“Estamos vivendo uma tragédia sanitária no país”, adverte a vereadora Linda Brasil

por Laila Batista - Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 04/03/2021 14h14, última modificação 04/03/2021 14h14

Foto: Agência CMA

Na manhã desta quinta-feira, 4, a vereadora Linda Brasil (PSOL), divulgou na sessão dados alarmantes sobre a situação da pandemia no Brasil, e em Aracaju. Analisou o drástico aumento acelerado em um ano, desde que apareceram os primeiros casos da Covid-19 em Aracaju.

“No dia 10 de março de 2020 a prefeitura divulgou que Aracaju tinha 2 casos suspeitos e 25 sendo monitorados. Hoje, 04 de março, quase um ano depois do início da pandemia em nossa cidade, já são 77.412 casos confirmados e 1.101 pessoas que perderam a vida. Aracaju acumula 1/3 das mortes de todo o estado e a taxa de ocupação dos leitos de enfermarias municipais é de 73,6%.”, informa.

A parlamentar acrescenta que o Brasil registrou 1.840 mortes em 24h, batendo um novo recorde de óbitos no país, contabilizando mais de 259 mil vidas perdidas. “Essas vidas que poderiam ter sido salvas se não tivéssemos um genocida sentado na cadeira da presidência. É preciso combater essa ideia absurda de que vivemos um novo normal! Na verdade, estamos vivendo o pior momento da pandemia.”, avalia Linda.

A vereadora reflete que a postura negacionista que tem sido difundida, principalmente pelo governo federal, aliado aos interesses dos empresários, contribuíram para o aprofundamento do contágio. “Os cientistas avisaram, mas os governos e os empresários preferiram negar e deixar morrer.

O povo organizado, as casas legislativas e as estruturas democráticas precisam agir ou mais pessoas vão morrer.”, destaca.

A parlamentar ainda chama a atenção sobre a situação dos transportes públicos que continuam superlotados, expondo ainda mais os/as trabalhadores/as. O comércio em pleno funcionamento e a previsão para o retorno das aulas em 18 dias. Esse tipo de medida estimula uma política de morte! “O prefeito precisa voltar atrás nessa decisão e priorizar a vida da população.”, exige Linda.

Linda Brasil solicita que a Secretaria de Saúde informe o perfil social das pessoas que estão indo à óbito, vítimas da Covid-19, é preciso divulgar a raça, idade, gênero e o bairro onde moravam. A vereadora também coloca que estão ocorrendo problemas nos processos de vacinação.

“A Prefeitura tinha divulgado que a partir da última segunda-feira a vacinação estaria disponível nas 40 unidades de saúde do município. Mas populares denunciam na imprensa, desde terça-feira, que na UBS Mazze Lucas, do Santos Dumont as vacinas ainda não chegaram. Acabei de receber fotos que mostram os idosos aglomerados lá, aguardando a vacinação, mas já foi informado que não tem dose.”, denuncia.