Notícias
Vereador Américo de Deus fala sobre a importância do pleno exercício da cidadania
Na manhã da última terça-feira (23), o vereador Américo de Deus (Rede) concedeu entrevista ao radialista Marcio Andrei, para o programa "Sergipe 360°”, da Rádio Jornal, onde falou sobre a importância do povo sergipano em exercer sua cidadania no próximo domingo, 28.
De acordo com o parlamentar, exercer plenamente a cidadania não é apenas comparecer a seção eleitoral. “Esse é um processo que começa antes do dia do pleito, ele deve se iniciar com a busca pelas propostas dos candidatos, sobre o que cada partido defende, além do seu histórico de atuação no contexto regional. Será mais um dia importante para o exercício da nossa cidadania, onde decidiremos a situação do nosso estado e do nosso país”.
O vereador falou sobre a necessidade de a população ficar atenta. “Devemos analisar a situação em que se apresenta o Brasil, estamos passando por um processo inflacionário, de visível recessão, insisto em dizer, com graves problemas em todos os setores. É preciso que tenhamos a consciência do que está em jogo. Não me sinto representado por nenhum dos dois modelos que estão postos, pois, conheço o modo de governar de um e não compactuo com a forma de governo que está sendo proposta pelo outro, não será desta forma que os nossos problemas serão resolvido. Espero que quem tiver sucesso, coloque em prática ações concretas de direcionamento, com responsabilidade, porque não suportamos mais, tanto desmando, ingerência, corrupção e falta de respeito com a coisa pública”, frisou Américo.
Américo de Deus tem Indicação para o bairro América atendida pela Emurb
Na última quarta-feira, 18, uma equipe da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), esteve na Travessa Cruz Vermelha, localizada no bairro América, para realizar um trabalho de recapeamento da via, o qual havia sido solicitado pelo vereador Américo de Deus (Rede), através de Indicação na Câmara Municipal de Aracaju e de ofício direcionado ao Órgão.
De acordo com o parlamentar, esse tipo de serviço é de extrema importância para a população que reside nas proximidades e para aqueles que transitam pelo local. “Tenho pautado o trabalho na busca pela melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos, isso inclui o cuidado com os bairros da nossa cidade, porque entendo o transtorno que situações com essa, causam na vida dos moradores. Muitas vezes o motorista reduz a velocidade por causa dos buracos nas vias, fazendo com que o risco de assaltos a veículos seja aumentado, pois, dá oportunidade aos bandidos para abordarem os motoristas, além disso, aumenta o risco de acidentes no local”, explicou Américo.
"Trânsito de Aracaju deve melhorar com a chegada dos semáforos inteligentes", diz Palhaço Soneca
O vereador Palhaço Soneca (PPS) parabenizou a Prefeitura de Aracaju pelo projeto dos semáforos inteligentes, que serão instalados nos próximos dias na capital sergipana.
Para o parlamentar a modernização do parque semafórico irá facilitar a mobilidade urbana e o trânsito da cidade. A previsão é de novos 150 semáforos na capital, um total de cerca de 120 milhões de reais de investimento.
O semáforo inteligente é uma realidade nas grandes metrópoles do país e também na Europa. Em Aracaju, a novidade está sendo implantada nas principais avenidas do município.
Palhaço Soneca ainda destacou que os sinais de trânsito já estavam precisando de modernização. “A medida vai melhorar a vida de todos, porque a pior coisa é fica no sinal fechado sem necessidade, quando os novos semáforos estiverem funcionando, o motorista vai poder esperar menos no sinal”, salientou.
Pastor Alves fala da importância e seriedade do voto da população
O vereador Pastor Alves (PRB) utilizou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta-feira, 25, para defender a importância do voto consciente para a construção de uma sociedade. Para ele, é a partir desta consciência que podemos construir um país diferente. “Nem todos sabem a importância que tem um voto, mas ele faz muita diferença na vida de todos nós, precisamos nos conscientizar disso”.
O parlamentar pediu para que a população reflita sobre qual o melhor nome para representar o País, e afirmou que votando consciente não tem erro. “Se você tiver a consciência, a dignidade cívica de bem-querer votar, basta que procure uma pessoa que julgue ser igual a você”, afirmou.
De acordo com Pastor Alves, exercer plenamente a cidadania não é apenas comparecer a seção eleitoral. “Esse é um processo que começa antes do dia do pleito, ele deve se iniciar com a busca pelas propostas dos candidatos, sobre o que cada partido defende, além do seu histórico de atuação no contexto regional. Será mais um dia importante para o exercício da nossa cidadania, onde decidiremos a situação do nosso estado e do nosso país”, ressaltou o parlamentar.
Por fim, o vereador avisou a data do pré-lançamento da primeira Catedral da Fé em Sergipe, da Igreja Universal: 18/11 às 9h com a presença do Bispo Edir Macedo.
Kitty Lima repudia descaso da PMA com os artistas sergipanos
Américo de Deus lamenta a situação dos músicos sergipanos
Durante o Expediente na manhã desta quarta-feira, 25, o vereador Américo de Deus (Rede) lamentou mais uma vez que o prefeito Edvaldo Nogueira ainda não tenha pago os músicos e quadrilheiros sergipanos que trabalharam no Forró Caju 2018. “O que ficou com a cultura sergipana, aos músicos da terra, foi muito pouco. Foi um ‘São João’ bom para os artistas de outros estados que vieram ganhar esse dinheiro aqui, e que inclusive já receberam. Já os daqui ninguém recebeu nada até agora”.
Américo de Deus também falou da reunião que teve na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) com o presidente Luiz Roberto e demais representantes da Associação de Pesca de São Cristóvão, para obter resposta com relação à notificação por eles recebida, a qual informa que serão retirados, a partir dia 30 de Outubro de 2018, os containers que atualmente são utilizados para conservar peixes e carnes, que são comercializados no Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco. “Emsurb irá retirar os containers e de imediato irão iniciar a construção de câmaras frias”, frisou.
Outro assunto abordado pelo parlamentar foi lamentar que o prefeito Edvaldo Nogueira não recebe os médicos para um diálogo. “Os médicos estão clamando por nossa ajuda, já que, somos representantes do povo”, ressaltou. Sobre isso, o vereador sugeriu que os vereadores formem uma comissão para intermediar junto ao prefeito.
Ainda em seu pronunciamento, o vereador falou sobre o clima de insegurança que a empresa Alma Viva oferece aos seus colaboradores. Uma empresa com mais de sete mil funcionários sem saída de emergência, apenas com uma entrada? “Se houver algum acidente, não tem como alguém se salvar”, alertou o vereador.
Por fim, Américo lembra que Sergipe tem um vice-campeão de Judô e lamenta que não receba apoio financeiro para ir até as competições em outros estados. "A competição paga os gastos do atleta, mas o técnico tem de ser bancado pela confederação".
Elber manda recado: “Nós vamos tornar a vida de Edvaldo Nogueira insuportável até ele pagar o que deve aos forrozeiros”
Há mais de 90 dias sem receber o cachê das apresentações realizadas no Forró Caju 2018, os músicos sergipanos estiveram na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta-feira, 25.10, onde fizeram uma manifestação contra o prefeito Edvaldo Nogueira e pediram apoio dos vereadores para tomarem providências junto a Prefeitura de Aracaju.
O vereador Elber Batalha, defensor da causa dos músicos, disse que a Prefeitura engana com falsas promessas e que o prefeito Edvaldo Nogueira mostra que não tem seriedade em suas palavras e que não faz uma gestão responsável com os trabalhadores. “Primeiro, porque agride o servidor público de forma ferrenha quando não paga o piso nacional do magistério, quando não paga as horas extras trabalhadas efetivamente pelos servidores, quando não dá sequer o repasse inflacionário no salário desses servidores. E agora, com outra categoria, que não tem vínculo, mas presta serviços à Prefeitura tocando no Forró Caju, não paga os forrozeiros que se apresentaram ainda em junho”, elencou.
O opositor fez um comparativo entre a gestão do ex-prefeito João Alves e a atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. “Edvaldo não dizia que era uma renovação, uma nova forma desfazer política? Já começou de forma equivocada sobre quem ele jogou essa responsabilidade. De uma hora pra outra, André Moura, aliado de primeira ordem de Temer, se tornou o padrinho das artes, o provedor do Forró Caju. E nós temos a gravação onde Edvaldo Nogueira afirma que o dinheiro já estava na conta. E ele só fez o pagamento dos artistas de outros estados, deixando nossos forrozeiros à mercê da sorte”, lamentou.
Elber criticou também o fato da Prefeitura de Aracaju já está convocando artistas para o Réveillon 2019, sendo que ainda não quitou as dívidas com os artistas do Forró Caju. “A prefeitura faz uma festa junina, não paga os artistas que precisam desse dinheiro porque é o sustento de suas famílias, agora convoca uma nova festa. A Prefeitura tem que ter uma noção clara de que no apagar das luzes do governo Temer e com a não eleição do padrinho político de Edvaldo Nogueira, que não foi eleito senador, muito dificilmente este dinheiro vai ser pago. Está na hora da Prefeitura avocar pra si esta responsabilidade e efetuar o pagamento com recursos próprios. Juridicamente, existe como resolver, sem burlas, sem fraudes, sem problemáticas maiores. É só querer! Nós vamos tornar a vida de Edvaldo Nogueira insuportável até ele pagar o que deve aos forrozeiros, não vamos dar uma dia mais de sossego a ele. Eu quero ver com que cara de pau ele vai convocar Réveillon devendo ainda os artistas do Forró Caju”, avisou.
Vinícius Porto destaca política transformadora nas escolas públicas de Aracaju
O prefeito, Edvaldo Nogueira dá mais um passo significativo para a melhoria e evolução da Educação na capital sergipana, diante de políticas públicas transformadoras, a exemplo do projeto que deve implantar o cabeamento de fibra ótica nas 74 unidades de ensino de Aracaju, além de prédios administrativos. É o que destaca o vereador, Vinícius Porto ao ressaltar a importância do investimento para o desenvolvimento de toda comunidade escolar: pais, alunos e corpo docente.
“A iniciativa assegura, acima de tudo, a inclusão social de milhares de alunos. Trata-se de um grande esforço da administração pública municipal no sentido de investir em uma área que promove o acesso de forma rápida à informação e ao conhecimento global. Através da fibra óptica será possível a acessibilidade ao sistema acadêmico e, futuramente, diário eletrônico, intranet, contas de e-mail, armazenamento de arquivo, além de garantir, com alto desempenho, acesso a conteúdo educativo, cultural, profissionalizante e recreativo, de forma integrada. Os benefícios são muitos”, comemora Vinícius.
O parlamentar ressalta que a realização do cabeamento está sendo possível em virtude de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE), que prevê o compartilhamento de fibra ótica. O vereador explica que o TJ já dispõe de um anel ótico que mede cerca de 60 km; por sua vez, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação entrará com mais 35 km, que é a complementação necessária para levar essa infovia de comunicação às unidades escolares.
De acordo com o cronograma, 41 escolas devem ser adaptadas inicialmente. As outras 33 - e demais instalações - serão atendidas na segunda fase.
Sindmuse e professor de Judô ocupam Tribuna da CMA
O Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu nesta quinta-feira,25, o Sindicato dos Músicos Profissionais de Sergipe (Sindmuse) e alunos da Escola Municipal Juscelino Kubitschek. Representando os músicos, o presidente do Sindmuse, Tonico Saraiva clamou que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) pague o cachê dos músicos e quadrilheiros que trabalharam no Forró Caju 2018.
Tonico pediu também que os vereadores apoiem o movimento. De acordo com o presidente do Sindmuse, os músicos estão passando necessidade e devendo a muita gente. “O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) alegou que ainda não pagou os músicos porque o Ministério da Cultura não fez o repasse da verba. Mas, o Ministério da Cultura nos informou que a prefeitura está sem as certidões negativas”, ressaltou. O presidente do Sindmuse acrescentou que os artistas nacionais já receberam o cachê há muito tempo. “Não estamos pedindo favor nenhum aqui. Se eles trabalharam têm que receber”, disse.
Os alunos da Escola Municipal Juscelino Kubitschek participam de um projeto social voltado para o esporte e vieram para a CMA no intuito de pedir apoio dos vereadores. Em nome dos alunos, o professor de lutas, Vicente Gamo disse que trabalha há seis anos como voluntário nesse projeto e contam com pouca estrutura financeira para continuar.
“Todos os alunos da escola Juscelino Kubitschek são carentes e alguns quando não estão na escola, estão na rua envolvidos com tráfico ou prostituição. Conseguimos através desse projeto transformá-los em atletas”, afirmou. O professor que também participa de competições e possui diversos títulos, afirmou que os alunos do projeto se destacaram com bons resultados durante todo o ano de 2018. “O nosso grande problema é falta de patrocínio para participar de competições fora do estado. O máximo que podemos oferecer aos alunos é lanche”, finalizou.
Simin Jalali Rahnemay Rabbani recebe título de Cidadã Aracajuana na CMA
A representante da comunidade Bahá’i em Sergipe, Simin Jalali Rahnemay Rabbani, recebeu na quinta-feira, 25, o título de Cidadã Aracajuana no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A homenagem foi através do requerimento do presidente da Casa, vereador Nitinho (PSD).
Simin Jalali, que também é professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba, veio ao Brasil há 45 anos, e está há 18 anos morando em Aracaju. A homenageada falou sobre a emoção de receber a honraria e destacou o trabalho de todos os amigos que ajudaram a espalhar a Fé Bahá’i e a união durante estes anos.
“Isso representa muito, é uma honra para mim e minha família. Agora sou oficialmente cidadã aracajuana, mas desde que chegamos, o espírito solidário e amoroso do povo daqui fez com que desde o começo nos sentíssemos cidadãos aracajuanos. Sentimos essa cidade como nosso lar. Para mim é uma honra, mas esse mérito não é meu, e sim de todos os amigos que trabalharam no processo de cultura da paz e unidade do gênero humano”, disse Simin.
Presidente da CMA e autor do requerimento do título, Nitinho, comentou sobre a relevância do trabalho da iraniana e expressou sua alegria com este momento. “Simin Rabbani é uma figura muito dedicada à religião e tem um grande serviço prestado como professora. Me sinto honrado em poder ceder esse título e a recebemos de braços abertos. Além de ser uma pessoa muito religiosa, ela é uma mulher que se dedica diariamente às causas sociais de Aracaju”, declarou.
Lucas Aribé propõe comissão para beneficiar artistas locais
O vereador Lucas Aribé (PSB), que também é músico, usou a Tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na quinta-feira, 25, para se solidarizar aos artistas sergipanos que ainda não receberam o cachê da apresentação do Forró Caju. “Quanto despereço, quanta injustiça e quanto crime está sendo cometido com estes músicos. Por isso, fiz uma proposta para buscar uma maneira de não permitir que a Prefeitura tenha mais festas sem antes pagar os músicos que tocaram em festas anteriores”, frisou o parlamentar.
O vereador revelou que são mais de cem dias de espera dos músicos locais para receber seus cachês. “Fechamos 120 dias, quatro meses que aconteceu o Forró Caju e esse pessoal não recebeu. O pior são os colegas vereadores da situação tentando defender o indefensável, isso porque não é com eles ou com parentes deles. Os artistas sergipanos têm poucas oportunidades e quando tem, quer seja no Foró Caju, Rasgadinho ou nos eventos do Governo do Estado, há atraso no pagamento dos cachês”, comentou Aribé.
O parlamentar deixou todo seu descontentamento com a diferenciação dos artistas nacionais com os artistas locais. “Porque não inclui na ordem de pagamento, querem comparar a dívida com fornecedor com a dívida dos músicos, lógico que é mais fácil pagar estes pais e mães de famílias que tem na música sua forma de renda”, apontou.
Saúde
Outro assunto abordado pelo vereador durante seu discurso no Grande Expediente foi às filas nos Postos de Saúdes. “Durante o período da gestão de João Alves, apresentei uma Lei simples para que as pessoas com atendimento prioritários possa fazer o agendamento da consulta por telefone, sem precisar ir ao posto de saúde, com uma cota de 10% do total de agendamentos por dia”, explicou Lucas.
No dia anterior, o vereador questionou ao secretário adjunto da saúde de Aracaju sobre a Lei 4.544/2014. “É uma coisa simples de se fazer e não se faz. A história é sempre a mesma: ‘estamos estudando’. Tenha paciência. De tanto estudar a gestão acaba e começa uma nova gestão e os projetos ficam parados. Sabemos que as reformas das unidade de saúdes são importantes, mas o agendamento das consultas por telefone, porque não se resolve isso. Será que existe algum jeitinho brasileiro? Não estou aqui acusando, estou perguntando”, questionou.
“Não adiante fazer obras, reformar unidades de saúde, comprar equipamentos se não resolve uma coisa simples, que é o agendamento por telefone. Isso é falta de organização e de planejamento”, finalizou sem discurso.
Audiência Pública
Referente à Audiência Pública onde o secretário Municipal da Fazenda apresentou o Balancete do 2º quadrimestre, o vereador destacou que os dados apresentados colocam Aracaju dentro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Aracaju está com 48,87%, a gente questionou com relação à possibilidade de reajuste salarial para os servidores em geral. O secretário disse que apesar dos números apontarem para esta possibilidade, a Prefeitura não tem dinheiro suficiente para conceder este reajuste. Esta desculpa não cola”, ironizou o vereador.
Sobre o aumento salarial o Lucas foi além. “Também fiz a referencia do aumento salarial para os servidores da Câmara Municipal de Aracaju. A Câmara está com o índice de 3.2, quando este número pode chegar a 6, ai secretário explicou que a Câmara recebe o Duodécimo de tanto e que não pode atingir o índice máximo. Não fiz referência para chegar a 6, fiz referência para conceder aumento, porque não tiveram aumento neste ano”.
Thiaguinho visita sede da Fundat
Na tarde desta quinta-feira, 25, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve na sede da Fundação Municipal do Trabalho, (Fundat), para ver de perto o que tem sido desenvolvido pelo gestor da pasta, Jorge Araújo Filho, e saber o que resta de ações para o ano de 2018.
O vereador pôde conversar com o presidente sobre os cursos que o órgão irá ofertar ainda em 2018, e se dispôs a auxiliar na divulgação dos mesmos em suas redes sociais. “Sabemos do alcance que as redes sociais têm hoje em dia, e colocamos as nossas à disposição da Fundat para auxiliar na divulgação desses cursos, afinal, nosso objetivo é ver cada vez mais a população de Aracaju capacitada e com empregos dignos”, frisou o vereador.
Outro ponto discutido no encontro foi a disponibilidade de vagas destinadas ao Programa Jovem Aprendiz, que já é uma Lei Municipal de autoria do parlamentar. “Queremos ver nossa Lei funcionando e os jovens de Aracaju sendo beneficiados por ela”, disse.
Esporte
O vereador aproveitou a oportunidade para tratar ainda sobre a Lei Municipal de Incentivo ao Atleta, uma vez que Jorge Araújo Filho também é secretário da pasta do esporte na cidade de Aracaju. “Fizemos uma visita na semana passada à Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP), e nos comprometemos em auxiliar em alguns pontos. A Lei de incentivo é um deles, por isso, já iniciamos esse diálogo com o secretário Jorge Araújo Filho”, finalizou o vereador.
Thiaguinho Batalha participa de evento para crianças da zona oeste da capital
Thiaguinho Batalha participa de evento para crianças da zona oeste da capital
Lanches, brinquedos e muita diversão foram os carros-chefes da festa do dia das crianças do bairro José Conrado de Araújo, na tarde da última quarta-feira, 25. O vereador Thiaguinho Batalha esteve presente no evento que reuniu cerca de 200 crianças residentes do bairro, na Escola Municipal Profª Rachel Cortes Rollemberg. O trabalho é realizado pelas professoras da escola e apoiadores da Casa de Saúde João Cardoso Nascimento Junior.
Pelo terceiro ano consecutivo, os organizadores da festa realizaram esse dia de lazer para as crianças do local. O parlamentar em conversa com as responsáveis pela escola, se prontificou a não só ajudar o evento do dia das crianças, mas também fazer a doação de 50 novas cadeiras escolares, advindas de parcerias com o setor privado. “Além de fazer a diversão da garotada, a gente se preocupa com a educação delas ao longo do ano. Portanto, conversei com a diretora da escola, e nos próximos dias, estarei fazendo a doação destas cadeiras que servirão de motivação para os estudos das crianças no ano letivo”, afirmou o vereador.
A diretora da Casa de Saúde João Cardoso, Lizianne Villar, ressaltou na ocasião a importância desta comemoração este ano, uma vez que houve um incidente na escola que recebia o evento nas edições anteriores. “Tivemos um grande problema no local que realizamos o evento todos os anos e neste ano somou-se com mais uma série de dificuldades, já que realizamos com recursos próprios. Graças ao apoio do vereador Thiaguinho Batalha, pudemos fazer a festa com muito brilho e animação”, disse.
Comissão de vereadores de Aracaju vai ao TCE interceder para que a Prefeitura pague os artistas sergipanos
O vereador Elber Batalha (PSB) esteve na manhã desta segunda-feira, 29.10, no Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), no gabinete do conselheiro Luiz Augusto Carvalho Ribeiro, para solicitar que o TCE faça o intermédio com a Prefeitura de Aracaju para que efetue o pagamento dos cachês dos artistas sergipanos que se apresentaram no Forró Caju 2018. Além de Elber, os vereadores Lucas Aribé (PSB), Cabo Amintas, Emília Corrêa, Kitty Lima e Américo de Deus também fazem parte da comissão composta pelos parlamentares de Aracaju que estão nesta luta junto com os artistas.
O Forró Caju foi realizado no mês de junho e até agora nenhum artista sergipano recebeu o cachê por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju. Na reunião, a comissão dos vereadores pediu também que o TCE proíba a realização de outras festas na capital, caso o pagamento não seja realizado. “Ao que nos parece, a Prefeitura fez um modelo de edital e não houve um planejamento bem claro de como se faria os pagamentos. Isso criou uma discrepância e revolta dos músicos, porque alguns foram pagos com recursos próprios, outros por edital e por patrocinadores. A CMA está sendo muito cordata. Nos unimos porque entendemos que podemos cruzar os braços e viemos pedir o apoio do TCE neste sentido. Nós não queremos inviabilizar o réveillon, que fique claro isso. Essa festa também é de extrema importância para que o nosso famigerado turismo tenha uma movimentação, o que vai gerar emprego e tendo no fim do ano. A grande questão é que a prefeitura não é transparente nas informações. Como fazer uma festa de ainda estão devendo os artistas do São João?”, indagou.
“Nós, como representantes do povo, viemos em comissão conversar com o conselheiro Carlos Augusto para saber os caminhos devemos buscar para que o município de Aracaju pague o cachê dos artistas que tocaram no Forró Caju”, disse o vereador Lucas Aribé.
Já o conselheiro Luiz Augusto Carvalho Ribeiro indicou alguns caminhos que a comissão dos vereadores poderão recorrer, juntamente com os músicos sergipanos. “O caminho mais ágil e correto é fazer uma representação no TCE. A partir daí, vamos mandar citar o gestor, para que haja uma defesa, e vocês podem entrar com uma medida cautelar para que avaliemos a possibilidade de haver ou não o réveillon até que se pague os artistas do Forró Caju. A Prefeitura precisa seguir uma ordem cronológica de pagamentos, priorizando os artistas que se apresentaram antes”, avaliou.
Com apoio do Palhaço Soneca, Belivaldo Chagas vence eleição para governador
Com 64,72% dos votos válidos, o candidato ao governo do Estado, Belivaldo Chagas (PSD), venceu as eleições neste domingo em Sergipe. A vitória foi muito festejada pelo vereador Palhaço Soneca (PPS), que desde o início da campanha esteve ao lado de Belivaldo. Aliás, durante todo o pleito eleitoral, Soneca subiu no mesmo palanque de outros candidatos do grupo de Belivaldo, a exemplo de Rogério Carvalho, Fabio e Maísa Mitidieri - todos vencedores em 2018.
“Fiquei satisfeito com o resultado destas eleições. E tenho certeza que colaborei para a vitória de cada um deles, pois participei ativamente da campanha dos quatro candidatos e sem dúvida muitos eleitores do bairro São Carlos, Maria do Carmo, Olaria, Dom Pedro, Nova Liberdade, enfim, muita gente da periferia votou nestes parlamentares. Parabéns aos candidatos eleitos e aos eleitores pela confiança”, agradeceu.
Com a eleição de Belivaldo Chagas ao governo de Sergipe, Palhaço Soneca tem certeza de dias melhores para o povo aracajuano, em especial os moradores de comunidades carentes da zona oeste da capital. “O Barracão Cultural já está ficando pronto graças a Jackson Barreto em primeiro lugar, e depois a Belivaldo Chagas que deu continuidade as obras de reforma. Agora, com ele eleito vamos pedir mais benefícios para nossa região”, prometeu o vereador.
"Cachês dos músicos não podem ser pagos por intermediários", afirma Cabo Amintas durante audiência no TCE
Na manhã desta segunda-feira, 29, o vereador e líder da oposição na Câmara de Vereadores de Aracaju, Cabo Amintas (PTB), participou de reunião com o Conselheiro Luiz Augusto Ribeiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e mais alguns colegas de parlamento para analisarem o problema do não pagamento dos artistas sergipanos que tocaram no Forró Caju deste ano.
Cabo Amintas falou que os artistas devem receber os cachês de forma direta sem passar por empresas terceirizadas que ficam com parte do dinheiro. "Os artistas deveriam receber os cachês depois do show como manda o Ministério da Cultura e eles não podem ser pagos através de intermediários, devem ser pagos diretamente aos artistas. A prefeitura disse que não recebeu a documentação necessária para isso, mas recebeu sim e o prefeito já admitiu isso, só falta pagar", afirmou.
O Conselheiro sugeriu que os vereadores encaminhem um documento de representação para o TCE no intuito de agilizar o processo e pedir uma medida cautelar para que os pagamentos sejam feitos antes do Réveillon. O objetivo, segundo foi esclarecido pelo representante do Órgão Estadual e vereadores, não é cancelar a festa, mas fazer com que os pagamentos sejam feitos de forma justa e na ordem cronológica.
Além de Amintas, os vereadores Élber Batalha, Lucas Aribé, Emília Corrêa, Kitty Lima e Américo de Deus também integram esta comissão em favor dos artistas.
Vereador Thiaguinho visita Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP)
Incentivar e valorizar os atletas aracajuanos e sergipanos. Esta é uma das bandeiras de atuação do vereador Thiaguinho Batalha (PMB) que defende o esporte como um dos grandes motes para inclusão social. Assim, na tarde desta sexta-feira, 19, o parlamentar a convite da direção da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP), fez uma visita de cortesia àquele espaço, e conheceu um pouco mais do trabalho desenvolvido por lá.
O vereador foi recebido pelo presidente da associação, Sílvio Alves de Freitas, que explicou o funcionamento do local e os serviços que oferece a população. “Sempre estamos dispostos a auxiliar a entidades e associações que são reconhecidas pelo seu trabalho, a exemplo da AGAP, que faz um trabalho de assistência ímpar aos atletas e suas famílias, por isso, viemos aqui hoje para nos colocar à disposição no que eles precisarem”, informou.
Durante o encontro o vereador informou todo o trabalho que tem realizado, sempre em busca de parcerias com a iniciativa privada como forma de materializar muitas das suas ações. “Não somos aquele tipo de vereador que aprova o projeto e não corre atrás para vê-lo realizado. Vamos sempre em busca de alternativas para que nossas ações cheguem de fato a população”, completou.
O presidente da AGAP, Sérgio Alves, parabenizou o vereador pelo seu trabalho e falou da importância em ter uma parceria com o poder legislativo. “É muito bom receber o vereador Thiago aqui, pois podemos realizar um trabalho de parceria contínuo entre a AGAP e o parlamentar, buscando resultados sociais mais satisfatórios e podendo assistir aos nossos associados de forma mais digna”, disse.
CMA realiza Sessão Especial pelo Dia do Guarda Municipal
No intuito de comemorar o Dia do Guarda Municipal, celebrado dia 10 de outubro, foi realizada nesta segunda-feira,22, uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Para abordar sobre o tema, o Diretor Geral da Guarda Municipal, Fernando Lucas Alves esteve na Casa Legislativa.
Fernando Alves fez um breve histórico da Guarda Municipal desde o tempo do Brasil Monarquia até os dias atuais. Como também, o Diretor da Guarda lembrou que em 2014 foi criada a Lei Municipal 13.022, mais conhecido estatuto geral das guardas que veio reconhecer as funções da Guarda.
O Diretor da Guarda reproduziu um vídeo apresentando aos presentes no Plenário da CMA as ações realizadas pela categoria diariamente: fazem patrulhamento a pé, com motos e bicicletas em ruas, praças, mercados municipais e ronda escolar.
“Trabalhamos com projetos sociais como aulas de capoeira, jiu-jitsu e judô visando inclusão de crianças carentes e as afastando das ruas”, disse. Anjos Azuis também é um projeto da Guarda Municipal no qual deixam momentaneamente as operações nas ruas para se dedicarem ao ofício de colaboradores na construção dos cidadãos. Peças teatrais, palestras e rodas de conversa com temas como drogas, bullying, depredação do patrimônio público, violência contra mulher, trânsito e meio ambiente são levadas a escolas e outras instituições de Aracaju.
O vereador Américo de Deus (Rede) presidiu a sessão e alertou em seu discurso que nenhum gestor consegue trabalhar sozinho, precisa do auxílio de diversas categorias e por isso, deve valorizá-las. “As categorias precisam ser valorizadas e reconhecidas através de salários e vantagens. Os gestores hoje em dia acham que pagar salários em dia já estão fazendo muito. Esse é um modelo ultrapassado de gestão”, opinou.
Iran Barbosa (PT) e Cabo Amintas (PTB) também estavam presentes na sessão. No mesmo sentido de Américo de Deus, Iran Barbosa tratou da valorização de cada agente da Guarda. “A Guarda Municipal é a presença efetiva e direta que a população tem pois, cuida da pessoa, da vida e da cidadania”, afirmou. Por fim, falou que a valorização profissional se concretiza nas condições de trabalho.
Já Cabo Amintas disse que conhece e reconhece a luta da Guarda e sabe da suas dificuldades que eles enfrentam diariamente na profissão. “Conheço exatamente a realidade de cada um”, ressaltou.
CMA aprova projeto de Dr. Gonzaga que concede título de cidadão ao presidente do CRO/SE
O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, na manhã do último dia 17, concessão de Título de Cidadão Aracajuano ao Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe – CRO/SE, Anderson Lessa Siqueira, de acordo com o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dr. Gonzaga (MDB).
Em sua justificava, o parlamentar destacou a importância do homenageado. “É um excelente profissional da Odontologia, que atua na área de Saúde Coletiva e no Centro de Especialidades Odontológicas do município de Aracaju”, argumentou.
Anderson é o atual presidente do CRO/SE, cargo que já exerceu em três biênios. Um cidadão com ampla relação com a sociedade aracajuana, através de serviços prestados na área de educação e prevenção da saúde bucal.
“O Conselho Regional de Odontologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é um dos responsáveis pela realização anual da Semana do Câncer de Boca, Lei de minha autoria que tem como objetivo promover a prevenção da saúde bucal da população de Aracaju”,enfatizou Dr. Gonzaga, acrescentando que os serviços prestados pelo Dr. Anderson, o torna digno e merecedor de receber o Título de Cidadania Aracajuana.
Emília protocola mais de 20 requerimentos de urgência
Em sessão especial pelo Dia da Guarda Municipal, Iran defende valorização da categoria
A Câmara Municipal da Capital realizou, nesta segunda-feira, 22, Sessão Especial para celebrar o Dia do Guarda Municipal, comemorado no dia 10 de outubro. Para tratar do tema, foi convidado o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, Fernando Lucas Alves, que traçou um breve histórico das guardas municipais, desde o tempo da chegada da família real ao Brasil até os dias de hoje, inserindo, em sua explanação, um resumo das atividades desempenhadas pela corporação, diariamente, no âmbito do município.
Além das atividades rotineiras, Fernando Alves destacou a inserção da Guarda Municipal de Aracaju em projetos de inclusão de crianças e adolescentes carentes, com aulas de capoeira, jiu-jitsu e judô, visando afastá-las das drogas e da criminalidade; como também o projeto Anjos Azuis, de construção da cidadania, com palestras em escolas e outras instituições da capital, tratando de temas diversos como bullying, depredação do patrimônio público, violência contra a mulher, trânsito, meio ambiente e outros.
O vereador Iran Barbosa (PT) parabenizou a categoria, destacando a importância dos guardas municipais para a vida dos munícipes. O parlamentar lembrou que a retomada do papel da guarda municipal se dá num contexto de redemocratização do país, em especial, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
“Isso não é pouca coisa. Precisamos lembrar que essa retomada se dá numa reconfiguração do regime federativo brasileiro, com a Constituição de 88, que resgata a importância dos municípios, bem como num contexto de valorização da cidadania, e a guarda municipal não está apartada disso. Vemos isso presente, inclusive, nos marcos legais que fundamentam a sua criação”, apontou Iran.
Para ele, a guarda municipal é a presença mais efetiva e direta de proteção, entre as forças de caráter policial, no dia a dia, por estar mais presente nos espaços públicos de permanente circulação de pessoas, tais como praças, mercados, escolas etc.
“A confiança e a expectativa que a população deposita na tarefa que vocês desempenham é muito importante, porque é uma relação de proximidade, onde os cidadãos buscam proteção nos momentos cotidianos de suas vidas. Por isso precisamos defender sempre a valorização de vocês enquanto servidores, não apenas com belas palavras, mas com ações efetivas”, disse, citando a formação continuada, as condições de trabalho, carreira atrativa e com estímulos permanentes, e remuneração compatível como elementos indissociáveis dessa valorização.
“Não se pode falar em valorização do trabalhador sem uma política salarial compatível com as exigências de formação e com a complexidade do exercício da profissão que vocês têm, que cuidam de vidas e colocam as suas próprias vidas em risco, todos os dias. Homenageá-los no dia de hoje é buscar as alternativas para valorizá-los enquanto servidores públicos, envolvendo esses aspectos que citei; e isso requer de nós cobrar, permanentemente, uma política de governo que atenda a esse anseio. Estarei sempre disposto a contribuir com essa construção, por entender que ela é importante para a categoria e também para os aracajuanos”, enfatizou Iran Barbosa.
Cabo Amintas participa de solenidade em homenagem à Guarda Municipal e cobra mais valorização para a categoria
O vereador e líder da oposição Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta segunda-feira, 22, durante a Sessão Especial pelo Dia da Guarda Municipal para homenagear aqueles que integram a instituição em Aracaju.
O parlamentar iniciou a sua fala parabenizando a todos e disse se identificar com a classe porque conhece de perto a luta dos guardas municipais e as dificuldades enfrentadas diariamente nas condições oferecidas a estes em seu ambiente de trabalho. “Já estive desse lado, já estive nas ruas de Aracaju, assim como os senhores e senhoras, combatendo a criminalidade”, declarou.
Reconhecendo a realidade dos guardas municipais de Aracaju, o vereador lembrou-se do assassinato do guarda Paulo Sérgio de Oliveira, ocorrido em abril deste ano, quando estava de serviço. Emocionado, Cabo Amintas disse ter sentido na pele o que todos os guardas sentiram naquele momento, “eu mesmo fiz a ligação para o Comando de Operações Especiais (COE) pedindo apoio à equipe para que todo trabalho fosse feito na captura dos marginais que atentaram contra os senhores, porque quando se atira em um guarda municipal, se atira em toda a instituição e se atira em homens e mulheres de bem da nossa capital, porque é isso que vocês representam”, afirmou.
Cabo Amintas reconhece que apenas um dia é pouco para homenagear a Guarda Municipal, inclusive, lembrou que foi autor de uma lei que deu o nome de um guarda municipal falecido a uma rua de Aracaju. O vereador se colocou totalmente à disposição dos guardas por saber o quanto merecem e o quanto são desvalorizados pela Prefeitura de Aracaju, que poderia fazer muito mais pela categoria.
Por fim, Amintas disse que se sente honrado por haver trabalhado com alguns ex-guardas municipais que depois estavam na polícia militar “estou aqui para me somar aos senhores, enxergo os senhores como homens e mulheres preparados para estarem nas ruas, só precisam ser mais valorizados e vamos buscar essa valorização no que for preciso e no que eu puder fazer”, garantiu o vereador.
Vereador Américo de Deus festeja Dia das Crianças no bairro Porto Dantas
Na tarde deste Domingo, 21 de Outubro, o vereador Américo de Deus (Rede) realizou um evento em comemoração ao Dia das Crianças, na Arena Multiuso Valdete de Deus, localizada no bairro Porto Dantas, Zona Norte da capital sergipana. A criançada se divertiu durante toda a tarde, o Espaço Multiuso estava todo enfeitado, além dos animadores que fizeram a alegria dos pequenos com muita música, brincadeiras, distribuição de lanches e brinquedos.
O parlamentar realiza o evento há dois anos, nesta edição participaram cerca de 200 crianças residentes no Loteamento Coqueiral, Japaozinho e Porto Dantas. "Esse é mais um momento em que devemos nos manter atentos ao real objetivo pelo qual o Dia da Criança foi criado, que é o cuidado especial aos pequenos, nessa fase determinante de suas vidas, devemos lutar e trabalhar por políticas públicas que visem o seu bem-estar e eliminem condições de trabalho e de qualquer tipo de violência e abuso, em que eles possam estar inseridos. É sempre emocionante poder oportunizar àquelas crianças um momento de alegria e diversão. Agradeço a todos que contribuiram para tornar realidade, mais uma edição dessa festa", comentou Américo
Américo de Deus parabeniza SMS por reposição de vacina nos postos
Na sessão desta terça-feira, 23, o vereador Américo de Deus (Rede) parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por ter atendido um pedido seu: de repor a vacina meningocócica C nos postos de saúde.
De acordo com o parlamentar, os postos de saúde estavam sem a vacina que é considerada essencial para crianças. “Faço críticas a gestão municipal quando necessário, mas, elogio também quando acerta”, ressaltou.
Outro assunto abordado por Américo de Deus foi a indefinição com relação a greve dos médicos. O vereador lembrou que a paralisação já dura 96 dias e que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ainda não recebeu a categoria para dialogar. “Peço ao presidente desta Casa, Nitinho que chame o feito a ordem e intermedeie essa situação entre a prefeitura e os médicos”, sugeriu.
Juvêncio Oliveira protocola propositura para Emurb
Foi protocolado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), pelo vice-presidente da Casa e vereador, Juvêncio Oliveira (DEM), proposituras que solicitam à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) o serviço de tapa-buraco em trechos do Centro da Cidade, bem como, no bairro Suíssa.
Uma das indicações a ser avaliada pela Casa e encaminhada para o Executivo Municipal, apresenta a necessidade de pavimentação na Rua Leonel Curvelo, entre as ruas Clara Almeida e Poço Verde, no bairro Suíssa, trecho que a pouco tempo passou por serviços da Companhia de Saneamento Básico de Sergipe – Deso. “Os moradores da região questionam agora o asfalto danificado. Acredito que o quanto antes conseguirmos solucionar o problema, menos prejuízos teremos”, pontua o vereador.
A outra propositura apresenta para a Emurb a necessidade de tapa-buraco na Rua Campos, próximo à Rua Itabaianinha, no Centro da Cidade, região de grande circulação , porém asfalto antigo, sem manutenção. “ O centro da cidade tem sido foco da atual gestão, acredito que no cronograma da Emurb seja cabível esta ação. Vamos aguardar “, afirma Juvêncio Oliveira.
Vereadores apreciam 17 proposituras nesta terça-feira
Na manhã desta terça-feira, 23, durante a 85º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) os vereadores aprovaram durante a Pauta do Dia 17 proposituras sendo um Projeto de Resolução, seis Projetos de Lei e dez Moções.
Um dos Projetos de Lei, aprovado em 2º votação, de autoria de vários vereadores foi o de nº 320/2017 que denomina a maternidade do bairro do Santa Maria com o nome de Lourdes Santana Nogueira.
Também em 2º votação foi aprovado o Projeto de Lei de nº 336/2017, de autoria de Dr. Manuel Marcos, que cria o programa municipal de saúde do pé diabético no município de Aracaju.
As dez moções aprovadas são do vereador Lucas Aribé (PSB) com o intuito de agradecer o empenho de algumas pessoas em prol da 6º Semana Aracaju Acessível. Dentre os que receberão as moções estão: o diretor de tecnologia da Hand Talk, Carlos Wanderlan; a professora da UFS, Larissa Socrano; a professora associada do departamento de ensino superior do ines, Patrícia Ferreira; a coordenadora pedagógica da empresa Livox, Lívia Ferreira; o coordenador do Bike Anjo, César Aragão; o presidente do ITC Libras, Valéria dos santos; o diretor do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda de Araújo.
Tribuna Livre debate a problemática tributária nas Escolas Particulares
Na manhã desta terça-feira, 23, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma Tribuna Livre para debater a problemática Tributária vinculada a base de cálculo imposta, para apuração do ISQN (ISS), no segmento educacional, pelo município de Aracaju.
Em seu pronunciamento, o Advogado das Escolas Particulares do Estado de Sergipe, Gustavo Andrade Santos falou sobre o cenário de inadimplência, de desequilíbrio fiscal e os fundos de investimentos que atrapalham o desenvolvimento da educação.
“O sistema de tributação de bens e serviços no Brasil é composto por diversos tributos que foram divididos segundo bases de incidências diferentes (circulação de mercadorias, prestação de serviços, industrialização e receita/faturamento) e cuja competência para instituição e arrecadação foi distribuída aos diversos entes federativos”, abordou.
Segundo Gustavo Andrade Santos, na condição de prestadoras de serviços, as escolas estão sujeitas ao pagamento de ISS. Trata-se de um imposto devido na esfera municipal, portanto, pago às Prefeituras. As alíquotas variam a cada cidade, partindo da taxa mínima de 2%. “A questão é que o docente das escolas pagas enfrenta praticamente os mesmos desafios de quem dá aula nas instituições públicas de ensino. Dificilmente, no entanto, falamos sobre eles”, completou.
Vereadores
O vereador Elber Batalha (PSB) ressaltou a importância da justiça fiscal para que não apenas se pague tributos, mas também como estes tributos estão sendo recebidos. “O estudo do diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas é importante para a elaboração de políticas para melhoria da qualidade da educação”.
O líder do prefeito, o vereador Vinícius Porto (DEM) destacou os principais fatores de muitas escolas particulares de Aracaju estão fechando. “No Brasil a atividade econômica é conferida à iniciativa privada por força do princípio da liberdade de iniciativa na ordem econômica. Sendo assim, o Estado necessita de arrecadação de recursos financeiros através da cobrança de tributos para auferir renda própria”.
Para Iran Barbosa (PT) frisou que o debate desta tribuna é fundamental e que todos os vereadores precisam cobrar do Executivo, mecanismos de compensação quanto aos impostos arrecadados. “Os principais motivos para o fechamento, estão os altos pagamentos de tributos”.
Já Américo de Deus (Rede) diz que a grande quantidade de tributos e impostos prejudica o crescimento de muitas empresas. “Os resultados indicam que o diferencial é favorável às escolas privadas em todos os quantis da distribuição”.
Por fim, as vereadoras Emília Corrêa (Patriota) e Kitty Lima (Rede) destacaram a importância da justiça fiscal para o desenvolvimento das escolas. “No Brasil, só a partir deste século as escolas públicas passaram a ter um indicador de qualidade em larga escala: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, destacou Emília.”.
Emília afirma que tem sido incentivada a entrar na disputa pela Prefeitura de Aracaju
Após a expressiva votação para Câmara Federal com quase 53 mil votos, a vereadora, Emília Corrêa (Patriota) tem sido apontada como nome forte para disputar a Prefeitura Municipal de Aracaju.
Mas, segundo Emília, não é o momento de anunciar ou descartar uma candidatura ao Executivo Municipal por achar que é muita responsabilidade, no entanto, afirma que não tem medo de nada e que iria fazer tudo diferente para mostrar que é possível melhorar.
“É muito cedo para me posicionar, lembro que quando fui parabenizar o senador eleito Alessandro Vieira (Rede), no Mirante da 13 de Julho, as pessoas vinham me abraçar chamando de prefeita. Não tenho medo de desafios me sinto preparada para tudo, mas volto a dizer que tudo está nas mãos de Deus”, afirmou.
De acordo com Emília, a renovação começou verdadeiramente a acontecer com uma faxina tirando aqueles que se acham os donos das vagas no poder público, mas ainda existe muito trabalho pela frente e que tudo não irá ser resolvido de uma hora para outra.
“Caminhei com Milton Andrade (PMN), uma excelente revelação, alguém que tem um futuro brilhante na política. Quero uma eleição que me dê liberdade de olhar para as pessoas e manter a coerência. O voto de cabresto está para acabar e espero que um dia não muito longe, finalmente acabe”, concluiu.
CMA realizará duas Audiências Públicas nesta quarta-feira
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará duas Audiências Públicas nesta quarta-feira, 24. No período da manhã, às 10h, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, apresentará no Plenário da Casa Legislativa o Relatório de Gestão do 2º Quadrimestre da pasta. Durante a tarde, a partir das 14h, será a vez do secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, apresentar o Balancete do 2º Quadrimestre.
Cabo Amintas denuncia situação de abandono do Museu do Mangue
Na manhã desta terça-feira, 23, o vereador e líder da oposição Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para denunciar o descaso da prefeitura com o Museu do Mangue, criado para ser ponto de difusão de conhecimento e cultura no município.
O parlamentar iniciou sua fala mostrando, em vídeo, um princípio de incêndio acontecido no Museu do Mangue, no bairro Coroa do Meio. Nas imagens, Cabo Amintas ressaltava o descaso com o local, que foi inaugurado em 2011, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).
“Senhores, esse Museu foi construído na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, inaugurado em 2011. Eu moro na Coroa do Meio há mais de 15 anos e sei: isso nunca serviu pra nada! A não ser pra viciados, pra bandidos. O dinheiro da população sendo usado assim! O que o prefeito tem contra a Coroa do Meio? É por que as pessoas são pobres? Por que?”, indagou Amintas.
O vereador relembra, por fim, os milhões gastos desde a construção do local e o abandono da prefeitura que corrobora com a situação do Museu. “Primeiro gastaram 1 milhão e seiscentos mil, depois, numa dita reforma quando incendiaram, gastaram mais. Aquilo está entregue, a Guarda Municipal foi expulsa de lá por vagabundos! É um caos! Gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e tudo continua do mesmo jeito. É o dinheiro do povo que está queimando! Um caos total!”, criticou.
Iran repudia ataques às instituições republicanas e à Democracia
Na condição de cidadão, professor e vereador, Iran Barbosa repudiou enfaticamente a fala do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro que, conforme ampla divulgação, afirmou que “bastam um soldado e um cabo para fechar o Supremo Tribunal Federal". Na manhã desta terça-feira, 23, na tribuna do Parlamento Municipal, o parlamentar se posicionou afirmando que a incitação ao fechamento do STF é, na verdade, um ataque ao regime democrático e às instituições constitucionais que asseguram o funcionamento da nossa República.
“Os pilares da Democracia pressupõem o funcionamento adequado dos Três Poderes. Portanto, não podemos admitir insinuações tendentes ao fechamento de quaisquer desses poderes. Ter críticas às posições do STF, que é a mais elevada instituição jurisdicional do nosso país, é aceitável, mas supor o seu fechamento é um atentado à Democracia e não pode ser feito, sem as reprimendas legalmente previstas, especialmente a quem jurou, ao tomar posse como Deputado Federal, respeitar a constituição. Não é admissível que um parlamentar atente, por ações ou por falas, contra a ordem institucional democrática”, afirmou Iran.
“O STF é o guardião da ordem constitucional e esse ataque acompanha uma inaceitável linha de defesa da possibilidade de termos em nosso país um regime totalitário que desrespeita os direitos assegurados constitucionalmente, sendo, na realidade, uma manifestação em defesa do retorno à ditadura”, acrescentou Iran, pontuando que não há democracia onde não há respeite à existência e ao adequado funcionamento dos poderes.
O parlamentar reforçou que o que aconteceu é extremamente perigoso para os princípios democráticos. “Nós estamos vivendo dias perigosos. Registro a minha repulsa a esse tipo de manifestação e espero que haja providências por parte dos órgãos com poder de ação em questões dessa natureza”, finalizou Iran Barbosa.
Kitty Lima realiza audiência pública sobre o PL do IPTU Verde
Elber lamenta morte da transexual Laysa Fortuna
O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal (CMA) para lamentar a morte da transexual Laysa Fortuna, que foi brutalmente assassinada na última quinta-feira, 18 de setembro. Um morador de rua esfaqueou a vítima e foi preso em flagrante.
Além de lamentar o fato em si, o parlamentar pontuou a falta de estrutura das equipes de saúde pública no acolhimento de Laysa. Elber explicou que às 22h ela chegou ao Hospital Nestor Paiva e foi transferida às 23h30 para o Hospital de Urgência (HUSE), lá ficando na ala área verde, que não é destinada a pacientes em estado grave, onde veio a óbito na tarde do dia 19. “Laysa ficou na ala verde até as 14h do dia seguinte sem o devido atendimento e, por isso, veio a óbito. Isso me parece retrato, em parte, de preconceito e atendimento diferenciado por se tratar de uma transexual. Mas, se esse preconceito não ocorreu, mais abominável ainda é saber que qualquer pessoa que sofra uma atrocidade dessas sofrerá a mesma situação de ficar num hospital à mercê de atendimento. Esse é o retrato da saúde pública de nosso estado e, mais de perto, no município de Aracaju”, lamenta.
“Esse fato revela, ao lado do preconceito e intolerância, o quadro de abandono que o povo se encontra com a saúde pública e neste mesmo quadro, o prefeito Edvaldo Nogueira permite que os médicos permaneçam 3 meses em greve sem nenhuma recepção para o diálogo e construção de uma solução. É absurdo chegar uma situação como essa, numa greve que já foi declarada legal pela justiça sergipana”, finalizou mais uma vez cobrando do prefeito de Aracaju uma solução para a greve dos médicos do município.
Américo de Deus reforça sergipanidade em discurso na Câmara
Durante o Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira, 24, o vereador Américo de Deus (Rede) fez um apanhado histórico dos 198 anos da independência do Estado em relação à Bahia.
Segundo o parlamentar, o Dia da Sergipanidade não representa apenas a celebração da independência da província, mas também a emancipação da identidade de todo um povo. “Esta é uma data que, cada vez mais, cresce de forma simbólica no sentido de nos fazermos refletir sobre a nossa cultura e identidade. É um momento de valorização da nossa literatura, da música, dos grupos folclóricos, das artes em geral e do nosso patrimônio material e imaterial”, afirmou.
Ainda sem eu pronunciamento, o vereador mostrou fotos da festa do dia das crianças realizado em alguns bairros de Aracaju. Além dos presentes que foram distribuídos a cada criança, o vereador e seus colaboradores proporcionaram muitos doces, pipocas, refrigerantes, cachorros quentes e algodão doce, fazendo a alegria de toda a criançada. As crianças que participaram tiveram a oportunidade de brincar no Pula-Pula com a presença de palhaços para animar a festa. “É gratificante ver a alegria estampada nos rostinhos destas crianças, isso nos dá mais força ainda para lutar não só pelo presente, mas também pela educação, saúde e qualidade de vida para todas”, disse.
Vereador Bigode lamenta escuridão na Zona Sul de Aracaju
Durante o Expediente, na manhã desta quarta-feira, 24, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) lamentou a escuridão por falta de lâmpadas nos postes nas redondezas dos bairros 17 de Março, Paraíso do Sul, Marivan e Santa Maria. “Com a maioria de postes com as lâmpadas ou reatores queimados, os moradores vivem verdadeiras noites de pesadelos, sobretudo, por conta do crescimento da violência no bairro”.
Na ocasião, o vereador informou que irá apresentar um requerimento a Prefeitura da cidade cobrando a troca de luminárias nos bairros. Para ele, a situação enfrentada por moradores daquele bairro é bastante desesperadora, já que o lugar está sendo usado como desova de veículos roubados e, ao mesmo tempo, registrando um alto índice de assaltos a transeuntes.
Além disso, o vereador denuncia que a falta de iluminação pública também pode estar contribuindo para facilitar tentativas de estupro. Por isso, os munícipes estão apavorados com a escuridão e, principalmente, com a inoperância do setor competente da municipalidade. “A comunidade encontra-se assustada devido à ausência de iluminação pública”. O parlamentar lamenta tratar-se de um assunto recorrente, porém, sem solução à vista.
Jason Neto: estamos fazendo a nossa parte no 'Outubro Rosa'?
Dados de 2014 do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 24,8% das mulheres realizam o exame de mamografia, número bem inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse dado remeteu a um questionamento do vereador Jason Neto: "será que estamos fazendo a nossa parte?", durante a sessão de hoje (24), na Câmara Municipal de Aracaju.
"Estamos no 'Outubro Rosa', mas nada adianta colocar-mos a fitinha, falar muito, se não fazemos a nossa parte. Será que sabemos e falamos para as comunidades o que é essa doença?", discursou Jason Neto.
'Outubro Rosa' é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e,mais recentemente, do colo de útero.
Jason Neto apresentou um projeto, aprovado por unanimidade, em que as pessoas que tiveram câncer detectado nas unidades de Saúde ou nos hospitais de Aracaju devem ter o tratamento iniciado imediatamente. "O prefeito Edvaldo Nogueira já me garantiu que irá sancionar esse projeto", disse o vereador Jason.
O vereador Jason Neto ficou feliz em saber que o Ipesaúde está preocupado com o tema. "Eles promoveram palestras com as meninas do 'Mulheres do Peito', com Sheila Galba e sua equipe, sobre a importância do autoexame e a prevenção. O presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, tem que ser parabenizado pelas suas atitudes e pela nova cara que ele deu ao Ipesaúde", afirmou Jason.
Elber pede ampliação do fechamento Orla para outros esportes
Elber é procurado por alunos que cobram a realização do Desfile Cívico Municipal
Anderson de Tuca: “Este ano não teremos o brilho do Desfile Cívico pelas ruas do Siqueira Campos”
O cancelamento do tradicional Desfile Cívico do bairro Siqueira Campos, no próximo dia 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, foi a pauta escolhida pelo vereador Anderson de Tuca (PRTB), nesta manhã, no Legislativo Municipal.
De acordo com o parlamentar, muitas escolas estavam se preparando para o evento e receberam a notícia com surpresa. “Além do brilho festa, o desfile é uma verdadeira demonstração de carinho e amor à Pátria. Os alunos exercem sua cidadania e se preparam exclusivamente para a solenidade. Lamentavelmente, a tradição não será mantida este ano e isso não é fácil de aceitar”, declarou.
Para Anderson de Tuca, a justificativa dada pela secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, de onerar a pasta com a realização do Desfile é plausível, mas demonstra a falta de boa vontade em recorrer a outras alternativas. “Não é de hoje que a PMA está fazendo contenção de despesas para arcar com outros compromissos importantes, e é até compreensível, mas ressaltar isso faltando dias para o evento comprova que faltou um pouco de boa vontade em buscar outros meios para manter a tradição”, afirmou.
Ampliação da Linha Campus/Luiz Alves
Ainda durante sua fala, o vereador agradeceu ao diretor de Transportes Públicos (DTP) da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Augusto Magalhães, pela solicitação atendida. “Graças a uma indicação de minha autoria e o empenho do secretário, hoje, mais de 1.500 pessoas serão beneficiadas com a ampliação do horário da linha Campus/Luiz Alves. Antes os ônibus circulavam somente até às 19h45, e agora, será estendida até às 23h. Moradores da região e os estudantes, principalmente, estão satisfeitos com essa conquista que hoje é realidade”, concluiu.
Representante de catadores fala sobre reciclagem do lixo
A Tribuna Livre desta terça-feira, 29, recebeu o representante da Federação das Cooperativas dos Catadores e Selecionadores de Materiais reutilizáveis e Recicláveis em defesa do Meio Ambiente (Fecarse), Alan Michel Ribeiro, que é colaborador da entidade. O pronunciamento de Alan foi para tratar sobre a polêmica dos Resíduos Sólidos com os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Para embasar seu discurso, o representante da Fecarse falou da Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
“Venho aqui pedir o apoio de Vossas Excelências para o cumprimento desta Lei no município”, disse lembrando da desativação do aterro do bairro Santa Maria e a não inserção social dos catadores de resíduos sólidos. De acordo com Alan, não adianta fechar um aterro de qualquer jeito e esquecer das pessoas que sobrevivem da reciclagem do lixo.
Outro ponto tratado por Alan foi a questão da disputa para o recolhimento do lixo por duas grandes empresas. Segundo o representante de Fecarse, não é só o recolhimento do lixo e colocar em aterro. “Tem-se que fazer a triagem do lixo”, afirmou.
Apartes - O vereador Elber Batalha Filho (PSB) ressaltou a importância do tema e defendeu a inclusão das cooperativas de reciclagem no processo de licitação do lixo.
Já Américo de Deus (Rede), lembrou de um Projeto de Lei de sua autoria que está em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju que trata sobre a recuperação das cooperativas de reciclagem.
Américo de Deus homenageia bancários com Sessão Especial
Na manhã de segunda-feira 28, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Bancários, de autoria do vereador Américo de Deus (Rede). Foram convidados para participar da Sessão, José Adilson, representante dos Bancos Privados; José Gomes de Amorim, representante da Associação Atlética do Banco do Nordeste do Brasil; Almir Souza Vieira Presidente da Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil; Adêniton Santana Santos, Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Ivânia Pereira, Presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, além dos vereadores Isac (PCdoB) e Iran Barbosa (PT), e o ex-vereador Dr. Emerson Ferreira (Rede).
Agradecendo o convite, José Adilson falou sobre sua indignação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em suspender o feriado do Dia dos Bancários no Estado da Paraíba, comemorado desde 2009. Adilson fez uma abordagem histórica, apontando a categoria como vanguarda na história de luta no país. “Na década de 90, tínhamos 12 bancos privados instalados em nosso Estado, os quais empregavam cerca de 850 trabalhadores e hoje apenas três bancos estão em Sergipe empregando aproximadamente 350 bancários. Esse momento em que se abre um espaço para debate sobre a classe é de extrema importância para nós”.
José Gomes de Amorim lembrou que a data em homenagem aos bancários foi criada em 28 de Agosto de 1951, resultado da greve que foi deflagrada na época e que durou 69 dias finalizando após negociação de aumento salarial de 31%. Gomes aproveitou para fazer um paralelo dos bancários de hoje e dos bancários de ontem, abordando a forma como eram realizados os balancetes. “Tudo era feito à mão, os documentos eram datilografados e o trabalho era grande, mas, a gente trabalhava com alegria, com o avanço tecnológico as pessoas foram substituídas por máquinas, o número de profissionais diminuiu”, comentou.
Almir Souza Vieira falou sobre a contribuição da categoria para o desenvolvimento deste País. Almir comenta, “Os jovens naquela época almejavam trabalhar nos bancos em todo Brasil, pela boa remuneração que tinham, hoje tudo mudou até o vínculo empregatício que era assegurado, hoje é temporário”.
Adêniton Santana Santos falou sobre como foi formada a CTB e seu crescimento em tão pouco tempo. “Em 10 anos, a CTB é a 2ª maior Central do País, nós estamos compromissados com os princípios da Democracia, Independência Classista, Solidariedade, Ética na política, Combate à discriminação, Emancipação das Mulheres e Negros, Socialismo, Defesa dos Direitos Sociais, Transparência, Educação e Desenvolvimento Sustentável. A CTB engloba várias classes de trabalhadores”.
Parabenizando Américo pela autoria da Sessão, Ivânia Pereira saudou a todos os palestrantes. Ivânia iniciou sua fala parabenizando Ana Lúcia Santos, a primeira mulher eleita presidente do Clube do Banese, “Aninha é uma guerreira e tem à frente, um trabalho árduo no Clube”. Lembrou também que o sindicato surgiu com cinco componentes e que na época tinham como nome Sindicato Sergipense dos Bancários, que teve o apoio dos Sindicatos da Bahia e do Rio de Janeiro, onde construíram uma história contundente na conquista para a categoria. “Os bancos sobrevivem por conta de um comercio forte, sobrevivem do sucesso das demais categorias. No capitalismo a evolução não melhora as condições de trabalho e nem de remuneração dos trabalhadores, mas, favorece a exploração. Precisamos fortalecer todas as outras categoria profissionais”, afirmou.
A Sessão contou com a participação do ex-vereador, Dr. Emerson Ferreira Costa, que falou sobre os lucros crescentes dos bancos e do agronegócio no período de crise pela qual passa o país, falou sobre as profissões que possuem maior incidência com uso de drogas e suicídio, dentre as quais está incluído o profissional bancário. Dr. Emerson alertou sobre as todas as reformas, terceirização e privatização que representam um retrocesso nas conquistas dos direitos dos trabalhadores, abordou também a importância dos sindicatos na conquista de direitos para as classes. “Precisamos respeitar a memória histórica, se não fossem por essas lutas, as adversidades seriam bem piores”, finalizou.
Vereadores
O vereador Isac parabenizou ao vereador Américo e aos bancários, “A luta travada pela categoria é sobretudo pedagógica e na economia privada este é um grupo de trabalhadores com a maior capacidade de resistência das classes. O bancário é a chama viva para os trabalhadores do setor privado no Brasil”.
Já Iran Barbosa pediu permissão ao vereador Américo de Deus (Rede), para intitular o evento como, Sessão Especial Bancário José de Souza, pela luta travada por ele em prol da categoria e lembrou do saudoso Abrahão Crispim, que fez história na trajetória do sindicato. Iran lembra a todos, das lutas dos bancários, pois, sempre que se posicionam viram notícia Nacional, pela força que a categoria representa. Iran também comenta que, com a automação tecnológica, iniciou-se o processo de desprestígio do ser humano, que está sendo substituído pela máquina.
Américo de Deus (Rede) agradeceu a presença e participação de todos, além de fazer uma retrospectiva de sua vida enquanto bancário. O parlamentar relembrou que no passado as máquinas eram de manivelas e o trabalho era dobrado, no entanto, satisfatório, e com a chegada da tecnologia os processos foram automatizados e facilitados diminuindo-se o número de trabalhadores nos bancos, e isso será ainda mais agravado pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os funcionários. O vereador finaliza dizendo, “Os trabalhadores não irão conseguir se aposentar, porque nós simples mortais, temos que pagar o rombo da previdência,” finalizou.
Thiaguinho fará atendimento itinerante nos bairros de Aracaju
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) realizará nesta quarta-feira, 30, a partir das 19h, a primeira edição do projeto Gabinete nos Bairros. Os moradores do conjunto Leite Neto, no bairro Jardins, terão a oportunidade de debater com o parlamentar e representantes da administração municipal, os problemas que encontram no dia a dia, como falta de iluminação, buracos, lixo, entre outros.
A audiência será na associação de moradores, localizada na Praça Poeta Clodoaldo Alencar. Thiaguinho explica que o projeto será estendido para outros bairros de Aracaju. "Daremos início no conjunto Leite Neto, onde levarei toda a minha equipe para ouvir diretamente da boca do povo as suas queixas, desejos e sugestões. Todas as demandas serão repassadas para os órgãos, como Emurb, Emsurb, SMTT e Fundat, que já confirmaram presença. Nossa pretensão será levar o projeto para outros bairros", avisou.
Para Thiaguinho, além de prestar um serviço à população, o Gabinete nos Bairros será a oportunidade para conhecer as comunidades e o que pensam seus moradores. "Este projeto é algo que me orgulha bastante, pois tenho a chance de sair do ambiente mais sério da Câmara de Vereadores e ir onde as pessoas estão. O vereador é o político mais próximo do povo e eu quero ser essa mão amiga que irá lutar com ele pelas melhorias necessárias", disse.
Condições precárias de escolas municipais é tema de discurso de Lucas Aribé
O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quarta-feira, 30, no Pequeno Expediente, para comentar sobre a questão das condições precárias e falta de estrutura de algumas escolas municipais de Aracaju.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento dizendo que acompanhou uma matéria na imprensa sobre a escola Juscelino Kubitschek, localizada na Coroa do Meio. “Ela está numa condição que não sei nem como caracterizar. É a demonstração do descaso da administração pública e faço essa crítica não para o prefeito de plantão, porque a gestão anterior também não olhou para a escola. Faço uma reflexão para que as autoridades da nossa cidade pensem como seria se o seu filho estudasse nessa escola”, reflete.
Para Lucas, é importante que seja feita essa reflexão analisando todas as escolas que estão em condições indignas de uma educação. “Educação não é brincadeira, não é faz de conta e não se admite que gestores permitam que a situação se agrave a tal ponto. Estão brincando com uma coisa séria só porque não tem nenhum familiar estudando nessas escolas. Seria muito bom ver um filho de uma autoridade responsável pela educação estudando em uma escola pública e tenho certeza que o olhar e a atenção seriam diferentes”, assegura.
De acordo com Aribé, a escola JK precisa ser interditada para reforma porque a destruição é quase que completa. “Há várias outras que estão nessa mesma situação, ou até pior, e o professor não tem como dar aula e os estudantes não tem estrutura para estudar. Como fica isso? Estamos quase encerrando o ano letivo e os alunos estão sendo prejudicados”, aponta.
“É preciso fazer essa análise deixando um pouco de lado as paixões políticas, porque ouvimos colegas na tribuna tentando justificar o injustificável e ainda dizem que o problema foi deixado pela gestão passada e não procuram resolver o problema. Vamos sair um pouco do palanque e fazer algo em nome da educação, da sociedade e do respeito a essas pessoas que não tem condições de pagar uma escola e optam pelo serviço público e não tem aula, nem escola e nem educação”, finaliza.
Vereador Dr. Gonzaga cobra estacionamentos para bicicletas
A bicicleta é um meio de transporte econômico e ecológico que tem ganhado cada vez mais adeptos. Esta semana, o prefeito anunciou a destinação de uma área específica para uso dos praticantes de ciclismo como esporte, que se dará com o fechamento de parte de uma das vias da Av. Santos Dumont, na Orla, durante três dias por semana para a prática esportiva. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem o intuito de estimular o ciclismo e atrair competições para a cidade.
Atletas e entidades de defesa do ciclismo aprovaram a medida. Mas quem utiliza a bicicleta no cotidiano como meio de transporte alternativo para ir ao trabalho, à escola ou às compras, enfrenta muitas dificuldades, como ciclovias com problemas estruturais, má sinalização e desrespeito dos condutores de veículos. Outro problema para quem anda de bicicleta é a ausência de estacionamentos específicos para as bicicletas, onde possa deixar o veículo em segurança, apesar de existir uma lei em vigor desde 2009.
A Lei Municipal 3.685, de autoria do vereador Dr. Gonzaga, estabelece a obrigatoriedade de instalação de estacionamento de bicicletas, ou bicicletários, em estabelecimentos públicos e privados, como mercados, supermercados, shopping, instituições de ensino, órgãos públicos, entre outros.
Rosana Soares, 52, é servidora pública, pedala há mais de 20 anos e enfrenta essa dificuldade. “Há uma carência muito grande de estacionamentos para bicicletas na cidade e isso provoca muitos constrangimentos, tenho que amarrar a bicicleta em postes, árvores e portões” explica. Ela conta que já deixou de frequentar uma clínica por não ter onde deixar a bicicleta em segurança. “É uma questão de segurança, pois é o meu meio transporte e preciso guardar no local que eu frequento, é constrangedor ter que deixar a bike em poste como se fosse alguma coisa sem valor”, desabafa.
Em 2014, um projeto para implantação de bicicletários em vários pontos da cidade chegou a ser estudado pela SMTT e a Emurb, em conjunto com entidades de apoio aos ciclistas. O projeto fazia parte da interligação entre as ciclovias da capital. Apesar dos esforços dos envolvidos, pouco foi feito e o projeto não saiu do papel, deixando quem se locomove de bicicletas sem local para estacionar.
O autor da Lei, vereador Dr. Gonzaga (PMDB), lembra que o objetivo da propositura é incentivar ainda mais o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo. “Infelizmente, oito depois de aprovação da lei poucas empresas e órgãos públicos instalaram os bicicletários, o que é uma pena, pois o número de ciclistas cresce a cada dia e eles também são consumidores e frequentadores destes locais”, lamenta o vereador que também cobra atenção e providências das autoridades e empresários para o assunto.
Isac trabalha para avançar com a mobilidade urbana da capital
Um avanço para a mobilidade urbana da capital, foi a assinatura do decreto da área de proteção para a prática do ciclismo, lançada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, através da secretaria municipal da juventude, esporte e lazer. O vereador Isac Silveira (PCdoB) prestigiou o evento. “Parabéns a toda a administração, principalmente ao secretário Jorginho, que está fazendo um ótimo trabalho à frente da secretaria municipal da juventude, esporte e lazer. Esse decreto vai beneficiar muita gente”, disse o parlamentar.
O percurso será do antigo Hotel Parque dos Coqueiros até o Oceanário de Aracaju. De acordo com o prefeitos medida começa a valer a partir do dia 12 de setembro. O local ficará fechado três vezes na semana para os ciclistas. "Será nas terças e quintas, das 4h30 às 6h30, e aos sábados das 5h às10h. Com isso, além de incentivar a prática do esporte, tanto para atletas amadores, quanto de alto rendimento, vamos promover qualidade de vida para os aracajuanos, e incentivar o uso da bicicleta como transporte”, afirmou o secretário Jorge Araújo.
O vereador Isac, incentivador do esporte e da mobilização urbana na cidade de Aracaju, sabe da importância desse projeto para toda população. Vindo de encontro a este decreto, Isac apresentou o Projeto de Lei, n110/2017, que trata da instalação de ‘Bike Racks’, nos veículos do sistema de transporte coletivo da capital. “Este projeto é para dar opções aos usuários que já usam a bicicleta como meio de transporte, e para os que pensam em usar. Com esse decreto mesmo, uma pessoa que mora no Bairro Industrial pode ir até a orla pedalando, utilizar o espaço destinado para o ciclismo, e dai ter a opção de escolher se volta pedalando, ou se volta de transporte público, acompanhado de sua bicicleta”, explicou Isac.
O Projeto foi bastante debatido entre os parlamentares no plenário, e aprovado. “Este projeto já foi implantado no Rio de Janeiro e tem sido aprovada pela população. Acredito que aqui em Aracaju este projeto deve ser implantado, pois além de melhorar a vida de muitos cidadãos é uma perspectiva do futuro, onde o transporte alternativo, como as bicicletas, será mais comum”, disse Isac.
"Acorda SMTT", ironiza Soneca após ter pedidos encalhados no órgão
Preocupado com as pessoas que trafegam diariamente pela avenida Santa Gleide, no bairro Olaria, o vereador Palhaço Soneca (PPS) fez duras críticas à administração da SMTT de Aracaju.
O parlamentar está insatisfeito com a demora do órgão municipal em realizar serviços básicos na região, como a instalação de semáforo, redutor de velocidade e pintura nas faixas de pedestres. "Se quiser eu compro a tinta e eu mesmo pinto", ironizou.
Soneca lamenta a postura do órgão de trânsito. Para ele, a SMTT está andando na contramão de outras secretarias. "Enquanto a Emurb e Emsurb apresentam agilidade na execução dos serviços, o órgão de trânsito da capital desacelera a cada dia. É uma pena, pois pedestres e motoristas sofrem com a desatenção deste importante órgão governamental", destaca.
Recentemente, a avenida Santa Gleide aumentou o fluxo de veículos após a construção da rodovia Lauro Porto que dá acesso à saída da cidade. "Diariamente centenas de pessoas se arriscam para atravessar a avenida. São crianças, idosos, país, todo mundo. Todos estão correndo sérios riscos de acidente, e eu como vereador tenho a obrigação de buscar uma solução para o caso"
Palhaço Soneca informou que apresentou várias reivindicações logo no início da gestão, mas até hoje o projeto não saiu do papel. "Já fui três vezes falar com o presidente Aristoteles Fernandes e a resposta é sempre a mesma: estamos providenciando. Ora, são medidas simples, nada muito complexo. Em nove meses pouca coisa foi feita", criticou.
Iran rechaça desmonte da Previdência Estadual e solidariza-se à Ana Lúcia
O vereador Iran Barbosa (PT) manifestou, no Parlamento Municipal, repulsa a mais uma tentativa de desmonte da Previdência dos Servidores Públicos Estaduais, de todos os Poderes, proposto pelo Governo do Estado, através do Projeto de Lei Complementar que se encontra em discussão na Assembleia Legislativa.
Em seu pronunciamento, nesta quarta-feira, 30, o parlamentar afirmou que o Governo do Estado está propondo unificar os fundos previdenciários sem apresentar estudos de impacto e cálculos atuariais que assegurem a estabilidade financeira dos fundos, após a fusão. “Quero me somar às vozes dos servidores públicos, dos sindicalistas, dos parlamentares resistentes, e da população que identificam nesta iniciativa do Governo mais um ataque e mais uma precarização dos direitos dos trabalhadores e do Serviço Público”, anunciou Iran, acrescentando que esta não é a primeira tentativa de fragilizar a garantia ao direito à aposentadoria dos servidores sergipanos.
Iran defendeu que o que está em jogo é o patrimônio mais importante da vida do servidor público. “Estão atacando a garantia à aposentadoria e não podemos ficar silenciosos diante desse ataque. Além disso, este Projeto é flagrantemente inconstitucional”, posicionou-se.
Solidariedade
Ainda durante o seu pronunciamento, Iran Barbosa manifestou solidariedade à Deputada Estadual Ana Lúcia Vieira (PT), que vem sofrendo ataques pessoais e políticos por ter assumido o papel de fazer a crítica ao Projeto, mostrando técnica e politicamente quais são os equívocos, erros e contradições da propositura. “A Deputada Ana Lúcia é uma parlamentar preparada que defende os interesses da sociedade e dos trabalhadores e, por isso, não poderia ser a favor desta iniciativa do Governo Estadual. Quero me solidarizar a ela, refutar os ataques sofridos e fazer da sua voz a minha também”, declarou.
Por fim, Iran Barbosa reafirmou o seu posicionamento: “Como servidor público do Estado de Sergipe, como educador, quero manifestar meu repúdio a esse tipo de iniciativa que já enfrentamos em outros governos e também quero apoiar a Deputada Ana Lúcia, que está sendo atacada por expressar seu posicionamento coerente e firme”, ratificou.
Thiaguinho registra apelo feito ao deputado federal André Moura
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) ocupou a Tribuna na manhã desta quarta-feira, 30, para registrar a visita que ele fez ao deputado federal André Moura (PSC) em Brasília, na semana passada. Thiaguinho esteve na capital federal para participar do 5° Congesso Nacional de Legislativos Municipais e aproveitou para fazer um apelo ao líder do governo no Congresso Nacional.
Ele solicitou a interferência de André Moura junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a liberação de verba destinadas à construção do novo prédio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). "A obra é um sonho não só dos vereadores, mas de todos os servidores da casa. Uma sede com estrutura moderna, que ofereça conforto e segurança para todos. Essa é a nossa luta junto com o presidente Nitinho (PSD) e os demais vereadores", comentou.
Thiaguinho também registrou a inauguração da Escola do Legislativo, que acontecerá na próxima quinta-feira, 31, às 17h30. A Escola ofertará cursos visando a qualificação continuada dos servidores da Casa Legislativa, efetivos ou comissionados, além de oferecer cursos abertos a sociedade.
"Prefeitura prioriza salário do servidor”, afirma Bittencourt
O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) destaca que a Prefeitura Municipal vem honrando os compromissos e, por mais um mês consecutivo, paga em dia o salário dos servidores ativos e inativos. O pagamento do mês de agosto estará na conta nesta quinta-feira, dia 31.
“São 10 salários pagos em oito meses de gestão. Mesmo com todas as dificuldades financeiras e com muito esforço e organização, a Administração regularizou as finanças, mostrando que é possível manter o pagamento do funcionalismo público municipal em dia”, afirma o líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju.
De acordo com Bittencourt, o pagamento do servidor é um ganho para a economia como um todo. “Pagar o salário é uma obrigação do Poder Executivo e a Prefeitura cumpre seu papel. Receber o salário é importante tanto para o servidor quanto para o município. Ele não pega o dinheiro e coloca embaixo do colchão: ele aplica na cidade. Ao longo desses oito meses, já foram R$ 750 milhões injetados na economia, algo fundamental para o pequeno e médio comerciante/empresário”, ressalta.
Bittencourt enaltece, ainda, que todo avanço é fruto do comprometimento de Edvaldo Nogueira e da equipe capitaneada pelo secretário Municipal das Finanças, Jéferson Passos. “Priorizar o salário é zelar por toda a população. Isso é o resultado do cuidado, da atenção, da austeridade e do respeito que o prefeito tem com os aracajuanos e com as questões financeiras. O salário pago em dia reflete especialmente na prestação dos serviços de quem busca as atividades ofertadas pelo Município. É uma grande alegria ver que a Administração dá essa tranquilidade ao servidor que já teve um grande atraso no pagamento na gestão passada”, aponta Bittencourt.
Anderson de Tuca parabeniza iniciativa da PMA
A partir do próximo dia 12 de setembro, a cidade vai ganhar uma Área de Proteção para a prática do Ciclismo em dias e horários específicos. O vereador Anderson de Tuca (PRTB), que prestigiou a solenidade da assinatura do decreto, destinou sua fala na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para parabenizar a iniciativa do Poder Executivo.
“Ações desse tipo confirmam que o prefeito Edvaldo Nogueira está, de fato, trabalhando para que Aracaju volte a ser a cidade da qualidade de vida. Destinar um espaço para o ciclismo é possibilitar que a população tenha um local público e gratuito para a prática de diversas atividades esportivas”, argumentou o vereador.
Defensor da prática do esporte, o parlamentar considera que essa implantação vai garantir mais segurança aos ciclistas profissionais e amadores. “Agora, os esportistas não vão mais precisar dividir espaço com os carros. Isso, consequentemente, contribui para a diminuição de acidentes e não deixa de ser um estímulo à conscientização”, afirmou.
Área para a Prática do Ciclismo funcionará as terças, quintas e sábados, sendo que durante a semana o fechamento da Avenida Santos Dumont, ocorrerá entre 4h30 e 6h30. Aos sábados, será das 5h às 10h. O percurso, cuja extensão é de 2,5 Km, compreende a área que vai do antigo hotel Parque dos Coqueiros até o Oceanário, na via com sentido Praia-Centro.
Juvêncio Oliveira solicita melhorias para os Bairros Suíça e Salgado Filho
Nesta quarta-feira, 30, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) apresentou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), cinco novas Indicações a serem apreciadas pela Casa e enviadas ao Executivo Municipal, que propõem melhorias para os Bairros Suíça e Salgado Filho. Aos órgãos competentes, estão a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), além da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB).
“Semanalmente minha equipe centraliza demandas enviadas pelos moradores de diversos bairros da nossa cidade e organizamos as solicitações para que possamos, no mínimo, trazer para esta Casa o que nos pedem. E, com o apoio dos órgãos municipais estamos cumprindo cronogramas e executando tais ações. Logo, estarei marcando reuniões para apresentar detalhadamente cada demanda atendida, facilitando a percepção de muitos”, pontuou.
Para o Bairro Suíça, o vereador solicitou à EMURB a pavimentação da Rua Poço verde, visto que é uma das poucas vias ainda não pavimentada da região, sendo uma das mais conhecidas, além de sugerir também a readequação das calçadas, visando à acessibilidade que está comprometida no local. No tocante à iluminação pública, Juvêncio pontuou a precariedade da iluminação na Rua José Calumby (antiga Rua Alberto Azevedo). Seguindo o cronograma de tapa-buracos da Prefeitura Municipal de Aracaju, o vereador solicitou a inclusão das Ruas Dr. Lauro Dantas, Vereador Deocleciano Ramos e da Rua Manoel Inácio Teixeira. “O Bairro Suíça foi por quase 4 anos meu roteiro diário, pois a pasta em que eu era secretário estava localizada na região. Tive contato com muitos moradores e até hoje, sei que a região pode receber muito mais melhorias”, disse. Ainda para o Bairro, o vereador solicitou à EMSURB, os serviços de limpeza para a Rua Wilton Melo, a qual as calçadas já estão sendo tomadas por matos.
Já para o Bairro Salgado Filho, local residencial e de grande fluxo de veículos, o parlamentar propôs o serviço de tapa-buracos realizado pela EMURB, para a Rua Urquiza Leal, local que tem sido destacado pela quantidade de buracos e desníveis no asfalto, sendo considerável o número de acidentes no local, muitos destes, registrados nas redes sociais. “As redes sociais trazem à tona muitos problemas, mas o que nós queremos é que elas também sejam usadas para o reconhecimento de cada ação realizada a favor do povo. Estaremos acompanhando todas as melhorias que irão mudar este contexto”, finalizou.
Cabo Amintas reafirma que faz desfile da Rua de Bahia com R$ 30 mil
Indicação de finalista do PJB é parabenizada por Kitty Lima
Os finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estiveram na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para conhecer o funcionamento da Casa e o dia-a-dia do Poder Legislativo. A 3ª colocada no PJB e estudante do 3º ano do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Daniela Moura, discursou para os vereadores e apresentou uma indicação à CMA para a criação do crematório animal público, iniciativa que foi bastante elogiada pela vereadora Kitty Lima (Rede).
“Eu percebi que o descarte dos restos mortais dos animais não era feito da forma devida. Não existia um projeto sobre esse problema e as pessoas precisam entender que isso é um agravante para a saúde pública. Foi a partir daí que comecei a pesquisar e percebi o grande impacto que esse descarte irregular causa ao meio ambiente, como a contaminação do solo que, por tabela, acaba afetando a de nós humanos”, explico Daniela Moura, que buscou formas ecologicamente corretas para solucionar o problema.
“Foi aí que encontrei a cremação, que além de não emitir contaminantes no meio ambiente, as cinzas servem como um excelente adubo por ser rico em minerais”, disse.
A vereadora Kitty Lima parabenizou a jovem pela iniciativa que, além de beneficiar a causa animal, também abraça o meio ambiente e contribui com a saúde pública. “Eu já havia protocolado um projeto para a criação do crematório animal público, já aprovado por esta Casa. Mas ver a Daniela defendendo a necessidade de um projeto tão importante como este e demonstrando a importância dele para a população me deixa extremamente feliz porque só comprova que os jovens estão preocupados e engajados na causa animal e com a preservação do meio ambiente”, comemorou Kitty.
A parlamentar disse ainda que irá protocolar uma moção de aplausos à Daniela “pela sua bela iniciativa que demonstra que a juventude entende a dura luta que é romper o preconceito que ainda existe acerca da causa animal na sociedade e no meio político”.
Nitinho anuncia inauguração da Escola do Legislativo
Durante o Grande Expediente desta terça-feira, 29, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), usou a Tribuna durante a 62º Sessão Ordinária para convidar todos os vereadores e a população em geral para a inauguração da Escola do Legislativo. A solenidade acontecerá na próxima quinta-feira, 31, às 17h.
A Escola do Legislativo funcionará na Avenida Murilo Dantas, nº 881, Galeria Farol Center, Bairro Farolândia. Entre as atribuições do local está a oferta de cursos visando a qualificação continuada dos servidores da Casa Legislativa.
O vereador Nitinho revela que a Escola será um marco. “Estamos colocando em prática uma coisa que foi criada lá atrás, no tempo que o presidente desta Casa era Sérgio Góes, e que outros ex-presidentes não conseguiram implantar devido às dificuldades do Poder Legislativo. Agora estamos transformando em realidade um sonhos de servidores e da sociedade”.
Com a inauguração da Escola do Legislativo, a CMA estará disponibilizando cursos de Gestão Pública, redação técnica, direito administrativo em geral, pós-graduação, entre outros. “Todos os vereadores deste mandato estão fazendo parte deste marco, que é uma conquista do Poder Legislativo Municipal”.
Em seu discurso, Nitinho destacou ainda que renomados professores de diversas áreas de atução do ensino farão parte do quadro de professores da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Alunos da rede pública poderão fazer exames gratuitamente
Projeto de Lei, de iniciativa do vereador Fábio Meireles (PPS), sugere que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) parceria com o Ministério da Saúde para disponibilizar testes preventivos de acuidade visual e auditiva nas unidades de ensino do município, de forma gratuita. Propõe, também, a realização do exame de audiometria, que avalia a capacidade do paciente para ouvir. A iniciativa, de acordo com Fábio, está sustentada no artigo 208 da Constituição Federal e na própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB), da educação nacional e visa atender estudantes da alfabetização, ensino fundamental e médio.
“O artigo 208 da Carta Magna do nosso País, em seu Inciso terceiro, prevê o ‘atendimento educacional especializado às pessoas com deficiências, preferencialmente, na rede regular de ensino’. Já a LDB atenta não ser considerada ‘despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, as ações realizadas por meio de programas suplementares de assistência médico-odontológica’”, argumentou Fábio, acrescentando que muitas vezes, os alunos apresentam dificuldades visuais e auditivas que não são diagnosticadas, em virtude da dificuldade de acesso a esses médicos especialistas, resultando em prejuízos no processo de ensino-aprendizagem.
Pela proposta, protocolada no início desta quinta-feira, 30, os estabelecimentos de ensino do município de Aracaju serão obrigados a promover (através de equipe de profissionais especializados, devidamente cedida pela Secretaria Municipal de Saúde) os testes de acuidade visual e auditiva, bem como o exame de audiometria. “Os testes e exames serão feitos e os resultados enviados às Coordenações das escolas para os devidos encaminhamentos”, explicou Fábio Meireles.
O Projeto de Lei, que passa a tramitar na Câmara Municipal de Aracaju, propõe, ainda, a realização de campanhas de promoção, prevenção e recuperação da saúde ocular, assim como a doação de óculos para prevenir a ambliopia (baixa visão de um olho que não se desenvolveu na infância) e outros agravos oculares nas crianças e adolescentes da rede de ensino municipal. Os exames devem ser realizados anualmente, sempre no primeiro semestre letivo.
Ao sugerir a propositura, Fábio disse que a intenção é fazer com que seja possível identificar essas deficiências de maneira precoce, minimizando os efeitos disso para o futuro desses jovens. “O baixo rendimento escolar, muitas vezes, está associado a um problema de visão ou audição que pode ser facilmente resolvido e corrigido com um simples exame feito por um especialista”, concluiu Meireles, ao pedir o apoio dos seus pares para a aprovação do seu Projeto. “É uma iniciativa de importante cunho social e tenho certeza de que os meus pares serão sensíveis a essa causa”, afirmou o vereador.
Seu Marcos apresenta Moção de Aplausos para a ministra Carmen Lúcia
Moradores do Ponto Novo procuram Kitty Lima em busca de solução
Uma semana após denunciar a falta de infraestrutura e flagrar o descarte irregular de resíduos da construção civil por carroceiros em um terreno do bairro Jabotiana, a vereadora Kitty Lima (Rede) voltou a utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para relatar os mesmos problemas enfrentados, desta vez, pelos moradores do condomínio Parque Diamante, no bairro Ponto Novo.
Os moradores procuraram a vereadora em busca de uma solução para os antigos problemas que ocorrem no local e que se arrastam há vários anos. “O pessoal do Parque Diamante vive uma situação semelhante à dos moradores do Jabotiana. Lá existe um terreno que também é utilizado para o descarte irregular de resto de pelos carroceiros e, inclusive, cheguei a flagrar um deles despejando esses materiais sem nenhuma preocupação com o que estava fazendo. Além disso, eles relatam que a coleta do lixo doméstico não é feita de forma regular e reclamam ainda a grande quantidade de buracos nas ruas em torno do condomínio. Um descaso total da prefeitura”, explicou Kitty.
Segundo os moradores, a situação já é de conhecimento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). “Eles me contaram que desde a gestão anterior é prometida uma solução, mas até agora nada foi feito. A atual gestão, segundo eles, chegou a prometer que transformaria o campo abandonado localizado aos fundos do condomínio em uma praça para o lazer das famílias que residem na região. O abandono do local, atrelado à falta de iluminação e do policiamento ostensivo, tem contribuído para a ação de marginais que cometem assaltos e utilizam o espaço para o consumo de drogas”, lamentou a vereadora.
Diante das reclamações, Kitty fez um apelo ao prefeito Edvaldo Nogueira e aos colegas parlamentares. “Eu volto a apelar a aprovação e sanção do meu projeto de lei que proíbe o uso das carroças para o transporte dos resíduos da construção civil para evitarmos a agressão desenfreada ao meio ambiente, a sujeira à nossa cidade e os maus-tratos contra os animais usados nessa atividade. Irei procurar o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, e solicitar os reparos na via e reforçar o cadastramento dos carroceiros para que os que cometem essas irregularidades sejam punidos”, disse a vereadora, que prometeu ainda cobrar da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) a regularização da coleta do lixo no local e a presença de policiais naquela área.
“Essas pessoas pagam seus impostos e merecem ter um serviço público de qualidade prestado pela prefeitura”, reforçou Kitty Lima.
Vereadores tratam sobre Plano de Desenvolvimento Urbano
Jason incentiva denúncia contra descarte irregular de lixo
Relatando ter recebido vídeos e fotos, com flagra de carroceiros e de um veículo modelo Saveiro, no momento em que descartavam lixo na tarde da última quarta-feira, 30, ao lado do estádio Lourival Batista, o Batistão, no Bairro São José, o vereador Jason Neto (PDT) disse só acreditar na solução com a colaboração da sociedade e conclamou uma ação mais efetiva da população.
O apelo foi realizado durante discurso na manhã desta quinta-feira, 31, no Pequeno Expediente, da sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “O descarte de lixo tem sido feito de forma irresponsável, ontem alguns carroceiros e até um veículo Saveiro foram flagrados descartando entulho ao lado do Batistão. Se a população não colaborar denunciando, não resolveremos a situação”, afirmou Jason.
O vereador relatou já ter realizado cobranças para que a Emsurb acelere a colocação de pontos de coleta. Para ele, a limpeza é realizada com frequência, porém, com o descarte irregular os problemas são contínuos, outra medida seria a Guarda Municipal ter um papel mais efetivo. “A Emsurb realiza a limpeza e minutos depois já tem lixo no local. Solicitei a Guarda Municipal uma presença mais intensa na região, para que os autores possam ser identificados e punidos”, informou Jason.
Meireles volta a cobrar solução para a Avenida Euclides Figueiredo
O vereador Fábio Meireles (PPS) voltou a cobrar a conclusão das obras executadas na Avenida Euclides Figueiredo, zona Norte de Aracaju, durante a sessão desta quinta-feira, 31, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Os serviços, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), se arrastam há meses, gerando transtornos para os moradores da região.
A fala do vereador foi motivada pela Moção de Apelo pedindo a conclusão das obras, sugerida pelo estudante do colégio Atheneu Sergipense, Ariosvaldo Oliveira, um dos sergipanos selecionados para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) na Câmara dos Deputados, que foi acompanhado por Fábio, durante visita à CMA. “O Ariosvaldo é morador do Moema Meire, assim como eu, por isso, assinei a propositura junto com ele”, explicou.
Em recentes pronunciamentos, Fábio Meireles, já tinha alertado para a ineficácia da troca da tubulação, sem a execução dos reparos necessários na rede de drenagem dos canais pluviais. Para o parlamentar, a situação precisa ser resolvida urgentemente. “É uma questão de respeito à população aracajuana, pois é uma das principais vias da capital, cujo fluxo diário de pedestres e veículos é intenso”, observou, ressaltando a confiança no trabalho que tem sido desenvolvido pelo presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), Sérgio Ferrari.
Acesso à Saúde
O vereador Fábio Meireles também destacou o Projeto de Lei 26/2017, de sua autoria, sugerindo que a Secretaria Municipal da Educação firme parceria com o Ministério da Saúde para disponibilizar testes preventivos de acuidade visual e auditiva nas unidades de ensino do município, de forma gratuita.
Pela proposta, os colégios municipais deverão promover (através de equipe de profissionais especializados, devidamente cedida pela Secretaria Municipal de Saúde) os exames aos alunos, uma vez por ano, sempre no primeiro semestre letivo.
A intenção do projeto, segundo Fábio, é facilitar e ampliar o acesso da população mais carente aos serviços de saúde especializados. “Alguns alunos não estão com um bom rendimento escolar, às vezes, na verdade, não está conseguindo ouvir ou visualizar adequadamente aquilo que está sendo explanado pelo professor. Esse projeto permitirá que esses problemas sejam resolvidos”, enfatizou Meireles, ressaltando que a proposta não deve onerar o Município, como previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), da educação nacional.
Câmara Municipal de Aracaju inaugura Escola e Aplicativo
Será inaugurada nesta quinta, 31, a Escola do Legislativo Municipal Professora Neuzice Barreto de Lima, e o lançamento do aplicativo ‘Na Palma da Mão’. A Escola oferecerá cursos para os servidores efetivados e comissionados, já o aplicativo informará à população sobre as medidas aprovadas pelos parlamentare, além de conteúdos que são de interesses de todos.
O evento acontecerá às 17h, na galeria Farol Center - Ala B - Av. Murilo Dantas, nº 881, Farolândia - Aracaju- Sergipe.
Thiaguinho realiza primeira edição do projeto Gabinete nos Bairros
Por iniciativa do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), representantes dos órgãos públicos municipais estiveram na noite desta quinta-feira, 30, no Centro Social do conjunto Leite Neto, para debaterem com os moradores os problemas locais. Foi a primeira edição do projeto Gabinete nos Bairros, que tem como objetivo ouvir as necessidades da população diretamente do bairro onde ela reside.
O encontro teve a participação de moradores, ex-moradores e pessoas que tem familiares residindo no conjunto. Thiaguinho recebeu todas as demandas, que vão desde a manutenção das vias, melhoraria na iluminação pública, reforma de praças, adequação da feira livre, sinalização das ruas, entre outras. As solicitações serão transformadas em indicações e projetos de lei.
O presidente da Associação de Moradores do Leite Neto, José Carlos, enxerga a iniciativa do vereador como algo extraordinário, segundo ele muito raro nos dias de hoje. "Ninguém pediu ao vereador para promover essa reunião. Foi uma iniciativa dele. Isso mostra o quanto ele está interessado, e o mais importante: nós não estamos em período eleitoral. Portanto, estamos agradecidos porque Thiaguinho abriu um canal de diálogo entre o conjunto e o poder público", comentou.
Para discutir sobre segurança, quem esteve presente foi o comandante geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fernando Mendonça. Ele garantiu aos moradores que intensificará as rondas na região. "Esse contato com a população é muito importante porque é a partir dele que nós poderemos saber as demandas e o que nós poderemos fazer para melhorar. Iremos intensificar as rondas e observar os resultados", afirmou.
Para o idealizador do projeto, vereador Thiaguinho Batalha, a participação dos moradores mostra o quanto as pessoas estão interessadas em resolver os problemas da sua comunidade. "Fiquei muito feliz com as intervenções e solicitações feitas pelos moradores do Leite Neto. A partir de agora nós iremos utilizar o nosso trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para resolver todas as demandas. De reuniões como esta é que nós poderemos garantir melhorias e a população terá suas reivindicações atendidas", frisou.
Cursos
Representando a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo, Rosana Amaral, propôs um estudo junto à comunidade para a realização de cursos de qualificação. "Viemos aqui para ouvir as demandas e conhecer a realidade dos moradores, para a partir daí verificarmos o que poderemos fazer, porque depende de cada bairro. São vários serviços que a Fundat presta à sociedade, alguns nós atendemos mais rapidamente, outros necessitam de um estudo mais aprofundado. Portanto, esse primeiro contato foi para conhecimento", disse.
Atividades Esportivas
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejesp) também marcou presença no encontro. O coordenador de Atividades de Lazer, Hélio Neto, representou o secretário Jorge Araújo Filho, e se comprometeu em analisar todas as demandas da comunidade. "Aquilo que for possível realizar, nós faremos. Algumas solicitações não são da nossa competência, mas a gente se compromete em alinhar com os demais órgãos a possibilidade de atender os pleitos", comentou.
Satisfação
Os moradores elogiaram a iniciativa do vereador. A pedagoga Ledna Suzan, que tem sua mãe moradora do conjunto, destacou a seriedade do projeto. "É uma honra para nós receber um representante do legislativo para discutir os nossos problemas. Geralmente é o povo que vai atrás do político. Thiaguinho fez questão de vir aqui para nos ajudar", frisou.
O bancário aposentado Renilson de Oliveira disse estar muito satisfeito com a parceira com o vereador. "Desde a festa dos 40 anos do Leite Neto que esse jovem Thiaguinho vem nos ajudando. Ele recebeu nas reivindicações e nós estamos esperançosos que as coisas começarão a melhorar", observou.
“Estão escolhendo qual categoria deve ser penalizada”, diz Tuca
Após os servidores municipais serem surpreendidos com o corte do ponto no contracheque e terem seus salários reduzidos, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), criticou a atitude da secretária Waneska Barboza, responsável pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em descontar os dias dos trabalhadores que aderiram à greve.
O vereador destacou que a mesma conduta não foi tomada com os médicos que paralisaram os serviços por três meses, no primeiro semestre. “Foram mais de 80 dias, a população sofrendo em virtude da greve dos médicos, e não cortaram o ponto um dia sequer. A secretária está fazendo jus ao ditado popular: Dois pesos e duas medidas”, declarou.
De acordo com o parlamentar, normalmente, durante as negociações, o não corte do ponto é um dos critérios para que as categorias retornem às atividades. “A greve é uma garantia constitucional. Um instrumento legítimo. Eles não fizeram nada de errado e foram penalizados de maneira arbitrária. Isso é um absurdo. Gostaria de saber quais foram as cláusulas discutidas nessas negociações para saber se os servidores mereciam essa punição. Pelo que percebi, não respeitaram o que ficou estabelecido nas reuniões que tiveram com a categoria”, finalizou.
Vereador Iran Barbosa apoia a greve do Magistério municipal
Diante da decisão de greve dos professores municipais, o vereador e professor Iran Barbosa (PT) manifestou irrestrito apoio à categoria. O parlamentar pontuou, inclusive, que o Magistério tem uma pauta de reivindicação que vai além da revisão do piso, que inclui, por exemplo, a restituição da Gestão Democrática da Educação; a melhoria na infraestrutura das escolas, oferecendo melhores condições de trabalho; e a celeridade na concessão de licenças legais para diversos fins. “O magistério tentou dialogar com o Poder Executivo, de diversas formas, antes de deflagrar a greve, fazendo, inclusive, paralisação de advertência. O reajuste do valor do piso anualmente, no mês de janeiro, é um direito dos professores previsto em Lei nacional, além de ser uma obrigação moral do prefeito, porque ele assumiu este compromisso com a categoria”, advertiu Iran.
O parlamentar defendeu que há condições econômicas e financeiras para o Munícipio conceder o reajuste, anunciando que vai apresentar os dados que comprovam isso. “Fiz um estudo, levantando os próprios dados da Administração Municipal, e vou mostrar que é possível conceder o reajuste sem comprometer as finanças do Município. Não vamos concordar com essa negação de direitos, quando os recursos financeiros estão disponíveis, em caixa, na Secretaria de Educação”, afirmou Iran Barbosa.
Américo apoia Campanha “Desafio Nacional de Ficha Limpa" da Rede
A Rede Sustentabilidade visando moralizar o processo político brasileiro, lançou no último dia 4 de agosto, a campanha “Desafio Nacional da Ficha Limpa”, que faz parte de uma série de atividades que objetiva o engajamento a todos os seus parlamentares, filiados, segmentos sociais e toda a sociedade civil. Essas atividades são estímulos para a prática de uma política limpa e voltada para o atendimento das reais demandas da sociedade, para tanto, faz-se necessário à participação da população através da construção de debates que promovam a cidadania, que tenham impactos positivos e práticos na sociedade, seja nas instâncias de poder ou no ativismo autoral.
O vereador Américo de Deus felicita o partido por essa campanha que mostra cidadania e transparência. "A Rede sempre se caracterizou por ser um partido com proposições construtivas para o Brasil, buscando o fortalecimento da boa política do nosso país, baseada na lisura e cidadania”, frisou Américo da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
A corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos, quando traz como consequência a diminuição de investimentos em políticas públicas voltadas à saúde, educação, infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e ferindo os artigos 5º e 6º da Constituição Federal, dessa forma ampliando a exclusão social e a desigualdade econômica. “Precisamos urgentemente mudar essa situação de calamidade política, e mostrarmos que temos pessoas sérias e comprometidas com os interesses da população", comentou o parlamentar.
Nitinho é o novo presidente da Câmara de Aracaju
Presidente acompanha anúncio de medidas de ajustes da Prefeitura
Presidente faz primeira reunião com novos diretores
Vereadores participam de ação de limpeza no Santa Maria
Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram até o bairro Santa Maria na manhã desta terça-feira, 17, para acompanhar o lançamento do programa “Agora Aracaju vai ficar limpa” feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). A ação vai garantir a limpeza e recolhimento de lixo e entulho descartado de forma irregular em diversos pontos da cidade.
O presidente da CMA, Nitinho (PSD) destacou que esse é um momento oportuno para iniciar este projeto. “Edvaldo encontrou a cidade abandonada e suja. Nada melhor do que começar a gestão tentando reorganizar a cidade. Aracaju tem que voltar ao que era há quatro anos, quando teve o título de a cidade com a qualidade de vida. Na época em que ele foi prefeito , eu estava com oposição mas, eu reconheço que no tempo de Edvaldo a cidade era mais organizada”, elogiou.
Já o vice-presidente, Juvêncio Oliveira (DEM) relatou as grandes dificuldades que o ex-prefeito João Alves Filho enfrentou na questão da limpeza urbana de Aracaju. “Esse não é o momento de levantarmos bandeiras partidárias e sim, de nos somarmos”, opinou. Além disso, o parlamentar disse que Edvaldo já se mostrou interessado em cuidar da cidade para os aracajuanos e para recepcionar os turistas. “Aracaju é uma cidade muito acolhedora e vejo que os turistas gostam da cidade. Então, é muito importante esse trabalho de retomada da limpeza da cidade”, afirmou.
A Emsurb, por determinação do prefeito é a secretaria que ficará responsável pela coordenação do projeto. Segundo informações do assessor de comunicação da pasta, Augusto Aranha, nos bairros Santa Maria e 17 de Março, a gestão anterior, há mais de três meses não fazia a coleta diária do lixo. “Como consequência disso, a população jogou o lixo em esquinas, canais e em terrenos baldios. Hoje, essa foi uma ação inicial para irmos buscar nesses pontos, o lixo acumulado”, explicou.
Aranha disse ainda que em locais como o Morro do Avião, dentro do Santa Maria, tem uma concentração de lixo fora do habitual e que será necessário pelo menos três dias para conseguir normalizar a limpeza neste bairro.
De acordo com o prefeito, esse é o primeiro passo para fazer a limpeza de entulhos e lixo colocado de maneira irregular. “Que possemos recuperar o tempo perdido na limpeza da cidade, abandonada pela gestão passada. Então, escolhemos o Santa Maria para ser o primeiro da lista porque de fato é o local onde se concentra a maior quantidade de lixo acumulado na cidade. Logo depois vamos de bairro em bairro”, afirmou.
Vereadores
Além do presidente e vice-presidente da CMA, os vereadores Antônio Bittencourt (PCdoB), Evando Franca (PSD) e Bigode do Santa Maria (PMDB) estiveram na visita ao bairro Santa Maria.
O líder da bancada do prefeito, vereador Antônio Bittencourt acha fundamental essa iniciativa, pois, trata dos serviços básicos e essenciais da cidade. “O acúmulo de lixo não tem implicação apenas na questão estética, mas também, na questão da saúde pública”, opinou.
Evando Franca observou a quantidade de lixo existente e o mau cheiro na avenida Alexandre Alcino e disse que é necessário uma equipe grande de garis para colocar a limpeza em ordem outra vez. “Esse trabalho não deve ser feito apenas aqui no Santa Maria, mas em todos os bairros”, frisou.
Morador do bairro Santa Maria, o vereador Bigode pediu que o prefeito nunca se esqueça das comunidades carentes da capital sergipana. “Graças às cobranças dos vereadores e agora, com trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira, estamos vendo uma ponta de esperança para esse bairro aqui”, ressaltou.
Jason fará apelo a Edvaldo para rever desconto de grevistas
Na manhã desta quinta-feira, 31, o vereador Jason Neto (PDT) foi procurado por diversos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que reclamaram desconto em seus salários no pagamento da folha realizado nesta quinta-feira. Para tenta solucionar, Jason informou que fará apelo ao prefeito, Edvaldo Nogueira, entendendo que quem tem trajetória nas causas populares, estará sensível e não permitirá a permanência do que ele considera um erro.
Segundo os relatos feitos ao parlamentar, o desconto chegou a até 50% do valor do salário bruto. A decisão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para o corte, se deu sob orientação da Procuradoria-Geral do Município (PGM). “Edvaldo vem das lutas sociais, não pode permitir que esta ilegalidade permaneça, a procuradoria não é a Justiça, a decisão do corte só vai tensionar ainda mais a relação com os funcionários e quem perde é o povo que permanecerá sem qualidade no atendimento nos postos de saúde, caso a greve permaneça”, disse o vereador.
Os profissionais de enfermagem, técnicos de enfermagem e agentes de saúde e endemias estavam em greve há 45 dias. A secretária de Saúde, Waneska Barbosa, já havia anunciado em entrevista ao programa Aperipê News, apresentado por Jason Neto, que buscaria a Justiça para pedir a ilegalidade da greve e que caso conseguisse, haveria o desconto do ponto. Para Jason Neto, o desconto sem a ilegalidade da greve ter sido decretada é ilegal, e ele espera que o prefeito resolva a situação, revendo a decisão e autorizando o pagamento através de folha de pagamento extra.
Thiaguinho Batalha visita a secretária de educação
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) visitou a secretária municipal da Educação Cecília Leite, onde tratou sobre os diversos temas que envolvem a Semed. Thiaguinho elogiou o trabalho da nova equipe gestora e se colocou à disposição para a elaboração de projetos e ações que beneficiem a população.
“A secretária Cecília Leite está de parabéns. Ela tem buscado solucionar os problemas com criatividade e eficiência. Nós estaremos sempre dispostos a ajudar, seja através de projetos e requerimentos, ou fazendo a intermediação com os demais vereadores. Pode contar com a nossa contribuição na luta por uma educação de qualidade”, disse Thiaguinho.
Cecília Leite agradeceu a visita do vereador e reforçou o pedido de apoio aos projetos da educação. “Espero encontrá-lo muitas vezes na Câmara de Vereadores na defesa dos nossos projetos. Não tenho dúvida que nós poderemos contar com sua ajuda para viabilizar, lá no legislativo, as propostas de gestão. Aqui as portas estarão sempre abertas para discutirmos qualquer tema relacionado à educação”, afirmou.
Bittencourt debate projetos para o fortalecimento do varejo na CDL
Seu Marcos visita unidades de Saúde e constata irregularidades
Nitinho participa de abertura da Semana da Pátria
O presidente da CMA, Nitinho (PSD), prestigiou na manhã desta sexta-feira, 1°, a solenidade de abertura da Semana da Pátria. Durante o evento, que contou com a presença de diversas autoridades do Estado, ocorreu a corrida do fogo simbólico.
De acordo o vereador, esse é um momento importante da sociedade para refletir a Semana da Pátria. “É um momento de abrir a consciência e começar a pensar num país melhor para todos. Está chegando o 7 de Setembro e precisamos melhorar cada vez mais a educação pública que é um fator primordial para o desenvolvimento do país. Espero que os homens públicos e a própria sociedade percebam que o momento é de mudança e precisamos refletir diariamente as nossas ações para melhorar a nossa sociedade”, informou Nitinho.
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, representou o governador do Estado, Jackson Barreto, durante a cerimônia e falou sobre a importância de celebrar esta data. “É um momento especial para celebrar, relembrar e se debruçar sobre a rememoração do momento que estava sendo fundado o Estado Nacional Brasileiro, em 7 de setembro de 1922. Essa celebração é um marco do início de uma cultura que unifica a nossa nacionalidade e o processo de início da formação de uma cidadania, que é a cidadania nacional brasileira”, ressaltou o secretário.
Durante o evento, a estudante do 9º ano do Colégio Estadual 24 de Outubro, Anny Beatriz Alves, levou o fogo simbólico durante a cerimônia e falou sobre a sua alegria em participar desse evento. A estudante também é aluna paratleta e já conquistou diversos prêmios de atletismo na modalidade cadeirante. “Para mim foi gratificante e emocionante levar o fogo simbólico juntamente com outros amigos. É a primeira vez que participo da Semana da Pátria, estava muito nervosa e muito emocionada. Como sou deficiente, esse é um incentivo para sermos reconhecidos e valorizados, nós podemos realizar qualquer tipo de atividade como qualquer pessoa”, afirmou a paratleta.
“É uma satisfação poder está aqui representando as Força Armadas, juntamente com a Força Aérea, o Exército, o Corpo de Bombeiros para abrir a Semana da Pátria. No dia 7 iremos comemorar o nosso desfile na avenida Barão de Maruim e aproveito para convidar a todos para celebrar esse dia de patriotismo”, ressaltou o comandante João Batista, representando a Capitania dos Portos.
Vereador Isac acompanha o trabalho da Emurb no Bairro Industrial
Desde o início do mês de agosto, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem trabalhando nas ruas do bairro industrial, na operação ‘Tapa-buracos’. Os serviços começaram após um pedido pessoal do vereador Isac Silveira ao presidente do órgão, Sérgio Ferrari. “Todas as ruas do bairro industrial que eu indiquei para receber melhorias, as obras foram realizadas. O Emurb seguiu um cronograma, e cumpriu de forma excepcional. Com certeza, outras ruas do bairro também serão beneficiadas”, afirmou Isac.
Uma das ruas do bairro que foram realizados reparos, foi a Rua Belém, e moradores e motoristas agradecem. “Eu passo pela rua todos os dias para ir trabalhar. Os buracos que estavam aqui eram muito grandes, e eu tinha medo de estragar o carro. Agora com os buracos tapados acabaram os problemas. Que o vereador Isac continue trabalhando em prol do Bairro Industrial e nos ajudando como pode”, disse Patrícia, moradora da região.
As ruas que já tiveram as obras realizadas foram: Rua Mário Matiotti - antiga Rua Fortaleza (entre rua General Calazans e Euclides Figueiredo), Av. Altamira (entre Rua Mário Matiotti e Rua Belém), Rua Belém (entre Av. João Rodrigues e Rua São João), Av. João Rodrigues (entre Av. Confiança e Rua Thales Ferraz), Av. João Rodrigues (entre Rua Thales Ferraz e Av. Simeão Sobral), Av. Simeão Sobral (entre Av. Antônio Cabral e Tv. Carlos Silveira), Travessa Carlos Silveira (entre Av. Simeão Sobral e Av. José Conrado de Araújo), Av. José Conrado de Araújo (entre Tv. Carlos Silveira e Rua Belém), e Av. José Conrado de Araújo (entre Rua Belém e Corinto Leite).
Segundo Ademar Queiroz, assessor de comunicação da Emurb, em breve outras ruas do bairro também serão beneficiadas. “Os serviços de tapa buraco na cidade de Aracaju são realizados, diariamente pela unidade operacional da Emurb. O Bairro Industrial foi atendido com diversas ruas recebendo esse benefício e o trabalho não termina por aí. Nessa sexta-feira, nossas equipes estão trabalhando na Rua Marcelino Procópio fazendo o trabalho de tapa-buraco, e outras vias ainda serão beneficiadas”, explicou Ademar.
CMA recebe PL que revoga IPTU
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu no inicio da tarde desta sexta-feira, 1, o Projeto de Lei (PL ) que revoga o aumento anual de 30% do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Aracaju. O PL foi entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ao presidente da Casa Legislativa, Nitinho (PSD) e aos vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Thiaguinho Batalha (PMB), Jason Neto (PDT), Palhaço Soneca (PPS), Fábio Meireles (PPS) e Seu Marcos (PHS).
Representando os vereadores presentes, Nitinho parabenizou o prefeito e toda a sua equipe por essa atitude “A partir de agora até 2022 está cancelado o aumento e ainda vai retroagir os outros anos que teve aumento. Então, isso é uma medida importante que foi promessa de campanha e que está sendo cumprida pelo prefeito Edvaldo Nogueira para atender uma cobrança da população”, afirmou.
Após a entrega do projeto, Edvaldo disse ainda que, pela nova lei, ficará estabelecido um desconto de 15% no valor venal de todos os imóveis da cidade. Além disso, a proposta de mudança na legislação normatiza os futuros reajustes do imposto com uma correção de até 5% mais a variação inflacionária. “Além de estar cumprindo uma promessa de campanha, mas acima de tudo uma ideia de justiça social na cidade de Aracaju. Com o passar do tempo vai melhorar o desequilíbrio que existe na cidade hoje, porque tem áreas que os imóveis estão acima do valor e outras estão com o valor defasado”, afirmou.
O projeto- De acordo com o prefeito, a expectativa é que a propositura seja avaliada em breve pelo Plenário da CMA e já passe a valer em janeiro de 2018.
Bloco Saudoso Tuca é incluído no calendário oficial de Aracaju
bloco Saudoso Tuca que acontece há seis anos na capital sergipana, agora é reconhecido e incluído no calendário de comemorações oficiais do município. De autoria do vereador Anderson de Tuca (PRTB), o Projeto de Lei (PL) n° 61/2017, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
“Gratidão. Essa é a palavra mais apropriada para definir esse momento. Só quem sabe e vivencia esse bloco de perto pode entender o que estou sentindo nesse momento. Meu agradecimento, em especial, ao prefeito Edvaldo Nogueira, pela generosidade e sensibilidade, em entender a importância do Saudoso Tuca para a cultura da cidade”, festejou o parlamentar.
O tradicional desfile, que é realizado geralmente no primeiro domingo anterior ao Carnaval, pelas principais ruas do Siqueira Campos, é uma forma de homenagem dos moradores da região e do vereador Anderson de Tuca ao seu pai Antônio Vieira da Silva Neto, “Tuca do Siqueira Campos”, morador ilustre do bairro que realizava trabalhos sociais. “Certamente, hoje seria um dia de muita alegria para meu pai. Além de fazer homenagem ao homem que sempre lutou para proporcionar uma vida mais digna ao próximo, ajudamos muitas famílias através de um simples gesto. Sei que onde ele estiver também está imensamente feliz em saber da proporção que o nosso bloco tomou. Isso só nos motiva cada vez mais”, pontuou.
Emocionado com a notícia, o vereador Anderson de Tuca agradeceu aos milhares de foliões que contribuem para o sucesso do evento. “Os moradores do Siqueira Campos abraçaram a causa e contribuíram para que chegássemos até aqui. Eles são essenciais. Iniciamos esse projeto com apenas 80 participantes, e só na edição deste ano conseguimos arrecadar sete toneladas de alimentos, que foram distribuídos em diversas comunidades carentes da capital”, declarou.
Américo participa de reunião com a Secretária Municipal de Educação
O vereador Américo de Deus (Rede) participou na última quinta-feira, 31, de uma eunião com a Secretária Municipal da Educação (Semed), Maria Cecília Leite para discutirem questões de ordem sobre o funcionamento das unidades de ensino.
Américo de Deus abordou os problemas enfrentados na rede municipal de ensino da capital, em especial a Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck, localizada no Bairro Coroa do Meio. Segundo parlamentar, sua colocação se dá pelo fato da implantação de políticas de desprestígio do professor e a privação dos aracajuanos ao acesso à educação de qualidade. “Digo isso porque na maioria das unidades de ensino a infraestrutura é inadequada, deixando os alunos em condições muitas vezes insalubres. Nessa escola, por exemplo, a infraestrutura está deteriorada pela falta de manutenção há mais de 4 anos e existe necessidade de manutenção urgente, como também a necessidade de móveis e carteiras para os alunos, temos que tomar medidas urgentes para resolver esse problema”, ressaltou Américo.
O vereador também falou sobre o Projeto Escola de Agricultura Familiar que ele está desenvolvendo no bairro Santa Maria, o qual, objetiva que os alunos aprendam sobre o manejo com a terra. “Sei que algumas escolas públicas fazem esse trabalho, devemos amplia-lo ainda mais, precisamos ensinar os jovens a plantar, devemos conscientiza-los sobre a importância de consumir alimentos naturais. Sugiro um projeto que torne os entornos das escolas produtivos, e que sejam implementadas atividades de agricultura, cujo objetivo é estimular a comunidade escolar a plantar hortaliças e outros cultivos, além de conscientizar as crianças sobre a importância do consumo de alimentos naturais, e melhorar a alimentação por elas consumida, além dos resultados desses cultivos poderem ser utilizados na merenda escolar, ou mesmo, de alguma forma ajudar a minimizar a fome que muitas famílias dessas comunidades passam”, comentou Américo.
Câmara concede dois Títulos de Cidadania Aracajuana
Na tarde da próxima terça-feira, 5, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a partir das 17h, acontecerá a Sessão Solene de entrega dos títulos de cidadão aracajuano ao cabo da polícia militar de Sergipe, Carlos Roberto Cardoso da Silva e ao 1º tenente da polícia militar de Sergipe, Alexandre Bertrand de Araújo Freitas.
Os decretos nº 18 e 19/2017 são de autoria do vereador Cabo Amintas (PTB).
Emília Corrêa reivindica refletores para o ginásio Francão
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), reivindica melhorias para o Conjunto Augusto Franco, com destaque para a instalação de refletores para o Ginásio de Esportes Governador Augusto Franco, conhecido como Francão.
De acordo com Emília, o Conjunto Augusto Franco tem diversas praças, nas quais algumas melhorais podem ser feitas para garantir o acesso da comunidade as suas áreas de lazer. A ação do Município mais urgente, para a Vereadora, é a iluminação dos locais. “Sabemos como é importante a prática de atividade física e o espaço de convivência que representam as praças pública para idosos e criança, razão pela qual é imperioso que os gestores promovam melhorias, mas instalação e refletores no Francão. Isso, automaticamente, estimularia a prática esportiva”, pontuou.
Segundo Emília, a comunidade do Augusto Franco reclama de abandono por parte do Executivo e espera que administração acabe com o marketing da mentira. “A população reclama que a falta de lâmpadas tem propiciado a presença de marginais e traficantes. O Executivo demora a repor as lâmpadas, preocupando as pessoas devido à constante onda de violência na Cidade”, lamentou.
Por fim, a parlamentar cobra mais ação do Executivo no quesito iluminação e eficiência na hora da prestação de serviços à comunidade. A reclamação pela falta de reposição das lâmpadas é uma constante; as pessoas evitam o Francão pela escuridão. “A população do Conjunto Augusto Franco pede que o município garanta o mínimo de iluminação pública da comunidade. A grande Aracaju está verdadeiramente entregue as baratas e a escuridão”, finalizou.
Elber diz que Edvaldo mente ao anunciar revogação do IPTU
Diante do anúncio da suposta revogação do IPTU de Aracaju feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira na manhã de quinta-feira, 31, e após ter tido acesso ao projeto enviado a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de sexta-feira, 1, o vereador Elber Batalha (PSB) lamentou que o gestor use de artifícios políticos para enganar a população com jogadas de marketing.
Segundo o líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Edvaldo Nogueira mente ao anunciar na mídia que revogou e diminuiu o valor que o contribuinte vai pagar de Imposto Predial a partir de 2018. “É impressionante a disfaçatez dele dizendo que revogou o IPTU. Ele precisa urgentemente de uma aula de interpretação de texto de lei para aprender o real significado da palavra revogação. Pelo contrário, o que Edvaldo fez foi aumentar o imposto, já que o reajuste anterior já estava congelado desde dezembro de 2016”, afirmou.
Elber explicou que, segundo o texto do projeto enviado pelo prefeito na manhã de sexta-feira a Câmara, o que Edvaldo Nogueira fez foi estabelecer o reajuste em 5% ao ano, acrescido da inflação anual. “João Alves já havia congelado o acréscimo de 30% em seu último ato como prefeito. Edvaldo, ao invés de revogar para voltar aos valores de 2014, corroborou com João, mantendo os aumentos dados em 2015 e 2016, e ainda previu novos aumentos anuais de 5% mais a inflação do período. Isso é um absurdo porque ele induz a população ao erro espalhando que cumpre sua promessa de campanha. Ele precisa parar de enganar os aracajuanos”.
Além disso, Elber disse que Edvaldo age de má fé quando afirma que dará isenção do imposto a 50 mil contribuintes. “Essa quantidade de contribuintes que são isentos de IPTU em Aracaju já existem desde a primeira gestão de Déda na prefeitura. É só dar uma busca no Google que logo de cara aparece essa informação. Já existem mais de 50 mil aracajuanos que não pagam IPTU, e não foi Edvaldo quem deu esse benefício“, esclareceu o parlamentar.
Américo de Deus participa de 11ª Caminhada dos Bancários
O vereador Américo de Deus (Rede) prestigiou no último sábado, 2, a 11ª Caminhada em homenagem ao Dia Nacional dos Bancários comemorado no dia 28 de Agosto. A concentração foi no Parque dos Cajueiros e teve um percurso de 3 Km.
No evento foram empossados 120 delegados do Sindicato dos Bancários (SEEB/SE), que trabalham fazendo a interlocução entre as entidades e a categoria nas agências bancárias em todo o estado de Sergipe. Esse evento do Sindicato dos Bancários é Nacional, e acontece também nas outras capitais. "Estou hoje aqui, prestigiando essa categoria guerreira, que presta um relevante serviço a sociedade", comentou Américo de Deus.
Thiaguinho pede a implantação de redutor na avenida Melício Machado
Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores e comerciantes da avenida Melício Machado, na Zona de Expansão de Aracaju, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve na manhã desta segunda-feira, 4, no Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER), para solicitar ao diretor-presidente, Antônio Vasconcelos, a implantação de redutores de velocidade na via. Vários acidentes de trânsito tem ocorrido no local.
A avenida é bastante extensa, tem poucas curvas e o pavimento é de boa qualidade. Essa condição faz com que alguns motoristas ultrapassem o limite de velocidade permitido e acabem provocando acidentes. Assustados, os moradores procuraram o vereador Thiaguinho Batalha e pediram a sua ajuda. "É uma reivindicação que eu considero muito justa. Mesmo não sendo da esfera municipal, por de tratar de uma rodovia estadual, nós fomos até o DER em busca de uma solução para o problema", afirmou.
Thiaguinho lembra que pela avenida circulam um considerável número de veículos que trafegam em alta velocidade e não existe um redutor que possa dar segurança aos pedestres. "O presidente do DER foi muito atencioso ao nosso pedido. Ele solicitou que nós detalhássemos a necessidade dessa intervenção devido aos inúmeros acidentes, inclusive com mortes. É dessa forma que nós atuamos, pelo bem e pela segurança da nossa população", concluiu Thiaguinho.
Superintendente da SMTT recebe o vereador Isac Silveira
Na manhã desta segunda-feira, 4, o vereador Isac (PCdoB) foi recebido pelo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Aristóteles Fernandes. O vereador levou até o gestor algumas demandas, entre elas a questão da Avenida José Conrado de Araújo, no Bairro Industrial. “Nós viemos tratar de algumas vias de acesso, e dentre elas a Avenida José Conrado de Araújo”, falou o vereador Isac.
Iran dialoga sobre reserva de vagas para negros em concursos públicos
O Vereador Iran Barbosa (PT), esteve na manhã desta segunda-feira, 4, na Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE) para dialogar com o Promotor Luís Fausto Dias de Valois Santos, coordenador de Promoção da Igualdade Étnico-Racial – COPIER. Na pauta, foi discutida a preservação dos direitos das religiões de matriz africana e a construção de lei municipal que promova política de reparação aos negros, assegurando-lhes parcela das vagas oferecidas em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos na Administração Direta e Indireta do Município de Aracaju.
Iran expôs ao Promotor Fausto Valois que já vem estudando e construindo uma Minuta de Projeto de Lei sobre cotas para negros nos concursos para a Administração Pública Municipal, a ser apresentada na Câmara de Aracaju. No entanto, quer discutir, amplamente, o conteúdo da proposta com o movimento negro e com a sociedade, antes de apresentá-la, e declarou que é fundamental contar com o apoio do MPE nesta construção. “Estou colocando o meu mandato à disposição para apresentar essa proposta na Câmara Municipal, por estender que é uma pauta justa e que precisa ser atendida. Afinal, o próprio Supremo Tribunal Federal já reconheceu, recentemente, a validade de Lei que reserva a negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos”, explicou o parlamentar.
Iran destacou a necessidade do apoio do MPE, lembrando que Projeto com essa inciativa foi apresentado, mais de uma vez, pelo ex-vereador Emmanuel Nascimento (PT) e teve imensa dificuldade de tramitação na Câmara Municipal.
Fausto Valois reconhece a dificuldade de se tratar do tema sobre cotas, mas ressalta a importância da iniciativa para tentar diminuir o fosso que ainda distancia a participação do negro na Administração Pública, como, de costume, se verifica em outros espaços da vida pública nos quatro cantos do País. “Infelizmente, a realidade mostra que o Brasil é sim um país racista. Precisamos enfrentar e mudar essa realidade, e a política de cotas vem nesse sentido. Sergipe e a sua capital nao têm lei de cotas para concursos públicos, sendo que já não há justificativa legal que ampare essa inexistência da lei diante da decisão favorável do STF. A pequena Muribeca está saindo na frente e dando o exemplo: será o primeiro município sergipano a realizar concurso público para provimento de cargos com a reserva de 20% para negros”, apontou o promotor.
Encaminhamentos
Do diálogo na Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do MPE sergipano saiu os seguintes encaminhamentos: o Vereador Iran Barbosa remeterá a Fausto Valois cópia da Minuta do Projeto de Lei que pretende apresentar na Câmara Municipal de Aracaju sobre cotas nos concursos públicos, para que o Promotor possa conhecer seu conteúdo e contribuir com emendas, caso queira.
Também ficou acertada a realização de uma Audiência Pública, na Câmara da Capital, com representações do movimento negro, da sociedade civil e do Poder Público, e a presença do Promotor para debater o conteúdo do Projeto de Lei e colher possíveis sugestões de melhorias para a proposta. “Vamos dar os devidos encaminhamentos a essas questões para buscar produzir um bom Projeto de Lei e, paralelamente, vamos buscar o diálogo com os demais vereadores para que a proposta tramite e seja aprovada, a fim de que Aracaju possa ter uma lei moderna que atenda à necessidade de garantir mais oportunidades de acesso àqueles que, cotidianamente, têm esse direito negado ou dificultado por razões de ordem racista”, enfatizou o Vereador Iran Barbosa.
Zezinho do Bugio visita comunidade e ouve reclamações
O vereador Zezinho do Bugio (PTB), esteve presente no tradicional jogo da comunidade do conjunto Bugio, na manhã do último sábado, 2, que aconteceu na Praça Minervino Correia Silva.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para ouvir dos moradores locais, reclamações a respeito dos alambrados da praça que se encontram deteriorados, e informou aos presentes, que não tinha recursos ainda, mas que já havia apresentado na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), os problemas com os alambrados da praça, e assim que a prefeitura tiver com os recursos, vai fazer os reparos.
Bigode clama por solução no Santa Maria
O vereador Bigode do Santa Maria ocupou a Tribuna no Pequeno Expediente nesta terça-feira, 5, para reforçar a situação e abandono do bairro Santa Maria. Bigode disse que insiste na maioria dos seus discursos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) porque a população do local está sofrendo.
“O bairro santa Maria é um dos bairros mais problemáticos da capital sergipana. Por ser um bairro novo e está crescendo em termos de população, encontra-se em situação muito difícil. Em tempos de chuva ali é só sofrimento com alagamentos e lama”, relatou. Bigode citou o exemplo do Morro do Avião e Marivan que ficam intransitáveis quando chove por causa da grande quantidade de lama.
Segundo o vereador, os moradores clamam por solução. “São adultos, crianças e animais em meio a lama e dejetos humanos. Peço as autoridades que olhem para essa população que tanto precisa”, pleiteou.
Foto: César de Oliveira
Kitty Lima fala sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana
Durante o Grande Expediente da 65ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 05, a vereadora Kitty Lima (Rede) ocupou a tribuna para falar sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Durante seu discurso, a vereadora destacou o seu Projeto para a criação do Estatuto do Pedestre em Aracaju.
De acordo com Kitty Lima, a Política Nacional de Mobilidade Urbana é um instrumento da política de desenvolvimento urbano que objetiva a integração entre os diferentes modos de transportes e a melhoria da acessibilidade e mobilidade. “Apesar de existir essa política, infelizmente, não há uma única palavra nem uma única referência aos pedestres, com exceção ao Código Nacional de Trânsito, que não trata de políticas públicas, nenhuma outra lei contempla regra voltada ao conforto, segurança, liberdade de movimento e proteção ao pedestre”, destacou.
A parlamentar defendeu o Estatuto do Pedestre e apresenta as principais demandas e dificuldades dessas pessoas. “Desníveis nas calçadas, calçadas deterioradas, faixas de pedestres apagadas, falta de sinalização específica para pedestre, além de falta de iluminação que facilita a atuação de marginais. Esses são alguns dos problemas referente aos problemas dos pedestres. Infelizmente, damos prioridade aos carros, aos ônibus e esquecemos o mais importante, que são os pedestres. Precisamos mudar essa política pública, precisamos dá acessibilidade aos pedestres e debater mais sobre esse assunto”, esclareceu.
Outro tema debatido pela parlamentar foi a questão do tempo dos semáforos, que muitas vezes prejudicam os pedestres. “O método que determina esse tempo deverá levar em conta, além da largura da via, o fluxo de pedestres no local, para que não prejudique o fluxo de pessoas em relação aos carros”, disse.
Também foi citado pela vereadora o assunto de crime de abuso sexual e estupros em ônibus coletivo. “Trago aqui um caso em que um homem ejaculou em cima de uma mulher dentro do coletivo e apesar de ser preso ele foi solto. O crime de estupro consiste em constranger alguém e manter conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso mediante violência ou grave ameaça”, frisou Kitty ressaltando que pesquisa divulgada pela Organização Internacional de Combate à Pobreza mostra que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público em suas cidades.
De acordo com dados recentes, do 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, em 2014, o Brasil tinha um caso de estupro notificado a cada 11 minutos. “67% da população tem medo de ser vítima de agressão sexual e o percentual sobre para 905 entre mulheres. Então faço essa defesa não só como mulher, mas como cidadã”, finalizou.
Em aparte, Lucas Aribé (PSC) esclareceu que o estatuto do pedestre chegou em boa hora. “Aracaju precisava desse projeto para beneficiar quem é mais esquecido, que é o pedestre, ninguém faz um programa de recuperação de calçadas, nem defendem essa causa. Eu sou um grande defensor desta causa e apoio demais esse projeto”, afirmou o vereador.
Emília parabeniza a Escolinha Zebra por seus 39 anos
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), parabenizou a Escolinha Zebra de Futebol por seus 39 anos de existência, nos quais o seu idealizador e mantenedor trabalhar com amor e cidadania. Em recente visita a escolinha, a parlamentar assistiu a um treino onde a garotada demonstrou disciplina e talento com a bola.
Para Emília, o esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como prática por crianças, adolescentes e jovens; a Escolinha Zebra, ao longo desses anos, vem consolidando sua importância na vida social e esportiva desses meninos. “O esporte recreativo, educacional e competitivo é muito importante no processo de formação de jovens e adolescentes; o trabalho desenvolvido pelo professor Paulo Santos, engloba não só a atividade esportiva, como também a socialização e formação integral dos meninos que integram as atividades”, pontuou.
Segundo Emília, o trabalho desenvolvido pela Escolinha Zebra precisa de mais apoio do poder público, para que mais jovens tenham mais acesso à prática esportiva como forma de promoção a cidadania, distanciando-os das drogas e das más companhias. “Na Escolinha Zebra 87 os alunos aprendem sobre: disciplina, respeito, dedicação, aceitação social, trabalho em grupo, organização pessoal, ética, obediência e um estilo de vida saudável para o resto da vida”, destacou.
Por fim, a parlamentar cobrou a participação do Poder Público no projeto, no sentindo de garantir que a Escolinha Zebra continue desenvolvendo seu trabalho social e mais jovens possam verdadeiramente ter acesso a uma vida melhor. “É preciso que haja urgentemente a substituição das traves, banheiros químicos, alem do fornecimento regular de água e alimentação, toldos e a manutenção do campo que fica localizado dentro do Parque da Cidade. A Atual situação preocupa a todos que são apaixonados pelo esporte e pela vida”, finalizou.
Jason cobra celeridade nas obras da Euclides Figueiredo
Utilizando o Pequeno Expediente, da sessão desta terça-feira, 5, o vereador Jason Neto (PDT) cobrou da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), celeridade das obras emergenciais na avenida Euclides Figueiredo, Bairro Santos Dumont. Segundo Jason, as obras estão muito lentas, mesmo com a compreensão de que estamos num período chuvoso.
O parlamentar ressaltou a grande expectativa da comunidade com as obras no Loteamento Moema Mary, que terão impacto direto na situação da Avenida Euclides Figueiredo, porém, para ele, as obras emergenciais precisam acontecer. “A Emurb precisa acelerar colocando equipes para trabalhar de noite, aumentar a equipe que estava em ação, enfim, precisa acelerar, pois ninguém suporta mais aquela situação”, disse Jason.
No dia 27 de junho, o prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari receberam autoridades e lideranças comunitárias, numa soledade de assinatura da ordem de serviço para início das obras no Loteamento Moema Mary, na oportunidade anunciaram obras emergenciais na Avenida Euclides Figueiredo. “Já são mais de 60 dias, até o presente momento nada mudou, motoristas e comunidade continuam sofrendo, é preciso uma solução”, cobrou o vereador.
Emília cobra mais segurança nas Unidades de Saúde
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), cobra mais segurança nas Unidades de Saúde de Aracaju que estão sendo alvo constante da violência, prejudicando a tranqüilidade na prestação do serviço à comunidade.
Segundo Emília é preciso que efetivamente o Executivo trabalhe a prevenção ao acesso da criminalidade as unidades de saúde. Quando uma Unidade de Saúde é alvo da ação de marginais, as duas atividades são suspensas e todo o sistema fica prejudicado. “Não podemos viver em uma sociedade em que o cidadão, que age honestamente e que trabalha diuturnamente, sofra tanto com a violência; principalmente quando isso acontece em Unidades de Saúde que são responsáveis pela promoção da saúde e da vida”, pontuou.
Para Emília é preciso uma série de medidas para tentar coibir a ação criminosa nas Unidades de Saúde de Aracaju, para com isso, ao menos, se tentar diminuir os prejuízos causados com arrombamentos e furtos nos locais. “No meu entendimento é preciso uma ação conjunta para tentar reverter a situação. A curto prazo, a medida que deve ser adotada é a instalação de câmaras de segurança”, disse.
Por fim, a parlamentar cobrou que Guarda Municipal de Aracaju (GMA) reforce a segurança das unidades, para garantir a tranqüilidade de usuários e servidores até o horário do fechamento dos postos. “Espero que o Executivo responda ao apelo da população aracajuana e proporcione bem estar aos usuários. Que potencialize a segurança nos postos de saúde, pois entendemos que usuários e servidores precisam trabalhar com tranqüilidade”, concluiu.
Lucas Aribé critica PL Complementar do Poder Executivo que revoga o IPTU
Na manhã desta terça-feira, 5, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no Pequeno Expediente, para falar sobre a polêmica do IPTU de Aracaju e sobre a promessa do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para a revogação do imposto.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento falando sobre a polêmica da revogação do IPTU pelo prefeito de Aracaju. “A preocupação é tão grande que a própria bancada da situação está percebendo que o projeto de Lei Complementar, apresentado nesta Casa pelo Poder Executivo, tem algumas incongruências e não deixa claro o intuito de revogar o aumento do IPTU. Eu entendo que o correto seria tributar pensando num reajuste de IPCA, mas reajustar além do IPCA tem mais 5%. É complicado porque o salário do servidor não terá reajuste, o piso do magistério não será pago e a Prefeitura, mais uma vez, faz com que o contribuinte e eleitor que acreditou em Edvaldo Nogueira pague a conta”, critica.
Lucas lembra que isso que estão fazendo com a população é, no mínimo, uma enganação. “O ex-prefeito João Alves em sua gestão, já tinha congelado o aumento de 30% e essa Casa autorizou. Edvaldo Nogueira logo nesse ano fez um reajuste de 8,78% e, depois de seis meses de estudos feitos por uma comissão, envia o Projeto e faz todo o alarme na imprensa e redes sociais, dizendo que estava enviando o famigerado projeto de revogação de IPTU, sua promessa de campanha. O projeto não revoga, apenas onera o contribuinte e cria um aumento progressivo de 5% acrescido da inflação. Onde está a revogação? Por que fazer isso com o povo? Por que não diz a verdade?”, alerta.
Para Aribé, o povo acreditou na palavra, no verbo e discurso do prefeito Edvaldo Nogueira. “Na prática, é o que estamos acompanhando e infelizmente os aracajuanos estão presenciando o envio de um Projeto de Lei Complementar, que parte da bancada de sustentação também está percebendo a incongruência e não é o que o prefeito disse que iria fazer. Talvez a intenção seja uma, mas o português do Projeto está dizendo outra coisa. O projeto não mostra o que foi dito em campanha”, finaliza.
Emília alerta que feminicídio é a ultima etapa da violência contra mulher
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), alerta que feminicídio é a última etapa da violência contra a mulher. Esses crimes ocorrem geralmente na intimidade dos relacionamentos e com freqüência caracterizam-se por formas extremas de violência e barbárie.
Segundo Emília, são crimes cujo impacto é silenciado, sendo praticados sem distinção de lugar, cultura, raça, classe, além de serem a expressão perversa de dominação masculina, ainda fortemente cravada na cultura brasileira. “São cometidos por homens contra as mulheres, geralmente as vítimas são as ex-companheiras, e as ações são motivadas pela covardia, ódio, e desprezo, permeadas por um sentimento de perda de uma ideia doentia de "propriedade" sobre as mulheres. Infelizmente essa insensatez vem fazendo inúmeras vitimas nos últimos tempos”, pontuou.
Para Emília, o feminicídio representa a última etapa de uma violência que leva à morte, até chegar ao evento fatídico, as mulheres são vitimas de outros abusos físicos e psicológicos. “O homem parece querer ter o controle absoluto da vida e da morte, se expressa como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto. Faz-se necessário trazer o crime de feminicídio à luz, para que se possa erradicá-lo”, destacou.
Por fim, a parlamentar disse que espera a atuação efetiva e eficaz do Estado para prevenir que mais mulheres sejam assassinadas. É fundamental a punição rigorosa dos agressores como forma de resguardar os direitos humanos das mulheres. “Raras são as mulheres assassinadas sem que antes tivessem sofrido ameaças, perseguições, lesões corporais, assédio sexual, variados tipos de chantagens, entre outros tipos de violência”, finalizou.
Fábio cobra solução para acúmulo de carcaças de veículos na Euclides Figueiredo
O vereador Fábio Meireles (PP) chamou a atenção para os transtornos causados pelo elevado número de carcaças de carros velhos e pedaços de veículos espalhados pela Avenida Euclides Figueiredo, na zona Norte de Aracaju. Em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 5, o parlamentar destacou que o problema foi apresentado à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) há mais de um mês, no entanto, nenhuma medida corretiva foi adotada até o momento.
De acordo com Fábio Meireles, a situação incomoda os moradores da avenida porque gera dificuldades em transitar pelas calçadas, obrigando pedestres a cruzarem a avenida, dividindo espaço com o intenso fluxo de veículos. “As carcaças estão impregnadas desde a linha férrea até o entorno do Lamarão. É um descaso do Poder Público”, denunciou, lembrando que o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Santana, comprometeu-se a resolver a questão.
O parlamentar lamentou a demora de alguns órgãos municipais no encaminhamento das Indicações aprovadas pelo Legislativo, que segundo Fábio, refletem os anseios e necessidades do aracajuano. “Esse Parlamento está servindo, na verdade, apenas para fazer Indicações, mas alguns gestores não resolvem nada. Falar é bom, mas trazer a solução dos problemas é melhor ainda”, concluiu o vereador.
Lei que cria Dia Municipal do Agente de Trânsito, de autoria de Fábio, é sancionada
Já está em vigor em Aracaju a Lei Ordinária nº 4.924/2017, de autoria do vereador Fábio Meireles (PPS), que institui o Dia Municipal do Agente de Trânsito. A nova legislação, inserida no calendário oficial de eventos da cidade e que terá como data anual o dia 23 de maio, foi sancionada no último dia 1º de setembro, pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), e publicada no Diário Oficial do Município.
De acordo com o vereador, a nova Lei fortalece a categoria que, para ele, tem atuado com responsabilidade pelo desenvolvimento da mobilidade pública da capital. “É uma justiça que fazemos a esses trabalhadores que se expõem diariamente para cumprir a Lei, mas muitas vezes são mal interpretados”, justificou Fábio, ressaltando que a data escolhida considerou o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro.
Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran), Fábio Bulandeira, a instituição do marco comemorativo é uma grande conquista para os mais de 230 profissionais que atuam na capital. “Pela primeira vez, esses agentes terão um dia em sua homenagem, isso valoriza muito a categoria e faz com que ela seja lembrada pela população aracajuana. Isso não seria possível se não fosse uma ideia abraçada pelo vereador Fábio Meireles. A categoria é muito grata a ele por esse reconhecimento”, disse.
Valorização
Ainda conforme Meireles, seu próximo compromisso é fazer a interlocução com a gestão municipal para viabilizar a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria, a partir de uma reivindicação feita por representantes dos próprios agentes. “Esse Plano de Cargos vai estruturar a carreira dos agentes de mobilidade, incentivando-os à qualificação”, afirmou o vereador, acrescentando que já existe um parecer técnico sobre a proposta. A categoria luta por essa demanda desde 2004 e Fábio espera que o prefeito Edvaldo Nogueira seja sensível ao pleito.
“Hoje também é dia de lutar em defesa da Amazônia!” diz, Américo
Hoje, 5 de Setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, e o vereador Américo de Deus (Rede), se mostrou preocupado com a decisão do Governo Federal em suspender por 120 dias o decreto publicado no último 28 de agosto, que objetiva extinguir A Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados), que tem cerca de 47 mil quilômetros quadrados e está localizada em uma Região Amazônica entre o estado Pará e o Amapá. A Reserva foi criada em 1984 e abriga áreas de preservação ambiental, terras indígenas, além de comunidades tradicionais.
Segundo o vereador, este dia também é para lutar em defesa Amazônia: “Precisamos ficar vigilantes com a decisão do Governo Federal em suspender por 120 dias o decreto que extingue a Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados), uma vez que, essa pode ser apenas uma maneira de reduzir a pressão que essa deliberação provocou em todo o país, é necessário nos atentar, pois, segundo estudiosos, os resultados da mineração nessa área, seriam potencialmente devastadores para o ecossistema e as populações locais, causando um aumento grandioso do desmatamento, pressão sobre as áreas indígenas, além da grilagem de terras. Não podemos permitir o fim da Reserva ambiental em favor da exploração por empresas privadas de mineração”, ressaltou.
Bigode do Santa Maria agradece a Emurb pelas reivindicações atendidas
Durante o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, 6, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) agradeceu as pessoas e os órgãos públicos que sempre atendem as suas reivindicações em prol da população mais carente.
O parlamentar salientou que diversos bairros da Capital, já receberam os trabalhos de operação tapa-buracos e trocas de luminárias. “Em pouco tempo de trabalho, a Emurb vem mostrando comprometimento com a nossa Capital, pois já atendeu inúmeros serviços para melhorias dos bairros”, ressaltou.
Por fim, o vereador agradeceu o empenho da equipe do Prefeito Edvaldo Nogueira que vem atendendo as solicitações em conjunto com o mandato do vereador construindo uma Aracaju cada vez melhor.
Manuel Marcos crítica falta de segurança pública em Aracaju
Durante a 91ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta terça-feira, 6, o vereador Manuel Marcos (PSDB) lamentou que hospitais, igrejas ou postos de saúde precisem da presença de seguranças para funcionar por causa da violência.
O parlamentar afirmou que a Guarda Municipal de Aracaju tem exercido um importante papel na luta contra a insegurança, o que não é aceito pelo comando da PM. “Vivemos em uma insegurança na cidade. A GMA pode e deve dar apoio e nos trazer mais segurança, mas por causa de politicagem, não permitem e quem perde com isso é a população”, afirmou.
O parlamentar cobrou do secretário da Segurança Pública, ações concretas para diminuir a violência em todo o Estado. “Sei que não é culpa do secretário, mas está na hora de agir com rigor para impedir que os bandidos continuem tomando conta da cidade”, pediu.
Américo de Deus lamenta a falta de estrutura física no Coqueiral
O vereador Américo de Deus (Rede) utilizou o Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira, 6, para lamentar a falta de estrutura física da unidade de saúde para atender a população no bairro Coqueiral.
De acordo com parlamentar, a superlotação do posto potencializa situações de insalubridade, favorecendo a propagação de doenças transmissíveis. “Prédios com estruturas danificadas, falta de médicos, orçamento limitado e cobertura insuficiente. Esse é o quadro da rede municipal da localidade”, afirmou.
Por fim, Américo comentou que, além da falta de estrutura nas unidades, Aracaju vivencia um grave problema com a falta de profissionais para atenderem nos postos da rede de atenção básica. “Aracaju está com uma carência de médicos. Falta profissionais apenas na zona Norte. Cada médico atende vinte pacientes”, relatou.
"A opinião de Rogério foi equivocada, arrogante, desagregadora e inoportuna", lamenta Bittencourt
"É preciso ser cego do coração ou não querer enxergar a participação do prefeito Edvaldo Nogueira na campanha. Ouvir de Rogério que o prefeito não participou e não votou nele é um equívoco. Edvaldo reuniu mais de 3 mil pessoas no Iate, no Emes e articulou diversas reuniões para falar de Rogério, Jackson, Haddad e Belivaldo. Edvaldo durante o dia toma conta da gestão pública, que é obrigação dele e foi eleito para isso, e à noite, durante a campanha, estava em todos os lugares pedindo voto. O próprio Rogério estava presente na maioria deles", afirmou Bittencourt, que é presidente do PcdoB em Sergipe. "Edvaldo ajudou muito mais a Rogério que Rogério o ajudou quando foi candidato a prefeito de Aracaju", complementou.
Na opinião de Bittencourt, o comentário de Rogério Carvalho deselegante e antirrepublicano. "A opinião de Rogério foi equivocada, arrogante, desagregadora e inoportuna. Além disso, o meu amigo Márcio Macedo afirmou a possibilidade de ter uma candidatura do PT para a prefeitura de Aracaju. Todos os partidos da base têm legitimidade para ter um candidato, mas acho estranho alguém que chegou na administração e ajudou a eleger Edvaldo venha dizer que já tem um candidato. Antecipar o jogo eleitoral de 2020 e 2022 é um erro. Ao afirmar isso, seria de bom tom dizer que deixará a administração para concorrer", pontuou.
Na visão de Bittencourt, o momento é de somar forças e energias para ajudar a Belivaldo a fortalecer o estado de Sergipe. "Somos um grupo. Alguém que foi eleito senador tem que ser magnânimo no momento da vitória. É na vitória que nos revelamos. Nesse momento, Rogério precisa reunir as pessoas e dizer que é preciso construir consensos e tornar o grupo unido. Não dar cotovelada em todos a partir da sua avaliação e dizer que os outros estão errados, cobrando posturas que às vezes eles não tem. Essa conversa do final da eleição de 2018 pensando nas campanhas de 2020 e 2022 é um desserviço de quem só quer olhar para seu umbigo como o centro da política. É o momento de arregaçar as mangas e trabalhar pelos sergipanos. Tenho certeza que Rogério cumprirá o seu mandato no Senado com muita determinação e comprometimento em prol do povo de Sergipe", reforçou.