“O urbanismo ainda é pouco valorizado”, declara Breno Garibalde

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
“O urbanismo ainda é pouco valorizado”, declara Breno Garibalde

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira, 8, é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo e o vereador Breno Garibalde (União Brasil), único urbanista da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ocupou a Tribuna para parabenizar todos os colegas e lamentar a falta de valorização da profissão em todo Brasil.

“O urbanismo nada mais é do que o ato de pensar as cidades e planejar espaços urbanos que funcionem, priorizando o bem estar das pessoas. Mas, infelizmente, nossa profissão ainda é pouco valorizada e isso se reflete no dia a dia de todos”, declara.

Para Breno, Aracaju tem exemplos claros da falta de planejamento e um deles é o bairro Jabotiana. “Ali nós tínhamos um bairro de casas e terrenos, mas houve um boom imobiliário e muitos prédios foram construídos sem que houvesse um planejamento prévio e sem que o bairro fosse preparado para isso. Isso faz com que a prefeitura gaste muito mais, tentando ajeitar a bagunça e levar a infraestrutura necessária”, afirma.

Finalizando a fala dele, o vereador reforçou a importância da profissão para manutenção de uma cidade mais justa e inclusiva. “O urbanismo deve ser participativo e precisa convidar a população para dizer o que espera da cidade, afinal são as pessoas que moram nela, que devem opinar e ajudar nessa construção. É isso que eu prezo, foi isso que aprendi durante todos os meus anos de estudo e é isso que eu quero para a cidade que tanto amo”, pontua.