"Garantir os direitos das pessoas com deficiência é nosso papel", reforça Sargento Byron sobre as vagas de estacionamento

por Jacqueline Reis, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/10/2023 16h03, última modificação 02/10/2023 16h03

Foto: Gilton Rosas

Integrante da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras, o vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), ao participar da 50ª edição da Abav Expo 2023, no Rio de Janeiro, colocou em pauta um assunto assegurado por lei, mas que ainda registra grandes falhas no país: as vagas de estacionamento para pessoas com deficiência física ou visual.

Sobre as situações vivenciadas, o parlamentar aproveitou a pauta para reforçar a importância da fiscalização da legislação vigente, chamando a atenção dos aracajuanos para que o desrespeito não ganhe espaço em nossa sociedade. "Não foi preciso ir muito longe para presenciar cenas de constrangimento para com a pessoa com deficiência. Estava ao lado do meu amigo, Fabinho, o idealizador do Projeto ‘Praia para Todos’, e em meio a 75 vagas de estacionamento destinadas para as pessoas com deficiência, apenas uma estava devidamente ocupada. Ele ficou sem local adequado para estacionar e chegar ao evento. Acredito que também não tenha sido o único. Isso é um absurdo e vai contra a lei", contou o vereador.

Byron reforçou ainda que tal situação deve servir de alerta para todos, seja no Rio de Janeiro como em Aracaju. "Participar de um evento sobre turismo é também avaliar e questionar as condições de acessibilidade. Meu intuito é que esta triste realidade não seja recorrente. Quero poder fazer de Aracaju um modelo a seguir, de respeito e cidadania. Garantir os direitos das pessoas com deficiência é nosso papel e o exemplo deve começar, antes de tudo, pela gente! Nosso direito começa onde o do outro termina!", concluiu.