“Precisamos debater e combater o racismo”, afirma Seu Marcos no dia da Consciência Negra

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/11/2020 12h37, última modificação 20/11/2020 12h37

Foto: Assessoria de Imprensa

O dia da Consciência Negra é comemorado hoje, dia 20 de novembro. E para marcar a data, o vereador Seu Marcos (PDT) destacou as condições de vida que os negros ainda são submetidos no Brasil.

Segundo o parlamentar, embora as pessoas negras correspondam a 52% da população brasileira (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), eles são as vítimas em 75% dos casos de morte em ações policiais. “Um preto tem 2,5 vezes mais chance de ser assassinado no Brasil. 64% dos desempregados são negros e 66% são subutilizados. Precisamos refletir sobre esses dados estarrecedores", disse o legislador.

“Estamos em um ano difícil, onde presenciamos pela televisão a morte de pessoas negras por policiais, como foi o caso de George Floyd, nos Estados Unidos. Mas no Brasil, não é diferente. A população negra tem menos oportunidades sim e é a primeira a ser massacrada e marginalizada”, disse o vereador.

“Temos sim, uma dúvida histórica com os negros e precisamos entender que somente cotas e incentivos semelhantes não são o bastante, precisamos incluir e dar oportunidades para todos igualitariamente”, defendeu.