“Por que deixaram chegar a esse ponto?” Questiona Sheyla sobre lixo em Aracaju
A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba (Cidadania), na sessão desta terça-feira (28), cobrou brevidade nas ações da prefeitura de Aracaju para regularizar a coleta de lixo na capital.
“Por que deixaram chegar a esse ponto? O aterro estava funcionando desde maio do ano passado sob liminar, então tanto a empresa que administra o aterro, quanto a prefeitura, sabiam que a interdição poderia acontecer a qualquer momento. Agora, é preciso que a prefeitura seja breve na resolução desse problema. A gestão precisa encontrar um outro aterro, um outro local para destinação correta. O lixo não pode se acumular nas ruas, ou teremos problemas mais sérios”, destacou.
Desde maio de 2022, o aterro estava funcionando sob liminar, depois que um parecer técnico da Adema apontou problemas que geram graves danos ao meio ambiente e à saúde da população.
O Relatório de Análise Ambiental da Adema aponta o descumprimento de condicionantes da licença que havia sido concedida, entre elas: a recepção de resíduos de construção civil; recebimento de resíduos sólidos por meio de empresas de transporte sem o devido licenciamento, e ainda a poluição do lençol freático.