“Vitória dos Agentes de Saúde", diz Dr. Manuel Marcos após rejeição de projeto sobre piso da categoria
por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) comemorou a não aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2022, de autoria do Executivo Municipal, que estabelece o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). O PLC foi rejeitado por 18 votos, na manhã desta terça-feira, 30, durante Sessão Extraordinária, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Para Dr. Manuel Marcos, que votou contrário ao projeto, a rejeição do PLC é o primeiro passo para a valorização da categoria. “Eu defendo uma Saúde de qualidade para todos, mas para conquistarmos a qualidade é preciso valorizar os profissionais de saúde. Os ACS e ACE são os identificares de doenças importantes. São eles que estão na ponta do iceberg, identificando e acolhendo a comunidade”, esclareceu.
Dr. Manuel Marcos discursou sobre a responsabilidade de analisar com precisão os projetos encaminhados à Casa Legislativa. “Não podemos aprovar projetos que são contra o trabalhador, que são contra a saúde. Votar favorável ao projeto era votar contra a população, que é a que mais sofre com os problemas enfrentados pela pasta. Parabéns aos meus colegas que lutam por melhorias. os profissionais da Saude são os que piores são remunerados nesse país", desabafou.