“Mais do que uma prática irresponsável, trote para o Samu é crime”, diz Emília
A vereadora Emília Corrêa (Patriota) demonstra preocupação com o grande número de trote para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe.
Segundo a parlamentar, os falsos chamados colocam em risco quem realmente precisa de atendimento. Ela ainda chama a atenção para a importância de campanha educativas com abordagens interativas, linguagem didática e divertida, palestras, peças teatrais e a distribuição de material informativo. “O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), deve ser levado a sério. Ações de conscientização são de suma importância”, ressaltou.
Segundo a oposicionista, mais do que uma prática irresponsável, trote para o SAMU é crime. Além disso, gera prejuízo financeiro e desgaste dos servidores que se deslocam para chamadas falsas. “Os trotes ocupam o serviço desnecessariamente, afetam o emocional das equipes além dos prejuízos para o erário. Quando o SAMU desloca uma ambulância a um local onde não existe ocorrência, um chamado real fica desassistido. Não podemos esquecer, nunca, de que estamos lidando com vidas e que ninguém está livre de uma hora ou outra, necessitar do socorro do Samu”,