“Setembro Dourado” é tema de Tribuna Livre

por Abrahão Crispim — publicado 18/09/2018 12h03, última modificação 18/09/2018 12h03
“Setembro Dourado” é tema de Tribuna Livre

Foto: César de Oliveira

Na Tribuna Livre na manhã desta terça-feira, 18, a psicóloga da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), Raquel Bezerra, fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a convite da vereadora Kitty Lima (Rede) para falar sobre a campanha “Setembro Dourado”.

Para a Psicóloga da Avosos, o “Setembro Dourado” é uma campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. De acordo com Raquel Bezerra é importante abordar o tema por ser uma das maiores causas de mortalidade entre crianças e adolescentes no Brasil. “No Estado de Sergipe, crianças e adolescentes com câncer sofrem com diversos problemas na área de saúde, muitas delas indo a óbito pelas más condições do sistema público. Além disso, infelizmente muitos pais não possuem informações a respeito da doença e o diagnóstico precoce se faz urgente”.

Ao final da sua explanação, a palestrante Raquel Bezerra informou que a temática é de grande importância, para que o município valorize os servidores da saúde e construa melhoria dos serviços que tanto queremos, bem como a sociedade possa ter informações pertinentes e seguras a respeito do tema. “O índice de cura ainda é muito baixo, devido ao diagnóstico tardio, mas quando a doença é identificada precocemente as chances de cura são em torno de 80%, segundo o INCA. Entre os casos diagnosticados, atualmente, a maioria é encaminhada para tratamento com a doença em estágio avançado”.

Vereadores

Após a explanação de Raquel Bezerra, a vereadora Kitty Lima lembrou sobre o Projeto de Lei (PL) 281/2017, de sua autoria, que institui no calendário municipal o mês “setembro dourado”. O projeto visa também a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce, a divulgação sobre os tipos de cânceres, seus sintomas e tratamento, estímulo a visita periódica ao médico para a realização de exames preventivos e por fim, o incentivo de órgãos públicos, empresas, associações e entidades para que se engajem em ações preventivas e educativas. “Que o mês de setembro não passe em branco”.

Elber Batalha (PSB) parabenizou o tema e destacou a importância de debater e alertar sobre o diagnóstico precoce para o Câncer. “A Avosos há mais de 20 anos no combate ao câncer infantojuvenil. A casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer é uma associação civil de caráter assistencial, beneficente, sem fins lucrativos”.

“Apesar de não apresentar fatores de riscos externos, quadros de câncer são mais comuns em crianças e que já apresentam alguma predisposição genética identificada”, enfatizo Fábio Meireles (PPS).

O vereador Manuel Marcos (DEM) explica que a conscientização é fundamental nos casos de câncer na infância. “Quando se fala de câncer infantojuvenil, a palavra-chave é diagnóstico precoce. Os médicos e a população precisam estar cientes e alertas aos sintomas e sinais nas crianças e jovens, e, ao aparecimento de qualquer anormalidade recorrente, levar o paciente ao médico para uma investigação mais precisa. Hoje, o maior fator de mortalidade nos quadros de câncer em crianças e jovens, é diagnóstico tardio”.

Para Thiaguinho Batalha (PMB) informou que observamos hoje é uma tendência de crianças irem direto para o pronto atendimento de emergência quando apresentam sintomas mais graves, ao invés de manterem consultas periódicas que poderiam identificar mais facilmente quadros agudos, como os de câncer. “Quanto mais cedo esses casos forem identificados, maiores as chances de cura”.

Já Américo de Deus (Rede) lembrou dos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Brasil, onde anualmente, são mais de 10 mil novos diagnósticos de câncer registrados nessa faixa etária. “O câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos”.

Por fim, Emília Côrrea (Patriota) disse que anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária. “A gente não poderia deixar de falar do setembro dourado e da importância desse movimento”.