Notícias
TV Câmara lança o programa Observatório do Jornalismo
Emília volta a criticar o abandono da Orlinha do Bairro Industrial
Thiaguinho discute parceria público-privada com Edvaldo Nogueira
Pensando no bem estar da população, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve com o prefeito Edvaldo Nogueira nesta sexta-feira, 19, discutindo vários assuntos de interesse dos aracajuanos, entre eles uma proposta de gerenciamento adequado das sobras do coco. Com a segunda maior produção do país, Sergipe é um dos estados que mais produz resíduos sólidos.
A ideia é formatar uma parceria público-privada visando a redução de custos para o município, além de gerar emprego e renda para o setor privado. O projeto já foi apresentado na Emsurb, e consiste no recolhimento e compactação do coco e dos resíduos sólidos. Sendo realizado de forma correta, além de colaborar com o meio ambiente, o descarte pode trazer benefícios econômicos para o município.
Thiaguinho também entregou ao prefeito um projeto de lei que propõe a oficialização dos bloquinhos de Carnaval do Inácio Barbosa no calendário de eventos da cidade. “Foi uma reunião muito positiva. Debatemos projetos importantes, como um estudo de viabilidade para recapeamento do kartódromo, que está inutilizado. Com a sua revitalização, eventos esportivos de nível nacional poderão ser realizados em Aracaju fomentando o turismo na capital”, avaliou
Ao final, Thiaguinho reforçou o pedido da comunidade do Loteamento Barroso que aguarda ansiosamente pelas obras de infraestrutura. O prefeito elogiou o vereador por estar sempre apresentando ideias que trazem benefícios para o município e confirmou que estará no loteamento na próxima segunda-feira, 22, para assinar ordem de serviço para obras de recapeamento e drenagem no local.
Vereadora Kitty Lima leva causa animal a Aquidabã
A convite de protetores independentes de animais em Aquidabã, a vereadora Kitty Lima (Rede) visitou o município para conscientizar a população quanto aos diversos assuntos relacionados a causa animal, em especial as políticas que visam o bem-estar e o combate aos maus-tratos contra esses seres.
A parlamentar aproveitou a grande audiência da Rádio Comunitária Aquidabã FM na cidade e, durante entrevista, levou informações sobre a causa animal à população. Ainda no município, Kitty se reuniu com a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Menezes, a quem pediu apoio às pautas relacionadas à causa animal na Casa Legislativa. “Ela se comprometeu em inserir alguns projetos na pauta para serem apreciados pelos vereadores após o fim do recesso parlamentar. Fiquei bastante entusiasmada por ver o engajamento da população e também pela abertura da Câmara daquele município em receber e analisar projetos voltados a está temática. Percebo que cada vez mais a população sergipana está se mostrando sensível à causa animal, isso mostra a nossa força e o quanto somos mais forte s se nos unirmos”, comemorou Kitty.
Para Bittencourt, Edvaldo Nogueira valoriza o servidor municipal pagando o salário em dia
O vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), comemora – mais uma vez – o pagamento em dia do salário dos servidores da Prefeitura. Nesta terça-feira, 30, todos os servidores efetivos, comissionados, estagiários, aposentados e pensionistas estarão com seus ordenados em conta. De acordo com o parlamentar, mesmo com todas as dificuldades financeiras, a Administração vem honrando o compromisso com aqueles que, no dia a dia, ajudam a cuidar da população de Aracaju.
“Os servidores e os aposentados são prioridades no governo de Edvaldo Nogueira. Esse é o resultado de todo o esforço de uma gestão organizada e bem planejada. Nos últimos 12 meses, a Prefeitura honrou 15 folhas de pagamento e, agora, pagará o salário de janeiro antes do último dia útil, dentro do mês”, destaca Bittencourt.
De acordo com o vereador, o pagamento do salário em dia favorece a motivação do servidor e movimenta a economia da cidade. “Assim que recebe o salário, o servidor paga suas contas, compra itens que precisa, investe no que acha ideal. Recursos são injetados na economia do município, movimentando significativamente o comércio, favorecendo o desenvolvimento da cidade. É obrigação de qualquer administração pública municipal dar prioridade ao servidor”, salientou.
Bittencourt parabeniza todos os esforços da equipe das Secretarias de Planejamento e de Finanças que, ao longo do ano de 2017, equilibraram as contas da Prefeitura em período de crise, sempre colocando o servidor em primeiro lugar. “Pagar o servidor é bom para toda a população. O funcionário público fica mais motivado para oferecer o melhor serviço para a cidade. Os servidores são peças fundamentais para avançarmos no processo de reconstrução da nossa capital. Parabenizo Edvaldo Nogueira e sua equipe pelo esforço, cuidado e compromisso com todas as questões do servidor público de Aracaju”, pontua.
Thiaguinho quer redutor de velocidade e sinalização na avenida Heráclito Rollemberg
Buscando atender os pedidos da comunidade do bairro Farolândia, o vice-líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Thiaguinho Batalha (PMB), protocolou na segunda-feira, 29, uma indicação propondo a instalação de redutor de velocidade e sinalização horizontal na avenida Heráclito Rollemberg.
A indicação tem como finalidade evitar a ocorrência de acidentes. Segundo dados estatísticos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no ano de 2015 a avenida Heráclito Rollemberg foi a segunda grande via com o maior número de acidentes, com 202 ocorrências, seguida pela avenida Beira-Mar que ocupou a terceira posição, com 163. A avenida Tancredo Neves foi a primeira do ranking com um total de 368 acidentes.
Preocupado com a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam a via, o vereador procurou tomar as devidas providências. “Os moradores da região estão incomodados com a alta velocidade dos veículos que trafegam neste local. Mesmo com a fiscalização eletrônica, muitos acidentes têm ocorrido. Com o redutor, os condutores serão obrigados a diminuir a velocidade e com isso facilitará uma travessia segura para os pedestres”, pontuou.
Seu Marcos pede a implantação dos Correios e serviços bancários no Bugio
Blocos de Carnaval do Médici e Zona de Expansão ganham o apoio do vereador Dr. Gonzaga
O Carnaval é a festa mais esperada pela maioria do povo brasileiro. E há poucos dias da folia, os tradicionais bloquinhos carnavalescos já começam a se organizar por toda a cidade, como é o caso do bloco “Tamo Junto”, idealizado e criado este ano por líderes comunitários do Povoado São José e Robalo, localizados na zona de expansão de Aracaju. Munidos de abadás e muita alegria, os moradores da região já estão preparando uma grande festa, com o apoio cultural do vereador Dr. Gonzaga (MDB).
O bloco “Tamo Junto” estreia na terça-feira de carnaval, 13, às 15 horas, e agitará as ruas da comunidade com um trio, música e muita animação. O projeto foi viabilizado por Dr. Gonzaga que se prontificou em atender os idealizadores e ajudá-los com o planejamento, execução e suporte e acompanhamento pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos e a Polícia Militar.
No Conjunto Médici, a grande atração é o tradicional bloco “Unidos pela Família”, que há cinco anos arrasta adultos, crianças e toda a família pelas ruas do Conjunto Médici, no bairro Luzia. O bloco foi idealizado pela Associação dos Moradores, tendo à frente p presidente Gladson Andrade, contando sempre com o apoio e a participação do vereador Dr. Gonzaga.
Para Dr. Gonzaga, é importante apoiar e preservar as tradições e o Carnaval é uma das marcas registradas do povo brasileiro. “Tenho forte envolvimento com as comunidades e sei do grande trabalho de grupos como esses que mantém nossa cultura viva, através das festividades carnavalescas”, comentou o vereador que ainda desejou um ótimo carnaval a todos.
Bloquinho em Ação terá Banana Nativa no Inácio Barbosa
O bairro mais charmoso de Aracaju, o Inácio Barbosa, será o palco de uma das mais animadas festas de Carnaval da capital. Serão quatro bloquinhos, puxados por minitrios, que irão percorrer as ruas do bairro no dia 3 de fevereiro, a partir das 15h.
A banda Banana Nativa vai puxar o Bloquinho em Ação, a novidade deste ano no Carnaval. A festa conta com o apoio do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), que viabilizou a logística dos órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para fechamento, sinalização e orientação de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar. “Os representantes de bares e restaurantes do Inácio nos procuraram para pedir um apoio para a realização da festa. Em parceria, criamos a Associação dos blocos do Inácio Barbosa (ABIB) e buscamos viabilizar a realização do Carnaval, porque entendemos que é uma tradição, por isso buscamos toda a documentação necessária, como alvarás, e fizemos contatos com os órgãos para o apoio logístico, a exemplo do Tenente-coronel Vivaldy Cabral, da Polícia Militar, que garantiu o patrulhamento da festa”, frisou Thiaguinho.
O parlamentar lembra que não haverá camisa específica para o Bloquinho em Ação, os foliões poderão se vestir com ou sem fantasia, o que vai prevalecer será a criatividade. “O bloquinho conta com o apoio de empresas da iniciativa privada, não há recursos públicos. A nossa única exigência é que as pessoas levem alegria e espírito de paz. A animação ficará por nossa conta”, disse.
Confira todas as atrações que farão parte do Carnaval do Inácio:
Blokinho do Inácio – Kinho Farreiro
Black Bloco – Banda de Percussão
Blocomeu? – Paulo Lobo e Banda
Bloquinho em Ação – Banana Nativa
Américo de Deus debate com lideranças a importância das obras do Canal Beira Mar, Aeroporto e Atalaia
Na noite de terça-feira, 30, o vereador Américo de Deus (Rede), participou de reunião com lideranças do Residencial Portal do Sul, com integrantes da diretoria do Conselho das Associações de Moradores dos Bairros Aeroporto e Zona de Expansão de Aracaju - Combaze, além do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD).
Na oportunidade foram discutidos os encaminhamentos sobre as obras do Canal Beira Mar, Aeroporto e Atalaia. Américo deixou a todos os presentes, cientes sobre suas ações referentes às obras, explicando sobre os Projetos de Indicações que protocolou na Câmara, os quais eram direcionados à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) relativos à questão.
Américo de Deus repassou as informações que recebeu do presidente Sérgio Ferrari em sua última visita a Emurb, de que a empresa Camel venceu a licitação para as obras do Canal Beira Mar, no valor de R$ 10.090.582,23 (Dez milhões, noventa mil, quinhentos e oitenta e dois reais e vinte e três centavos), já incluindo o valor da contrapartida da Prefeitura de Aracaju. Ainda de acordo com Ferrari, o contrato já foi assinado, restando apenas que seja finalizado o processo de indenização aos proprietários dos terrenos que serão afetados pelas obras.
Finalizando a reunião, foram decididos dois pontos principais. A primeira ação a ser tomada refere-se ao objetivo de pressionar a Prefeitura de Aracaju buscando tornar mais ágil o processo de indenização, discutindo o assunto em uma reunião com o prefeito sob a responsabilidade de agendamento do presidente da CMA. Já em outro momento será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju para discutir a importância, impactos, andamento e urgência da conclusão da obra.
Segundo o vereador Américo de Deus “Votei a favor do projeto de empréstimo que foi contratado pela Prefeitura de Aracaju no valor de R$ 100 milhões por entender que esta, assim como outras obras indispensáveis e urgentes para os bairros, também estavam inseridas. Portanto, estou assumindo o compromisso que fiz de acompanhar e fiscalizar o emprego do valor contratado na realização das obras para as quais este empréstimo estava orçado”, frisou o parlamentar.
Emília lembra que a Lei da Transparência inibe a corrupção
Segundo Emília, a Lei da Transparência determina que sejam disponibilizadas na internet, em tempo real, o detalhamento da execução orçamentária e financeiras das prefeituras, incluindo o nome das empresas e pessoas que receberam recursos dos municípios. “O cidadão tem todo o direito de saber como o dinheiro público vem sendo utilizado pelas prefeituras. A exigência do cumprimento da lei garante aos cidadãos o exercício eficiente da necessária fiscalização da aplicação do dinheiro dos nossos impostos caríssimos”, afirmou.
De acordo com Emília, o cidadão precisa ter acesso e controle sobre despesas e receitas da administração, porém, praticamente nenhuma prefeitura atende corretamente a lei, dificultando ilegalmente o exercício do direito de fiscalizar da população e dos órgãos de controle. “A sociedade precisa dessas informações para exercer o controle social. Sem elas, não há como o cidadão saber se os recursos públicos que chegam aos municípios estão sendo corretamente aplicados”, alertou.
Por fim, a parlamentar lamenta que em muitos municípios a cultura do sigilo ainda impere; são gestores que relutam em publicizar as informações de como o dinheiro público está sendo gerido. “As informações devem estar visíveis em locais de fácil acesso à população, como a entrada da sede da prefeitura ou locais de atendimento ao povo, independentemente da sua publicação na internet”, frisou.
Vereadores acompanham assinatura de convênio de R$ 140 milhões
A capital sergipana dá mais um passo para se tornar uma cidade moderna e inteligente nos moldes das principais metrópoles mundiais ao assinar convênio entre a Prefeitura de Aracaju (PMA) e o Ministério das Cidades para a execução do Plano de Mobilidade Urbana na noite da última quinta-feira, 1º. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), compôs a mesa ao lado do governador Jackson Barreto (PMDB), do prefeito Edvado Nogueira (PCdoB), do deputado Federal André Moura (PSC), do ministro Alexandre Baldy e demais autoridades.
Também prestigiaram o ato os vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB), Professor Bittencourt (PCdoB), Dr. Gonzaga (PMDB), Jason Neto (PDT), Fábio Meireles (PPS), Seu Marcos (PHS), Isac Silveira (PCdoB), Vinicius Porto (DEM) e Zezinho do Bugio (PTB). Serão investidos no município R$ 140 milhões em quatro corredores de ônibus, reforma e construção de terminais de ônibus e implantação de semáforos inteligentes.
Demonstrando alegria e entusiasmo durante todo o evento, o presidente da CMA revelou que o convênio foi um presente antecipado pelo aniversário da cidade. “O Ministro das Cidades veio para a nossa cidade trazer um grande presente para toda a população aracajuana no valor de 140 milhões de reais para serem implantados para quem mais precisa que são os usuários dos transportes coletivos”, disse Nitinho.
Com um dia intenso de atividades em Aracaju, o ministro Alexandre Baldy elogiou a beleza da cidade e que os recursos serão destinados para beneficiar toda a população, de norte a sul. “Conheci o 17 de Março e o Coqueiral que são locais carentes que precisam da intervenção do Estado e de ações dos gestores públicos para fazerem diferença na vida das pessoas. Aqui estamos fazendo uma união de esforços entre a Prefeitura, que realiza os projetos, e o Governo Federal, que contribui com os recursos”.
Iniciando seu discurso com citações poéticas que revelaram seu sentimento de gratidão pelos recursos investidos na cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira foi enfático. “A expressão que casa bem com este momento é: Deus quer, o homem sonha e a obra nasce. Deus quis, porque sem ele nos não somos capaz de fazer nada; o homem sonha, porque este projeto nasceu quando era prefeito em 2012; E a obra nasce, graças ao empenho do deputado André Moura e do ministro Baldy que abriram a possibilidade de Aracaju flertar com o futuro”.
Revelando que estava realizado com a quantidade de recursos investidos na cidade e com a quantidade de projetos idealizados pela Prefeitura de Aracaju, o governador Jackson Barreto estava feliz com o compromisso social da administração da cidade. “Edvaldo Nogueira assumiu muitos compromissos em praça pública com o povo e hoje, graças à ajuda do deputado André Moura, vem cumprindo grande parte e o que me deixa feliz é que cerca de 90% é destinado para população de baixa renda”.
Frisando que vem criando um novo jeito de fazer política sem olhar partidos políticos e sempre pensando na população, o deputado federal André Moura citou que Sergipe foi o Estado que mais recebeu recursos federais no Brasil proporcionalmente. “Conseguimos liberar a mais de um bilhão de reais para Sergipe no último ano, somente neste mês de janeiro já foram mais de 220 milhões de reais e não vamos parar por ai. Na próxima semana iremos trazer mais noticias boas para a cidade”.
Os vereadores Jason Neto e Bigode do Santa Maria alinharam o discursos elogiando os recursos em prol da mobilidade urbana de Aracaju. “Serão construídos corredores de ônibus, instalação de semáforos inteligentes, construção de terminais e substituição de 80% dos pontos de ônibus”, destacou Jason.
O líder do prefeito da CMA, o vereador Professor Bittencourt, destacou os benefícios que Aracaju vem recebendo neste ano. “Esse inicio de ano esta dando continuidade a uma série de ações positivas. Somente este convênio trará 140 milhões de reais voltados para a mobilidade urbana de Aracaju beneficiando toda a cidade”.
O vereador Fábio Meireles demonstrou muita satisfação em ver um dos sonhos da população realizado com a assinatura deste convênio. O mesmo pensamento tem o vereador Seu Marcos, que destacou a reforma dos terminais de ônibus, a construção dos corredores, substituição dos abrigos e os semáforos inteligentes.
O vereador Dr. Gonzaga afirmou que Aracaju estava apedrejada com a falta de eficiência da última gestão e agora vem sendo recuperada com o trabalho de Edvaldo Nogueira. O vereador Zezinho do Bugio destacou a melhora na mobilidade urbana que beneficiará principalmente os usuários do transporte coletivo.
Emília diz que placas de ruas danificadas prejudicam a orientação dos munícipes
Américo de Deus reivindica melhorias no atendimento aos clientes da Deso
Na manhã da última quarta-feira, 31, o vereador Américo de Deus (Rede) se reuniu com o diretor comercial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Wanderlê Dias Correia, objetivando defender a população assistida pela empresa em relação aos procedimentos adotados no setor de atendimento ao cliente, realizados nos pontos SEAC.
De acordo com o vereador, atualmente é exigida fotocópia de documentos pessoais para qualquer tipo de atendimento ou pedido de informação. “Em pleno século XXI, uma exigência desse tipo é desnecessária e burocrática, pois, prejudica e traz insatisfação aos clientes que desejam solucionar os problemas com a empresa. Portanto, protocolei uma comunicação solicitando a retirada dessa exigência para facilitar a vida dos contribuintes, precisamos diminuir burocracias desnecessárias", afirmou Américo.
Na oportunidade, o vereador ratificou o seu compromisso e apoio contra a privatização da Deso e contribuição na luta pelo fortalecimento desse patrimônio público de riqueza imensurável, que é orgulho do povo Sergipano. Concluindo a reunião, os representantes da Deso informaram que irão rever os procedimentos de forma a facilitar os atendimentos.
Seu Marcos parabeniza convênio para a Mobilidade Urbana de Aracaju
Após convite do líder do governo no Congresso Nacional, André Moura, para recepcionar o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que veio a Aracaju na quinta-feira, 1º, para assinar o convênio dos recursos que visam a melhoria da mobilidade urbana da capital, o vereador Seu Marcos (PHS) parabenizou o empenho dos envolvidos para a concretização do projeto.
Emília cobra que o Procon oriente os consumidores durante o Carnaval
Saudoso Tuca arrecada mais de seis toneladas de alimentos
Sucesso absoluto. Essa é a melhor definição para destacar a 7ª edição do Bloco Saudoso Tuca, realizado no último domingo, 4, pelas principais ruas do Siqueira Campos, zona oeste da cidade. Aproximadamente, 3 mil foliões, colaboraram através da doação de donativos e se divertiram ao som da Banda Água de Cheiro fazendo jus ao tema do bloco, “Diversão e Solidariedade”.
Sem fins lucrativos, o tradicional desfile carnavalesco, que faz parte do calendário de comemorações oficiais do município, é uma forma de homenagem dos moradores da região e do vereador Anderson de Tuca (PRTB), ao seu pai Antônio Vieira da Silva Neto, “Tuca do Siqueira Campos”, morador ilustre do bairro que realizava trabalhos sociais. “O sentimento é de gratidão. Iniciamos os trabalhos bem antes do Carnaval. Não é, e nem tem sido fácil organizar um bloco dessa proporção. Nosso intuito, além da solidariedade, é proporcionar às famílias que saem de suas casas para nos prestigiar, reviver a magia e tranquilidade dos antigos carnavais de rua. A cada ano surgem mais obstáculos, hoje, por sinal, tivemos alguns contratempos, mas o brilho da nossa festa prevaleceu. Com a ajuda dos meus amigos, colaboradores, e, principalmente dos foliões, que confiam na credibilidade do evento, a 7ª edição do Saudoso Tuca já deixa saudades”, disse Anderson de Tuca, feliz com o número de arrecadação de alimentos.
Uma das caraterísticas do bloco é valorizar as músicas que fizeram sucesso nos antigos carnavais. Com um repertório contagiante, a banda Água de Cheiro que já é marca registrada do evento, embalou a multidão ao som de “Ô abre alas”, “Mamãe eu quero” e “Aurora”, umas das mais conhecidas marchinhas carnavalescas. “Estou emocionada! Que festa linda. Voltei, literalmente, aos anos 80. Participo todos os anos. Nessa festa me sinto jovem e relembro a época que brincávamos Carnaval com tranquilidade”, ressaltou Sônia Maria.
Luciana Silva, moradora do bairro América, certamente era uma das mais alegres do bloco, e fez questão de parabenizar os organizadores do evento por mais uma edição de sucesso. “O ano passado não pude vir. Mas este ano fiz questão de prestigiar o Saudoso Tuca. A gente se diverte e ainda ajuda quem precisa. Fico feliz em saber que os alimentos serão doados para quem tanto precisa. Realmente faz sentido o tema do boco. “Diversão e Solidariedade”, pontuou.
Por fim, Anderson de Tuca agradeceu aos foliões que permaneceram no local para prestigiar a festa, apesar de alguns transtornos ao longo do percurso. “Infelizmente, imprevistos acontecem. Logicamente, trabalhamos para que isso não aconteça, pelo contrário. Quero agradecer a cada folião que entendeu e permaneceu no local até o último instante. Fizemos o possível para dar continuidade ao bloco com a mesma essência e, no final deu certo. Graças a Deus”, concluiu.
Foliões elogiam estrutura do Carnaval do Inácio Barbosa
Alegria e agitação marcaram no sábado, 3, durante a comemoração do carnaval do bairro Inácio Barbosa. Este ano, a festa foi viabilizada pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB) que lançou o Bloquinho em Ação prezando pela valorização da cultura local, assim como a renovação da tradição dos carnavais de rua que tanto marcam a história da comunidade.
O Bloquinho em Ação teve início às 16 horas e de imediato era possível ver foliões de todas as idades brincando carnaval. A organização e a estrutura foram ovacionadas pela população, assim como o policiamento não ficou de fora dos elogios. Para a autônoma, Michelena Nascimento, que participou da festa com a sua filha de colo, a tranquilidade é um fator essencial para a popularidade da festa. "Eu sempre acompanho os carnavais e percebi que esse ano tem muito mais policiamento. É uma oportunidade muito boa para nós que moramos aqui na localidade, poder participar de uma festa tranquila, com segurança e conforto", avaliou.
Segundo a universitária Ananda Marieta, a segurança influencia bastante na hora de curtir o carnaval. "A questão de segurança é bastante importante. A gente percebe vários policiais, coisa que não vi em outros eventos que participei. Como moradora, eu acho a ação essencial porque às vezes a gente quer sair, mas não tem oportunidade, então, o carnaval é muito importante para a integração das pessoas, é onde a gente conhece pessoas novas, grupos distintos", disse.
O Bloquinho em Ação foi puxado pela banda Banana Nativa, que contagiou a multidão com bastante entusiasmo e energia positiva. O jornalista Daniel Resende elogiou a magnitude do evento e reconhece a importância do apoio ao entretenimento local. "É fantástico a gente observar vários botecos vendendo bastante e ambulantes que estão comercializando. A programação musical também está fantástica. Essa iniciativa do vereador contribui muito para a localidade. Aqui a gente vê que é uma atração cultural, um evento cultural que está enraizado já no bairro e é importante que mais pessoas públicas invistam dessa forma como o vereador", pontuou.
Para o casal de foliões Sulamita Chagas e Jackson Andrade, eventos deste porte e com tamanho período de atividade devem, sim, ter um maior envolvimento do poder público. "A atitude do vereador Thiaguinho de influenciar a cultura e tudo que venha no sentido de favorecer o comércio, o desenvolvimento e trazer frutos para a comunidade, é muito importante. Uma visão que eu acho que deve ser explorada", declarou Jackson.
Realização:
Após ouvir pedidos dos moradores e comerciantes locais, o vereador prontamente buscou atender as solicitações, colocando-se como interlocutor entre a população e o poder executivo, viabilizando a documentação necessária e intermediando a logística através do apoio de órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Polícia Militar e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Thiaguinho comemorou o sucesso da festa. “Acho que a maior alegria é ver o povo feliz. Poder ser um instrumento entre a população e os órgãos executivos municipais, e até do governo, como a Polícia Militar, para que uma cultura carnavalesca não morresse, é de suma importância para mim”, comentou.
O parlamentar lembrou da importância de se inserir a festa no calendário de eventos da cidade. “O carnaval não é do vereador Thiaguinho Batalha, é do bairro Inácio Barbosa. Então para manter a tradição, nós idealizamos um projeto de lei que estabelece que todo sábado antes do Carnaval nós teremos os bloquinhos do Inácio no calendário municipal de eventos de Aracaju”, concluiu.
Mutirão de Carnaval contra o Diabetes mobiliza comunidade do bairro América
A Praça Franklin Delano Roosevelt, no bairro América, recebeu o Mutirão de Carnaval contra o Diabetes no último fim de semana. Aproximadamente 300 pessoas contaram com serviços gratuitos como teste de glicemia, aferição da pressão arterial, dicas alimentação saudável com nutricionistas, consulta com o médico endocrinologista Raimundo Sotero e muito mais. O Mutirão de Carnaval contra o Diabetes foi uma organização do Centro de Diabetes de Sergipe, em parceria com o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito na Câmara de Municipal de Aracaju (CMA).
"Precisamos cada vez mais cuidar das pessoas. Fizemos a primeira edição do Mutirão em dezembro na Rua de São João e, agora, escolhemos a semana que inicia os festejos carnavalescos para trazer serviços de saúde a quem mais precisa no bairro América. Realizaremos essa ação em outros bairros e, também, no interior, sempre com essa parceria com o Centro de Diabetes de Sergipe", afirmou Bittencourt.
O parlamentar agradeceu toda a dedicação do médico Raimundo Sotero para a realização do Mutirão. "Ele é uma figura nacionalmente conhecida e um militante da prevenção do diabetes. As pessoas ficaram felizes e satisfeitas porque puderam conversar com ele e toda a equipe para receber orientações de como prevenir e, caso detectada, ter uma vida saudável", destacou.
Para Raimundo Sotero, eventos como esse são fundamentais para a detecção precoce da doença e a conscientização sobre prevenção. "A pessoa precisa se conscientizar que, a partir doa 40 anos, pode ter diabetes e não sentir. Aquilo que não se sente, não é cuidado. Às vezes, a pessoa só descobre a doença em uma campanha de detecção. É muito importante estarmos lado a lado com a comunidade. Estou muito feliz com essa parceria com Bittencourt e vamos levar mais ações para outras comunidades", afirmou o endocrinologista, ressaltando que "é preciso orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes para evitar as complicações crônicas”.
O líder comunitário Edson Xaropinho mobilizou os moradores do Bairro América e apoiou a iniciativa. "Vi a necessidade de trazer um evento desse porte para a comunidade e conversei com o vereador Bittencourt. Ele não mediu esforços e, sempre solícito, atendeu ao nosso pedido. Bittencourt é atuante e está sempre dialogando com a população para ajudar no que for preciso. Somos gratos a ele", pontuou Xaropinho.
O funcionário público Roberto Cardoso é morador do Bairro América e à 5h40 já fazia a caminhada na Praça Franklin Roosevelt esperando o Mutirão começar. "Fui o primeiro. Quando soube que teríamos esse evento na comunidade, fiz questão de participar. Sou pré-diabético e já estou cuidando para ter uma vida com mais saúde", afirmou.
Conhecida em todo o bairro América, dona Carminha do Conselho de Saúde marcou presença no Mutirão. Segundo ela, o evento foi oportuno. "Temos muitos idosos na comunidade e, por incrível que pareça, muitos jovens podem ter diabetes. É desde cedo que se trata. Agradeço ao vereador Bittencourt, ao Dr Sotero e a Xaropinho por toda atenção e carinho conosco", disse.
O aposentado Fernando Silva reside conjunto Padre Pedro e, ao ter conhecimento do Mutirão, foi até o bairro América para fazer os exames. "Não podemos perder as oportunidades. Cuidar da saúde sempre é importante", garantiu.
Morador do bairro América, o aposentado José Vieira aprovou o Mutirão. "Bittencourt está sempre conosco e trazer esses exames para a nossa praça foi uma ideia de mestre. Parabéns à todos. A equipe de enfermeiros nos tratou com todo carinho e atenção", disse.
Moradores de loteamento solicitam mediação de Jason Neto
Um grupo de moradores do Loteamento Morada das Oliveiras em São Cristóvão, comunidade que faz divisa com o Conjunto Santa Lúcia, na zona Sul de Aracaju, solicitou a mediação do vereador Jason Neto (PDT), junto a Emurb e a Emsurb, para resolver problemas da via de acesso à localidade.
O que preocupa a comunidade é a situação da Rua Coronel Sizinio da Rocha, e do canal ao lado desta via. Segundo relato dos moradores, e o vereador constatou a informação na visita, o canal está cheio de lixo, em período de fortes chuvas as águas transbordam, ocorrendo o alagamento da via que fica intransitável.
Parte da rua não tem drenagem e pavimentação, além disso, os moradores reclamam que as árvores que estão sem serviço de podagem, e que ficam às margens do canal criam um ambiente propício para violência.
No diálogo com lideranças da comunidade, Jason Neto se comprometeu em fazer a intermediação e fazer o necessário para que o pleito da comunidade seja atendido.
Resgatar o carnaval de rua é apoiar a cultura popular” , afirma Seu Marcos
O vereador Seu Marcos (PHS) passou o final de semana ao lado do líder do governo no Congresso Nacional, André Moura, e outras autoridades políticas, prestigiando os blocos de rua ‘Saudoso Tuca’ e ‘Mamãe Quero Beber’, nos bairros Siqueira Campos e Conjunto Bugio, respectivamente. O vereador também visitou a cidade de Laranjeiras para prestigiar e conhecer o ‘Bloco do Liso’. Além de participar da prévia carnavalesca no Inácio Barbosa.
Mais que um momento de descontração e de diversão, para Seu Marcos os bloquinhos de ruas, que nos últimos anos, têm ganhado força, não só nas ruas da capital, mas em todo o Estado de Sergipe, resgatam a identidade do nosso carnaval, valorizando a cultura popular sergipana. “Estou muito feliz com as pessoas brincando com tranquilidade a chegada do carnaval. As diversidades dos bloquinhos também precisam ser destacadas. Temos o carnaval solidário do ‘ Saudoso Tuca’, do meu amigo Anderson de Tuca, que arrecada alimentos em troca de Abadá. Já no Bugio, o Vereador Zezinho arrasta multidões com o ‘Mamãe Quero Beber’. São 12 anos fazendo a alegria da comunidade carente da Zona Norte”, esclareceu.
O parlamentar ressaltou também a união da população para deixar vivo o carnaval do Inácio Barbosa. “O carnaval de rua é a vontade do povo. O que aconteceu no Inácio é a prova de que a população quer e gosta de brincar o carnaval. Neste sentido, quero parabenizar o Vereador Thiaguinho Batalha, que organizou e mediou a prévia no bairro”, destacou.
Por último, Marcos agradeceu a calorosa receptividade durante os festejos. “Fomos recebido com muito carinho pelos foliões. Têm àqueles mais brincalhões que nos recebem com farinha de trigo e spray de espuma e tinta, mas tudo muito tranquilo e com respeito. Sem violência. Agradeço a todos pela atenção, não só aqui em Aracaju, mas também em Laranjeiras, a cidade na qual tive o prazer de ir conhecer o seu carnaval. Estão todos de parabéns. Tanto a organização, quanto a população”, comemorou.
Vereadores prestigiam ordens de serviço para obras no bairro Farolândia
Na manhã desta segunda-feira, 5, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), o vice-presidente Juvêncio Oliveira (DEM), e os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Jason Neto (PDT), Bigode do Santa Maria (MDB), Zezinho do Bugio (PTB), Fábio Meireles (PPS), Dr. Gonzaga (MDB) e Manuel Marcos (PSDB) prestigiaram a solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras de complementação do loteamento Barroso, no bairro Farolândia.
De acordo com o presidente Nitinho, os vereadores estão cumprindo seu dever como parlamentar em defesa da melhoria da população. “Quando aprovamos um projeto de empréstimo para beneficiar a população vejo que é um dever nosso contribuir seja da oposição ou situação. Quero também ressaltar o trabalho a Associação de Moradores do Barroso, com a ajuda e dedicação da presidente Adilma, que há muitos anos luta pelas melhorias desse bairro e eu junto com ela sempre abracei essa causa para melhorar a situação dessa comunidade. Hoje é um momento de alegria depois de tanta luta. Parabenizo a todos pela grande conquista para os moradores do Barroso”, disse.
Edvaldo Nogueira destacou a importância dos vereadores para viabilizar os recursos para a execução da obra. “Os vereadores são de extrema importância. Foram eles que aprovaram na Câmara o projeto que viabilizou o empréstimo de 100 milhões junto à Caixa Econômica e a maioria dos vereadores aprovou em menos de 24h o projeto. Se não fosse a parceria e a ajuda dos parlamentares esses serviços não seriam realizados. Então é uma união de esforços. Agradeço a todos que contribuem com a melhoria da cidade”, enfatizou.
Da mesma forma, ressaltou o líder do prefeito na CMA, Professor Bittencourt. “É uma população que sofria muito, a situação nesse loteamento está caótica, em tempo de chuva é muita lama e em tempos de verão muita poeira. Essa obra terá um papel social enorme. Enquanto vereador fico feliz com essa obra que será executada graças a aprovação por nós vereadores a partir de empréstimo junto à Caixa Econômica. Está de parabéns a comunidade do Barroso, o prefeito de Aracaju e os vereadores que viabilizaram empréstimo para a execução das obras”, ressaltou.
Juvêncio Oliveira falou da importância da obra para a comunidade. “Essa é uma ação conjunta da prefeitura com diversas pessoas e a Câmara vem fazendo um trabalho de apoio ao prefeito para melhorar a vida dos aracajuanos. Essa localidade tem uma série de dificuldades e falta de infraestrutura e esse é um sonho de muitos anos dessas pessoas”. E o vereador Jason Neto também parabenizou a prefeitura por assinar as ordens de serviço para melhorar a infraestrutura do loteamento.
Segundo Bigode do Santa Maria, essa comunidade precisa de um olhar especial. “Eu como vereador, desde o meu outro mandato, venho lutando para melhorias desse loteamento. Bati muito nessa tecla e ainda continuo batendo e é uma conquista saber que Edvaldo Nogueira está cumprindo seu papel de homem público melhorando essa comunidade”, afirmou.
“Quando votamos e aprovamos do empréstimo para o prefeito consegui esses recursos para fazer as obras que estavam paralisadas ou inacabadas nós fomos criticados. E hoje estamos tendo a prova de que esses recursos vão concluir obras impactantes e beneficiar muitos moradores. Esse é resultado de um conjunto de esforços para melhorar a qualidade de vida da capital”, destacou o vereador Fábio Meireles.
“Há muito tempo o povo do Barroso vem sofrendo e graças a Deus, ao prefeito, aos vereadores, ao deputado André Moura e a muitos políticos percebemos que Aracaju está crescendo e evoluindo”, falou Dr. Gonzaga. Já Zezinho do Bugio enfatizou as melhorias de infraestrutura que serão realizadas. “Esse recurso viabilizará a pavimentação e drenagem de dez ruas da comunidade. Sei que a população agradece pela grandiosa obra que será realizada pela prefeitura”.
A obra, que tem um investimento de R$ 2,9 milhões e prazo de execução de um ano, tem como objetivo a infraestrutura de terraplanagem, drenagem pluvial e auxiliar, sinalizações horizontais e verticais, placas para identificação dos logradouros e pavimentação asfáltica das ruas Tenente Aragão, Marculino M. Ramos, Joaquim Bezerra, João Matos de Carvalho, Antônio Barbosa de Araújo, ‘E' e ‘H', além das travessas das Acácias, Joaquim Bezerra e Paris.
Para o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, os moradores do Barroso já pedem há mais de 10 anos por essa infraestrutura. “É um pessoal que sofre muito em época de chuva, sem calçamentos nas ruas. Essa obra já foi iniciada e paralisada e agora é uma satisfação poder retomá-la em função desse empréstimo concedido pela Caixa. Vamos fazer o possível para concluir essa obra até o final desse ano”, finalizou.
Confira mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/cmaracaju/photos/?tab=album&album_id=1241443062655386
Zezinho do Bugio participa de mais um ano do Bloco Mamãe Quero Beber
Antes uma brincadeira entre amigos, atualmente um bloco que reúne cerca de cinco mil pessoas todos os anos no Bugio. Assim é o Mamãe Quero Beber que foi idealizado pelo vereador Zezinho do Bugio (PTB) há 12 anos e que teve mais uma edição no domingo, 4. Em 2018, a folia se transformou no Encontro Cultural de Ritmos e também abraçou a causa da Casa Bom Samaritano.
O bloco começou em 2006 com uma brincadeira entre amigos que se vestiam de mulher para comemorar o carnaval no Bugio. Mas, agora já faz parte do calendário cultural da cidade de Aracaju após uma indicação do vereador em 2017. Sempre apoiando uma causa nobre, o carnaval fora de época se uniu a Casa Bom Samaritano neste ano mobilizando os foliões nas trocas das camisas do bloco foram trocadas por quilos de alimentos que serão doados para os pacientes da Casa Bom Samaritano e famílias necessitadas da região.
Desde a manhã deste domingo, era possível ouvir música e perceber a animação do moradores que já amanheceram com as camisas do bloco. Antes da saída para o percurso, algumas bandas como Swingado, Rômulo Aquino, Balança Eu e Orquestra Vida Boa fizeram o som.
Durante as apresentações, os artistas agradeceram pela oportunidade. Rômulo Aquino, uma das atrações, é morador do bairro e destacou a importância de valorizar a cultura local. “Agradeço a Zezinho e toda organização pelo convite. Tantos ritmos e todos que representam o nosso bairro”, comentou.
Maria José Santana é moradora do bairro há mais de 30 anos e não perde a chance de aproveitar o pré-carnaval em casa. “No dia do bloco, recebo parentes de outros bairros para aproveitar e passamos o dia juntos. Nós esperamos sempre para trocar as camisas e curtimos perto de casa com tranquilidade”, relatou.
Zezinho fez questão de agradecer a toda comunidade pelo apoio ao bloco todos os anos. “Muito obrigada a todos que esperam e brincam no bloco todos os anos. É de extrema felicidade vivenciar mais um ano de Mamãe Quero Beber e perceber a sua importância para todos”, falou.
Antes do percurso tradicional, ele ressaltou ainda o objetivo da festa esse ano. “Nós abraçamos a causa da Casa Bom Samaritano que cuida dos pacientes soro positivos através de uma parceria com o Doutor Almir Santana que é um ícone. Decidi apoiar essa causa, após perceber o quanto eles são excluídos pela sociedade”, declarou.
Almir Santana, coordenador Estadual do Programa DST/Aids em Sergipe participou da festa. Desde o começo da parceria, ele fez questão de agradecer pela confiança no projeto. “Agradeço a Zezinho por buscar um projeto que precisa de ajuda. Além disso, bloco teve dois objetivos, já que também fez a parte da orientação e prevenção das doenças. Toda essa informação é fundamental”, disse.
Presenças
Vários amigos fizeram questão de comparecer no maior bloco da Zona Norte neste domingo. Entre eles, o líder do governo, o deputado André Moura (PSC) que foi acolhido pelos moradores e pode sentir o calor humano do Bugio. Para ele, foi uma honra assistir de perto uma festa tão organizada. “Zezinho representa bem o bairro e tem a missão de cuidar do Bugio. É muito bonito ver tudo isso, o bloco, o mela-mela e principalmente o carinho das pessoas. Fico muito feliz de participar desse momento com ele e todos os moradores”.
O vereador Antônio Bittencourt (PCdoB) fez questão de prestigiar e elogiar o amigo Zezinho. “Que festa bonita e organizada. Fiz questão de abraçar Zezinho hoje e parabenizar pelo bloco. Ele é um amigo e um líder legítimo do Bugio”, declarou.
Parlamentares como Isaac (PCdoB), Seu Marcos (PHS), Manoel Marcos (PSDB) e Palhaço Soneca (PPS) também marcaram presença. Além deles, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL).
Apoio
O bloco contou com o reforço da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), Guarda Municipal de Aracaju, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), além da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e Emsurb.
Políticos prestigiam o Bloquinho em Ação e destacam iniciativa de Thiaguinho
O Bloquinho em Ação, lançado no último sábado, 3, durante o Carnaval do Inácio Barbosa pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB), foi bastante prestigiado pela classe política do estado. Todos que acompanharam a festa foram unânimes em reconhecer o esforço do vereador para manter o Carnaval que já é uma marca da comunidade. A festa aqueceu a economia do bairro e manteve a tradição dos antigos carnavais de rua.
Surpreendido com a estrutura montada no Inácio Barbosa, o líder do governo no Congresso, deputado federal André Moura, destacou o papel decisivo de Thiaguinho para a realização do carnaval. “Esse ano a festa só foi possível graças ao trabalho incansável do vereador Thiaguinho, que tem feito um grande trabalho em todas as áreas em especial para fazer a alegria do povo aracajuano, ao resgatar a cultura e as tradições dos antigos carnavais, como estamos fazendo com esse aqui. Quero parabenizar o vereador pela sua determinação, mas acima de tudo, pelo mandato que ele vem exercendo por Aracaju e por todos os aracajuanos”, pontuou.
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale, destacou a importância do bairro para o carnaval e o esforço de Thiaguinho para manter a festa. “O Inácio Barbosa é um bairro que agrega umas melhores gastronomias do município de Aracaju. Ele vem crescendo a cada dia com grandes bares, restaurantes e não tenho dúvidas de que esse ano foi mais especial em virtude do empenho do vereador Thiaguinho Batalha que se dedicou bastante aqui nesse evento e criou também o bloquinho em ação. Gostaria de parabenizar o vereador e todos os blocos que participaram deste grande evento”, disse.
Além do presidente da CMA, outros vereadores também prestigiaram o Bloquinho em Ação. Seu Marcos, que se intitula ‘folião de carteirinha’, marcou presença e destacou a iniciativa de Thiaguinho. “Thiaguinho que tem feito um trabalho exemplar não só na câmara, mas fora dela também, e aqui está a prova, com o incentivo aos blocos carnavalescos e o carnaval de rua”, disse. “Sem dúvidas, o vereador Thiaguinho Batalha é um jovem vereador que vem fazendo muito pela cidade e não podia ficar de fora de um evento tão grande como esse que é o nosso carnaval, nossa cultura”, salientou Vinicius Porto.
A Assembleia Legislativa de Sergipe também marcou presença na festa através dos deputados estaduais Venâncio Fonseca, Gustinho Ribeiro e Capitão Samuel. Para Venâncio, o carnaval do Inácio representa os antigos carnavais e não poderia acabar. “Eu quero parabenizar o vereador Thiaguinho por essa participação ativa com o bloco, movimentando o carnaval de Aracaju, voltando aquele carnaval de antigamente de bairro, das bandinhas, dos blocos e Thiaguinho como representante da juventude está aqui participando ativamente. Quero aqui deixar um abraço e meu incentivo que ele continue trabalhando principalmente pelos jovens”, comentou.
“Essa festa é maravilhosa, ela já entrou no calendário cultural de Aracaju pela iniciativa do vereador Thiaguinho Batalha, que este ano deu um apoio fundamental para a consolidação desse evento, para o fortalecimento e eu estou aqui, apoiando, participando, me divertindo como todos os aracajuanos e sergipanos. Além disso, esse evento reforça a cultura do carnaval de rua que movimenta toda a nossa economia, Aracaju toda se envolve nesse evento maravilhoso e esse ano está mais bonito ainda com o apoio do vereador Thiaguinho, com o apoio do líder André Moura e todos que apoiam e ajudam esse evento”, frisou Gustinho.
Para Samuel, que acompanha desde o início a criação do carnaval do Inácio, manter a festa é acreditar na cultura e na alegria. “Quero parabenizar o vereador Thiaguinho, que é o grande incentivador dessa festa, e a Prefeitura de Aracaju, que ajudou com a parte de estrutura. Essa é uma festa de paz, diversão, muita tranquilidade e dá oportunidade aos jovens. Eu estou vendo muitas crianças aqui brincando e aos idosos vindo com a família brincar. O Inácio Barbosa é um bairro tranquilo e um carnaval feito com tranquilidade para que as pessoas se divirtam em paz, é assim que eu vejo o carnaval daqui”, afirmou.
O vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior, destacou o resgate do carnaval tradicional de Aracaju. “Esse é o verdadeiro carnaval de rua, o carnaval de bairros. Eu acho que a quantidade de gente presente aqui hoje já diz o que é o evento é um sucesso total e eu parabenizo o vereador Thiaguinho Batalha por estar incentivando e apoiando. Eu que fui Secretário de Turismo do Estado sei a importância de eventos como este para a economia, hoje mais de 52 setores da economia estão aqui sendo aquecidos”, informou.
Bittencourt participa da Festa do Senhor do Bonfim, em Malhador
O vereador e presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Professor Bittencourt, esteve domingo, 4, no povoado Saco Torto, município de Malhador, participando a Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim. Ele foi recepcionado pelo presidente do diretório Municipal do PCdoB, Odiler Resende e por membros do partido.
"Fiquei muito feliz com convite para participar da festividade religiosa. Toda vez que vou a Malhador sou muito bem acolhido por todos. Ao longo da tarde, conversei com os membros do partido, discutimos sobre as demandas do partido no município, revi amigos e fiz novos amigos. A celebração foi ministrada pelo padre Kleberton que, com suas palavras e profundo conhecimento religioso e social, nos emocionou", destacou Bittencourt.
O parlamentar foi recebido, também, pela prefeita de Malhador, Elayne Araújo, pelo vice-prefeito Paulinho, pelo engenheiro Floro Júnior, membros do PCdoB da região e lideranças como Maestro Ionas, Silvino e Wueudson Santos.
"Mesmo sendo uma festa do Padroeiro do povoado Saco Torto, toda a população católica de Malhador se reuniu. A presença de Bittencourt prestigiando nossa comunidade foi muito especial. Nos sentimos homenageados. Ele conversou com muitas pessoas e trocou ideias sobre o desenvolvimento do nosso Estado. Muito bom tê-lo conosco", afirmou Odiler Resende.
Kitty Lima discute cadastro social dos carroceiros com a vice-prefeita Eliane Aquino
A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve reunida com a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), para discutir assuntos relacionados ao impacto social oriundo do fim gradativo da circulação das carroças em Aracaju na vida das famílias que dependem financeiramente desta atividade. Em pauta estiveram o cadastro social dos carroceiros e o pedido desses trabalhadores para o pagamento de ‘bolsas de incentivo’ ao estudo, além da reabertura do Centro de Equoterapia, antiga demanda da parlamentar junto à vice-prefeita.
O encontro foi motivado após a vereadora, em diálogo com os carroceiros acerca do projeto do fim gradativo de veículos de tração animal em Aracaju, receber o pedido desses trabalhadores para que o projeto beneficie as famílias que dependem das carroças com ‘bolsas de incentivo’ ao estudo, com o objetivo de minimizar as perdas financeiras com o fim da atividade ao longo de seis anos, tempo estimado para que ocorra a extinção das carroças no município. “Fomos inicialmente levar à Eliane Aquino uma demanda dos próprios carroceiros que questionaram a possibilidade do município fornecer bolsas remuneradas ou cestas básicas como estímulo para que eles frequentem aulas de alfabetização, escolarização ou cursos técnicos profissionalizantes. Eliane descartou a oferta de bolsas devido o corte de verba federal que afeta diretamente o orçamento do município. Já em relação às cestas básicas, nos foi passado que as que já são fornecidas pela Semasc [Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania] são pagas com recursos próprios da prefeitura, e que será feita uma avaliação do pedido dos carroceiros”, conta KItty.
Durante o encontro ficou acertado ainda que durante os cadastros dos carroceiros, que serão feitos pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Semasc fará simultaneamente o cadastro social dos trabalhadores e de suas famílias. “A partir daí saberemos o número exato de carroceiros na cidade para que a gente possa debater lá na frente, junto com o pessoal da Assistência Social de Aracaju, o futuro dessas famílias, de forma a minimizar a desigualdade social e possibilitar melhores condições de vida”, explica Kitty.
Equoterapia
Kitty aproveitou a oportunidade para retomar o diálogo iniciado com Eliane Aquino no ano passado sobre a retomada da equoterapia como atividade terapêutica alternativa a ser fornecida pela Saúde do município. Segundo a vice-prefeita, até o momento, a oferta da equoterapia só será possível a partir de convênio com alguma ONG.
Como eu sei que essa atividade é extremamente importante para pessoas com deficiências física, mental e sensorial, conversei com o pessoal da APAE e soube que eles também têm muito interesse para a retomada da equoterapia, inclusive eles já estão dialogando com a Prefeitura de Aracaju e com o Governo do Estado para a oferta da atividade. Na próxima semana, estarei me reunindo com o presidente da APAE para afinarmos o diálogo e fortalecer esse pedido ao poder público”, adiantou a vereadora.
O objetivo da Kitty é utilizar os animais oriundos do processo do fim gradativo das carroças, além dos que já estão abrigados no curral municipal, como instrumento fundamental do tratamento. Apesar do foco ser a recuperação do paciente, o equoterapia contribui também para a saúde e socialização dos animais envolvidos no processo. “Existem animais saudáveis no curral aptos a serem utilizados nessa atividade. O remanejo deles contribui positivamente tanto para os praticantes da atividade, como também para os animais, pois há uma troca de energia e carinho muito grande e que beneficia todos os envolvidos”, explicou Kitty, ressaltando ainda outro benefício que a transferência desses animais trará.
“Esse remanejo acaba liberando novas vagas no curral para o acolhimento de outros animais abandonados no curral municipal ou em situações de maus-tratos. Isso só demonstra que temos todas as condições para colocar a equoterapia à disposição da população e, consequentemente, colher os inúmeros benefícios que teremos com essa reimplementação", pontuou a parlamentar.
Iran Barbosa participa de ato público ao lado de servidores estaduais
Na manhã da última segunda-feira, 5, o vereador e professor Iran Barbosa (PT) participou de um ato público unificado dos servidores públicos estaduais para protestar contra a política de desmonte do serviço público, adotada pelo governo Jackson Barreto.
Durante o evento, Iran parabenizou a iniciativa de organização da luta unificada dos diversos sindicatos do Serviço Público Estadual. “Esta iniciativa de tentar construir um reforço conjunto é fundamental, pois é um momento que exige muita ação diante da política de desmonte adotada pela Administração Estadual”, destacou o parlamentar.
“Estamos vivendo tempos extremamente difíceis para a classe trabalhadora, e os servidores públicos são alvos de medidas que têm como pano de fundo o desmonte do Estado brasileiro, com o objetivo de barrar o seu papel social e colocá-lo a serviço, exclusivamente, do grande capital internacional e das elites nacionais”, acrescentou.
O vereador destacou que é necessário reforçar o enfrentamento à política que têm sido adotada pelo governador Jackson Barreto. "Nós, servidores públicos, estamos sem reajuste desde 2012. Nós, professores, não temos o nosso direito ao reajuste do piso salarial na carreira respeitado há cinco anos. Além disso, transformaram os atrasos e parcelamentos dos salários em uma regra criminosa que tem atingido mais duramente os servidores aposentados, aqueles que contribuíram a vida inteira para manter o funcionamento da máquina pública em Sergipe. É um absurdo inaceitável”, disse.
Por fim, o parlamentar reforçou que a luta dos servidores é por respeito aos seus direitos, valorização profissional, qualidade social na oferta do serviço público e por transparência na administração da máquina pública estadual. “São direitos dos quais não vamos abrir mão. O discurso de falta de recurso não é justificável, pois os números contrariam essas falas. O que temos, na verdade, é uma política que está implementada no Estado, onde o servidor público é relegado à última pauta de importância das ações desse governo. Portanto, devemos dizer não aos atrasos e parcelamentos dos proventos dos servidores aposentados, lutar por valorização salarial dos servidores em geral e por transparência nas contas do Estado”, defendeu Iran Barbosa.
Iran Barbosa se reúne com Secretário de Meio Ambiente
Na última quinta-feira, 1°, o Vereador Iran Barbosa (PT) promoveu uma reunião com a participação do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Augusto César Viana, e representantes de comunidades aracajuanas para tratar de questões ambientais dos bairros Siqueira Campos, Atalaia e Santos Dumont.
Arborização para a Praça Dom José Thomaz
Segundo Iran, um dos pontos discutidos foi a política de arborização da cidade e do Bairro Siqueira Campos. “Os moradores expuseram ao Secretário o interesse de cooperar com a Administração Municipal nas ações voltadas para a arborização da Praça Dom José Thomaz. Inclusive, apresentaram um projeto que já vem sendo desenvolvido nessa linha, com a colaboração de moradores, jovens, estudantes e da Igreja”, disse.
Na oportunidade, os representantes do populoso bairro pediram orientação técnica e apoio logístico para darem continuidade ao projeto e melhorar a realidade daquela Praça que precisa de várias outras intervenções da Administração Municipal, que vêm sendo pleiteadas pelo Vereador Iran Barbosa desde a gestão passada.
O Secretário comprometeu-se a disponibilizar cachepots para proteger as árvores já plantadas, como também a fazer uma intervenção mais contundente na perspectiva de arborização da Praça, assim que chegar o período chuvoso, que é mais propício para esse tipo de ação.
Fiscalização para descarte de lixo na Atalaia
Ainda segundo o parlamentar, também foi assunto da reunião a solicitação para a fiscalização, por parte da SEMA, do descarte irregular de lixo doméstico e de restos de construção civil em áreas do bairro Atalaia. "O depoimento de Ivan Tchá, morador da região, que veio acompanhado de outros moradores, foi contundente e ilustra bem como ainda é muito comum, em nossa cidade, o descarte irregular de lixo e de restos de construção civil em terrenos públicos que não são murados ou protegidos pelo próprio Poder Público. A reivindicação é que haja fiscalização e desativação desses espaços que contribuem para agredir a imagem da cidade, sobretudo por ser a Atalaia uma área de grande fluxo de sergipanos e de turistas, já que é um cartão de visitas de Aracaju", explicou Iran.
O Secretário César Viana comprometeu-se em prestar maiores informações sobre a instalação de "ecopontos" na Atalaia para a partir disso desenvolver outras ações protetivas do meio ambiente e da saúde pública.
Intervenção Urbana no Santos Dumont
Outra pauta debatida na audiência foi a que trata dos desdobramentos do projeto de intervenção urbana em andamento no Bairro Santos Dumont, fruto de reivindicações da Comunidade Bom Pastor, dos moradores e do Pároco do Bairro, Padre Soares; e que teve a mediação do Vereador Iran Barbosa. "Essa é uma intervenção que, ainda na sua fase de execução, já demonstra a capacidade de articulação bem-sucedida da SEMA, na busca da solução dos problemas da cidade. Parabéns ao povo do Bairro Santos Dumont e ao Secretário do Meio Ambiente por estarem transformando uma lixeira irregular em um espaço de convivência social. Fico muito feliz de ter contribuído com essa iniciativa e aproveito para manifestar meus agradecimentos ao Secretário César Viana e à Administração Municipal por atenderem a essa expectativa da comunidade. Com pouco dinheiro, mas com criatividade e vontade política, ouvindo-se o povo, podemos avançar muito. A questão ambiental é um dos eixos focais de atuação do nosso mandato, por isso temos interesse em contribuir com todos esses debates", finalizou Iran Barbosa.
Zezinho acompanha início da reforma do PAC do Bugio
A terça-feira, 6, começou com satisfação para o vereador Zezinho do Bugio (PTB) que acompanhou o começo da reforma do Patrulha de Atendimento Comunitário (PAC) do Bugio. As mudanças vão começar após um pedido do parlamentar ao secretário de segurança pública, João Eloy.
Telhado com goteiras, banheiros sem condições de uso e até pintura desgastada. Essa é a atual situação do PAC, localizado na Praça Osvaldo Mendonça, também conhecido como Final de Linha. O ponto é local de apoio dos policiais militares que que são responsáveis pelo policiamento da região e está literalmente pedindo socorro sem ajustes há mais de cinco anos.
Desde o primeiro ano de trabalho, o vereador Zezinho tocou no assunto e buscou melhorias para o lugar. Para ele, é de extrema importância oferecer um suporte maior para a polícia no Bugio. “A nossa área precisa de um local melhor de apoio para os militares. Eles também precisam de atenção e estrutura”, comentou.
Ele fez questão de agradecer ao secretário pela agilidade no seu pedido. “Agradeço ao meu amigo pessoal João Eloy por me ouvir e providenciar uma melhor condição para esse PAC. Estou muito feliz com o começo de algo que antes parecia impossível e agora é realidade”, declarou.
Luiz Carden Medeiros, chefe do setor de serviços da SSP/SE, participou desse primeiro momento e explicou como serão feitas as alterações necessárias. “Cerca de cinco profissionais estarão envolvidos nesses dias na reforma entre pedreiro, carpinteiro e bombeiro hidráulico. Nós queremos fazer tudo o mais breve possível, mas a previsão é de 30 dias para a entrega”, contou.
Américo de Deus fiscaliza obra do Colégio JK
Com o objetivo de fiscalizar o andamento das obras de recuperação estrutural, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve na manhã da última terça-feira, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio.
O parlamentar já havia visitado a unidade de ensino anteriormente, e percebendo a necessidade de reparos na estrutura, protocolou ainda em 2017, Projetos de Indicação na Câmara Municipal de Aracaju que tratavam sobre o assunto, além disso, ratificou junto a Secretária Municipal de Educação, Cecília Leite, a urgência na reforma do colégio. No dia de ontem, em sua visita ao local, Américo constatou que os trabalhos estão acelerados e em breve a comunidade poderá desfrutar de um ambiente com condições estruturais satisfatórias. "Fico feliz em ver a mudança da escola, centenas de alunos serão beneficiados e irão ter uma escola com mais qualidade", comentou Américo.
Iran Barbosa participa de campanha contra a Reforma da Previdência
Na tarde da última terça-feira, 6, o vereador Iran Barbosa (PT) participou de uma campanha idealizada pelo mandato da Deputada Estadual Ana Lúcia, do PT, contra a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência e da Assistência.
Através de ações de panfletagens e diálogo direto com a população, a campanha tem como objetivo esclarecer o que a chamada "Reforma da Previdência" verdadeiramente significará para os direitos dos trabalhadores e do povo mais pobre do nosso país. “Ontem, no Centro da Capital, com material explicativo produzido pelo mandato da companheira Ana Lúcia, conversamos com a população e mostramos que o que está em jogo é um crime contra os direitos trabalhistas brasileiros, contra os direitos previdenciários do povo trabalhador e contra os benefícios sociais da população mais pobre”, explicou Iran Barbosa.
O parlamentar destacou que essa é uma medida totalmente impopular. “O Governo Federal não tem o apoio popular para fazer esse tipo de reforma. Dialogando com os trabalhadores, ficou constatado, mais uma vez, que a classe trabalhadora não apoia essa medida”, destacou.
Neste sentido, a deputada Ana Lúcia pontuou que “explicamos todas as perdas que a população vai ter com essa Reforma. Diante desse cenário, é preciso unidade de toda a classe trabalhadora”.
Iran Barbosa reforçou a importância da luta contra a Reforma da Previdência. “A população deve estar mobilizada e cobrar dos seus representantes políticos posição contrária à medida. Não à Reforma da Previdência”, conclamou o vereador.
Emília lembra que fiscalizar as obras públicas é um exercício de cidadania
A vereadora Emília Corrêa (PEN) lembra que é um exercício de cidadania a fiscalização das obras públicas. Por meio de dispositivos legais de acesso à informação, o aracajuano precisa ficar vigilante acerca das ações da administração municipal.
De acordo com Emília, a fiscalização dos processos licitatórios, de contratações em geral e execução de obras pelo Executivo, deve ser uma atividade diária do cidadão aracajuano em benefícios da sociedade.“As pessoas estão encantadas com a grande quantidade de Ordens de Serviço, autorizando a recuperação da malha viária e obras em vários pontos da cidade, no entanto é preciso observar como estão sendo aplicados esses recursos em um ano eleitoral”, pontuou.
Segundo Emília, praticamente toda semana a gestão municipal anuncia obras e serviços; seja de pavimentação, drenagem ou infraestrutura, esquecendo que existem ruas com mais de 30 anos sem nenhuma melhoria.“No Loteamento Barroso, por exemplo, existem ruas como a 32 anos sem nenhuma melhoria em infraestrutura. E entra Prefeito, sai Prefeito, e os moradores do local ficam na promessa. O benefício chega para alguns, enquanto outros, nada. É preciso transparência e respeito com os moradores da comunidade”, ressaltou.
Por fim, espera que as pessoas fiquem atentas a execução das obras, prazos e as empresas que estarão trabalhando nos serviços, cabendo a gestão colaborar ou facilitar o acesso as informações. “Não se pode admitir que o dinheiro público seja usado sem transparência e comprometimento. A administração pública precisa facilitar as informações para que o cidadão exerça seu direito de cidadania”, finalizou.
Kitty vai a Boquim apurar denúncia de maus-tratos contra animais
Após receber denúncias de maus-tratos de protetores animais de Boquim contra uma ONG mantida pela prefeitura, a vereadora Kitty Lima (Rede) esteve no município para verificar in loco a veracidade das queixas da população. A parlamentar se reuniu com gestores da prefeitura e cobrou explicações sobre o caso.
As denúncias levadas à vereadora apontavam que os animais não estavam recebendo o tratamento adequado no espaço, fato que causou indignação aos moradores da cidade e também da parlamentar.“Algumas pessoas me disseram que os animais dessa ONG que é mantida pela prefeitura de Boquim não estavam sendo alimentados adequadamente e nem tinham água à disposição. Em conversa com o vice-prefeito Chicão, ele reconheceu que o município não está dando a devida assistência ao espaço, mas garantiu que a prefeitura, a partir de agora, irá se empenhar em reforçar a atenção ao local e aos animais ali acolhidos”, explicou Kitty.
A parlamentar solicitou ainda ao vice-prefeito a criação de um posto de saúde animal para atendimento gratuito no município.“Ele recebeu muito bem a proposta, se comprometeu em analisar a viabilidade dessa iniciativa e ficou de me dar um retorno o mais breve possível”, lembrou.
Kitty também esteve reunida com a secretária da Saúde de Boquim, Ana Cruz de Andrade, a quem pediu atenção maior da prefeitura à ONG para a correta assistência aos animais que estão sob responsabilidade de Executivo municipal e evitar assim novas denúncias da população, que está vigilante no combate aos maus-tratos. “Solicitei que o espaço fosse melhor estruturado e que a própria prefeitura realizasse um trabalho de conscientização na cidade no combate aos maus-tratos contra os animais”, disse Kitty, que sugeriu a gestora a realização de campanhas de castração gratuita aos animais. “Ela ficou de verificar a possibilidade de realização de campanhas de castração a partir do orçamento do município. Deixamos com ela uma cópia do projeto sobre o assunto, que terá sua viabilidade analisada. Estarei cobrando um posicionamento concreto acerca da demanda que levei aos gestores públicos de Boquim sobre a causa animal, e torcendo para que ela seja prontamente atendida”, torce Kitty.
Parceria entre Bittencourt e Coletivo Mude ofertará cursos aos estudantes sergipanos
Bloquinho homenageia Dr. Gonzaga e agita a comunidade do Médici
As ruas de Aracaju já estão tomadas pelo espírito carnavalesco desde o início de fevereiro. E, no último final de semana, vários bloquinhos animaram algumas regiões da cidade, fazendo a festa dos foliões ansiosos pela chegada do Carnaval. E esse foi o caso da comunidade do conjunto Médici, no bairro Luzia, que colocou na rua o “Bloco Unidos pela Família”, que também ficou conhecido por “Bloquinho Dr. Gonzaga”, uma homenagem prestada ao vereador que ofereceu apoio cultural e logístico para a realização do evento.
No domingo, as ruas do Médici foram tomadas por cerca de mil foliões, segundo a organização do bloquinho. Eles desfilaram alegria e descontração atrás do trio elétrico que ficou sob o comando da banda Art Mania. O intuito da festa foi ser um momento para que as famílias pudessem compartilhar juntos a festa carnavalesca, com descontração e segurança.
Klecius Rodrigues foi um dos foliões que disse ter se surpreendido com a organização do evento. “É muito satisfatório ver que em meio ao caos político em que vivemos, ver nosso representante fazer uma festa voltada exclusivamente para a diversão do povo. O que vi foram famílias inteiras, adultos e crianças brincando, com segurança e felizes. Parabéns, Dr. Gonzaga!”, comentou.
A segurança da festa também foi lembrada pela foliã Cristielle Regina Santos, que afirmou ter sido um dos bloquinhos mais animados que já viu. “O Bloquinho Dr. Gonzaga roubou a festa, numa boa comunhão entre familiares e amigos e fantasias divertidas. O som maravilhoso da banda Art Mania contagiou todos ao seu redor e foi só alegria”, destacou.
Após o sucesso do bloquinho, Dr. Gonzaga agradeceu aos foliões que compareceram e, ainda, parabenizou os organizadores. “Foi uma grande festa, muita bonita e animada, que acolheu pessoas de todas as idades e ainda uniu famílias em torno da folia. O trabalho valeu a pena, foi um grande sucesso”, comemorou o vereador.
Seu Marcos recebe Prêmio Vip de Educação Superior
Em reconhecimento aos serviços prestados e sua atuação no Parlamento Municipal em 2017, o Prêmio Vip de Educação Superior, Personalidades e Empresas mais lembradas de Sergipe premiou na noite de ontem,7, na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), o vereador Seu Marcos (PHS).
Lisonjeado com a ecolha para ser um dos homenageados, Seu Marcos, que estava acompanhado de amigos e familiares, após receber o certificado falou da realidade do mandato e da gratidão em ser lembrado pelo trabalho que realiza há anos em Aracaju, em especial, na Zona Norte da cidade. “Fiquei muito feliz em receber um prêmio tão importante como este. Ser vereador num momento tão difícil da nossa política, não é uma das tarefas das mais fáceis, mas tenho encontrado algumas alternativas e me esforçado cada dia mais para ajudar as comunidades carentes de Aracaju. Receber hoje, na Fanese, este título, é a confirmação que eu estou no caminho certo”, destacou.
Sobre a importância da agremiação, Seu Marcos enfatizou: “ Educação. Este é o caminho. O Prêmio Vip de Educação Superior está em sua 14° edição, têm uma trajetória sólida de respeito com seus homenageados. É uma honra e estou muito contente, principalmente por acreditar que a educação é a única ferramenta capaz de mudar realidades, transformar vida. Feliz pelo prêmio. Feliz em saber que tenho realizado o meu papel enquanto político e também como cidadão. Agradeço a toda a organização e as pessoas que lembraram de mim para ser um dos agraciados”, finalizou.
Paraciclista Ulisses Freitas faz visita ao vereador Lucas Aribé e pede apoio do Poder Público
O paraciclista sergipano, Ulisses Freitas, tetracampeão brasileiro, tricampeão do Brasil, pentacampeão sergipano e Membro da Comissão Nacional de Atletas visitou o gabinete do vereador Lucas Aribé (PSB), na manhã de quarta-feira, 7, para um bate-papo e para pedir o apoio do Poder Público e de empresas privadas para continuar participando de competições no decorrer do ano.
Segundo Ulisses, ele precisa muito do incentivo da Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado porque nas competições que participa leva o nome de Sergipe e faz isso com orgulho. “Necessito de apoio financeiro para o custeio de passagens para as competições nacionais e internacionais, compra de suplementos por conta de alimentação adequada e ajuda de custo para manutenção dos pneus da bike a cada dois meses”, explica o paraciclista.
Com 38 anos, Ulisses comenta que seu treino é muito puxado e que se dedica de segunda a segunda para estar preparado. “Acordo todos os dias às 4h da manhã e sigo com minha bike para as rodovias do Estado e treino de quatro a cinco horas por dia porque a minha meta é representar o Brasil no ParaPan-Americanos ano que vem em Lima, no Peru. Além disso, a minha alimentação é regrada e ainda vou a academia para mais treinamento. Minha vida é de dedicação completa ao esporte e faço com muito amor”, afirma Ulisses.
O vereador Lucas Aribé ficou muito comovido com a história de vida do paraciclista e garante que juntos possam conseguir mais apoio para o atleta. “Comprometi-me a ajudá-lo no que for necessário para que busquemos apoio junto ao Poder Público e a empresas privadas para incentivarem esse esportista sergipano que se supera a cada competição e que traz medalhas para nosso Estado”, enaltece Lucas.
O esportista tem uma página online onde pede arrecadações da população e quem puder contribuir com alguma quantia para ajudá-lo basta acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sonhando-com-ulisses?utm_campaign=whatsapp&utm_content=244910&utm_medium=website&utm_source=social-share
Thiaguinho é convidado para a abertura do Carnaval de Salvador
O presidente da Comissão dos Festejos Juninos e Eventos Populares de Aracaju, vereador Thiaguinho Batalha (PMB), foi convidado para participar nesta quinta-feira, 8, às 17h, da abertura da maior festa popular do país, o carnaval de Salvador. O convite partiu do vereador Duda Sanches (DEM), vice-líder do prefeito ACM Neto.
Thiaguinho recebeu o convite com muita alegria e entendeu ser uma excelente oportunidade para prestigiar a festa de grande porte que é resultado do trabalho de uma comissão de festejos culturais .“Foi com muita honra que nós recebemos esse convite do vereador Duda Sanches, a quem agradeço pela lembrança. Com certeza nos incentivará a continuar com a realização dos trabalhos na Comissão de Eventos Populares de Aracaju, porque podemos comprovar que este trabalho, quando bem feito, apresenta ótimos resultados”, disse.
A festa que reúne milhares de pessoas e turistas de várias partes do país e também estrangeiros, deve injetar na economia de Salvador cerca de R$ 1,7 bilhões. Somente no setor hoteleiro, a expectativa é de 200 mil empregos temporários. “Nós temos o Forró Caju que é a nossa maior festa e que movimenta diversos setores da economia no período junino. Desta experiência, pretendemos levar boas ideias que ajudem na realização das nossas festas populares”, destacou.
Américo de Deus é homenageado pelo Prêmio Vip de Educação Superior
O vereador Américo de Deus (Rede) foi agraciado pelo Prêmio Vip de Educação Superior. Esta é a segunda vez que o parlamentar aracajuano é indicado nas pesquisas de opinião pública para receber a homenagem. O prêmio é promovido pelo Jornal Coerente, em parceria com a Revista Educação Superior Nordeste. Esta 14ª edição homenageou pessoas e empresas que se destacam no cenário sergipano da educação.
Para o organizador do evento, Américo de Deus tem realizado um trabalho focado em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos aracajuanos. Américo luta por melhorias na infraestrutura, saneamento básico adequado, além de ter uma grande preocupação com a saúde e o bem estar da população, defende os direitos sociais e batalha a frente do poder público por dias melhores aos mais necessitados.
“Agradeço a minha família, ao partido Rede Sustentabilidade, aos amigos baneseanos e a todos que de alguma forma contribuíram nessa caminhada, sou grato por essa homenagem. No primeiro ano de mandato parlamentar protocolamos 1.235 proposituras, estive presente em todas as sessões plenárias, tive 100% de participação, além de nunca ter declinado em utilizar a tribuna. Essa é a nossa responsabilidade com o povo de Aracaju, fazer política com dignidade", afirma Américo.
Iran Barbosa participa de Carnaval de luta junto com trabalhadores
Com o tema “Na luta contra o golpe e a Reforma da Previdência”, o bloco Siri Na Lata, da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) desfilou pelas ruas do Centro da cidade para reforçar as pautas de interesse da classe trabalhadora, na manhã de quinta-feira, 8.
Acompanhando os trabalhadores e a população que se somou ao bloco, o vereador Iran Barbosa (PT) participou do cortejo, como faz todos os anos.
O parlamentar parabenizou a CUT, os sindicatos e todos os trabalhadores que foram às ruas da Capital e destacou que este foi mais um carnaval de resistência e de luta organizado pelos trabalhadores que enfrentam no cotidiano o cenário de golpe que se instalou em nosso país. “O Siri na Lata é um espaço importante para ecoar as pautas da classe trabalhadora. Neste ano, reforçamos que não apoiamos e estaremos mobilizados contra a Reforma da Previdência e denunciamos o golpe à democracia em andamento no nosso país. Além disso, o bloco de luta da CUT foi um importante espaço para denunciarmos o desrespeito do governo Jackson Barreto aos direitos dos Servidores Públicos, pois atrasa e parcela salários e agride os aposentados com sua política de exclusão", afirmou Iran Barbosa.
Escola do Legislativo inicia reuniões de Comissões de Trabalho
A Escola do Legislativo Profª. Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizou no dia 5, a primeira reunião da Comissão de Trabalho de Implementação do Curso de Especialização “Pós-Graduação latu sensu em Gestão Pública”. E na manhã desta sexta-feira, 9, a Escola também deu início a primeira reunião da Comissão de Trabalho de Mediação de Conflitos.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Mariana Amaral, as reuniões acontecem quinzenalmente para cada comissão. “O objetivo da comissão é viabilizar a Implementação do Curso de Especialização na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju, a partir do ano de 2019. É um projeto que ainda estamos iniciando e debatendo a melhor forma de ser implantado”, explicou.
Com relação a outra comissão, o grupo de trabalho se reúne com o objetivo de viabilizar a implementação do Centro de Mediação de Conflitos da Escola do Legislativo. “Este Centro institui a Câmara de Conciliação e Mediação de Conflitos, conforme o Projeto de Lei nº 323/2017 da Câmara Municipal de Aracaju. Será mais um novo projeto que a Câmara de Aracaju está estudando para implementar em breve”, afirmou Mariana Amaral.
Lucas Aribé cobra relatórios de coleta, tratamento e destinação do lixo
O vereador Lucas Aribé (PSB) protocolou na manhã de sexta-feira, 9, um requerimento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para que a Prefeitura encaminhe aos parlamentares o relatório trimestral da coleta, tratamento e destinação final do lixo da cidade. O envio do relatório é uma exigência da Lei nº 3.332, de 30 de dezembro de 2005. Segundo Aribé, pelo menos desde 2013, ano em que ele tomou posse pela primeira vez como vereador, o poder executivo jamais cumpriu a legislação. “Este relatório é essencial para que os parlamentares possam acompanhar as informações e fundamentar as decisões tomadas pelo Executivo no que concerne à esta pasta, a exemplo da licitação do lixo e da assinatura de contratos emergenciais. Também serve para que se possa avaliar a execução dos serviços prestados. Enviá-lo é uma questão de transparência”, afirma Lucas.
De acordo com a lei municipal, o Poder Executivo precisa enviar aos vereadores em exercício, a cada três meses, a quantidade de lixo coletado; discriminação do lixo de acordo com sua origem; locais de destinação de cada lixo; custo da Prefeitura de Aracaju pela coleta, tratamento e destinação; locais e processos de tratamento e destinação final, inclusive dos resíduos incinerados.
O requerimento de Lucas Aribé é uma resposta ao pedido do servidor público Lázaro Sandro de Jesus, 30 anos, um dos fundadores do Movimento Aracaju Lixo Zero, iniciativa da sociedade civil que busca engajar pessoas voluntárias e instituições para o descarte adequado dos resíduos, promovendo práticas de redução, reutilização e reciclagem dos materiais.
Silêncio na Emsurb
Lázaro já protocolou três solicitações junto ao poder público, todas com base na Lei Federal nº 12.527/2011, de Acesso à Informação. Sem sucesso. Nos dias 27 e 28 de dezembro, sob os protocolos de números 14055 e 14073, respectivamente, requereu todos os contratos, inclusive aditivos, entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos e a Torre, Cavo e Estre Ambiental, nos anos de 2013 a 2017. Solicitou, ainda, informações sobre caixas coletoras, pontos de entrega voluntária da coleta seletiva e focos de disposição irregular de resíduos sólidos. As duas solicitações constam como recebidas pela Emsurb no dia 3 de janeiro, mas, até hoje, o cidadão não recebeu, sequer, uma justificativa pelo não envio das informações.
A terceira solicitação foi recebida pela Ouvidoria Geral do Município no dia 5 de fevereiro, sob o protocolo de número 14524. Desta vez, Lázaro requereu informações sobre a atuação da Comissão de Trabalho para Elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, definida no Decreto Municipal 5.583, de 3 de novembro de 2017. Espera um retorno até hoje. “Pela legislação, o poder público tem 20 dias para se manifestar, nem que seja solicitando uma prorrogação do prazo para envio das respostas. Mas nem isso é feito”, reclama o representante do Movimento Lixo Zero.
Sem uma resposta da Prefeitura, Lázaro decidiu então solicitar os relatórios a Lucas Aribé e outros dois vereadores, desta vez, com base na Lei Municipal 3.332/2015. “De posse desses dados, teremos a real situação do município quanto ao custo do serviço e a forma como está sendo realizado. Assim podemos fiscalizar nas ruas se o poder público está cumprindo o que o contrato prevê. A sociedade deve fazer a sua parte e estamos fazendo a nossa, cobrando”, afirma.
Kitty Lima cobra funcionamento da Patrulha Maria da Penha
As políticas de combate à violência contra a mulher têm sido pauta recorrente da vereadora Kitty Lima (Rede). Esta semana, a parlamentar esteve reunida com o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), Luís Fernando Silveira de Almeida, e com o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fernando Lucas Alves Mendonça, para tratar o funcionamento da Patrulha Maria da Penha, criada no ano passado pelo ‘Programa Justiça para as Mulheres: punição para os agressores’. O encontro solicitado pela parlamentar faz parte da demanda do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, ao qual Kitty Lima integra.
O objetivo desse grupo de trabalho é garantir maior segurança e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, e assegurar assim a integridade física e psicológica delas por meio de visitas rotineiras com o objetivo de saber se o agressor está descumprindo as medidas protetivas. Como resultado dessas rondas, os guardas confeccionam um relatório que é encaminhado à Justiça, que irá avaliar as medidas a serem adotadas.
O serviço será disponibilizado à vítima a partir da análise dos casos pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), e não de forma acessível diretamente pela população. “É uma patrulha que visa dar maior proteção às mulheres que já foram agredidas fisicamente ou psicologicamente, denunciaram seus agressores e que agora estão sendo acompanhadas pela Justiça. Infelizmente todos nós sabemos que existem casos onde mesmo após a denúncia das vítimas, os agressores voltam a violenta-las, e com a atuação desse grupo de trabalho, a gente espera que o reforço policial possa coibir essa prática”, explicou Kitty.
A previsão é que o serviço seja colocado em prática, simbolicamente, no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, e a formação das turmas já foram iniciadas para o desenvolvimento do trabalho. “Não poderia haver uma data melhor para iniciarmos esse trabalho. Será uma grande contribuição para essas mulheres que infelizmente sofrem demais com esses abusos, aliás não apenas elas, como também a família e todos que estão próximos”, comemorou a vereadora.
Patrulha ambiental
Outra demanda apresentada pela vereadora foi a criação da patrulha ambiental dentro da própria GMA. Na ocasião, o secretário justificou a dificuldade para a formação desse grupo de trabalho devido o baixo efetivo, sem previsão para novas contratações devido a escassez de recursos do município. “Apesar da dificuldade apontada por Luíz Fenando, ele revelou já existir uma parceria entre a Guarda Municipal e as secretarias da prefeitura, a exemplo da Sema [Secretaria Municipal de Meio Ambiente], para atuação em casos de denúncia de maus-tratos contra animais, onde uma equipe da guarda acompanha os funcionários da Sema na averiguação dos fatos, desde que a presença dos guardas seja solicitada previamente”, pontuou Kitty.
Emília garante manter o trabalho ético e respeitoso na Casa Legislativa
Bittencourt afirma que a Guarda Municipal de Aracaju faz a diferença para a população
O vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito na Câmara, faz uma avaliação positiva da atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) ao longo de 2017. Ele destaca que o grupamento vem realizando um trabalho de patrulhamento, ronda e apreensões com resultados satisfatórios, sempre buscando a capacitação para prestar melhor serviço à população da capital. “A Guarda Municipal nos dá muito orgulho. É uma instituição que tem um papel importante no desenvolvimento da nossa cidade. Parabenizo os nossos guardiões pela dedicação em cuidar de cada aracajuano. Agradeço ao sub-inspetor Fernando Mendonça, diretor da GMA, pelo compromisso de toda a equipe”, destaca Bittencourt.
No resumo operacional de 2017, a Guarda Municipal de Aracaju recebeu 12.247 ligações, registrou 4.860 ocorrências, 255 flagrantes, 337 apreensões, 8160 abordagens, 75 celulares recuperados, 28 armas de fogo apreendidas, 369 armas brancas apreendidas, 31 veículos recuperados, 1258 unidades de drogas apreendidas. Atualmente, quando o cidadão solicita a presença de uma viatura, o tempo resposta tem média de 9 minutos, segundo informações da GMA. “É possível ver a presença das equipes nos terminais, fazendo a ronda nas ruas, nos pontos de ônibus. Os profissionais não medem esforços para atender bem a população. Esses dados são importantes e nos mostram que há eficiência de gestão e forte presença nas comunidades da nossa capital”, pontua o vereador.
Outro destaque da atuação da GMA é a redução do número de assaltos a ônibus. De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), publicados pela Prefeitura de Aracaju, em dezembro de 2017 foram registradas 35 ocorrências. Comparado ao mesmo período de 2016, quando houve 107 ocorrências, houve uma redução de 67,29%. Em todo o ano de 2017, houve uma redução de 39,13%, se comparado ao ano de 2016. “A soma dos esforços entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, Setransp, Sintra e SMTT faz a diferença nas medidas de reforço da segurança. A Guarda Municipal possui a operação Terminal Seguro, que mantém as equipes de prontidão fazendo toda a vigilância dos terminais da capital. Diariamente, a GMA coloca 30 guardiões para a segurança nos seis terminais, realizando rondas ostensivas e no atendimento à população”, enaltece Bittencourt.
De acordo com o sub-inspetor Fernando Mendonça, diretor da GMA, os aracajuanos contribuem de forma significativa nos trabalhos da corporação. "As pessoas podem ligar para disque denúncia 153 ou através do WhatsApp pelo número 98166-7790. Já conseguimos fazer apreensões de armas em ônibus porque um cidadão entrou em contato, enviou a foto e fomos até o local", disse o diretor.
Carnaval
De 09 a 13 de fevereiro, a Guarda Municipal estará em atuação com policiamento reforçado nos seis terminais de integração de Aracaju. Durante o Carnaval, aproximadamente 200 profissionais garantirão a segurança dos foliões no deslocamento pelas festas na capital. "Intensificaremos o patrulhamento também nas áreas dos mercados e manteremos viaturas fixas e de moto circulando. Sabemos que haverá grande fluxo de pessoas usando o transporte público, e essa é uma época que é preciso uma atenção especial", afirma sub-inspetor Fernando Mendonça.
Kitty Lima leva empoderamento feminino às ruas com a campanha “Não É Não”
O Carnaval acabou e muita gente aproveitou os dias de festa para cair na folia em Aracaju. Visando conscientizar a população contra os crimes moral e sexual cometidos, principalmente, contra as mulheres, a vereadora Kitty Lima (Rede) foi às ruas com a campanha ‘Não É Não’, com o objetivo de combater estes tipos de abusos que traumatizam e criam profundas cicatrizes nas vítimas.
Durante os dias de festa do Rasgadinho, a vereadora realizou uma ação no coração da festa, na avenida Barão de Maruim, onde distribuiu informativo sobre a campanha e aproveitou a oportunidade para conversar com aos participantes da festa sobre o respeito à mulher. “O objetivo dessa campanha é mostrar que nós mulheres podemos brincar o carnaval nas ruas, blocos e festas, em casa ou no trabalho, sem sermos assediadas. A minha dança ou a roupa que uso não dá o direito de homem nenhum se achar no direito de algo sobre mim. Se eu digo não, é não. Queremos provocar o empoderamento feminino e conscientizar as pessoas ao respeito”, pontuou Kitty.
A parlamentar disse ainda que “os homens precisam entender que quando a mulher diz não a ele é não e pronto. Não tem porque insistir ou fazer algo à força, isso já pode ser considerado abuso e ele pode ter que responder criminalmente por isso. A mulher faz o que quer, quando quer e com quem ela quer, e os homens precisam respeitar essas decisões”.
Ao lado do líder estadual do Partido Rede, Dr. Emerson, Kitty conversou com foliões sobre o assédio e o respeito à vontade individual de cada um. “Expliquei as mulheres, principalmente as mais jovens, que nós não precisamos nos sujeitar a uma situação a qual não queremos, e muito menos ser forçada a nada. Falei ainda sobre como denunciar os casos de violência e a quem elas podem recorrer para buscar ajuda. Espero que minhas palavras tenham sido um instrumento de mudança no comportamento de homens e mulheres, e que eles possam a partir de agora rever suas atitudes, sejam no respeito a elas ou na imposição da vontade delas”, torce a vereadora.
Criado por Dr. Gonzaga, bloquinho do Povoado São José foi um sucesso
O carnaval chegou ao fim, depois de dias intensos de festejos por todo o país. Blocos tradicionais ganharam as ruas de Aracaju, mas outros estrearam este ano. Foi o caso do bloquinho “Tamo Junto”, que debutou na terça-feira de Carnaval, 13, e animou a comunidade do Povoado São José, na Zona de Expansão da capital. A festa foi uma iniciativa do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) e de seu assessor parlamentar, Carlos Henrique, que prestou apoio cultural e logístico para a realização do evento.
A folia começou por volta das 15 horas e arrastou uma grande quantidade de foliões, ao som de fanfarras e marchinhas tradicionais puxadas pela banda Beijos e Flores. A exemplo do Bloquinho do Gonzaga, do Médici, a ideia da festa foi ser um momento para que as famílias pudessem compartilhar juntos. E os foliões de todas as idades que compareceram mostraram que foi um sucesso.
Um dos foliões mais animados, o vereador Dr. Gonzaga afirmou ter ficado muito contente com o resultado dos esforços para tornar o bloquinho uma realidade e já espera ansioso pela próxima edição. “Pela alegria e animação dos participantes, tenho certeza de que este bloquinho estreante veio para ficar e que, no próximo ano, estaremos muito mais organizados e fortes. Tamo Junto!”, finalizou o parlamentar.
Emília destaca a importância do acompanhamento dos trabalhos na Câmara
“A Casa está aberta para todos aracajuanos e os vereadores ficam satisfeitos com a supervisão dos cidadãos quando do acompanhamento das sessões”.
É dessa forma que a vereadora Emília Corrêa (PEN) destaca a importância dos aracajuanos na fiscalização dos trabalhos na Câmara Municipal. “A Casa de Leis busca a modernização e está cada vez mais acessível à população que pode acompanhar as sessões presencialmente ou através dos meios de comunicação”, completou a parlamentar.
Na visão de Emília, cabe a câmara estimular, constantemente, uma compreensão das atividades parlamentares e a dinâmica que abrange o complexo andamento do processo legislativo. “É preciso conscientização, por parte da população aracajuana, em especial no que tange a fiscalização e controle do Poder Executivo”, ressaltou.
A parlamentar é enfática em dizer que não existem fórmulas mágicas para aumentar o interesse dos aracajuanos e aracajuanas nos assuntos do parlamento municipal, mas sugere a criação de canais de inclusão na política. “Não resta dúvida que o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele. Por isso a importância em observar os trabalhos. A Câmara tem a obrigação legal de ser um espaço democrático para a plena participação da sociedade”, finalizou.
Nitinho fala da expectativa dos trabalhos legislativos em 2018
Na próxima terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) iniciará as atividades parlamentares do ano 2018 com a expectativa de votação de muitos projetos relevantes para a sociedade, entre eles, entrarão em pauta para apreciação dos 24 vereadores o novo Regimento Interno da Casa.
O presidente da CMA, Nitinho (PSD), declarou que continuará tocando os trabalhos da Casa Legislativa com a transparência e no mesmo pique do ano passado. “Sabemos que este é um ano de eleição, que poderá dar uma queda nos trabalhos, mais a força de vontade de transformar a cidade para melhor, continua a mesma. As Sessões Ordinárias acontecerão normalmente nos mesmos dias de costume”.
Regimento interno
O Regimento Interno é uma norma interna que disciplina as atribuições dos órgãos da Câmara Municipal, contemplando suas funções legislativas, fiscalizadoras e administrativas. A norma em vigor é da década de 70 onde prevaleciam princípios ditatoriais, período que o Brasil era governador pelos Militares. “O novo Regimento trará mais modernidade e dinâmica para as ações dos vereadores e será votado nas primeiras Sessões de 2018”, disse Nitinho.
Vereadores prestigiam entrega de equipamentos do Projeto "Praia para Todos"
Na manhã de sábado, 17, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e os vereadores Lucas Aribé (PSB), Dr. Gonzaga (MDB) e Professor Bittencourt (PCdoB) prestigiaram a solenidade de lançamento e entrega de equipamentos adaptados do Projeto "Praia para Todos", que é o maior projeto de acessibilidade na praia para crianças e adolescentes com deficiência. O evento foi realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), com a parceria do Projeto Estrelas do Mar, do Ministério Público Estadual, Governo do Estado, universidades e Conselhos das Pessoas com Deficiências.
De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, a entrega desses materiais tem um significado especial para os deficientes. "É um projeto muito importante em prol dos deficientes físicos, que muitas vezes são excluídos da sociedade. Esse é um sábado de lazer, um momento marcante para essas pessoas. Parabenizo a todos que se empenharam em defesa de uma categoria tão necessitada de apoio e inclusão. Estão de parabéns o prefeito Edvaldo Nogueira, o Governo do Estado, o Projeto Estrelas do Mar, o Ministério Público e todos os parceiros que estão trazendo alegria e dignidade para essas pessoas", enfatizou.
Durante a solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira, destacou a sua alegria em proporcionar esse momento para os deficientes e agradeceu a parceria e a presença de todos. "Para alguns esse momento pode não ter muita importância, mas para essas pessoas que terão a oportunidade de usufrurir da praia esse momento é um sonho realizado, para acabar principalmente com as barreiras que o deficientes têm de praticar esportes. A prefeitura tem o objetivo de ser cada vez mais uma cidade inteligente, criativa e humana e hoje esse evento mostra que a cidade está sendo mais humana. Neste primeiro momento, entregamos 50 camisas com proteção ultravioleta, 30 pranchas de body board, 15 delas adaptadas para pessoas com deficiência e 10 cadeiras de rodas anfíbias, especialmente fabricadas para o deslocamento na areia da praia e para o banho de mar assistido", explicou o prefeito.
O líder do prefeito na CMA, Professor Bittencourt, ressaltou que a inclusão social é uma forma de cidadania. "O poder público está cumprindo seu papel com essa ação para os deficientes. Estão todos de parabéns com essa iniciativa que melhorará a vida social e o bem-estar de muitos deficientes", disse.
"Essa iniciativa já era esperada pela comunidade e pelas pessoas com deficiência, que já frequentam esse espaço com o trabalho belíssimo que já é realizado pelo Estrelas do Mar, e agora está sendo ampliado de forma digna, permitindo que essas crianças e esses jovens tenham muito mais conforto na utilização desses equipamentos", afirmou o vereador Lucas Aribé.
"Mais uma vez o nosso prefeito está de parabéns proporcionando esse momento da entrega desses materiais. Tenho certeza que esse projeto vai melhorar ainda mais a vida dos deficientes", frisou o vereador Dr. Gonzaga.
Sobre o Projeto
O Projeto Praia para Todos irá propiciar atividades esportivas e recreativas para jovens com deficiência, especialmente cadeirantes, que realizarão atividades na praia da Aruana todos os sábados, acompanhados por profissionais e monitores capacitados. De acordo com o secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo Filho, o projeto Praia para Todos faz parte do planejamento estratégico da prefeitura. "Essa é uma das nossas prioridades, trazer inclusão social, através de vivências na praia, levando atividades recreativas, práticas esportivas e o banho de mar assistido. Esse projeto vem com a somação de esforços de diversos parceiros. O Projeto Estrelas do Mar é um desses parceiros, que já tem um trabalho respeitado há alguns anos aqui nessa área".
O projeto Estrelas do Mar é conduzido pelo professor Byron Virgílio dos Santos Silva, que muito emocionado agradeceu a parceria de todos para que esse momento se tornasse real. "A luta por esses equipamentos já é antiga, foram três anos de luta para chegarmos até aqui. Para que o Estado e o Município cumprissem seu papel constitucional de promover a Lei de Inclusão, relacionado a acessibilidade nas praias", enfatizou.
Para o deficiente e integrante do projeto Estrelas do Mar, Filipe Monte, esse momento é de muita alegria. "Faço parte dos Estrelas do Mar desde que começou. Eu quero um dia ser surfista, eu gosto muito do Estrelas do Mar e agora o projeto ficará melhor", finalizou.
Lucas Aribé visita Hospital de Olhos De Sergipe
Referência na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, o vereador Lucas Aribé (PSB) fez uma visita técnica ao Hospital de Olhos de Sergipe para verificar questões de acessibilidade. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira, 15, a convite da direção do HOS.
“Nosso objetivo é trazer mais acessibilidade aos nossos pacientes, garantir a autonomia deles no momento em que vêm para uma consulta ou buscam algum outro serviço, já que temos um número significativo de pacientes com baixa visão”, afirma Carla Rego, gerente de Marketing do Hospital de Olhos de Sergipe.
Lucas verificou questões arquitetônicas, de comunicação e a atitude dos profissionais no atendimento aos pacientes com deficiência. Elogiou os banheiros – todos acessíveis – e sugeriu melhorias como nivelamento de calçada; piso e mapa táteis; braile nas portas; piso de alerta antes e depois de rampas; presença de intérprete de Libras, destinação de mais vagas exclusivas no estacionamento, entre outras.
Aribé também sugeriu a criação de um aplicativo que permita às pessoas com deficiência identificarem os diversos espaços do HOS por meio de geolocalização. As observações feitas pelo vereador serão incluídas em um relatório que embasará as obras de reestruturação do prédio do hospital, com foco na garantia da acessibilidade.
“Apesar de ser uma obrigação para toda e qualquer instituição, a acessibilidade não é preocupação para grande parte dos estabelecimentos públicos e particulares. Quando uma empresa tão importante como o Hospital de Olhos de Sergipe, que lida diariamente com a saúde das pessoas, se pré-dispõe a investir e busca ouvir pessoas com deficiência a respeito das necessidades de adaptação, a atitude passa a servir de exemplo e de alento para nós, que lutamos por uma cidade sem barreiras”, elogia Aribé.
Lucas Aribé chama atenção para estrutura precária da Orla Pôr do Sol
Inaugurada em 12 de novembro de 2010 como um dos mais belos espaços públicos da cidade de Aracaju, a Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro, continua atraindo visitantes graças à exuberância da natureza, mistura perfeita de rio, mar e mangue. Até aí, tudo é lindo, mas a estrutura construída para receber sergipanos e turistas confortavelmente, resultado de um vultoso investimento de mais de R$ 5,4 milhões – com recursos federais –, está decadente, abandonada.
São 600 metros de um calçadão esburacado e inseguro, com trechos intransitáveis; madeiras soltas no piso, no guarda-corpo e pregos enferrujados produzem riscos iminentes. No cais, erguido para que embarcações maiores recebessem passageiros, uma solitária placa, pendurada a grosso modo, avisa: “Perigo. Interditado”. Não era para menos. A estrutura aparenta estar a um passo do desabamento.
“A Orla Pôr do Sol é um belo espaço de Aracaju, muito frequentado, mas que no momento requer um tratamento urgente do poder público. Não podemos deixar que um ambiente tão bonito como este continue assim, porque aqui representa um patrimônio do povo. Serei vigilante e cobrarei dos órgãos responsáveis que cumpram o seu papel, para que a situação não se agrave ainda mais”, afirma o vereador Lucas Aribé (PSB), que pretende protocolar indicações para que os problemas sejam resolvidos.
“Sou nativo da região e o que vejo é a orla à mercê, entregue às baratas. Um idoso ou uma criança pode tentar se apoiar nos troncos soltos da mureta e cair. O cais está ruindo, já cedeu no meio, não tem praticamente mais nada dos blocos e as ferragens estão corroídas e à mostra. Desde que foi construído, esse lugar nunca passou por uma reforma. Fizeram e pronto, deixaram aí, esqueceram”, reclama o marinheiro Afonso Pereira dos Santos, 24 anos.
Algumas tentativas de reparos já foram feitas pelos pescadores e moradores da região, como paliativo, mas as histórias de acidentes são comuns. “Uma vez uma mulher pisou e a tábua solta bateu no rosto. Outra senhora estava caminhando no calçadão, o piso cedeu e o pé dela entrou, quase entortou o tornozelo”, relembra Afonso.
De passeio em Aracaju com a família, o paulista Rodrigo Alves Dantas, 33, executivo da Serasa, lamenta as condições da Orla Pôr do Sol. “A cidade tem uma receptividade muito boa, mas uma estrutura assim deixa a desejar. Eu, que tenho filha pequena, acho até perigoso. Ela pode cair num buraco desses e se machucar, e aí, além do sofrimento, o prejuízo fica para mim e não para a prefeitura”, critica.
Outros problemas
A situação da orla inspira cuidados em todos os aspectos. Postes parecem estar despencando; há fiação exposta; não existem banheiros públicos – somente nos restaurantes –; o lixo toma conta da vegetação e corre para o rio, principalmente em dias de chuva. “Aí é importante também fazer um apelo para que a população se conscientize e não descarte a sujeira no meio ambiente. O serviço de limpeza é de responsabilidade da prefeitura, mas é preciso que os cidadãos façam a sua parte e zelem por este espaço que é de todos nós”, comenta Lucas Aribé.
Segundo a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, a estrutura de madeira do calçadão precisa de uma manutenção permanente. A Emurb fez um levantamento do que é necessário para recuperar toda a extensão da orla e já dialoga com a Secretaria de Estado do Turismo, para que as obras sejam realizadas por meio dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Setur está realizando licitação para viabilizar o projeto. De acordo com a assessoria do órgão estadual, todo o processo deve ser concluído nos próximos 30 dias e a previsão é de que os serviços sejam iniciados nos próximos dois meses.
Vereadores comemoram convênio entre PMA e Tribunal de Justiça
Com o intuito de preparar a Capital sergipana para o futuro através do uso da tecnologia, o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) assinaram nesta segunda-feira, 19, um convênio para que o executivo utilize a rede de fibra ótica do judiciário favorecendo a população. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), prestigiou a solenidade ao lado dos vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB), Dr. Gonzaga (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Professor Bittencourt (PCdoB) e Zezinho do Bugio (PTB).
O termo de cooperação entre os Poderes executivo municipal e Judiciário será voltado para aperfeiçoar o processamento de dados da Prefeitura melhorando os serviços prestados para a população de uma forma geral, já que a fibra ótica irá contribuir para a integração das informações nas áreas da saúde, educação e segurança pública, principalmente no monitoramento das câmeras de segurança e no trânsito.
Destacando o pioneirismo do Tribunal de Justiça sergipano no uso de fibra ótica no Brasil, o presidente do órgão, desembargador Cezário Siqueira, demonstrou sua satisfação em contribuir para o crescimento da cidade. “Começamos nos investimentos na área da tecnologia da informação na década de 80 e até hoje estamos avançando atingindo 100% em virtualização dos processos iniciados. Em termos de fibra ótica abrangemos quase toda Grande Aracaju aumentando a velocidade na transmissão de dados”.
O prefeito Edvado Nogueira agradeceu o gesto do Tribunal de Justiça em ceder à rede de fibra ótica para que a Prefeitura de Aracaju pudesse melhorar a transmissão de dados e proporcionar uma melhor qualidade de vida. “Aparentemente parece ser um gesto pequeno, mas trará um avanço muito grande para a cidade porque sem a tecnologia da informação não temos como pensar em cidade inteligente. As escolas poderão ser informatizadas, os dados da Rede de Saúde serão sincronizados e Guarda Municipal e a SMTT terão acesso a informação mais rápida”.
O presidente da CMA, Nitinho, elogiou a parceira entre os Poderes que trarão muitos benefícios para a população. “Toda cidade moderna necessita do uso da fibra ótima onde trafegam os dados mais rápido e de forma segura. Esta parceria irá melhorar a área da educação, a área da saúde, o servidor público em geral e o monitoramento das câmeras de segurança espalhadas pela cidade”.
O líder do prefeito na Casa Legislativa, Professor Bittencourt, declarou que o termo de cooperação será um passo importante na construção de uma cidade inteligente. “A chamada cidade inteligente e criativa só será possível graças à cooperação entre os poderes ampliando a oferta de serviços da Prefeitura, em especial em setores muito importantes a exemplo da saúde, educação e segurança”.
Comemoraram a assinatura do convênio os vereadores Dr. Gonzaga e Bigode do Santa Maria. “Com este convênio a Prefeitura vai poder proporcionar uma melhor qualidade nos serviços para a população”. Da mesma opinião compartilhou Bigode. “Com a utilização da fibra ótica a interligação das unidades de saúde e da rede de educação irá contribuir muito na prestação dos serviços”.
“Quem ganha com isso é a população porque todos os serviços prestados pela Prefeitura serão otimizados. Além disso, o circuito de monitoramento da cidade ajudará em transformar a cidade mais segura”, declarou o vereador Fábio Meireles. A celeridade das informações no favorecimento da mobilidade urbana foi o que destacou o vereador Zezinho do Bugio. “As câmeras espalhadas pela cidade irão proporcionar mais segurança para as pessoas”.
Diretoria de Comunicação da CMA realiza reunião com assessores de imprensa
Na manhã desta segunda-feira, 19, a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma reunião com os assessores de imprensa dos vereadores da Casa para pontuar questões de rotinas de trabalho. A reunião aconteceu no Plenário da CMA e teve o objetivo de melhorar e alinhar o trabalho diário dos assessores de imprensa.
Durante a reunião, foi realizada a apresentação do novo site da Câmara com o acesso: www.aracaju.se.leg.br, e ainda foi apresentado aos assessores as programações da TV Câmara e da Rádio Web, que estão com novas programações em suas grades.
De acordo com a diretora de Comunicação da CMA, Alexandra Brito, alguns pontos básicos precisaram ser discutidos com todos os assessores para melhorar o trabalho de todos. “O objetivo foi mostrar as mudanças que tivemos com o novo site da Casa, além de passar algumas coordenadas com relação ao trabalho de todos. O que queremos é melhorar o ambiente de trabalho para os assessores dos vereadores em consonância com a equipe de comunicação da Casa. O presidente Nitinho sempre reforçou a todos que a assessoria de Comunicação da Casa está à disposição de todos os vereadores e esperamos que o trabalho flua melhor esse ano. Acredito que vamos fazer um bom trabalho mostrando as discussões da Casa e levando o parlamento para mais próximo da população”, esclareceu a diretora.
Segundo o assessor do parlamentar Iran Barbosa (PT), George Silva, a reunião foi essencial para saber como a Câmara está trabalhando as questões de Comunicação. “É fundamental ampliar esse diálogo e discutir como vai se dar os trâmites na Casa com relação à comunicação, que ajuda muito a nós assessores dos parlamentares a trabalhar melhor em conjunto com os jornalistas e com a equipe de comunicação da própria Casa. Clareia as ideias, ajuda o fluxo de informação e melhora o diálogo entre todos e ajuda também a informações chegarem da melhor forma possível para a sociedade, por meio do site, da rádio web e da TV Câmara. A reunião foi produtiva e muito proveitosa para melhorar nosso trabalho”, afirmou.
“É sempre importante ter essas reuniões, para ter essa reciclagem, para esclarecer alguns pontos e tirar dúvidas. Essa é uma ajuda mútua entre os assessores e a equipe da Comunicação da Casa. A reunião foi esclarecedora e estamos reparados para os trabalhos de 2018”, destacou a assessora do vereador Professor Bittencourt (PCdoB), Acácia Mérici.
Iran Barbosa participa do Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência
O vereador Iran Barbosa (PT) participou, na manhã de segunda-feira, 19, do ato unificado das Centrais Sindicais no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência pretendida pelo governo golpista de Michel Temer, do (P)MDB. O ato aconteceu em frente à agência do INSS da Avenida Ivo do Prado, em Aracaju, onde diversos sindicatos, trabalhadores e parlamentares criticaram o projeto do governo federal, que recuou, momentaneamente, da votação na Câmara dos Deputados, por não ter votos suficientes para a sua aprovação. “E não tem esses votos porque o povo e os trabalhadores estão resistindo nas ruas e em todos os espaços de luta”, apontou o vereador.
Iran lembrou que o Brasil é um país marcado, em sua história, por repressão contra toda forma de organização do povo, desde os índios, que lutaram contra a colonização dos portugueses, às greves operárias do início do século XX. “Todas as vezes em que o povo brasileiro se organizou para lutar e resistir, houve reação das elites reacionárias nacionais, aliadas aos interesses internacionais, para barrar os avanços dos trabalhadores e das camadas populares. Estamos vivendo, novamente, algo semelhante”, destacou.
O parlamentar aproveitou para chamar a atenção para o processo de intervenção federal que está em andamento no Rio de Janeiro. Para ele, a intervenção foi um movimento do governo Temer para desviar a atenção sobre a iminente derrota que o projeto de Reforma da Previdência sofreria na Câmara Federal por não ter os votos necessários para a sua aprovação. “Essa intervenção cumpre esse papel, mas também um outro, que é o de dar um recado ao povo brasileiro: nós temos o Exército, o aparato repressor, a força militar para colocar contra aqueles que ousarem resistir. Este é um recado sobre o qual temos que refletir, especialmente pelas consequências e desdobramentos desse tipo de decisão autoritária”, afirmou Iran.
Para o petista, o momento é difícil e vai exigir dos movimentos organizados, sindicais e populares, mais que sacrifícios e participação em atos políticos de rua. “O momento está a exigir de todos nós o diálogo permanente com o povo de Sergipe e do Brasil, junto aos trabalhadores da cidade e do campo, junto aos desempregados, enfim, temos que dialogar sobre o que está em jogo, porque ainda há quem acredite que essa reforma da previdência não vai mexer com os mais pobres, e é exatamente este segmento que vai ser um dos mais prejudicados, mas que precisa de mais informações”, enfatizou o parlamentar.
Na SRTE
Um outro ponto de parada do Ato do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, em Aracaju, ocorreu na porta da agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.
Na ocasião, os participantes reforçaram a sua posição contrária aos projetos do governo federal. Iran Barbosa lembrou que todas as propostas do governo golpista de Michel Temer foi no caminho de reduzir direitos dos trabalhadores e de diminuir os postos de trabalho, favorecendo a terceirização e a informalidade, num movimento diametralmente oposto ao dos governos Lula e Dilma. “Precisamos denunciar, cada vez mais, esse processo de fechamento dos postos de trabalho e também dos desmontes que a reforma trabalhista, aprovada neste governo, ocasionou no próprio Ministério do Trabalho e também a fragilização da Justiça do Trabalho, com a prevalência do negociado sobre o legislado. É a lógica do Estado mínimo para os trabalhadores e para o povo, e máximo para atender aos interesses dos banqueiros, do mercado e dos grandes empresários”, criticou Iran Barbosa.
Servidores públicos
Ainda na tarde desta segunda-feira, o Vereador Iran Barbosa somou-se à luta dos servidores públicos do Estado, no ato unificado das centrais e sindicatos, realizado em frente ao Palácio de Despachos do Governo, na Avenida Adélia Franco. Na ocasião, o parlamentar reforçou as falas em defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público estadual por revisão salarial, pagamento em dia dos servidores da ativa e também dos aposentados, que vem sendo massacrados neste governo, além de defender a unidade dos trabalhadores contra as políticas neoliberais que estão sendo postas e andamento pelos governos federal e estadual, atacando direitos dos trabalhadores e dos servidores públicos, prejudicando, com isso, serviços essenciais à população.
Em visita à Deso, Thiaguinho leva reivindicações da Zona de Expansão
Buscando atender às solicitações relacionadas à Zona de Expansão, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve na segunda-feira, 19, na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) afim de intermediar os pedidos dos moradores da região. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do órgão, Carlos Melo.
Thiaguinho também pediu uma maior interação entre a Deso e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no que diz respeito aos serviços prestados à população. Por serem órgãos que atuam na infraestrutura da cidade, o objetivo foi reforçar a importância de uma parceria para evitar transtornos para as comunidades. "Estou me somando à Emurb na tentativa de garantir que as obras de saneamento básico sejam realizadas na nossa cidade, mas que o recapeamento com qualidade seja refeito posteriormente. Sabemos que esse é um desejo antigo de nossa população e como vereador me sinto na obrigação de colocar o máximo de esforços para que essa situação seja alcançada efetivamente", disse.
Thiaguinho agradeceu ao presidente Carlos Melo que já determinou uma visita da equipe técnica da Deso aos locais mencionados. "Quero agradecer a atenção dispensada e a certeza que esse esforço em conjunto visa tão somente a dar mais qualidade de vida para a nossa população aracajuana", relatou.
Câmara Municipal de Aracaju abre os trabalhos 2018 com mensagem do prefeito
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) abriu na manhã desta terça-feira, 20, os trabalhos legislativos do ano 2018 com a tradicional mensagem do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) que fez um balanço das ações do Executivo durante 2017 e o planejamento para o ano. A Sessão Ordinária contou com a presença do presidente da CMA, Nitinho (PSD), de todos os outro 23 parlamentares, da vice-prefeita Eliane Aquino (PT), do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), além de secretários municipais.
Abrindo seu discurso afirmando que esta com o coração cheio de alegria e satisfação por todas as realizações que conseguiu implementar no ano de 2017. “Quando cheguei encontrei servidores desmotivados com salários atrasados e uma dívida de 800 milhões. Implantamos um rigoroso processo de ajustes, reduzimos despesas de custeio, revisamos contratos, renegociamos boa parte da dívida conseguindo economizar 40%, valor que representou uma folga nos cofres superior a 30 milhões de reais rendendo destaque no jornal Valor Econômico”, disse Edvaldo.
O chefe do executivo municipal continuou o discurso declarando que os servidores municipais foram prioridade desde o primeiro dia de governo, mesmo com a milionária dívida herdada da administração anterior. “Priorizei os servidores públicos e em um ano pagamos 15 folhas salariais, algo inédito em Aracaju, voltando a criar na vida do servidor o hábito de receber seus vencimentos em dia. Pagamos as 13 folhas salariais de 2017 e mais duas folhas deixadas de 2016, além disso, dos 530 milhões de reais de dívidas em curto prazo, já pagamos 300 milhões”, frisou o prefeito.
Educação
O trabalho realizado em favor da educação e na busca para proporcionar uma melhor qualidade de ensino para os alunos da Rede Municipal de Ensino foi citado por Edvaldo Nogueira. “A educação também foi valorizada sem faltar merenda nas escolas, renovando o contrato de manutenção das unidades de ensino, que estava a dois anos paralisados. Além disso, retomamos e concluímos a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Calumby Filho, no 17 de março, estamos construindo a primeira Escola de Ensino Fundamental do 17 de Março e a reforma e ampliação da Escola Carvalho Neto”.
Recursos Paralisados
Outra ação do prefeito que foi destacada durante a Sessão foi a recuperação de recursos que estavam paralisadas. “Deixamos 240 milhões de reais em conta para serem utilizados em obras de infraestrutura e estes recursos estão sendo fundamentais para a retomada de 20 obras pela cidade”. Edvaldo também destacou o empréstimo de R$ 50 milhões aprovado na Câmara de Aracaju. "O trabalho dos vereadores foi fundamental para que este dinheiro fosse liberado para ser utilizado como contrapartida em diversas obras”, destacou o prefeito.
IPTU
Agradeceu ainda a Casa pela a aprovação do fim do reajuste do IPTU, onde foi revogado o aumento anual de 30% que valeria até 2022. O prefeito relatou ainda sobre o pagamento da taxa em cota única. "Os aracajuanos pagaram antecipado superando a expectativa de 45 milhões, atingindo 50 milhões e agora em fevereiro atingiremos os 70 milhões. Deixo claro que o apoio dos vereadores foi fundamental para aprovarem a revogação do aumento do imposto isentando 53 mil famílias terão a isenção da taxa".
Mais obras
Dentre as obras citadas pelo prefeito estão o Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Olaria; Infraestrutura do Loteamento Jardim Petrópolis; a interligação dos bairros 17 de Março e Santa Maria; a requalificação da Praça dos Expedicionários e a construção da Estação Elevatória de Esgoto do Loteamento Nova Liberdade II. Para falar sobre as obras, o prefeito Edvaldo Nogueira lembrou o discurso memorável de ex governador Marcelo Deda. “Hoje, todas as vezes que entregamos uma obra, eu tenho colhido muitos sorrisos dos aracajuanos”.
Edvaldo também destacou as obras em andamento pela cidade. “Estamos construindo a Escola de Ensino Fundamental do 17 de Março; os serviços complementares da construção do Canal Costa do Sol; a infraestrutura das ruas do Loteamento Moema Mary; infraestrutura no Japãozinho; construção da Unidade de Saúde da Família do 17 de Março; a complementação da infraestrutura do Coqueiral; Além das obras na Farolândia e recapeamento de diversas ruas e avenidas da cidade”.
O presidente da Casa Legislativa, Nitinho, reafirmou o compromisso da CMA com a população aracajuana e desejou ainda mais sucesso ao prefeito. “Edvaldo vem provando ao longo de 2017 que é possível devolver a qualidade de vida da população aracajuana, título que a cidade tinha em sua outra administração, e o que for possível, a Câmara Municipal de Aracaju estará aqui para somar e devolver as melhorias para a cidade”.
Juvêncio Oliveira fala sobre reabertura dos trabalhos na Câmara e destaca Projeto com foco na acessibilidade
Durante a reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 20, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) afirmou que 2018 será um ano de muita produtividade. Além de abordar sobre as expectativas, o parlamentar aproveitou a presença do prefeito Edvaldo Nogueira para comentar sobre o programa ‘Praia para Todos’, uma iniciativa da atual gestão, com foco na acessibilidade. “Neste contexto de proporcionar melhorias para a população cadeirante, no ano passado, protocolei um Projeto de (PL) que tinha o intuito de ofertar praias acessíveis aos cidadãos com dificuldade de locomoção, entretanto, por ajustes administrativos o Projeto não entrou em pauta, entretanto, tenho certeza que a iniciativa da prefeitura já engloba o que foi proposto por mim. Isto é extremamente positivo!”, disse.
Ainda sobre a afinidade das ideias entre o Poder Legislativo e o Executivo, Juvêncio complementa. “Quando soube da elaboração e aprovação deste programa fiquei bastante feliz, pois, percebo a afinidade entre as linguagens usadas. A acessibilidade é um tema que precisa ser discutido em todas as esferas e, independentemente do meu projeto ser aprovado ou não, o que me deixa orgulhoso é que finalmente estamos começando a romper barreiras e mudar histórias, permitindo que todas as pessoas tenham os mesmos direitos”, afirmou Juvêncio.
Ainda sobre assegurar o direito das pessoas com deficiência, Juvêncio Oliveira destacou a aprovação do Projeto de Lei 108/2017, de sua autoria, que assegura matrícula escolar para alunos com deficiência locomotora em escolas municipais próximas a sua residência. “Esse foi outro projeto da qual me orgulho muito, pois, sem dúvidas, esta é uma medida que irá favorecer a qualidade de vida de várias famílias que diariamente enfrentam o desafio de locomover-se pela cidade, buscando segurança e comodidade para os portadores de deficiência. Além de facilitar a rotina e otimizar as atividades das pessoas que apresentam deficiência, vejo que o projeto impulsiona de maneira significativa o próprio desenvolvimento do estudante, pois é possível quebrar qualquer limitação”, citou o parlamentar, afirmando ainda que durante a sua gestão outros projetos sobre a acessibilidade e mobilidade urbana já estão engatilhados.
Iran Barbosa participa de ato unificado em defesa dos direitos dos Servidores Públicos
Centrais sindicais e sindicatos de Servidores Públicos realizaram ato público, na tarde da segunda-feira, 19, em defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público estadual. O foco foi a luta pelo direito à revisão salarial anual, ao reajuste do Piso Salarial do Magistério e ao pagamento em dia dos salários e proventos dos servidores da ativa e dos aposentados. O ato também marcou posição contra o desmonte do Serviço Público estadual e federal e fez parte do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência.
A manifestação aconteceu em frente ao Palácio de Despachos do Governo do Estado, na Avenida Adélia Franco. Não faltaram críticas duras ao presidente golpista Michel Temer e ao governador Jackson Barreto, ambos do (P)MDB, pelas políticas de arrocho salarial e de ataques aos direitos dos servidores públicos e de trabalhadores do setor privado, duramente atingidos com a reforma trabalhista.
Para o Vereador Iran Barbosa (PT), que participou do ato, a mobilização dos trabalhadores e de setores da população tem dado um recado claro aos governos federal e estadual: que a resistência continuará firme contra as reformas que, para o petista, são uma deformação do projeto que o povo brasileiro aprovou nas urnas na última eleição. “A política que o povo deu aval nas urnas, legitimando-a para ser implementada, é completamente diferente dessa que o governo golpista está implantando. E assim como precisamos resistir aos golpes e ataques do governo federal, temos também que dar o nosso recado ao governo do Estado e resistir aos golpes que estão sendo perpetrados aqui”, disse.
Iran lembrou que todas as vezes que se põe em andamento no Brasil o projeto neoliberal, o primeiro grupo de trabalhadores a ser atacado é o do serviço público. “Porque somos nós, servidores públicos, que mantemos a máquina pública funcionando, e o discurso do Estado mínimo defendido pelos golpistas é de desmontar os serviços públicos e colocar o servidor público como um privilegiado e cheio de benefícios, quando, na verdade, somos uma categoria que tem perdido, sistematicamente, direitos e sendo desvalorizada. Por isso temos que resistir e este ato é o nosso recado aos governos Temer e Jackson Barreto: vamos continuar organizados, unidos e lutando por valorização e contra o desmonte do serviço público”, enfatizou Iran Barbosa.
O parlamentar criticou a política de arrocho aos servidores públicos ativos e aposentados, que vêm sofrendo com os constantes atrasos nos pagamentos dos seus proventos, e tudo isso sustentado, de acordo com iran, num discurso falacioso de que não há recursos suficientes. “Estamos assistindo a um massacre que os servidores ativos e também aposentados estão sofrendo, com o velho discurso da falta de recursos, o que não corresponde à realidade. Sabemos que não é isso, mas sim uma opção nítida, por parte do governo, de não priorizar os servidores porque isso implicaria em valorizar o serviço público e as políticas públicas de atendimento à população, e estes não são os focos do governo Jackson Barreto”, afirmou.
Para Iran, ao não valorizar os servidores e os serviços públicos, o governo JB se transforma numa gestão de faz de conta, que não mostra ações concretas e resultados que atendam ao conjunto da população. “Por isso, vamos manter firmes a unidade, a luta e a esperança de que é possível mudar este cenário”, ressaltou o parlamentar.
Thiaguinho diz o que espera para 2018 e aponta suas prioridades
O vice-líder do governo, vereador Thiaguinho Batalha (PMB), participou da sessão ordinária que marcou o início dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), fazendo um balanço do primeiro ano da sua gestão e o planejamento para 2018, a vice-prefeito Eliane Aquino (PT), secretários e diretores de órgãos públicos. Thiaguinho acredita que este será um ano bastante produtivo para o legislativo municipal.
“O ano de 2017 foi o mais produtivo da história da Câmara Municipal de Aracaju. Foram 5.381 proposituras protocoladas. Os vereadores realmente mostraram muito trabalho e produtividade. Seja no plenário da Casa, defendendo os interesses da coletividade, ou nas ruas fiscalizando e cobrando do executivo o cumprimento das suas obrigações, os vereadores realmente deram um exemplo de comprometimento com o povo. Acreditamos que em 2018 continuará assim”, pontuou.
Ele, que é presidente da Comissão Especial dos Festejos Juninos e Eventos Populares, pretende dar início aos debates em torno da realização dos grandes eventos culturais da cidade, como o Forró Caju. “Sabemos o quanto esta festa tem importância para ao turismo e para a economia da cidade. Centenas de empregos são gerados, impostos são pagos e ficam na cidade, além de toda a cadeia produtiva que é impulsionada. Portanto, é um evento que traz dividendos e gera oportunidades para o município e nós não mediremos esforços para garantir o melhor São João para a nossa cidade”, afirmou.
Entre os projetos de sua autoria sancionados pelo prefeito Edvaldo Nogueira, Thiaguinho considera que merece uma atenção especial a Lei nº 4949/2017, que garante a contratação de jovens com idade de 14 a 18 anos em todos os órgãos da administração pública municipal. “Estou muito feliz porque este projeto será responsável pelo ingresso de muitos jovens ao mercado de trabalho. E começar logo cedo uma atividade prática garantirá a eles um amadurecimento e a responsabilidade para crescer na vida”, afirmou.
O parlamentar também definiu como meta para 2018 continuar realizando os projetos que deram muito certo no primeiro ano, como o Ação Cidadã, o Gabinete nos Bairros e o Aulão Cidadão. Cobrar a realização de obras e o cumprimento das obrigações do poder executivo também serão uma das suas prioridades. “Continuaremos visitando os bairros de Aracaju para ouvir da população quais as suas necessidades e iremos até os órgãos para cobrar medidas que minimizem os problemas das comunidades”, concluiu.
Câmara precisa dar exemplo de transparência
Nesta terça-feira, 20, primeiro dia do ano do legislativo municipal, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) enfatizou o quanto a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) tem a responsabilidade e precisa dar exemplo quando assunto é transparência, afinal, o dinheiro vem dos impostos pagos pelos contribuintes.
Segundo Emília, vários pontos ainda necessitam de alinhamento na Casa Legislativa, principalmente no momento de decisões sobre as prioridades para a população. “Assinei, juntamente com o Cabo Amintas (PTB) e outros parlamentares, o requerimento exigindo que a Casa dê exemplo de transparência em seus processos.
É um princípio Constitucional. Todo cidadão tem direito de saber como o dinheiro está sendo aplicado, especialmente, dos vereadores , dos quais os aracajuanos são fiscais”, pontuou.
No entendimento da parlamentar, a Casa e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ainda não praticam a transparência como condição do acesso a maioria das informações sobre seus membros. “É necessário que os números batam certinho. A conta precisa fechar. Até porque há uma certa contradição entre o que diz a administração e o que o cidadão narra em sua rotina”, disse.
Numa investida para melhorar os procedimentos e trâmites legislativos, Emília Corrêa apontou a Reforma do Regimento Interno, como urgente e indispensável na garantia do atendimento ao cidadão. “Participei da comissão que realizou algumas mudanças para, logicamente, oferecer mais praticidade e celeridade nos procedimentos da Casa, e assim fortalecer e efetivação dos direitos fundamentais das pessoas”, finalizou.
Com fim do recesso na Câmara, Kitty revela projetos para este ano e comemora conquistas alcançadas em 2017
Na volta do recesso parlamentar nesta terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) seguirá com os trabalhos de debate e análise de antigos e novos projetos, com uma pauta repleta de itens que afetam diretamente a vida da população aracajuana. Em seu segundo ano de mandato, a vereadora Kitty Lima (Rede) retoma a rotina ainda mais confiante da sua atuação e promete grandes projetos para este ano.
Bastante animada com o fim do recesso, a parlamentar prevê que 2018 será um ano de muitas conquistas, principalmente, para a causa animal, sua principal bandeira na CMA. “A expectativa para este ano é a melhor possível, uma vez que teremos projetos importantíssimos para serem discutidos na Câmara, a exemplo do fim gradativo das carroças, a criação do Código de Proteção Animal e a criação de um fundo da Sema [Secretaria Municipal de Meio Ambiente] voltado exclusivamente à causa animal”, pontuou Kitty.
Como meta para 2018, a vereadora pretende ainda protocolar na Casa projetos que visam proibir a inauguração de obras públicas inacabadas, inserir o Legislativo nos Conselhos Municipais, criar o Selo Responsabilidade Social e Sustentável e restringir a utilização de fogos silenciosos em festas patrocinadas com verba do município.
Para conseguir a aprovação desses projeto, Kitty espera contar com a conscientização dos demais vereadores quanto a importância dessas iniciativas não somente para os animais, mas também para toda a cidade e, por isso, a parlamentar pede o apoio da população. “Este ano será muito produtivo e de grandes batalhas onde precisarei do apoio de toda a população, é como eu costumo falar, ‘unidos somos mais fortes'. Vou precisar muito desse apoio, e como a presença da população na Câmara ainda é muito tímida, convido a todos para comparecerem à casa legislativa e ver se perto o que nós estamos fazendo por vocês e pela cidade. É importante também que o povo cobre de seus representantes um posicionamento frente as questões que venham beneficiar o interesse coletivo”, pediu a vereadora.
Mas para seguir em frente e saber quais são os caminhos que devem ser percorridos a partir de agora, é preciso olhar para trás e tirar o melhor de cada experiência vivida até aqui. O ano de 2017 foi de aprendizado para Kitty Lima que apesar de novata na política, conquistou importantes vitórias na CMA, e esse trabalho realizado no ano passado pode ser traduzido em números.
Ao todo foram 25 projetos de lei protocolados na Câmara, 117 indicações, 03 projetos de resolução, 13 moções, 24 requerimentos e 19 emendas, além da realização de 05 sessões especiais. Os destaques de todo esse trabalho são o PL da Castração – projeto que visa o controle populacional de animais e de zoonoses, e que regulamenta a atuação do Castramóvel em Aracaju; e o PL do Dia da Adoção – que institui o dia 04 de outubro como o Dia Municipal da Adoção Animal, obrigando a Prefeitura de Aracaju a promover uma grande campanha de adoção de animais sem lar e conscientização sobre o tema.
Em relação as emendas, Kitty conseguiu aprovações junto à LOA (Lei Orçamentária de Aracaju) e ao PPA (Plano Plurianual de Aracaju), que asseguram a causa animal como uma das diretrizes do gasto do orçamento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Outra grande vitória foi a emenda à lei 3.502/2007, que proíbe o transporte de resíduos da construção civil por meio de carroças de tração animal, medida que visa o bem-estar dos animais e a preservação do meio ambiente, uma vez que o descarte de todo esse material era feito em locais irregulares. “Tivemos conquistas importantes no ano passado, principalmente para a causa animal. Mais recentemente tivemos a aprovação de outro projeto que também é motivo de muito orgulho para mim, que visa coibir os abusos sexuais contra mulheres no transporte coletivo de Aracaju e aguarda a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira. O empoderamento feminino é um tema que também faço questão de levantar bandeira, e esse projeto, assim como os demais aprovados no ano passado, foram apenas o início do trabalho árduo que teremos ainda pela frente, e como uma boa esportista que sou, adoro um desafio", comemorou Kitty.
Zezinho entrega alimentos arrecadados no Bloco Mamãe Quero Beber
Após a folia e o sucesso do Mamãe Quero Beber, o vereador Zezinho do Bugio (PTB) honrou o principal objetivo do bloco: ajudar ao próximo. Na tarde de segunda-feira, 19, ele entregou cestas básicas a pacientes soro positivos da Casa Bom Samaritano. Ao total, oito toneladas de alimentos não perecíveis foram trocadas por camisas e distribuídas entre outros blocos solidários, instituições como a Amigos da Oncologia (AMO) e a Comunidade Nova Vida no Povoado Bananeira, além de famílias carentes.
O bloco que foi idealizado por Zezinho já existe há 12 anos e aconteceu neste, no dia 4 de fevereiro, no Bugio, arrastando uma multidão na maior folia da Zona Norte. Sempre trabalhando de forma consciente em todos os anos, a ocasião tão esperada pela população foi também de consciência e orientação dessa vez. Antes mesmo de ser realizado, o Mamãe Quero Beber prestou serviço de esclarecimento sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) pelas ruas da região.
A parceria solidária começou antes do Carnaval após Zezinho conhecer a causa dos pacientes assistidos no lugar que existe há 18 anos e era administrado pela Arquidiocese de Aracaju através do Dr. Almir Santana. Atualmente, são cinco moradores fixos e mais de 20 auxiliados por apenas quatro profissionais ou voluntários que se revezam no lugar diariamente.
Na lista de necessidades, estão itens básicos e principalmente alimentos para manter as refeições da casa. A presidente da instituição, Rosilda Torres, esclareceu a real situação antes da parceria. "Nós passamos muitos sufocos aqui e esses alimentos já vão aliviar bastante a demanda. Mas, além deles, precisamos ainda de leite, fraldas e remédios", relatou.
Fátima Souza, vice-presidente da Bom Samaritano e agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos. "Nós não tínhamos açúcar hoje e pegamos até emprestado para fazer o suco. Agora nós temos alimentos para mais um tempo de funcionamento. Só posso agradecer a Zezinho por essa parceria e por seu bom coração".
Georgina Machado, representante MNCP/CAMS, é voluntária e vive a rotina dos assistidos. Feliz, ela também elogiou a iniciativa. "Esse momento é histórico. Uniram a necessidade com a parceria mesmo em um momento de brincadeira como é o Carnaval. Eles fizeram diferente e não esqueceram a solidariedade", contou a senhora que ensina artesanatos para as mulheres.
Para o parlamentar, o momento foi de emoção e reafirmação da sua missão. "Estou feliz com tudo quero bloco e a minha equipe conseguiu construir. Estamos trazendo alegria para quem vive com o vírus HIV. Como pessoa, consegui alcançar o meu objetivo do ano passado através dessa parceria com o Dr Almir Santana trazendo esperança para essas pessoas", declarou.
Zezinho destacou ainda que os trabalhos só estão começando. "Não vamos parar por aqui. A nossa equipe de advogados já está prestando assistência aos pacientes e a casa para movimentar e transformar em uma Organização Não Governamental", disse.
A Bom Samaritano está localizada na avenida Maranhão, anexo ao número 1042. As doações podem ser entregues no local todos os dias. Já para o cadastro de voluntários, é preciso agendar uma visita antes.
Na volta aos trabalhos, Palhaço Soneca anuncia presente “dentário” e cobra aprovação de lei que beneficia pessoas com problemas de saúde bucal
O dia 20 de fevereiro de 2018 será marcante para o vereador Palhaço Soneca (PPS). Nesta data, o jovem parlamentar inicia o segundo ano de mandato na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e logo no primeiro dia de trabalho legislativo concedeu entrevista sobre o presente “dentário” que deu ao amigo Thayslan Alcantara, conhecido como “mamãe”.
Soneca presenteou o amigo com uma prótese dentária depois de muito esforço. Aos oitos anos de idade, “Mamãe” quebrou os quatro dentes superiores e de lá para cá não teve condição de comprar uma dentadura. “Era algo que havia prometido a ele. Por isso a felicidade dele é a minha também”, comenta o vereador.
Assim como Palhaço Soneca, “Mamãe” é um artista nato. Ele atua com Soneca nos shows levando alegria ao povo. “Depois dele quero ajudar outras pessoas que necessitam corrigir o sorriso. Todos tem esse direito”, declarou.
O vereador aproveitou para cobrar a aprovação de um projeto de lei de sua autoria na área de saúde denominado “Aracaju mais sorridente”. O programa é voltado a reabilitação bucal nos postos de atendimento assistidos pelo SUS. Para Soneca, a política municipal de saúde dentária precisa contemplar mais pessoas carentes na capital sergipana.
Vereador Isac fala sobre CPI, política e expectativas para o segundo ano de mandato
A terça-feira, 20, começou agitada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com a volta dos trabalhos legislativos. Muitos assuntos foram tratados pelos vereadores, entre eles, a expectativa para o segundo ano de mandato.
O vereador Isac Silveira (PCdoB) que teve 5 projetos aprovados que viraram lei no ano passado, disse que vai propor melhorias para os aracajuanos. “Vou continuar, sobretudo, apresentando projetos que, de fato, melhorem a vida dos cidadãos e cidadãs de Aracaju”, falou o vereador.
O parlamentar também lembrou que muitas obras estão em curso na capital sergipana, após a aprovação de emendas parlamentares, e que elas precisam ser fiscalizadas. “Devemos aumentar o nosso grau de fiscalização nas ações do município, como as obras que já iniciaram e precisam de fiscalização”, explicou Isac.
Outro assunto bastante discutido durante as ultimas sessões de 2017, e que voltou a ser lembrado hoje, foi a CPI dos hospitais filantrópicos, proposta pelo vereador Isac. “Vamos trabalhar para fazer acontecer essa CPI, porque é um grito de socorro de todos que precisam de saúde em nosso estado", desabafou.
O vereador Isac finalizou dizendo que a política precisa ser vista como algo que orgulhe o povo e não como algo decepcionante. “Então espero que Deus nos dê força, e que o nosso mandato coletivo possa ter a participação dos trabalhadores, e de toda a sociedade sergipana, porque Aracaju é uma parte importante de Sergipe", disse Isac.
Vereador Américo de Deus cobra medidas preventivas para os bairros Coqueiral e Porto Danta
O vereador Américo de Deus (Rede) aproveitou o primeiro dia de trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para cobrar do presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, medidas preventivas para os bairros Coqueiral e Porto Danta.
O parlamentar conversou com Ferrari sobre a situação dos moradores destes bairros, que sofrem com a chegada das chuvas, pois, os transtornos causados são grandes, já que por vezes ocasionam a perda de móveis quando suas águas invadem as residências. "Todos os anos a população sente na pele a falta de estrutura adequada no saneamento básico, seja pelo inconveniente de ter suas casas invadidas pela água, seja pela perda dos móveis, como também pela exposição ao risco de doenças, é necessário que medidas urgentes sejam tomadas, como por exemplo, a limpeza de canais e bueiros, precisamos sanar tal inconformidade o mais breve possível, para proporcionar às pessoas condições dignas de moradia", comentou Américo.
A proximidade do período chuvoso deixa a comunidade apreensiva, por conta disso o vereador solicitou que seja feito um trabalho de prevenção para evitar alagamentos. O presidente da Emurb afirmou que na próxima semana equipes estarão no local trabalhando para evitar tais problemas para os moradores. “Aproveito a oportunidade para deixá-los cientes de que já estou tomando providências para que a obras do canal Beira-mar sejam retomadas o mais rápido possível”, acrescentou Ferrari.
Américo de Deus denuncia descaso em ruas do Coqueiral e Porto Dantas
A falta de infraestrutura nas ruas dos Bairros Coqueiral e Porto Dantas levaram o vereador Américo de Deus (Rede) a usar a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 21. Em seu pronunciamento, o parlamentar apresentou no Painel da Casa Legislativa imagens que comprovavam sua denúncia.
Convidamos todos os vereadores e população a fazerem um passeio turístico pelos Bairros coqueiral e Porto Dantas, o parlamentar reverberou seu discurso. “Chuva significa bonança para o campo, mas para os moradores do Coqueiral significa medo, por conta do morro que está sendo retirado. Impetramos ação no Ministério Público para proibir que desmatem e derrubem o morro”, declarou Américo.
O vereador ainda aprofundou seu discurso. “Conversamos com o presidente da Emurb e ficou confirmado que na próxima semana será feita uma limpeza na rede de drenagem para evitar alagamentos. Os moradores sofrem com alagamentos das casas devido a falta de infraestrutura, onde apenas um bueiro recolhe toda avalanche de água que desce do morro”, finalizou Américo de Deus.
Aparte
Em seu pronunciamento, o vereador Vinicius Porto (DEM) chamou a atenção de uma imagem exibida por Américo que exibe uma placa com os dizeres ‘Homens Trabalhando’. “Quero alertar que mesmo com a denúncia do vereador Américo de Deus, que é mais que válida, existem ruas que estão recebendo infraestrutura. Sabemos que obras não são feitas do dia para a noite, a placa mesmo diz que tem homens trabalhando e só saíram de lá com a obra concluída”.
Parabenizando Américo de Deus pela constante preocupação com a população de aracajuana, o líder do prefeito na CMA destacou as obras que a Prefeitura está realizando nas comunidades. “O senhor participou da ordem de serviço no bairro Coqueiral onde foram iniciados obras em 26 ruas, além da obra na Avenida Euclides Figueiredo. Sei que o senhor não está esquecido mais só estou refrescando sua memoria”, frisou Professor Bittencourt (PCdoB).
Carlito Alves repudia comentário de radialista
Na manhã desta quarta- feira, 21, o vereador Carlito Alves (PRB), usou a Tribuna durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e mostrou indignação com um comentário feito por um colega de legislatura, o vereador e radialista Jason Neto (PDT).
De acordo com Carlito Alves, em uma fala durante exibição do programa de rádio apresentado por Jason, ele comentou que lugar de pastor e padre é na Igreja e não na política. “Lugar de padre e de pastor é na igreja e não no Parlamento. É rezando, é orando e não na política", reproduziu Carlito Alves. "Achei que um comentário desse não combina com o vereador Jason Neto”, complementou o parlamentar.
Seguindo este raciocínio, conforme declarou Carlito Alves, então "lugar de radialista também poderia ser só na rádio, como o lugar do médico deveria ser no hospital, assim como qualquer profissão, deveria ser no seu espaço. E esse papel não combina com o senhor”, comentou ainda durante sua fala.
Cabo Amintas apoia militares aposentados em manifestação contra atraso nos salários
Na manhã de terça-feira, 20, militares ativos e aposentados ocuparam a entrada do prédio do Sergipe Previdência na Praça da Bandeira, centro de Aracaju, para protestar contra o Governo do Estado e, principalmente, os atrasos de salários.
Os manifestantes chegaram ao local nas primeiras horas desta terça e usaram faixas para chamar a atenção. Segundo o grupo, por causa dos atrasos nos pagamentos, muitas famílias enfrentam dificuldade para sobreviver.
Em entrevista, o Cabo Will Guerreiro, presidente da União da Categoria Associada (ÚNICA), associação civil composta por policiais e bombeiros militares do Estado de Sergipe, o ofício com demandas da categoria seria protocolado hoje. “As pautas prioritárias são: a regularização do pagamento, o reajuste inflacionário que cumula mais de 30% da inflação e viemos debater também o fundo previdenciário. Queremos saber como aconteceu a fusão dos fundos previdenciários e como foram usados os recursos” afirmou Cabo Will.
No protesto, o grupo de militares utilizou um carro com ovos como símbolo de que com o dinheiro que recebem, o ovo torna-se o único alimento que ainda consegue comprar.
O vereador Cabo Amintas, militar da reserva, também esteve na manifestação para prestar apoio aos colegas da categoria. “O cidadão passa 30 anos arriscando sua vida, enfrentando bandido nas ruas e sofre com um desrespeito desses do Governador Jackson Barreto. Infelizmente, o descaso é total. Hoje, um policial inativo se salva pelo carro do ovo, porque ovo é a única “mistura”, como se diz no Nordeste, que dá pra comprar”.
Um dos manifestantes, Sargento Barros, aposentado há 4 anos e com mais de 31 anos de serviço, demonstrou indignação com a maneira como o Estado trata os policiais inativos. “Quando a gente sai da ativa, acredita que as coisas vão melhorar, mas de lá pra cá as coisas só têm piorado. Nós demos nossa vida para manter a paz no estado para depois não sermos valorizados pelo Governo”, concluiu.
Fábio diz que o aracajuano está vendo recursos sendo aplicados em “obras essenciais”
O vereador Fábio Meireles (PPS) destacou na sessão desta quarta-feira, 21, as obras que começaram a ser executadas este ano pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), graças à liberação dada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para contratação de uma operação de crédito de até R$ 100 milhões junto a Caixa Econômica Federal (Caixa). De acordo com o parlamentar, o Executivo tem “aplicado os recursos em obras essenciais para urbanização de comunidades que há muito tempo estavam esquecidas pelo poder público”.
Na Tribuna, o vereador disse que tem acompanhado o prefeito Edvaldo Nogueira nas assinaturas das ordens de serviços em diversas localidades da capital sergipana, autorizando obras de pavimentação e esgotamento sanitário, “contrariando o discurso de que o financiamento aprovado pelos vereadores não seria aplicado em benefício da população”.
“No bairro Capucho, uma moradora me procurou para dizer que agora estava entendendo porque demos celeridade na votação do Projeto do empréstimo, pois aquela comunidade estava tendo a oportunidade de ter suas ruas drenadas e pavimentadas”, citou Fábio Meireles, ao parabenizar o “empenho do prefeito na execução desses projetos”.
Segundo o vereador, ainda este ano loteamentos no Japãozinho e na Soledade também devem receber os investimentos já autorizados pela Prefeitura. Fábio ressaltou que Aracaju foi “encontrada falida”, mas com “afinco e trabalho, o prefeito Edvaldo Nogueira tem dado uma resposta efetiva, não aos parlamentares, mas ao povo de Aracaju que merece ser tratado com respeito”.
Iran apresenta expectativas para os trabalhos parlamentares de 2018
Durante o primeiro discurso de 2018, na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 21, o Vereador Iran Barbosa (PT) apresentou suas expectativas para os trabalhos legislativos do corrente ano, os desafios a serem enfrentados, assim como cobrou da Administração Municipal o cumprimento de algumas promessas ainda não implantadas.
A discussão e aprovação do novo Regimento Interno da Câmara Municipal; o encaminhamento, por parte do Poder Executivo, da iniciativa para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da nossa cidade; e as medidas voltadas para a efetiva valorização dos Servidores Públicos, com garantia de reajuste salarial e reajuste do valor do Piso Salarial do Magistério, foram alguns pontos destacados pelo parlamentar.
Medidas nacionais
Ainda durante a sua fala, Iran destacou que, embora os vereadores não possam interferir de forma direta na definição de medidas que estão sendo tomadas pelo governo ilegítimo de Temer, todos precisam estar atentos a essas questões que devem ser debatidas dentro do Parlamento, já que elas atingem a população aracajuana. “Aproveito, inclusive, para comemorar uma vitória dos trabalhadores brasileiros. Após um ano de muita luta, ocupando espaços de debates e as ruas do país, a classe trabalhadora conseguiu barrar a ‘Reforma da Previdência’. Porém, em contrapartida, o presidente golpista Temer decretou uma Intervenção, que está sendo questionada pela sociedade e está na mira, por exemplo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que deverá analisar a constitucionalidade e a fundamentação da medida", disse.
“É um cenário extremamente preocupante e desejo que os pares deste parlamento, assim como eu, sejam verdadeiros defensores da Democracia, porque não precisamos de Intervenção Militar, mas de intervenção social e de políticas públicas e sociais que garantam os avanços dos direitos do povo brasileiro”, afirmou Iran Barbosa.
Vereadores aprovam proposituras durante Pauta de Votação
Na manhã desta quarta-feira, 21, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram 19 proposituras durante a 1ª Pauta de Votação da 2ª Sessão Ordinária de 2018. Ao todo foram aprovados 15 Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo, um Requerimento e uma Moção.
Foi aprovado em votação única o Projeto de Decreto Legislativo Nº 63/2017, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), que concede título de cidadania aracajuana ao senhor Evanilson Vieira da Silva. Sobre o projeto, o vereador Lucas Aribé (PSB) elogiou o homenageado ao título de cidadão aracajuano. “Quero parabenizar Emília Corrêa por essa homenagem a Evanilson. Todos nós seres humanos vimos a este mundo com uma missão, seja de ensinar, de salvar vidas, entre outros. Eu defendo esse projeto porque esse ser humano tem uma missão muito especial. É um grande músico, é sanfoneiro, tecladista, maestro e ainda é um excelente professor. Ele escolheu Aracaju para dar ao nosso povo toda a sua contribuição, sua bagagem e seu talento”, elogiou.
A vereadora Emília Corrêa agradeceu as palavras de Lucas Aribé e destacou a importância desse título a este grande profissional. “Muitas vezes indicamos alguém por amizade e por saber que o profissional é bom, mas um título de cidadania é muito mais que isso. Ele tem uma visão de longo alcance, é um músico completo, tem uma alta sensibilidade, o dom para ensinar, e principalmente, ele tem um ótimo senso de humor, fazendo as pessoas dar risadas com naturalidade. Estou muito feliz com esse título a este grande homem, que me admira muito pela sua simplicidade e humildade, que não tem haver com condições econômicas”, enfatizou a autora do projeto. Em aparte, Vinícius Porto (DEM) e Zezinho do Bugio (PTB) também destacaram a importância deste título de cidadania aracajuana.
Todos os 15 Projetos de Lei votados foram aprovados em 1ª votação. Um desses projetos foi o PL Nº 134/2017, de autoria do vereador Nitinho (PSD), que reconhece de utilidade pública o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. Outro projeto aprovado pelos parlamentares foi o PL Nº 279/2017, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede), que institui no calendário municipal o mês Setembro Dourado. “O objetivo desse projeto é fazer uma conscientização sobre o Câncer infanto-juvenil. Precisamos fazer uma alerta aos pais e familiares das crianças, para tentarmos identificar a doença precocemente. De acordo com dados do Inca, são 10mil novos casos de câncer na faixa etária de um a 18 anos”, explicou Kitty Lima.
Outro projeto bastante discutido e elogiando pelos parlamentares foi o Projeto de Lei Nº 318/2017, de autoria de Thiago Batalha (PMB) e Professor Bittencourt (PCdoB), que institui no município de Aracaju a Corrida da Câmara Municipal de Aracaju. “Essa é uma iniciativa que estimula a atividade física e o esporte, que melhora sem dúvida alguma a qualidade de vida. A vantagem desse projeto é que podemos organizar corridas, e quem ganha com isso são os corredores de rua e também os parlamentares e funcionários que estarão praticando e incentivando a prática de atividades físicas”, afirmou.
“Eu já fui corredor e conheço muitos amigos que correm. Nos últimos anos Aracaju cresceu muito, em quantidade e qualidade, a presença de corridas e maratonas. Essa proposta é algo que se soma a este movimento saudável”, esclareceu Professor Bittencourt.
Zezinho do Bugio parabenizou os vereadores pela iniciativa do Projeto. “Já era mais do que necessário nosso parlamento ter uma corrida da Câmara de Aracaju”. Da mesma forma, elogiou os vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Fábio Meireles (PPS), Emília Corrêa, Américo de Deus (Rede), Kitty Lima, Seu Marcos (PHS), Bigode do Santa Maria (PMDB), Vinícius Porto e Iran Barbosa (PT).
Iran Barbosa adverte Presidência da Câmara sobre eleição das Comissões
Após o anúncio feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitale (PSD), marcando a realização de eleição para a composição das Comissões Permanentes da Casa para o próximo dia 28 de fevereiro, Iran Barbosa (PT), em Questão de Ordem, alegou o descumprimento do Regimento Interno.
“Nesta quarta-feira, 21, o Presidente da Câmara marcou a eleição das Comissões Temáticas para a terça-feira da próxima semana. No entanto, há uma irregularidade, já que ela contraria o disposto no §4° do artigo 29 do nosso Regimento Interno”, advertiu Iran.
De acordo com o parlamentar, o referido dispositivo determina que a eleição das Comissões Permanentes será feita por maioria simples, "na hora do Expediente da primeira sessão ordinária do início de cada Ano Legislativo", após a discussão e votação da Ata.
“Chamo a atenção para esse aspecto porque a Eleição deveria ter sido feita ontem, e, a rigor, na quinta-feira, dia 15, data que deveria ter iniciado o trabalho legislativo. Ao fazer essa transferência, alguns problemas podem ser criados e por isso faço esse alerta”, explicou Iran.
Em resposta ao vereador Iran, o Presidente do Parlamento Nitinho falou que a Mesa Diretora já tinha feito esse apontamento e agradeceu a intervenção do parlamentar.
“O presidente reconheceu que a Eleição deveria ter sido realizada ontem, argumentando que houve dificuldade para sua realização e afirmou que essa postergação era uma oportunidade para que os partidos pudessem se organizar e definir os nomes. Mas, faço questão de reiterar que esse ato não encontra respaldo regimental”, finalizou Iran Barbosa.
Elber quer saber porque servidores estão pagando os juros dos empréstimos do 13º
O primeiro discurso do ano de 2018 do vereador Elber Batalha (PSB) foi para cobrar do Governo do Estado pelos reiterados parcelamentos dos salários dos servidores ao longo desses anos. A prática também vem sendo adotada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Porém, o juros do empréstimo está sendo cobrado diretamente do servidor público.
Elber explicou que era praxe o servidor contrair o empréstimo para a antecipação do 13º junto ao banco, e o governo e a Prefeitura de Aracaju honravam o pagamento das parcelas desse empréstimo. Na prática, os juros eram pagos pelos governos. Só que desde o ano passado, isso não vem ocorrendo. “Tenho contracheques de servidores que provam a cobrança por parte da instituição financeira das parcelas do empréstimo diretamente dos servidores”, informou.
O líder da oposição na Câmara disse estar preocupado com essa medida e cobrou do Governo do Estado honradez no compromisso com os empréstimos dos servidores. “O servidor já passa o sufoco em ter salários atrasados e ainda os parcelamentos do 13º, e agora pagam o pato de serem cobrados pelos juros dos empréstimos que seriam de responsabilidade do Estado. Vamos apresentar um requerimento para que tanto o Banese, quanto o Governo regularizem o mais rápido esta situação para que o servidor não seja prejudicado com essa cobrança”, finalizou.
Cabo Amintas utiliza a tribuna para reafirmar seu compromisso com o povo de Aracaju
Na manhã desta quarta-feira, 21, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para reiterar sua postura na Casa Legislativa e ratificar seu comprometimento para com os aracajuanos.
“Quero deixar bem claro que não recuei de nenhuma postura tomada nesta Casa [...] Eu vou desmascarar os traidores do povo, vou desmascarar, com documentos, aqueles que achavam que ficariam escondidos. Se alguém pensou que com a virada de ano Cabo Amintas iria mudar sua postura, está errado!”, afirmou o parlamentar.
E continuou, “quando olho para os colegas aqui, não tenho dúvida que a maioria entendeu o que disse. A maioria é gente de bem, compromissada com o povo, mas sempre tem uma maçã podre... E essa maçã eu vou descascar”, concluiu Cabo Amintas.
Secretário Jeferson Passos fará um balanço do último quadrimestre de 2017
O secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, irá à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no dia 28 deste mês, para fazer uma apresentação das metas fiscais e detalhar as receitas e a evolução das despesas, bem como o controle da dívida do município de Aracaju.
A apresentação do balancete do último quadrimestre de 2017 ficou definida em reunião ocorrida na tarde de terça-feira, 20, entre o secretário Jeferson Passos e o presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, vereador Thiaguinho Batalha (PMB). "Será a oportunidade para acompanharmos os detalhes do orçamento, receitas, despesas, resultados, dívidas, arrecadações e projeções. Buscamos também saber sobre os projetos da Prefeitura de Aracaju e o secretário demonstrou muito otimismo com o recebimento de recursos federais para a realização de obras de infraestrutura", disse Thiaguinho.
Anderson de Tuca: “Balanço do Saudoso Tuca é positivo”
Em seu primeiro pronunciamento no Legislativo Municipal, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) fez um balanço positivo sobre a última edição do “Bloco Saudoso Tuca” e a quantidade de donativos arrecadados através do evento.
O parlamentar ressaltou que o bloco carnavalesco é uma forma de resgatar os antigos carnavais, é realizado sem fins lucrativos, e ainda agradeceu aos envolvidos. “Já tive a oportunidade de agradecer nas redes sociais, mas nunca é tarde para externar esse sentimento. Muitas pessoas trabalham nos bastidores para colocar anualmente na rua o bloco mais solidário de Sergipe. Só quem está envolvido sabe das inúmeras dificuldades que enfrentamos, mas Deus é bom o tempo todo tem nos mostrado que não nos abandona. Conseguimos, graças aos amigos e colaboradores, proporcionar mais um ano aos milhares de foliões reviver a magia dos antigos carnavais de rua”, declarou.
Para Anderson de Tuca, o mais valioso acontece pós-evento, quando os donativos são transformados em cestas básicas e entregues nas comunidades carentes da cidade. “O mais importante é a solidariedade das pessoas. É extremamente gratificante saber que existem tanta gente disposta a ajudar quem mais necessita. A cada ano aumenta o número de participantes, e, consequentemente, de contribuição. Outro ponto interessante de ser abordado é a forma de prestar conta com os nossos foliões, por isso, os convido também para fazer parte das entregas dos alimentos”, concluiu.
Somente nesta última edição do “Bloco Saudoso Tuca” foram arrecadados mais de seis toneladas de alimentos que serão destinados, no total, a dez comunidades.
“Intervenção é cortina de fumaça para esconder fracasso da proposta da reforma da previdência”, diz Isac
Pedindo um comportamento mais amigável e pacífico no parlamento, com as atenções voltadas ás necessidades da população aracajuana, o vereador Isac Silveira (PCdoB), começou seu primeiro discurso na manhã desta quarta-feira, 21, durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante seu pronunciamento, Isac demonstrou sua preocupação com relação a medida de intervenção militar no Estado do Rio de Janeiro, decretada pelo presidente da república Michell Temer. “Se nós formos lembrar dias anteriores ao golpe de 64 uma das argumentações era a defesa da família e da propriedade. Os argumentos que se usam para propor os regimes totalitários são os mais diversos possíveis”, disse Isac.
Para o parlamentar, esta ação é uma fuga para que o povo não possa retirá-lo do poder, já que os índices de aprovação e desaprovação deste governo, estão a todo momento na mídia e não os favorece. “Eles deram um golpe na presidente Dilma e sabem que nestas eleições serão todos derrotados, pelo povo. No último dia 19 fizemos um ato aqui em Sergipe com todos os sindicatos e centrais sindicais, no sentido de combater a ideia da reforma da previdência e a questão da intervenção. Claro que a gente sabe que a reforma da previdência ainda será ressuscitada, porque ele ainda pensa em colocar em votação. Mas, essa intervenção no Rio de Janeiro, não pode ser vista por nós como algo normal”, relatou o vereador.
De acordo com Isac, se os índices são o primeiro parâmetro para esta intervenção, pelo mapa da violência, Sergipe deveria ser o primeiro estado a receber a medida. Durante o discurso, o vereador fez alguns questionamentos. “É pelo grau de crimes hediondos? Qual o alcance desta medida? As medidas de busca e apreensão serão generalizadas? Como se dará o acesso aos lares, e todas as questões constitucionais que protegem as pessoas?”. Isac encerrou o discurso afirmando que é contra qualquer regime totalitarista, e que ainda não encontrou nesta ação do governo federal nada plausível, nem razoável, para que a ordem seja reestabelecida.
Projeto de Bittencourt reconhece Festejos Juninos da Rua de São João como Patrimônio Histórico de Aracaju
Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 21, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei 215/2017, que reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial a Tradição dos Festejos Juninos da Rua de São João. O projeto é de autoria do vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito.
“As festividades na Rua de São João nasceram em 1910. Aquele espaço é o berço na nossa cultura e das manifestações juninas. Por ali, nasceram muitos artistas, forrozeiros, dançarinos e inesquecíveis quadrilhas. A Rua de São João é do povo de Aracaju e de Sergipe. É nosso patrimônio. Sempre reafirmo que, se Sergipe é o país do forró, a Rua de São João é a capital dos Festejos Juninos”, destacou Bittencourt.
O palco central da Rua de São João é cenário para diversas festividades e eventos culturais. A rua acolhe não apenas moradores da região, mas de toda Aracaju, cidades vizinhas e turistas. Em 1980 foi instituído o Centro Social e Cultural São João de Deus, com o Sr Antônio Freitas na presidência, para dar continuidade ao trabalho feito pelo mestre Calazans, que organizada os festejos juninos entre os anos 50 e 80. Ao longo do tempo, toda a comunidade contribui de alguma forma para que a tradição se perpetue por todas as gerações.
“No ano passado, fui o interlocutor para não deixar a essência da Rua de São João se apagar e manter a tradição junina. Através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Tiradentes, concretizamos a realização das festividades. A tradição não pode morrer e nunca morrerá. Parcerias são fundamentais para garantir a manutenção dessa história. O povo da Rua de São João teve a garantia do festejo. Tive muita satisfação em contribuir para essa preservação da nossa identidade”, recordou Bittencourt.
Além de tornar a Rua de São João Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial, o vereador Professor Bittencourt também apresentou o Projeto de Lei que reconhece como Utilidade Pública a Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe, aprovado na CMA. “Nosso estado é muito grato por todo esforço que a Liga faz para que nossas quadrilhas juninas tenham brilho e reconhecimento. Trata-se de uma instituição que contribui em grande escala para a nossa maior festa popular, feita pelo povo e para o povo. Reconhecer a Liga das Quadrilhas como Utilidade Pública é contribuir para o fortalecimento desta cultura, que é nossa. Sem as quadrilhas, não há festejos juninos. A Rua de São João gera alegria, festa, emprego e renda. Com a realização dos festejos, toda a cidade se movimenta. As Quadrilhas Juninas são grandes protagonistas deste cenário tão especial”, pontuou Bittencourt.
Dr. Gonzaga aborda na Tribuna novas ações para 2018
Em seu primeiro pronunciamento do ano de 2018, realizado na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador e 1º Secretário Dr. Gonzaga (MDB), deu as boas vindas aos colegas parlamentares e servidores da Casa e desejou a todos um ano realmente produtivo e cheio de grandes realizações, que possam trazer benefícios e melhorias efetivas para o povo de Aracaju.
“Mais um ano de trabalho, no qual vou empreender todos os esforços possíveis no sentido de cobrar das autoridades não só as providências necessárias no tocante aos problemas diários que afetam a nossa população, mas, principalmente, em relação ao acompanhamento e fiscalização do cumprimento das centenas de leis aprovadas por esta Casa.”, disse o parlamentar.
Dr. Gonzaga acrescentou que no ano de 2018 pretende continuar empreendendo esforços no sentido de dar continuidade a projetos que se estendam além da Câmara e cheguem às comunidades, como foi o caso do programa Vereador em Ação, realizado nos bairros Lamarão e Soledade e da carreta do Hospital do Câncer de Barretos, que o vereador trouxe para Aracaju pela primeira vez, para realizar exames gratuitos para mulheres carentes.“Também realizamos outros importantes projetos culturais, a exemplo do Cine comunitário que já venho fazendo há alguns anos na Soledade e a partir deste ano pretendo estender para outras regiões da cidade”, explicou Dr. Gonzaga.
O vereador também falou sobre a inauguração da primeira biblioteca comunitária instalada no bairro da Cidade Nova, no ano passado, e que este ano deveram ser criadas outras unidades para desenvolver o habito da leitura em outras comunidades do município.
Parlamentar deve manter a coerência
A vereadora Emília Corrêa (Patriota) ocupou a Tribuna durante do Grande Expediente na Casa Legislativa, para destacar que o parlamentar faz a sua parte, porém não pode se submeter a ‘coisas e negócios’.
Segundo Emília, a atitude é mais importante do que as palavras e não teria sentido defender os valores que não são colocados em prática na vida pública. “Precisamos manter a coerência, estamos sendo observados. Quando fica no pula-pula corre o risco do eleitor não entender. Não podemos nos submeter a qualquer coisa para defender o indefensável. Acima de tudo existe a ética”, pontuou.
De acordo com Emília, a credibilidade só se ganha a partir do momento que o homem público, verdadeiramente, exercita os valores que compreendem como essenciais para a qualidade vida dos aracajuanos. “Respeito muito os pares na Casa, mas após o resultado da eleição em 2016 e uma modificação na conjuntura, houve algumas mudanças. Não há mais uma relação harmoniosa entre o falar e o fazer”, observou.
Por fim, a parlamentar ressalta que, contrariando as melhorias para municipalidade, os interesses na convivência na Casa Legislativa têm revelado algumas tomadas de decisões na contra-mão dos maiores interessados: o povo aracajuano. “O vereador é responsável pela fiscalização das ações do poder Executivo, principalmente no tocante ao cumprimento das leis e a boa aplicação e gestão do dinheiro público. Não se pode ignorar a situação das pessoas que padecem por serviços essenciais”, concluiu.
Campanha de combate ao abuso contra a mulher é tema do 1º discurso de Kitty Lima neste ano na CMA
Em seu primeiro discurso no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) neste ano, a vereadora Kitty Lima (Rede) utilizou o Pequeno Expediente para falar sobre uma ação promovida por ela durante os dias de carnaval na capital sergipana que teve como objetivo combater crimes moral e sexual cometidos, principalmente, contra as mulheres.
Durante os dias de festa do Rasgadinho, a vereadora realizou a entrega de informativos sobre a campanha ‘Não É Não’, ocorrida tambem todo o país, que visa combater os assédios sofridos pela mulher. “A gente teve ações como essa em diversas cidades do Brasil, uma campanha bastante importante para valorização e respeito à mulher. Em Aracaju fiz questão de levar essa campanha às ruas durante o Rasgadinho. Abri mão de viajar durante o carnaval porque eu tenho consciência da importância dessa iniciativa para a conscientização de homens e mulheres quanto ao assunto. Eles precisam entender que quando a mulher diz ‘não’, é não e pronto. Já com elas meu trabalho foi mais de orientação quanto a quem e onde elas poderiam denunciar casos de abuso. A sociedade precisa ser educada para que essa violência seja erradicada”, explicou Kitty.
De acordo com a parlamentar, o empoderamento feminino é uma ferramenta transformadora que contribui fortemente para a mudança de comportamento de uma sociedade aonde ainda predomina o machismo.“Foi um momento de muita alegria porque eu percebia que elas estavam necessitando disso, um encorajamento. Às vezes o que falta para mudar um comportamento é um pequeno empurrãozinho, um estímulo que pode ser um verdadeiro divisor de águas, e poder levar informações sobre esse assunto a tantas mulheres me fez perceber que precisamos encorajá-las mais, mostrar seu valor e dizer que nós temos direito e força para lutar por eles”, disse.
Em consonância com seu discurso, Kitty apresentou aos vereadores dados alarmantes do Centro de Atendimento à Mulher acerca da violência sofrida por elas. Em 2016, aponta o levantamento, mais de um milhão de mulheres recorreram ao disque denúncia 180 para relatar casos de abusos, sejam eles psicológicos ou físicos.“Uma pesquisa feita com 2.285 mulheres com idades entre 14 e 24 anos revelou que 94% delas já foram assediadas verbalmente, e 70% sexualmente. São números que assustam e que reforçam a necessidade que temos de enfrentar esse problema com elaboração de políticas públicas para coibir esses crimes e também de atendimento e proteção às mulheres vítimas dessas violências”, finalizou Kitty.
'Setembro Dourado' é aprovado em 1ª votação na CMA
O Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou na última quarta-feira, 21, em primeira votação, o projeto de lei da vereadora Kitty Lima (Rede) que institui o mês Setembro Dourado no calendário municipal. A iniciativa visa a realização de ações preventivas e a conscientização por meio de campanhas educativas para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
De acordo com o projeto, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deverá promover campanhas para conscientizar a população sobre os tipos de câncer, seus sintomas e tratamentos, além de estimular visitas periódicas ao médico para realização de exames preventivos. “Esse foi o primeiro passo para tornarmos o Setembro Dourado um mês dedicado para os cuidados preventivos de crianças e jovens quanto ao câncer. Estou bastante empolgada com essa aprovação, isso mostra que já começamos os trabalhos deste ano com o pé direito”, comemorou Kitty.
Thiaguinho apresenta projeto de lei que incentiva a prática esportiva no município
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) ocupou a Tribuna na manhã desta quarta-feira, 21, para apresentar o Projeto de Lei nº 318/2017 que institui na capital a Corrida da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O projeto é de autoria de Thiaguinho juntamente com o presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD) e o líder do prefeito, vereador Professor Bittencourt (PCdoB).
Em seu pronunciamento, Thiaguinho reforçou a importância do esporte e a integração entre os vereadores e a população. “A medida tem como objetivo incentivar a prática esportiva no município de Aracaju, estimulando os hábitos saudáveis, além de estreitar os laços entre a população e os parlamentares. É também uma forma de afastar os jovens das drogas, incentivando-os para uma atividade saudável”, disse.
O vereador Anderson de Tuca (PRTB) fez um aparte e elogiou a inciativa. “Essa ideia parte do princípio da importância que são as corridas de rua para os atletas. Mais uma vez Thiaguinho acerta ao propor um projeto de suma importância para a população aracajuana. São ideias como essa que transformam a realidade das pessoas”, comentou.
Emília Correa (Patriota) subscreveu o projeto por entender que ele é um estímulo para uma vida mais saudável. “O projeto de vossa excelência tem uma importância significativa para os dias de hoje, quando muitas pessoas estão preocupadas com sua saúde. E esta corrida certamente vai nos trazer mais saúde.”, afirmou.
O vereador Américo de Deus (Rede) disse que a corrida de rua tem ganhado grande espaço aqui em Aracaju. “É uma oportunidade para que as pessoas possam praticar esportes já esporte é vida, saúde e educação, inserção. Abrindo mais um espaço, contribuindo com a qualidade de vida para os nossos sergipanos e aracajuanos”, salientou.
Américo de Deus ressalta carnaval do Clube do Banese
Na manhã desta quinta-feira, 22, durante o Pequeno Expediente, o vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna para falar da festa de Carnaval realizada pelo Clube do Banese. O parlamentar destacou que este ano, o homenageado no evento foi o médico Almir Santana.
De acordo com Américo de Deus, o Clube do Banese fez essa homenagem pelo grande trabalho que este médico realiza para orientar a população sergipana sobre doenças sexualmente transmissíveis. "Decoramos todo o clube, colocamos frases de alerta e realizamos apresentações para homenageá-lo, com a participação do grupo Penerô Xerém. Almir Santana desenvolve um trabalho com dedicação, com amor, foi uma ótima homenagem que a diretoria do Clube fez para esse grande médico, que é reconhecido nacionalmente”, enfatizou.
O parlamentar afirmou ainda que durante o evento foi realizado o Bloco “Baneseanos de Corpo, Alma e Coração!” que percorreu algumas ruas com destino a Orla de Atalaia. “O carnaval do Banese foi realizado pelo sexto ano consecutivo. Foi um sucesso e todos estão de parabéns. Foi tudo feito com muito empenho, carinho e maestria”, destacou.
O vereador ainda exibiu vídeos e imagens do evento durante o seu pronunciamento. E acrescentou que só não foi melhor, por falta de recursos e patrocínio. “Quero falar uma pequena reclamação, parabenizo o Banese pelo patrocínio para outros eventos como Carro Quebrado e Rasgadinho, mas infelizmente um evento do próprio grupo não foi patrocinado. Não poderia deixar de fazer essa observação”, finalizou.
Projeto no Senado prevê unificação dos prazos processuais civis
O vereador Elber Batalha (PSB) destacou a iniciativa do Partido Socialista Brasileiro, através do mandato do senador Elber Batalha (PSB), que protocolou no Senado Federal um projeto de alteração de várias leis processuais civis, visando unificar a forma de contagem os prazos processuais no direito brasileiro.
O parlamentar explicou que, com a reforma do Código do Processo Civil, os prazos que corriam nas varas cíveis comum, passaram a ser contados em dias úteis, sendo que os prazos dos processos dos juizados especiais cíveis (estaduais e federais), continuaram sendo contados em dias corridos. “Isso gerava um transtorno muito grande para os advogados, causando danos a parte e afetando diretamente a Defensoria Pública, que promove a defesa para os menos favorecidos dentro dessa processualista civil”, disse.
Elber falou ainda que a partir desta proposta, os prazos serão unificados, sendo que todos serão contados em dias úteis, inclusive para os processos criminais. “Há intensão também do senador Elber Batalha em apresentar um projeto de unificação da contagem dos prazos processuais penais, que não foi feito conjuntamente porque a discussão dos processos criminais será bem mais ampla”, informou.
“Fizemos uma visita ao presidente da OAB/SE, Henry Clay, e apresentamos as duas propostas. Muito provavelmente na próxima semana o senador Elber Batalha vai apresentar as duas propostas para que o conselho da OAB nacional delibere se deseja ou não a mudança dos prazos processuais penais ao conselho federal da OAB”, disse Elber.
Fábio propõe ampliação do transporte público na zona de expansão
O vereador Fábio Meireles (PPS) informou na sessão desta quinta-feira (22) que deve protocolar junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma Indicação endereçada a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para que viabilize a ampliação da oferta de transporte público na Zona de Expansão da capital sergipana.
Segundo o parlamentar, moradores do Mosqueiro o procuraram para relatar que “hoje apenas um ônibus faz o percurso direto para o centro de Aracaju, mas costuma demorar até uma hora e meia, o que dificulta a vida de quem depende do serviço para ir ao trabalho, por exemplo”.
Fábio disse ainda que existem outras duas linhas de ônibus que passam pela região, cujas rotas vêm de encontro à necessidade dos usuários. “Elas fazem o trajeto fracionado e a população precisa pegar outro ônibus no terminal da Atalaia”, acrescentou, dizendo que os relatos indicam que a situação se agrava aos finais de semana.
Considerando que o novo plano de mobilidade de Aracaju está sendo formatado pela Prefeitura, Fábio Meireles, disse que vai formalizar a propositura no sentido de que o Poder Público garanta o “amplo acesso a um transporte eficiente e de qualidade para a população daquela região que está em processo de desenvolvimento e possui uma demanda crescente”.
Vereadores analisam 12 Projetos de Lei nesta quinta, 22
Com uma Pauta do Dia recheada de Projetos de Lei que buscam melhorar a qualidade de vida da população, os 24 parlamentares que compõem a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisaram 28 proposituras nesta quinta-feira, 22, durante a 3ª Sessão Ordinária. A pauta foi dividida em 12 Projetos de Lei, um Projeto de Resolução e 15 Requerimentos.
O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) apresentou seis Projetos de Lei, seguido pelo presidente da CMA, Nitinho (PSD), com três, e com um PL cada, os vereadores Lucas Aribé (PSB), Manuel Marcos (PSDB) e Professor Bittencourt (PCdoB). Referentes aos Requerimentos, o vereador Jason Neto (PDT) apresentou oito proposituras, seguido por Américo de Deus (Rede), Lucas Aribé (PSB) e Kitty Lima (Rede) com dois cada e encerrando a Pauta com o vereador Fábio Meireles (PPS) com um.
O PL 229/2017, de autoria do líder do prefeito na CMA, institui o dia 12 de Novembro como Dia Municipal de Coach no Calendário Oficial de Aracaju. O projeto, bastante elogiado pelos parlamentares, foi aprovado em 1ª Discussão.O vereador Lucas Aribé elogiou a propositura e citou alguns nomes de referencia na área. “O Coach ajuda o ser humano no cumprimento de suas metas profissionais e pessoas, quero destacar os nomes de Suzana Nascimento, Murilo Lima e Márcia Morais”.
O autor do PL, o vereador Professor Bittencourt, também destacou dois nomes importantes. “O profissional Coach cuida de pessoas, carreiras e empresas, destaco o nome do querido suplente de vereador Anderson Góis e da Professora Suzi Deise, que são profissões fundamentais porque cuida do ser humana e da solidez das carreiras”.
Outro PL bastante debatido entre os vereadores foi a propositura de nº 334/2017, de autoria do vereador Manuel Marcos, que estabelece a oferta permanente de palestra sobre noção de cidadania e política para os alunos do último ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino também foi aprovado em 1ª Discussão.
Em defesa de sua propositura, o vereador Manuel Marcos declarou que o projeto parte de uma preocupação com o aluno que sai da rede pública que necessita de palestra para que possam acompanhar estes jovens “Muitos estudantes estão indo por caminhos errados e o país não chegara a lugar algum se ninguém começar a dar o primeiro passo. Devemos estimular a ideia de buscar o desejo de ser brasileiro, não se respeita mais a pátria, vamos estimular a cidadania”.
Para a vereadora Emília Correa (Patriota) a importância da propositura é estimular a cidadania e a consciência política. Zezinho do Bugio (PTB) relembrou o tempo em que era estudantes. “No meu tempo tinham duas disciplinas que foram retiradas da grade curricular: SPB e Moral e Cívica”.
O vereador Elber Batalha Filho (PSB) fez uma reflexão. “Assisti um documentário na GNT da revolução dos escravos em Portugal, onde mostrava que o povo ficou feliz que comemoram um mês nas ruas quando chegou ao fim, mas, após isso, a sociedade começou a confundi a democracia com anarquia. Nosso cuidado é não voltar a ter o autoritarismo”.
O vereador Iran Barbosa (PT) foi contra a propositura e apresentou as justificativas para a decisão. “Quem fixa diretrizes para a regulamentação educacional e quem tem que tratar legalmente sobre educação é a União, e os Estados complementam. Esta matéria já foi tratada, na LDB, no artigo 27”.
Além de alegria, Palhaço Soneca gerou emprego e renda no carnaval
Pelo oitavo ano consecutivo, o vereador Palhaço Soneca (PPS), realizou uma super festa de carnaval nas ruas do bairro São Carlos, zona oeste de Aracaju. Agora como vereador, o evento ficou mais organizado e bateu recorde de público durante os três dias de folia. Cerca de 20 mil pessoas brincaram e trabalharam com tranquilidade e segurança. “Desde a primeira edição do bloco das Mariposas, minha intenção era proporcionar alegria as pessoas da comunidade. Precisávamos de uma festa organizada no período carnavalesco. Só que nos últimos anos o evento se consolidou no calendário da capital e muita gente aproveitou para garantir uma renda extra no mês”, disse satisfeito o parlamentar, acrescentando que não foi cobrada nenhuma taxa para quem comercializou bebidas e alimentos na festa.
De acordo com Soneca, durante os três dias de folia foi injetado cerca de R$ 100 mil na economia da comunidade, entre vendedores ambulantes, músicos, catadores de latinha, pessoal de apoio, além de comerciantes na região. “Numa rápida contagem havia mais de 65 vendedores ambulantes. Eles venderam cerveja, refrigerante, água e outros tipos de bebidas. Outros ainda venderam cachorro-quente, pizza, churrasquinho e salgados. Também houve um incremento na venda de comerciantes, a exemplo de mercadinhos, bares e lanchonetes nas redondezas da festa”, informou.
Por fim, o vereador agradeceu ao prefeito de Aracaju e ao deputado federal André Moura pelo apoio logístico no Bloco das Mariposas. “Também quero agradecer a guarda municipal, polícia militar e demais órgãos públicos, além de comerciantes da comunidade. Obrigado a todos”, rassaltou.
Iran Barbosa cobra preservação de espaços públicos e monumentos históricos de Aracaju
Em função da aproximação do dia no qual é comemorado o Aniversário de Aracaju, 17 de março, o Vereador Iran Barbosa (PT) voltou a cobrar cuidados e atenção com os espaços públicos e monumentos históricos de Aracaju como forma de preservar a história e a beleza da cidade.
Na manhã desta quinta-feira, 22, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar lembrou que permanentemente, através do mandato que representa, tem defendido a preservação dos monumentos e prédios históricos de Aracaju. “Vejo em Aracaju um potencial imenso para que nós possamos valorizar o que temos de memoriais, prédios, lembranças arquitetônicas de momentos importantes da nossa história e que é pouco valorizado”, pontuou, acrescentando que já discutiu, por exemplo, sobre a importância da reforma do Palácio Inácio Barbosa, que está abandonado e deteriorado e que, recentemente, foi cedido para que a Universidade Tiradentes o transforme em espaço museológico e de formação acadêmica.
“No Centro da nossa Cidade há vários prédios que remetem à nossa história e estão prejudicados. O Cemitério dos Náufragos é outro local que precisa de atenção do Poder Público”, disse.
Iran defendeu que Administração Municipal deve buscar alternativas para manter e construir espaços que ao mesmo tempo valorizem a história de Aracaju e preservem os locais, criando locais de lazer e de turismo. “Às vésperas do aniversário de Aracaju, devemos refletir sobre quais os presentes estão sendo ofertados ao aracajuano e à cidade. Nossos espaços precisam ser valorizados e por isso chamo a atenção para não vivenciarmos a destruição de nosso patrimônio”, afirmou Iran Barbosa.
Projeto de Bittencourt institui Dia Municipal do Coach
Após votação e aprovação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 22, foi instituído o dia 12 de novembro como Dia Municipal do Coach no calendário aracajuano. O projeto de lei foi autoria do vereador Professor Bittencourt (PCdoB). "Esta é uma profissão moderna e muito importante para o ser humano. O profissional atua dentro do íntimo do sujeito na construção da solidez de suas potencialidades, capacidades e talentos profissionais. A missão é contribuir para que a pessoa se transforme e evolua, auxiliando a seguir caminhos corretos para alcançar seus objetivos", disse Bittencourt.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Coach é o profissional especializado que pode ser considerado um treinador que assessora o cliente, levando-o à reflexão, tomada de decisões, conclusões, definir ações e a gir em direção aos objetivos, metas e desejos.
Na Tribuna da Câmara, Bittencourt destacou a importância e a presença do profissional em Aracaju. "Eles têm o foco em auxiliar as pessoas a encontrar a si mesmo, com capacidade de inteligência e interlocução. Destaco o suplente de vereador Anderson Góis como coach, desenvolvendo um brilhante trabalho, e minha querida amiga Suzy Dayse, professora. É preciso parabenizar a todos os profissionais dessa área por ajudar muitas pessoas a crescer", ressaltou.
Bittencourt homenageia o radialista Petrônio Gomes
O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 22, para homenagear o radialista e bancário Petrônio Gomes, falecido no último dia 10, aos 89 anos. "Tive uma infância marcada por acompanhar o rádio sergipano com a minha família e cresci ouvindo muito a Rádio Cultura. Ouvia bastante o programa Rádio Revista, apresentado por Petrônio Gomes, uma das vozes mais emblemáticas que tive a honra de apreciar", comentou Bittencourt.
O parlamentar destacou que Petrônio Gomes marcou a história da comunicação sergipana nas ondas do rádio, trabalhando em diversas rádios em Sergipe, entre elas a Cultura e Aperipê, onde fazia crônicas especialmente sobre o cotidiano e a cultura da capital sergipana. Ao longo da sua carreira, foram mais de 1 mil crônicas. "Petrônio é um dos grandes nomes do rádio sergipano e brasileiro.Não tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Fui professor de Selma, sua nora, e na disciplina Realidade Brasileira sempre citava o trabalho de Petrônio", relembrou.
Ainda na Tribuna, Bittencourt comentou que "Petrônio Gomes encantava a todos com sua criatividade e inteligência, tendo uma capacidade especial de abordar sobre a vida da nossa cidade. O rádio sergipano perde um dos seus grandes nomes. Nos deixa muita saudade".
“Mais que instalar CPI, é preciso estrutura para trabalhar”, fala Isac
Vereador Isac Silveira (PCdoB), chamou a atenção da população e dos parlamentares para os altos salários dos cargos da direção do Hospital de Cirurgia que ultrapassam 50 mil reais. Em tom de revolta, o parlamentar falou sobre o assunto durante o seu pronunciamento, no Pequeno Expediente, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 22. “Jamais irei saber dessas coisas e ficar calado. Não é possível que uma família tenha uma renda total de mais de 130 mil reais, como se tudo isso fosse normal, e não fosse fruto do erário público. Com esses dados colocados pela mídia em todos os jornais, todos os dias, eu pergunto: É necessário ou não fazer uma CPI com relação aos hospitais filantrópicos?”, indagou Isac.
Ainda com relação a CPI dos hospitais filantrópicos, Isac afirmou que a instalação deste procedimento não é, e nunca foi, para atacar ninguém, mas sim, para esclarecer a escuridão que há nas contas dos hospitais que passam por tantas dificuldades. O número de pacientes com traumas ortopédicos, que está no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), ultrapassa 150, e todos eles não podem ser transferidos para o Hospital de Cirurgia. Isac, também mais uma vez, tornou pública a informação de que os salários dos servidores do Hospital Cirurgia, que deveriam ser pagos no início de em fevereiro, referentes ao mês de janeiro, estão novamente em atraso. “Qual a contribuição que esta casa vai dar para um momento tão difícil que a sociedade está vivendo? Eu conversei com Nitinho e pedi para ele colocar em votação o requerimento da CPI. A sociedade clama, e não é só a votação, é também a aprovação. E neste processo eu exigi que tenhamos uma estrutura de condições ideais para desenvolver um bom trabalho integro e honesto, para saber da situação dos três hospitais filantrópicos, porque estamos nesta casa para servir o povo do nosso estado”, declarou Isac.
De acordo com Isac, o político precisa sentir a dor do povo e agir urgentemente para que todas as problemáticas sejam resolvidas. “Como sociedade civil, precisamos reconhecer o trabalho dos hospitais filantrópicos, respeitar e apoiar, mas, é preciso cobrar transparência em suas contas e nós como sociedade organizada temos esse poder. E o parlamento tem o dever de cobrar e buscar esta reestruturação no recebimento e convênio, e na prestação de serviços destes hospitais cumprindo seu papel social”, finalizou o vereador.
Emília garante que ofensas serão respondidas
Thiaguinho Batalha participa de reunião com a secretária municipal de Educação
O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) participou nesta quinta-feira, 22, de uma reunião com a secretária municipal de Educação, Cecília Leite, para discutir questões relacionadas ao ensino público de Aracaju. Um dos assuntos abordados foi o Plano Municipal de Educação, documento que estabelece os objetivos, metas e ações para que Aracaju alcance uma educação democrática e de qualidade.
Cecília solicitou o apoio do parlamentar através do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC), para marcar uma reunião com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A reunião é para tratar de assuntos importantes principalmente relacionado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Nós temos compromisso com a educação de Aracaju, por isso vamos entrar em contato com o líder André Moura, que não medirá esforços para ajudar. A educação é o pilar para o desenvolvimento econômico e social, por isso nós iremos empreender todos os esforços possíveis para garantir mais investimentos e uma melhor educação para todos os estudantes”, disse.
Thiaguinho parabenizou a secretária Cecília Leite pelo convênio firmando entre a Prefeitura de Aracaju e Tribunal de Justiça para utilização de fibra ótica pelo município. “A partir desta parceria, as escolas municipais passarão a contar com uma educação moderna e acessível. Os alunos terão cursos on line e os pais poderão acompanhar a rotina dos seus filhos por meio da informatização do sistema”, comentou.
A secretária municipal de Educação agradeceu a visita do vereador. "A gestão da Semed tem como pilar a transparência e sempre estou disponível para apresentar dados e informações. Pudemos, nesta quinta-feira, apresentar ao vereador os projetos voltados à Educação de Aracaju, por meio do Planejamento Estratégico da Prefeitura. Foi um encontro muito positivo", revela a secretária Cecília Leite.
Câmara Municipal de Aracaju realizará sessão para debater Segurança Pública
Aprovado nesta quinta-feira, 22, o Requerimento 17/2018, propõe a realização de uma Sessão Especial, no dia 2 de abril, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para debater parcerias e políticas públicas de Segurança Pública em Sergipe.
Serão convidadas as secretarias da Segurança Pública, da Justiça, a Guarda Municipal de Aracaju, o Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil. A proposta é do vereador Jason Neto (PDT). Segundo o parlamentar a intenção é colaborar com propostas. “Toda sociedade clama por mais segurança, não podemos ficar parados e com esse discurso de obrigação constitucional, todos devemos nos unir e debater caminhos e soluções para fortalecer as políticas públicas de segurança pública”, justificou Jason Neto.
Além dos convidados que farão explanações, a sessão estará aberta a participação da sociedade civil.
Cabo Amintas parabeniza parlamentares pelo incentivo aos festejos carnavalescos
Na manhã desta quinta-feira, 22, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para congratular colegas parlamentares que idealizaram ou apoiaram blocos carnavalescos na Capital. “Gostaria de parabenizar o vereador Américo de Deus (Rede) pelo grande trabalho em homenagear o Dr. Almir Santana. Eu acredito que é assim que se deve fazer, homenagear em vida. O senhor foi muito feliz com esse tema”. E acrescentou “é importante parabenizar também o vereador Zezinho do Bugio (PTB), pela idealização de seu bloco carnavalesco. Inclusive, tive a honra de ser relator do projeto que tratava desse bloco”.
Cabo Amintas também citou os blocos dos vereadores Anderson de Tuca (PRTB) e Vinícius Porto (DEM).
Por fim, o parlamentar congratulou a Polícia Militar pelo trabalho incansável nos dias de festa. “Além disso, quero parabenizar os policiais militares pelo brilhante trabalho durante os festejos do carnaval”.
Entretanto, também protestou: “Venho, inclusive, lamentar por saber que a organização do Rasgadinho serviu, no primeiro dia, um pão francês com uma fatia de queijo para os policiais. Infelizmente, na festa, trataram mal os policiais nesse aspecto”, concluiu Amintas.
Zezinho do Bugio destaca Bloco Mamãe Quero Beber
O maior bloco da Zona Norte foi destaque na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sessão desta quinta-feira, 22, durante o discurso do vereador Zezinho do Bugio (PTB). O Mamãe Quero Beber já virou tradição nas ruas do Bugio há 12 anos e atualmente forma uma grande rede de solidariedade abraçando a causa da Casa Bom Samaritano, além de outras instituições e famílias carentes.
A folia foi no dia 4 de fevereiro, mais ainda repercute por conta das boas ações realizadas através das doações e trabalho de orientação nas ruas. Foram mais de 15 mil pessoas ao som de artistas do bairro e cerca de oito mil toneladas de alimentos não perecíveis através das trocas de camisas.
O resultado foi comemorado e elogiado pelo idealizador Zezinho durante a sua fala no pequeno expediente. "O nosso bloco foi um sucesso e não teve nenhum problema. Quero parabenizar a minha equipe e agradecer toda a população da minha região como Bugio, Jardim Centenário, São Carlos e outros por tanta confiança", declarou.
Para ele, a parceria com o Dr Almir Santana foi essencial. "Nós estamos com mais de 350 casos de HIV por ano no estado de Sergipe, as informações foram confirmadas pelo próprio Almir. Por isso, a nossa equipe abraçou o objetivo e realizou uma grande campanha para conscientização principalmente dos jovens com relação às DSTs e o HIV", explicou.
Zezinho pediu ainda mais atenção dos colegas vereadores com relação ao assunto. "Precisamos nos unir para trazer mais informação sobre o tema para o povo e principalmente buscar recursos para melhorias", finalizou.
Seu Marcos cobra melhorias na Saúde
Diante das dificuldades enfrentadas na área da Saúde do município de Aracaju, o vereador Seu Marcos (PHS) destacou o descaso da unidade básica de Saúde Francisco Fonseca, na Palestina. De acordo com ele, a estrutura do prédio não comporta mais a quantidade de usuários que procuram atendimento no local. “Visitei o posto e vi a situação dos pacientes que precisam de atendimento. A estrutura que foi montada não comporta mais tanto paciente. São três grandes bairros que se beneficiam com a unidade: Cidade Nova, Palestina e 18 do Forte. É preciso oferecer um melhor tratamento aos usuários do sistema”, afirmou o vereador que é militante na área.
Seu Marcos declarou que sugeriu a secretária municipal, Waneska Barboza, a extensão imediata do Posto no 18 do Forte, e que futuramente seja implantado um polo definitivo no bairro. “Acredito que precisamos criar alternativas para melhor atender o aracajuano. A implantação de uma outra unidade próxima, não só vai desafogar a Francisco Fonseca, como beneficiará outras comunidades vizinhas. Conversei com a Waneska e cobrei soluções”.
Ainda em sua fala, o parlamentar lembrou os dilemas rotineiros do Hospital Cirurgia, a exemplo da quebra da máquina de radioterapia, alem de reivindicar a tramitação da CPI da Saúde, assinada por ele em 2017. “Não assinei a CPI para ficar engavetada. Se precisar eu irei ao Ministério Público e cobrarei das autoridades as devidas providências. Fui eleito pelo povo de Aracaju e sou muito bem pago para realizar o meu trabalho, que é o de fiscalizar os órgãos públicos e de contribuir com as necessidades da população, em especial as comunidades comunidades da Zona Norte da cidade”.
“Aracaju agora tem prefeito”, afirma Bittencourt
Durante a Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) da quinta-feira, 22, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) utilizou a Tribuna para ressaltar o trabalho de Edvaldo Nogueira frente à Prefeitura da capital em 2017. O parlamentar pontuou alguns itens destacados pelo chefe do Executivo Municipal na reabertura dos trabalhos da CMA.
“Edvaldo herdou uma administração repleta de problemas e conseguiu, em apenas um ano, recuperar a autoestima do povo de Aracaju. O prefeito conseguiu equilibrar as finanças da cidade através de um trabalho sério e comprometido executado por ele e toda a equipe. Edvaldo reduziu 80% das diárias, 66% das passagens aéreas, 55% de diárias estaduais, 64% dos gastos com publicidade. A telefonia teve redução de 35%, locação de imóveis foi de 37%, consultoria de 97%, e muito mais. Só com redução de despesas correntes a economia gerada foi de 40% , o que corresponde a uma diminuição de R$ 30 milhões em gastos”, comentou o líder do prefeito na Câmara.
Bittencourt afirmou que esses percentuais são resultados da preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira com os recursos públicos. “Houve uma redução de 40% dos cargos comissionados, o que corresponde a 1 mil cargos a menos, economizando R$ 24 milhões para a Administração. Na gestão passada, o impacto econômico com folha salarial era de 12%. Na gestão de Edvaldo, atualmente, é de 7%. Edvaldo herdou uma dívida de mais de R$ 530 milhões a longo prazo. Já foram quitados R$ 300 milhões, ou seja: segurança e respeito aos fornecedores”, ressaltou Bittencourt.
O parlamentar pontuou, também, que Edvaldo priorizou o servidor público, honrando 15 folhas salariais em um ano, resgatando a dignidade de quem tanto contribui para o fortalecimento da Administração Municipal. “Aracaju agora tem prefeito! Ele pagou as 13 folhas salariais de 2017 e mais duas folhas de 2016. Os trabalhos da gestão de Edvaldo Nogueira estão fluindo porque existe respeito com o povo de Aracaju e organização das equipes. A gestão trata o povo aracajuano com amor e cuidado. É visível o avanço da nossa capital e a satisfação da nossa gente”, afirmou Bittencourt.