Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 28/10/2024 10h02
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Sargento Byron recebe presidente da associação de pessoas ostomizadas para apresentar PL

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Sargento Byron recebe presidente da associação de pessoas ostomizadas para apresentar PL

Foto: Assessoria Parlamentar

 

 

O vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), reuniu-se, nesta segunda-feira, 7, com o presidente da Associação Sergipana de Ostomizados e Amigos (Assoaa), Adilson Franco, para apresentar o Projeto de Lei, de sua autoria, que garante o acesso dos cidadãos ostomizados aos ônibus dos transporte coletivo através da porta dianteira, não sendo obrigatório a passagem pela catraca dos veículos. O PL está em tramitação, aguardando ser colocado em pauta para apreciação dos parlamentares do legislativo municipal.


Byron, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, tem articulado a aprovação da matéria por entender que todo serviço público deve ser acessível e garantir o conforto necessário às pessoas ostomizadas e demais público que se enquadra na condição de pessoa com deficiência. “Depois que levei a proposta do projeto para o debate popular, muitas pessoas me procuraram para relatar o constrangimento que passam para terem acesso aos ônibus na capital sergipana. Pelos relatos, percebemos, ainda mais, o quanto essa lei fará a diferença nas vidas dessas pessoas que, devido à sua condição, necessita dessa pequena modificação no sistema de transporte público para que o seu direito de ir e vir seja respeitado e, principalmente, garantido de maneira digna”, opinou o vereador.


Byron explicou todos os pontos inseridos no PL, que estabelece que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deve ser a responsável por articular junto aos órgãos competentes a elaboração de uma carteira específica para esse público. Através desse documento, que deve conter todos os dados necessários para identificar o passageiro, a pessoa ostomizada poderá acessar o transporte sem passar pela catraca, mas com a permanência do pagamento da passagem.


A aprovação da carteirinha, caso o PL seja aprovado na Câmara, será mediante apresentação de laudo médico confirmando a obrigatoriedade do uso da bolsa de colostomia, a data da cirurgia e o prazo da alta médica em que libera o uso da mencionada bolsa.


O presidente da Assoaa parabenizou a iniciativa do parlamentar e aproveitou a oportunidade para apresentar outros projetos que podem ser benéficos ao público. “Foi muito importante esse contato com o vereador Byron, que já vem lutando pela causa da pessoa com deficiência e também pelas pessoas ostomizadas. Byron já desenvolve um trabalho relevante, reconhecido, e nós ficamos felizes com essa atenção dada a nós. Uma iniciativa que defende a garantia de um direito básico. A oportunidade também foi muito produtiva. Sugerimos alguns projetos que são muito pertinentes para o nosso grupo”, disse Adilson.

 

Ostomizados: pessoa com deficiência


Segundo o Decreto 5.296 de 2004, é considerada deficiência física toda “alteração, completa ou parcial, de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física”. Sabendo disso, de acordo com a Revista da ABRASO (Associação Brasileira de Ostomizados), o que caracteriza os ostomizados como pessoas com deficiência é a falta de controle esfincteriano, intestinal ou urinário.


Ainda de acordo com a ABRASO, a situação em que a pessoa ostomizada vive é um grande trauma emocional, comparável até mesmo a uma amputação. Existe a necessidade permanente de equipamentos (bolsa de ostomia), o que afeta a mobilidade da pessoa, fazendo com que sofram discriminação e preconceito por conta da nova condição física.


Os ostomizados usufruem das mesmas leis que beneficiam as pessoas com deficiência física. Além desses, também possuem outros direitos que são bem específicos para eles, como acesso a bolsas coletoras por planos e seguros de saúde e cuidados garantidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Por Pábulo Henrique, assessor de imprensa

Professora Ângela Melo visita nova Ocupação João Mulungu e reafirma apoio às famílias que lutam por moradia

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Professora Ângela Melo visita nova Ocupação João Mulungu e reafirma apoio às famílias que lutam por moradia

Foto: Assessoria da parlamentar

7 de março de 2022. Quase um ano após ser despejada de forma violenta pela Polícia Militar de Sergipe, a Ocupação João Mulungu renasce no Centro de Aracaju e evidencia que o direito à moradia digna segue negado a inúmeras famílias da capital sergipana.

Apoiadora da luta por moradia, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) esteve presente na Ocupação, reafirmou o seu apoio às famílias e lembrou a importância de políticas públicas que garantam direitos e não promovam violências.

“Eu desejo que o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju tratem essas famílias de um modo muito diferente ao que vimos em 23 de maio do ano passado, quando a PM agiu com truculência na retirada das famílias daquele prédio na avenida Rio Branco. É fundamental que tanto Governo quanto Prefeitura dialoguem com as lideranças da Ocupação, garantam assistência e cuidados em saúde e adotem medidas efetivas para que todas as famílias de nossa cidade tenham direito a uma moradia digna”, destacou.

Na visita à Ocupação, Professora Ângela Melo contribuiu na campanha de solidariedade que visa a arrecadação de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal, fraldas, materiais de limpeza, álcool, máscaras e outros itens para a subsistência das famílias.

Além da presença in loco da parlamentar, o mandato de Professora Ângela Melo esteve representado na Assembleia da Ocupação, que aconteceu na noite dessa segunda-feira, e reafirmou o compromisso de colaborar na mediação entre o Movimento de Luta nos Bairros e Favelas – que coordena a Ocupação – e órgãos públicos.

Dia da Mulher: Câmara promove equidade entre gêneros

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Dia da Mulher: Câmara promove equidade entre gêneros

Foto: César de Oliveira

Mulheres são maioria no Brasil e no mundo. Uma em cada três sofre violência de algum homem ao longo da vida. Entre as 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem chefes executivas (CEOs) mulheres. Dados como estes, levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a realizar uma pesquisa nacional para entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero. A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) já entende a necessidade de garantir equidade e a prova disso é que dos 22 setores que compõem a Câmara, 11 são liderados por mulheres.

A equidade de gênero nas funções de chefia espelham as pautas diárias que surgem além do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8).

A atual legislatura conta com o maior número de vereadoras e dos 24 parlamentares que compõem o quadro do Poder Legislativo Municipal, quatro são mulheres.

Baseado no compromisso da atual gestão, comandada pelo presidente Nitinho (PSD), em promover justiça social e inclusão, a Casa tem apoiado iniciativas e programas que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada, e acima de tudo, mais respeitosa. O Poder Legislativo Municipal também conta com a Procuradoria da Mulher e o programa semanal da TV Câmara Aracaju 'Delas', com conteúdos sobre o universo feminino.

A superintendente executiva, Josy Aguiar, destacou as ações da Casa. “Essa gestão de fato se preocupa com a equidade de gênero, consequência disto é que nos cargos de direção a maioria são mulheres. Inclusive foi implantado a Procuradoria da Mulher, um órgão preparado para receber as mulheres em situações de necessidade”, explicou.

Procuradoria da Mulher

É um órgão institucional alocado na própria Casa Legislativa, com o objetivo de acolher e atender não somente as vítimas de violência doméstica, como qualquer outro tipo de atendimento que as mulheres de Aracaju sintam necessidade.

Delas

Lançado pela TV Câmara neste mês de março, o programa semanal 'Delas' é comandado por duas jornalistas, Leilane Coelho e Martha Mendonça, que abordam, em cada edição, uma pauta relacionada ao universo feminino, com o objetivo de dar voz, força, cuidado, diálogo, informação e o mais importante, apoio às mulheres. Com exibição às terças-feiras, 20h30min na TV Câmara Aracaju, 5.3 em canal aberto, 305.3 na Sky e 8 na Net ou pelo canal oficial do YouTube.

Para a servidora e jornalista da Casa, Martha Mendonça, o Dia Internacional da Mulher é só um dia de lembrar a força feminina, diante das várias lutas que as mulheres enfrentam. “Este dia vale a pena para que a gente entenda que lá atrás mulheres começaram a lutar seus direitos e que ainda não conseguimos de forma igualitária. Somos mães, esposas, filhas e somos ainda cobradas o tempo todo. A nossa luta por igualdade e respeito é feita todos os dias”, concluiu Martha.

No dia da mulher, Binho destaca importância da luta pela igualdade de gênero

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
No dia da mulher, Binho destaca importância da luta pela igualdade de gênero

Foto: Assessoria do parlamentar

O dia 8 de março foi instituído para marca a luta das mulheres pela sua afirmação, dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação. A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 para comemorar os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher e fazer uma reflexão dos avanços que ainda são necessários.

Neste dia, o Vereador Binho (PMN), aproveita para demonstrar seu reconhecimento e apoio à luta das mulheres, que têm um papel fundamental na sociedade.

“Gostaria de parabenizar todas as mulheres pelo seu dia. Mulheres, chamadas erroneamente de sexo frágil, pois em sua história foram longos anos de lutas e batalhas para alcançar seu lugar de direito na sociedade, na política, nas universidades, nas empresas. Muito já foi feito, e sei que ainda há muito a se conquistar.” ressaltou Binho

O dia da mulher não é só dia de comemorar as conquistas alcançadas, é um dia para demonstrar o quanto ainda precisa ser feito. Ainda existe um grande caminho a ser percorrido, um grande esforço para tentar diminuir o preconceito, a desvalorização, a violência doméstica e de gênero, o feminicídio e a desigualdade que ainda assombram as mulheres.

“Aproveito esse dia para refletir e enaltecer as mulheres, valorizando cada conquista ao longo da história. Estou aqui como apoio da causa de vocês, para construirmos uma sociedade igualitária nas questões de gênero. Estamos juntos nessa luta, não somente na data simbólica do 8 de março, mas todos os dias, para celebrarmos a importância de vocês.” afirmou o vereador.

Isac visita Unidades Básicas de Saúde da Zona de Expansão

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Isac visita Unidades Básicas de Saúde da Zona de Expansão

Foto: Assessoria do parlamentar

Durante a tarde de ontem, 7, o vereador Isac Silveira (PDT), junto à Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor, visitou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na Zona de Expansão.

As visitas tiveram o objetivo de fiscalizar as infraestruturas e os atendimentos das Unidades. De acordo o Isac, presidente da Comissão, “a Unidade Básica do Niceu Dantas conta com uma procura menor, apesar de estar funcionado em um prédio alugado, só há uma equipe de Saúde da Família”. Nesse sentido, a Comissão também se encarregou de vistoriar as obras da UBS, nas proximidades do prédio onde estão acontecendo os atendimentos atualmente.

Já na UBS João Bezerra, há duas equipes. Em conjunto, a Comissão constatou que, na João Bezerra, o quadro médico estava fechado, com uma procura pequena.

Diferente das outras UBS visitadas, a UBS Santa Terezinha, apesar de ter uma equipe médica numericamente superior, também conta com um nível de procura muito elevado. Além disso, pacientes relataram demora na marcação de exames e consultas de especialistas.

Fábio Meireles enaltece as mulheres que fazem parte de seu convívio

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Fábio Meireles enaltece as mulheres que fazem parte de seu convívio

Foto: Gilton Rosas

Neste 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o vereador Fábio Meireles enalteceu as mulheres que fazem parte do seu convívio. Sensibilidade, coragem e dedicação foram um dos adjetivos usados pelo parlamentar para parabenizar a força feminina.

Fábio falou também da importância de se valorizar as mulheres todos os dias. "Eu faço isso todos os dias. Hoje a minha saudação é para as mulheres, preparadas para dar a vida", destacou.

Finalizando seu discurso, o vereador disse a frase: "Seja a mulher dos seus próprios sonhos" para homenagear sua esposa, Itala Meireles. "Ela por muitas vezes passou por dificuldades, mas nunca se deixou abater e transformou essas dificuldades em trabalho em prol dos outros", pontuou.

Paquito de Todos lamenta que ainda exista violência contra mulher

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Paquito de Todos lamenta que ainda exista violência contra mulher

Foto: César de Oliveira

O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira (8), para falar sobre o Dia Internacional da Mulher.

O parlamentar lembrou do sofrimentos de várias mulheres para alcançar seus objetivos e lutas, e lamenta que o espírito de homenagens só aconteça nesta data. "As mulheres ainda não conquistaram seu espaço porque são impedidas pela leis criadas pelos homens. Tantas mulheres que criam seus filhos com dificuldade e dedicação. As mulheres que trabalharam na Fábrica Confiança, que faziam seus afazerem sem segurança e proteção, como também na Sergipe Industrial e Fábrica Serigy", relata.

Paquito lamenta que ainda exista tanta violência contra a mulher. "É preciso que os poderes lutem e concedam mais espaços para as mulheres. Elas são nossa referência, são tudo na nossa vida. Nós precisamos das mulheres. É preciso que todos os homens acreditem no potencial das mulheres. Porque a gente elogia ao mesmo tempo que mata. As nações estão paradas e as mulheres na Croácia estão necessitando de ajuda. Que todos os dias seja o Dia da Mulher e que, nós homens, esqueçamos esse traço de violência e estupidez e, mesmo assim, elas nos abraçam e nos perdoam. A violência não leva a lugar algum", finalizou.

Em Sessão Especial, Linda Brasil ressalta a importância das mulheres ocuparem os espaços de poder

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Em Sessão Especial, Linda Brasil ressalta a importância das mulheres ocuparem os espaços de poder

Foto: Assessoria da parlamentar

A mulher na política é um dos temas de maior pertinência na atualidade, diante disso, a Câmara Municipal de Aracaju, através da vereadora Sheylla Galba (Cidadania), realizou na última segunda-feira, 7, uma sessão especial para tratar do tema. Na ocasião, as vereadoras convidaram pessoas que integram movimentos sociais, organizações, conselhos, órgãos para contribuir com o debate.

A vereadora Linda Brasil (PSOL) convidou Erika Leite (Conselho Estadual da Mulher), Gigi Poetisa (Psol e MNU), Sônia Meire (Fórum de Mulheres de Sergipe), Jéssica Taylor (Ong TransUnides) e Laila Oliveira (Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria).

O tema descortina a disparidade de dados entre mulheres e homens nos espaços de poder, apenas 15% de mulheres ocupam a Câmara de deputados, e no Senado Federal apenas 12%, em relação à mulheres negras esse número ainda é bem menor.

Para a parlamentar a data marca a luta e resistência das mulheres, e não só de comemoração. “Eu saúdo essa mesa babadeira, e todas as mulheres que me antecederam, mas principalmente você Jéssica, que tantas vezes esteve trabalhando na prostituição aqui em frente à Câmara e hoje está aqui hoje, com essa fala tão potente e tão importante, isso é um sopro de esperança. E que todas nós consigamos ocupar esse espaço, sejam mulheres trans, mulheres cis, travestis, mulheres negras, mulheres da periferia, mulheres com deficiência, mulheres em situação de rua, porque somente assim, quando nós ocuparmos esses espaços que são nossos por direito, quiçá a gente vai ver em um Brasil onde todas as oportunidades sejam garantidas a toda a população, e principalmente a parcela que é explorada e oprimida por esse sistema capitalista, machista, Lgbtqiafóbico, que faz com que historicamente esses espaços de poder, principalmente as câmaras municipais, sejam dominadas por homens”, declarou Linda.

A ativista Jéssica Taylor, é uma das fundadoras da TransUnides, com mais de 20 anos de militância, vem lutando pelos direitos para a população LGBTQIA+ e demais grupos excluídos socialmente. Jéssica lembrou no seu discurso das mulheres trans assassinadas, vítimas de transfobia, e a importância de combater essa violência que desumaniza a população trans.

8M: “Não haverá democracia sem as mulheres ocupando os espaços”, destaca Bittencourt

por David Rodrigues, Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
8M: “Não haverá democracia sem as mulheres ocupando os espaços”, destaca Bittencourt

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 08, dia Internacional da Mulher, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participou do Ato “Pela Vida das Mulheres - Bolsonaro nunca mais”, realizado na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju.

Acompanhando de outros militantes e representantes do PCdoB, o parlamentar destacou a luta das mulheres. “É uma grande luta, e quem pensa em liberdade, justiça social, socialismo e democracia não pode deixar de pensar na luta em favor da emancipação feminina. Não haverá democracia sem as mulheres ocupando os espaços, não haverá liberdade sem a participação feminina, não haverá justiça sem que essa justiça seja amplamente presente no dia a dia das mulheres. É uma luta árdua, e essa luta deve ser uma luta de todos nós”, destacou.

Ainda em seu discurso, o parlamentar ressaltou que o seu mandato está à disposição e aberto para a pauta das mulheres. “Eu não sei as dores e as delícias de ser mulher, eu posso emprestar a luta da minha história, do meu mandato que está à disposição para ouvi-las, para que possam sugerir e estar cada vez mais presentes, especialmente, nesse momento histórico tão triste, deplorável em que vivemos do ponto de vista da política do Brasil”, pontuou.

Em todo o Brasil, mulheres e homens estão nas ruas para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que este ano leva a mensagem contra o racismo, machismo, homofobia e a fome.

“Aquele que luta em favor da vida, da liberdade, da justiça, da cidadania, da democracia não pode deixar de lado a luta das mulheres. Todas as nossas criações, todos os nossos sonhos só se realizarão com a mulher na frente dessa luta”, finalizou o vereador.

Emília destaca conquistas das mulheres

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Emília destaca conquistas das mulheres

Foto: Gilton Rosas

No Dia Internacional da Mulher, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), que também é Presidente da Procuradoria Da Mulher no âmbito municipal, ressaltou, em sua fala na Tribuna, algumas conquistas das mulheres ao longo dos anos e reforçou a importância da mulher na política.

“Em 1857, as mulheres já mostravam o quanto eram guerreiras, e, muitas delas, lutando pelos seus direitos pagaram com sua própria vida no incêndio de uma fábrica têxtil em Nova York. As operárias entraram em greve, pedindo a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas por dia e por receberem menos que um terço do salário homens.
Parte delas (130 mulheres) foram trancadas no galpão e a fábrica e incendiadas”, declarou.

Na oportunidade, a vereadora fez um breve resumo histórico sobre o 1º voto feminino e, novamente, explicou o quanto é necessária a participação das mulheres na política. “90 anos para o processo histórico, quando a mulher votou pela primeira vez e conseguiu ser votada, não é nada. Por isso, sempre que posso faço questão de argumentar: Mulheres, nós podemos tudo! Não baixemos nossas cabeças. Ironicamente, somos a maioria do eleitorado e a minoria nos parlamentos brasileiros. Esse cenário deve mudar! Quanto aos homens, precisam entender, de uma vez por todas, que o mesmo poder que eles têm em um parlamento, as mulheres também têm. Devemos reivindicar nossos direitos e ocupar nossos lugares. Torço para que um dia, é que isso não demora, para que as mulheres encarem, verdadeiramente, as candidaturas não apenas como números, mas de igual para igual. Porque nós, mulheres, temos capacidade e sensibilidade para encarar qualquer desafio”, concluiu.

Joaquim da Janelinha homenageia ‘as mulheres que fazem’ a gestão municipal

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Joaquim da Janelinha homenageia ‘as mulheres que fazem’ a gestão municipal

Foto: Gilton Rosas

Em nome de todas as mulheres, o vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS), utilizou a tribuna na manhã de hoje, 8, para homenagear este ano, àquelas que fazem parte da gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju. E, por conta disso, também postou em suas redes sociais oficiais, uma pequena biografia para que todos possam conhecer ainda mais sobre a história da vice-prefeita, Katarina Feitoza Lima Santana; da secretária municipal da saúde, Waneska de Souza Barboza; sobre também a secretária de educação, Maria Cecília Leite; a secretária de assistência social, Simone Santana Passos; e, por fim, da presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho – FUNDAT, Edvaneide Souza Paes Lima.

“Quanto orgulho! Só em citar o nome de cada uma delas, vem um filme em minha mente, das tantas vezes que já estive com cada uma, e de certo, de forma prática e sempre dispostas, vocês citadas nos atenderam e resolveram aos nossos pedidos; sempre de forma simpática, responsável, e, acima de tudo, com total comprometimento”, concluiu Joaquim.

Durante o Pequeno Expediente, Fabiano Oliveira faz homenagem às mulheres

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Durante o Pequeno Expediente, Fabiano Oliveira faz homenagem às mulheres

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 8, o vereador Fabiano Oliveira (PP) usou a tribuna para homenagear todas as mulheres pelo dia 08 de março. O parlamentar leu um poema e estendeu para as mulheres que fazem parte do seu convívio.

“Hoje, neste Dia Internacional da Mulher, procurei as melhores palavras para homenagear vocês mulheres. Mulheres que podem ser fracas, fortes. Não importa! Mulheres que mostram que mesmo através da fragilidade, são fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça, sem desistir, pois sabemos que são capazes de vencer. Mulheres que possuem a delicadeza das flores, a força de ser mãe, o carinho de ser esposa, reciprocidade de ser amiga, e o amor por ser mulher!”, comentou.

“Mulheres que são guerreiras, vencedoras, são sempre o tema de um poema. Mulheres que distribuem paixão, meiguice, força, carinho, amor. São um pouco de tudo! Calmas, agitadas, lentas! Vaidosas, charmosas, turbulentas. Mulheres fortes e lutadoras. Mulheres conquistadoras. Mulheres que amam e querem ser amadas. São elegantes e repletas de inteligência e com paciência, o mundo soube conquistar. Mulheres duras, fracas. Mulheres de todas as raças, mulheres guerreiras, mulheres sem fronteiras, mulheres.. mulheres..”, completou.

Fabiano aproveitou para falar das mulheres mais importantes da sua vida e parabenizou as colegas jornalistas, parlamentares e servidoras da Câmara Municipal de Aracaju.

“Não posso deixar de citar minha mãe, Dona Nicinha, minhas filhas Duda e Júlia e minha esposa Jaqueline Lima, pelo amor diário e incondicional. Vocês me ensinam todos os dias a respeitar e valorizar uma mulher. Um abraço especial às mulheres que fazem esta Casa, as colegas parlamentares, servidoras e todas da TV Câmara. E meu desejo é que todos aprendam o verdadeiro valor e importância de cada uma de vocês. Que o reconhecimento seja além da data, seja todos os dias. Vocês são fundamentais!”, finalizou.

Em audiência no MP, Soneca garante moradia em definitivo para comunidade do Nova Liberdade III

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Em audiência no MP, Soneca garante moradia em definitivo para comunidade do Nova Liberdade III

Foto: Assessoria Parlamentar

Depois de quase 10 anos defendendo os moradores do Nova Liberdade III, o vereador Soneca (PSD) esteve na manhã desta terça-feira, 08, no Ministério Público de Sergipe para confirmar o encerramento de uma longa batalha judicial em favor daquela comunidade. A intervenção de Soneca foi determinante para evitar o despejo de 800 família que ocupam a região localizada às margens da BR-235, conhecida como antigo frigorífico.

“Para quem iria perder tudo numa ação de reintegração de posse, hoje pode comemorar a moradia em definitivo. A vitória é nossa”, compartilha o vereador.

Presente na audiência desta quarta-feira no MP, o advogado da comissão de moradores, Caio Christofani, relembrou que o processo de reintegração de posse foi movido pela empresa particular proprietária de parte da área. “Durante toda a nossa defesa no processo, procuramos dialogar para garantir o direito constitucional dos moradores, e graças a Deus conseguimos”, celebrou. 

O advogado agradeceu aos esforços do vereador Soneca, da deputada estadual Maísa Mitidieri e também do secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Felizola.


No Dia da Mulher, Ricardo Marques diz que as mulheres sofrem no transporte público

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
 No Dia da Mulher, Ricardo Marques diz que as mulheres sofrem no transporte público

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta terça-feira, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) fez uma homenagem diferente a todas as mulheres. Ele exibiu vídeos que mostram as dificuldades enfrentadas diariamente pelas mulheres que utilizam o transporte público, principalmente em ônibus sucateados e lotados.

“Mais de 50% das pessoas que utilizam o transporte coletivo da capital e grande Aracaju são mulheres. São donas de casa, mães de famílias, estudantes, idosas, trabalhadoras e até mulheres com necessidades especiais. Todas precisam do transporte e enfrentam transtornos, além de um prestação de serviço ruim”, garante.

O parlamentar disse ainda que o Dia da Mulher deve ser lembrado todos os dias com ações concretas no dia a dia das mulheres. “Vamos honrar as mulheres não apenas nos discursos mas nos atos. E com relação ao transporte de ônibus, esta Casa precisa se posicionar e cobrar uma solução da Prefeitura de Aracaju. O transporte público precisa de uma licitação urgente. Não podemos ser cúmplices desta situação que constrange as mulheres e todos nós. Uma situação que só se agrava e prejudica a vida de quem depende do sistema”, alerta.

Ricardo Marques propôs que a Câmara Municipal de Aracaju faça uma carta e envie ao prefeito de Aracaju pedindo a realização da licitação com urgência. “Faço um apelo ao presidente desta Casa que faça uma carta com a assinatura de todos os colegas vereadores pedindo uma posição do prefeito que promete a realização da licitação desde 2011 e até hoje nada foi feito de forma concreta. Não tem condições de continuar desta forma. O último fim de semana foi o mais crítico do ano com demissões no setor, ônibus quebrados e linhas retiradas”, finaliza.

Byron protocola PL que cria Fundo voltado à ressocialização de egressos do sistema prisional

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Byron protocola PL que cria Fundo voltado à ressocialização de egressos do sistema prisional

Foto: César de Oliveira

Nesta terça-feira, 8, o vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), apresentou aos demais parlamentares o Projeto de Lei, de sua autoria, que cria o Fundo Municipal Penitenciário de Aracaju, ferramenta que será gerenciada pela Assistência Social do Município, para elaboração de ações, projetos e programas que assegurem políticas públicas de proteção, capacitação e inclusão pessoas egressas do Sistema Prisional nos diversos segmentos da sociedade.

O vereador destacou a necessidade do Município atuar de maneira mais efetiva na redução de danos voltados às pessoas vítimas de crimes e até o processo de reinserção social dos ex-penitenciários. O Fundo será uma espécie de unidade orçamentária responsável por receber e distribuir recursos financeiros para a realização de atividades ou projetos municipais.

Segundo Byron, o fundo receberá recursos de várias frentes. “O orçamento do fundo pode vir do Poder Público, de pessoas físicas e jurídicas, de instituições não governamentais, além de outras iniciativas que destinam recursos para elaboração de projetos sociais. A criação do fundo será muito importante para garantir recursos exclusivos para execução desses projetos. Com esses recursos, a gestão municipal só poderá elaborar ações com a finalidade de cuidar dos cidadãos vítimas de violência, crimes, e daqueles que saíram do sistema prisional que buscam oportunidades para superar as dificuldades enfrentadas por quem é egresso”, explicou o vereador.

Para Byron, os desafios para reintegrar a pessoa egressa do sistema penitenciário ainda são muitos. “Precisamos garantir que essas pessoas saiam sabendo que podem viver normalmente com seus direitos assegurados. É necessário dar oportunidades de emprego, capacitação, acesso à educação, à saúde, ao esporte, ao lazer. É necessário que esse público retorne à vida em liberdade tendo a certeza de que poderá viver sem ser estigmatizado. Essas iniciativas evitarão que boa parte dessas pessoas voltem ao mundo do crime, reduzindo os índices negativos”, destacou.

Dia da Mulher

Ainda, na oportunidade, o parlamentar aproveitou para reforçar a importância do Dia da Mulher, comemorado nesta terça-feira. “Hoje não é dia de celebração não. Hoje é dia de refletir a trajetória feminina pelo mundo e, principalmente, em nosso país. Só quem é mulher sabe as dificuldades enfrentadas para serem consideradas iguais e terem os seus direitos garantidos. Desejo que todas as aracajuanas continuem sendo essas mulheres aguerridas, cheias de histórias e que tanto nos inspiram. Temos mulheres que fizeram e fazem história. Que esse dia seja para sentirmos orgulho dessas grandes guerreiras que estão por todos os cantos e em todas as profissões.

“Estou lutando por mulheres com câncer que estão batalhando pela vida”, afirma Sheyla Galba

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
“Estou lutando por mulheres com câncer que estão batalhando pela vida”, afirma Sheyla Galba

Foto: César de Oliveira

Em um discurso emocionado, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania) chamou atenção, nesta terça-feira (08), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, para as mulheres com câncer que estão enfrentando dificuldades no tratamento oncológico relacionadas a medicamentos, seja por estar em falta no hospital ou por precisar de um tipo não fornecido pelo SUS.

A parlamentar pediu às autoridades do Estado que tenham mais atenção a estas situações. "Hoje mesmo, durante a sessão, recebi uma paciente oncológica, Dona Elisângela, uma mulher que é mãe, filha, avó e que está há cinco meses lutando por um medicamento que não é disponibilizado pelo SUS e, por isso, ela entrou na justiça para ter direito. Porém, o Estado simplesmente negou este medicamento que custa R$ 12 mil", detalhou.

Sheyla Galba ressaltou o sofrimento relatado pela paciente pela dificuldade no acesso ao medicamento. "Ela disse uma frase que me emocionou muito: que não está aguentando mais ficar internada e que eu era a salvação dela. Mas eu não sou a salvação, pois eu não tenho muito que fazer a não ser lutar e pedir ao Estado de Sergipe que, por favor, não entrem com o recurso na justiça porque estamos falando de uma vida", salientou.

"Elisângela disse ainda que pediu ao médico que ao invés do medicamento que estava recebendo no hospital ela fosse liberada para voltar para casa porque o que mais ela precisava era de amor e que não aguentava mais ficar longe dos filhos", complementou a parlamentar.

Em sua fala, a vereadora lembrou que enfrentou o câncer e a falta de um tratamento digno, por isso conhece bem a realidade dos pacientes oncológicos. "Não estou fazendo política com a dor do outro, esta também é a minha dor, é o que eu passei. Estou aqui para que as pessoas não sofram mais, para que as Elisângelas não venham aqui e digam que eu sou a esperança delas. Eu não sou e não tenho esse poder de chegar ao Estado e mandar que eles paguem o medicamento. Mas eu tenho a minha voz para lutar e seguirei lutando", frisou.

"Sabemos que o medicamento não está na lista do SUS, mas se uma pessoa entra na justiça por um direito à vida e o Estado diz que não vai pagar, a quem devemos recorrer? Fica registrado o meu desabafo e o pedido de socorro para todas essas pessoas que estão entrando na justiça para ter direito a um medicamento por não ter condição de comprar. Pedimos ao governador e à secretária de Estado da Saúde que falem com a assessoria jurídica para não entrar contra estes pedidos de socorro por conta de um medicamento que o SUS não disponibiliza, mas que elas precisam tomar", enfatizou.

Por fim, Sheyla Galba destacou a falta do medicamento oncológico Faslodex no Hospital João Alves Filho. “Temos duas mulheres de peito que estão com metástase e precisam deste medicamento. Estamos no Dia Internacional da Mulher e eu estou lutando por mulheres com câncer que estão batalhando pela vida”, concluiu.

Linda Brasil é a convidada da Live Parlamento Digital

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Linda Brasil é a convidada da Live Parlamento Digital

Arte: Vanessa Passos

Hoje é dia de Live do Parlamento Digital no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju). A live desta terça-feira, 08, acontecerá às 19h30, com a vereadora Linda Brasil (Psol), e terá como tema: 8 de março é dia de respeito!

A conversa será conduzida pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade, que, durante a live, aprofundarão o assunto de uma forma leve, explicativa e com muitas informações.

Linda Brasil fala sobre ‘8 de março é dia de respeito’ em Live do Parlamento Digital

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Linda Brasil fala sobre ‘8 de março é dia de respeito’ em Live do Parlamento Digital

Arte: Vanessa Passos

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Aracaju realizou nesta terça-feira, 8, a Live do Parlamento Digital pelo perfil oficial da Casa Legislativa no Instagram com a vereadora Linda Brasil (PSOL). O bate-papo foi conduzido pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinicius Andrade.

Englobando debates diversos sobre o tema, a convidada respondeu e apresentou seu ponto de vista sobre diversos pontos, entre eles: LGBTQIA+, violência feminina, assédio, movimento feminista, luta e história de vida.

Iniciando a conversa, Martha Mendonça comentou sobre os desafios das mulheres. “Hoje não é um dia de comemoração e celebração, é um dia de luta, é o dia onde temos mais voz e nossas dores são ouvidas. Esta é a legislatura com maior número de vereadores, tendo apenas quatro parlamentares, de 24 vereadores que compõe a Câmara”.

Ao responder o questionamento, Linda Brasil foi enfática. “Sou a primeira vereadora trans na Câmara de Aracaju, somente nossa presença já está descontruindo muitos vícios. O sistema machista, patriarcal e lisógeno que foi construído desde o início do Brasil precisa ser mudado, já está ultrapassado. Quando entrei na Câmara fui acusada de estar ferindo a língua portuguesa por usar a palavra Mandata”, destacou.

A parlamentar comentou sobre o tema e os desafios. “São várias tentativas de desqualificar e destorcer nossas pautas. Na universidade lutei junto a luta feminista, onde me envolvi no movimento estudantil, só depois que me envolvi no LGBTQIA+. Mesmo no movimento feminista, a ala mais radical, não aceita”, analisou Brasil.

A vereadora ainda continuou. “Precisei vencer várias imposições de gênero, que não era coisa de Deus, além de ter passado pela minha aceitação, que já não é fácil. Você ter a consciência de quem você é, de lutar para que o estado reconheça quem você é. Tudo isso foi muito gratificante”, frisou Linda.

Ao ser provocada pelo jornalista Vinicius Andrade, a vereadora disse. “Sou uma mulher trans, mais tive a sorte de ter dona Carminha como mãe, pessoa que me compreendeu meu nome. Quando tive a consciência do que era respeito, pedi que minha família se esforçasse para aceitar. Porque se as pessoas que me amam não respeitassem, como era que iria conseguir que um estranho respeitasse”.

A jornalista citou o Big Brother Brasil, programa que conta com uma travesti e os participantes trocam os pronomes de forma recorrente. “Algumas vezes percebemos que é sem querer, mas, muitas das vezes trocam de propósito e Lina já não corrige mais. Isso deve ser um ato natural, você chamar a pessoa pelo pronome que ela deseja, seja masculino ou feminino”, disse Martha.

Ao responder, a vereadora Linda Brasil ponderou. “As pessoas não se incomodam se tem travesti no programa, desde que não mudem seus paradigmas. Vivemos em uma sociedade estruturada, onde a sociedade estereotipa e nos marginalizam. Quando temos consciência disso, que a culpa é do outro, precisamos mudar a educação. Por isso que eles distorcem nossas pautas, nós não queremos induzir ninguém sobre a orientação social. Se tivesse esse poder, não desejaria a ninguém o que passei, o sofrimento. Sou Paulo Freiriana, tenho esperança na sociedade. Essas pessoas não são a favor do diálogo”.

Linda também destacou alguns dados relevantes da luta LGBTQIA+. “O Brasil é campeão mundial em assassinato da população LGBTQIA+ e nós precisamos noticiar e denunciar esse sistema opressor que ainda existe no Brasil. Precisamos de sabedoria para discernir sobre a violência de gênero, tenho certeza que quanto mais de nós estejamos ocupando espaços na política pública, mais leis serão criadas e a população conscientizada”.

Finalizando sua participação, Linda comentou sobre sua expectativa de futuro. “Espero que a Câmara Municipal de Aracaju possa servir de exemplo para outras e também espero que cada vez mais pessoas do LGBTQIA+ possam ocupar esses espaços. Devemos defender nossas bandeiras sem ferir a luta do outro”.

“Eu tenho um sonho de ver mais mulheres ocupando essas cadeiras”, diz Linda Brasil

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
“Eu tenho um sonho de ver mais mulheres ocupando essas cadeiras”, diz Linda Brasil

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 8 de março, data histórica de luta para todas as mulheres, as vereadoras da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ocuparam a Mesa Diretora no plenário onde puderam abordar as demandas das mulheres na luta por uma sociedade equânime.

“É urgente mudarmos a legislação, e por isso, eu peço para vocês, vereadores, que nos apoiem, já que não temos a maioria, para que possamos ocupar essas vagas e conquistar nossos direitos”, enfatizou.

Na ocasião, a parlamentar homenageou sua mãe, Dona Carminha, pela sua história de vida e luta diária que à época em que se casou com seu pai, rompeu barreiras, uma vez que a família designava com quem se casar, além dele ser mais novo do que ela e de classe social inferior. “Maria Carmen Azevedo Santos, de 90 anos, filha de um dono de engenho de Santa Rosa de Lima, que com 26 anos depois de não ter casado com homens, como seus familiares queriam, teve a ousadia de fugir com o vaqueiro da minha vó, esse vaqueiro tinha 17 anos, vindo de uma família negra, e de uma classe social totalmente diferente da sua. Minha mãe é um símbolo da revolução, porque hoje com 90 anos, depois de ter sofrido com relacionamento abusivo com o companheiro, ela nunca questionou para mim o fato de ter uma filha trans, a última filha, ela nunca demonstrou infelicidade, ela sempre me acolheu. Se hoje eu estou aqui ocupando essa cadeira com vocês, é por causa de Dona Carminha”, declarou Linda emocionada.

A vereadora ainda informou que seu pai se encontra internado na UTI, e que sua mãe está triste diante da situação e aguardando a melhora dele. “Ela está muito triste, mas tenho certeza que o amor dela, a luta, e tudo que ela representa, que é o que eu acredito, na luta por direitos e oportunidades, que a mulher possa decidir com quem casar, o que fazer com seu corpo e de suas vidas, é isso que eu desejo no Dia Internacional de Luta de todas as mulheres”, finalizou.

Nitinho prestigia o lançamento da exposição ‘Meu Amor por Aracaju’

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Nitinho prestigia o lançamento da exposição ‘Meu Amor por Aracaju’

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD), prestigiou na noite desta terça-feira, 8, o lançamento da exposição ‘Meu Amor por Aracaju’. A apresentação é em homenagem aos 167 anos que Aracaju irá completar no dia 17 deste mês. O lançamento aconteceu na Galeria de Arte Sesc Cícero Alves dos Santos – Véio.

O acervo presente na galeria conta com trabalhos dos artistas sergipanos J Inácio, Leonardo Alencar, José Fernandes, Zeus, Caã, Cláudia Nên, Joel Dantas, José de Dome, Beto Pezão, Raulino Dantas, Luciana Crestana, Tintiliano, Gilton Rosas e Marcelo Kernbeis. A mostra inclui ainda peças de colecionadores, como também dos próprios artistas.

O presidente da CMA, Nitinho Vitale, disse: “Temos que agradecer por ter uma iniciativa e um local como esse exaltando o artista e as obras sergipanas. Um evento como esse é muito importante, pois estimula que outros se somem em prol do artista e cultura local.”, ressaltou Nitinho Vitale.

O curador da exposição Marcos Marcelo reuniu obras de artistas renomados no estado de Sergipe. “A nossa intenção com esse acervo é trazer obras que representam e retratam Aracaju. São trabalhos de 14 artistas que homenageiam a capital pelos 167 anos. Dentre todo o acervo temos pinturas, fotografias e esculturas”, revelou o curador.

Na galeria também há a possibilidade de realização de visitas guiadas por profissionais e oficinas de arte.

Aparecida Farias, diretora regional do Sesc, fala que o momento é muito feliz. “Esse momento para nós é de muita alegria por estar presenteando a cidade de Aracaju, que está completando 167 no próximo dia 17 deste mês, com essas obras dos nossos artistas”, destacou.

Além do presidente da CMA, também estiveram presentes os vereadores Professora Ângela Melo (PT) e Breno Garibalde (Democratas), como também Jorginho Araujo, Superintendente de Relações Institucionais da CMA.

A vereadora Ângela Melo fala: “Um evento como esse é fundamental para a cultura sergipana. Ainda mais pelo título que fala do amor, que para mim, Aracaju é uma mulher que acolhe e distribui amor. E aqui nessa exposição vemos o amor sendo representado pelos artistas sergipanos”.

O parlamentar Breno Garibalde disse: “Precisamos parabenizar essa iniciativa de trazer essa exposição com artistas daqui que homenageia a nossa cidade com muito amor e talento através da arte”, disse.

Gilton Rosas, servidor da CMA e fotógrafo profissional, participou da exposição com seu registro da cidade de Aracaju do alto do Prédio Maria Feliciana, no centro da cidade. “Fiquei muito honrado e feliz em poder participar dessa mostra, como também poder homenagear Aracaju com a minha fotografia era um momento que estava faltando em minha vida.”, finalizou.

O acesso é gratuito e o público poderá visitar o acervo de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, no período de 9 de março a 8 de maio.

Nitinho participa da solenidade de abertura da seletiva Gymnisiade 2022

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Nitinho participa da solenidade de abertura da seletiva Gymnisiade 2022

Foto: China Tom

Na noite desta terça-feira, 8, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD), participou da solenidade de abertura da seletiva Gymnisiade 2022. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, no bairro 13 de Julho.

O evento é uma seletiva com o intuito de selecionar os atletas que representarão o país em maio, na França. A seleção ocorrerá durante este mês e a estimativa é que a cidade acolha mais de 3 mil atletas. As modalidades presentes são: atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, wushu, natação e xadrez.

O Presidente da CMA, Nitinho Vitale, disse que fica alegre com a realização de um evento como esse no estado. “É com muita alegria que eu vejo a realização de um evento como esse em Sergipe. Um evento que reúne cerca de 3 mil atletas esportistas de todo o país em busca de representar o Brasil em maio, no exterior. Essa seletiva estimula o aprendizado e agrega para o desenvolvimento esportivo do atleta.” destacou.

Antônio Hora, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), fala que foi difícil trazer a seletiva para Aracaju. “O Brasil todo queria receber essa seletiva, mas a nossa condição foi a mais favorável pois contamos com o apoio dos governos estadual e municipal. Hoje estamos com atletas de todos os estados da federação disputando 9 modalidades esportivas buscando. Além da parte esportiva, nós estamos favorecendo nossos atletas por competirem em casa, como também apresentar nosso estado e capital para todo o país.” disse Antônio Hora.

Além do presidente, também estiveram presentes os vereadores Sargento Byron (Republicanos) e Eduardo Lima (Republicanos), como também Jorginho Araujo, Superintendente de Relações Institucionais da CMA.

O vereador Sargento Byron falou que “a seletiva é uma ‘olimpíada’ para atletas em idade escolar. E Aracaju sediar a Gymnasiade deixa a gente feliz na cidade ser protagonista e mostra como estão organizadas a Secretaria Municipal de Esporte e a CBDE, como também merecem confiança. A cidade está lotada e isso nos deixa muito feliz.”, destacou Byron.

Para o parlamentar Eduardo Lima “É muito gratificante o incentivo ao esporte e a juventude. Eu que faço parte da comissão de esporte da CMA, vendo aqui um evento como esse só me motiva ainda mais em trabalhar em prol do esporte.”, finalizou.

Anderson de Tuca se reúne com deputado para discutir o aumento salarial dos servidores do Detran

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Anderson de Tuca se reúne com deputado para discutir o aumento salarial dos servidores do Detran

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta terça-feira (8), o vereador Anderson de Tuca (PDT) se reuniu com o deputado estadual Jeferson Andrade (PSB), para discutir a possibilidade do reajuste salarial para os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). Para acompanhar o vereador, os vistoriadores Aécio Mota e Clebson Pinto, servidores e membros do sindicato também participaram da reunião.

O deputado sugeriu a confecção de um ofício, explicando o impacto da folha salarial dos servidores do Detran. Em breve, se reunirão com o secretário geral do estado Carlos Felizola, mas intenção de abranger essa discussão.

"O Detran é um problema crônico, continuarei lutando para que haja uma valorização desses trabalhadores. Fomos incluídos somente no aumento linear, de 5%. Há anos não acontece um reajuste, então peço essa reavaliação para que a classe entre no escalonamento dos 34%", disse Anderson de Tuca.

Manuel Marcos lamenta que as mulheres ainda tenham que lutar por igualdade

por Agência Câmara — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Manuel Marcos lamenta que as mulheres ainda tenham que lutar por igualdade

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) utilizou a tribuna do grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira (9), para falar sobre as desigualdades entre homens e mulheres, numa alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

O parlamentar, que também é médico obstetra, lamenta que o dia 8 seja um dia de luta em busca de igualdade. Para Manuel, isso é motivo de tristeza, já que acredita que todos devem ser tratados igualmente. “Eu, que faço partos, não vejo diferença entre as crianças que nascem. Elas são exatamente iguais, cada uma com sua fisiologia e morfologia. Por que a mulher tem que lutar por essa igualdade? Isso, a meu ver, é irracional. Não consigo conceber”, lamenta.

Manuel faz um apanhado histórico, com datas e marcos em que as mulheres conseguiram avanços em seus direitos. “É um longo processo histórico que nos envergonha. Apenas em 1827 que as meninas tiveram acesso à escola. Em 1910 o primeiro partido político foi criado por mulheres, em 1932 as mulheres tiveram direito a voto, em 1988 a igualdade foi reconhecida pela Constituição Federal, a Lei do Divórcio só veio em 1977, o Estatuto da Mulher em 1972 e, em 2015, a Lei do Feminicídio”, pontuou.

Ele também chama atenção para as dificuldades que as mulheres no Brasil são submetidas quando se trata sobre saúde pública e clama por respeito. “Peço atenção a quem administra a saúde no Brasil: tenha respeito às mulheres. Eu sei que tem sido feito alguma coisa, mas é preciso não deixar as mulheres vagando em busca de atendimento. As mulheres não precisam de generosidade do Estado, elas precisam da obrigação do Estado. Tem mulheres que há 2 anos estão com requisições de médicos e não conseguem atendimento. Isso é um descaso da saúde pública, que não é só em Aracaju ou em Sergipe, isso é no Brasil. Eu opero gente de todo o Brasil. Vem muita gente de Alagoas, Pernambuco e da Bahia para receber atendimento aqui. Ver essas mulheres clamando em busca de saúde me mata”, diz.

“Ter cuidado com as mulheres não é só oferecer flores é ter gestos e uma prática regular de respeito por essa igualdade. Eu não faço só no discurso. Eu respeito a mulher na minha prática diária; na minha casa , no exercício da minha profissão. Tenho uma revolta com o Brasil. Os mandatários não respeitam nem a saúde e nem a educação de qualidade. Eu tenho sensibilidade humana para ver o sofrimento do outro”, finalizou.

Câmara aprova treze proposituras nesta quarta-feira, 9

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Câmara aprova treze proposituras nesta quarta-feira, 9

Foto: César de Oliveira

Treze proposituras foram apreciadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira (9), sendo elas oito Projetos de Lei (PLs) e cinco Requerimentos. Aprovado em Redação Final, o PL 38/2021, de autoria de Cícero do Santa Maria (Podemos), que institui o Programa Santa Maria de Saúde na Rede Municipal de ensino do município de Aracaju.

Entre os PLs que estão em 3ª discussão, está o 109/2021 de Breno Garibalde (União Brasil) que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes em Aracaju. Outro PL aprovado pelos vereadores é o de nº 45/2021, de autoria da Professora Ângela (PT), que dispõe sobre a comunicação pelos condomínios residenciais aos órgãos de segurança pública, sobre a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescentes ou idoso, em seus interiores. 

A propositura 144/2021, de autoria de Ricardo Marques (Cidadania), dispõe sobre a obrigatoriedade de brigadista e bombeiro civil em espaços públicos e privados foi aprovado em 2ª discussão, com três emendas.


“Estão brincando com a saúde”, afirma Sheyla Galba sobre biópsias no Centro de Especialidades Odontológicas

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
“Estão brincando com a saúde”, afirma Sheyla Galba sobre biópsias no Centro de Especialidades Odontológicas

Foto: César de Oliveira

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) levou à Tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (9), a reclamação de um paciente em relação à demora para entrega do resultado de biópsias realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. A parlamentar detalhou a visita que realizou à unidade onde constatou que há material coletado em fevereiro e que segue sem ser encaminhado para análise.

“No último final de semana, eu recebi uma ligação de um senhor que pode estar com câncer de boca que foi encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, no Augusto Franco, onde os médicos fazem a biópsia da cavidade bucal. Este paciente, que provavelmente está com câncer em um estágio bem avançado, me pediu, pelo amor de Deus, que eu o ajudasse porque a biópsia não saiu ainda”, salientou Sheyla Galba.

Diante da situação, a vereadora realizou, na última segunda-feira (07), uma visita ao CEO para saber o porquê da demora. “Ao chegar lá, eu constatei que lá não é um céu, pelo menos para estas pessoas que estão precisando deste tipo de tratamento. Busquei a diretora da unidade, mas simplesmente há três semanas ela não aparece. Com isso, pedi para falar com o médico que atendeu o paciente, falei que estava fazendo meu papel de fiscalizar e que precisava que ele ajudasse àquelas pessoas”, relatou.

“Para minha surpresa, eu descobri que o Município de Aracaju não faz biópsia. Como não faz biópsia? O médico me mostrou que várias pessoas estão na ‘geladeira’, ou seja, o profissional fez a retirada do pedaço de tumor, mas o material segue no CEO desde 22 de fevereiro para ser biopsiado. Diante disso, perguntei se as amostras coletadas ainda serviam”, complementou a parlamentar.

Na avaliação da vereadora, estão brincando com a saúde das pessoas. “Brincando de fazer biópsia, porque coletam o material de um provável câncer, a pessoa fica em casa aguardando a ligação para buscar o resultado do exame, mas não existe. Protocolei um Requerimento pedindo à Secretaria Municipal de Saúde informações para saber onde são feitas biópsias de cabeça e pescoço no Município de Aracaju. Essa situação é inadmissível! O câncer não espera. Tenho certeza que de sábado para hoje o estado do paciente que entrou em contato comigo está bem mais avançado”, finalizou.

Posto de saúde Elizabeth Pita será reconstruído após "incansável luta" do vereador Cícero do Santa Maria

por Carlos Ferreira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Posto de saúde Elizabeth Pita será reconstruído após "incansável luta" do vereador Cícero do Santa Maria

Foto: César de Oliveira

O vereador Cícero do Santa Maria anunciou hoje na Câmara de vereadores a autorização por parte da gestão municipal para o início das obras de reconstrução do Elizabeth Pita, que ainda na gestão passada, foi derrubado com promessas de melhorias e até os dias de hoje nada foi feito.

Segundo o vereador, essa é uma conquista muito importante, pois o mesmo já lutava pela resolução do problema desde quando ainda não exercia o cargo de vereador por Aracaju.

" Há muito tempo nós cobrávamos essa reconstrução, cheguei até a usar essa tribuna mesmo sem mandato, no então Tribuna Livre. Na minha campanha as pessoas pediam pra que eu não deixasse de cobrar, e hoje recebo essa maravilhosa notícia. Eu só tenho a dizer ao querido povo do Santa Maria que finalmente o posto Elizabeth Pita vai voltar", afirmou o vereador.

O vereador garantiu que continuará acompanhando do início até o final do processo de reconstrução, fiscalizando o andamento, e ajudando no que for necessário para que a população do Santa Maria tenha o quanto antes a volta do posto.

Fábio Meireles fala sobre distribuição de materiais escolares no ensino público

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Fábio Meireles fala sobre distribuição de materiais escolares no ensino público

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PSC) ressaltou o compromisso do Poder Executivo na educação pública de Aracaju, como a entrega de fardamento e kits de materiais escolares para os alunos diante do retorno presencial das aulas. O discurso aconteceu na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o Grande Expediente da 12ª Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira, 9.

De acordo com o parlamentar, a Secretaria Municipal de Educação está concluindo a organização da entrega para as unidades escolares que farão a distribuição aos estudantes.

“A entrega do material escolar e do uniforme é uma prioridade da gestão Edvaldo Nogueira que se empenha em oportunizar aos estudantes os recursos para que eles realizem seus estudos nas melhores condições possíveis. E, sabemos da importância da aquisição desses materiais para muitas famílias que terão assim garantidos o bom preparo das atividades”, salientou o vereador Fábio Meireles.


Emília Corrêa: problemas de Aracaju vão para debaixo do tapete

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Emília Corrêa: problemas de Aracaju vão para debaixo do tapete

Foto: César de Oliveira

Citando vários exemplos de problemas em diversos setores em Aracaju, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) criticou, na Tribuna do Legislativo Municipal, posicionamentos que não condizem com os votos emitidos em Emendas e Projetos de Leis, referentes à "cidade do encantamento, da publicidade".

“Temos visto a situação da saúde pública, precária, com exames que demoram. Isso é com crianças, idosos e adultos. Uma calamidade! Se formos parar para aprofundar na questão do saneamento básico, não é diferente. O que mais temos são esgotos a céu aberto em bairros periféricos da “Cidade Inteligente”, na cidade que só é vista pelos olhos de quem quer enxergar os fatos”, declarou.

A questão das ciclovias e falta de acessibilidade também foram citadas pela oposicionista. “Uma capital em que o número de ciclistas é crescente, eles também são esquecidos. Constantemente, acontecem acidentes, a maioria deles fatais, porque o gestor prefere investir em publicidades ao invés de priorizar coisas benéficas para a população. Aliás, a verba da publicidade é intocável. Se não temos, praticamente, ciclovias, o que dizer da acessibilidade? Preciso argumentar?”, questionou.

Emília aproveitou sua fala para relembrar algumas emendas importantes para a cidade, de sua autoria, que foram vetadas pelo prefeito e rejeitadas pelos demais colegas de parlamento. “Tivemos a oportunidade de aprovar a emenda que previa a criação de mais creches, e foi negada pela maioria. O mais interessante é que depois aparecem com discursos bonitos cobrando creches. Outra negada, foi a emenda sobre obras e drenagem pluvial para prevenção de enchentes. Porém, é só surgir os alagamentos, reclamam. Tem como entender? Aqui nessa Casa é assim: O tema é interessante, mas o voto, depende”, finalizou.

Eduardo Lima destaca o trabalho realizado pela prefeitura nos bairros perífericos da capital

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Eduardo Lima destaca o trabalho realizado pela prefeitura nos bairros perífericos da capital

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, (9), o vereador Eduardo Lima (Republicanos), destacou em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a importância do reconhecimento da Casa Legislativa em relação ao trabalho que a prefeitura vem realizando nos bairros perífericos da capital.

Eduardo Lima demonstrou sua preocupação e indignação ao mencionar a fala deselegante e injusta de alguns colegas ao afirmarem que os vereadores e a atual gestão, fecham os olhos para não enxergar a realidade das ruas e dos problemas dos aracajuanos.

Segundo o vereador, a gestão tem sim, realizado melhorias nas comunidades mais carentes e utilizou como exemplo sua visita mais recente ao bairro Santa Maria no sábado (05/03), onde esteve ouvindo as demandas da população e pode constatar que as empresas EMURB e EMSURB, realizaram melhorias nas regiões do Ortho e Jardim Recreio.

O parlamentar admitiu que ainda há muito o que fazer na região, mas ressaltou que é uma injustiça e deselegância da parte de alguns colegas de parlamento, afirmar que nada tem sido feito e que os vereadores daquela Casa Legislativa fecham os olhos para não enxergar a realidade das ruas e dos problemas dos aracajuanos.

Eduardo Lima pediu mais responsabilidade da parte dos colegas em fazer política, enxergando de forma ampla o que tem sido feito de positivo, buscando entender que cada parlamentar tem cumprido o seu papel estando em atividade sim, nas ruas fiscalizando e na CMA legislando para o povo, oficando os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento das ações.

"Deixo essa mensagem aos meus colegas vereadores. Fazer política sim! Com responsabilidade, fazer política de olhos abertos não somente para aquilo o que é necessário para se fortalecer politicamente, mas sim, temos que ser responsáveis em olhar aquilo que está sendo feito de positivo" finalizou o Eduardo Lima.

Eduardo Lima participa da Cerimônia de Abertura da Gymnasiade

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Eduardo Lima participa da Cerimônia de Abertura da Gymnasiade

Foto: Assessoria Parlamentar

Na noite da terça-feira, 08, atendendo ao convite do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, o vereador Eduardo Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participou da Cerimônia de Abertura da Seletiva Nacional da Gymnasiade 2022, que ocorreu no Ginásio Constâncio Vieira na capital aracajuana.

A Seletiva Nacional da Gymnasiade, é a fase classificatória para os atletas que representarão o Brasil nos jogos escolares mundiais da França, o evento ocorrerá em maio. A capital sergipana sediará as disputas para classificações no atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, wushu, natação e xadrez.

"É com muita alegria que participo desse evento que une a juventude do nosso país, que é o nosso futuro" destacou o vereador.

Binho solicita obra de reparo e desobstrução de bueiros em ruas da capital

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Binho solicita obra de reparo e desobstrução de bueiros em ruas da capital

Foto: César de Oliveira

Durante a sessão da câmara nesta quarta-feira, 09, o vereador Binho (PMN), fez uso da tribuna para falar de um problema que atinge várias ruas na capital, as obras inacabadas da Deso e suas consequências e sobre os problemas causados pelos bueiros entupidos.

“Como de costume, nos finais de semana visto os bairros e ruas de Aracaju, e sempre ouço a mesma queixa, os problemas causados pelas obras inacabadas da Deso.
Atrelado aos períodos chuvosos traz grandes problemas aos moradores” ressaltou o vereador.

Na sessão, o vereador solicitou que a Deso realizasse obras de reparo na Rua Major Corbiano, no conjunto Almirante Tamandaré, pois além da lama e dos problemas para transitar na rua, existe o risco de alagamento, pois a rua está localizada próximo a um canal.

Outro ponto abordado pelo vereador foi em relação aos bueiros entupidos, que causam alagamentos nos períodos chuvosos. A grande quantidade de lixo que se acumula nos bueiros impede que a água escoe, alagando as ruas e atingindo as residências.

Binho lembrou que além do trabalho de limpeza e desobstrução feito pela prefeitura, a população também precisa fazer sua parte, descartando corretamente o lixo.

Pensando em uma possível solução para minimizar esse problema, o vereador fez uma indicação para que a prefeitura avalie a possibilidade de instalar cestos removíveis nos escoadouros das vias com maior frequência de alagamentos, como já ocorre em algumas cidades do Brasil.

“Triste saber que, em pleno século XXI, existem famílias que não têm acesso a água potável”, lamentou Joaquim

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
“Triste saber que, em pleno século XXI, existem famílias que não têm acesso a água potável”, lamentou Joaquim

Foto: Assessoria Parlamentar

Acreditando sempre esse ser o papel de um vereador, fazer o elo entre a comunidade e o poder executivo, visitando; fiscalizando e cobrando aos órgãos competentes, Joaquim da Janelinha (PROS), esteve, nessa última semana, no loteamento Paraíso do Sul, mas precisamente na Rua 54/2, conversando com alguns amigos e moradores.

 

Na oportunidade, Joaquim escutou muitos relatos, mas destacou sobre o que mais o deixou entristecido com a visita. “Fico triste em saber que, em pleno século XXI, existem famílias que não têm acesso a água potável; em ver crianças brincando em ruas com esgoto à céu aberto. E isso é uma demanda muito recorrente dessa região; famílias que tem como profissão catar latas o dia inteiro e ter que pagar um carroceiro para fazer esse transporte de água”, descreveu Janelinha que concluiu afirmando que irá continuar fiscalizando, cobrando e lutando para que essas famílias tenham, sem dúvida alguma, mais dignidade.

“Vacina no braço e estudante na escola, assim que tem que ser!”, comemora Fabiano Oliveira

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
“Vacina no braço e estudante na escola, assim que tem que ser!”, comemora Fabiano Oliveira

Foto: César de Oliveira

Na manhã da última quarta-feira (9), o vereador Fabiano Oliveira (PP) ocupou o Pequeno Expediente para enaltecer a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira em prol dos aracajuanos.

“Quero destacar a volta às aulas das escolas municipais e todo o apoio com materiais, uniforme, segurança e incentivo à vacinação que os estudantes estão recebendo. Vacina no braço e estudante na escola, assim que tem que ser! Edvaldo e toda sua equipe estão fazendo um excelente trabalho, principalmente no que se diz respeito a vacinação”, reforçou.

O parlamentar aproveitou para falar sobre a satisfatória reunião com o governador Belivaldo, juntamente com a secretária de saúde do Estado, Mércia Feitosa.

“Enquanto representante da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape-SE) pude levar as nossas solicitações para que o setor de eventos possa voltar a trabalhar e recuperar todo o tempo perdido”, pontuou.

“Falamos sobre a ampliação da imunização e a demanda ser um interesse coletivo para que nossa vida volte ao normal. Alguns setores, como o de eventos, dependem desse avanço para continuar. Vamos somar esforços para ajudar nas demandas da saúde e assim ajudar toda a cadeia produtiva”, finalizou.

Professora Ângela Melo critica anúncio do Governo sobre projeto para desobrigar uso de máscara em Sergipe

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Professora Ângela Melo critica anúncio do Governo sobre projeto para desobrigar uso de máscara em Sergipe

Foto: César de Oliveira

“A pandemia não irá acabar em lugar nenhum se não acabar em todos”. A recente declaração do diretor da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, foi utilizada pela vereadora Professora Ângela Melo (PT), na manhã desta quinta-feira (10/03), para criticar as medidas que pretendem flexibilizar quase que totalmente a prevenção à Covid-19.

Uma dessas medidas é o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, o que, infelizmente, já vem acontecendo em algumas cidades brasileiras e, de acordo com postagem do governador Belivaldo Chagas, pode ocorrer nas próximas semanas em Sergipe.

“É extremamente preocupante o anúncio feito pelo governador sobre o envio de um projeto para a Assembleia Legislativa para desobrigar o uso de máscara no estado. O último boletim da Fiocruz demonstrou um crescimento acentuado dos casos de Síndrome Respiratória Grave em crianças, o que deveria reforçar as medidas e não fragilizar”, alertou.

Para Ângela Melo, além de precoce, o anúncio feito por Belivaldo Chagas consolida uma política negacionista adotada pelo Governo de Sergipe em relação à pandemia de Covid-19.

Professora Ângela Melo reafirma apoio às famílias catadoras de mangaba do Santa Maria

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Professora Ângela Melo reafirma apoio às famílias catadoras de mangaba do Santa Maria

Foto: Assessoria da parlamentar

“Só há modelo de desenvolvimento democrático e justo quando as famílias têm seus direitos garantidos e a natureza é preservada”. Com essas palavras, de forma enfática, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) voltou a criticar a postura da Prefeitura de Aracaju em relação ao território tradicional de extrativismo da mangaba no bairro Santa Maria.

Ao lembrar que desde o início do mandato tem acompanhado a situação das famílias catadoras de mangaba, a parlamentar defendeu a necessidade de “todo apoio possível para buscarmos sensibilizar a Prefeitura a abrir o diálogo com as famílias e a repensar o projeto, de forma que nem as mangabeiras sejam destruídas nem as famílias sejam retiradas do local em que vivem há décadas”.

Denúncias de moradoras e moradores daquela área demonstram que, infelizmente, a Prefeitura já iniciou a devastação da vegetação que formava a zona de amortecimento, que é uma exigência legal para a criação de reserva extrativista e que tem papel relevante para reduzir os efeitos de borda do empreendimento proposto pelo poder público municipal.

Ângela ressaltou também que, no final de 2020, uma equipe técnica composta por pesquisadores/as da UFS e da Associação de Geógrafos Brasileiros produziu um relatório multidisciplinar com dados e informações em favor dos direitos das famílias catadoras de mangaba.

“Tanto esse estudo quanto a realidade daquelas famílias têm sido ignoradas pela Prefeitura de Aracaju”, lamentou Ângela.

A vereadora, que é presença frequente no território das mangabeiras, também pediu o apoio da população à campanha “SOS Mangabeiras”, lançada recentemente pela comunidade de catadoras de mangaba.

Fábio Meireles cobra celeridade da Deso para fechamento de crateras nas ruas

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Fábio Meireles cobra celeridade da Deso para fechamento de crateras nas ruas

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PSC) cobrou celeridade da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) para o fechamento de crateras que são abertas nas ruas em serviços de esgotamento. O discurso aconteceu na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o Pequeno Expediente da 13ª Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira, 10.

Segundo o vereador, é preciso que a Deso acelere os fechamentos das crateras após o serviço realizado nas ruas. "As ruas ficam abertas por muito tempo, tem que ter uma celeridade, e temos de cobrar da empresa que, infelizmente, demora demais, pois são obras mais que necessárias para o município de Aracaju", cobrou Fábio Meireles.

Finalizando o discurso, o parlamentar ainda se mostrou contente pela realização de mais uma ação de doações pela ong 'Olhar Carinhoso' no bairro Santos Dumont. “Nós fomos na última sexta-feira doar lanches para a população com intuito de amenizar danos causados pela pandemia. É gratificante olhar para o povo com um sorriso no rosto não tem preço”, concluiu.


Linda Brasil aponta que a educação sobre a equidade de gênero deve começar em casa

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Linda Brasil aponta que a educação sobre a equidade de gênero deve começar em casa

Foto: Assessoria da parlamentar

Na sessão da última quarta-feira (9), a vereadora Linda Brasil (PSOL), parabenizou o vereador Anderson de Tuca sobre uma importante discussão, em alusão ao 8 de março, a respeito da equidade de gênero e da importância da família no enfrentamento ao preconceito e machismo estrutural.

Você traz esse tema que é muito importante, porque não é só no 8 de março, mas são todos os dias que devemos trazer essa questão, porque tem relação com a educação no seu sentido mais amplo, e não só a educação escolar, é preciso começar dentro de casa, onde inicia essa carga cultural e histórica acerca dos papéis, por exemplo, que o homem pode tudo, mas não pode chorar, a repressão, o incentivo a essa masculinidade às vezes frágil, vai levando e impondo comportamentos que muitas vezes resultam em violência, porque ensinam a reprimir suas emoções, como aconteceu esses dias, que só pelo fato da mulher terminar o relacionamento abusivo, o homem não aceitou e se sente no direito de tirar a vida dela, isso não é amor, isso é posse”, refletiu Linda.

Ainda durante a sessão, a parlamentar fez outro aparte, dessa vez, no discurso do vereador Dr. Manuel Marcos, onde contribuiu colocando o quanto é nocivo as imposições de papéis de gênero que a sociedade coloca nas pessoas antes mesmo do nascimento, e como isso influencia diretamente nas desigualdades que geram violência, sofrimento e exclusão.

Em reunião na Guarda, Sávio pede mais segurança na Orlinha do Bairro Industrial

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Em reunião na Guarda, Sávio pede mais segurança na Orlinha do Bairro Industrial

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última quarta-feira (9), o vereador de Aracaju, Sávio Neto de Vardo (PSC), em reunião com diretor geral da Guarda Municipal, o subinspetor Fernando Mendonça, entregou pautas de solicitações, cobrando melhorias na segurança em pontos da Capital, com ênfase na Orlinha do Bairro Industrial, zona norte da cidade.

A ida do vereador se deu após o chamamento de comerciantes do centro de artesanato, localizado na Orlinha. “Quero ser voz para as artesãs que estão sofrendo com constantes assaltos e precisam fechar suas lojas mais cedo por conta do medo. Necessário uma ação mais efetiva da Guarda no local”, solicitou Sávio.

O vereador também buscou viabilizar um ponto fixo para a Guarda no local. “No dia em que estivemos lá na Orlinha visualizamos o patrulhamento, mas é preciso uma atenção maior. O mais eficaz é uma guarita para a permanência de guardas lá no local”, disse.

Por fim, o vereador fez ainda a cobrança de um monitoramento eletrônico. “Como na Orla de Atalaia, aqui também precisa de câmeras para que a Guarda possa potencializar a segurança de comerciantes, moradores e turistas que vem até aqui. A Orlinha, assim como outros pontos da cidade, é um grande ponto turístico e merece atenção”, externou o vereador, se comprometendo em buscar recursos para essas ações.

O diretor Fernando explicou necessidades da Guarda, como concurso público para aumento do efetivo e recursos para novos instrumentos de trabalho. O vereador Sávio destacou que deve dialogar com deputados para viabilizar.

“Venho aqui também para colocar o nosso mandato à disposição de todos que fazem a nossa Guarda Municipal, importante instrumento de combate ao crime em nossa cidade. Agradeço ao diretor Fernando pelo acolhimento e parabenizo por sua atuação à frente do órgão. Estamos juntos pelo povo aracajuano”, finalizou.

Vereadores aprovam PL que denomina Praça Sargento Júlio, no 17 de Março

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vereadores aprovam PL que denomina Praça Sargento Júlio, no 17 de Março

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciou nesta quinta-feira (1)0, em plenário, 10 proposituras. Dessas, dois Projetos de Resolução (PR), um Projeto de Decreto do Legislativo (PDL), dois Requerimentos e cinco Projetos de Lei (PL), sendo que um PL foi retirado de pauta.

Aprovado em 1ª discursão, o Projeto de Lei nº131/2021 que institui no calendário de comemorações do município de Aracaju o Dia do Obreiro Universal. Segundo o autor do PL, vereador Eduardo Lima, esses obreiros merecem essa honraria pelo trabalho desenvolvido na capital. "É muito responsável salientar a importância do espírito voluntário nas periferias de Aracaju. Hoje, nós temos esses obreiros da Universal que fazem trabalhos essenciais nas ruas da cidade, levando alimento e uma palavra de conforto e alento. Homenagear esses obreiros pela atitude e gesto é de grande relevância e muita valia", justifica.

Os vereadores Isac (PDT) e Cícero do Santa Maria (Podemos), em conjunto, aprovaram por unanimidade o PL nº1518/2021, que passa a denominar Praça Sargento Júlio Batista Costa, a antiga Praça 10, no conjunto 17 de Março. Fabiano Oliveira (PP) também subscreveu o Projeto.

Isac justificou a autoria do PL explicando como o Sargento Júlio foi importante para o ordenamento daquela localidade. "Todos sabem como foi difícil a ocupação daquela região e o Sargento Júlio foi para lá há mais de 30 anos, quando era apenas um lixão, aos olhos da sociedade. E, Júlio, como militar, foi ali, fixou residência e conseguiu colocar ordem com muito respeito. É muita justiça colocar o nome do Sargento Júlio em uma das 10 praças do 17 Março", explicou. Já o vereador Cícero, outro autor do PL, disse que Sargento Júlio era um grande amigo. "Ele era um grande amigo do Santa Maria e agradeço a oportunidade de homenagearmos esse grande guerreiro", disse.

Paquito de Todos pede revitalização do bairro Industrial

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Paquito de Todos pede revitalização do bairro Industrial

Foto: Gilton Rosas

A revitalização do bairro Industrial foi tema do discurso do vereador Paquito de Todos (Solidariedade) na sessão desta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar fez um apelo ao prefeito Edvaldo Nogueira mais atenção ao bairro pioneiro da capital aracajuana.

“Esse é um bairro que está esquecido pelo poder público e merece atenção por toda sua história”, disse. Paquito aproveitou para fazer um contexto histórico do bairro e trazer a tona lembranças do local de anos atrás. “Não dá para aceitar que um bairro que já foi um polo industrial, tem um dos maiores freáticos da cidade e que tem tanta história esteja abandonado”, lamentou.

Outro ponto abordado pelo parlamentar, são trechos de ruas com paralelepípedos e outras, deixadas abertas pela Deso. “Sem contar o parque da Cidade que está há anos sem manutenção e é um lugar que poderia ser um ponto turístico para atrair gente de fora”, observou.

Em aparte, os vereadores Isac (PDT), Professora Ângela (PT) e Emília Corrêa (Patriota) apoiaram o discurso de Paquito de Todos. “Compartilho da sua angústia, nós vamos lutar para ver nosso bairro melhor. Já passou da hora da Emurb traçar um projeto de melhorias para o local”, disse.

No mesmo sentido, Emília Corrêa lamentou o estado atual do bairro. “Assino embaixo tudo que já foi dito aqui. É lamentável ver um bairro histórico tão abandonado”, afirmou. Moradora do bairro Industrial por anos, Professora Ângela fez um pronunciamento saudoso de anos atrás. “Esse tema me remota a memórias afetivas. Esse é um bairro tradicional, não que os outros não tenha importância, mas o bairro Industrial tem muita história”, pontuou. 

Hospital Fernando Franco é fechado e pacientes ficam sem atendimento, lamenta Ricardo Marques

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Hospital Fernando Franco é fechado e pacientes ficam sem atendimento, lamenta Ricardo Marques

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) expôs no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 10 de março, o drama de pessoas que precisaram de atendimento no Hospital Municipal Fernando Franco, mas não conseguiram. Ele exibiu vídeos e relatos dos transtornos enfrentados, inclusive, por funcionários do hospital, que chegaram para trabalhar e não sabiam do fechamento da unidade.

Ricardo acompanhou durante à noite dessa quarta-feira, 9 de março, e a madrugada desta quinta-feira, 10 de março, o sofrimento de quem precisou de atendimento e ‘deu com a cara na porta’.

O hospital suspendeu os atendimentos, sem qualquer aviso prévio e muitas pessoas que chegavam eram surpreendidas. Jovens adultos e crianças, com problemas de saúde ficaram sem atendimento. Alguns chegaram a passar mal na calçada da unidade hospitalar.

Ricardo Marques repudiou a situação. “É um absurdo que a população tenha que passar por uma situação como esta. É um completo desrespeito. Se a unidade ia suspender os atendimentos, o povo precisava, no mínimo, ser avisado”, pontuou.

A Prefeitura de Aracaju informou que aconteceu no no hospital nesta quarta-feira uma obra de modernização da rede elétrica e que nenhum paciente ficou sem atendimento, mas na realidade foi bem diferente, já que o vereador postou vídeo em sua rede social mostrando pessoas sem atendimento.

Ainda de acordo com a gestão municipal, cerca de 16 pacientes que estavam na área de estabilização permaneceram no hospital, outros sete foram transferidos para o Hospital Municipal Nestor Piva, na Zona Norte

Linda Brasil denuncia descaso com a EMEF Professor Alcebíades Melo Vilas Boas

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Linda Brasil denuncia descaso com a EMEF Professor Alcebíades Melo Vilas Boas

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira (10), a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou o Grande Expediente para abordar diversas questões voltadas para à população aracajuana. Iniciou relatando preocupação com o Projeto de Lei nº 191/2022, em âmbito federal, e da sua discordância da aprovação ao requerimento de urgência para a sua votação.

“Esse PL é prejudicial não só as nossas comunidades tradicionais e indígenas, mas também ao meio ambiente, incentiva a destruição da biodiversidade, além de ser inconstitucional e desumano, então, eu quero repudiar a aprovação, na Câmara dos Deputados, de regime de urgência pra este projeto, incluindo neste repúdio os seis votos de Sergipe. Urgência no Brasil é matar a fome, é lutar contra a devastação ambiental, é garantir o bem-estar das comunidades dos povos indígenas, então quero deixar registrado aqui o meu repúdio, e eu espero que na votação ele não seja aprovado”, declarou.

Ainda no grande expediente, a parlamentar relatou a grave situação da falta de estrutura na EMEF Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no Bairro Industrial. Linda informou sobre a visita feita à unidade escolar no dia anterior para verificar algumas reclamações que foram feitas, a exemplo de dificuldades com a matrícula devido a problemas no sistema, o nome social apesar de constar a opção no sistema, a lista de presença não consta, a falta de ventilação adequada para estudantes e profissionais, os tamanhos do fardamento não adequados aos/as estudantes entre outras demandas.

“A gente percebe várias outras questões e o descaso total. Olhem a condição da quadra onde são desenvolvidas as atividades esportivas, além disso, tem cadeirantes que não tem acesso a algumas áreas da escola, a sala de leitura não tem espaço, os quadros estão quebrados, então a gente lamenta que não exista um olhar para essas unidades, um ambiente escolar agradável contribui para o processo de ensino-aprendizagem”, pontuou.

A parlamentar que também é educadora, e fez estágio-docência e projeto de pesquisa na EMEF Alcebíades, colocou que o barulho dos ventiladores tem atrapalhado os/as professores/as e estudantes, e que a solução dada pela gestão ao comprar amplificadores só tem tornado o ambiente inapropriado para o aprendizado.

“Sabemos que uma sala com calor, e esse problema eu senti quando desenvolvi atividades lá há alguns anos atrás, os alunos não conseguem se concentrar. As cadeiras são pequenas para os/as estudantes de 13, 14 anos, são questões que dificultam o aprendizado”, colocou.

A vereadora acrescentou que essas questões serão levadas para a gestão com urgência, através da Secretária Municipal de Educação e da Vice-prefeita.

Na ocasião, Linda também abordou sobre o GIER, que é um Sistema de Gestão Inteligente de Educação Responsável. Os professores e a gestão administrativa tem apresentado dificuldades para a utilização. “Ele apresenta falhas e inoperância, por exemplo, nas questões relacionadas às matrículas e para o armazenamento de dados, e acaba prejudicando a gestão escolar e professores e não só dessa unidade escolar como de outras”, sinalizou.

A parlamentar trouxe dados levantados pelo Sindipema de que a gestão tem um contrato de quase 3 milhões por ano para a utilização desse Sistema. “Um valor alto por um sistema que não funciona, e o mais alarmante é que já existia outro sistema, que é o Sigem, que foi um sistema criado por um servidor da própria Secretaria Municipal da Educação que era bem mais funcional, e trocou só para fazer esse contrato, alegando modernização, com um valor tão alto, e a prefeitura ainda afirma que não tem dinheiro para o pagamento do Piso, uma demanda do próprio movimento”, ressaltou.

Luta por moradia

Para concluir, a vereadora participou aos demais parlamentares sobre a ocupação do MLB (Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas), que está acontecendo no prédio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) localizado na Rua Lagarto. “Eles e elas estão ocupando aquele espaço que está a anos parado, e não está servindo ao seu propósito que era ter uma função social. A gente percebe que a maioria dessas pessoas que estão ocupando são mulheres, estudantes na universidade, que recebem 400 reais de bolsa por mês, que vem de outro estado e deveria ter o auxílio para moradia, não tem condições de pagar aluguel e viver com 400 reais, então todo o apoio à Ocupação João Mulungu, que está desenvolvendo atividades e ocupando o espaço como deveria”, asseverou.

Professor Bittencourt destaca o protagonismo feminino e chama atenção para a violência contra a mulher

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Professor Bittencourt destaca o protagonismo feminino e chama atenção para a violência contra a mulher

Foto: Gilton Rosas

Na semana de comemorações pelo dia internacional da mulher, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira, 10, para destacar a importância do protagonismo feminino e abordar outras duas temáticas relevantes que envolvem as mulheres.

“Precisamos cada vez mais tratar dessa temática, que é um papel de todos nós, todos os seres humanos que se dizem minimamente civilizados. É, sobretudo, um papel da seara política. É preciso que a democracia, a liberdade, as interlocuções e os debates existam plenamente. Tratar da pauta do protagonismo feminino, da saúde da mulher e da inserção da mesma na política, diz respeito a todos nós. Essa é uma temática muito delicada, porque é uma temática de natureza histórica, cultural, política, muito arraigada”, destacou.

Em seu discurso, o parlamentar também enfatizou a temática do aborto, que recentemente foi amplamente discutida na Câmara Municipal de Aracaju. “A questão do aborto é um tema muito delicado, eu não tenho autoridade nenhuma para dizer o que a mulher fará com o corpo dela. Eu tenho empatia diante das dores e das delícias de ser mulher, mas quero chamar a atenção para quando nós, homens, cometemos abortos diariamente”.

“O aborto do homem é o abandono da criança. A criança já está posta e o homem abandona a criança, abandona a mulher. Quantos de nós cometemos o aborto diariamente, e aí não é para o feto, é para aquele que olha e vê a mãe violentada, agredida, apanhando. Aquele que vê e não tem a referência de pai. Precisamos olhar cada vez mais para esse aspecto”, pontuou.

Ainda em sua fala, Bittencourt comentou os dados do levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado na última segunda-feira, 07. No ano passado, o Brasil registou um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada 7 horas. Ao todo, foram registrados 56.098 boletins de ocorrência de estupros, incluindo vulneráveis, apenas do sexo feminino. A taxa média de estupros e estupros de vulneráveis foi de 51,8 para cada 100 mil habitantes do sexo feminino.

“Enquanto estamos falando aqui, a cada dez minutos uma mulher é estuprada, e às vezes, as coisas são naturalizadas e as mulheres são culpabilizadas pelo estupro, porque vestem a roupa ‘x’ ou ‘y’, ou porque estavam em determinado lugar e em tal hora. Além de ser a vítima da violência, que é o estupro, ela ainda é acusada de ter provocado o estupro por conta da roupa que estava vestindo”.

Finalizando o seu discurso, o parlamentar enfatizou que “o pior lugar para a mulher é a casa dela, o maior agressor das mulheres são os seus companheiros. Esse é um grande debate, pois não há justiça sem que efetivamente as mulheres se sintam incorporadas e que o agressor delas sejam exemplarmente punidos”, finalizou.

Joaquim da Janelinha afirma que o trabalho da secretária Waneska é destaque em gestão

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Joaquim da Janelinha afirma que o trabalho da secretária Waneska é destaque em gestão

Foto: Agência Câmara Aracaju

Com o objetivo de registrar e enaltecer a visita da secretária municipal de saúde Waneska Barboza e gestores da pasta à Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco, localizada no bairro Farolândia, o parlamentar por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS), utilizou do pequeno expediente de hoje, 10, para pontuar a importância que essa ação traz para a população.

“A secretária Waneska e uma grande parte da sua equipe técnica estiveram ontem, quarta-feira, 9, na UBS do Augusto Franco para falar cara a cara com o povo; para saber deles mesmo quais as reais necessidades e o que ainda pode e deve ser melhorado dentro daquele unidade”, disse Joaquim que ainda completou esse ser o verdadeiro trabalho de um gestor.

“Não só dentro da secretaria é que se mantém um administrador/gestor, mas indo nas localidades; verificando às instalações; percebendo de perto; dialogando com os colaboradores e população. Esse trabalho da secretária Waneska é, sem dúvida alguma, destaque em gestão”, concluiu.


“Não importa quem venceu a licitação, a gente quer o Hospital do Câncer construído”, afirma Sheyla Galba

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
“Não importa quem venceu a licitação, a gente quer o Hospital do Câncer construído”, afirma Sheyla Galba

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) voltou a cobrar, nesta quinta-feira (10), na Tribuna da Câmara, a construção do Hospital do Câncer de Sergipe. A parlamentar destacou o ato promovido por pacientes oncológicas que integram a Associação Mulheres de Peito no local onde a unidade hospitalar especializada deveria ter sido construída, no Centro Administrativo de Aracaju.

Sheyla Galba ressaltou os recursos encaminhados para que a obra fosse executada. “Desde 2011 o senador Eduardo Amorim destinou várias emendas: em 2011, R$ 20,8 milhões; em 2012, R$ 29,5 milhões; em 2013, R$ 33 milhões; em 2014, R$ 35 milhões; em 2015, R$ 25 milhões; em 2016, R$ 37 milhões; e em 2017, R$ 17,9 milhões. São quase R$ 200 milhões para uma obra que em 2014 foi iniciada, porém, depois foi paralisada”, frisou.

A vereadora, que também é paciente oncológica, lembrou que em 2017 as mulheres de peito e diversas autoridades políticas foram convidadas para uma solenidade no espaço destinado à construção do Hospital do Câncer de Sergipe. “Para mais uma assinatura de Ordem de Serviço após a licitação na qual a Endal Engenharia ficou em primeiro e a Celi em segundo. Porém, a Celi entrou com um recurso e a obra foi mais uma vez paralisada”, detalhou.

Ainda no discurso, Shyela Galba trouxe a informação de que a Celi venceu a ação e foi considerada a vencedora do processo licitatório. “E vai começar as obras do Hospital do Câncer. E o que nós fomos fazer lá hoje foi justamente pedir que seja feito, pois para os pacientes oncológicos não importa quem venceu a licitação, quanto vai gastar, a gente quer que o hospital seja construído. Abriu-se uma janela, uma luz no fim do túnel, e parece que agora essa unidade hospitalar vai sair”, enfatizou.

Para a vereadora, falta comprometimento em relação à obra, fazendo um paralelo com a construção do Hospital de Amor em Lagarto. “O deputado Gustinho Ribeiro junto com a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, em apenas um ano viabilizaram a construção do Hospital de Amor, que já está levantado, praticamente construído. Portanto, é só querer”, afirmou.

“Sigam o exemplo da gestora Hilda Ribeiro e do deputado Gustinho Ribeiro. Em junho deve ser inaugurada a primeira etapa. Enquanto isso, estamos há oito anos na luta para que o Hospital do Câncer de Sergipe, em Aracaju, saia do papel. Agora não tem mais desculpa. O dinheiro está na conta, como eu falei aqui, os R$ 14 milhões estão enterrados naquela terraplanagem e a empresa que vocês queriam também já está aí. Só falta agora o hospital”, finalizou.

Requerimento de Isac sobre Sessão Especial em prol da Semana de Enfermagem é aprovado

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Requerimento de Isac sobre Sessão Especial em prol da Semana de Enfermagem é aprovado

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje, 10, durante votação da 13° Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foi aprovado, em votação única, o requerimento n° 81/2022 da autoria do vereador Isac Silveira (PDT).

O requerimento dispõe sobre a convocação de uma Sessão Especial no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, no dia 16 de maio, às 9h, para discussão sobre a Semana da Enfermagem e o projeto de Lei 2564/2021.

Com a Sessão, a expectativa do vereador é de assegurar uma votação favorável ao PL que tramita na Câmara dos Deputados, garantindo o piso salarial dos profissionais da categoria de Enfermagem.

Ricardo Vasconcelos comemora a entrega das obras de esgotamento sanitário da Jabotiana e da Bacia do Rio Poxim

por Jessica Amaral, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Ricardo Vasconcelos comemora a entrega das obras de esgotamento sanitário da Jabotiana e da Bacia do Rio Poxim

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (10), durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (REDE), iniciou o discurso no pequeno expediente enaltecendo a inauguração da obra de Estação de Tratamento de Esgoto - Subsistema Jabotiana e da Bacia do Rio Poxim e relembrando que os recursos para a obra vieram através da moção feita pelo vereador.

'Hoje é um dia de muita alegria, pois estamos inaugurando a obra de esgotamento sanitário que resolve os problemas de drenagem daquela região da Jabotiana, gostaria de relembrar que a pedido da diretoria da Deso, fui pessoalmente a Brasília pleitear no Ministério do Desenvolvimento Regional a liberação dos recursos que estavam retidos", ressaltou o vereador.

A solenidade contou com a participação do ministro de Desenvolvimento Regional (MDR), Rógerio Marinho, que entregou as obras. Uma das entregas foi a da adutora que leva as águas da barragem do Rio Poxim, em São Cristóvão, à Estação de Tratamento de Água (ETA) Poxim, em Aracaju. Outra entrega foi a do sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Bacia do Rio Poxim, na cidade de Nossa Senhora do Socorro.

"Para mim, a entrega dessa obra é algo muito simbólico, pois sou funcionário da Deso e foi através do pedido do amigo Gabriel Campos, diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, que conseguimos resolver essa demanda. Então, meu muito obrigado ao ministro, Rógerio Marinho que se comprometeu em liberar os recursos e cumpriu, assim como também agradeço a todos que fazem a Deso", finalizou Vasconcelos.

Investimentos da Obra

As duas estruturas fazem parte das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da capital sergipana. O empreendimento como um todo está orçado em R$ 115 milhões, sendo R$ 100 milhões provenientes de financiamento contratado junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros R$ 15 milhões em contrapartida do Governo de Sergipe. Quando totalmente concluído, o projeto vai beneficiar 671,6 mil pessoas.

O investimento na obra é de R$ 44,4 milhões, incluindo financiamento com recursos do FGTS (R$ 33,3 milhões) e contrapartida do governo estadual (R$ 11,1 milhões). Cerca de 35 mil pessoas serão beneficiadas.

Também nesta quinta-feira, foi entregue a primeira etapa da ampliação do Subsistema de Esgotamento Sanitário do Bairro Jabotiana, em Aracaju. Todo o projeto está orçado em R$ 150 milhões, sendo que R$ 52,5 milhões foram investidos nesta fase. Quando totalmente concluído, o empreendimento vai beneficiar 109 mil pessoas, das quais 45 mil já serão atendidas com a conclusão da primeira fase, que vai beneficiar os bairros Soledade, Lamerão, Jardim Centenário, Bugio, São Carlos, Olaria, Veneza, Japãozinho, Alto da Jaqueira, Cidade Nova e Jabotiana.

Câmara realizará Sessão Especial em comemoração a Semana Municipal da Capoeira

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10

A Câmara Municipal de Aracaju realizará na próxima segunda-feira, 14, a partir das 9h, uma Sessão Especial em comemoração a Semana Municipal da Capoeira. O requerimento é autoria do presidente da Casa, Nitinho (PSD).

Toda a Sessão terá transmissão ao vivo da TV Câmara Aracaju, canal aberto 5.3, Sky 305.3 e Net 8.

Para Byron, Estações de Tratamento de Esgoto trarão benefícios para o meio ambiente e aracajuanos

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Para Byron, Estações de Tratamento de Esgoto trarão benefícios para o meio ambiente e aracajuanos

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador por Aracaju, Sargento Byron, acompanhou, ontem, 10, a inauguração das Estações de Tratamento de Esgoto - Subsistema Jabotiana e da Bacia do Poxim e Complementação do Sistema de Adução da Água Bruta do Rio Poxim, solenidade que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
As obras foram entregues pelo Governo de Sergipe e o governo federal, por meio do Termo de Compromisso nº 413.181-29/2013 entre o Estado e a União. Os investimentos somam um montante de R$52.5000.000,00 e atenderá 45.000 habitantes.
Byron considera as obras como uma grande conquista que vai trazer ganhos significativos para a saúde dos aracajuanos e também ao meio ambiente. “Estamos falando de obras que tratarão as águas do Poxim, reduzindo os impactos da poluição do rio, e abastecerão boa parte da nossa cidade com uma água limpa, longe de impurezas e com muita qualidade. Os cidadãos contarão com um sistema totalmente seguro, eficiente e que só trará benefícios para o nosso povo”, avaliou o parlamentar.
A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Aracaju, subsistema do Bairro Jabotiana, em sua 1ª Etapa, compreendeu a coleta e transporte de 04 sub-bacias com a execução de redes coletoras, coletores troncos e ligações domiciliares; afastamento, compreendendo 04 estações elevatórias e seus respectivos emissários; construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e disposição final no Rio Poxim. O empreendimento está apto para entrar em operação de imediato.

Com informações da DESO

Na data em que Marcelo Deda comemoraria 62 anos, vereador Binho relembra seus feitos históricos

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Na data em que Marcelo Deda comemoraria 62 anos, vereador Binho relembra seus feitos históricos

Foto: César de Oliveira

Hoje, dia 11 de março, Marcelo Déda Chagas (PT), estaria completando 62 anos de idade. Deda nos deixou cedo, morreu aos 53 anos, no dia 02 de dezembro de 2013 em decorrência de um câncer no sistema gastrointestinal.
Deda foi um grande líder político, uma das principais lideranças de Sergipe e do Brasil. Mesmo depois de sua morte, continua sendo lembrado pelo povo e sendo exemplo para vários líderes políticos.
“ Deda deixou um grande legado. Tanto como prefeito, quanto como governador. Realizou feitos marcantes na história de Aracaju e no estado de Sergipe. Além de ter sido uma grande figura política, tendo seu nome lembrado até hoje” ressaltou Binho.

Eduardo Lima: Dia do Obreiro Universal aprovado nem primeira discussão

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou em primeira discussão na manhã desta quinta-feira, 10, o Projeto de Lei 131/2021, de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos), que institui no calendário de comemorações oficiais do município, o Dia do Obreiro Universal.
A motivação do projeto tem como objetivo o reconhecimento em homenagem ao trabalho voluntário desses obreiros e obreiras da instituição Igreja Universal do Reino de Deus, da qual o parlamentar é pastor.
Intitulado como UNISOCIAL, o trabalho realizado uma vez por mês pelos obreiros e obreiras, oferta várias ações para população em diversos locais da cidade. Além disso, eles realizam trabalhos evangélisticos no centro da cidade com distribuíção de comida e roupas.
Nos hospitais acolhem as pessoas no leito de dor, nos bairros mais longínquos da capital acolhem as famílias com os mais diversos problemas, na Orla de Atalaia levam a palavra de Deus para os profissionais do sexo. Ainda doam tempo para atender jovens e crianças, dentro das diversas igrejas espalhadas pelo município realizam atividades para o auxílio espiritual, leitura da bíblia e orações, um trabalho indispensável para pessoas que necessitam de algum tipo de atenção da sociedade.
"É muito responsável salientar a importância do espírito voluntário no que diz respeito aos munícipes, aos cidadãos aracajuanos, devido as necessidades dentro das periferias de Aracaju. Os obreiros e obreiras da instituição da qual faço parte, realizam trabalhos essenciais de forma voluntária, o que merece nosso reconhecimento" afirmou o vereador.

Eduardo Lima participa de reunião com Funcaju e SINDMUSE

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Eduardo Lima participa de reunião com Funcaju e SINDMUSE

Foto: Assessoria do parlamentar

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Eduardo Lima (Republicanos) esteve na manhã desta sexta-feira, 11, em reunião na Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), para tratar de assuntos relacionados ao Sindicato dos Músicos de Sergipe (SINDMUSE).
Com a pandemia do Coronavírus o setor cultural sentiu o impacto do fechamento dos bares, do cancelamento dos shows e de todas atividases relacionadas à presença do público. A categoria dos músicos sentiu no bolso o resultado desse período pandemico que afetou diretamente a vida financeira de muitos, levando o Sindmuse a procurar ajuda dos parlamentares.
No dia 15 de fevereiro, representantes dos músicos, foram recebidos pela Comissão da CMA e apresentaram um ofício com uma proposta de Projeto Projeto de Lei. A proposta apresentada pelos mesmos para o PL, tem como objetivo a criação do Auxílio Municipal de Emergência (AME), que sería um auxílio direcionado aos músicos, cantores e dançarinos, desde que estejam registrados na Funcaju.
Na reunião que ocorreu hoje, o presidente da Funcaju Luciano Correia afirmou que as portas da casa estão abertas para o diálogo e que uma próxima reunião agendada para o dia 16/03 (Quarta-feira), será necessária para o andamento das tratativas.
Além do vereador Eduardo Lima, estiveram presentes, a vereadora Profa. Ângela Melo (PT), membro da Comissão e alguns representantes do Sindmuse.
"Entendo que esse é um assunto de extrema importância para os músicos aracajuanos, eles sofrem com a situação financeira e suas famílias sofrem junto. Então é preciso ter esse olhar mais humano para essa causa", afirmou o parlamentar.

Anderson de Tuca pede explicações pelo aumento no valor do combustível em Aracaju

por Letícia Mendonça,Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Anderson de Tuca pede explicações pelo aumento no valor do combustível em Aracaju

Foto: Gilton Rosas.

O vereador Anderson de Tuca, na última quinta-feira (11) em sessão plenária pediu explicações sobre os aumentos exorbitantes nos valores da gasolina nos postos de combustíveis de Aracaju. O vereador exemplificou que os aumentos têm sido de um dia para o outro e aparentemente os postos estariam se aproveitando da crise econômica mundial para justificar a troca de preço.

Com isso, Anderson de Tuca enviou um requerimento de explicação ao coordenador do Procon, Igor Franklin Ramos Lopes, para que explique, com fundamentos, a motivação para esse acréscimo excessivo. “Eu abasteci a R $6,44, em quatro dias, já está quase R $7,00 e isso não existe. O posto comprou a mercadoria no valor anterior, não atualizado, aí se aproveita daquele momento para prejudicar o consumidor”, disse.

O vereador faz esse apelo preocupado ainda com os trabalhadores de aplicativo de corrida, alegando que a maioria das pessoas desempregadas têm procurado esse meio como forma de sustento. “Me diga, como esses trabalhadores, com o combustível a R$7,00, vão sobreviver?”, indagou.

CMA realiza Sessão Especial em comemoração a Semana Municipal da Capoeira

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
CMA realiza Sessão Especial em comemoração a Semana Municipal da Capoeira

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na manhã desta segunda-feira (14), uma Sessão Especial em comemoração a Semana Municipal da Capoeira. A solenidade foi um requerimento do presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD) e, em Aracaju, dia 17 de Março é o Dia Municipal da Capoeira.

Estiveram presentes na Sessão Especial, os vereadores vereador Binho (PMN) e Sargento Byron (Republicanos), o representante do Grupo União Capoeira, o Mestre Preto Velho (Lázaro Bispo dos Santos), do Grupo Asoarnart, Mestre São Bento Pequeno (Elias Santos), do Grupo Equilíbrio, Mestre Gavião Branco (Waltenisson Simões Santos), do superintendente do Iphan em Sergipe, Diego Passos, além de diversos mestres e capoeiristas de Aracaju.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Binho, que também é capoeirista, que destacou a forma de luta e resistência desta cultura. "Como é difícil fazer a cultura em nosso Brasil, mas a capoeira chegou em nosso país lutando e não é agora que iremos deixar de lutar. Eu nasci dentro da capoeira e conheço essa cultura de perto. Os governantes não têm esse olhar de atenção e precisa ser respeitada. Eu sei o quanto é importante valorizar essa arte. Temos capoeiristas aqui no Estado que são campeões brasileiros. Agradeço o presidente Nitinho pela oportunidade de presidir esta Sessão e as portas da Câmara estarão sempre abertas para esta cultura tão importante para o Brasil", falou.

O vereador Sargento Byron disse estar feliz em poder ter ciência sobre quantas pessoas são impactadas pelo movimento da capoeira e pede mais atenção do poder público a essa cultura. "O poder público poderia também fomentar e incentivar essa prática esportiva, cultural e de resistência. Nós, como parlamentar, temos que nos somar a esses profissionais e abnegados pela arte da capoeira. Nós temos a obrigação de fazer que a capoeira fique viva, fazendo com que as políticas públicas do município de Aracaju possam chegar até vocês", disse.

Apartes
Lázaro Bispo dos Santos, o Mestre Preto Velho, ao usar a tribuna, agradeceu a Nitinho pela oportunidade de estar na Câmara para levar a capoeira ao parlamento. "Essa semana da Capoeira não acontece só aqui no Estado de Sergipe. Agradeço a Nitinho que é nosso amigo por abrir este espaço aqui na Câmara para trazermos nossa cultura", disse.

Já Elias Santos, o Mestre São Bento Pequeno, fez um relato histórico da importância da capoeira na sociedade e na educação. "Como capoeirista e Mestre é importante saber que nossos antepassados sofreram e eu, como militar, tenho um respeito dentro da corporação. A polícia antigamente prendia quem participava das rodas, hoje não mais. Hoje temos representatividade. Dizíamos que a capoeira livre não tinha dono, mas o cenário mudou em 2008 quando a Roda de Capoeira e ofício de Mestre se torna Patrimônio Imaterial Brasileiro e cabe ao povo zelar por isso. A Unesco reconhece também a capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Existe capoeira em mais de 170 países. Impossível ter um país que não tenha capoeira, que é a maior divulgadora de nossa língua portuguesa. Nós, mestres, contribuímos para educação e cidadania do nosso povo. Difícil ter um aluno de capoeira que repete de ano ou evadem da escola porque incentivamos isso", justificou.

Waltenisson Simões Santos, o Mestre Gavião Branco, lembra quando a capoeira era proibida Brasil e enaltece a representatividade desta cultura fora do país. "No governo Getúlio Vargas a capoeira ficou conhecida como ginástica dos brasileiros e conseguimos um grande destaque a partir dessa época. O ícone do Brasil para o mundo não é o futebol, mas o berimbau. Isso nos leva a refletir como nosso povo ainda não dá valor a essa tradição. Capoeira é uma ferramenta de inclusão social que pode muito ajudar a sociedade", acredita.

Segundo o superintendente do Iphan em Sergipe, Diego Passos, a capoeira não é só esporte, ela é cultura porque leva a história de um povo e anunciou o lançamento do Plano de Salvaguarda da Capoeira em Sergipe. "Ela é cultura e isso significa inclusão do nosso brasileirismo e sergipanidade. A Roda de Capoeira foi registrada pelo IPHAN e, ao longo do tempo, temos trabalhado num Plano de Salvaguarda. Houve a participação de todos os capoeiristas do estado neste plano e, sem vocês não seria nada. Será publicado e forma física e digital todo este Plano, que será disponibilizado no site do IPHAN nacional, acredito que ainda neste primeiro semestre. A Superintendência está aberta a todos. Se faz muito importante a inclusão da capoeira das escolas municipais, com a inclusão de crianças que estão na periferia ou nas ruas", informou.

Vinícius Porto comemora, ao lado de moradores, inauguração de obras no Japãozinho

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vinícius Porto comemora, ao lado de moradores, inauguração de obras no Japãozinho

Foto: André Moreira/PMA

 “Obra de grande alcance social”. É o que define o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto (PDT) sobre o projeto de infraestrutura inaugurado na última sexta-feira (11), no bairro Japãozinho. “Estamos falando de uma ação que reflete o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira, com aquela comunidade. São obras que proporcionam melhor qualidade de vida e dignidade”, avalia o parlamentar.

No local, administração municipal investiu R$ 18,6 milhões na construção de uma nova avenida, rede de drenagem e de esgoto, pavimentação e recuperação de 27 ruas, rede de esgotamento sanitário com estação elevatória, construção de duas bacias de contenção de quatro mil metros quadrados para receber e escoar as águas pluviais e uma escadaria.

“A obra transformou completamente a paisagem urbana, além de resolver um problema histórico de alagamentos na localidade”, reforça Vinícius Porto que ao lado dos moradores do bairro Japãozinho prestigiou a inauguração das obras.

Dividida em duas etapas, a obra envolveu os seguintes serviços: terraplanagem, rede de drenagem pluvial, rede de esgotamento sanitário com estação elevatória e pavimentação asfáltica e em paralelepípedo. Foram contempladas com os serviços 12 ruas, totalizando 1,5 km de vias. A prefeitura realizou ainda a pavimentação asfáltica em mais 15 ruas. 

A gestão municipal também construiu passeios em concreto, as escadarias da parte alta do bairro, e assegurou equipamentos de acessibilidade na região para melhor mobilidade de pessoas com deficiência, além da construção de uma nova avenida, que liga a Santa Terezinha, no bairro Cidade Nova, até a Avenida Euclides Figueiredo. A região também está com o parque de iluminação pública sendo modernizado, com implantação de lâmpadas de LED.

Anderson de Tuca visita escola municipal para fiscalizar

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Anderson de Tuca visita escola municipal para fiscalizar

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta segunda-feira (14), o vereador Anderson de Tuca visitou a Escola Municipal do Ensino Fundamental Marechal Henrique Teixeira Lott, localizada no Bairro América, zona norte da cidade, para fiscalizar a alimentação, infraestrutura e fardamentos. Durante toda a visita, o diretor da escola, professor Gilson, acompanhou o vereador e falou sobre as demandas da rede municipal.

O diretor explicou sobre a merenda, tudo é produzido e fornecido por empresa contratada. O vereador observou o momento de distribuição de comida para as crianças, também conferiu a qualidade e validade dos alimentos e a forma como é armazenada, tudo feito de forma segura e higiênica.

Professor Gilson falou também que a escola tem 11 turmas, totalizando 218 alunos, sendo 12 no espectro autista. “Alguns desses alunos, que possuem um grau mais severo, tem um acompanhante na escola, que nós solicitamos e a prefeitura disponibiliza, para que os alunos se sintam acolhidos e tenham o apoio necessário dentro da instituição”, explicou. Há, inclusive, um espaço exclusivo de integração para esses estudantes.

“Concluímos a vista muito felizes, por ver a organização dentro da Escola Teixeira Lott. Em relação a estrutura, o lugar está bem cuidado, bem limpo. Olhamos principalmente a alimentação que é oferecida às nossas crianças. Identificamos também uma dificuldade em relação aos fardamentos oferecidos, que cada instituição tem a sua identificação. E é fundamental a inclusão que essa escola faz com os alunos autistas, para que todos possam ter acesso a educação de forma igualitária”, disse Tuca.

Vereador Binho preside sessão especial na Câmara de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vereador Binho preside sessão especial na Câmara de Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Binho (PMN), presidiu a sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju, que falou sobre um dos patrimônios de Aracaju, de Sergipe e do Brasil, a capoeira. A sessão foi em comemoração ao início da Semana Municipal de Capoeira de Aracaju, que será celebrada entres os dias 14 a 17 deste mês.

A semana municipal da capoeira foi criada em 03 de junho de 2011, onde também ficou instituída a criação do dia municipal do capoeirista. Ambos projetos aprovados e sancionados pelo município de Aracaju.

“É uma satisfação imensa presidir a sessão especial na Câmara, ainda se tratando de um tema como a capoeira, que faz parte do meu cotidiano. Uma expressão cultura e um esporte que faz parte da história do nosso país e do nosso estado e representa a luta e resistência dos negros” ressaltou Binho.

A capoeira é uma expressão cultural e luta afro-brasileira criada pelos negros africanos que foram escravizados em território brasileiro. Era usada como forma de expressar a luta e resistência dos negros escravizados no Brasil

Além de ser uma luta, a capoeira é arte, música e cultura popular e foi reconhecida pela UNESCO em 2014, como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

O vereador ressaltou a importância da capoeira, como arte, cultura, esporte e o seu papel na construção de uma sociedade melhor. “Devemos valorizar a capoeira, uma cultura nossa, pertencente ao Brasil e que foi difundida pelo mundo. Pois, além de tudo, ela tem um papel muito importante na sociedade, levando para crianças e jovens marginalizados, a oportunidade de construir um futuro melhor” destacou

Binho também ressaltou a luta enfrentada pelos capoeirista desde o início, lá no princípio, quando a prática da capoeira era proibida e levava a prisão dos praticantes, até os dias atuais, onde a capoeira foi difundida, mais ainda tem um longo caminho a ser percorrido para alcançar reconhecimento e valorização tão merecidos.

“A capoeira é muito importante, uma expressão cultural histórica e que representa a luta do nosso povo. Devemos buscar meios para a valorização e difusão da capoeira, principalmente a inserção da prática nas escolas, como uma forma de levar a história do nosso povo ao conhecimento dos alunos, além do desenvolvimento físico e afetivo” afirmou o vereador. Como membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, o vereador se colocou à disposição para buscar meios para o incentivo da prática da capoeira e sua inserção nas escolas.

"Março: entre avanços e retrocessos, lutamos", disse Linda Brasil

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
"Março: entre avanços e retrocessos, lutamos", disse Linda Brasil

Foto: Assessoria Parlamentar

No mês onde se comemora os avanços da luta de todas as mulheres e se exige o cumprimento de políticas públicas que garantam melhores condições de vida, o Brasil deu um passo à frente quando recentemente viu avançar a autonomia das mulheres em relação aos direitos reprodutivos. Na última terça-feira, 8, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que desobriga a autorização do marido para a realização da laqueadura.

A autonomia e direito de decidir sobre suas corpas ainda não é uma realidade concreta na vida das mulheres. Segundo relatório do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA) apenas 55% das mulheres em todo o mundo podem decidir a respeito do uso de contraceptivos, decidir sobre manter relações sexuais e cuidados com a saúde.

As conquistas das mulheres relacionadas a autonomia de suas corpas ainda é um desafio, um tema que parece tão óbvio de que as mulheres já deveriam decidir sobre a esterilização ou não, ainda é uma novidade e seguirá para votação no Senado. 

O ano é 2022 e, finalmente, a Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei que reduz de 25 para 21 anos a idade para mínima fazer laqueadura e sem a necessidade da autorização do cônjuge. Vitória importante no mês das mulheres, mas seguimos na luta e resistência por justiça reprodutiva”, ressaltou a vereadora Linda Brasil.

A parlamentar reflete que enquanto se avança por um lado, por outro o país presencia uma violência e retrocesso com mulheres gestantes. Bolsonaro veta salário-maternidade para gestantes sem vacinação completa, e que não podem trabalhar de forma remota. Também foi vetado o salário-maternidade de pessoas que tiveram aborto espontâneo.

Essas ações só reforçam que esse desgoverno segue atuando de forma misógina e sendo uma ameaça aos segmentos vulnerabilizados da sociedade, alimentando uma política machista, racista e classista”, concluiu Linda.

 Mandata na luta pelas mulheres

Em Aracaju, a mandata tem conseguindo avançar em algumas demandas das mulheres, fortalecendo a implantação do plano de enfrentamento à violência para a mulher no município de Aracaju, a aprovação da Lei 5.413/2021 que garante a implantação de uma semana de combate ao machismo e de valorização da mulher nas escolas do município, ainda tem a Lei 5.423/2021 que marca o dia da mulher negra - Rejane Maria e contribuiu para a implantação da ouvidoria da mulher na Câmara.

Dessa forma, a vereadora vem desenvolvendo ações de enfrentamento à violência e todas as suas formas, como a obstétrica, física, simbólica e outras, a exemplo de um Projeto de Lei de sua autoria que visa coibir a violência obstétrica, a parlamentar continuará cobrando políticas públicas para todas as mulheres como a construção de mais creches para que as mães e responsáveis consigam trabalhar.

Joaquim da Janelinha participa de bingo solidário no Paraíso do Sul

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Joaquim da Janelinha participa de bingo solidário no Paraíso do Sul

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS), participou, no último domingo, 13, de um bingo solidário no loteamento Paraíso do Sul, localizado no bairro Santa Maria, em prol de uma cirurgia para o ‘Gordo do Lanche’.

“Considerei ontem, um domingo de muita alegria por ter participado e dado a nossa contribuição para a realização desse evento de grande importância para o nosso amigo, o Gordo do Lanche. Encontrei também por lá, o ex-vereador, Zezinho do Bugio, que, além de político é um amigo que contribui muito para aquela comunidade. Fiquei bastante feliz e honrado por ter participado e percebido o envolvimento de todos.”, disse Joaquim.

O bingo foi considerado por todos um sucesso, já que atingiu as expectativas de arrecadação beneficente, e, além disso, de ter contado com a participação de vários artistas locais para abrilhantar ainda mais a festa.

“ O nosso amigo Gordo do Lanche se chama Sr. Edinaldo de Araújo Santos (45 anos); morador do loteamento Paraíso do Sul, e está realizando, através do acompanhando do dr. Fernando Carvalho, uma bateria de exames para a realização de um procedimento cirúrgico ocular referente a um deslocamento da retina. Estamos desde já todos ansiosos por sua recuperação”, completou Joaquim.


A importância das mulheres na política será tema de live com Emília Corrêa

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
A importância das mulheres na política será tema de live com Emília Corrêa

Arte: Vanessa Passos

A vereadora Emília Corrêa é a convidada da Live do Parlamento Digital no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju) nesta terça-feira, 15, às 19h30. Entre outras coisas, a parlamentar irá abordar sobre a importância das mulheres na política.

O bate-papo será conduzido pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade. Durante a live, os jornalistas aprofundarão o assunto de uma forma leve, explicativa e com muitas informações. Participe enviando suas perguntas, dúvidas ou questionamentos por meio das redes sociais da Casa Legislativa Municipal.

Manuel Marcos fala sobre nomes de pré-candidatura de governo

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Manuel Marcos fala sobre nomes de pré-candidatura de governo

Foto: César de Oliveira

O vereador Manuel Marcos (PSD) utilizou o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira (15), para falar sobre o anúncio do nome do pré-candidato ao governo do Estado, o deputado Fábio Mitidieri.

De acordo com o parlamentar, o anúncio do nome do pré-candidato Fábio Mitidieri, que é o presidente do seu partido, o PSD, foi uma escolha acertada do grupo governista. "Fábio é do meu partido e eu fiquei muito à vontade porque essa candidatura tinha possibilidades reais. O prefeito Edvaldo também será importante na composição dessa chapa, mas, por um acordo universal por todas as lideranças, foi escolhido o nome de Fábio. Estou muito feliz, sei que todos têm a possibilidade, mas se uma pessoa conseguiu agregar tantas lideranças no entorno dele é porque ele tem, sem sombras de dúvidas, a competência para assumir o Governo do Sergipe", acredita.

Sobre a disponibilidade de se lançar candidato à deputado estadual por seu partido, o vereador Manuel Marcos informou que foi um pedido do próprio Fábio Mitidieri para que ele se lançasse candidato. "Eu tive uma reunião com ele na última sexta-feira e ele pediu que o meu nome esteja disponível para candidato a deputado estadual. Eu estava indeciso, mas, com este pedido, vou refletir sobre a minha candidatura a deputado estadual", avisou.

"Agora, como o nome de Fábio foi escolhido nós vamos arregaçar as mangas e bater os quatro cantos desse estado para que ele seja eleito. Estou muito feliz em ter o presidente do meu partido como candidato ao Governo do Estado e estarei de mãos dadas para leva-lo ao Governo de Sergipe", disse.

Fabiano Oliveira parabeniza nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Fabiano Oliveira parabeniza nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 15, durante a sessão na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Fabiano Oliveira (PP) usou a tribuna para parabenizar a nova desembargadora de Sergipe.

“Tive a honra de participar ontem da posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade. Fui representando a Câmara Municipal de Aracaju acompanhado do meu grande amigo, o ex-governador de Sergipe, Albano Franco”, comentou.

O parlamentar fez questão de falar da atuação da nova desembargadora e reforçar que acredita no trabalho que será desempenhado por ela.

“Quero desejar uma linda jornada para a magistrada e dizer que tenho certeza que ela fará história no TJSE. Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tomou posse como juíza substituta em 1994, na comarca de Cristinápolis. Além de também ter atuado na comarca de Riachuelo, na 1ª Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, na 5ª Vara Privativa de Assistência Judiciária/26ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, e esteve como membro da Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Aracaju”, finalizou.

Plenário da Câmara aprecia 18 proposituras nesta terça-feira

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Plenário da Câmara aprecia 18 proposituras nesta terça-feira

Foto: César de Oliveira

O Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciou um total de 18 proposituras nesta terça-feira, 15. Votado em 1ª discussão o Projeto de Lei (PL) 284/2021, de autoria de Dr. Manuel Marcos (PSD), cria no município de Aracaju o residencial Manoel Aguiar Menezes Neto. 

A Casa também aprovou em 1ª discussão o PL 219/2021, de autoria de Fabiano Oliveira (PP), que denomina Orla Zé Peixe, logradouro atualmente conhecido como Orlinha da Coroa do Meio.  Outra propositura que destaca-se é o Projeto de Resolução 16/2021, aprovado em 2ª discussão, e dispõe sobre a criação da frente parlamentar em Defesa da Segurança alimentar. 

Homenagens

Com relação aos Projetos de Decreto Legislativo, a vereadora Linda Brasil (PSOL) e Cícero do Santa Maria (PODE) justificaram a escolha dos nomes que receberão o Título de Cidadania Aracajuana. O de nº 36/2021 de iniciativa da vereadora Linda Brasil e concede Título de Cidadania Aracajuana à Sônia Oliveira Santos. “Esta é uma justa homenagem a essa mulher tão forte, guerreira e de luta aos direitos humanos”, disse. 

Em aparte, a professora Ângela (PT) lembrou da história de vida e acrescentou que está ligada ao comprometimento. No mesmo sentido, Professor Bittencourt parabenizou Linda pela iniciativa. “Sônia é uma pessoa muito estudiosa, culta e comprometida na luta racial e das mulheres”, ressaltou. 

Já o Projeto de Decreto Legislativo 4/2022, concede Título de Cidadania Aracajuana à Márcia Oliveira Guimarães. De acordo com Cícero do Santa Maria, autor da propositura, a enfermeira Márcia Guimarães luta diariamente por uma saúde melhor. “Podemos dizer que o Hospital Cirurgia divide-se em antes e depois de Márcia Guimarães, gostaria de convidá-los a conhecer a atual estrutura do hospital”, convidou. 

Os vereadores Sheyla Galba (Cidadania) e Eduardo Lima (Republicanos) também fizeram questão de elogiar o trabalho que vem sendo realizado por Márcia. “Conheci Márcia numa luta incessante por uma saúde de qualidade, depois dela não ouvimos mais problemas no setor de oncologia”, testemunhou Sheyla Galba. Segundo Eduardo Lima, o hospital Cirurgia preza pela humanização no tratamento oncológico e isso, é graças ao trabalho que vem sendo realizado por Márcia Guimarães.  

Projeto de Fabiano Oliveira que homenageia Zé Peixe é aprovado em 1° discussão na CMA

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Projeto de Fabiano Oliveira que homenageia Zé Peixe é aprovado em 1° discussão na CMA

Foto: César de Oliveira

O vereador Fabiano Oliveira (PP) comemorou a aprovação, em 1° discussão, do Projeto de Lei que denomina Orla Zé Peixe, o logradouro conhecido como Orlinha da Coroa do Meio, localizado no Bairro Coroa do Meio.

Para o parlamentar, essa é a primeira vitória de uma justa homenagem ao querido e saudoso sergipano Zé Peixe.

“Eu tenho certeza que os vereadores irão aprovar esse Projeto e ajudar a preservar a memória de José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe. É apenas um singelo reconhecimento ao sergipano que foi agraciado com diversos prêmios e homenagens, e é lembrado como uma das figuras mais notórias de todos os tempos”, comemorou.

“A atual Orlinha da Coroa do Meio, local escolhido para homenagear Zé Peixe, passa por um plano de reconfiguração urbanística, executado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, com a construção de passeios em concreto, ciclovia, pavimentação asfáltica. O projeto contempla ainda uma moderna iluminação, rampas de acessibilidade, sinalização vertical e horizontal, rede de drenagem, instalações hidrossanitárias e paisagismo, se convertendo em mais um atrativo para a atividade do turismo”, comentou.

“A obra está alinhada ao +Aju, Plano de Estímulo à Atividade Econômica e Geração de Emprego e Renda, que visa impulsionar a retomada econômica do setor de turismo, que foi bastante afetado com a pandemia do novo coronavírus”, finalizou.

Linda Brasil homenageia Marielle Franco e cobrar respostas pela sua morte

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Linda Brasil homenageia Marielle Franco e cobrar respostas pela sua morte

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 15, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou o grande expediente para falar sobre os 4 anos da morte de Marielle Franco, vereadora pelo PSOL assassinada no Rio de Janeiro, e que até os dias atuais segue sem justiça.

Ontem, dia 14 de março de 2022, completou 4 anos do assassinato de Marielle Franco, vereadora eleita na cidade do Rio de Janeiro, mulher preta, favelada, mãe, lutadora e defensora dos direitos humanos. Após 4 anos seguimos sem respostas para a mesma pergunta: Quem mandou matar Marielle? E por quê?”, indagou.

A parlamentar em um discurso emocionado, lembrou da luta coletiva de Marielle, e de suas diversas bandeiras de luta em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária. E que sua trajetória é referência e coragem para muitas outras que ingressaram na luta.

Sua luta, força e coragem nos faz germinar e crescer todos os dias. Sua luta pelas mulheres negras mobilizou e mobiliza diversas outras mulheres, como as trans e travestis, a ocuparem espaços na política. E essa nossa ocupação move estruturas, incomoda os poderes instituídos porque quem ainda tem muito privilégio nessa nossa sociedade profundamente marcada pela desigualdade social, pelo racismo, pela misoginia e intolerância de todos os tipos”, declarou.

A vereadora ressaltou que o assassinato de Marielle foi uma tentativa de silenciamento das mulheres na política, principalmente de mulheres negras. E que isso revela o quanto a democracia ainda é falha, por isso, a importância de ampliar com mais representações políticas de mulheres trans, travestis, negras e tantas outras e que tenham compromisso com a luta.

Porque hoje nós mulheres que estamos ocupando esses espaços da política institucional acaba sendo cada vez mais forte a violência de gênero dentro desses espaços, basta ver as denúncias que ocorrem em câmaras e outros parlamentos, no Congresso Nacional, revela a tentativa de silenciamento e de aniquilamento da participação das mulheres na política, e do racismo estrutural de nosso país”, argumentou.

Linda enfatizou como o sistema contribui para a permanência de opressões, dessa forma, impedindo uma mudança estrutural através de mandatas e mandatos que se propõem a romper com a manutenção de privilégios.

Precisamos seguir o exemplo de Marielle e lutar contra esse sistema capitalista, racista, patriarcal e heterocisnormativo, que opera para impedir, de forma estrutural, a realização de nossas mandatas e mandatos, e para aniquilar nossos direitos políticos”, declarou.

Por fim, a também educadora, destacou a importância da ocupação dos espaços políticos para uma mudança estrutural. Quando mais de nós ocuparmos espaços que sempre nos foram negados, para transformar verdadeiramente a política, só então faremos a revolução e superaremos as barreiras que nos impedem de fazer justiça social”, asseverou.

Eduardo Lima manisfesta indignação ao filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola"

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Eduardo Lima manisfesta indignação ao filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola"

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta terça-feira, (15), o vereador Eduardo Lima (Republicanos), mais uma vez chamou atenção dos colegas parlamentares para necessidade do combate à Pedofilia.

O parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), manifestou sua indignação em relação ao conteúdo do filme, "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", no qual um famoso ator interpreta um professor que instiga dois alunos menores de idade ao ato da masturbação.

Segundo Eduardo Lima, conteúdos iguais a esse, que trazem adultos praticando pedofilia contra crianças e adolescentes, devem ser banidos da nossa sociedade. Apesar do conteúdo ser de 2017, o assunto voltou a repercutir nos veículos de comunicação por estar sendo exibido no atual momento. Muitas autoridades em vários locais do país estão tomando as devidas providências. O filme está sendo atualmente disponibilizado pela NetFlix, serviço que exige assinatura mensal.

"Apresentamos uma Moção de Repúdio contra o filme e sua Produtora. Entramos em contato com a Comissão dos Direitos da Criança da OAB, contactamos o Ministério Público, por entender que ações como essa não podem ocorrer em Aracaju e no Brasil", afirmou o parlamentar.

Título de cidadã Aracajuana será concedido a Márcia Guimarães através da indicação do vereador Cícero

por Carlos Ferreira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Título de cidadã Aracajuana será concedido a Márcia Guimarães através da indicação do vereador Cícero

Foto: Agência Câmara Aracaju

Foi aprovado por unanimidade na Câmara dos vereadores de Aracaju, o projeto de decreto legislativo que concede a Márcia Guimarães, interventora do Hospital Cirurgia, o título de cidadã Aracajuana. O projeto foi apresentado pelo vereador Cícero do Santa Maria, que possui uma ligação muito forte com a instituição há mais de trinta anos. Segundo Cícero, o Hospital Cirurgia nunca viveu uma fase tão boa como a que está agora, e isso se deve à competência de Márcia.

" É preciso ter amor naquilo que faz, e Márcia mostrou isso transformando o Hospital Cirurgia em um verdadeiro hospital, como o povo de Sergipe merece. Nunca se viu nada igual por lá".

O projeto foi muito elogiado pelos vereadores tendo ainda a subscrição da vereadora Sheyla Galba, e do vereador Eduardo Lima. Durante a sessão, o vereador Cícero fez um convite a todos os vereadores e vereadoras, para que visitassem as novas estruturas do Hospital, e pudessem conferir de perto a história de transformação implantada pela liderança de Márcia.

Cícero ainda falou sobre uma característica até então usada pelo povo de Aracaju para se referir ao hospital de cirurgia, mas que isso hoje ganhou um novo sentido. " Antes se falava que era o hospital dos pobres, hoje continua sendo mas porque atende ao povo pobre, como o rico é tratado nos hospitais particulares". finalizou.

Março Lilás: Soneca reforça a importância de prevenir o câncer do colo do útero

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Março Lilás: Soneca reforça a importância de prevenir o câncer do colo do útero

Foto: Gilton Rosas

Além do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o mês de março é dedicado a uma importante campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Denominado Março Lilás, a campanha acontece em todo Brasil e em Aracaju, o vereador Soneca (PSD) tem buscado conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento da doença que matou 270 mulheres em 2021.

Segundo o Ministério da Saúde, esse é o terceiro tipo mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 16.710 novos casos de câncer de colo do útero no triênio 2020/2022. “É um número assustador! Por isso a importância do diagnóstico precoce”, alerta o vereador.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.


Vereador Binho visita uma das últimas bancas de revista de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vereador Binho visita uma das últimas bancas de revista de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa

Na noite desta segunda-feira,15, o vereador Binho (PMN) visitou a tradicional banca de revista Waluvi, localizada no bairro Luzia. A banca existe há mais de trinta anos, e é uma das últimas ainda em atividade em Aracaju. 

Cercado pela variedade de cores e o característico cheiro de revistas e jornais, Binho conversou com Washington Teixeira, que é primeiro e o único proprietário do estabelecimento.

Durante a conversa com o proprietário, ele falou dos altos e baixos vividos pelas bancas de revista. “Aracaju já teve mais de quinhentas bancas de revistas e hoje tem apenas cinco, muitas tendo que se tornar comércios de frutas, serviços de chaveiro e sapataria” relatou.

Com as inovações tecnológicas e a baixa procura por livros, Washington contou que para complementar a renda precisa comercializar outros produtos no local, como cigarros e sorvetes. “Eu chegava a vender mais de cem revistas em um dia. Hoje, se muito, vendo cinco. As crianças quase não se interessam mais pelas revistas e os pais não incentivam a leitura.”

Binho lamentou que os personagens que fizeram parte da sua infância, hoje são pouco procurados. “Eu gostava da Turma da Mônica, lia o sítio do Pica-pau Amarelo e também era fã do Superman e do Aquaman” lembrou Binho.

O vereador ressaltou o papel da leitura para o desenvolvimento da imaginação e o da importância do incentivo da leitura para as crianças e jovens, que devido ao uso constante das telas, pouco leem.

Como integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Aracaju, Binho afirmou que vai estudar a possibilidade de um projeto de lei e indicações para incentivo à leitura infantil. “Acho que o acesso às revistas em quadrinhos e livros infantis incentivam bastante o hábito da leitura nas crianças. Devemos buscar meios para viabilizar esse acesso. O mundo não se resume a uma tela de celular", finalizou.

Emília destaca os 31 anos do CDC

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Emília destaca os 31 anos do CDC

Foto: César de Oliveira

Os 31 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) foi pauta da vereadora Emília Corrêa (Patriota) na Tribuna do Legislativo Municipal que, em sua fala, ressaltou os avanços e desafios estabelecidos a partir desse instrumento legal.
“A gente sabe a legislação nesse sentido do CDC, está em constante processo de atualização, se adequando às demandas da sociedade, mas a nossa cobrança e preocupação, enquanto parlamentar, e, consumidora, principalmente, é que os órgãos fiscalizadores atuem de forma mais rígida. Efetiva. Até porque, as leis existem para serem seguidas, se não houver fiscalização, elas não têm eficiência, é o mesmo que brincar de legislar”, afirmou.
A vereadora que também tira dúvidas desse sentido (Direito do Consumidor) em um quadro na tv aberta, e em suas redes sociais, lembrou que o parlamento municipal tem sua obrigação enquanto órgão fiscalizador, e citou algumas leis de sua autoria que beneficiam os consumidores. “Desde 2017 tenho proposto algumas leis, nesse sentido, é o que me compete, como a de n. 5.154/2018 que proíbe a prática de remarcação do prazo de validade nos produtos e, a mais recente, que é bem propícia para o momento crítico que estamos entrando de aumentos assustadores nos combustíveis, n.52/2022, prevê que os postos de combustíveis informem, em locais de fácil acesso, cartazes informativo sobre o prazo de vigência do preço ofertado, evitando, com isso, aumentos arbitrários ao consumidor. Isso vai facilitar a vida do consumidor. Ele, certamente, com essas informações visíveis, vai saber quando e se está sendo lesado”, declarou.

Byron defende políticas públicas que garantam autonomia e protagonismo às pessoas com down

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Byron defende políticas públicas que garantam autonomia e protagonismo às pessoas com down

Foto: César de Oliveira

Com a chegada do dia 21 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Down, o vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), usou o Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Aracaju para chamar a atenção do parlamento quanto ao capacitismo voltado às pessoas com Síndrome de Down. Segundo o parlamentar, Aracaju precisa avançar na oferta de políticas públicas que trabalhem as potencialidades desses cidadãos, garantindo protagonismo e autonomia para que os aracajuanos com down construam suas próprias histórias.

Os desafios enfrentados pelas pessoas com down são muitos. No mercado de trabalho, por exemplo, devido ao excesso de preocupação dos familiares e as pequenas expectativas em torno de suas performances nos ambiente de trabalho, o número de pessoas ocupando vagas no mercado ainda é muito pequeno. Tendo em vista este panorama, o parlamentar provocou a Casa Legislativa falando sobre a necessidade de conscientizar a população e oportunizar essas pessoas.

“No Rio Grande do Sul, meus amigos, temos uma colega que é parlamentar. A Luana Rolim de Moura é a primeira vereadora com down do país. É algo que nós comemoramos por causa da conquista, e temos que tratar com naturalidade. As pessoas com down precisam ser respeitadas e incluídas em todos os ambientes da sociedade. Neste caso, especificamente, as pessoas com down são talentosas, muito inteligentes e possuem competência para ocupar postos importantes no mercado de trabalho. Precisamos de políticas públicas que trabalhem essas potencialidades e estimulem esses cidadãos e toda a sociedade”, enfatizou o vereador.

Na ocasião, o sargento, que é defensor da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, fez uma homenagem ao “Galera do Click”, projeto que, através da fotografia, trabalha a autonomia e o protagonismo de jovens com síndrome de down em Aracaju.

“Esse é um projeto muito bonito que traduz perfeitamente o que eu disse no plenário.. Esses meninos e meninas fazem verdadeiras obras de artes, que são suas belíssimas fotografias, que, por meio delas, protestam e reforçam que podem ser autônomas e ocupar espaços de destaque na sociedade, principalmente no trabalho, na educação. Esse projeto, que conta com o apoio do ex-vereador Lucas Aribé, merece os nossos aplausos e toda admiração. Quero agradecer ao coordenador Saulo Vieira, jornalista querido e muito dedicado ao projeto”, concluiu Byron.

CMA promulga a revisão salarial dos servidores ativos e inativos

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
CMA promulga a revisão salarial dos servidores ativos e inativos

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), promulgou, na segunda-feira, 14, a Lei que concede reajuste salarial de 10,16% aos servidores ativos e inativos da Casa Legislativa.

O ato foi assinado após o silenciamento do Poder Executivo sobre a revisão do servidor. "Na condição de presidente, ao promulgar esta Lei, coloco a assinatura de todos os representantes de Aracaju".

O Projeto de Lei Complementar nº 1/2022, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado em Plenário, por unanimidade, no dia 16 de fevereiro deste ano e encaminhado para a sanção do chefe do Poder Executivo. O prazo para ser sancionado encerrou na última sexta-feira, 11.

"A Câmara tem obrigação de reconhecer a importância do servidor da Casa e reafirmar o compromisso com a revisão salarial", explicou o presidente.

Parlamentares participam da entrega do novo Terminal de Integração do Mercado

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Parlamentares participam da entrega do novo Terminal de Integração do Mercado

Foto: China Tom

Com a participação efetiva e decisiva da Câmara Municipal de Aracaju, que aprovou o empréstimo destinado a mobilidade urbana que possibilitou a execução da obra, a Prefeitura de Aracaju entregou na última terça-feira, 15, o novo Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos Mercados, na Zona Norte.

O terminal conta com mais de 13 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, telhado metálico com fechamento lateral transformando o local em um ambiente moderno, que promove a qualidade de vida para todos os usuários do sistema. O vice-presidente da Câmara, Vinícius Porto (PDT), representou o Poder Legislativo Municipal no ato.

Também marcaram presença os vereadores Fábio Meireles (PSC), Fabiano Oliveira (PP), Cicero do Santa Maria (Podemos), Paquito de Todos (Solidariedade), Sargento Byron (Republicanos), Joaquim do Janelinha (Pros), Soneca (PSD), Manoel Marcos (PSC), Anderson de Tuca (PDT), Eduardo Lima (Republicanos), Pastor Diego (PP), Breno Garibalde (União), Sávio Neto de Vardo (PSC) e Professor Bittencourt (PCdoB), além do superintendente de Relações Institucionais da Câmara, Jorginho Araujo.

O vice-presidente da Câmara, relembrou o passo a passo para que o terminal fosse construído. “Essa obra fez parte de um processo, de uma construção, que foi aprovado na Câmara o empréstimo, para que o Governo Federal pudesse enviar esses recursos. Neste terminal irão circular milhares de pessoas diariamente”, disse Vinicius Porto.

O vereador Fábio Meireles externou sua alegria em participar da inauguração. “Muita felicidade para nos vereadores, mais, principalmente, para a população que nos servimos com tanta dedicação e alegria. Aqui teve um investimento de 11 milhões e quinhentos mil de reais, onde distribui 24 boxes para os comerciantes, toda a iluminação em led e cinco plataformas de embarque e desembarque”.

O vereador Paquito de Todos afirmou que se sentiu uma grande pessoa durante a solenidade. “Estou me sentindo tão grande quanto esta obra que está sendo entregue. Sempre visito as obras feitas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, mais essa aqui é uma obra diferente de todas, parece coisa de primeiro mundo, com uma organização e espaço fantástico”, parabenizou.

O líder do prefeito na Câmara, o vereador Professor Bittencourt, não poupou elogios para o terminal. “É uma grande obra que tem um papel social fundamental, que representa os esforços de todos os vereadores, que faz parte do projeto de mobilidade urbana, melhoria das vias e reforma dos terminais”, ponderou

Eduardo Lima afirmou que este é um momento de alegria e de festejar a obra. “Essa obra ela traz o olhar humano que a gestão municipal tem em Aracaju e também da Câmara Municipal de Aracaju. Porque você trabalhar em uma obra dessa para quem mais precisa, que são os usuários do transporte público, que tem dificuldade de pagar uma passagem de ônibus. O terminal era desorganizado e sujo, agora estamos com essa obra espetacular”, finalizou Eduardo Lima.

O prefeito Edvaldo Nogueira disse que esta obra é um sonho que se realiza na cidade de Aracaju. “Essa obra tem um papel muito importante na mobilidade urbana, porque é um terminal amplo que vai conectar a zona norte com a zona sul, além de melhorar a circulação de ônibus na cidade e substituir o terminal Luiz Garcia, que vai se transformar em terminal de passagem, fazendo um ganho de viagem”.

Investimento 

O investimento para a construção do novo terminal de integração foi na ordem de R$ 11,5 milhões. O local conta com cinco plataformas de embarque e desembarque; guichês e catracas de acesso, banheiros com acessibilidade; bicicletário; vestiário; depósito; iluminação de LED; paisagismos; 24 boxes para comércio de vendedores ambulantes e muito mais. 

Mais obras 

Ainda durante a solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira deu a ordem de serviço das obras de infraestrutura do estacionamento na localidade. A obra será erguida no lugar do terminal antigo. 

Presenças 

Participaram da solenidade os deputados estaduais Zezinho sobral, Gracinha Garcez, Garibalde Mendonça e Adailton Martins; o deputado federal Fábio Mitidieri; a vice-prefeita, Catarina Mendonça; o ex-prefeito João Augusto Gama; o o ex-deputado federal Adelson Barreto;

Dr. Manuel Marcos celebra aniversário de Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Dr. Manuel Marcos celebra aniversário de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) fez uma volta no tempo durante a sessão desta quarta-feira (16), para lembrar do dia em que chegou a Aracaju em 1968. "Que alegria estar como vereador no prenúncio do aniversário de Aracaju (17/3). Que cidade aprazível e acolhedora que acolheu um menino pobre e negro vindo de Santo Amaro a procura de um estudo melhor", descreveu.

Da Tribuna, o parlamentar fez uma contextualização histórica e lembrou que Aracaju é primeira cidade projetada do Brasil. "Ela é uma cidade da qualidade de vida porque o prefeito uma vez falou, e sim por sua posição geográfica e pela vida que levamos", opinou. Manuel Marcos revelou ainda, que tem amor por Aracaju e que em forma de gratidão por tudo que viveu aqui, trabalha pelo seu povo e sua saúde.

Em aparte, Linda Brasil (PSOL) informou que veio de Santa Rosa de Lima e mesmo antes de fixar residência em Aracaju, já sentia uma ligação e amor. "Aos 11 anos vim morar aqui e hoje poder ocupar uma cadeira juntamente com os demais vereadores e vereadoras é uma honra. Dia 13 de abril é meu aniversário e como presente receberei Título de Cidadania Aracajuana", comemorou.

Com uma história parecida com os vereadores, Emília Corrêa (Patriota) chegou em Aracaju aos 16 anos vinda de Lagarto. "Aracaju realmente é uma cidade de acolhe. Aqui estudei, formei família, trabalho e me tornei Defensora Pública", destacou.

Finalizando o discurso, Professora Ângela (PT) reafirmou seu amor pela cidade. "É uma cidade acolhedora e é uma mãe: revolucionária, que acolhe sem distinção de cor e credo. Cheguei de Nossa Senhora de Lourdes e fui morar na periferia e fiz a minha vida aqui", disse.

Zona de Expansão continua esquecida mesmo com a criação de novos bairros, diz Ricardo Marques

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Zona de Expansão continua esquecida mesmo com a criação de novos bairros, diz Ricardo Marques

Foto: Assessoria do parlamentar

Na semana em que Aracaju vai comemorar 167 anos de Emancipação Política, Ricardo Marques (Cidadania), lembrou que há um ano foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei de número 31/2021, enviado em caráter de urgência pela Prefeitura de Aracaju, pedindo a criação de seis novos bairros da Zona de Expansão, na antiga Zona de Expansão, que agora corresponde aos bairros Robalo, São José dos Naúfragos, Areia Branca, Gameleira. Matapoã e Mosqueiro. Até o momento, nada foi feito em benefício da população que mora na região.

“O projeto chegou para ser votado em caráter de urgência e na época fiquei me questionando o motivo dessa pressa. Tenho visitado o local com frequência e encontro os mesmo problemas. Os moradores pedem melhores condições na infraestrutura, saneamento básico, transporte público, educação. Já trouxe neste ano aqui neste parlamento a situação de centenas de mães que buscaram vagas para seus filhos nas escolas. É preciso construir escolas na região."

Ricardo Marques trouxe a informação de que após a aprovação para a criação dos novos bairros encontrou tão somente o registro de uma obra planejada para uma região. Apenas uma praça está sendo planejada para o bairro Areia Branca. Não sou contra a construção de praças, mas pergunto quais são as maiores necessidades das pessoas que moram na região? Eu me arrisco a afirmar que não são somente praças, aquela área precisa de muito mais atenção e serviços básicos de saúde, educação, segurança e transporte”, assegura.

Ricardo Marques lembrou outros problemas enfrentados pela população que vive na antiga Zona de Expansão diariamente. “A região tem território maior que a região central de Aracaju e não possui um hospital 24h. O transporte público de passageiros na região é insuficiente e mal planejado, as linhas que trafegam hoje são as mesmas de anos atrás, não existe um terminal e os abrigos não têm estrutura. Ou seja, novos bairros foram criados com a promessa de investimento e nada foi feito. Então pergunto: qual o motivo da criação dos bairros? Cadê o investimento prometido para os moradores da região, prefeito?”, questiona.

Plenário da Câmara aprova 15 proposituras nesta quarta-feira, 16

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Plenário da Câmara aprova 15 proposituras nesta quarta-feira, 16

Foto: Gilton Rosas

O Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 15 proposituras, por unanimidade, nesta quarta-feira, 16, durante a 15ª Sessão Ordinária. Na oportunidade foram aprovados seis Projetos de Lei (PL), um Projeto de Resolução, um Projeto de Decreto Legislativo, seis Requerimentos e quatro Moções.  

Votado em 2ª discussão o Projeto de Lei (PL) 155/2021, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), que irá instituir a semana de conscientização da epilepsia no município de Aracaju.

Os vereadores também aprovaram em 2ª discussão o Projeto de Lei (PL) 284/2021, de autoria de Dr. Manuel Marcos (PSD), para criação no município de Aracaju o Residencial Manoel Aguiar Menezes Neto. 

Já em única os parlamentares votaram por unanimidade para concessão de Título de Cidadania aos senhores Isaac de Carvalho Dourado Aragão, nº 38/2021, autoria de Emília, e ao Luciano Maciel Rodrigues, nº 39/2021.

Nos 167 anos de Aracaju, Sargento Byron pede por uma cidade mais acessível e inclusiva

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Nos 167 anos de Aracaju, Sargento Byron pede por uma cidade mais acessível e inclusiva

Foto: Gilton Rosas

Amanhã, 17, Aracaju completa 167 anos. Nesta quarta-feira, 16, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi marcada por diversas homenagens, sendo uma delas do vereador e segundo secretário da Casa Legislativa, Sargento Byron (Republicanos), que rendeu elogios à capital sergipana e toda sua gente. O momento foi, também, oportuno para promover reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos cidadãos aracajuanos, principalmente os que são, muitas vezes, invisibilizados pela sociedade, a exemplo das pessoas com deficiência.

O parlamentar reconheceu os grandes avanços dos últimos anos na cidade das araras e dos cajueiros, mas aproveitou para destacar os problemas crônicos ainda muito presentes nas vidas das pessoas com deficiência, como a falta de acessibilidade nas calçadas, a falta de conscientização da população acerca dos direitos desse grupo e a falta de políticas públicas que sejam capazes de promover autonomia, protagonismo e inclusão dessas pessoas que, segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju, somam mais de 150 mil habitantes.

“A nossa cidade é conhecida em todo canto por suas belezas naturais. Recebe o turista como nenhuma outra. Mas, infelizmente, ainda precisamos avançar muito no que se refere ao desenvolvimento de alguns aspectos da nossa capital, principalmente quando o assunto é pessoa com deficiência. Precisamos inovar, modernizar de verdade a nossa Aracaju e crescer de maneira sustentável, acessível e inclusiva. Só assim vamos ganhar o título de cidade verdadeiramente humana”, enfatizou Byron.

Assistência Social Presente

Na oportunidade, o vereador aproveitou para parabenizar a Assistência Social, que iniciou, ontem, 15, um novo projeto intitulado “Assistência Social Presente”. “Trata-se de um projeto itinerante que leva os serviços socioassistenciais para os cidadãos que vivem em locais onde ainda não têm Cras, Creas. É uma iniciativa muito plausível. Eu mesmo já cobrei aqui algumas vezes a importância da criação de Cras na Zona de Expansão, no Aloque, ou um projeto itinerante que levasse esses serviços para aquelas pessoas. Fico muito feliz em ver esse projeto sendo inaugurado em nossa cidade”, disse.

Inauguração do Terminal do Mercado

Byron falou, ainda, da inauguração do Terminal de Transporte Coletivo do Mercado, inaugurado nessa terça-feira. O parlamentar parabenizou a obra que, segundo Byron, é moderna e acessível. “Eu estive lá, fiscalizando essa entrega. Fico muito feliz com o resultado final da obra. Um grande presente para o povo de Aracaju. Obra com acessibilidade, bem estruturada e inovadora. Parabéns prefeito Edvaldo Nogueira. Agora, aquele espaço vai garantir conforto e tranquilidade para os homens e mulheres que, diariamente, precisam usar o transporte público”, parabenizou o vereador.

Breno Garibalde destaca importância da arborização urbana no Dia Nacional das Mudanças Climáticas

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Breno Garibalde destaca importância da arborização urbana no Dia Nacional das Mudanças Climáticas

Foto: Gilton Rosas

No dia 16 de março é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas e o vereador Breno Garibalde, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, alertou para a urgência do tema.
“A gente tem que debater menos e agir mais, temos que ser a mudança que queremos ver e essa data nos lembra exatamente disso. Se não mudarmos nossas atitudes com o meio ambiente e se não repensarmos nossos hábitos de consumo, não teremos um futuro. É preciso reciclar, reutilizar e repensar com urgência”, ressaltou Breno.
Segundo dados do site Climaju, a temperatura pode variar mais de 9ºC no mesmo horário, em diferentes bairros da capital. A arborização ajudaria a minimizar essa disparidade, traria mais conforto térmico e ainda ajudaria a diminuir a poluição.
“Gosto de dizer que árvore não é problema, é solução. Elas captam boa parte do CO2 emitido e são fortes aliadas do urbanismo sustentável. Então, um plano de arborização bem executado é urgente e extremamente necessário”, destacou o vereador.

Fabiano Oliveira acompanha inauguração do novo Terminal de Integração de Aracaju

por Hivy Rafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Fabiano Oliveira acompanha inauguração do novo Terminal de Integração de Aracaju

Foto: Ana Lícia PMA

Na tarde da última terça-feira, 15, o vereador Fabiano Oliveira (PP) acompanhou a inauguração do Terminal Manoel Aguiar Menezes, o novo Terminal do Mercado, localizado na região dos mercados centrais, no bairro Industrial. O parlamentar, que foi representando a Câmara Municipal, destacou a importância da obra para os aracajuanos.

“O novo terminal ficou lindo! Estou muito feliz em poder presenciar mais esse marco na história da nossa cidade. Essa é uma obra grandiosa que tenho certeza que vai proporcionar mais conforto e segurança para todos os passageiros”, comentou. 

O 1° secretário da Câmara Municipal de Aracaju falou sobre os investimentos do novo Terminal de Integração e aproveitou para parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira.

“Nesse novo espaço, que substituirá o antigo terminal, temos um investimento de R$ 11,5 milhões. Estou falando de um local moderno que já entra em funcionamento no dia do aniversário da nossa cidade, dia 17 de março. São mais de 6 mil metros quadrados, cinco plataformas de embarque e desembarque, guichês, catracas, banheiros com acessibilidade, bicicletário, vestiários, além de 24 boxes para os comerciantes e vendedores ambulantes que transitam pelo local”, pontuou.

“Quero parabenizar o nosso prefeito por concluir e entregar mais essa obra para todos os aracajuanos. Também quero estender todo reconhecimento ao superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Teles”, finalizou.

Vereadora Sheyla Galba cobra diálogo da prefeitura com comerciantes da Nestor Sampaio

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vereadora Sheyla Galba cobra diálogo da prefeitura com comerciantes da Nestor Sampaio

Foto: Gilton Rosas

A situação enfrentada pelos empresários da Avenida Nestor Sampaio em virtude da mudança no tráfego via foi o tema do discurso da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. A parlamentar ressaltou que, diante das reclamações, inclusive a falta de diálogo por parte da SMTT com os comerciantes, foi pessoalmente à localidade.

“Realmente, vi alguns moradores elogiando a mudança, mas vi diversos outros questionando como ficariam o fluxo na Nelson Hungria e nas ruas adjacentes. Também ouvi muitos comerciantes questionando como ficariam seus comércios com a mudança. Aí, a prefeitura lança matéria no site e na imprensa informando que os moradores reconhecem o benefício da mudança no tráfego, trazendo uns números que foram questionados a mim, inclusive por empresários da localidade”, salientou a vereadora.

Sheyla Galba apresentou dados da Secretaria da Fazenda de Aracaju (Semfaz), que estão no site da prefeitura, que apontam um crescimento de 27,4% no faturamento das empresas deste nicho entre os anos de 2020 e 2021. “Entre os meses de janeiro a julho de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020, foi registrado um crescimento no faturamento das empresas de prestação de serviço em 9,02%. Já quando comparado ao período de agosto a dezembro de 2021 ao mesmo período de 2020, há um crescimento de 45,2%”, detalhou.

Em seguida, a parlamentar apresentou algumas mensagens que recebeu de comerciantes locais. “Uma delas diz o seguinte: ‘Sheyla, como pode isso? Seria cômico se não fosse trágica essa comparação. Como pode comparar janeiro a julho de 2021 com janeiro a julho de 2020 – onde justamente o comércio e serviços estavam fechados por causa da Covid. É no mínimo não aceitar que a mudança foi ilegal e até hoje, mais de um ano depois, os projetos e estudos não foram apresentados no processo judicial’”, frisou.

A vereadora destacou ainda que em outras mensagens os comerciantes da região informam que pretendem fazer um levantamento mostrando quantas empresas fecharam ou perderam vendas para levar ao MPE e pedem que os vereadores desçam da Tribuna para dialogar com os empresários.

“Eu vou! Mais uma vez, acredito que seja a quinta ou sexta, irei retornar amanhã mesmo à Nestor Sampaio para ver de perto, cara a cara com os comerciantes e moradores, essa situação. É inadmissível a falta de diálogo. É inadmissível isso que vem acontecendo naquela região. Vou ao local sim, a pedido dos comerciantes e moradores e irei trazer novidades sobre essa situação”, concluiu Sheyla Galba.

Fabiano Oliveira comemora anúncio de mais investimentos no Aeroporto de Aracaju

por Hivy Rafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Fabiano Oliveira comemora anúncio de mais investimentos no Aeroporto de Aracaju

Foto: Edson Júnior

O vereador Fabiano Oliveira participou da solenidade de anúncio do segundo bloco de investimentos no Aeroporto de Aracaju na tarde de ontem, 15. Ao lado do secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, o presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) comemorou a novidade.

“Não tem como não ficar feliz depois de tudo que foi anunciado pelo diretor-presidente da Aena Brasil, Fernando Santiago Yus. Sergipe é um dos cartões-postais mais procurados no Brasil, e Aracaju é o receptivo. É de grande importância a reforma e ampliação do Aeroporto de Aracaju”, destacou.

“Vamos levar Sergipe para todos os cantos do Brasil e do mundo também! Vamos deixar uma boa impressão para quem chegar pelo aeroporto da nossa cidade e mostrar que é só o começo de uma linda viagem aqui em Sergipe. Estou empolgado!”, reforçou Fabiano.

O parlamentar aproveitou para destacar que as obras iniciarão em abril e devem ser concluídas em junho do ano que vem.

“As obras já irão iniciar! A Aena Brasil, gestora aeroportuária espanhola que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju, fez questão de detalhar tudo que será feito no prédio e garantir que até junho de 2023 teremos mais conforto e segurança para todos os passageiros, comerciantes e funcionários”, finalizou.

Vereador Cícero faz apelo para que a Polícia Militar volte a realizar rondas ostensivas no Complexo Santa Maria

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vereador Cícero faz apelo para que a Polícia Militar volte a realizar rondas ostensivas no Complexo Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje (16), o vereador Cícero utilizou o grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju para falar sobre o aumento do índice de criminalidade na região dos bairros Santa Maria, Marivan e 17 de Março.

Segundo o vereador isso se deve a falta das rondas ostensivas por parte da Polícia Militar de Sergipe que deixou de realizar esta atividade de uma forma mais intensa na região

" É preciso que a Polícia volte a realizar as rondas o quanto antes. Eu não sei o motivo da paralisação, mas o fato é que não podemos deixar que os números da violência cresçam em nossa comunidade. Em um curto espaço de tempo, vários casos que envolvem latrocínios e assaltos são registrados pelos moradores. É preciso agir ``, enfatizou.

Cícero ainda falou sobre a importância da prevenção desses atos criminosos, já que segundo o parlamentar, quando o cidadão é preso automaticamente é gerado um déficit pro governo, devido ao sistema prisional do Brasil.

" Se existir um bom policiamento nas ruas, os bandidos tendem a ficar com medo e evitam a prática criminosa naquele momento e região. É por isso que a prevenção é o mais importante de tudo, pois ainda evita que o Estado passe a bancar com nosso dinheiro mais um bandido '' .finalizou.

Câmara informa que haverá expediente normal na sexta-feira, 18

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Câmara informa que haverá expediente normal na sexta-feira, 18

Foto: César de Oliveira

A Câmara Municipal de Aracaju informa que haverá expediente normal na sexta-feira, 18. A decisão partiu da Mesa Diretora da Casa Legislativa seguindo o entendimento de outros órgãos do Poder Executivo Estadual e Municipal.

Com a decisão, todos os setores da Casa estarão em pleno funcionamento, no horário de funcionamento habitual.

Vereadores participam das celebrações do aniversário de 167 anos de Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vereadores participam das celebrações do aniversário de 167 anos de Aracaju

Foto: China Tom

As celebrações em comemoração dos 167 anos de Aracaju nesta quinta-feira, 17, iniciou com a missa em Ação de Graças na Igreja da Colina do Santo Antônio e, logo após, as homenagens a Inácio Barbosa, realizada no monumento dedicado ao fundador da Capital. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), participou dos atos.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa, tendo o padre Marcelo Conceição de auxiliar. Também participaram das celebrações os vereadores Binho (PMN), Professor Bittencourt (PCdoB), Vinícius Porto (PDT), Pastor Diego (PP), Breno Garibalde (União), Manoel Marcos (PSD), Ricardo Vasconcelos (Rede).

O presidente da Câmara comentou sobre a contribuição da Casa Legislativa Municipal no desenvolvimento da cidade. “Aracaju é uma cidade que enche os olhos de todos que por aqui passam e vivem. A cidade possui uma flexibilidade do trânsito, com apenas pequenos gargalos, como nenhuma cidade deste país, tudo isso graças à Câmara. Quero parabenizar Inácio Barbosa, que iniciou toda essa história”, disse Nitinho.

Os vereadores Binho e Breno Garibalde falaram sobre as belezas da cidade e do povo acolhedor. “É uma cidade linda e muito boa de se viver”. Já o vereador Vinícius Porto comentou os presentes que Aracaju vem recebendo. “A cidade está recebendo tantos presentes, nos últimos anos, tanto por parte da Câmara de Aracaju, como por parte da Prefeitura, com tantas realizações e investimentos”, disse.

O líder do prefeito na Casa Legislativa, o vereador Professor Bittencourt, frisou seu papel importante dentro do parlamento. “Está na condição de um dos seus representantes dentro da Câmara, como a população me colocou, e ainda ser líder do prefeito, é de muita responsabilidade. Fico feliz, na cidade eu nasci e me criei, que nasceu meus filhos, que estudei, me formei e construir uma história, ter um privilégio desse e poder contribuir para o futuro da cidade”.

Ricardo Vasconcelos externou sua felicidade. “É um dia muito feliz para todos nós, não só para os aracajuanos, mais também para todos que escolheram essa bela cidade para morar e construir sua vida”. O vereador Pastor Diego comentou da grandeza da cidade. “Hoje é o dia desta pequena mais notável cidade do Brasil, que completa 167 anos. Uma cidade que foi planejada e tem crescido constantemente. Como representante do povo, trabalho pela qualidade de vida”, ponderou.

O vereador Manoel Marcos comentou um pouco da sua história na cidade. “Esta é uma cidade com generosidade e uma beleza incomparável, comemorei os 150 anos de Aracaju ao lado do então prefeito Marcelo Deda, hoje estou comemorando os 167 anos ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, isso é uma felicidade ímpar”, descreveu.

Após dois anos, são retomadas as celebrações em homenagem a Inácio Barbosa, fundador de Aracaju, conforme falou o prefeito em seu discurso. “Depois do início da pandemia, retomamos as homenagens em celebração a Inácio Barbosa, fundador desta belíssima capital. É um ato singelo, simbólico, mas de extrema importância. Somente aqueles que tem visão de futuro seriam capazes de fazer o que Inácio fez. Não é fácil ser um visionário hoje, imagina há 167 anos”, destacou Edvaldo Nogueira ao citar um verso do poeta Fernando Pessoa.

Obelisco

As homenagens no monumento dedicado a Inácio Barbosa iniciaram com o hasteamento das bandeiras, o acendimento da pira cívica por um aluno da Escola Municipal Manoel Bomfim, a colocação da coroa de flores no obelisco e a salva de tiros feita pela Polícia Militar. A banda marcial do 28º Batalhão de Caçadores também participou do ato.

Linda Brasil denuncia violência policial contra Ocupação Valdice Teles

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Linda Brasil denuncia violência policial contra Ocupação Valdice Teles

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 16, a vereadora Linda Brasil (PSOL), ocupou o Pequeno Expediente para denunciar mais uma ação truculenta do Estado contra o Movimento dos Trabalhadores/as Sem Terra (MTST). Durante a noite da última terça-feira, 15, a polícia militar invadiu a Ocupação Valdice Teles e efetuou disparos.

“Eu quero falar de uma situação que ocorreu nessa madrugada, algo que acontece com recorrência, porque o MTST denunciou uma ação policial ilegal que aconteceu na Ocupação Valdice Teles, que deixou um jovem morto e coordenadores do movimento presos. Tinham três pessoas desaparecidas, que foram encontradas, e diversos moradores feridos, espancados, e o profundo desespero entre os ocupantes, que são trabalhadores e trabalhadoras, cujo o direito constitucional à moradia digna é negada todos os dias, enquanto o Estado se apresenta apenas como aparato repressor através da Polícia Militar do Estado de Sergipe, e da Tropa de Choque”, denunciou.

A parlamentar compartilhou com os presentes a nota do movimento, que relata que a polícia invadiu os abrigos das famílias a tiros, enquanto as crianças brincavam no pátio. Atualmente, a Ocupação abriga mais de 350 famílias, a ação policial aconteceu sem mandado e sem justificativa.

A parlamentar reforça a importância do Governo do Estado e da Polícia Militar se pronunciar a respeito dessa violência. “A gente repudia essa ação, porque a luta por moradia é um direito constitucional”, declarou.

Segurança Pública

Em aparte na fala do vereador Cícero, a vereadora fez um apelo para que seja revista a estrutura da Segurança Pública e o modus operandi, que continua fazendo pessoas pobres e negras vítimas na guerra às drogas.

“É importante revermos esse modelo de Segurança Pública de caça às drogas, sem fazer um trabalho de inteligência para a gente realmente buscar quem são os responsáveis por esse momento difícil que estamos vivenciando, porque o que aconteceu ontem no Bairro Santa Maria, na Ocupação Valdice Teles, é uma criminalização da pobreza, dos movimentos sociais que se organizam na luta por moradia, então precisamos unir os setores, educação, saúde, segurança pública, para que a gente possa rever esse modelo e lutar por justiça social, somente assim vamos diminuir a violência”, ressaltou.

Soneca elogia escolha de Fabio Mitidieri e prevê grupo forte e unido para eleições em outubro

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2022 08h31, última modificação 30/10/2024 15h10
Soneca elogia escolha de Fabio Mitidieri e prevê grupo forte e unido para eleições em outubro

Foto: Gilton Rosas

O vereador Soneca (PSD) elogiou a escolha do deputado federal Fabio Mitidieri, do mesmo partido, para concorrer ao cargo de governador de Sergipe nas eleições 2022. “O grupo governista tinha bons nomes para indicar, mas sem dúvidas o de Fábio foi a melhor decisão”, comentou o vereador durante expediente na Casa Legislativa nesta quarta-feira.

Soneca relembrou que Fábio Mitidieri foi o deputado federal mais bem votado nas eleições de 2016. “Já são dois mandatos a serviço da população sergipana e um grande trabalho voltado para o interior do estado”, declarou.

Ainda segundo o vereador, com Mitidieri e Edvaldo Nogueira no comando, capital e interior terão o maior desenvolvimento da história.

Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down acontece nesta segunda-feira, 21

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down acontece nesta segunda-feira, 21

Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza, nesta segunda-feira, 21, às 9h, Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. A sessão, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), receberá autoridades, profissionais e representantes de instituições que prestam serviços voltados ao atendimento e garantia dos direitos das pessoas com síndrome de down de Aracaju.

Segundo Byron, a sessão servirá como uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados pelos cidadãos com down nos mais diversos segmentos da sociedade aracajuana. “Ainda são pessoas muito estigmatizadas. Queremos mostrar que esses cidadãos podem ser protagonistas de suas próprias histórias. Elas precisam ocupar os espaços de debate, a exemplo da política, e ter acesso aos seus direitos, a exemplo de saúde, educação, lazer. Estamos falando de um público com grandes potencialidades, mas que, devido ao capacitismo e preconceito, são invisibilizadas”, declarou o vereador.

Uma pessoa com down em Aracaju por mês

Segundo o médico pediatra Byron Ramos, ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe, é possível que, a cada mês, um cidadão aracajuano nasça com Síndrome de Down. “Esse foi um dado apresentado pelo doutor Byron em uma palestra na Alese. No mundo, a cada 700 ou 800 crianças nascidas, pelo menos uma possui down. Precisamos discutir esses dados e preparar um cenário mais inclusivo para esses cidadãos”, conclui Sargento Byron.

Representando a CMA, Fabiano Oliveira participa de solenidade em homenagem ao aniversário de Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Representando a CMA, Fabiano Oliveira participa de solenidade em homenagem ao aniversário de Aracaju

Foto: China Tom

Na última quinta-feira, 17, dia do aniversário de Aracaju, o vereador Fabiano Oliveira (PP) marcou presença na celebração de 20 anos do Teatro Tobias Barreto (TTB). A programação, que fez parte do aniversário da capital, contou com a solenidade de entrega das Medalhas do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe e com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) sob regência do maestro Guilherme Mannis que realizou um concerto “Especial Aniversário de Aracaju - Brasil 200 Anos”. Também participaram do espetáculo os artistas sergipanos: Antônio Carlos du Aracaju, Sergival, Lari Lima e Carina Lelis.

Representando a Câmara Municipal de Aracaju, o parlamentar fez questão de ressaltar a importância do Teatro e de lembrar que faz parte de toda sua história.

“É com muito orgulho que represento meus amigos parlamentares em uma solenidade tão importante e que além de fazer parte do aniversário da nossa capital, também comemora duas décadas do nosso Teatro Tobias Barreto. É impossível não lembrar que foi no governo Albano Franco, em 2002, que eu, enquanto Secretário de Cultura e Turismo, pude entregar esse lindo espaço para todos os sergipanos. Esse lugar é berço de grandes apresentações nacionais e internacionais. Tenho muito orgulho de fazer parte de toda sua história! É um dia muito emocionante!”, comentou.

Durante a solenidade, Fabiano entregou a Medalha do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, ao ex-governador Albano Franco que foi destacado como uma das personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado.

“Albano é um grande amigo e sou muito grato por ter iniciado minha vida política ao lado dele. Ele merece todo esse reconhecimento!”, finalizou Fabiano.

"Câmara Municipal de Aracaju promulga derrubada dos vetos", comemora Ricardo Marques

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
"Câmara Municipal de Aracaju promulga derrubada dos vetos", comemora Ricardo Marques

Foto: César de Oliveira

No dia do aniversário de Aracaju, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) revelou nas redes sociais que a Mesa Diretora da Câmara Municipal promulgou a derrubada dos vetos do prefeito Edvaldo Nogueira. Com essa decisão, já publicada no Diário oficial, fica autorizado oficialmente o pagamento na base do piso salarial dos professores, agentes de Endemias e de Saúde.

“A expectativa era que o prefeito Edvaldo Nogueira sancionasse a decisão unânime do parlamento, mas ele optou pelo silêncio e como manda a lei orgânica, cabe ao parlamento promulgar as emendas na LOA e no PPA. Assim sendo, passa a valer legalmente as emendas aprovadas pelos vereadores na última sessão de 2021. Caso o prefeito não concorde ele terá que judicializar o caso, porém acredito que ele não vai fazer isso pela sensibilidade de homem público que tem”, diz Ricardo Marques.

No dia 23 de fevereiro deste ano, os vereadores de Aracaju derrubaram por unanimidade os vetos do prefeito Edvaldo Nogueira na votação das emendas do Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) e mantiveram os reajustes dos pisos salariais do magistério municipal, dos agentes de Endemias e agentes de Saúde. É uma vitória das classes que se organizaram e fizeram valer os seus direitos, mas também, é uma vitória do parlamento aracajuano que fez a sua parte.

Joaquim da Janelinha visita as comunidades, Jardim Recreio e Suvaco da Gata

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Joaquim da Janelinha visita as comunidades, Jardim Recreio e Suvaco da Gata

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última sexta-feira, 18, o vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS), esteve no loteamento Jardim Recreio, conversando com dona Kátia, que, segundo ele, faz um trabalho voluntário numa pequena escola da localidade, mas disse está precisando passar por algumas reformas.

“Sem dúvida que essa escola voltará a funcionar sim com o nosso apoio, atendendo às crianças, e que, logo em breve, atenderá também jovens e adultos, com projeto de alfabetização”, afirmou Janelinha.

Ao lado do amigo-irmão Clóvis, o parlamentar também esteve no Suvaco da Gata, também conversando com alguns moradores, ouvindo as demandas, e ainda enfatizou sempre manter esse elo.

“Vale ressaltar que o projeto que aprovamos do poder executivo, o Projeto de Lei (PL) nº 216/2021, de autoria do Poder Executivo, para a tomada de empréstimo junto ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD) da ordem de R$ 500 milhões; que serão atendidos com serviços de infraestrutura e saneamento básico, servirá também para ambas localidades que visitamos - Jardim Recreio e Suvaco da Gata (localizados no bairro Santa Maria)”, acrescentou.

 PL nº 216/2021

Entre as principais obras previstas estão a dragagem do Rio Poxim, a infraestrutura do canal do Médici, a infraestrutura do canal da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo e a recuperação de mais três importantes corredores de trânsito da capital: as avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão. Também serão incluídas a urbanização dos bairros Areia Branca (1ª e 2ª etapa), Mosqueiro (1ª etapa) e dos loteamentos Costa Verde I e II, Recanto da Jaqueira, Porto do Gringo, Copacabana, entre outros.

Violência de gênero na política será tema de Sessão Especial Pública na CMA

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Violência de gênero na política será tema de Sessão Especial Pública na CMA

Foto: César de Oliveira

Tratar os principais aspectos do problema, mostrar como a legislação brasileira aborda o assunto, apresentar exemplos de agressões, preconceito, apontar canais de denúncia, e alertar como os impactos desse tipo conduta interferem na democracia e na participação feminina nos espaços de poder, são alguns dos principais objetivos da Sessão Especial intitulada: “Violência de Gênero na Política. Combate à discriminação como meio de fortalecimento democrático”, proposta pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), que será realizada no próximo dia 25, às 9h, no Plenário do Legislativo Municipal. O evento contará com autoridades locais relacionadas ao tema.

Violência de gênero trata-se de tudo que tem o propósito de anular, impedir, depreciar ou dificultar o gozo e o exercício dos direitos políticos da pessoa atingida, pelo simples fato de ser mulher. Na política acontece através de vários tipos de agressões, em vários tipos de moderação, que pode se manifestar por ações ou omissões, de forma direta ou por meio de terceiros, que busquem ou causem danos ou sofrimento a uma ou várias mulheres.

Para a autora da propositura e Presidente da Procuradoria da Mulher no âmbito municipal, vereadora Emília Corrêa (Patriota), a violência de gênero é algo corriqueiro e que, infelizmente, acaba prejudicando o mandato daquelas que foram eleitas pelo povo e afastando, ainda mais, a mulher da vida política. “Está mais presente do que se supõe. O que mais vemos são constrangimentos vividos por vereadoras, prefeitas, deputadas e senadoras, que vão desde interrupções nas falas a ameaças, chantagens, xingamentos e desmerecimentos. Não é raro, e muitas, até, sofrem violência sexual.

Outras são submetidas a questionamentos sobre a vida privada, ouvem comentários sobre a aparência física e a forma de vestir, além de receberem ameaças vindas pela internet ou de forma presencial. É uma realidade triste e preocupante, por isso é um tema que deve ser discutido incansavelmente”, opinou.

A Sessão será transmitida pela TV Câmara, canal aberto 5.3, YouTube e site da Câmara: www.aracaju.se.leg.br.

”O povo precisa de políticos comprometidos”, afirma Soneca às vésperas de nova eleição

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
”O povo precisa de políticos comprometidos”, afirma Soneca às vésperas de nova eleição

Foto: Gilton Rosas

O vereador Soneca (PSD) elogiou a escolha do deputado federal Fabio Mitidieri, do mesmo partido, para concorrer ao cargo de governador de Sergipe nas eleições 2022. “O grupo governista tinha bons nomes para indicar, mas sem dúvidas o de Fábio foi a melhor decisão”, comentou o vereador durante expediente na Casa Legislativa na última quarta-feira, 21.

Soneca relembrou que Fábio Mitidieri foi o deputado federal mais bem votado nas eleições de 2016. “Já são dois mandatos a serviço da população sergipana e um grande trabalho voltado para o interior do estado”, declarou.

Ainda segundo o vereador, com Mitidieri e Edvaldo Nogueira no comando, capital e interior terão o maior desenvolvimento da história.

Passageiros se revoltam com má qualidade dos ônibus; Ricardo Marques já alertou que sistema pode travar

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Passageiros se revoltam com má qualidade dos ônibus; Ricardo Marques já alertou que sistema pode travar

Foto: Assessoria do parlamentar

A semana começou tumultuada com mais um protesto realizado pelos passageiros pedindo melhorias no transporte público. Cansados com as péssimas condições, ônibus sucateados, tarifa cara, falta de acessibilidade e constantes paralisações, os usuários fecharam a saída do Terminal Leonel Brizola e parte da Avenida Tancredo Neves em Aracaju, com o objetivo de chamar a atenção do poder público.

A situação que se agrava a cada dia tem sido alertada desde o início do mandato do vereador Ricardo Marques, que visita sempre os terminais e está perto dos rodoviários e passageiros, ele relata os transtornos com frequência e pede a licitação do transporte público na Câmara Municipal de Aracaju.

“O sistema vai parar. A população acorda e nunca sabe se vai ter ônibus para ir trabalhar, estudar, ir ao médico e por ai vai. É lamentável. São ônibus velhos, sucateados e rodoviários desmotivados, por atraso nos salários. A corda vem estourando no passageiro. Pelo menos duas empresas estão com problemas sérios e não tem oferecido uma boa prestação de serviço para o aracajuano. Uma delas pode fechar a qualquer momento. Enquanto não existir a licitação com os deveres e direitos bem claros, a situação vai ser essa. Aracaju nunca teve uma licitação e os moradores merecem um transporte de qualidade”, reforça Marques.

Eduardo Lima busca soluções junto à DESO para falta de água no Loteamento Paraíso do Sul

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Eduardo Lima busca soluções junto à DESO para falta de água no Loteamento Paraíso do Sul

Foto: Assessoria de Imprensa

Durante a manhã desta segunda-feira, 21, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) esteve reunido com o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), Carlos Melo, e com moradores representantes do Loteamento Paraíso do Sul, localizado no bairro Santa Maria, na Zona de Expansão da capital.

Entre os principais assuntos foram tratados a possibilidade de viabilizar um projeto emergencial que possa suprir a falta de água na comunidade, como também a regularização do consumo. Essas ações têm o objetivo de aliviar o sofrimento dos moradores daquela região que há anos aguardam pelo fim do problema.

Melo acordou que ainda essa semana enviará equipes técnicas até a localidade do Paraíso do Sul para avaliação da parte mais alta do loteamento, uma vez que na parte mais baixa já existe saneamento básico, asfaltamento e água encanada devidamente regularizada.

Estiveram presentes na reunião o sr. José Givaldo Alves Gonçalves (residente na região há mais de 20 anos), Antônio Carlos Alves da Silva e a sra. Claúdia Meideiros. "Saio feliz dessa reunião pois o presidente Carlos Melo se comprometeu conosco em verificar a situação da falta de água e em buscar soluções que tragam alívio para o problema daquela comunidade do Paraíso do Sul", finalizou Eduardo Lima.

Sargento Byron é o convidado da Live Parlamento Digital

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Sargento Byron é o convidado da Live Parlamento Digital

Arte: Vanessa Passos

Hoje é dia de Live do Parlamento Digital no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju). A live desta terça-feira, 22, acontecerá às 19h30, com o vereador Sargento Byron (Republicanos), e terá como tema: Para além dos três cromossomos 21!

A conversa será conduzida pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade, que, durante a live, aprofundarão o assunto de uma forma leve, explicativa e com muitas informações.


Professora Ângela Melo volta a defender reajuste zero na tarifa do transporte público em Aracaju

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Professora Ângela Melo volta a defender reajuste zero na tarifa do transporte público em Aracaju

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta terça-feira, 22/03, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) reafirmou o seu posicionamento contra qualquer aumento na tarifa do transporte coletivo em Aracaju.

“Tenho recebido mensagens de diversos cidadãos de Aracaju preocupados com um possível aumento na passagem de ônibus em nossa cidade. Como eu não acredito que informações surjam do nada, quero já expressar o meu posicionamento pelo reajuste zero na tarifa de ônibus em Aracaju”, enfatizou.

Professora Ângela Melo lembrou que, ainda que não haja neste momento qualquer projeto na Câmara propondo o aumento, é fundamental que as vereadoras e vereadores já assumam o compromisso com a população.

“Esse é o tipo de informação que começa a circular sem uma fonte definida, mas que logo toma corpo e começa a fazer parte das discussões da sociedade e da imprensa. Por isso, é preciso nos anteciparmos e afirmarmos o comprometimento em não apoiarmos qualquer medida que onere ainda mais as famílias de Aracaju”, disse Ângela.

Para a vereadora, quando o assunto é transporte público, o que Aracaju necessita é de uma licitação transparente e democrática e de melhorias em todo o sistema.

“Ontem pela manhã, usuários dos ônibus fizeram uma manifestação na Tancredo Neves e denunciaram a precariedade do serviço. Esse foi mais um exemplo de que a realidade dos ônibus em Aracaju é muito diferente da propaganda feita pela Prefeitura. Por isso, já passou da hora de Edvaldo Nogueira iniciar o processo de licitação, envolvendo a Câmara e o conjunto da sociedade”, acredita.

Paquito de Todos destaca obras e eventos em bairros de Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Paquito de Todos destaca obras e eventos em bairros de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) utilizou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira (22), para parabenizar a Prefeitura de Aracaju por ordem de serviço no Bairro Santos Dumont, como também saudar moradores do Mosqueiro por eventos realizados no último fim de semana.

Em relação ao bairro Areia Branca, Paquito saudou a Associação de Pescadores do Bairro Areia Branca (APAPAB), no Mosqueiro. O parlamentar fez uma homenagem especial às pessoas que trabalham na preservação do Rio Vaza Barris. "Quanto mais eles cuidam do Rio Vaza Barris, mais fonte de renda eles conseguem para a população. A APAPAB, que tem à frente o presidente Marco André, tem esse belíssimo trabalho ajudando às pessoas carentes e pobres que precisam desse trabalho", disse.

Ainda sobre o Bairro Mosqueiro, Paquito também parabenizou a comunidade do São José dos Náufragos, pelas festividades e comemoração do Dia de São José. "Os moradores realizaram uma belíssima procissão no último dia 19, que teve a organização de nosso amigo Chico Amado, que também faz um trabalho naquela comunidade. Quero agradecer também o apoio da SMTT no ordenamento do trânsito e segurança do evento".

Já sobre o bairro Santos Dumont, Paquito de Todos parabenizou a Prefeitura de Aracaju pela assinatura da ordem de serviço para construção de praça e pavimentação asfáltica no Alto da Bela Vista. "Quero parabenizar todos os moradores do Bairro Santos Dumont, em especial do Alto da Bela Vista, pela ordem de serviço assinada no dia de ontem. A construção de uma praça, como também de 2 ruas que será colocado asfalto, terão início de imediato. Um sonho de 40 anos daquela comunidade. Parabéns ao prefeito de Aracaju e todos os secretários que cada dia mais nos enche de orgulho. Aracaju recebe mais este presente do prefeito Edvaldo Nogueira", finalizou.

Sessão Especial discutiu a falta de oportunidade das pessoas com Down em Sergipe

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Sessão Especial discutiu a falta de oportunidade das pessoas com Down em Sergipe

Foto: César de Oliveira

Marcada pela série de manifestações vindas de quem, de fato, tem lugar de fala, a Sessão Especial promovida pela Câmara de Aracaju, nessa segunda-feira, 21, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, uniu diversos atores sociais que atuam em defesa dos direitos e do protagonismo dos cidadãos aracajuanos com down, em um momento de discussões importantes e reflexões sobre os desafios impostos pela sociedade a esse grupo. A sessão, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), foi uma grande oportunidade para falar sobre talento, autonomia e pensar em alternativas que visem oportunizar às pessoas com down que residem não apenas na capital sergipana, mas em todo o estado de Sergipe.

“Onde estão as pessoas com down em Aracaju, em Sergipe?”. Essa foi a pergunta que ecoou pelos quatro cantos do parlamento municipal em busca de uma resposta com sentido e credibilidade. O fato é que o caminho para a inclusão desses cidadãos nos diversos segmentos sociais ainda é muito longo, tendo em vista que nem os principais bancos de dados, a exemplo do Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE), não possuem informações precisas sobre essa parcela da população. Só em Aracaju, todo mês nasce pelo menos um cidadão aracajuano com down, mas as perguntas que ficam são: Quem são essas pessoas? Onde estão? Quais políticas públicas assistem esse grupo? Quais oportunidades são dadas?

“São perguntas que precisam ser respondidas. O poder público precisa estar atento aos questionamentos. Não podemos mais negligenciar os fatos. As pessoas com down merecem respeito e terem os seus direitos assegurados. É muito necessário que estejamos todos engajados em busca de uma sociedade que respeite, acolha e olhe todos os cidadãos com igualdade. Mas não basta só olhar e ler o que tem no papel. Precisamos de políticas públicas que façam com que todas as pessoas sejam, de fato, respeitadas com igualdade”, disse o vereador Sargento Byron.

O médico-pediatra Byron Ramos, ex-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de Sergipe, destacou que essas pessoas precisam ser protagonizadas já que possuem capacidade inquestionáveis que os possibilitam ser autônomos, construírem suas próprias jornadas e ocuparem espaços importantes na sociedade. “São pessoas que devem ser olhadas com igualdade em direitos e precisam ser oportunizadas. Elas podem trabalhar, morar sozinhas, namorar e ser referências para o mundo. Elas só precisam de oportunidades”, refletiu o médico.

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), mãe de Mateus, criança com down, participou da Sessão Especial. Eliane cobrou um maior engajamento dos dos agentes políticos em momentos de debate como esse. “"Hoje é um dia nacional pela inclusão das crianças com síndrome de down, mas sabemos que a luta é diária. E queremos que os pais das crianças ditas normais ensinem seus filhos lidarem com pessoas com deficiência. Nós queremos que nossos filhos tenham inclusão de verdade. Que tenhamos dias melhores, pessoas melhores e a inclusão feita a partir da humanidade de cada um. É extremamente importante que cheguemos nessas casas e tenhamos todos os parlamentares aqui para conversar com essas crianças e ver a luta de cada uma. Quero agradecer a sua proposta Byron e também pela luta há muitos anos. Sem sombra de dúvidas você é um exemplo para todos nós”, agradeceu Eliane.

Natália Magalhães Mouras, jovem com down, falou um pouco do seu trabalho na área da fotografia e encantou a todos que participaram da sessão com os seus fascinantes cliques. “Eu sou fotógrafa profissional. Trabalho na área e sou apaixonada pela fotografia. O fato de eu ter síndrome de down, não me impede de fazer o que eu gosto, o que eu amo”, disse num trecho de sua apresentação.

O vereador Pastor Diego (PP) participou da sessão e se colocou à disposição para fortalecer a causa. “Cada vez que um pai relata que está sofrendo dificuldades em um local por causa da inclusão, que a gente [parlamentares] cumpra o nosso papel”, destacou.

Outros parlamentares que também participaram foram o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), que cobrou da sociedade mais conscientização e respeito às pessoas com down. “Eles precisam do nosso amor e do nosso carinho. Não temos que depender apenas do Estado, mas que possamos abraçar cada um deles dando oportunidades e garantindo seus direitos”, disse, e a vereadora Professora Ângela Melo (PT), que foi firme ao dizer que o Estado precisa atuar estrategicamente e com responsabilidade social na garantia dos direitos desse público. “O Estado tem responsabilidade, sim, não se pode admitir uma cidade que tem mais creches privadas do que públicas. A educação precisa ser para todos! Não podemos romantizar os problemas que são de responsabilidade do Estado. Temos de cobrá-los pela criação de políticas públicas e suas manutenções. A igualdade ela se dá quando conseguimos respeitar as diferenças”, afirmou.

Vinícius Porto destaca importância do novo Terminal de Transportes de Aracaju

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vinícius Porto destaca importância do novo Terminal de Transportes de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

A importância social e econômica do Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos mercados centrais, no Bairro Industrial, foi destacado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinícius Porto (PDT) na manhã desta terça-feira (22) na sessão da CMA. Inaugurado na semana passada, a obra é fruto de um investimento de mais de R$11,5 milhões.

“Para quem utiliza o transporte público, os terminais são fundamentais para uma experiência de qualidade. É impossível falar em melhoria do serviço sem considerar a importância da chamada infraestrutura de embarque e desembarque.”. É o que avalia Vinícius Porto ao parabenizar o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira pela realização da obra, considerada grandiosa e histórica.

O Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes ocupa uma área de 6.015 m² e conta com cinco plataformas de embarque e desembarque; guichês e catracas e de acesso e saída; banheiros com acessibilidade; bicicletário; vestiários; depósitos; estacionamento e paisagismo.

A obra que faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana também tem sua importância econômica ao gerar postos de trabalho. “O Terminal oferece espaços de comercialização. Ao todo são 24 boxes que agora passam a ser ocupados por vendedores ambulantes. Os novos permissionários passaram por um processo de sorteio, realizado pela Emsurb. Na última sexta-feira receberam as chaves”, comemora Vinícius Porto.

Fabiano Oliveira repudia ato de vandalismo na Orla de Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Fabiano Oliveira repudia ato de vandalismo na Orla de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Fabiano Oliveira (PP) usou o Grande Expediente desta terça-feira (22), para manifestar sua tristeza e repúdio com o vandalismo registrado na Orla de Atalaia no último final de semana.

“No sábado um monumento da Orla foi totalmente depredado. A estátua faz parte dos 'Formadores da Nacionalidade', e além de ser uma das atrações da orla para registros fotográficos, representa nossa história e nossa cultura”, reforçou o presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara.

“É um absurdo que situações como essa ainda aconteçam! Além de destruir um trabalho e um espaço público, o vandalismo também causa transtornos e gera gastos”, concluiu o parlamentar.

Fabiano finalizou dizendo que o monumento restaurado deve ser recolocado ainda hoje na Orla.