“O que é que está sendo pensado pela gestão em relação às categorias?”, indaga o vereador Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/06/2018 10h55, última modificação 08/06/2018 13h38

Foto: César de Oliveira

Já foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o requerimento, 109/2018, do vereador Isac Silveira (PCdoB), que convoca o secretário do planejamento, orçamento e gestão, Augusto Fábio Oliveira dos Santos, a prestar esclarecimentos acerca da negociação salarial e do plano de carreira dos guardas municipais da capital.

Com o requerimento em discussão Isac alertou os colegas parlamentares sobre outras categorias. “Já estamos praticamente no meio do ano e várias categorias tem nos questionado de quais serão as propostas? O que é que está sendo pensado pela gestão em relação às categorias? A guarda precisa de reestruturação e nada é dito. Os professores da rede municipal ainda não tiveram o reajuste do piso do magistério. Os médicos entraram em greve e até agora não houve nenhuma negociação. É urgente a vinda de Augusto Fábio”, indagou Isac.

Alguns vereadores questionaram o vereador pela convocação, uma vez que poderia ter realizado um convite. “Convidá-lo seria possibilitar a dilatação desse prazo por um tempo maior. Foi por conta da urgência do momento. Nós estamos oportunizando o secretário para que diga qual a política salarial que vai ser estabelecida para os servidores do município de Aracaju. E digo mais, eu sou um vereador que veio de uma bancada sindical. Se eu não faço um tipo de requerimento como esse, eu estou destruindo minha história de vida”, explicou Isac.

Após a morte de um guarda municipal, o sindicato da categoria procurou o vereador Isac para que ele os ajudasse no diálogo com a administração pública, em relação à criação de uma gratificação por desempenho de função, para equiparar os salários dos guardas auxiliares, aos dos guardas concursados. “São guardas que têm a mesma obrigação e função, trabalham com a mesma carga horária e executam o mesmo serviço. Vamos continuar mobilizados até o prefeito nos atenda e diga quando vai resolver”, afirmou o presidente do sindicato, Eder Rodrigues.

O Sindicato dos Médicos também procurou os vereadores da capital para explicar o movimento grevista e pedir ajuda aos parlamentares para que um diálogo seja aberto, também, junto à administração municipal. “Nós queremos que a prefeitura Municipal de Aracaju venha a cumprir o que foi acordado pelo Prefeito Edvaldo Nogueira em 2017, em sua promessa de campanha, que é a implantação da Tabela Única para os médicos, como o reajuste salarial que deveria ter sido feito em abril, e que até o momento não foi feito, e por fim na revogação da Portaria da pejotização como forma de contratação dos médicos”, falou João Augusto, presidente do Sindimed.

“Prefeito Edvaldo Nogueira e secretário Augusto Fábio, eu já disse várias vezes, mas volto a repetir: É preciso abrir um canal de diálogo com as categorias. As greves vão e voltam e nada é feito. Nada é decidido. E quem é que sofre na ponta de tudo isso? A população que necessita dos serviços”, pediu o vereador Isac.