“Falta medicamento para renais transplantados em Sergipe”, denuncia Elber
por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa da parlamentar
—
publicado
20/09/2017 10h40,
última modificação
20/09/2017 13h51
O vereador Elber Batalha (PSB) denunciou que o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) está deixando faltar medicamentos essenciais à pacientes renais transplantados. As denúncias partiram dos próprios pacientes, através da Associação dos Renais Crônicos de Sergipe (Arcrese).
O parlamentar explicou que, além do sofrimento dessas pessoas ao passarem pelo tratamento de hemodiálise contínuo, que compromete trabalho e vida social, quando conseguem o transplante o paciente precisa tomar para o resto da vida medicamentos imunossupressores, para que não haja a rejeição do órgão transplantado, no caso em questão, o rim. “O Case está deixando faltar esses medicamentos. Existem pacientes transplantados que estão há um mês sem terem o ‘everolimo’, e já com dez dias de atraso para ingerir o medicamento, essas pessoas podem ter seus transplantes comprometidos. Tudo isso por falta de administração do Case com os medicamentos”, alertou.
Elber disse que como vereador faz a denúncia e que como defensor público vai instar o núcleo da saúde da Defensoria Pública de Sergipe para que se ajuíze uma ação devida. “Esta ação vai punir com multa e com a obrigação de seja sequestrada das contas públicas os recursos necessários para que este medicamento seja fornecido aos pacientes renais transplantados”.