“O Brasil ocupa o segundo lugar do ranking mundial de gravidez na adolescência”, afirma Dr. Manuel Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
“O Brasil ocupa o segundo lugar do ranking mundial de gravidez na adolescência”, afirma Dr. Manuel Marcos

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) destacou na manhã desta terça-feira, 7,  durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na adolescência, realizada de 1 a 8 de fevereiro. 
De acordo com o parlamentar, o índice de gravidez precoce é considerado alto.  “Somos o segundo país com as maiores taxas de gravidez na adolescência.  A taxa nacional é de 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos.  Estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano no Brasil. 50% a mais do que a média mundial”, explanou o vereador. 
Com base no relatório da Organização  Pan- Americana de Saúde ( PAHO), Dr. Manuel Marcos explicou a importância das política públicas para o tema. “São meninas se tornando mães muito cedo, colocando em risco sua saúde. Muitas param de estudar para criar seus bebês, sem estrutura e, muita vezes, sem saber do perigo que é uma gestação. Nessa idade o corpo ainda está em formação. Os hormônios ainda estão aflorando. É muito perigoso”, esclareceu. 
Ao finalizar sua fala, o vereador e médico ginecologista fez um alerta. “Muitas crianças estão nascendo com má formação, com sérios problemas de saúde, porque não são orientadas pelas suas famílias. Por isso,  precisamos ensinar educação sexual  também nas escolas e orientar as nossas meninas sobre os riscos de gravidez antes dos 21 anos”, disse.