“O vale-gás contribuiria fortemente com a promoção da segurança alimentar e nutricional da população aracajuana”, afirma a vereadora professora Sonia Meire

por Priscila Viana, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 13/09/2023 08h15, última modificação 13/09/2023 08h15

Foto: Gilton Andrade

A vereadora Professora Sonia Meire usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira, 12, para ressaltar a urgência de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional para a população aracajuana. Uma dessas políticas é a garantia de vale-gás para a população que vive em situação de vulnerabilidade social, pois, de acordo com a vereadora, a carestia no valor do gás contribui para os altos índices de fome e insegurança alimentar.

“O combate à insegurança alimentar passa pela compreensão sobre o acesso das pessoas mais pobres ao alimento, pois na maior parte das vezes elas têm dinheiro apenas para comprar condimentos e ultraprocessados, que não são alimento. E, quando têm, não têm para o gás. Por isso, apresentamos aqui um projeto de lei que prevê o auxílio de vale-gás, e que logo em breve deverá ser votado”, destacou Sonia Meire.

A vereadora fez as suas considerações a partir dos pontos apresentados pela nutricionista e coordenadora de formação e políticas sindicais do Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética do Estado de Sergipe (Sindinutrise), Adriana Figueiredo, na Tribuna Livre dessa terça-feira, 12. Adriana destacou dados e informações da Vigilância da Segurança Alimentar e Nutricional (VIGISAN) que mostram uma grande parcela da população sergipana em situação de insegurança alimentar: cerca de 30%.

Para a vereadora Sonia Meire, a ausência de profissionais qualificados e comprometidos com as políticas públicas de nutrição é um dos fatores que contribuem para esse dado alarmante. “Como o município vai combater a fome sem fazer concurso público para nutricionistas? É importante que tenhamos servidoras e servidores públicos contribuindo no combate à fome, não é uma questão apenas corporativa, mas de soberania nacional, de segurança, de garantir direitos das pessoas que vivem hoje em situação de insegurança alimentar”.