelizmente encontramos alguns entraves no meio do caminho por conta da burocracia do serviço público, mas que já foram solucionados, e outros que estão próximos de serem resolvidos. Continuarei acompanhando esse processo de perto até que tudo esteja de fato resolvido”, disse a vereadora.
Taíse Cavalcante revelou ainda que o controle populacional de animais em Aracaju faz parte do planejamento da SMS para os próximos quatro anos, uma iniciativa histórica que só pôde ser idealizada graças a Lei da Castração, de autoria da vereadora Kitty Lima, sancionada em abril deste ano em apenas quatro meses de mandato da parlamentar. “Fico bastante feliz em saber que fiz parte disso. Meus colegas vereadores entenderam a importância do projeto para a população e para a cidade como uma política pública de saúde, e o prefeito reforçou essa tese ao sancioná-lo. Foi uma vitória, principalmente, para os animais, que agora têm uma voz ativa na Câmara Municipal de Aracaju que lutará incessantemente por seus direitos e garantir assim uma vida digna”, explicou Kitty.
Agora falta muito pouco para a primeira política pública da causa animal ser efetivada. Os últimos medicamentos que são utilizados nos procedimentos serão solicitados e devem chegar ainda esta semana à SMS. Já a plotagem do Castramóvel e todos os documentos do veículo encontram-se regularizados, assim como a equipe médica veterinária contratada, além de outros insumos já adquiridos.
Américo de Deus fala sobre festa do Dia das Crianças
O discurso do vereador Américo de Deus (Rede) nesta terça-feira, 17 na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi para destacar a realização da festa do Dia das Crianças, voltada para a garotada que reside no Bairros Porto Dantas e Coqueiral. Segundo o parlamentar, cerca de 250 crianças participaram do evento.
“Foi muito bonito ver o sorriso daquelas crianças. Todos os envolvidos na realização da festa estão de parabéns”, ressaltou. Américo contou que a animação da tarde de brincadeiras foi realizada pelos Palhaços Lambreta, Patati Patatá e Xaropinho. Além disso, as crianças tiveram show de mágica e cama elástica à disposição.
A fala do parlamentar foi também para parabenizar o Club Sportivo Sergipe pelos seus 108 anos completados na data de hoje. No último dia,9, a Câmara Municipal de Aracaju realizou uma Sessão Especial de autoria do vereador Seu Marcos (PHS) a fim de lembrar a história do clube esportivo ao longo dos anos.
Marinha apresenta projeto ‘A Amazônia Azul’ na Tribuna Livre
Na manhã desta terça-feira, 17, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, o capitão de Fragata João Batista Barbosa, para discutir sobre “A Amazônia Azul”. O debate que trata sobre o mar brasileiro e a importância que ele possui para a nação em diversas situações, aconteceu na Tribuna Livre, dentro da Sessão Ordinária.
No ato estavam presentes o Suboficial da Aeronáutica, Frederico; o tenente- coronel do Corpo de Bombeiros, Júnior; o assessor parlamentar do 28º Batalhão de Caçadores, coronel Roberval Leão; o presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar/SE), o oficial da reserva do Exército, Lenaldo Inácio de Souza; e o vice presidente da Soamar/SE, o professor doutor, Carlos Alberto Garcia Leite.
O vereador Américo de Deus (Rede), preocupado com a preservação das águas que banham Aracaju, solicitou ao comandante da Marinha ações no Rio Sergipe. “Capitania dos Portos tem sua sede em frente ao Rio Sergipe e por isso peço que a instituição se some aos projetos de preservação do rio. Aproveito também para parabenizar a Marinha pelos 163 anos”.
O trabalho de proteção do nosso litoral e o desenvolvimento de novas tecnologias da Marinha foi ressaltado pelo vereador Cabo Amintas (PTB). “Inicio minha fala parabenizando a Marinha Brasileira pelos 163 anos e reconheço a importância dos militares que usam o uniforme branco, desde quando fiz o curso de fuzileiros navais, e presenciei sua bravura”.
Em sua explanação, o capitão dos Portos de Sergipe, João Batista Barbosa, falou sobre a importância da Marinha para sociedade em trabalhar nos lugares onde a sociedade não vê. “Trabalhamos além dos horizontes, temos 173 km de litoral e o mar possui um desenvolvimento muito grande para a humanidade, como extração de petróleo e gás. Além disso, fazemos diariamente a proteção do nosso litoral, ou seja, um trabalho invisível aos olhos da sociedade”, disse.
Jason defende que Saúde ouça Conselho Municipal sobre processo seletivo
Diante de reclamações recebidas através de membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o vereador Jason Neto (PDT), defendeu em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 17, que a secretaria municipal de Saúde (SMS) sente o mais rápido possível, com os membros do conselho, que pedem o cancelamento do atual Processo Seletivo Simplificado (PSS).
O vereador disse ter sido informado que na próxima quinta-feira, 19, membros do CMS estarão na sede do Ministério Público Estadual (MPE), para apresentar denúncia e pedir a análise do possível cancelamento, o motivo do pedido é que a SMS não consultou o conselho antes de tomar a decisão de realizar o processo seletivo. E segundo os conselheiros, isso fere a legislação.
Para Jason, buscar o entendimento é o melhor caminho. “Faço apelo a secretaria de Saúde, que sente com o conselho e resolva o impasse, pois realizar um procedimento com insegurança jurídica não é um bom caminho, vai dar margem para questionamentos e instabilidade a uma gestão que já enfrenta dificuldades suficientes”, disse o vereador.
O parlamentar informou que entrará em contato com a secretária de Saúde, Waneska Barbosa, para apresentar sua posição e mediar uma posição, entendendo segundo ele, que essa a melhor solução é a transparência e segurança do processo.
Câmara analisa PL de meia-entrada para comunicadores
Nesta terça-feira, 17, os vereadores analisaram na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) dois Projetos de Lei durante a votação da Pauta do Dia na 80º Sessão Ordinária. O debate se estendeu até à tarde por causa do Projeto de Lei Nº 12/2017, de autoria de Emília Corrêa (PEN), que dispõe sobre a concessão da meia-entrada para radialistas, jornalistas e publicitários em estabelecimentos e eventos culturais, esportivos, de lazer e entretenimento no âmbito do município de Aracaju.
O PL nº 12/2017 foi aprovado em 1º discussão com 11 votos favoráveis e oito votos contrários. Sobre este PL, o presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, defendeu a importância deste projeto para as categorias. “Este projeto vem fazer justiça, pois estes profissionais precisam de acesso à cultura para transmitir informação. Venho aqui defender o PL e fazer os vereadores entenderem o valor e a importância do projeto”, frisou.
Já o representante dos produtores de eventos, Ivo Adnil, defendeu a sua posição contrária ao projeto. “Com a liberação da meia-entrada abre-se um precedente de que outros vereadores se sintam no direito de beneficiar com a mesma meia-entrada para outros profissionais futuramente, como médicos, profissionais da segurança, etc”, afirmou.
A vereadora autora do Projeto, Emília Corrêa, esclareceu a intenção do seu projeto. “Nós vivemos num país que não sabemos se a constituição é uma realidade, pois diz que todos serão iguais perante a lei e, dessa forma, não necessitaria ter meia-entrada para ninguém. Mas se não há igualdade, há esta necessidade para algumas pessoas, seja para estudantes, professores, que necessitam destes ambientes como uma extensão da sala de aula para acesso à cultura. Estou tratando especificamente de duas categorias que não ganham o justo e que não tem direito de acesso à cultura, que eles mesmos ajudam a construir através de informação à população. Se eles divulgam e colaboram com os eventos culturais, porque eles não podem participar?”, questionou a vereadora, destacando que não haverá prejuízo para ninguém e que a meia-entrada não é obrigatória, paga quem concordar.
De acordo com o vereador Vinícius Porto (DEM), o projeto pode prejudicar os músicos e artistas locais. “Temos que aplaudir ideias de vereadores que colaboram com categorias, e entendi a intenção de Emília, mas o que vale mais? O ganha-pão dos músicos ou o lazer de algumas categorias? O que quero destacar aqui é a minha defesa para aumentar o piso salarial desses profissionais, para que eles tenham condições de um salário justo, sem ter necessidade de meia-entrada em eventos culturais”.
Carlito Alves (PRB) discordou da opinião de Vinícius Porto, informando que os músicos locais não serão prejudicados. “Não acho que prejudicará músicos nenhum, apenas a classe alta, os eventos e empresas grandes é que podem ficar querendo impedir esse projeto para que eles continuem ganhando mais lucros do que já tem. Essa categoria merece a aprovação desse projeto, pois eles contribuem e muito com a cultura de nosso estado”, defendeu. Segundo Jason Neto (PDT) o valor está dentro dos 40% que consta na Lei Federal. “Não vai onerar nada e ninguém, vai apenas beneficiar e valorizar os comunicadores, porque isso não é esmola, é valorização”, ressaltou.
Kitty Lima (Rede) e Américo de Deus (Rede) também se mostraram favoráveis ao projeto e destacaram a importância de valorizar esses profissionais. O parlamentar Lucas Aribé (PSB) além de defender o projeto, explicou que a ideia já é uma realidade em outras capitais brasileiras e não interfere em nada para os estabelecimentos e eventos culturais. O parlamentar ainda destacou que pior é oferecer cortesias em eventos culturais para políticos e diversas pessoas que tem condições de comprar ingressos. Para Elber Batalha (PSB), em eventos pequenos pode haver algum prejuízo, mas defendeu que em eventos e estabelecimentos grandes, não haverá prejuízo nenhum.
Professor Bittencourt (PCdoB) destacou a importância dos Sindicatos estarem presentes durante a votação para defender os interesses das categorias e afirmou que mesmo respeitando e conhecendo diversos jornalistas e radialistas, se posicionou contrário à proposta por defender não os direitos apenas de algumas categorias, mas de toda a população.
O vereador Isac (PCdoB) se mostrou favorável à aprovação do projeto por acreditar que os comunicadores fazem parte do processo de organização de eventos através da divulgação na mídia. “A meia-entrada é questão de justiça, já que estes comunicadores fazem parte do processo artístico, integram o movimento. Muitos já divulgam os eventos gratuitamente, então questiono, porque eles não podem ter o reconhecimento dos organizadores? Defendo que as classes envolvidas tenham o direito a meia-entrada”.
Iran (PT) afirmou que a cultura é um instrumento de trabalhos dos radialistas, jornalistas e publicitários. “Para os jovens comprovarem meia-entrada precisam ter renda de até dois salários mínimos, já o piso dos radialistas não chega nem a este patamar. Por isso, concordo em partes com este projeto principalmente em 2º votação onde serão apresentadas as emendas”.
Projeto de Lei nº 269/2017
Também foi aprovado em plenário, em caráter de urgência, por unanimidade, o PL nº 269/2017 que denomina de Rua Dr. José Augusto Soares Barreto, a atual Rua projetada, entre a Avenida Delmiro Gouveia e Rua Alda Mesquita, localizada no Bairro Coroa do Meio, novo acesso ao Shopping Riomar.
Iran discute a avaliação das metas fiscais de Aracaju
O vereador Iran Barbosa (PT) fez uma análise dos dados disponibilizados pelo Secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, sobre a avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 2º Quadrimestre de 2017 em Aracaju, concluindo que os números apresentados permitem que a Administração Municipal garanta aos Servidores Públicos a revisão salarial anual e, ao Magistério, o reajuste do valor do Piso Salarial.
A Audiência Pública não foi pública
O parlamentar, inicialmente, contestou a forma como a Câmara Municipal procedeu à realização da "Audiência Pública" em que aconteceu a apresentação dos dados, uma vez que foi realizada fora do horário divulgado aos parlamentares pelo Presidente da Câmara; sem a devida divulgação, impossibilitando, assim, a presença da população e dos próprios vereadores; descaracterizando o caráter público da Audiência Pública, que é exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (parágrafo 4° do artigo 9°).
“Desde a Legislatura passada que essas audiências são realizadas em Plenário, em dias de Sessão Ordinária, com divulgação antecipada, o que facilitava, pelo menos, a participação dos parlamentares. Fazer a "Audiência Pública" no mesmo momento em que ocorria uma Sessão Especial, na Sala de Reuniões da Presidência, dificultou a participação, inclusive, de um dos membros da própria Comissão de Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento, que presidia a referida Sessão. Não é correto que uma apresentação que foi marcada para acontecer às 11 horas da segunda-feira tenha se iniciado às 8 horas”, refutou Iran.
Sobre os Dados da Receita
Iran destacou que, segundo os dados apresentados pelo secretário, a meta estabelecida para a formação da Receita Corrente Líquida, de janeiro a agosto de 2017, era de R$ 1.460,5 bilhão e, nesse período, a receita realizada superou a meta, ficando em R$ 1.567,5 bilhão.
No que tange ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre janeiro e agosto, ao comparar o ano de 2016 com o ano de 2017, só houve uma pequena queda comparativa no mês de maio, havendo uma arrecadação bem superior em todos os outros meses.
O mesmo ocorreu com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no mesmo período, ocorrendo uma pequena queda no mês de fevereiro. “Os números contradizem o discurso da queda de arrecadação porque a arrecadação, conforme comprovado, cresceu”, advertiu Iran.
Sobre os Dados da Educação
Em relação ao setor educacional, mais uma vez, o município de Aracaju, até o fechamento do 2° quadrimestre, ficou distante da aplicação mínima dos 25% de impostos e transferências previstos na Constituição Federal para essa política pública, uma vez que o percentual aplicado no período foi de 14,60%. “Os dados comprovam, portanto, que a Administração Municipal de Aracaju tem condições plenas de dialogar com o Magistério municipal sobre o reajuste do Piso Salarial da categoria”, disse o vereador.
Sobre os Dados de Pessoal
Na mesma linha, o vereador explicou que os dados da Secretaria dão conta de que a Despesa com Pessoal acumulada, no Poder Executivo, nos últimos 12 meses, foi de 48,37%, ficando abaixo de todos os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal e bem abaixo do limite legal, que é de 54%. “Reiterando que, comprovadamente, deve haver outro tratamento com a política salarial dos servidores municipais”, declarou Iran.
Sobre os Dados de Despesas
Segundo o parlamentar petista, a demonstração e avaliação do cumprimento de metas fiscais apresentadas por Jeferson Passos demonstram que, no quesito Despesas, a Administração Municipal tem feito um grande esforço para amortizar a dívida municipal, que, descontada a inflação, cresceu 175,9%, ao comparar este 2° quadrimestre com o mesmo período do ano passado. Crescimento elevado no item Despesa também teve o pagamento dos juros e encargos dessa dívida, que cresceu 35,6%. Na contramão disso, as despesas com Pessoal e Encargos Sociais só cresceram 0,6% e todas as demais despesas tiveram queda considerável. "Isso demonstra que a atual Administração tem uma preocupação, que é correta, que é de saldar as dívidas herdadas e contraídas; porém, o tratamento dispensado aos credores do Município é bem mais amistoso e generoso do que o tratamento que se está dispensando aos servidores. As dívidas devem ser pagas, mas não às custas do sacrifício dos trabalhadores. As dificuldades não podem ser levantadas apenas para negar o adimplemento das dívidas trabalhistas contraídas com aqueles que atendem ao povo nas repartições públicas; enquanto os esforços de arrecadação e de gestão das receitas se concentram para se pagar os demais credores", comparou Iran.
Seu Marcos destaca a Festa da Padroeira do Brasil no Bugio
Escola do Legislativo Neuzice Barreto inicia atividades
A Escola do Legislativo Neuzice Barreto promoveu, nesta terça-feira 17, para uma turma de aproximadamente 20 pessoas, sua aula inaugural. São servidores do Poder Legislativo de Aracaju, entre efetivos, assessores parlamentares e estagiários, que estão participando até a sexta, 20, do curso de redação oficial, das 14h às 18h, numa das sala da escola. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB) e o presidente Nitinho (PSD).
Dentre os temas trabalhados estão a clareza e a objetividade, coerência e eficácia dos documentos, a impessoalidade e a uniformização dos textos e o respeito às normas do padrão culto e da formalidade necessários aos documentos oficiais. Além disso, foi enfatizada a técnica para a elaboração de discursos.
A professora Glícia Kelline, que ministra redação oficial falou da importância das aulas para os funcionários da Casa. “O objetivo da oficina é o aprimoramento das habilidades necessárias à criação de documentos oficiais, por meio de leitura, análise e produção de textos, já que existe uma necessidade permanente de capacitação para os servidores”, ressaltou.
O diretor da escola, Marcos Vander, ressaltou que a prioridade são os funcionários. “A sociedade exige qualidade do serviço público. É impossível atingir esse nível de qualidade se não houver uma preocupação constante com a qualificação dos servidores”, explicou Marcos, complementando que “para a administração pública, a produção de textos é muito importante, por isso a exigência de eficiência na publicidade dos atos, o que demanda clareza na produção dos documentos e na construção dos textos”.
De acordo com Nitinho, na Escola do Legislativo Municipal, será dada a oportunidade para que os servidores, os filhos dos servidores e a população possam aprimorar seus conhecimentos. “É um passo importantíssimo para a redemocratização, onde serão qualificados todos os funcionários da Casa, para que todos possam desenvolver um papel primordial”, destacou.
Para o vereador Professor Bittencourt, a criação da Escola do Legislativo representa um grande avanço para o parlamento de Aracaju. “Com esta Escola do Legislativo, Nitinho dá sua colaboração para que tenhamos, cada vez mais, servidores com formação, capacitados e mais preparados para desenvolverem bem suas tarefas”, disse.
Vereadores recebem do Sindimed o Prêmio Amigo do Médico
Na manhã desta quarta-feira, 18, onze vereadores da Câmara Municipal de Aracaju foram homenageados pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), nas comemorações alusivas ao Dia do Médico, 18 de outubro. Durante a solenidade, foram realizados café da Manhã, a entrega da X Edição do Prêmio Amigo do Médico e a posse da nova diretoria que comandará o Sindimed nos próximos três anos (2017-2020).
Os vereadores que receberam o Prêmio Amigo do Médico foram: Américo de Deus (Rede), Kitty Lima (Rede), Iran Barbosa (PT), Lucas Aribé (PSB), Emília Corrêa (PEN), Isac Silveira (PCdoB), Elber Batalha (PSB), Fábio Meireles (PPS), Dr. Gonzaga (PMDB) e o presidente da CMA, Nitinho (PSD).
De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, foi uma satisfação receber essa homenagem. “É um dia comemorativo, pois os médicos precisam ser prestigiados pelo trabalho diário em hospitais e clínicas. É uma tarefa árdua demais e eles salvam vidas diariamente. Então esse é um momento de parabenizar todos os médicos por seu dia”, afirmou.
O presidente do Sindimed, João Augusto Alves de Oliveira, ressaltou que a premiação foi uma forma de homenagear pessoas que auxiliam os médicos. “Foram onze vereadores homenageados para mostrar que a amizade é recíproca. Eles acolheram o pleito dos médicos e o que é bom para o trabalhador. Essa premiação é uma forma de mostrar que não somos defensores de um vereador específico, a gente está premiando aqueles que defendem a classe médica e lutam pela saúde”, destacou.
Para o vereador Dr. Gonzaga, esta é uma data especial, pois também é médico. “Estou muito orgulhoso em ser médico. Pois médico é um ser humano que sempre está pronto para atender os seus pacientes, as pessoas e as urgências. Parabéns a todos os médicos do país, do mundo e de Sergipe”, enfatizou.
O vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, esteve presente na solenidade e parabenizou a nova diretoria e todos os médicos pelo Dia do Médico. “O médico é o profissional que a gente conta no momento que mais precisamos. Estamos de braços abertos com a nova diretoria do sindicato para auxiliar no que eles precisarem”, disse.
Elber Batalha pede anulação da votação do IPTU
O vereador Elber Batalha (PSB) deu entrada na última tera-feira, 17, em um mandado de segurança para anular o processo de votação de aumento do IPTU proposto pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A votação aconteceu no final do mês de setembro no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Juntamente com Elber, toda a bancada de oposição, composta por Emília Corrêa (PEN), Cabo Amintas (PTB) e Lucas Aribé (PSB), também assinaram a ação conjunta com o líder da oposição na CMA.
Elber explicou que propôs na Câmara no mês de março o Projeto de Lei 01/2017, que pedia a revogação do IPTU em Aracaju e que a partir do ano de 2018, fosse aplicado somente o aumento da inflação no imposto. “Esse projeto veio para votação e foi rejeitado pela bancada governista. E a Constituição Federal, através do artigo 67, determina que um projeto versando sobre um tema específico sendo rejeitado, não poderá esse mesmo tema ser tratado em outro projeto no mesmo ano. Só que Edvaldo Nogueira enviou o projeto dele de aumento do IPTU”, explicou.
O líder da oposição disse que informou que disse à época ao presidente da Comissão de Constituição de Justiça da Câmara de Aracaju, vereador Anderson de Tuca, que esse projeto de aumento de IPTU proposto pelo prefeito não poderia ser mais votado agora em 2017. Tuca concordou com Elber. “Mas, naquela oportunidade, a Mesa Diretora da Câmara ficou sem saber o que fazer, suspendeu a sessão por quase 2h, e depois regressou com a justificativa de que os projetos tinham temas diferentes. Se meu projeto fala do IPTU e o do prefeito também, é o mesmo tema. Por conta disso, nós entendemos que aquela votação foi nula, inclusive a OAB também vai ingressar com o mesmo perdido de anulação da votação do IPTU de Aracaju”. O mandado de segurança foi encaminhado para a 18ª Vara Cível, e está sob análise da juíza Cristina Machado.
Vereador Américo de Deus concede entrevista à TV Atalaia
O programa “Entrevista” da TV Atalaia exibido ontem, terça-feira, 17, contou com a participação do vereador Américo de Deus (Rede), que aproveitou o espaço para falar sobre o evento que realizou no bairro Porto Danta em homenagem ao Dia das Crianças. O vereador comentou sobre a Sessão Especial que realizou no dia de ontem na Câmara de Municipal de Aracaju (CMA), a qual objetivou o debate com entidades interessadas sobre a importância da realização do Réveillon da Orla, e também falou sobre o Projeto de Lei de sua autoria, que trata sobre a criação da Farmácia Solidária, o qual tramita na CMA.
Durante sua entrevista ao jornalista Carlos Batalha, o parlamentar falou sobre a sua felicidade em proporcionar no último domingo, 15, uma homenagem a criançada do Bairro Porto Danta, além de agradecer a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram e apoiaram para que o evento fosse um sucesso do início ao fim. “Reunimos esforços para que fosse possível realizar um evento de grande porte, e conseguimos, ao lado de amigos, assessores e familiares, além da própria comunidade que contribuiu para que obtivéssemos êxito. Nosso intuito foi deixar na lembrança dessas crianças um momento inesquecível, por isso, levamos atrações de nível nacional, como a turma do Lambreta e do Xaropinho que animaram a garotada, além do cantor Maikon que de forma gratuita fez um show que agitou a todos”, comentou Américo.
Na oportunidade, Américo de Deus falou ainda sobre a Sessão Especial realizada na última segunda-feira, 16, na Câmara de Municipal de Aracaju (CMA), a qual objetivou o debate com entidades interessadas sobre a importância da realização do Réveillon da Orla, ficando definida a criação de uma Comissão para debate com outros Órgãos na busca de identificar alternativas para que seja possível a realização do evento, “A Sessão teve a participação de representantes do CDL, do Sindicato dos Músicos, do Sindicato dos Jornalistas, do Sindicato dos Radialistas entre outras entidades, e nós discutimos e opinamos sobre a criação de uma comissão e que o resultado desse trabalho seja levado à Prefeitura Municipal de Aracaju, para que se verifiquem alternativas para a realização do evento, estamos apostando na criatividade de todos e no talento dos músicos sergipanos”, frisou o parlamentar.
Américo finalizou agradecendo a oportunidade em participar do Programa e falando sobre o Projeto de Lei 184/2017, de sua autoria, que estará em pauta e será votado ainda hoje na Câmara de Vereadores, o qual, objetiva criar um banco municipal de medicamentos doados pela população.
Bigode lamenta falta de saneamento básico em bairros de Aracaju
O vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 18, para falar sobre a situação do loteamento Pantanal. De acordo com Bigode, uma obra que foi começada na gestão anterior e até o momento não foi concluída.
“E eu pensei que era só o Bairro Santa Maria que estava debaixo de lama, mas não, muitos outros estão na mesma situação. Os carros só andam balançando”, descreveu. O Bairro Farolândia também foi citado pelo vereador. Especificando o Loteamento Barroso, Bigode afirmou que o local está sem saneamento básico.
Diante da situação, o parlamentar chamou a atenção do prefeito Edvaldo Nogueira para que pelo menos faça um paliativo a fim de melhorar as condições dessas localidades. “Os moradores de vários bairros de Aracaju estão sofrendo”, lamentou.
Vereador Isac participa de assembleia com servidores do Ministério da Saúde
O vereador Isac (PCdoB), juntamente com o coordenador geral do Sindiprev, Joaquim Antônio, e o diretor da CTNSS, Luís Carlos Vilar, participou da assembleia dos servidores do Ministério da Saúde que estão cedidos para a Secretaria Municipal de Saúde. Durante a assembleia foi abordada a situação da carga horária de trabalho.
Durante toda a assembleia os servidores falaram dos problemas enfrentados nos locais de trabalho, para os quais estão cedidos. O vereador Isac ouviu a todos. “O preconceito existe com nós servidores públicos, desde o início da municipalização. Qualquer servidor a mais no órgão público é um terceirizado a menos, e são esses terceirizados que atendem a classe política. A nossa mão de obra é qualificada e gratuita, mas não é esse conceito que eles têm. O movimento de humilhar o servidor existe desde sempre”, afirmou Isac.
O vereador ainda falou sobre a fragilidade da portaria, que não estabelece a quantidade de hora exata para os cedidos ao município. “A portaria é frágil. Ela faculta ao gestor a possibilidade de escolher 30 horas ou 40 horas. O condão está na mão do gestor. E nós somos contra isso. Eu já disse a Secretária Waneska que o que nós queremos é que mantenham o que é hoje. Carga horária de 30 horas. Se ela insistir nós vamos tratar desse assunto direto com o prefeito Edvaldo Nogueira”, disse o vereador.
O coordenador geral do Sindiprev, Joaquim Antônio expôs a todos o trabalho que o sindicato está realizando para resolver o problema, e também a questão da jornada de trabalho que mexe com a vida da gente. É importante manter o diálogo. O prefeito Edvaldo mexeu com marimbondos. A gente não pode permitir a descriminação nos locais de trabalho. Fomos responsáveis pela criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Já dissemos a secretária de saúde que se formos fazer as 40 horas, vamos retornar ao núcleo, falou Joaquim.
Já ao final da assembleia o vereador Isac informou a todos que vai marcar uma reunião com o prefeito. “Nós precisamos de uma ação mais clara para sermos contundentes. Tenho certeza que Edvaldo vai receber o Sindiprev. Se ele não receber, e não tomar alguma atitude, eu saio do partido e vou para a oposição”, declarou Isac.
Thiaguinho Batalha apoia atleta sergipana que lutará no Chile
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) está apoiando a atleta Marisol da Silva, que participará do Campeonato Sul-americano de Artes Marciais, em Viña Del Mar, no Chile, entre os dias 20 e 23 de outubro. Sem condições de arcar com os custos da viagem, a sua mãe, Leni Maria, procurou o parlamentar para pedir uma ajuda.
"Graças a Deus nós podemos contar com a colaboração do vereador Thiaguinho Batalha, que nos deu um incentivo para que nós possamos concretizar este sonho. Eu quero parabenizá-lo por apoiar o esporte e acreditar na Marisol, principalmente pelas condições de dificuldades que nós passamos", disse a mãe da atleta.
Como incentivador do esporte, Thiaguinho fez questão de apoiar a participação da karateca sergipana. "Nós não podíamos deixar de ajudar a nossa pequena atleta que irá representar não só o Estado de Sergipe, mas o nosso país no Campeonato Sul-americano de Artes Marciais. Aqui fica a nossa torcida para que a Marisol nos represente muito bem", disse.
Valorizando o esporte
O esporte tem sido uma das bandeiras do mandato de Thiaguinho. Além de propor uma área exclusiva para a prática de atividades esportivas aos domingos, em parceria com os vereadores Nitinho Vitale e Professor Bittencourt, ele está apoiando a Corrida do Legislativo, que acontecerá em dezembro. E por falar em corrida, como praticante da modalidade, Thiaguinho tem conversado com os Clubes de Corrida de Aracaju para ajudar no crescimento do esporte.
Projeto que prevê ar-condicionado em ônibus é protocolado na CMA
O vereador Palhaço Soneca (PPS) protocolou um Projeto de Lei que promete beneficiar milhares de usuários do transporte coletivo de Aracaju. Trata-se da obrigatoriedade do aparelho de ar-condicionado em todos os ônibus que circulam pelas ruas e avenidas da capital sergipana. "Sei que alguns vão me chamar de sonhador, louco e até mesmo de palhaço. Vão dizer que não há condições do projeto vingar por causa da crise e outras desculpas, porém algumas cidades do Brasil já se adequaram a realidade climática da região e estão servindo de modelo para todo país", destaca.
De acordo com Palhaço Soneca, há algum tempo o ar-condicionado deixou de ser um item de luxo em veículos de passeio e até em transportes coletivos. "Antes era ostentação comprar um carro com ar-condicionado, hoje virou uma necessidade em virtude das altas temperaturas no nordeste, sobretudo, em nosso município. Ora, se podemos ter no próprio carro por que não podemos ter no transporte coletivo?", indaga o vereador.
Além do conforto para os atuais usuários, o parlamentar quer estimular a adesão de novos passageiros no transporte coletivo de Aracaju. "Muita gente deixa de pegar ônibus pela falta de conforto. Contudo, com essa iniciativa tenho certeza que vai atrair outro público, afinal a passagem é cara demais para um serviço de baixa qualidade", afirma.
Se aprovado, o projeto de lei do vereador Palhaço Soneca vai atingir ônibus e microônibus, além de veículos que explorem o serviço precariamente. Logo no primeiro ano, pelo menos 25% da frota devem instalar os equipamentos e até 2021 todos já estarão rodando num ambiente climatizado.
A medida também deve melhorar o fluxo de veículos na capital. "Muitos carros trafegam com um passageiro apenas, e isto resulta num grande congestionamento diariamente. Agora, imagine pegar um ônibus e chegar no trabalho sem desgaste físico e ainda cheiroso. Certamente o serviço na firma vai render muito mais", acredita.
Emília alerta que a corrupção está corroendo a sociedade brasileira
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), alerta que a corrupção está corroendo o país, e que a população brasileira tem um papel fundamental na prevenção e no seu combate a esse mal terrível.
Segundo Emília, o fenômeno da corrupção desafia os governos do nosso país e até de outras nações. É de fundamental importância o trabalho de prevenção e combate aos corruptos, pois só assim podemos garantir o bom uso do dinheiro público. “Um desvio de recursos, por exemplo, da construção de uma posto de saúde, não causa danos apenas a uma pessoa ou duas, trata-se uma ação cruel que prejudica várias gerações que futuramente necessitariam do serviço público”, pontuou.
De acordo com Emília, é necessário que haja um esforço coletivo dos cidadãos e das instituições especializadas no combate à corrupção, com o objetivo de prevenir e combater esse mal que corrói e impede que povo tenha o retorno devido do pagamento dos caríssimo impostos que pagam. “A população brasileira tem papel máster nesse contexto; a sua participação, através do controle social dos gastos públicos é essencial para garantir a boa e regular aplicação dos valores devidos pela prestação dos servidos públicos”, observou.
Por fim, destacou que cabe ao cidadão brasileiro atuar de forma mais ativa, fiscalizando as ações do governo e cobrando uma conduta transparente dos gestores públicos. “Precisamos nos somar para construir um país mais justo e menos desigual, onde todo brasileiro tenha acesso aos seus direitos na defesa do recurso público da nação”, finalizou.
Emília estará atenta as investigações da suspeita de Caixa 2 durante a campanha do Prefeito da capital
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar que não irá desistir de buscar a verdade acerca das investigações de Caixa 2 na eleição de 2016.
Segundo Emília é muito importante que a população aracajuana esteja acompanhando os trabalhos da investigação, lembrando que a Lei Orgânica do Município de Aracaju, em seu Artigo nº 123, prevê a perda do mandato. “No § 2° A Câmara Municipal, através dos votos de dois terços dos seus membros, declarará a prática de improbidade administrativa pelo Prefeito, permitindo ampla defesa. Vamos ver como se comportará a Casa”, pontuou.
Por fim, a parlamentar espera que a Casa Legislativa cumpra verdadeiramente e faça cumprir o que assegura a Lei Orgânica sobre as medidas que devem ser tomadas após a conclusão das investigações. “A Câmara precisará se posicionar no momento certo e acredito que os parlamentares compreenderão a necessidade de se passar tudo a limpo dando essa resposta ao povo aracajuano”, finalizou.
Vereadores aprovam 24 proposituras nesta quarta
Parlamentares tiveram um dia recheado de debates durante a votação da Pauta do Dia nesta quarta-feira, 18, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ao todo, foram analisadas 24 proposituras, divididas em 14 Projetos de Lei, nove Projetos de Decreto Legislativos e um Projeto de Resolução. O maior debate ficou por conta do PL 213/2017, de autoria de Kitty Lima (Rede).
O projeto, acrescenta o inciso XII ao artigo 19 da Lei 3.502/2007, dispõe sobre a criação de registro e fiscalização dos veículos de tração animal e de seus condutores. A iniciativa atualiza a legislação proibindo que os carroceiros transportem restos de materiais de construções, criando punições mais duras. O PL foi aprovado, em 1º discussão, com apenas dois votos contrários.
A autora da propositura, afirma que a Lei que está em vigor não está sendo cumprida transformando a cidade em uma lixeira, causando a infestação de leishmaniose e dengue. “Estou propondo que seja cumprida a atualização do cadastro dos carroceiros e o fim dos maus tratos aos animais que muitas das vezes transportam acima do peso e não consomem água na quantidade necessária”, destacou Kitty Lima.
Durante a votação, os vereadores expuseram opiniões divergentes ao projeto. Mostraram-se contrários ao que estava sendo apresentado, os parlamentares Palhaço Soneca (PPS) e Zezinho do Bugio (PTB) por não concordarem que estes pais de famílias perdessem sua fonte de renda sem uma capacitação prévia. Da mesma opinião compartilhou Vinicius Porto (DEM), mesmo votando favorável pela tramitação.
Thiaguinho fala sobre o andamento dos projetos na CMA
Durante o pequeno expediente da sessão desta quarta-feira, 18, o vice-líder do Governo, Thiaguinho Batalha (PMB), comentou sobre o andamento dos projetos da casa e explicou os motivos que levaram a audiência pública com o secretário Jeferson Passos não ser realizada no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
"Eu fico feliz porque a Casa começa a retomar a votação das PLs, indicações e requerimentos que estavam atrasados. Foi o que aconteceu na Comissão de Finanças. Nós procuramos a forma mais democrática possível para realizar a audiência, porém ela não foi feita no plenário porque o prazo estava se esgotando e no mesmo dia teve sessão especial. A data foi mudada duas vezes", explicou.
Thiaguinho parabenizou o vereador Américo de Deus pela sessão que discutiu o Réveillon e lembrou que já protocolou a criação da Comissão de Festas Juninas. "O turismo está entre os três setores que mais emprega no país. Pensando nisso, no dia 6 de junho nós protocolados a criação da Comissão de Festas Juninas e Eventos Públicos. Ela já existe em Salvador e discute a realização do Carnaval, do Réveillon, e é uma excelente oportunidade para ouvir todos os segmentos envolvidos com esses eventos, como donos de hotéis, taxistas e ambulantes,", afirmou.
O parlamentar também ressaltou o projeto Menor Aprendiz, de sua autoria, que entrará na pauta de discussões desta quarta-feira. "Hoje, na situação em que o país se encontra, com a falta de emprego, onde o jovem precisa ingressar no mercado de trabalho, esse projeto surge como uma esperança. Ele trata da contratação no âmbito municipal de jovens com idade entre 14 e 18 anos, que querem a sua primeira oportunidade", comentou.
Aulão Cidadão
No próximo domingo, 22, no Cotinguiba, o vereador Thiaguinho estará apoiando o Aulão Cidadão, que será realizado pela equipe de professores do Explicaê. Será uma aula presencial preparativa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, foi uma forma encontrada para ajudar os estudantes na preparação para a prova. "Reunimos professores de várias disciplinas para unimos forças em prol da preparação desses estudantes como forma de colaboração para que eles alcancem o sucesso desejado", disse.
Anderson de Tuca: “Mais um cidadão é vitima do descaso da saúde"
Revoltado com o falecimento de Jair Silva, amigo pessoal do parlamentar que aguardava por uma cirurgia de coração, Anderson de Tuca cobrou mais uma vez que a população tenha atendimento adequado. “As pessoas pagam seus impostos e na hora que mais precisam, têm que mendigar por um atendimento. Se quem possui plano de saúde está sofrendo, imagine quem depende do SUS. A realidade da Saúde Pública, sem dúvida, é alvo da maior insatisfação dos brasileiros. Não é para menos”, pontuou.
Novamente, os serviços prestados pelo Hospital Cirurgia foi alvo de críticas do parlamentar. “Se não podem oferecer um acolhimento satisfatório, é melhor que a Prefeitura de Aracaju acabe com esse convênio. Já falei isso outras vezes. Não faz sentido pagar tão caro por algo e a população continuar sofrendo com tanta negligência”, argumentou.
Emília cobra fiscalização acerca do estado das marquises de prédios antigos
Cabo Amintas critica estado do transporte público da capital
Fábio Meireles denuncia falta de colírio para tratamento de glaucoma
O vereador Fábio Meireles (PPS) denunciou na manhã desta quarta-feira, 18, dificuldade de alguns aracajuanos para ter acesso ao remédio Xalatan, usado no tratamento do glaucoma. Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar expôs os reclamos que tem ouvido de muitos pacientes receosos com o risco de perder a visão por não utilizar o colírio que evita o aumento da pressão ocular.
De acordo com Fábio, no mês passado, quem procurou o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) em busca do remédio, que deveria ser distribuído gratuitamente, voltou para casa de mãos vazias. Segundo ele, “a Secretaria Municipal da Saúde tem conhecimento do problema, mas maltrata os pacientes”.
Meireles observou que quem faz o tratamento não pode ficar sem a solução oftalmológica, uma vez que, sua prescrição é para uso contínuo, mas diversos pacientes chegam a passar quinze dias sem o remédio por conta dos entraves na hora de conseguir até mesmo a requisição. “Esse medicamento é utilizado para reduzir a pressão do olho, de modo que, o cidadão não perca a visão gradativamente, o que, se ocorrer, é irreversível. Porém, infelizmente, o aracajuano tem dificuldade até de passar pela consulta com o oftalmologista”, lamentou o vereador, ao apelar pela sensibilidade da secretária Waneska Barboza para que resolva o problema em tempo hábil.
Sindicato dos Médicos
Fábio Meireles recebeu nesta quarta-feira, 18, uma homenagem do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed/SE) durante a solenidade de comemoração pelo Dia do Médico. O parlamentar foi agraciado com o troféu Amigo do Médico pela sua atuação em prol da categoria no Legislativo Municipal.
Na Tribuna da CMA, Fábio Meireles agradeceu a honraria e reforçou seu compromisso de continuar atuando em defesa da saúde pública e da valorização dos profissionais da medicina. “É o nosso papel votarmos sempre com consciência e convicção, priorizando os interesses da população. Diante de tantas críticas que são feitas a esta Casa diariamente, é bom receber este reconhecimento”, disse.
Na ocasião, o vereador também acompanhou a posse da nova diretoria do Sindimed, que nos próximos três anos terá como presidente o médico João Augusto Oliveira, reconduzido ao cargo pela segunda vez. “Desejo êxito aos novos diretores e que Deus abençoe a gestão para que continue atuando com firmeza e coerência em busca da valorização da categoria e da saúde pública”, concluiu Meireles.
Iran cobra políticas públicas voltadas à erradicação do trabalho infantil
A exploração do trabalho infantil em Aracaju foi o tema abordado pelo vereador Iran Barbosa (PT), nesta quarta-feira, 18, no Parlamento Municipal. O parlamentar defendeu que devem ser desenvolvidas políticas públicas voltadas à erradicação desse grave distúrbio social.
Iran ressaltou que o trabalho infantil impede que direitos humanos fundamentais sejam garantidos, sendo uma forma de desrespeito aos direitos das crianças. “De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho, Sergipe, em 2016, era o segundo Estado com maior aumento percentual no número de crianças e adolescentes exercendo atividades laborais. Devemos nos preocupar com essa informação e agir para tirar Sergipe desse mapa de tragédia”, alertou Iran.
O vereador lembrou que o Plano Municipal de Educação estabeleceu metas que precisam ser consideradas para fins de expansão da rede de atendimento da Educação Infantil. Ainda segundo Iran, é necessário que na elaboração do Orçamento Municipal esteja prevista a ampliação de recursos para a área educacional porque há desafios a serem enfrentados. “Se tem crescimento no trabalho infantil é porque tem muita criança fora da escola. Se tem muita criança fora da escola é porque o Poder Público não está cumprindo o seu papel de garantir o atendimento educacional preconizado na lei”, afirmou.
“A Secretaria de Assistência Social e de Cidadania de Aracaju noticiou que em Aracaju há uma pequena diminuição no índice do trabalho infantil, o que ainda não é suficiente para modificar o cenário de grande exploração desse tipo de trabalho em nossa cidade”, advertiu o vereador.
Para o parlamentar, “Aracaju precisa ter políticas públicas mais voltadas para o combate à exploração do trabalho infantil, com ações de enfrentamento constante”.
Iran Barbosa parabenizou a Secretaria de Assistência Social e de Cidadania de Aracaju pela realização de audiência pública para discutir o assunto, como também pela iniciativa de desenvolver um diagnóstico com o perfil do trabalho infantil, em Aracaju, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. "Vejo com satisfação a preocupação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em produzir o mapeamento territorial do trabalho infantil em nosso Município e estarei acompanhando as medidas que deverão ser adotadas para enfrentar o problema", concluiu.
Thiaguinho parabeniza o governo pela reforma do Colégio Atheneu
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para reforma e modernização do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, ocorrida na tarde desta quarta-feira, 18. A solenidade contou com a presença do governador Jackson Barreto (PMDB), entre outras autoridades do Estado e do município de Aracaju, a exemplo da vice-prefeita Eliane Aquino (PT) e os vereadores Palhaço Soneca (PPS) e Professor Bittencourt (PCdoB).
A obra, orçada em R$ 6,8 milhões, possibilitará a climatização de todas as salas de aula, a recuperação da estrutura metálica da quadra poliesportiva, do refeitório, da sala de dança e do auditório. Toda a cobertura será revisada e o colégio passará a contar com elevador, novas rampas de acesso, além de mapa, pisos táteis, banheiros adaptados e uma nova pavimentação interna em piso de alta resistência. Atualmente, a unidade oferece ensino médio em tempo integral para dois mil alunos.
Para Thiaguinho, a obra tem um significado importante porque se trata da mais tradicional escola do Estado. “Está de parabéns o governador Jackson Barreto. O Atheneu produziu e ainda produz os mais notáveis intelectuais da história de Sergipe. São 147 anos educando os sergipanos. O colégio inaugurou o que viria a ser a rede pública estadual de ensino, portanto tem história e merece ser preservado”, disse.
"A gente pode presenciar uma tragédia", diz Kitty sobre antigo Hotel Palace
A precariedade da estrutura física do antigo Hotel Palace, no Centro de Aracaju, foi tema do pronunciamento da vereadora Kitty Lima (Rede) na quarta-feira, 18, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A parlamentar emitiu um alerta para que os órgãos competentes tomem uma providência quanto à situação deplorável do prédio a fim de se evitar uma tragédia no local.
Em seu discurso, Kitty chamou a atenção para a precária estrutura do prédio que pertence a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), e lamentou que apesar dos inúmeros esforços do Ministério Público Estadual (MPE) para resolver a situação, nenhuma atitude foi tomada pelo Governo do Estado. “Eu estive recentemente no MPE e fui alertada sobre as condições físicas do prédio que há muito tempo não passa por uma reforma estrutural. O MPE, inclusive, já ajuizou ação pedindo aos responsáveis que, de forma urgente, promovessem as recomendações descritas no recente laudo confeccionado pela Defesa Civil de Aracaju. Isso demonstra o quão grave é a situação que nós não estamos dando a devida atenção. A situação do imóvel é preocupante porque põe em risco a segurança da coletividade, ou seja, se nada for feito, a gente corre o risco de presenciar uma tragédia”, disse a vereadora.
Em busca de uma solução para o entrave, Kitty Lima sugeriu ao Estado que realize um estudo para uma possível reforma total no imóvel para abrigar departamentos do funcionalismo público. “A gente vê tantos gastos com aluguel de prédios e por que não transformar o antigo Hotel Palace em uma repartição ou em um centro administrativo para abrigar algumas secretarias? Esta medida traria uma enorme economia para os cofres do Governo e ainda resolveria a situação de abandono do prédio, afastando o risco de acidentes no centro da capital”, reforça Kitty.
A preocupação da parlamentar diz respeito ainda à falta de segurança da população aracajuana que transita nas proximidades do extinto Hotel Palace, principalmente a parcela que trabalha no Centro da cidade. “O abandono do prédio acarreta em outro sério problema, a criminalidade. Como não há movimento naquela região à noite, é comum os casos de assaltos contra trabalhadores que saem dos seus empregos ao fim do expediente. Esta Casa precisa cobrar uma providência, não podemos ficar de braços cruzados e esperar que aquele prédio desabe de vez. Vamos lutar para conseguir ao menos reestruturar esse patrimônio”, pontuou.
Américo de Deus fala sobre a abertura do Capital da Caixa
A pretensão da equipe econômica do Governo Federal em converter a Caixa em uma empresa de sociedade anônima, transformando o capital do banco em ações, foi o assunto abordado pelo vereador Américo de Deus (Rede) no Pequeno Expediente desta quinta-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
A preocupação do parlamentar é que caso seja concretizada este transação, o banco maior operador dos programas sociais brasileiros estará na mão dos estrangeiros. “Os programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, além do FGTS, do PIS e Pasep serão geridos por bancos internacionais que virão aqui só tirar seu lucro”, alertou Américo de Deus.
O vereador foi além ao afirmar que caso seja concretizado vamos nos tornar escravos. “Quem vai perder é o brasileiro, pois a Caixa Econômica é nosso patrimônio. Precisamos defender e lutar pela Caixa Econômica que presta relevantes serviços e agora está sob o olhar do capital estrangeiro. Não podemos aceitar esse projeto Neoliberal”, finalizou Américo.
Bittencourt participa do debate da Confederação Nacional das Associações de Moradores
O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participou de um debate sobre os novos rumos do movimento comunitário em Sergipe e no Brasil. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, 18, na sede do Sindicato dos Bancários, na capital.
O debate foi promovido pela Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e contou com a presença de líderes comunitários e representantes de associações. "Os movimentos comunitários são muito importantes. Existe uma necessidade cada vez mais forte do envolvimento das pessoas com as ações. É na comunidade que existem as aspirações e as dificuldades da sociedade. O estado, o país e a cidade se materializam na comunidade. São os líderes comunitários que conhecem de perto os problemas e buscam as soluções", afirmou Bittencourt.
O vereador destacou que, durante seu mandato e a vida de militante, sempre esteve perto dos líderes comunitários fortalecendo o diálogo para atender aos anseios da população. "Mais uma vez coloquei o mandato à disposição para ser o interlocutor entre as associações e a Prefeitura de Aracaju. Trouxe o abraço do prefeito Edvaldo Nogueira, que está em Brasília para buscar recursos para Aracaju e, sobretudo, para investir nas comunidades", ressaltou o líder do prefeito na Câmara.
Um dos palestrantes foi o presidente da Conam, Getúlio Vargas de Moura, que veio a Sergipe para falar da importância da luta pela moradia digna e outros temas como avanços no transporte, saúde, educação e meio ambiente para fortalecer as comunidades.
O debate contou com a presença de diversas lideranças comunitárias de Aracaju: Manoel Barros, Genilson Pereira, Ademir (Ascapi), Humberto da Piabeta, Gailda do Jardim Centenário, Jorge do Aeroporto e Adriana Oliveira , presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Estado de Sergipe (Feces).
Elber destaca posicionamento de oposição do PSB
Comunidade Bahá'i vai à Câmara para falar da religião
Representantes da comunidade Bahá’i em Sergipe estiveram na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 19, para falar sobre a comemoração do bicentenário de nascimento do fundador do grupo, Bahá’u’lláh. A festividade acontecerá no próximo sábado, 21, às 19 no Teatro Atheneu.
A representante da comunidade em Sergipe, Simin Jalali Rabbani, fez uma breve explanação sobre a religião e falou alguns princípios da comunidade. Segundo Simin, os princípios fundamentais que regem a atuação de cada bahá'í podem ser resumidos na crença na unicidade de Deus e da humanidade e na igualdade entre todos os membros da família humana. “Não fazemos parte de religiões diferentes e sim das que acreditam no mesmo Deus. A religião deve unir todos os corações. Todas as religiões estabelecidas são divinas em origem, idênticas em seus objetivos”, disse.
A representante do grupo acrescentou que a religião é a base para a transformação social, e que a fé em Deus e no potencial de cada indivíduo pode se tornar um poderoso instrumento para a regeneração da sociedade.
Vereadores - Atentos à palestra, o presidente da CMA, Nitinho (PSD) e os vereadores Américo de Deus (Rede), Kitty Lima (Rede) e Lucas Aribé (PSB) parabenizaram a Simin Jalali pelas palavras de paz e reflexão sobre a humanidade e religiões. “Obrigada pelos ensinamentos e pelas reflexões”, ressaltou Nitinho.
Fábio volta a pedir ações preventivas para alagamentos na Zona Norte de Aracaju
O vereador Fábio Meireles (PP) voltou a expor na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) os problemas enfrentados pelos moradores da Zona Norte de Aracaju por conta dos alagamentos provocados pela chuva. Nesta quinta-feira, 19, o parlamentar cobrou ações preventivas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para que os transtornos não se repitam.
De acordo com Fábio, a chuva que caiu na capital nas últimas 24 horas voltou a obstruir a rede pluvial de escoamento e várias casas foram invadidas por uma verdadeira enxurrada de lama. “Sou morador daquela região e, novamente, tive que atravessar um rio para conseguir chegar à residência dos meus pais, que são idosos, para ajudá-los. É difícil para um cidadão ver sua casa sendo alagada, seus móveis danificados”, relatou o parlamentar.
Fábio Meireles ponderou o esforço da administração municipal para viabilizar as obras de infraestrutura, cujos recursos já estão assegurados, mas chamou atenção para a necessidade de medidas preventivas que minorem os prejuízos. “Sei da seriedade do prefeito Edvaldo Nogueira em honrar o compromisso de beneficiar a comunidade dos loteamentos Rosa do Sol, Santa Catarina, Isabel Martins, Porto do Gringo e Jardim Bahia. No entanto, a população tem clamado por ações emergenciais para que situações como essa não se repitam porque é um sofrimento, um desgaste enorme”, apelou.
Emília lamenta que a corrupção esteja matando a saúde pública
Iran lamenta o aumento da violência contra as escolas
O vereador Iran Barbosa (PT) externou a sua preocupação com o aumento da violência que atinge as escolas das diversas redes de ensino em Sergipe. Ao discursar na sessão plenária desta quinta-feira, 19, o vereador cobrou ações de enfrentamento a esse tipo de violência.
Iran lembrou que, somente durante esta semana, a Escola Antônio Ferreira, no município de Capela foi alvo da ação de criminosos, como também uma escola da rede particular do município de Aracaju. “Quero prestar a minha solidariedade ao colega professor que foi baleado na Escola Antônio Ferreira e aos demais profissionais e estudantes que vivenciaram este momento difícil, estendendo minha solidariedade a todos que estão vivenciando esse tipo de experiência aterrorizante”, disse.
Segundo o vereador, as escolas estão se transformando em locais prediletos para a prática de crimes. “Esse tipo de violência vem crescendo muito no ambiente escolar, principalmente na rede pública de ensino, diante da vulnerabilidade das escolas, que não contam com instrumentos eficazes de prevenção e combate ao crime externo que lhes atinge”, analisou Iran.
Para Iran, é necessário que o Poder Público invista em ações ostensivas de prevenção. “No caso de Capela, por exemplo, a ação repressiva da polícia foi exemplar, mas, para além disso, precisamos de ações preventivas, que mitiguem e inibiam esses crimes. A escola é um espaço de larga circulação de pessoas e por isso precisa está no centro das táticas de enfrentamento à criminalidade, assim como outros locais de grandes aglomerados humanos”, reivindicou.
“Apelo para maior atenção do Poder Público para a garantia da vida, da segurança e do patrimônio que fazem parte da comunidade escolar”, cobrou Iran Barbosa.
"Educação no trânsito começa na escola", recomenda Palhaço Soneca
Preocupado com a formação dos futuros motoristas, o vereador Palhaço Soneca (PPS), protocolou projeto de lei que torna obrigatória a disciplina "Educação para o trânsito" nas escolas da rede pública de Aracaju. A inclusão da matéria deve acontecer logo no ensino fundamental para que as crianças desde cedo aprendam lições sobre as regras de trânsito.
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo quando o assunto é acidente de trânsito. As estatísticas sempre revelam um número alto de feridos e mortos nas rodovias de norte a sul do país. Por isso, devemos tratar com mais cuidado o tema, e sugiro que o ensino nas escolas pode ser um mecanismo fundamental para diminuir o quadro de tragédias no Brasil', acredita o parlamentar.
Palhaço Soneca lembra que as regras de trânsito não são apenas para os condutores, mas também para os demais figurantes, como pedestres e passageiros. 'O conhecimento das leis pode prevenir as crianças de diversos perigos e dar início ao diálogo com os pais sobre a conduta adequada ao volante. Assim, creio que o poder público deve agir no sentido de iniciar um programa de educação escolar, pois as crianças de hoje são os futuros dirigentes de nossa nação", acrescenta.
Segundo o vereador, a disciplina terá carga horária definida pela Secretaria Municipal da Educação, que apoiará as atividades letivas. 'A SMTT também deve apoiar o projeto ao realizar estudo específico e adaptar a implantação do objeto desta Lei em consonância com a realidade de cada unidade educacional e o perfil regional", recomenda Soneca.
O político ainda deseja que a Secretaria da Educação implante diretrizes para a realização de palestras no ensino fundamental sobre o tema. "Minha ideia é que as unidades de ensino recebam convidados especialistas para realizar palestras e promover outras ações ligadas ao assunto", enfatiza.
'Aulão Cidadão' do Explicaê promete inovação com muito conteúdo
Será realizado no próximo domingo, 22, das 9h às 12h, no clube Cotinguiba, o 'Aulão Cidadão'. A revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma iniciativa do vereador Thiaguinho Batalha (PMB) em parceria com os professores do Explicaê, plataforma de tele aula onde os alunos têm acesso ao conteúdo das disciplinas em casa. A entrada será gratuita, basta levar um quilo de alimento não perecível.
O professor de Química, Lucas Resende, mais conhecido como Lucão, será um dos professores que participarão do 'Aulão Cidadão'. Ele explica como funcionará. "É uma aula interativa. O Explicaê foge dos padrões de uma aula tradicional. Tem teatro, vários professores interagindo ao mesmo tempo. E isso é muito importante para o conhecimento, porque a aula com apenas um professor falando o mesmo assunto durante 50 minutos, repetidamente, acaba se tornando chata", comentou.
De acordo com o professor, que ensina em várias escolas particulares de Aracaju, para que o estudante tenha sucesso no vestibular, é preciso algo a mais que o conteúdo das disciplinas. "São apenas duas semanas para a prova e uma revisão é muito importante. Mas nós iremos passar para os alunos de uma maneira que ele entenda o que está sendo passado, de forma lúdica. O tema foi focado justamente pensando na prova. Os alunos irão encontrar no Cotinguiba muito conteúdo e informação. Faremos de tudo e mais um pouco para que eles entendam de forma tranquila e sem dificuldades", avisou.
A ideia do tema social partiu do vereador Thiaguinho Batalha, por isso a necessidade de levar um quilo de alimento não perecível. "Por isso que é uma aula cidadã. Queremos ajudar os estudantes na prova do Enen, mas sem esquecer daqueles que mais necessitam. Então vamos promover uma aula com o cunho social, arredando alimentos para doar a instituições carentes da cidade", disse.
Má gestão na saúde é tema de discurso do vereador Lucas Aribé
A má gestão na saúde pública nas esferas estadual e municipal foi tema do pronunciamento do vereador Lucas Aribé (PSB) na manhã desta quinta-feira, 19, durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
O parlamentar inicia seu discurso falando que a saúde é uma das principais áreas para a população e devido à má gestão da coisa pública são acompanhados diversos problemas, dificuldades e demonstrações de desrespeito. “É com muito esforço que o cidadão paga seus impostos e em troca pretende ter um serviço com qualidade, eficácia e eficiência para que não precise pagar um plano de saúde que é um preço absurdo”, aponta.
Lucas continua questionando por que as pessoas que tem uma condição financeira melhor pagam planos particulares? “Porque se precisassem do serviço público não seriam bem atendidas, não é por questão profissional não. Falamos das más condições de trabalho, da remuneração indigna, da falta de insumos e medicamentos e ainda dos problemas de infraestrutura, além de algo que atrapalha e irrita que é a politicagem interferindo na saúde. Isso está causando para a sociedade aracajuana e sergipana um prejuízo sem tamanho”, denuncia.
De acordo com Lucas, a Prefeitura e o Estado estão com dificuldade de manter a saúde em boas condições e estão lutando por emendas parlamentares. “Quantas delas vem para o Estado e Aracaju e estão sendo pretendidas pelos nossos gestores para solucionar o caos da saúde? Afirmo que não vai adiantar a vinda dessas emendas se o dinheiro não for bem aplicado. Assistimos essa péssima eleição de prioridades, deixando hospitais fecharem, parando os regionais, diminuindo a produtividade dos equipamentos públicos de saúde”, afirma.
Aribé diz sem medo que não adianta vir qualquer recurso se o dinheiro continuar sendo mal aplicado. “Pode vir R$ 1 bilhão que não vai resolver o problema nem em Aracaju e nem em Sergipe porque estamos acompanhando atos administrativos que vão na contramão do que se chama de economia e planejamento”, mostra.
“Acompanhei na imprensa o depoimento de um motorista da prefeitura de Aracaju dizendo que recebe seu salário de R$ 1 mil reais e denuncia que a saúde de Aracaju é uma farra de cargos comissionados e existe gente ganhando de R$ 4 a 5 mil reais. Parte desse dinheiro poderia estar sendo utilizada para compra de remédio, para melhorar a estrutura das Unidades de Saúde. Isso vale para o Estado que está alugando locais estupidamente caros para o bolso da gente, em detrimento de fortalecer os hospitais e a saúde de um modo geral”, finaliza.
Vinícius parabeniza união de adversários políticos na busca de melhorias
A busca do entendimento político entre aliados e adversários em prol do desenvolvimento econômico e social da capital sergipana foi destacada na manhã desta quinta-feira, 19, na Tribuna da Câmara de Municipal de Aracaju (CMA) pelo parlamentar Vinícius Porto (DEM). O vereador parabenizou o posicionamento da bancada federal que sempre tem se colocado à disposição para ajudar na liberação de verbas e emendas em prol de um trabalho onde o principal beneficiado é o povo aracajuano.
“Políticos sergipanos de diferentes siglas e grupos partidários começam a trilhar o caminho do bom-senso fazendo prevalecer a boa política”, reforça Vinícius Porto ao ressaltar os entendimentos entre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e seus adversários políticos, senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho, ambos do PSB.
“Como sempre digo, não estamos em período eleitoral e nem debatendo ideologias políticas. É precisar virar a página da disputa eleitoral e isso tem sido feito com muito equilíbrio e sensatez a partir do momento que adversários se unem e dialogam na busca do melhor para os sergipanos e aracajuanos”. É o que ressalta Vinícius Porto ao lembrar o trabalho desenvolvido pelo líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) na liberação de recursos financeiros para viabilizar projetos do governo do Estado e também da Prefeitura de Aracaju.
Para Vinícius Porto o entendimento reflete a responsabilidade e o compromisso dos políticos como o eleitorado. “Fomos eleitos pelo povo, que nos deu voto de confiança para trabalhar na busca de melhorias. Falo aqui em nome do cidadão que precisa de atendimento público de saúde; de uma educação melhor; de saneamento básico em seu bairro; que precisa de emprego e de condições dignas para viver. É por este cidadão que a classe política deve se unir e buscar melhorias”, reafirma o parlamentar.
Dr. Gonzaga comenta estatísticas do câncer de mama para 2017
O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) comentou, preocupado, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima que Sergipe deverá ter cerca de 450 novos casos de câncer de mama em 2017, sendo 230 só em Aracaju. No Brasil, o número deve alcançar 58 mil novos casos. Os dados são relacionados às estimativas de incidência de casos para os anos de 2016 e 2017.
Dr. Gonzaga disse que os números são alarmantes, o que requer uma atenção maior por parte dos setores de saúde pública e também da sociedade. “As mulheres também têm que se conscientizar de que a prevenção é fundamental para se obter um diagnóstico precoce, o que facilita o tratamento e até a cura da doença”, alertou o parlamentar, que também é médico.
Por outro lado, as unidades de saúde devem estar preparadas para oferecer os exames de prevenção, entre eles a mamografia, que é a principal aliada das mulheres para detectar os possíveis tumores na fase inicial da doença o que aumenta, e muito, as chances de cura. O câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. “Nós estamos conscientes dessa necessidade de disponibilizar esses exames gratuitos para as mulheres aracajuanas, mas também reconhecemos que há ainda um muito desconhecimento por parte das mulheres da periferia sobre a importância de se fazer os exames preventivos”, lamentou Dr. Gonzaga.
O vereador explicou que fez recentemente um levantamento rápido em bairros como Soledade, Cidade Nova e Santos Dumont, e contatou que a maioria das mulheres nunca tinha feito uma mamografia, mas também nunca tinham procurado uma unidade de saúde para realizar. Simplesmente, não tinham essa consciência da importância vital que é fazer esse exame, principalmente depois dos 50 anos. “Uma das minhas preocupações é não apenas a de facilitar o acesso dessas mulheres ao exame gratuito, mas também conscientizar essa população de que o assunto é sério e importante. Que a doença acontece com muita frequência e mata rapidamente, se não for tratada precocemente”, concluiu o vereador, informando que no próximo sábado, 21, vai promover uma ação especial do “Outubro Rosa”, com o propósito de atender as moradoras do bairro Soledade, da Zona Norte da capital.
Bittencourt parabeniza o artista plástico José Fernandes e fala da sua obra
Gonzaga traz para Aracaju a carreta do Hospital do Câncer de Barretos
No próximo sábado, 21, acontece a terceira edição do Programa Vereador em Ação, um projeto do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) que leva serviços gratuitos para a população de bairros carentes da Capital. Desta vez, o evento traz a carreta do Hospital do Câncer de Barretos (HCB) para o bairro da Soledade, para realizar 40 mamografias em mulheres da região, que foram previamente cadastradas, de acordo com os critérios estabelecidos pelo hospital.
A unidade móvel do HCB é uma carreta adaptada com mamógrafo, consultório e sala de espera pata atender a população de diversas cidades no interior de Sergipe. A Unidade de Prevenção teve a vinda liberada para atender em Aracaju por intermédio do apoio do senador Eduardo Amorim (PSDB/SE), que fez o pedido diretamente ao diretor-presidente do Hospital de Câncer de Barretos.
Em entrevista ao jornalista André Barros, na manhã de hoje, na 103 FM, Dr. Gonzaga explicou que a ideia de trazer a carreta para Aracaju surgiu durante a realização da segunda edição do programa Vereador em Ação, realizado em julho deste ano, quando o Senador Amorim visitou o evento no bairro Lamarão. “Satisfeito com a repercussão do programa, o Senador se comprometeu em colaborar com a próxima edição do programa e deixou a Carreta do Hospital do Câncer à nossa disposição para atendermos às mulheres carentes da periferia, sem acesso ao exame de mamografia”, disse Dr. Gonzaga, acrescentando que escolheu o bairro Soledade, porque dá para atingir outras regiões próximas.
O evento enfoca a campanha do Outubro Rosa e a prevenção e combate ao câncer de mama, uma das maiores preocupações do vereador. “Recentemente, realizamos um levantamento rápido em bairros como Soledade, Cidade Nova e Santos Dumont, e constatamos que a maioria das mulheres nunca tinha feito uma mamografia nem procurado uma unidade de saúde para realizar”, alertou Dr. Gonzaga.
“Neste sábado, vamos atender 40 dessas mulheres, que passaram por um cadastro dentro dos critérios do HCB e faremos uma ação de conscientização sobre os principais meios de prevenção do câncer de mama, incluindo o costume de fazer o autoexame”, explicou.
'Aracaju mais sorridente' pode ser novidade na capital
Mais um Projeto de Lei de autoria do Palhaço Soneca (PPS) foi protocolado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Neste, o parlamentar deseja criar uma política municipal de saúde bucal voltada para pessoas carentes da capital sergipana.
Batizado como 'Aracaju mais sorridente', o programa é destinado a cuidar dos aracajuanos que apresentem problemas dentários nos postos de atendimento assistidos pelos SUS.
Palhaço Soneca acredita que a política municipal de saúde dentária precisa contemplar mais pessoas carentes da capital do estado. "Eu mesmo sofri com problemas nos dentes desde criança. Meus familiares e amigos também. Quem não tem dinheiro é difícil cuidar da maneira correta, por isso o programa prevê assistência gratuita para a comunidade mais necessitada de Aracaju", reforça.
Se aprovado, o projeto de lei deve beneficiar centenas de aracajuanos. "Ficarei muito satisfeito se tudo der certo. Imagino que as pessoas do bairros mais carentes também. Eu mesmo levarei meu melhor amigo ao dentista, ?mamãe? precisa com urgência corrigir sua arcada dentária", brinca o vereador.
Emília afirma que buscar emenda em Brasília é obrigação e não favor
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), afirma que buscar emenda impositiva é dever de todo gestor público.
De acordo com Emília, os gestores vão à Brasília dialogar com os senadores e buscar as emendas que entendem serem favoráveis e úteis para o Estado. Estranho mesmo é quando a Casa Legislativa se furta em melhorar a vida do povo. “Eu acho interessante é a surpresa que se abate sobre algumas pessoas, quando chega alguma emenda; isso é uma obrigação. É dever”, ressaltou.
Por fim, Emília lembra que os parlamentares tiveram em Aracaju a chance de indicar emendas direcionadas a obras na capital, mas optaram por abrir mão dessa prerrogativa. “O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sai de Aracaju em busca de emendas impositivas, e não quer que os vereadores de Aracaju indiquem uma reforma de praça ou escola, em beneficio do povo aracajuano”, finalizou.
Edvaldo Nogueira convida Thiaguinho para ser o interlocutor com Brasília
Depois de ser convidado para vice-líder do governo na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) tem um novo desafio à frente: ser o interlocutor do executivo e do legislativo municipal com o governo federal em Brasília. O convite foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) durante reunião ocorrida na manhã de quinta-feira, 19, na Prefeitura de Aracaju.
A principal tarefa do parlamentar será dialogar com a bancada federal sobre projetos que beneficiem a população aracajuana. Saber como andam os projetos, quais as dificuldades e o que falta para concretizá-los. A partir de agora, o vereador intensificará seus contatos com o líder do governo, deputado André Moura (PSC), acompanhando de perto o andamento das emendas e buscando parcerias com os órgãos do governo federal.
Thiaguinho recebeu o convite com muita tranquilidade. Ele agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira e disse que buscará todas as condições para ajudar a cidade na interlocução com Brasília. "O país e os municípios passam por muitas dificuldades e é cada vez mais imprescindível a ajuda do Governo Federal. Iremos nos inteirar sobre todas as emendas e projetos de Aracaju para ajudar na desburocratização e concretização desses recursos", avisou.
Vereadores aprovam abertura de nova via na Coroa do Meio
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e os vereadores Juvêncio Oliveira (DEM), Vinicius Porto (DEM), Evando Franca (PSD), Bigode do Santa Maria (PMDB), Thiaguinho Batalha (PMB) e Carlito Alves (PRB) participaram na quinta-feira, 19, da solenidade de inauguração da nova via de contenção urbana e assinatura de termo de adoção de espaço público na Avenida Delmiro Gouveia/ Mario Jorge, no Bairro Coroa do Meio.
“Essa via é resultado de uma grande parceria entre o shopping e a prefeitura. Além do mais, é uma oportunidade de homenagear um grande homem como Dr. José Augusto Barreto”, disse Nitinho referindo-se ao nome da mais nova via.
A escolha do nome da rua partiu de iniciativa do vereador Vinicius Porto que teve a propositura aprovada na CMA na última terça-feira, 17. Segundo Vinicius, ele participou da construção dessa obra desde a gestão passada. “Estava vereador na legislatura passada e tive a oportunidade de resolver algumas questões que envolvem essa via. E hoje, temos a felicidade de ver essa rua construída”, frisou.
Já o vice-presidente da Casa Legislativa, Juvêncio Oliveira, destacou o fato da mais nova via desafogar o trânsito na região da Coroa do Meio. “Tudo aquilo que for feito para o melhor deslocamento na vida do cidadão aracajuano, merece os nossos aplausos”, disse. No mesmo sentido, o vereador Bigode do Santa Maria afirmou que o povo aracajuano sempre merece melhorias, seja ela qual for.
O vereador Thiaguinho fez questão de elogiar a proposta da inciativa público-privada e afirmar que deu certo entre o RioMar Shopping Aracaju e a Prefeitura de Aracaju. “Temos que aplaudir esse tipo de iniciativa pois, irá facilitar a vida de quem precisa trafegar pela região”, destacou.
Também a favor da obra, Carlito Alves disse que qualquer obra que venha beneficiar a população aracajuana ele está de acordo. "Aqui é uma grande obra que com certeza a população vai ganhar com esse mais novo acesso mais rápido ao shopping", afirmou.
Sobre a obra - O superintendente do RioMar Shopping, Renato Martins ressaltou que a obra que custou aproximadamente R$3 milhões foi toda custeada pelo centro comercial e busca melhorar a fluidez do trânsito não só para quem vai ao shopping, mas, quem precisa trafegar pela região.
De acordo com Edvaldo, essa obra irá melhorar a mobilidade urbana. Além disso, o prefeito da capital ressaltou que é uma proteção ao mangue. "Portanto, é uma obra que tem dupla finalidade", destacou. O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari explicou que além de melhorar a mobilidade urbana, a obra serviu também para conter a devastação do mangue que margeia o shopping.
O filho do homenageado, Paulo Azevedo Barreto fez questão de agradecer a lembrança do nome do seu pai, o médico Dr. José Augusto Barreto. “Estamos bastante felizes. Entendemos que é um gesto de carinho da cidade com o meu pai”, falou em nome da família Barreto.
Parlamentares elogiam novo livro de Albano Franco
O livro “Artigos globais e outros textos esparsos” de autoria do empresário e ex-governador por Sergipe, Albano Franco foi lançado na última quinta-feira, 19, na presença de amigos familiares e diversas autoridades políticas como o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), do vice, Juvêncio Oliveira (DEM) e os vereadores Dr. Gonzaga (PMDB), Vinicius Porto (DEM), Manuel Marcos (PSDB) e Elber Batalha Filho (PSB) no Museu da Gente Sergipana.
Nitinho destacou a história política e empresarial de Albano. “Ele é um homem conhecido como dedicado aos amigos. E hoje, lança mais um livro marcando mais uma etapa da sua história. Só temos que parabenizá-lo e desejar muitos anos de vida para que possa nos agraciar com mais livros”, disse.
Já Dr. Gonzaga, disse que Albano é uma pessoa de grande reconhecimento não só em Sergipe, mas também, em todo o país. “Todos os respeitam”, completou. Vinicius Porto também ressaltou o prestígio político do autor do livro e afirmou que não poderia deixar de cumprimentá-lo por mais essa obra que trata da sua vida.
De acordo com Albano, a obra aborda diversos assuntos nos últimos dez anos. “Eu me sinto valorizado com tanta gente, de todas as categorias sociais, principalmente os intelectuais”, disse.
O livro
As narrativas foram feitas ao longo dos anos em que Albano Franco esteve à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e consiste em uma coletânea de artigos publicados na imprensa local e nacional, pronunciamentos e palestras ministradas pelo empresário. Toda renda obtiva com a venda dos livros será revertida para a Casa Maternal Amélia Leite.
Seu Marcos homenageia Agentes de Saúde e de Endemias com Sessão Especial
O dia do Agente Comunitário de Saúde e de Endemias vai ser comemorado no próximo dia 23 de outubro, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju ( CMA). A Sessão Especial é de autoria do vereador Seu Marcos (PHS), que é agente de Saúde Pública do Ministério da Saúde há 35 anos e defensor das categorias na capital. O início da solenidade está marcado para às 9h.
Aprovado PL de Seu Marcos que prevê auxílio às pessoas com deficiência em supermercados
'Aulão Cidadão': Estudantes poderão fazer inscrições on line
O Explicaê, em parceria com o vereador Thiaguinho Batalha (PMB), estará realizando no próximo domingo, 22, das 9h às 12h, no clube Cotinguiba, uma revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para facilitar o acesso dos estudantes, estão sendo disponibilizadas inscrições on line. Basta acessar o link http://bit.ly/aulaoexplicae e preencher o formulário.
Com o tema "As Tecnologias e suas Implicações", tão em evidência nos dias atuais, o 'Aulão Cidadão' será uma oportunidade para os estudantes adquirirem mais conhecimentos. A missão de levar o conteúdo para os participantes ficará sob a responsabilidade dos professores Guiodice (Biologia), Godoy (Artes), Thyago Otoni (Física), Lucão (Química), Gil (Geografia) e Leonardo (Sociologia).
Para Thiaguinho, idealizador do projeto, o 'Aulão Cidadão' chega em um momento importante onde os estudantes estão precisando de dicas e orientações. "Quem nunca passou pelo vestibular e correu atrás de cursinhos em busca de revisões finais? É uma oportunidade para ficar mais preparado. Qualquer informação adicional será extremamente útil para a prova", comentou.
Quem tiver interesse em participar do 'Aulão Cidadão' deverá fazer a inscrição o mais breve possível. As vagas são limitadas. Se optar pela inscrição presencial, ele deve ir em uma das lojas Auto Peças Macedo, que fica localizada na avenida Hermes Fontes, 1334, ou na rua Mariano Salmeron, 48, bairro Siqueira Campos. A participação do aluno estará sujeita à entrega de um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.
PL de Thiaguinho que prevê a contratação de menor aprendiz é aprovado
Foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em primeira discussão, o Projeto de Lei 78/2017 de autoria do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), que obriga todas as secretarias e órgãos públicos a contratação de menor aprendiz com idade entre 14 e 18 anos. O projeto ainda precisa passar pela segunda votação, terceira e redação final, para em seguida ser encaminhado para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.
Para o autor, o projeto tem uma relevância indiscutível para a sociedade. “Atualmente não existe a obrigatoriedade das secretarias contratarem menores aprendizes para trabalhar, fica a critério de cada gestor. Com este projeto, todos serão obrigados a terem um percentual de adolescentes em seus quadros. Diante de um cenário econômico tão desolador, o projeto surge como uma oportunidade para estes jovens que sonham em ingressar no mercado de trabalho", afirmou Thiaguinho.
De acordo com o projeto, a jornada de trabalho não poderá exceder a seis horas diárias e a sua comprovação se dará mediante preenchimento da carteira de trabalho, matrícula e frequência na escola, caso não tenha concluído o ensino fundamental ou médio. Na prática, o projeto possibilitará aos adolescentes uma preparação pré-profissional, dando a eles a ideia de um trabalho, além de uma ajuda financeira mensal de um salário mínimo, aumentando a renda das suas famílias.
Em ação social, Dr. Gonzaga leva mamografia para o bairro Soledade
A partir de iniciativa do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) um caminhão equipado com mamógrafo móvel parou no bairro Soledade na manhã deste sábado, 21, para atender 40 mulheres. De acordo com o parlamentar, a escolha do bairro se fez pela necessidade da região. “Esse é um bairro que tenho aproximação desde a primeira vez que me candidatei a vereador. Aqui é um bairro carente que necessita dessa atenção”, explicou.
Dr. Gonzaga acrescentou que essa é uma oportunidade de mulheres humildes, que muitas vezes não tem acesso a esse tipo de exame, fazer o exame preventivo ao câncer de mama. “Essa carreta, que tem parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, conseguimos trazer para Aracaju graças ao apoio do senador Eduardo Amorim que viabilizou o contato”, informou.
À frente da assessoria de Dr. Gonzaga, a jornalista Evanice Franca disse que está feliz pela concretização do projeto. “A gente andou pelo bairro antes de cadastrar as mulheres e verificamos que muitas mulheres nunca tinham feito uma mamografia, tanto por falta de acesso, como pela falta de conhecimento”, revelou.
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Givalda da Silva Santos foi o ponto de apoio da ação. As mulheres com idade entre 40 e 69 anos aguardaram o atendimento no colégio. De acordo com a diretora da escola, Conceição Teles informou que mães dos alunos da escola fizeram questão de se cadastrar para realizar o exame. “Portanto, temos que agradecer Dr. Gonzaga pela oportunidade grandiosa”, disse.
Como mulher e líder comunitária, a secretária da Emei, Adalgisa Correia não escondeu sua felicidade em as mulheres do seu bairro ter a oportunidade de fazer esse tipo de exame. “Nós temos desenvolvido muitas ações, não só na área da saúde, mas também na educação e cultura, por exemplo”, frisou. Após fazer o exame, a dona de casa Helenildes Santos aprovou a iniciativa e agradeceu ao vereador pela chance de realizar a mamografia.
Exame-Depois de fazer o exame preventivo de câncer de mama se tiver algum tipo de alteração, o Hospital de Câncer de Barretos vai entrar em contato com a paciente para agendar uma consulta na instituição.
Importância da Prevenção do Câncer de Mama será tema de Tribuna Livre
Nesta terça- feira, 24, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), será realizada a Tribuna Livre com o tema: ‘Importância da Prevenção do Câncer de Mama’, e contará com a presença do oncologista e hematologista, Nivaldo Farias Vieira.
A Tribuna Livre acontecerá logo após o encerramento do pequeno expediente da CMA, por volta das 10h.
Thiaguinho Batalha cumpre agenda de visitas nos bairros de Aracaju
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) cumpriu neste final de semana uma extensa agenda de compromissos em diversos bairros de Aracaju. As atividades começaram no início da tarde de sábado, 21, na Ponta da Asa, no bairro Santa Maria, onde o parlamentar prestigiou uma palestra sobre ‘Outubro Rosa’. Na ocasião, Thiaguinho registrou a importância da prevenção ao câncer de mama.
“Somente quem já enfrentou esta doença ou quem teve parente com câncer sabe como ela é devastadora. Um simples exame feito em casa pelas mulheres pode ser essencial para a sua cura. Por isso, é tão importante essa campanha. Nós, inclusive, temos um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que prevê a obrigatoriedade da divulgação dos direitos da pessoa portadora de câncer em todos os prédios públicos da Prefeitura e também no site. O que nós queremos é que estas pessoas tenham o seu sofrimento reduzido”, disse.
Os moradores aproveitaram para solicitar diversas reivindicações, entre elas o calçamento da rua principal da Ponta da Asa. Thiaguinho lembrou que uma emenda no valor de R$ 63 milhões contemplará vários bairros de Aracaju, inclusive o Santa Maria. “Foi um pedido nosso ao prefeito Edvaldo Nogueira que olhasse pela Ponta da Asa, que é uma comunidade que eu tenho um carinho especial. Vamos acompanhar e cobrar que achegada das obras por aqui”, informou.
Dando continuidade às suas visitas aos bairros da capital, Thiaguinho esteve no conjunto Leite Neto para participar da inauguração de uma Geloteca, uma geladeira que se transformou em biblioteca. Disponível para toda a comunidade, a Geloteca fica instalada na Praça Poeta Clodoaldo Alencar. “Eu quero parabenizar os moradores do Leite Neto pela brilhante iniciativa. A intenção é estimular a leitura principalmente das crianças. Em uma época dominada pela internet, aguçar o gosto pela literatura é algo fantástico”, comentou.
Dr. Gonzaga é homenageado em cerimônia da Somese
No último sábado, 21, foi realizada a cerimônia de comemoração pelos 80 anos da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e também pela passagem do Dia do Médico, ocorrido na semana passada. O evento aconteceu no Iate Clube de Aracaju, onde foram homenageados 33 médicos e 11 personalidades consideradas “Amigos da Somese”. Os homenageados receberam a Comenda Dr. Jose Augusto Soares Barreto, criada especialmente para homenagear o grande médico sergipano, falecido este ano.
Segundo seu presidente, José Aderval Aragão, a Somese foi a primeira instituição voltada para os médicos de Sergipe. “Foi a partir daí que vieram todas as outras representatividades, como o Conselho de Medicina e o Sindicato dos Médicos. Ela é considerada a ‘mãe’ de todas essas instituições”, disse em entrevista.
O médico e vereador Dr. Gonzaga (PMDB) foi um dos homenageados da noite por seu trabalho realizado na Câmara Municipal e também por sua trajetória profissional ao longo de mais de 30 anos de prática médica. “É uma grande honra fazer parte da lista desses nomes selecionados pela Sociedade Médica de Sergipe e também por receber a comenda que representa e homenageia Doutor José Augusto Barreto, um ícone e exemplo de profissional, que honrou e dignificou a medicina em Sergipe”, comentou o vereador.
Thiaguinho destaca a importância do ‘Aulão Cidadão’ para a educação
Faltando poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passaporte que garantirá a milhares de estudantes o acesso a uma instituição de ensino superior, uma parceria entre o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) e o Explicaê possibilitou a centenas de jovens participarem de uma revisão gratuita. Foi o ‘Aulão Cidadão’, que aconteceu na manhã deste domingo, 22, no Clube Cotinguiba. A aula solidária contou com a arrecadação de alimentos que serão doados a instituições de caridade.
A iniciativa foi do vereador Thiaguinho Batalha. Com a ideia em mente, faltava apenas uma equipe para ministrar a aula. Foi então que surgiu o convite para os professores do Explicaê. “Nós pensamos que forma poderíamos contribuir para a educação. Então trouxemos renomados professores para esta revisão do Enem, para que os estudantes pudessem agregar mais conhecimento e aprendizado. E chegar aqui e ver jovens interessados, estudando e se preparando para as provas, me deixou bastante orgulhoso”, comentou.
Para o professor de Química Lucas Resende, conhecido como Lucão, a iniciativa do vereador Thiaguinho Batalha foi muito louvável. “Como a gente passa a matéria de maneira diferente e lúdica, o aluno absorve o maior número de informações possíveis. Estamos certos que eles saíram daqui preparados, mas sem esta parceria com o vereador Thiaguinho Batalha não seria possível realizar a aula. Nós temos a plataforma, que é riquíssima e organizada, mas só conseguimos realizar o nosso trabalho quando temos apoio”, ressaltou.
Guidice, que leciona Biologia, lembra que o estudante mais carente que não tem acesso a uma aula diferenciada, e quer estudar, nas revisões ele tem a possibilidade de agregar mais conteúdo. “Foi uma aula que integrou todas as disciplinas em uma só, com peças teatrais que mexem com as emoções dos estudantes e nesse momento que antecede o Enem é importante relaxar e extravasar. É preciso reconhecer quem promove um evento como este. Quero parabenizar o vereador Thiaguinho Batalha pela brilhante inciativa”, frisou.
Aprovação
A estudante Milena Maciel, de 17 anos, optou pela revisão do Explicaê pela proposta da aula e também pela ação solidária. “Eu conheço a equipe dos professores e com eles a aula realmente é dinâmica e muito preparada”, afirmou. Guto Dantas, que se prepara para o vestibular para Engenharia Química, ressaltou que os professores incentivaram a participação na revisão. “Eles falaram sobre a importância dessa aula. Saí daqui com mais conhecimento e confiante”, disse.
Consciente da importância de uma revisão como esta, Isabel Letícia, que vai tentar o vestibular para Fisioterapia, disse que é sempre bom um conhecimento a mais. “Às vezes a gente acha que já sabe de tudo, mas até um conteúdo relativamente mais fácil, é importante relembrar”, comentou. “São muito boas essas revisões porque o ano é muito longo e às vezes a gente acaba esquecendo algum assunto, e aqui nós relembramos”, afirmou o estudante Celso de Matos.
“Banco do Siqueira só disponibiliza caixa eletrônico e prejudica idosos”, diz Anderson de Tuca
Os moradores do bairro Siqueira Campos, em especial, os idosos e aposentados que precisam recorrer ao atendimento do Banco Bradesco S/A, situado na Rua Santa Catarina, estão sofrendo com a falta de funcionários na agência da região. A reclamação foi feita ao vereador Anderson de Tuca (PRTB) que se sensibilizou com o caso.
“Muitos idosos e aposentados não sabem utilizar o caixa eletrônico. A grande maioria está acostumada a realizar o serviço nos caixas internos, operados por funcionários, e a ausência dessas pessoas na agência do Siqueira Campos está comprometendo o atendimento no banco. Para constatar o que estou afirmando, basta ver o tamanho da fila formada por idosos no caixa eletrônico da unidade”, pontuou o parlamentar.
De acordo com Anderson de Tuca, populares relataram que por conta da dificuldade de operar o equipamento, algumas pessoas desistem e acabam deixando a agência. “Um banco é sinônimo de desenvolvimento para o bairro. Pode parecer besteira para nós que já estamos habituados com isso, mas para os idosos, isso tudo é novidade. Eles precisam de alguém de confiança para fazer os procedimentos que, a depender da situação, podem até ser resolvidos no próprio cash, porém eles se sentem mais seguros sendo atendidos por bancários para não correr o risco de efetuar alguma transação errada”, explicou.
Sensibilizado com os moradores do Siqueira Campos, o vereador fez um apelo ao superintendente do Bradesco, que é considerado o segundo maior banco privado do país, para que essa medida possa ser revista. “Nem sei se é possível, mas não custa nada tentar. Seria ótimo se voltasse a ter os atendimentos internos, pois os clientes além de estarem insatisfeitos com o banco, estão tendo que se deslocar para outros bairros”, concluiu.
Ao lado de Marina Silva, Kitty reforça necessidade de mudança na política
A vereadora Kitty Lima (Rede) integrou nesta terça-feira, 24, a comitiva da REDE Sustentabilidade que recepcionou a pré-candidata do partido à presidência da República, Marina Silva, que veio a Aracaju para promover o Fórum Governança – O desafio de uma gestão pública sustentável em tempo de crise.
Durante a coletiva de imprensa ocorrida na manhã desta terça-feira, que além da presença da vereadora Kitty Lima contou ainda com a participação do coordenador de formação política da Rede em Sergipe Dr. Emerson, e demais filiados, Marina Silva falou um pouco sobre os motivos que a trouxeram de volta ao estado. “Estou muito feliz em estar ao lado dos nossos porta-vozes da Rede e de toda a população sergipana. O nosso país enfrenta um momento muito difícil e, por isso, é fundamental que a gente possa debater os graves problemas que estamos vivendo a partir do olhar de cada região, estado e município. Essa é a proposta do nosso fórum”, explicou Marina.
Para a porta-voz nacional da REDE, o partido em Sergipe está em um processo de organização para “debater o que é melhor para a saúde, educação e segurança de Sergipe, além da geração de emprego e renda e oportunidade para os jovens e para as mulheres que nesse grave momento de crise são aquelas que mais pagam o preço de não ter o que dar de comer para seus filhos. Temos que pensar mais no Brasil a partir do olhar e necessidade de todos os estados e municípios que é onde as coisas estão acontecendo”, pontuou Marina.
Grande admiradora da história de vida e da trajetória política de Marina Silva, Kitty comemorou a visita da ex-ministra do Meio Ambiente a Aracaju por acreditar que seu posicionamento representa uma nova forma de fazer política. “Estou bastante feliz em saber que a população de Aracaju ajudará Marina a construir seu plano de governo. Essa é a forma correta de escutar e priorizar o povo, ouvindo dele seus anseios e demandas”, disse Kitty, reforçando ainda que “esse é um momento importante onde uma mulher de garra com uma inspiradora história de luta e vasta experiência política, vem mostrar a importância em dialogar com a sociedade. Essa é a maneira correta de se fazer política”.
A parlamentar fez questão ainda de ressaltar a ideologia do partido REDE Sustentabilidade. “Acima de nomes para concorrer a cargos políticos, a gente precisa construir um plano de governo sólido, com bastante estudo e, principalmente, escutando a população. Essa é a proposta da REDE ao promover o Fórum Governança.”
Fórum Governança
A política tradicional vive em ano pré-eleitoral na especulação de nomes, dos conchavos e dos acordos de quatro paredes. Diante desse quadro, a REDE Sustentabilidade se propõe a construir um caminho fora desse cenário, que só favorece a política como ambiente de crime.
O Fórum Sergipe em REDE é um momento de construção coletiva desses novos caminhos, onde o principal objetivo é que a sociedade sergipana participe das discussões e da elaboração de um programa para Sergipe, um programa viável e pactuado com a população.
Américo de Deus pede que artistas sergipanos sejam valorizados
Na manhã desta terça-feira, 25, ao utilizar o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o vereador Américo de Deus (Rede) falou sobre o lançamento da programação do Fest Verão 2018, além disso, discorreu sobre a falta de investimentos na cultura.
Ao ocupar a tribuna o parlamentar lembrou que foi comemorado na última terça-feira, 24, o Dia da Sergipanidade e, que no mesmo dia foi lançada a programação no Fest Verão 2018 com a presença de apenas um artista da terra. “Veja que engraçado, no dia em comemoramos o Dia da Sergipanidade, o dia que devemos valorizar nossas raízes, nossa cultura regional, os empresários lançam uma programação do Fest Verão contendo apenas um artista sergipano. É lamentável, pois em um dia tão importante os próprios empresários desvalorizaram nossos artistas”, afirmou Américo.
Investimento – Américo de Deus também falou que a falta de investimento no turismo da cidade está afetando a economia local. “Recebi uma reclamação de um dono de um restaurante no Mercado Central alegando que está tendo que fechar o estabelecimento às 17h, pois na parte de baixo dos restaurantes pessoas utilizam o espaço para urinar. É uma cena horrível! Precisamos que instalem banheiros químicos na parte externa para que o turismo continue sendo forte naquela região”, pontuou.
Manuel Marcos parabeniza PMA por pagamento a Hospitais filantrópicos
Na manhã desta quarta-feira, 25, o vereador Manuel Marcos (PSDB) utilizou a Tribuna para parabenizar a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por ter repassado as verbas aos hospitais filantrópicos da cidade. “Quero aqui deixar registrado meus parabéns a prefeitura por ter pagado esses repasses, pois o atendimento das unidades estava prejudicado e com o pagamento a população é quem sai ganhando”, disse.
O parlamentar afirmou ainda que chegou a visitar o Hospital Cirurgia e constatou a dificuldade de pagamento da folha. “Fui ao Hospital Cirurgia e vi o esforço da direção para poder pagar aos funcionários, com o pagamento dos repasses a unidade volta a funcionar”, afirmou.
Emília solicita campanhas permanentes de educação no trânsito
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), sustenta a necessidade de campanhas permanentes de educação no trânsito, com o objetivo de reduzir índices de acidentes, principalmente com vítimas, nas ruas, avenidas e rodovias que cortam a cidade.
Segundo Emília, o motorista consciente dirige com mais prudência e evita manobras perigosas, e só através do trabalho de educação continuada, blitz e campanhas educativas, esse tipo de violência pode ser freado. “Ações educativas, contínua, são importantes porque orientam os motoristas sobre a legislação, além de promover o respeito ao espaço público dos pedestres e ciclistas”, ressaltou.
Para Emília, a educação no trânsito deve ser prioridade da gestão. O motorista consciente é responsável pela sua vida, mas tem que estar consciente de que é responsável pela vida dos outros; portando, não adiante só autuar ou apreender os veículos. “A partir do trabalho educativo nas escolas, os futuros condutores serão nossos multiplicadores da educação no trânsito, o que torna prioridade para qualquer gestor, o desenvolvimento de um trabalho permanente nas escolas”, destacou.
Por fim, a parlamentar destacou que a gestão deve assumir esse compromisso de conscientizar e sensibilizar os condutores e pedestres para o cumprimento das normas do trânsito. “Nem todo pedestre é condutor, mas todo condutor é indubitavelmente um pedestre, ainda que de forma eventual, que utiliza os espaços da cidade, por isso, precisamos através da educação contribuir para a diminuição da violência no trânsito”, finalizou.
Vereadores participam de inauguração de etapa do Riomar
Na manhã desta quarta-feira, 25, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e os vereadores Vinícius Porto (DEM) e Carlito Alves (PRB) estiveram presentes na solenidade de inauguração da nova etapa do Shopping Riomar Aracaju. Com espaço para 90 novas lojas e uma área total de venda de 51 mil metros quadrados, a expansão conta com novos elevadores, escadas, rede de ar-condicionado, atualização da Praça de Alimentação, moderno edifício garagem e a nova via de contorno ao Shopping.
Os empreendedores do Shopping são os grupos JCPM e NB Empreendimentos. Para o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, é uma satisfação concluir com tanto esforço e dedicação à nova etapa do Riomar, que foi pensada de forma moderna e sofisticada para estar à altura dos aracajuanos e sergipanos. “Agradeço a todos os envolvidos neste empreendimento e principalmente aos lojistas que confiram em nosso trabalho. Foram cerca de 110 milhões investidos aqui e hoje é dia de comemorar essa nova conquista. Que todos possam usufruir muito deste shopping”, ressaltou.
De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, a expansão do Riomar é um avanço no empreendedorismo de Aracaju. “É uma satisfação saber que mesmo num momento de crise ainda têm empresários que entendem a importância de investir em nossa cidade. Com a ampliação do Riomar, a população de Aracaju terá mais oportunidades de emprego e é uma forma de fomentar a economia de todo o Estado”, afirmou.
Para Vinícius Porto, a expansão do primeiro Shopping de Sergipe trará a melhoria na qualidade de vida da população, além da geração de emprego. “Esse empreendimento também conta com uma sede da Fundat e isso também é um grande avanço. Aqui as pessoas podem manter a sua tradição de fazerem suas compras e se divertirem num ambiente agradável e moderno”, disse.
Carlito Alves destacou que em plena crise ainda há empresários sergipanos que pensam em investir. “Essa é a terceira etapa do Shopping, já teve outras duas ampliações em anos anteriores. E aproveito para convidar a população sergipana e aracajuana para conhecer essa nova estrutura do Riomar”.
O governador do Estado, Jackson Barreto, parabenizou a competência e a força de vontade dos empreendedores sergipanos do Grupo JCPM e NB Empreendimentos. “É com força de trabalho e de vontade que esses sergipanos fizeram esse grande investimento mesmo no momento de crise. Então temos que parabenizá-los por acreditar no desenvolvimento de Sergipe”.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a importância deste momento para a cidade de Aracaju. “Esse empreendimento traz muitos benefícios aos Aracajuanos, gerando emprego e renda e ainda melhorando a qualidade de vida da população. A prefeitura também está sendo contemplada, pois terá um núcleo da Fundat para cadastramento de empregos e cursos de formação, será um centro de apoio e empregabilidade em Aracaju”, frisou.
A inauguração contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre eles a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, o ex-governador Albano Franco, além de secretários municipais.
Fábio Meireles pede mudanças na gestão da Saúde de Aracaju
O vereador Fábio Meireles (PPS) lamentou hoje, 25, os problemas na gestão da Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS). Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar expôs sua preocupação com a forma como alguns serviços estão sendo administrados na pasta, em prejuízo à população.
Meireles citou como exemplo o impasse da gestão municipal com os três hospitais filantrópicos: São José, Cirurgia e Santa Isabel, que tem gerado a desassistência daqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, segundo Fábio, os problemas não são pontuais. “Quem gerencia a Secretaria não é a Dra. Waneska Barbosa. Quem manda na Secretaria, infelizmente, é a senhora Mônica Passos. Essa é uma gestão que se desenha para ser muito boa a partir do próximo ano, porém, neste ano, temos que apagar muitas coisas. Por isso, peço que o prefeito Edvaldo Nogueira reveja a situação, pois a saúde do município está travada”, lastimou Fábio Meireles.
Infraestrutura
Em sua fala, Meireles voltou a apontar a inércia da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) em relação às demandas de comunidades da zona Norte. Segundo o vereador, embora tenha apresentado os problemas de acúmulo de lixo no Legislativo, reiteradas vezes, o problema persiste. “O lixo continua nas ruas. Quero parabenizar o senhor Luiz Roberto Dantas por tratar mal a população. O povo agradece e o prefeito é quem será responsabilizado, infelizmente”, disse.
Fábio Meireles também apelou à sensibilidade do presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), Sergio Ferrari, no sentido de viabilizar a recuperação das ruas que têm sido afetadas pelas chuvas dos últimos dias em loteamentos do bairro Soledade. “Não podemos deixar a população sem drenagem e pavimentação. Eu sei que há um cronograma de obras definitivas em toda aquela região para o próximo ano, mas os moradores dos loteamentos Santa Catarina e Porto do Gringo estão com dificuldade para transitar. Não podemos cercear o direito do cidadão de ir e vir”, concluiu Meireles.
Bittencourt apresenta texto ‘Sergipanidades’, de Dênio Azevedo, na Câmara
Na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 25, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) leu o texto ‘Sergipanidades’, escrito pelo historiador e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit), Dênio Azevedo. O conteúdo foi publicado em homenagem ao Dia da Sergipanidade, comemorado em 24 de outubro.
“O professor Dênio é graduado em História, mestre e doutor em Sociologia. É um profundo estudioso nos campos do turismo e da cultura popular. Ao ler esse texto, fiz reminiscências da minha infância e de um tempo que olhamos com certa nostalgia. Que a sergipanidade sirva como elemento para que possamos sempre reafirmar o nosso pertencimento e o sentimento de melhorias das condições políticas, culturais, sociais e econômicas”, destacou o parlamentar.
O vereador parabenizou o professor Dênio por resgatar pontos e figuras importantes que marcam o estado de Sergipe. “É um maravilhoso texto que, em particular, me emocionou, e certamente, tocou os corações e mentes de todos do Parlamento”, comemorou.
Leia o texto na íntegra:
"Sergipanidades"
Prof. Denio Azevedo
A Sergipanidade é um sentimento de pertença a Sergipe. Por ser um sentimento, é algo difícil de explicar, pois é algo intangível e dinâmico. As construções identitárias são variadas e as percepções também são distintas. Narrativas, imagens, fatos históricos, aspectos geográficos, literatura sergipana, intelectuais sergipanos, ícones oficiais, arte sergipana, música sergipana, gastronomia Sergipana, enfim, diferentes saberes e fazeres são utilizados ao longo dos anos como representantes de múltiplas narrativas que procuraram concretizar as identidades sergipanas.
A valorização do eu sergipano, a diferença com o outro, o não sergipano e a percepção dos diferentes sergipanos, geraram Sergipanidades. As marcas das Sergipanidades são infinitas e renováveis, mas alimentam os diferentes álbuns contidos na memória individual e/ou coletiva. A minha Sergipanidade é um conjunto de vivências que foram/são experenciadas ao longo da minha trajetória, portanto, ela continua sendo (re) construída. A minha Sergipanidade tem cores, cheiros, sons e sabores. O cheiro do pão jacó quente e o gosto de peito de moça da padaria de Ana.
O geladinho de Dona América, os picolés de russo, mangaba e coco da Cinelândia, como esperava aquele sininho tocar depois do almoço. A gaita do vendedor de quebra-queixo, o triângulo do cavaco chinês e a buzina do vendedor de pão que passava à porta todo final de tarde. Um vendedor gritando "carangueeee---jo" e o outro "saroio, pé-de-moleque, beiju moiado, má casado". Juntava garrafas para esperar o "garrafeeeeei-ro, compro pneu, bateria, ferro velho e radiador" e me admirava com as histórias de Seu Jaime caminhoneiro e Seu Correia jogando dominó na praça do Conjunto dos Motoristas.
As brincadeiras de garrafão, corrida de tampinha, soltar pipa no morro, bola de gude e o sagrado futebol na rua, na quadra ou na varanda de casa. Quebrar Ouricuri, chupar cana no Batistão, comer amendoim verde cozido na praia e tomar mingau de puba na feira. Ela têm o gosto dos doces de Dona Nena ou das doceiras de São Cristóvão, onde tenho as melhores queijadas, das bolachinhas de goma e do pirulito de mel que era vendido no tabuleiro. Assistir ao Bolo de Feira, Amorosa, Antônio Rogério e Chiko Queiroga, Sena e Sergival na concha acústica da Praça Tobias Barreto e nos bares da Francisco Porto.
Desenhar e pintar no vagão da Praça Olímpio Campos. Ficar encantado com o Imbuaça na Praça Fausto Cardoso, onde também brinquei carnaval e dancei forró durante os festejos juninos. A luz da minha Sergipanidade está no rojão do buscapé, espada, pitu e no navegar do barco de fogo. A minha Sergipanidade tem as cores do Lambe-sujo x Caboclinhos, a ginga do São Gonçalo da Mussuca, o girar dos Parafusos de Lagarto, a alegria da quadrilha junina e a energia de D. Nadir e do Mestre Sabau. A força da minha Sergipanidade está na luta dos Xocós e dos quilombolas.
Os sons da minha Sergipanidade estão no tamanco do samba de coco, no pisa-pólvora, no samba de parelha e no samba de Aboio. Está também nas rodas de samba do Siqueira Campos, no Chorinho do morro do Urubu e do Bairro América e no forró de Zé Rozendo e Marluce, Cabeça-de-Frade e Erivaldo de Carira. Minha Sergipanidade têm a harmonia das escolas de samba da avenida Barão de Maruim e das ruas de Estância. Eu sou Naurêa, The Baggios, Reação, Polayne, Mingo, Nino, Giló Santana, Fontinele, Chiquinho do Além-Mar, enfim, eu sou Joãozinho Popular.
Minha Sergipanidade têm o gosto do Café da Gente Sergipana, do bolinho de bacalhau de Seu Abel, da Moça Virgem e da Véia Fogosa do Caçarola e da pizza de tapioca com coco queimado do Seu Bistrô. Ela é catadora de mangaba, marisqueira, pescadora de sonhos, catadora de aratu e vem embalada na palha com bastante pimenta. Possui a forma da arte de Véio, Mestre Pedro e Beto Pezão e os traços de José Fernandes, Tintiliano e Hortência Barreto. Cabrunco é muita coisa, deixa eu parar por aqui. Essa é a minha Sergipanidade, pode ximar. Qual é a sua?
Dr. Gonzaga festeja Dia das Crianças no Conjunto Médici
No último domingo, 22, foi mais um dia de comemoração com as crianças, que tem todo o mês de outubro para celebrar o seu dia. Dessa vez, o encontro foi no Conjunto Médici, em uma tarde alegre, divertida e cheia de atrações, promovida em conjunto com a Associação dos Moradores local.
É sempre uma satisfação participar desses momentos festivos e sentir a energia e alegria da garotada, que nos enche de felicidade., frisou o vereador Dr. Gonzaga (PMDB).
Thiaguinho comenta título a João Dória e suas atividades no final de semana
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) utilizou a Tribuna na manhã desta quarta-feira, 25, durante o Grande Expediente, para registrar sua satisfação em representar a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no título de cidadania sergipana que será entregue ao prefeito de São Paulo, João Dória Jr. Thiaguinho também falou sobre as atividades realizadas durante o final de semana.
"Vejo João Dória como um grande gestor. Ele tem feito um trabalho brilhante e inovador na maior cidade da América Latina. Zerou as filas nas unidades de saúde, acabou com a cracolândia e desenvolve uma série de projetos, como o Cidade Limpa, que estão transformando a cidade de São Paulo. Para mim será um orgulho representar a CMA nesta homenagem", afirmou Thiaguinho. A solenidade será nesta quinta-feira, 26, às 17h na Assembleia Legislativa de Sergipe.
Ao comentar sobre sua visita à Ponta da Asa, no último sábado, 21, para participar de uma palestra sobre o Outubro Rosa, Thiaguinho aproveitou para solicitar uma atenção maior da Emurb na localidade. "Falamos para a comunidade sobre o nosso projeto para os protadores de câncer, mas faço um apelo para que a Prefeitura estenda o recapeamento da avenida Alexsandro Alcino até a Ponta da Asa, que está precisando melhorar a qualidade de vida", disse.
Thiaguinho também comentou sobre a inauguração da Geloteca, uma geladeira em forma de biblioteca, ocorrida no conjunto Leite Neto. "Muitas crianças estão perdendo o hábito da leitura porque a tecnologia dos smatphones estão dominando. Eu acho que a leitura dos livros precisa ser incentivada sempre. Por isso fomos lá para inaugurar essa Geloteca, que é uma excelente iniciativa dos moradores do Leite Neto", comentou.
Por fim, o vereador falou do 'Aulão Cidadão' realizado no último domingo, 22, em parceria com o Explicaê. "Foram mais de 200 inscritos. Nossa proposta foi oferecer igualdade aos estudantes que estão se preparando para a prova do Enem, que será realizada no início de novembro. Eles tiveram nessa revisão acesso aos melhores professores do Estado, uma aula interativa e muito dinâmica. Foi um sucesso e com certeza nós iremos repetir por vários anos. Educação é o princípio básico de tudo", finalizou.
Anderson de Tuca desaprova a ideia do Processo Seletivo da Saúde da PMA
O edital do Processo Seletivo Simplificado que está sendo estudado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) como estratégia para melhorar os serviços na área da saúde da capital foi tema do pronunciamento do vereador Anderson de Tuca (PRTB) nesta quarta-feira, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Para o vereador, o mais sensato seria a realização de um concurso público. “No total, serão ofertadas 512 vagas, de nível superior e técnico, distribuídas entre 18 categorias de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar da saúde, entre outros. A iniciativa é boa, afinal, tudo que puder contribuir para melhoria do atendimento na nossa saúde pública é bem-vindo. Discordo da forma como esses profissionais serão selecionados”, afirmou.
De acordo com Anderson de Tuca, o concurso público igualaria as chances dos concorrentes. “Sempre defendi a realização de concursos para os mais diversos setores. É a maneira mais justa de conquistar a estabilidade profissional. O grau de dificuldade e a ocupação das vagas devem ser feitos de forma igualitária”, pontuou.
Bancos
Em resposta à presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE), Ivânia Pereira, que criticou a postura do vereador ao falar sobre a suspensão dos serviços nos caixas internos, operados por funcionários, em especial ao Banco Bradesco S/A, do bairro Siqueira Campos, Anderson de Tuca foi taxativo. “Faço o que está ao meu alcance, Ivânia. Fui procurado por moradores do bairro insatisfeitos com a situação. Não concordo com essa medida e destaquei isso em Tribuna. O papel de cobrar por melhorias para os bancários é da senhora, que está à frente de um sindicato”, destacou.
Vereadores analisam 40 Projetos de Lei nesta quarta
Durante a 84ª Sessão Ordinária desta quarta-feira, 25, os vereadores analisaram uma extensa Pauta de Votação composta por 41 proposituras, divididas em 40 Projetos de Lei e um Recurso. Entre os mais debatidos entre os parlamentares foram dois projetos de autoria da vereadora Emília Corrêa (PEN), o PL 12/2017 e PL 26/2017.
O PL 12/2017, que trata da meia-entrada para radialistas, jornalistas e publicitários em estabelecimentos e eventos culturais, esportivos, de lazer e entretenimento teve todas as emendas rejeitadas na Comissão de Justiça e Redação durante a 2ª Discussão, mesmo assim, foi aprovado em Plenário, também em 2ª Discussão, com 11 votos favoráveis com sete contrários.
Já o PL 26/2017, que solicita justificativa por escrito do atendimento recusado pela Rede Pública de Saúde do município de Aracaju foi retirado da votação para reformulação do texto. Os Projetos de Lei 141/2017 e 211/2017, de autoria de Seu Marcos (PHS), e 131/2017, de autoria de Kitty Lima (Rede) foram adiados de acordo com entendimento entre os pares.
Outra propositura da vereadora Kitty Lima (Rede), o PL 213/2017 acrescenta o inciso XII ao Artigo 19 da Lei 3502, de 26/11/2007, que dispõe sobre a criação de registro e fiscalização dos veículos de tração animal e de seus condutores foi aprovado pelos parlamentares em 2ª Discussão.
Para a autora, os resíduos oriundos da construção civil são os maiores poluidores. “Resíduos de construção civil são os que mais poluem e sujam a cidade, além de contribuir com a proliferação de doenças. O último dado de 2010 que diz que existem 600 carroças em Aracaju, mas é leigo afirmar que este dado permaneça”.
Já o Recurso nº 19/2017, do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), que recorria da decisão da Comissão de Justiça e Redação em julgar o Projeto de Lei 233/2017, que dispõe sobre a criação do Programa Domingo do Esporte e Lazer foi novamente rejeitado com dez votos contrários. Para Iran Barbosa (PT), esta decisão tem que partir dos órgãos que realizam o planejamento de trânsito.
Jason quer Câmara intermediando solução para hospitais filantrópicos
A população aracajuana tem convivido nos últimos meses com instabilidade no funcionamento dos hospitais filantrópicos. O Cirurgia, São José e Santa Izabel, uniram-se e ameaçaram paralisação conjunta. O vereador Jason Neto (PDT) propôs a realização de uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para debater esta situação.
“Se estes hospitais param, um caos se estabelece na saúde de nossa capital, não podemos deixar que isso aconteça, a Câmara precisa se posicionar e debater a realidade dos hospitais filantrópicos”, afirmou Jason.
As administrações das unidades hospitalares, que funcionam por meio de convênio, argumentam dificuldades financeiras motivadas pela ausência de pagamento. Em reunião no Ministério Público Estadual (MPE), na sexta-feira, 20, o promotor de justiça, Eyleno Ítalo Santos Sodré, da Promotoria de Defesa dos Direitos à Saúde estabeleceu prazo de cinco dias para que a PrefeituraMunicipal de Aracaju (PMA) quite os pagamentos em atraso junto aos hospitais.
Caso requerimento seja aprovado, serão convidados representantes das Secretarias de Saúde, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Conselhos de Saúde e representantes das administrações dos hospitais filantrópicos.
Cabo Amintas parabeniza Corpo de Bombeiros pelo Projeto “Salvando Salvadores”
Iran Barbosa repudia Portaria do 'Trabalho Escravo'
O vereador Iran Barbosa (PT) criticou e repudiou veementemente a Portaria MTB Nº 1.129/2017, que dispõe sobre os conceitos de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições análogas à de escravo para fins de concessão de seguro-desemprego ao trabalhador que vier a ser resgatado em fiscalização do Ministério do Trabalho.
Na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 25, o parlamentar afirmou que a portaria é um retrocesso no combate ao trabalho escravo. “É uma Portaria que fragiliza completamente os avanços conquistados ao longo da história, sob o manto de regulamentar o recebimento do Seguro Desemprego. É mais uma investida do governo golpista contra os direitos dos trabalhadores”, posicionou-se Iran, denunciando que a portaria ataca o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.
Para Iran, essa é uma portaria que favorece os infratores, aqueles que tratam em condições degradantes os trabalhadores e trabalhadoras; e dificulta a inspeção contra esse tipo de exploração da força de trabalho. “Houve uma grande reação contrária a mais essa medida impopular tomada pelo Governo Federal. Os Auditores Fiscais do Trabalho, por exemplo, estão se movimentando e protestando para denunciar o conteúdo da portaria. Partidos políticos, movimento sindical e organismos internacionais, como a ONU, também fazem coro aos protestos contra essa medida desumanizadora”, observou.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para destacar a decisão da Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu liminar suspendendo os efeitos da portaria. “Apesar de ser uma decisão provisória, uma vez que o Colegiado do STF ainda irá apreciar a matéria, a suspensão da eficácia temporária da Portaria fez valer o respeito à nossa Carta Magna, preservando a integridade do trabalho”, afirmou o vereador.
Iran Barbosa encerrou seu discurso manifestando sua expectativa pela manutenção da decisão liminar, por parte dos demais Ministros do STF, mas advertindo para a vigilância da sociedade, face a algumas recentes decisões da Suprema Corte.
Projeto Menor Aprendiz é aprovado em segunda discussão
Um dos projetos de maior alcance social do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), o Projeto de Lei 78/2017, que obriga a contratação de menor aprendiz no âmbito do município de Aracaju, foi aprovado nesta quarta-feira, 25, em segunda discussão. O projeto teve o acréscimo de cinco emendas, todas de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede).
A emenda Aditiva nº 1 acrescenta ao texto do artigo quinto, que os contratos regulados por esta Lei cuidarão para não expor o aprendiz a atividades ou locais que, por sua natureza ou condições, sejam suscetíveis de prejudicar sua saúde, segurança ou moral. No mesmo artigo, a Emenda nº 2 acrescenta que os aprendizes serão contratados pelo prazo máximo de dois anos, no percentual de 5% sobre o número de cargos públicos efetivamente providos.
Outra emenda aprovada, a de número 3, garante ao jovem aprendiz, durante o período de curso ou trabalho, o fornecimento de uniforme, material de segurança, caso haja necessidade, alimentação e transporte. A Emenda nº 4 acrescenta ao artigo 2º a contratação, prioritariamente, aos adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica-social.
Por fim, a Emenda Aditiva nº 5 acrescenta incisos ao artigo 7º da Lei 78/2017, que versa sobre a formação técnico-profissional do aprendiz, garantindo políticas públicas de integração dos serviços governamentais e não governamentais para a promoção educativa do aprendiz; cria oportunidade de ingresso ao adolescente no mercado de trabalho; entre outras garantias.
Para o autor, todas as emendas são bem vindas e reforçam a importância do projeto. “Nós recebemos as emendas com muita satisfação. Tenho certeza que este projeto beneficiará muitos jovens que sonham com o seu primeiro emprego e com este projeto eles terão mais oportunidades”, disse.
Emília recebe o Diploma Reverendo Blackford em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante
Na terça-feira, 24, a defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), foi uma das personalidades homenageadas com o Diploma Reverendo Alexandre Latimer Blackford, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a evangelização no Estado de Sergipe.
Segundo Emília, o Diploma Blackfort representa uma honraria das mais importantes em sua trajetória; é como se as pessoas voltassem no tempo e despertassem para a importância da força do testemunho. “Já recebi várias homenagens, mas essa é diferenciada. A lembrança ao meu nome tem uma representatividade muito grande para alimentar mais ainda a minha fé. Precisamos dar o testemunho, que é o mais forte. Fala bonita todos têm, fala mansa todos têm, agora testemunho são poucos”, agradeceu.
Para o presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, em Sergipe, Pastor Wellington Santos, os 500 anos da Reforma Protestante representa uma nova realidade de vida, contribuindo para a cidadania e a liberdade. “A Reforma Protestante pregou a liberdade de expressão, a partir daí o povo teve direito a liberdade de imprensa, direito a saúde e educação. Dra. Emília Corrêa tem contribuído para o acesso das pessoas aos seus direitos e a cidadania”, ressaltou.
Emília lamenta que a corrupção esteja esvaziando o dinheiro dos cofres públicos
Coronel de Infantaria Marco Küster já é Cidadão Aracajuano
Em solenidade concorrida no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 25, o Coronel de Infantaria do 28º Batalhão de Caçadores (BC), Marco Küster, recebeu o título de Cidadania Aracajuana, através do Decreto Legislativo 14/2017. De autoria do presidente Nitinho (PSD), a homenagem é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Coronel Küster na capital sergipana. A sessão foi presidida pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB) e contou com a presença de várias autoridades.
Em discurso emocionado, o homenageado fez uma reflexão sobre cidadania e destacou a qualidade de vida em Aracaju. “O conceito de cidadania nos remete à existência de direitos e deveres. Por isso, me sinto honrado com esse título de Cidadão de Aracaju, município que me acolheu e pelo qual deixei a minha cidade natal, Foz de Iguaçu, no Paraná. É com grande honra que hoje recebo esta homenagem e agradeço aqui ao meu amigo Nitinho e todos os amigos aqui presentes”, afirmou o Coronel Marco Küster.
Ao fazer uso da palavra, o vereador Thiaguinho Batalha destacou que o dia de homenagem é um momento de encontro entre o Legislativo e a comunidade. “É importante que as pessoas compreendam que os vereadores aqui representam cerca de 600 mil pessoas. Esse título é concedido por toda a comunidade e saiba que o senhor, Coronel Marco Küster, hoje é homenageado nesta Casa por conta dos serviços prestados à nossa sociedade”, declarou.
Biografia
Marco Aurélio Küster de Paula nasceu em 14 de dezembro de 1968, na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. O homenageado é filho de João Batista de Paula e Neci Küster de Paula.
Cursou o Colégio Militar de Curitiba e incorporou as fileiras do Exército em 21 de fevereiro de 1988, na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro.
Foi nomeado para o cargo de Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, e em 31 de agosto de 2015 foi promovido para o cargo de Coronel. É casado com a Sr.ª Sheila Küster de Paula e pai de Gabriel Küster de Paula.
Lucas Aribé realizará Audiência Pública sobre gratuidade nos transportes públicos às pessoas com deficiência
Por solicitação do vereador Lucas Aribé (PSB), e em atendimento ao Ministério Público de Sergipe (MP/SE) será realizada na tarde desta quinta-feira, 26, a partir das 14h30, uma Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para debater sobre as adequações à Lei Municipal nº 1325/87, que trata da gratuidade nos transportes públicos às pessoas com deficiência. O projeto é de autoria da mesa diretora da Casa.
Esse debate tem o objetivo de discutir a minuta da Lei e tentar modificá-la para a realidade atual por ser muito antiga. Essa é uma necessidade das pessoas com deficiência de baixa renda que necessitam do transporte público para se deslocar.
Lucas explica que é importante contar com a presença da população aracajuana para que juntos tentem buscar os anseios com dignidade e representatividade. “Essa Audiência Pública é um momento muito importante para a população debater sobre o assunto e a partir dela se espera que o Poder Executivo possa assumir a autoria do projeto para que tenhamos eficácia na Lei e se resolva definitivamente essa situação”, comenta.