“Os nossos ciclistas estão morrendo. Precisamos ter mais educação no trânsito”, alerta Breno Garibalde.
Em pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju nesta quarta-feira, 16, o vereador Breno Garibalde (União Brasil) alertou sobre o alto índice de acidentes que estão vitimando ciclistas na capital sergipana.
“Os nossos ciclistas estão morrendo. Estamos vendo isso acontecer com frequência na nossa cidade. Sabemos que existem alguns esforços para que esses números diminuam, mas ainda é muito perigoso andar de bicicleta em Aracaju. Eu uso esse meio de transporte com frequência e saio de casa com o coração na mão, sem saber se vou voltar. Infelizmente, esse meu pensamento é compartilhado por muitos ciclistas em Aracaju”.
O parlamentar destacou, ainda, a necessidade de fortalecer as campanhas de educação no trânsito no município. “O último ciclista que perdeu a vida estava numa avenida que tem infraestrutura cicloviária e, ainda assim, morreu atropelado por um automóvel conduzido por alguém que não tem educação no trânsito, que não respeita faixa de pedestre. Precisamos rever nosso comportamento nesse sentido”, pontua o parlamentar.
Outra situação citada pelo vereador são os problemas que vêm acontecendo nos corredores de ônibus em algumas avenidas da capital. “As faixas exclusivas para o transporte público estão funcionando, mas ainda com diversos problemas e por isso eu reforço a necessidade de mais campanhas educativas. Sabemos dos problemas de projeto que aconteceram na avenida Hermes Fontes, mas se a gente não tomar cuidado, muitos acidentes vão acontecer”, alerta Breno Garibalde.
Finalizando sua fala, o parlamentar deixou um apelo para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT/Aracaju), para reforçar as campanhas educativas. “A SMTT já vem fazendo esse trabalho, mas ainda é muito pouco, é necessário que os condutores de veículos respeitem mais os ciclistas, como também as faixas exclusivas para ônibus e os pedestres que precisam transitar nela para pegar seu transporte. O fato é que muita coisa ainda precisa ser repensada no nosso trânsito e eu vou continuar cobrando e fiscalizando para que a gente possa ter uma melhor mobilidade urbana em Aracaju”, conclui o vereador.