“O mérito da vacina contra a Covid-19 é todo da ciência”, diz o vereador Byron

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/01/2021 13h05, última modificação 19/01/2021 13h06
“O mérito da vacina contra a Covid-19 é todo da ciência”, diz o vereador Byron

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Sargento Byron Estrelas do Mar (Republicanos) prestigiou na manhã desta terça-feira, 19, a solenidade realizada pela Prefeitura de Aracaju, onde os primeiros aracajuanos receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, que chegou ontem à noite na capital sergipana. O parlamentar municipal, que colocou o seu mandato à disposição para colaborar com a campanha de vacinação, celebrou o momento considerado histórico e destacou a importância da ciência em meio ao processo de produção da vacina.

“Os pesquisadores brasileiros travaram uma corrida contra o tempo para vencer esta doença infame que já vitimou mais 200 mil brasileiros e mais de 900 aracajuanos. Todo o esforço feito por homens e mulheres dedicadas às suas profissões mostra o quanto a ciência é necessária e precisa de apoio e investimento. Por isso, faço questão de dizer que o mérito da vacina contra a Covid-19 é todo da ciência e dos profissionais que passam dias sem dormir para salvar vidas e enviar saúde para todos nós”, avaliou o vereador.

O Brasil é um dos países que mais publicam estudos sobre o Coronavírus desde o início da pandemia. Segundo dados do Guia do Estudante, das 168.546 publicações científicas relacionadas à doença, realizadas até outubro, no mundo todo, 4.029 são assinadas por pesquisadores que trabalham no país. Com esse número, a produção brasileira ficou na 11ª posição no ranking mundial, superando as produções da Holanda e Japão.

“Os dados comprovam o quanto a ciência brasileira é eficiente. Temos que confiar nesta vacina, temos que ajudar a fortalecer a campanha de vacinação. As vacinas aprovadas pela Anvisa são confiáveis. Peço que os aracajuanos fiquem tranquilos e tomem a vacina. Que a ciência aracajuana avance. Precisamos ”, alertou Byron.

Grupos prioritários

O vereador aproveitou para parabenizar a organização do Plano de Vacinação elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que, pelo cronograma divulgado, na primeira semana de vacinação, deve iniciar o processo de imunização com 10.939 mil aracajuanos, entre trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia, e idosos que residem em asilos ou abrigos.

“Estamos acompanhando os passos do processo de vacinação em Aracaju. Tudo tem sido feito com transparência, seguindo às recomendações do Ministério da Saúde. Parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira, a secretária Waneska Barboza e todos os técnicos envolvidos nesta etapa, considerada o início do fim da pandemia”, finalizou o sargento.